O que está acontecendo com o Facebook? Agora só pagando?

em 23 de dezembro de 2013

Há algum tempo proliferaram pelo Facebook, (e posteriormente pelos blogs) as fanpages.
Há fanpage para tudo, de blog a marcas, de artistas até pessoas públicas.
Algumas maravilhosas, outras nem tanto.
Eu curto várias, dos mais variados assuntos. E tenho a fanpage do blog, claro!

E quando a gente se depara com um blog bacana, que tem fanpage, é legal curtir a mesma para ficar por dentro das atualizações, ou simplesmente para demonstrar apoio ao blogueiro.
Tudo lindo, tudo ia bem.

Até que o Facebook deixou de ser tão gratuito quanto sempre disse que seria.
Há uns 20 dias, mais precisamente no começo de dezembro de 2013 percebi que as visualizações de postagens na fanpage do blog despencaram, e os acessos ao blog vindos de lá quase nem existem mais.

Antes, bem lá no começo da fanpage, as publicações atingiam cerca de 80% das pessoas que haviam curtido a fanpage. Algumas postagens lá alcançaram mais de 2000 visualizações!
Cerca de 6 meses depois esse alcance caiu para menos de 20%, resultado das mudanças feitas pelo Facebook com o intuito de alavancar a publicidade na rede social.
Ai começaram os problemas, mas se você marcasse Mostrar no feed de notícias as publicações da fanpage curtida ainda apareciam, ao menos de vez em quando.
Agora isso não adianta mais.

Como eu disse, desde o começo de dezembro as publicações das fanpages simplesmente sumiram do feed de notícias.
As publicações tiveram uma redução drástica no números de visualizações. Algumas não chegam nem a 10% do alcance anterior.
Não adianta a gente curtir, nem mandar mostrar no Feed de notícias... o Facebook simplesmente não exibe as atualizações das páginas em nosso feed.
A menos, claro, que a fanpage pague para 'impulsionar' a publicação.

E junto com essa mudança o Facebook também lançou a opção Promover para publicações de perfis.
Ou seja: de graça até é, mas todos os seus amigos não verão tudo o que você postar, a menos que você promova seu post, pagando por isso, claro.
Se não pagar para promover apenas os amigos com os quais mais interagimos verão os posts.
Por enquanto...
Mas se pagar o bastante o alcance é total, mesmo que nunca tenha trocado um oi sequer com tal amigo...
Coerência manda lembranças...

Não há solução para isso, infelizmente.
Mas há algo que podemos fazer.
Primeiro, no próprio Facebook:
Se você curte páginas das quais gosta e quer ver as atualizações clique em Feed das páginas. Ali aparecem tudo o que as páginas postaram, ao menos a maior parte.
Muitas vezes é mais produtivo e legal do que ler coisas chatas (reclamações, indiretas, #mimimis sem fim, etc e tal) no feed de notícias, já que em geral as páginas são  mais informativas, com links e conteúdo legal para ler.
Então vamos continuar curtindo as páginas legais, e para ver o que elas publicam cliquemos em Feed das páginas.

Outra coisa que podemos fazer, e aí é dica pessoal minha:

https://plus.google.com/u/0/+ElaineGasparetoParada/posts

Começar a usar mais assíduamente o Google+.
Ele é muito semelhante ao Facebook na forma e na interface, e pelo menos por enquanto tem a imensa vantagem de mostrar tudo o que circulamos ou todas as páginas e comunidades que seguimos.
Também aconselho a formar sua comunidade no Google+.
Se você tem um blog no Blogger use o gadget Google+ Followers. Ao contrário do tradicional Seguidores esse gadget vai com você para onde você for, e se criar um blog novo não perde os seguidores via Google Followers.

E o Google+ tem mais uma vantagem em relação ao Facebook: posts dos nossos blogs divulgados lá ou marcados com o G+ fazem bem para o blog, fazem com que o Google (principal mecanismo de pesquisa) considere o blog relevante.
Isso pode ajudar a melhorar o posicionamento do blog em resultados de pesquisa, e ajudar o blog a crescer.

Então, #ficaadica:
Com essa mudança radical na forma de ser do Facebook, visando cada vez mais vender e lucrar é muito provável que a rede vá diminuir e acabe por perder relevância.

Vai demorar, mas pode acontecer.
Então é bom ter um plano B para nosso blog não perder acessos já que divulgar pelo Facebook pode chegar em um ponto crítico de "só pagando"...
Também é interessante ter uma outra rede social para não perder contato com os amigos virtuais...

Ah, e tem outro motivo para irmos nos habituando ao Google+: os Seguidores como estamos acostumados podem não durar para sempre.
Há rumores que o serviço pode ser descontinuado de vez. Andou sumindo há alguns dias, depois voltou.
Tem cara de teste para morrer de vez, à exemplo do GFC, que originalmente era o gerador do gadget Seguidores.
Se o serviço que o gerava e gerenciava foi descontinuado pelo Google, nada impede que o gadget Seguidores um dia se vá e não volte.
Melhor prevenir, né?

Clique aqui e aprenda como configurar corretamente seu perfil Google+ para que as pessoas possam achar seu blog com facilidade.


Aproveita que você tá aqui, que estamos papeando, e me adiciona no seu G+.


Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

29 comentários , comente também!

  1. Não concordo com esta postura do Facebook, pagar por cada postagem? Aff! Haja dinheiro.
    Acredito que já divulgamos a própria rede com os nossos acessos e com certeza quando as grande empresas ali publicam, todos ganham.
    Pode ser um pensamento simplório mas é o que penso.
    Abraços e obrigado pelo post.
    Jana (=

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu artigo. As ponderações e conclusões tiradas são realmente pertinentes. E seguir seu conselho e dicas são alternativas que devem ser seguidas a risca.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine.
    Já tenho perfil G+ devido a esses rumores. Criei uma fanpage para o blog mas há umas semanas começou a considerar o link do meu blog Spam. Já enviei mensagens quase diariamente. Há dias em que está tudo bem outros não. Deve ser para eu promover a página... Estou a gostar do G+ é uma questão de hábito.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Mas que coisa, não, Elaine?
    Lembro-me quando criei um perfil no face e vi uma frase que dizia:"é gratuito e sempre será". Tá bom...
    Quero desejar um Natal de luz, amor e saúde para toda a família, que 2014 seja de conquistas, alegrias e realizações. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Elaine, há tempos que eu quero aprender a mexer com o G+, mas fico com preguiça de aprender...
    Dessa vez vou dar o pontapé inicial! Obrigada por compartilhar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Para ser sincera acho que uso bem mais o google+ que o facebook, porque por o meu ser blogger, quando e termino de fazer uma postagem ele já pergunta se quero publicar.. e claro.. isso é muito bom, melhor que ter que entrar em outra rede social como o facebook!
    Obrigada mesmo pela informação, não estaca entendendo porque estava tão fraco de visualizações...
    Bjs =)
    http://annagranado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sabe Elaine, eu acho complicado Curtir Fanpage, curto todas que gosto, mas não recebo quase nada das postagens.
    O Facebook tem andado meio chato com essas "delicadezas" que fazem com a gente.
    Estou no G+, ainda tenho que aprender mais, vou ver seus ensinamentos.
    Obrigada pelas dicas.
    Feliz Natal!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine! Não sou blogueira mas me relaciono com várias . Concordo contigo. A promessa de "É gratis e sempre será" está na berlinda. Talvez o Face esteja dando um tiro no pé. Concordo também que o G+ é uma alternativa interessante e talvez venha a tornar-se a primeira escolha. Muito obrigada. Bjim!

    ResponderExcluir
  9. Querida, olá!
    Muito embora essa mesma msg esteja seguindo para todas as minhas amigas-comadres (pela minha falta de tempo de escrever exclusivamente para cada uma, como tanto gostaria!), embora seja colada, é com muito amor que ela segue, viu!

    Que fique meus votos de um Natal pleno de amor e um ano vindouro próspero, de abençoadas realizações para você e sua família!
    Feliz Natal!!!
    Feliz Ano Novo!!!

    E que em 2014 estejamos juntas mais uma vez e sempre, amiga-comadre, porque você já faz parte da minha vida! De verdade!
    Obrigada por seu carinho, sua companhia e, sobretudo, obrigada por sua amizade, que tanto me faz feliz!

    Deus abençoe!
    Um bjão!
    Com amor e saudades,
    Karin Filgueira

    ResponderExcluir
  10. Vim desejar um Feliz Natal e um ano novo repleto de alegrias e realizações!!! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine, vou ser sincera, eu acho justo!
    Vejo muitas páginas no face com pouco conteúdo, conteúdo plagiado ou até mesmo quando a pessoa tem seu perfil e uma página e sempre posta a mesma coisa nos dois, acho que fica repetitivo e sem graça...
    E dessa forma somente aqueles que pretendem ter uma página séria de nível profissional de fato, com objetivos, pagarão por esse serviço e aos poucos vai eliminando páginas que só estão lá por estar, sem um propósito, sem preocupação em agradar os leitores.
    Adorei a dica do G+, obrigada.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me permite Dani, em uma verificada nas páginas "grandes" do facebook dá pra ver que tem muita coisa plagiada... e páginas consideradas grandes e legais roubam e copiam tanto quanto as demais, acho que esta medida não vai servir de muita coisa não... mas se for para acontecer algo... torço para que você tenha razão.

      Excluir
  12. Olá Elaine,

    Não sei porquê nunca consegui me habituar ao facebook. Talvez por nunca ter tido página pessoal, e portanto não ter conta lá. Mas o fato é que não consigo ler nada em face, e muito menos ter o trabalho de depois ir ao blog. Mas pronto, penso que isto é um problema da minha cabeça , talvez. Há pouca gente assim.
    Da mesma forma , me confundo com o G+. Mas estou tentando melhorar e sua dicas são preciosíssimas! Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine, em se tratando de uma empresa privada com fins lucrativos, era de de esperar que mais cedo ou mais tarde isso acontecesse. Certo ou errado, não sei, mas de uma certa forma nós blogueiras nos usamos do FB para divulgar alguma coisa, nem que seja nossos pensamentos. Por outro lado não gosto dessas "curtidas"pelo FB, onde sabemos que as pessoas e também blogueiras, olham a figurinha, leem o título, sem sequer clicar no link do blog para ler o que escrevemos. Um grande abraço e Feliz Natal. Estamos juntas em 2014

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine, muito oportuna sua postagem! Acho até que o Facebook estava demorando para cobrar pela divulgação das páginas, afinal a maioria delas é comercial ou pelo menos tem a intenção de gerar lucros.
    Ainda não fiz a migração do orkut para o Google +, tenho medo de perder minhas fotos, tem tanta história por lá...Depois das festas volto aqui para ler suas dicas do link.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. É uma M... mesmo!!!
    E o pior é que eu "não me dou" com o G+! Sei que vc já falou váaaarias vezes, mas... tenho birra. E dá vontade de dar uma banana pra tudo isso e continuar blogando só oq eu quero, sem estar nem aí pra visualizações nem nada. OPA PÉRA... Eu n´ão vendo nada, nem lucro nada com blog... kkkkkkkkkk
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  16. Elaine, pra ser sincero, também sou blogeuiro e desde que o facebook mudou para que meus leitores precisassem assinar o feed, bem, desconfiei e fui dar uma olhada nos algorítumos da rede social e etc, e logo percebi que a principal jogada do facebook seria deixar estas opções pagas... adivinhe só? Eu estava certo. E te agranto que até a chegada d novo modelo do facebook muita coisa vai estar paga também. Talvez não para os usuários, mas para as páginas... as pessoas continuam lá sem saber bem o que está acontecendo e portanto está "tudo bem"... desde que desconfiei, mudei o meu foco para o G+, principalmente por ser uma rede mais interativa e com melhor qualidade de conteúdo em geral.

    Em todos os casos Elaine, ao menos por enquanto, a melhor opção pra gente é realmente o G+... e ainda bem, é uma rede social que cresce de forma incrível... e portanto, considero tudo que faço por lá, investimento futuro ^^

    Ótimo post ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei ainda não tenho o G+,tinha um certa resistência,mas estou pensando seriamente em investir nele agora.Desde o dia 1° deste recebi um "presente": acredito que minha fanpage foi hackeada porque não consigo acessar ela com meu e-mail de jeito nenhum e agora até meu e-mail foi excluído.Estou muito chateada e enviei pergunta para o facebook ,mas nada de eles me responderem.De certa forma, saber que ele nem está sendo tão eficiente para divulgar o blog me dá um certo acalento. www.miinteressa.com

      Excluir
  17. Em sintese, quanto mais a gente reza, mais assombração aparece!!! Ooooh vida dura essa da virtualidade!!!

    Valeu pelas dicas Elaine, como sempre você é uma fada madrinha bloguistica!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Elaine bom dia:

    Sobre este assunto, não me espanta nada isto porque hoje em dia (tal como diz o termo) ninguém dá nada a ninguém) e, como tal, este assunto já era de esperar até porque, o Facebook tem vindo a perder gente aos poucos e, por estas decisões e muitas mais que eles impõem acho que o Facebook será mais um serviço que um dia terá o seu fim.

    O Facebook foi uma novidade boa quando apareceu, pois ganhou a popularidade que se viu mas que tomou as rédeas do povo em geral e começou com parangonas de leis absurdas que a muita gente não deu para encaixar no modo em que ele pronunciava antes ser uma beleza.

    Tem muita gente que além de desistir dele também outra gente o acha já enfadonho porque pouco progrediu em relação a muita coisa que nele se queira operar visto que o seu modo de ter opções para muito daquilo que poderemos querer publicar não existe nem parte do que se publica por vezes não tem uma visão que puxe a atenção a quem lá se encontra.

    Mas tudo isto tem uma lógica:

    Quando uma coisa nova começa a ter popularidade e a ter grande impacto no mundo das redes sociais e não só, essa coisa mais cedo ou mais tarde acaba por querer tomar as rédeas de imposições que em nada é de bom para quem as usa usando métodos como esse que vc aqui dita mas que só acaba por ser um maior sinal de negatividade para quem lá está inserido.

    Atrás disto mais coisas virão por certo que em nada trás de abono em quem lá está e por isso mesmo, gente se vai diluindo de lá aos poucos.

    Hoje em dia por dá cá aquela palha se pede dinheiro e, tal como o Facebook, não é excepção.
    O tempo dirá a razão daquilo que se vai vendo por lá e não só, pois o dinheiro é a mola real deste mundo em que vivemos, sendo assim mais uma farpa que se vai espetando na vontade de cada pessoa.
    Quanto a este acho-o muito bom e até muito útil para muita gente, pois que ele prossiga por muitos anos e bons é o que eu desejo à autora Elaine.

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo com muita saúde paz e alegria.

    ResponderExcluir
  19. Realmente percebi essa queda via facebook, Elaine. Tenho usado o G+ e ainda não sei todos os recursos, mas vou mexer mais e vou descobrindo. Aproveito para parabenizar pelo blog que já sigo e gosto muito de suas dicas!!!
    abraços e muto sucesso!!!
    joão - www.harmoniaesaude.org

    ResponderExcluir
  20. É verdade o que vc disse, tem amigos que eu nao recebo mais visualizações no meu feed. qto a minha pagina, uma maneira de eu conseguir mais curtidas e visualizações, ainda de graça, é marcar muitas e muitas pessoas nas fotos da página, assim amigos de amigos veem as fotos. subiu drasticamente as visualizações e curtidas da minha fanpage assim. bj
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Elaine!
    Depois volto com mais calma para reler, entender e comentar sobre esse post do Face (mas já estou aflita com as notícias!).
    Passei só para desejar à você e à sua família um lindo dia de Natal! Que Jesus renasça a cada dia em nossas vidas e nos cubras de bençãos, amor e alegrias!
    Beijos carinhosos,
    Cris

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine!
    Depois volto com mais calma para reler, entender e comentar sobre esse post do Face (mas já estou aflita com as notícias!).
    Passei só para desejar à você e à sua família um lindo dia de Natal! Que Jesus renasça a cada dia em nossas vidas e nos cubras de bençãos, amor e alegrias!
    Beijos carinhosos,
    Cris

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo blog, amo suas dicas!

    Que neste Natal,
    eu possa lembrar dos que vivem em guerra,
    e fazer por eles uma oração de paz.

    Que eu possa lembrar dos que odeiam,
    e fazer por eles uma oração de amor.

    Que eu possa perdoar a todos que me magoaram,
    e fazer por eles uma oração de perdão.

    Que eu lembre dos desesperados,
    e faça por eles uma oração de esperança.

    Que eu esqueça as tristezas do ano que termina,
    e faça uma oração de alegria.

    Que eu possa acreditar que o mundo ainda pode ser melhor,
    e faça por ele uma oração de fé.

    Obrigada Senhor
    Por ter alimento,
    quando tantos passam o ano com fome.

    Por ter saúde,
    quando tantos sofrem neste momento.

    Por ter um lar,
    quando tantos dormem nas ruas.

    Por ser feliz,
    quando tantos choram na solidão.

    Por ter amor,
    quantos tantos vivem no ódio.

    Pela minha paz,
    quando tantos vivem o horror da guerra.

    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO
    NA PRESENÇA DO DEUS TODO PODEROSO
    JESUS CRISTO, SENHOR E SALVADOR NOSSO!!!

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine, é a Vi, eu não aprecio muito o Face, acho que eles tem uma concepção de democracia torta, por exemplo, as pessoas podem me adicionar em grupos sem minha autorização, e se eu quiser eu tenho que sair do grupo, deveria ser ao contrario..
    Mas como a visão do Mark é comercial, esse tipo de coisa é certa, pois deve render $$$$ para ele.
    O Face não contempla o social, sua visão é puramente comercial.
    O Google é mais democratico e social, descobriu como ter lucro e ainda fornecer muitas facilidades sem que tenhamos que colocar a mãos no bolso.
    Gosto do navegador do Google, pois traduz, corrige e etc, isso é muito democrático e inclusivo !
    Canso de ver algumas pessoas fazendo bullying nas pessoas que não escrevem corretamente, e graças ao navegador do Google esse tipo de preconceito não pode ser disseminado.
    Gosto do Google maps, do Picasa, do blogs então..o Google oferece uma ferramenta poderosa de comunicação com inúmeras facilidades e gratuito.
    Sou fã de carteirinha do Google..I love Google, ele é social , democrático, inclusivo.
    Mas uma coisa que poucas pessoas sabem a repeito do Google, é que seu fundador investe boa parte do seu lucro em pesquisa medica do Parkinson.
    Elaine, desejo a você e sua família,um ano de 2014 cheio de vitorias, pois o importante nas lutas da vida, é conquistar a vitoria.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda vou ter que ler o post novamente pra ver se entendi bem todos as situações expostas por você, mas sabe... O Facebook ter a opção paga pra divulgar os posts para um número maior de pessoas eu até acho uma boa ideia, na teoria, visto que tem empresas e mesmo blogs rentáveis que podem usar desse serviço para expandir suas postagens além daqueles que já os seguem (digo teoria porque não sei até onde é eficiente isso, ou seja, pra quem o Facebook divulga? É gente que quer ler o que postaram? Vão clicar no link? Vão se interessar em visitar o blog/site?)
    Mas sinceramente não acho certo eles prejudicarem a visualização dos posts pras pessoas que seguem a página. Isso parece uma maneira de forçar a pessoa a pagar pra ser visto/lido/curtido e não dar uma opção a mais para ele aumentar suas chances de ser visto/lido/curtido.

    ResponderExcluir
  26. Eu percebi isto tudo Elaine e mais minha lista de pessoas que curtiram minha página sumiu!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  27. Havia notado isso...o engraçado é que estava meio cansada do Facebook...Motivo? muito mimimi . Ai passei naturalmente a dar mais atenção ao Google+ e gostei muito do retorno...è um recomeço, adoraria que em um passe de mágica todos os seguidores do Google Friends fossem tranferidos para o G+, mas nada como um trabalhinho kkkk pra movimentar a gente né? Para promover uma fan page tem que ter investimento. Eu até faria porém agora só se for em dólar ai não dá né? beijocas http://martaeunice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…