O que é BlogLovin? Como usar?

em 13 de setembro de 2013

Desde meados de 2013 o Google desativou os serviços do Google Reader.
Para quem lê muitos blogs foi uma péssima notícia pois o serviço era o melhor leitor de feeds que havia.

Clique aqui e leia o que escrevi sobre o Google Reader

Mas então que acabou e de repente ficamos orfãos de leitores de feed.
Houve então uma corrida para outros serviços e eu testei alguns antes de falar sobre o assunto de novo.
Para não ficar complicado e extenso vou falar hoje sobre o BlogLovin, que é o que eu uso no momento.
Para começar:

O que é BlogLovin?

BlogLovin é um leitor de feed. Vou explicar dando exemplo, tá?
Imagine que cada blog que você lê é uma revista. Existem revistas de culinária, de artesanato, de variedades, de informática.
Imagine que cada revista dessas é vendida em uma banca diferente.
Então você, para ler todas, tem que ir de banca em banca para comprar a revista que quer ler. E isso todo dia que sai edição nova...

Agora imagine como seria mais simples se um jornaleiro esperto resolvesse juntar numa mesma banca todas as suas revistas preferidas... E ainda viesse de van até sua casa, todo dia, trazer as novidades para você escolher o que quer ler.
E sem cobrar nada pelo serviço.
Seria perfeito, né?
Pois é isso que um agregador/leitor de feed faz. É isso que, resumidamente, o BlogLovin faz.

Como usar o Bloglovin?

Para se cadastrar é muito simples:
Acesse essa página:
Nela você verá que existe a opção de se cadstrar por email ou usando sua conta do Facebook.
Escolha qual prefere e clique no botão correspondente.

Se for pelo email basta colocar as informações pedidas e se cadastrar clicando em Sign up. Você receberá um link de confirmação em seu email, basta clicar nele para ativar.

Se optar por usar sua conta do Facebook o processo é o seguinte: basta ir aceitando o que a tela pede e ao final inserir sua senha do Facebook.
Eu preferi por email.

Depois do processo de inscrição completo você verá esta tela:

Os blogs que aparecem são sugestões pois para começar você precisa seguir ao menos 5 blogs.
Mas claro que não precisa ser nenhum desses sugeridos. Use a barra de pesquisa para colocar o endereço do blog que deseja seguir.

Para testar coloque http://www.elainegaspareto.com
Aparecerão 3 endereços, que são meus blogs públicos que usam o meu domínio.
Aproveite e siga!

Pesquise outros e vá clicando em Follow.
Quando completar 5 aparecerá a opção Next ao final da página.Clique nela.
Aparecerá uma lista com seus amigos do Facebook que possuem perfil no BlogLovin. Você tem então a opção de segui-los.
Clique em Follow naqueles que desejar. Se quiser pode pular essa etapa e clicar em Next.

Se você estiver usando o Chrome abrirá essa página:

Ela permite criar um ícone em seu Chrome que facilita, e muito, seguir blogs pelo BlogLovin. Ao instalar o ícone ele permite que você siga blogs apenas clicando no ícone, muito fácil. Basta clicar em Install now e a extensão será instalada no Chrome.

Não há esse recurso para o Firefox.
No Internet Explorer também não há extensão disponível. Só mesmo no Chrome, por enquanto.

Caso você tenha o arquivo com o backup dos dados de seu falecido Google Reader pode importar todas as incrições para o BlogLovin. Faça isso clicando em Settings, que aparecerá quando você passar o mouse sobre seu ícone de perfil.
Assim:
Clicando em Settings você configura seu BlogLovin como desejar.
Não há opção de usar o português como idioma.
Se não tiver backup dos dados do Reader aproveite para começar do zero, seguindo apenas blogs que realmente leia.
Ao seguir um blog você pode colocar cada um deles em grupos. Eu, por exemplo, tenho alguns grupos, ou pastas: Variedade, Metablogs, Culinária, e por aí vaí.
Para fazer isso basta definir o grupo no qual quer colocar cada blog quando for dar Follow.
E se um dia deixar de se interessar por algum blog basta dar Unfollow. Simples e indolor.

Quando cadastrares teu blog no BlogLovin podes inserir nele um ícone, como esse que eu uso, por exemplo:
Follow on Bloglovin

Follow on Bloglovin

Aproveita e segue aí!
Para achar o ícone que melhor se adapta ao seu blog clique em BlogLovin Button, na mesma janela do seu perfil. Escolha qual deseja e cole como gadget html em seu blog.

Essa é a minha alternativa ao fim do Google Reader.
Você usa?
Gosta?
Se usar  me diz e eu adiciono seu blog ao meu BlogLovin!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

61 comentários , comente também!

  1. Como você adivinhou que eu ia perguntar como fazer um novo? Já que o antigo "merreu"?
    Menina esperta você, loviu rsrsrrs
    Vou fazer, sigo e gosto de ler mais de 100 blogs e aí ficava difícil mesmo.
    Depois conto se deu certo.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elaine !
    Você poderia me dá uma Ajudinha ? É que eu quero saber como Colocar Voltar ao topo com efeito deslizante..

    Me ajude, se puder =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica do BlogLovin. Já estou usando. Obrigado, Elaine!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica Elaine vou decidir. Beijãooooo

    ResponderExcluir
  5. Uia!!!
    Ótima dica, Elaine!!!

    Bjo, bjo!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda tenho minha lista de blogs que sigo! Vou estudar atentamente tudo que falou!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Sempre trazendo novidades pra nós blogueiras.
    Obrigada amiga.
    Bju
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já uso há alguns meses e gosto muitíssimo.É como vc diz: simples e indolor! vale a pena se cadastrar. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não consigo ler os blogs que sigo, justo por causa disso até que eu abro os blogs ja morri de canseira.
    Para eu colocar todos blogs que sigo tenho que adiciona-los um a um?????

    ResponderExcluir
  10. Oi amore!
    Como andam as coisas por ai?
    Espero que tudo mais calmo.
    Obrigada por mais um post cheio de informações valiosas. Agora conseguirei reunir todos os blogs que leio num lugar só de novo:)

    Um beijo e bom final de semana

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Estou testando e amando!!!!
    Muito D+!
    Valeu Elaine!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!!! Linda!!
    Acabei de cadastrar. Já te estou te seguindooo!!!
    Obrigada pela dica.... bjs
    bom fds

    ResponderExcluir
  13. Sempre ajudando Elaine. Pena que eu seja um calhau com olhos.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Elaine
    Me arrependo de nunca ter te pedido pra trocar meu blog. E o memso desde que iniciei. e como nestes tempos nao tenho tido tempo de blogar todos os dias nao quero mais modifica lo pois sei de cor onde estao as coisas.
    e eu sou um fracasso nao entendo bulugas. tudo égrego pra mim
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, fiz como vc mandou, estou te seguindo e deixando o meu aqui pra vc me seguir: www.suzybpel.blogspot.com
    Bjuuuuuuuuuuuuuuuus.

    ResponderExcluir
  16. oi Elaine, td bem? Sabe que eu achei isso bem interessante. Vou seguir as dicas e o seu blog (kkk).
    bjk

    ResponderExcluir
  17. Também me cadastrei, obrigada pela dica! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. oi Elaine, fiz o cadastro, vê pra mim, por favor, se fiz certinho? bjk

    ResponderExcluir
  19. Olá, Elaine, gostei muito desse blog lovin, consegui me cadastrar direitinho graças ao seu tutorial, parabéns, muito explicadinho
    obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a dica!!! Não conhecia ainda, mas já consegui fazer, obrigada!!!
    Beijos!
    www.meuespelhofosco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Elaine, boa noite!

    Há um tempo entrei nesse BlogLovin, mas não gostei, não consegui me entender com esse troço. Deixei quieto, rs. Vou estudar bem tuas dicas aqui e tentar arrumar o tal bloglovin.
    Desejo um ótimo final de semana para vcs!
    Bj,

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine!
    Fiquei curiosa, vou correndo lá conhecer!
    Obrigada pela dica!
    Beijinhos.
    Cris

    ResponderExcluir
  23. Fiz o Blog Lovin deu super certo ,agora aos poucos as outras blogueiras vão se cadastrar e ficará bem mais "limpo" e prático
    bjjss
    Mara Lúcia

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine. Obrigada pelo pap. Já fiz minha inscrição e o seu foi o primeiro que segui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Elaine, adorei a dica e já instalei, valeu! :) Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Olá! Bom dia, com muitas alegrias.
    Parabéns por mais um ano de vida!!! Saúde e muita paz.
    Segui seu passo a passo e o Bloglovin já está funcionando a todo vapor.
    Estou amando, ainda mais que eles me avisam quando um post novo é publicado nos blogs que sigo.
    Obrigada pelas dicas. Love you. Neli - Iaiá Arteira

    ResponderExcluir
  27. oi! estou usando o the old reader... eles quase cancelaram o serviço, pois era um leitor de feed para uso próprio e de conhecidos dos criadores da página, mas deu um "boom" de gente usando e os servidores quase explodiram! hehehe... Mas conseguiram patrocinio e ajuda e agora eles não vão cancelar o serviço... é bem bom, só acho meio lento... vou experimentar esse, se for mais rápido, vou mudar! bjuuuuuus!

    ResponderExcluir
  28. Olá Elaine,

    Conheci seu blog pelo blog Mundo da Cissa. Sou nova na blogosfera e achei seu blog o máximo.

    Tem muitas dicas excelentes, ainda mais pra mim que "ainda" não entende muito deste novo mundo...rs

    Dei uma olhada nos seus trabalhos e achei fantástico. Parabéns!!!

    Já estou te seguindo,pois quero ver cada novidade deste blog...rs

    Um gde beijo
    Isabela

    www.life4up.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá Elaine, boa tarde...
    Faz pouco tempo que estou neste mundo de blogueiras (rsrs), mas hoje quis deixar este comentário aqui para agradecer sua dedicação, explicações super didáticas e compreensíveis mesmo para quem não tem grandes noções e para dizer que muito do que eu tenho no meu blog foi organizado com a ajuda das suas postagens!!
    Ainda falta muito para eu fazer, mas devagar estou chegando cada vez mais perto de onde quero...
    Bom, para finalizar, quero dizer que, também com sua ajuda neste post, estou seguindo no BlogLovin!!! uhulll

    Mais uma vez agradeço!

    ResponderExcluir
  30. que maravilha de blog Eliane, mais uma vez meus parabéns !

    estou com problema no meu blog, depois de dois meses de pausa para o verao, hoje coloquei um artigo e percebi que meu blog nao atualizou a postagem para meus seguidores e nem para os blogs que me linkaram ! retirei o direcionamento mais o problema persiste ! sera que vou ter que apagar meu feed ?
    obrigada pela dica !
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio!
      Olha, publique mais alguns posts pra checar se há mesmo problema.
      Caso realmente não atualize refaça os passos do feed.
      Mas creio que não será preciso, acho que vai atualizar.
      beijosss

      Excluir
  31. Oi Elaine
    Tenho que ler uma cinco ou seis vezes pra entender como funciona, sou meio lenta pra estas coisas.
    Valeu a informação preciosa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Elaine, eu deletei meu feed ! vamos ver se funciona ... rsrsrsrs
    obrigada por todas dicas no teu blog, tenho aprendido bastante !
    beijinho carinhoso e otima semana para ti

    ResponderExcluir
  33. oi querida amei o post ..vou colocar mãos á obra ..te mandei inbox e email ok aguardo bjus

    ResponderExcluir
  34. amei o post, eu já tinha ouvido falar mas não sabia nada respeito.


    http://girls-of-christ.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. suas informações são muito uteis parabéns mesmo

    ResponderExcluir
  36. Adorei Elaine, ja fiz o meu bloglovin...
    Estou encantada com o seu blog.
    O meu blog é: www.makemegaby.com
    bjss

    ResponderExcluir
  37. Elaine, belo post! Eu adoro o bloglovin, já o uso há um tempo já!
    Mas estou com um problema, tem 3 links no bloglovin que levam ao meu blog (um do blogspot, um que é .com e o atual .com.br) Como faço pra deletar os outros dois? Vc saberia?
    Porque os leitores estão confundindo e seguindo os dois que não tem atualização de feed mais!
    Bjs
    Meu email: contato@comprandomeuape.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, qual deles é o seu?
      Vi que tem 2, certo?
      Qual quer que as pessoas sigam?
      Uma forma de amenizar é colocando o gadget do Bloglovin em seu blog, naquele que deseja que sigam, sabe?
      Como o feed de todos eles existe não é possível excluir da pesquisa Bloglovin...
      beijossss

      Excluir
  38. Ai não me adaptei muito nao, queria excluir a conta mas não consigo....
    vc tem alguma dica????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Núria, basta clicar em Your profile, depois em Edit profile e ao final da página tem o Remove account.
      bjssss

      Excluir
  39. Mais uma vez você me ajudou com sua dica. Já estou no Bloglovin e tenho o ícone no meu blog.
    Obrigada mais uma vez!
    Beijos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Olá Elaine, tudo bem?

    Adorei o Post... já consegui colocar o botão no meu blog e estou adorando seguir e ler meus blogs favoritos pelo Bloglovin.

    Bjs!

    http://recicladesignbrasil.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  41. seguindo você.... Amoooo muito mesmo todos os seus posts...
    e tenho 1 milhão e meio de dúvidas para tirar... mas vou te manda um e-mail... rs é muita coisa
    me segue lá? será a primeira rs
    GlassGlitter

    ResponderExcluir
  42. Menina do céu... eu tava apanhando tanto desse BlogLovin.

    Adorei teu post, me ajudou bastante :)

    Obrigada !!

    Blog | Fan Page | Twitter | Flickr Group

    ResponderExcluir
  43. Adoro o Bloglovin, , já estou te seguindo, obrigada pelas dicas ♥

    ResponderExcluir
  44. Olá Eliana preciso falar com você a respeito do blog, preciso tirar umas duvidas sobre.
    me passa seu e-mail que posso enviar as minhas duvidas.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você pode escrever pra mim usando o formulário que está na aba Contato, no menu.
      Aguardo seu email, tá?

      Excluir
  45. Hey, suas dicas são muito legais.
    Obg ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  46. Não consigo colocar meu blog lá no bloglovin dá erro e não sei como postar alguma coisa.
    Pode me ajudar?
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  47. Ola Elaine, adoro os seus conselhos e já utilizei muitos deles. Associei-me ao bloglovin e já lhe estou seguindo. Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Ja excluir meu blogspot, mas ainda fica aparecendo as postagem no bloglovin como faço para tirar ?
    Email: Fabricioheath@hotmail.com

    Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  49. Não consigo achar meu blog no bloglovin :(

    ResponderExcluir
  50. Elaine, nossa eu ouvi falar tanto nisso, mas, não fazia ideia do que se tratava... rs eu imaginava uma coisa totalmente diferente... kkkk. Super bem explicadinho. Obrigada!!

    www.purpurinanasvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
  51. Não conhecida este serviço e o achei muito interessante. Já me cadastrei, cadastrei o +40BC e também estou te seguindo ;) Grato pela dica!

    www.mais40bemcuidado.com.br

    ResponderExcluir
  52. Oii, eu queria saber como os blogs vão parar nesse app? Tem como publicar alguma coisa nele? Beijo

    ResponderExcluir
  53. por um momento achei que você a menina do blog delineadogatinho.com eram a mesma pessoa :O
    parece demais! haha

    obrigada pela dica, beeijo ;*
    Blog Lazy Days✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinha, não parecemos não rsrs
      É que é ela, a Isa, no banner promocional da Divitae...

      Excluir
  54. Elaine e como faz para encerrar a conta nesse trem? ja revirei tudo que foi lugar e não acho

    ResponderExcluir
  55. amei o post
    https://fashionmodavogue.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…