Protetor Solar - Usamos corretamente?

em 12 de maio de 2014


Olá!
Hoje venho falar de algo que muitos acham chato, outros dizem que já entendem, alguns alegam que é dispensável e outros são os maníacos pelo produto ( EUUUU ).
Estou falando do dono de muitas discussões, Protetor Solar!

Que é importante, eu prefiro acreditar que todos sabem, mas qual usar, como aplicar, quantas vezes, qual a quantidade, e no inverno, em ambientes fechados, qual fator, e textura...ufa, nem eu imaginava que poderiam ser tantas as dúvidas e curiosidades para um único produto!

Pois bem, dentro de tudo aquilo que aprendi, estudei, pesquisei e faço, vou tentar colocar os pontos mais importante sobre ele.

A maioria das pessoas olha a previsão do tempo, mas e o Índíce Ultravioleta?
Hã, existe isso?
Sim, existe e é ele o responsável por medir a incidência dos raios UVA e UVB.

UVA: Ultravioleta A é o mais conhecido, responsável pelas vermelhidões quando se expõe excessivamente, pode ocasionar, manchas, rugas e em menor grau, o câncer.
UVB: Ultravioleta B vilão silencioso, constante todos os dias, disse todos, inclusive nos dias nublados, chuvosos e penetra na camada mais profunda da pele. Este é o mocinho que lhe acompanhará por toda a vida, por seu efeito cumulativo.

Um protetor solar fator 45 por exemplo, que é o mais vendido atualmente, cria uma barreira impedindo a ação do sol, protegendo 45 vezes mais do que se não estivesse usando nada. Por isso no rosto quanto maior o fator de proteção que pudermos aplicar, é melhor!

A quantidade que eu aplico do mesmo protetor seu, não é a mesma que você. Teremos a mesma proteção 45?
Não.
O ideal para aplicar no rosto, incluindo pescoço, é 1 colher de chá. Em geral as pessoas passam pouco e não reaplicam.
Alguns dermatologistas defendem que um tubo comum de protetor solar, seria suficiente para 1 pessoa somente utilizar inteiro em 1 final de semana na praia..pasmem...!!!

Fotoprotetor, protetor solar e filtro solar, são os mesmos produtos. Eu gosto muito dos protetores asiáticos, que são extremamente espessos ( textura ) e se deixam a pele das japonesas branquinhas como porcelanas, tenho esperança de que façam milagres na minha...

Mas independente da marca, o importante é usar! Se você fica em ambiente fechado, precisa também pois sabemos que a incidência dos raios UVA através do vidro é pequena, mas se existe a exposição constante, vamos evitar!

E claro: o ideal seria reaplicar durante o dia, ( segundo dermatologistas e pesquisas, reaplicação a cada 4 horas ), mas gente, quem consegue???
Tempos modernos, vida corrida, rotina de trabalho, impedem tal recomendação, então minha amiga.... Aplique uma quantidade generosa pela manhã como diz um famoso jornalista " Vida que segue..."
O importante é aplicar, manter nossa pele viçosa e pronta para receber a maquiagem  linda que iremos aprender a partir do próximo post, clap, clap, clap!!!

Em termos de cuidados com a pele era isso que eu precisava passar a vocês antes de começarmos a fazer "arte". Cuidados diários, identificação da pele e proteção solar!
Em relação à antissinais, e outros produtos milagrosos que existem por aí, podemos falar em outra oportunidade, mas esses primeiros posts, são fundamentais para todos e todas as idades.. :)

Um grande beijo e até a próxima :)



6 comentários , comente também!

  1. Ola Ana! Oi Elaine!

    Confesso que uso o protetor solar por obrigação. Até bem pouco tempo atrás usava raramente, porém depois que comecei a tratar a pele ela ficou mais fina e ainda mais sensível, a ponto de eu ter que usar protetor dentro de casa por causa da luz fluorescente (tenho usado lâmpada de led). Mas já incorporei bem o costume de usar o protetor. Pena que o que a dermato indicou seja um tanto caro...

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, é chato mesmo, mas sem dúvidas já deve estar colhendo frutos de poder exibir pele saudável por aí... Quanto a parte do caro, acredito que os dermatos, escolham a dedo a indicações, pois elas sempre são acima da média rsrsrs bjos lindona!!

      Excluir
  2. OI menina, uso basatante protetor até porque tenho uma mancha horrível no rosto (daá gravidez) , cedo tomo banho já passo, após almoço replico e ao longo da tarde acabo passando novamente...estou indo pelo caminho certo né
    bj e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Patrícia, quanta dedicação!!!! Queria ser assim, mas não consigo reaplicar tantas vezes como vc. :( Está certíssima!!! Bjo grande

      Excluir
  3. Ótima postagem Ana ... desconhecia alguns pontos .
    Gostei muito e ja compartilhei .
    Beijinhos
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  4. Quando era mais nova adorava "quarar no sol" feito roupa branca... Na medida que ia envelhecendo, comecei a sair dos estereótipos... Me assumi branca mesmo... Odeio sol, principalmente no verão... Uso além do meus cremes para rugas protetor solar 50 na pele e reaplico a medida q eu suo mais... Indico, porque uso, os produtos da Avon Kids e o protetor solar fator 50 de adulto! Muito bom e não são oleosos! E nem caros!
    Excelente texto Ana, Elaine... Parabéns!
    bjos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…