A saga do aspirador de pó defeituoso ou como a Electrolux trata seus clientes quando surge algum problema

em 29 de janeiro de 2014

Vou te contar uma história, na verdade uma saga: 
Há meses compramos, no +Magazine Luiza de minha cidade, um aspirador de pó da marca Electrolux .
Ele funcionou uma única vez, depois a potência dele não aspirava nem um pelinho de cachorro.
Voltamos à loja, e como estava dentro do prazo de 7 dias, foi feita a troca.


Chegamos em casa, testamos, e na segunda vez que ligamos apresentou o mesmo problema do primeiro. Voltamos à loja. Lá testamos, o vendedor e o gerente certificaram o defeito, foi feita nova troca.

Chegamos em casa, ligamos, e nada, não aspirava.

Para encurtar a história esse processo se repetiu 6 vezes, sendo que todos os aparelhos que a loja nos deu apresentaram o mesmo maldito defeito. Inclusive na loja, ao ligar pela segunda vez simplesmente parava de aspirar.


Levamos então maldito aspirador à assistência técnica autorizada pelo fabricante, assistência essa que fica distante mais de 80 quilômetros de onde moro.
Gastamos tempo e dinheiro para levar e para buscar.
Sabe o que aconteceu?


NADA!!!!
Na segunda vez que usamos o aspirador apresentou o mesmo problema. Sendo que a assistência técnica autorizada afirma que trocou a peça defeituosa.

Veja bem: peça defeituosa em um aspirador que nunca foi usado.

Voltei à loja +Magazine Luiza e como se passou muito tempo eles se recusam a trocar ou devolver o valor, que aliás está pago faz tempo.

Alegam que a responsabilidade é do fornecedor e não deles.
Mas a lei diz que ambos, loja e fornecedor, são solidários na responsabilidade.

Paguei, e nunca pude usar o bem pelo qual paguei e que só me trouxe dor de cabeça e chateação.
Amanhã cedo vou ao Procon de minha cidade, sem esperança alguma que seja resolvido porque sei muito bem como é este país...
Também vou à polícia fazer um boletim de ocorrência.

E registrei reclamação pública no Reclame Aqui:

http://www.reclameaqui.com.br/7772866/electrolux-do-brasil-aspiradores-de-po-sanduicheiras-liquid/aspirador-de-po-jamais-funcionou-como-devia-e-empresa-se-diz/

Não tenho ilusões, mas estou disposta a levar o caso ao Juizado de pequenas causas.
Não é só pelo valor, é pela sensação de impunidade e de ter sido lesada, roubada mesmo.

Estou postando isso porque meu blog é minha única forma de expressão, é minha janela para o mundo.

Quero contar a forma desprezível como a Electrolux trata seus clientes. 
Pra te dar uma ideia, no chat eles só atendem se o produto for Linha Branca, ou seja, de mais valor.
Produtos mais baratos como o aspirador só por telefone, e mesmo assim a ligação é paga!
Pode isso, produção?
E  o +Magazine Luiza, que tirou o corpo fora e se comportou de forma covarde nesse caso?
Decepção define.


Nunca imaginei que uma empresa tão conhecida pudesse colocar no mercado um engodo, uma enganação.

E ter um pós-venda tão ineficiente, primário e incompetente.

Caso você queira me ajude a espalhar este post, seja curtindo, compartilhando ou marcando no G+.
Sei bem que pouca voz a gente tem, mas mesmo voz pouca faz barulho quando se junta com outras vozes...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

25 comentários , comente também!

  1. Bom saber! Electrolux e Magazine Luiza Nunca Mais!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que chato quando isso acontece neh. Aconteceu conosco um caso parecido, a unica coisa q resolveu foi ameaçar que iriamos passar o caso para a Proteste (revista excelente). Mas espero que tudo se resolva pra vc!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Vc faz bem em reclamar em todas as entidades que puder. Se se calar, é que nada jamais mudará! um absurdo o que aconteceu, surreal mesmo! bj e boa sorte nesta empreitada!

    ResponderExcluir
  4. Vc faz muito bem em reclamar em todas as entidades! Se se calar é que nada jamais mudará. E o seu blog é um bom veículo de comunicação. Um absurdo o que se passou, surreal mesmo. Bj e boa sorte nesta empreitada!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elaine! Tudo bem?
    Sei bem o que é passar por isso. Já passei apuros com a mesma loja, mas o caso foi "meio resolvido" e hoje fiz as pazes com a Magazine Luiza quando resolvi comprar comprar em outros bairros ou pela internet.
    Mas como você cita que tentou 6 vezes a troca do produto, você podia ter devolvido o produto na segunda vez de troca e pedido seu dinheiro de volta. Seria mais fácil :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nem me fale em Electrolux, comprei um purificador nas Lojas Americanas que logo apresentou defeito. Muito inexperiente, quando surgiu o defeito não procurei as Lojas Americanas e levei o produto a autorizada, que levou um mês pra consertar. Bom, um tempo depois o aparelho estragou novamente. Procurei a Electrolux sem sucesso, eles não tomam nenhuma providencia, Procurei o Procon que entrou em contato com a Electrolux e com as Lojas Americanas, a segunda logo entrou em contato e acordou a devolução do dinheiro e o recolhimento do produto. Estou entrando nas pequenas causas para pedir perdas e danos.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ Elaine, que bom que encontrei mais uma decepcionada com a Eletrolux. HOje derramei o verbo via SAC e não satisfeita postei no facebook da Eletrolux sobre minha decepção. Já passou por lá? Infelizmente falta-nos pesquisar mais quando da compra de algum produto. Eu, limitei a entrar no site de vendas, olhar e ler o manual mas, jamais poderia imaginar que uma empresa do porte da Eletrolux trata-se tão respeitosamente seus clientes. Vou aguardar as 48 hs que me pediram e como vc, tb irei ao PROCON. Nem sei se meu produto funciona ou não pois tinha esperança de que alguém da autorizada viesse instalar meu fogão mas, explodi antes ao descobrir que somente existe uma unica autorizada para atender toda cidade de Fortaleza e cidades de seu cinturão...Isso para mim foi a gota d'água. Um monopólio, certamente de alguém da própria Eletrolux que não dá conta de seus clientes...Boa sorte, Dolly

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que no Procon vc conseguira resolver eu nem teria ido a assistência já teria feito algo antes é um absurdo o que lhe fizeram, está certíssima em postar e divulgar já compartilhei com meus amigos, espero que essa saga se resolva. Vergonha em Electrolux affff e o Magazine tbm....

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elaine!
    Vou engrossar o coro para reclamar da Eletrolux. Também tive problemas com um aspirador e dificuldades com assistência técnica que não tem em minha cidade. Tive gastos de locomoção e dores de cabeça. Foi uma decepção e atualmente o único aparelho Eletrolux que tenho em casa é um microondas, que no futuro será trocado por outra marca.
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  10. Elaine, mande email ou twitter para as Rádios: Globo Fm, CBN FM .................(para os programas que você ouve).
    Eles denunciam no ar. É mais uma forma de protestar.
    Espero que solucione, é tudo muito desagradável, não é?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Elaine querida já coloquei no meu Facebook,agora é só rodar o filme!bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine, infelizmente estamos no Brasil, mesmo assim te aconselho a entrar no juizado. Enquanto as nossas leis permitirem esse comportamento das empresas para com seus consumidores esse descaso vai continuar.
    Eu já entrei por 3 vezes no juizado e ganhei. Não entro pelo dinheiro, mas p/ver se o número de processos na justiça, funcione como uma boa propaganda negativa p/empresa. Na verdade, a indenização por danos morais é pequena, pq segundo a justiça, muitas empresas já quebraram por conta de indenizações pagas e muitos consumidores querem enriquecer dessa maneira.
    Cheguei a seguinte conclusão:
    Aqui no Brasil os consumidores podem empobrecer com os prejuízos causados pelas empresas e as empresas têm o direito de enriquecer as custas desses mesmo prejuízos...
    Revoltante né?
    É a lei!
    Bjssssss querida e boa sorte na pendenga
    Ah!
    Obs:
    Vai direto ao juizado, é melhor pular a etapa Procon...

    ResponderExcluir
  13. Olá querida já publiquei no Facebook, ok?Campanha +ou - com um MENOS BEM GRANDE pra Marca Eletrolux!!

    ResponderExcluir
  14. Absurdo. Pretendo comprar um aspirador e com certeza nao sera Eletrolux. Manda um email pro Celso Russomano no Programa melhor da Tarde, da Record, q ele resolve isso rapidinho pra vc, ou entra em contato com a revista Proteste. Abcs.

    ResponderExcluir
  15. Elaine,é mesmo revoltante esse tipo de coisa! Só a dor de cabeça que a gente tem já deveria valer um reembolso! Infelizmente nesse país nos roubam de todo jeito e faz bem em botar a boca no trombone! Só assim pra gente deletar essas industrias fajutas! bjs,

    ResponderExcluir
  16. Temos um filtro d'agua da electrolux que está começando a dar problemas! Então decidimos não colocar nenhum produto dele na nossa lista de casamento para não ter que passar por essa dor de cabeça!

    *Blog Dona Ingrid*

    ResponderExcluir
  17. Só transtorno, lamentavelmente!!
    Vou compartilhar no FB.
    :(

    ResponderExcluir
  18. So por curiosidade, quando voce comprou o aspirador e qual o modelo? Pergunto pois eu comprei um modelo berry dia 21 de setembro e ele funcionou bem uma unica vez. Depois foi meia boca, e eu nunca levei p trocar pois não tinha mais a nota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, comprei há 4 meses, acabei de pagar mês passado.
      O modelo é esse da foto, Mobi.
      Ele aspira uma vez, você desliga,retira o lixo e liga de novo ele não aspira, é como se a potência dele baixasse pra menos de 5% do que deveria ser.
      E o barulho fica ensurdecedor.

      Excluir
  19. Elaine. Você não é a única a ter dor de cabeça com essa enganação, desrespeito e irresponsabilidade dos espertos. Denunciar no Reclame Aqui, funciona. Boa sorte. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine, é mt chato isso! Meu aspirador é o hidroVac da Eletrolux, tenho já faz mt tempo desde que me casei, precisei levar uma única vez no conserto pq deu problema na tomada. Mas sei bem o que está passando, aconteceu isso comigo mas foi com um climatizador da Arno, fiquei decepcionadíssima e no final tive que pagar uma peça que estava quebrada, afff ninguém merece! Eu acabei pagando pq não quis brigar, mas vc está certíssima!
    Espero que td se resolva!
    Bjs ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  21. Amiga, nunca pensei que essa marca daria tanto problema.
    Eu tive com uma TV Samsung, mas fui ressarcida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Passei pelo mesmo perrengue com um freezer horizontal daqueles enoooormes. Não fui atendida, a assistência técnica não trocou a vedação, a empresa não se pronunciou. Pra resumir, marido arrumou como pôde e fiquei com o freezer. A lei do consumidor é linda no papel, na prática está longe de funcionar. Minha mãe me disse pra ligar pro Celso Russomano e colocar a boca no trombone. Mas cadê tempo para tudo isso? Vc viu o tempão que vc perdeu, a raiva que passou e ainda vai passar... Eu sei que o consumidor está cada vez menos respeitado e não sei onde vamos parar. Acho que no futuro voltaremos a comprar gelo em barra, a varrer a casa com vassoura de palha mesmo. Boa sorte, vou torcer por vc.

    beijão

    ResponderExcluir
  23. Oi Elaine,

    Neste país não existe pós-venda, quando estamos adquirindo qualquer coisa, no momento da venda, é só atenção, mas depois se der problemas a dor de cabeça e o prejuízo é só seu, para que Código do Consumidor ? Papel, apenas papel. Já passei por tantos perrengues, cheguei a conclusão que alguns produtos já veem com problema de fábrica (o que eles jamais vão admitir) e que estão cada dia mais descartáveis (o preço não, este não é descartável) a fabricação deixa cada vez mais a desejar e isto com quase todas as marcas líderes de mercado, tinha um certo respeito pelo Reclame Aqui até o dia que recebi um monte de lixo (de verdade) do China In Box daqui de Joinville, reclamei com todo mundo e nada aconteceu, fiquei com a fome, com a raiva e com o prejuízo, a loja foi tão desrespeitosa que não consigo nem passar na sua frente, é estão lá, enganando outros clientes. Acredito na força das mídias mas como disse a Paula me falta tempo, mas por outro lado acho que temos que berrar sim, neste país onde tudo é na base do "temos que levar vantagem em tudo, certo ?" só nos resta somar forças para ver se mudamos este triste cenário. Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…