Como tornar seu blog simpático aos leitores?

em 7 de outubro de 2013

Semanalmente eu recebo uns 20 emails que, com pequenas variações, trazem as mesmas questões:
Como fazer meu blog ser mais acessado? Como ter mais comentários? Como aumentar as visualizações? Como ter mais seguidores? Como fazer meu blog crescer?


São muitas perguntas, e dentro do meu trabalho de assessoria eu descobri que muitas vezes as respostas mais eficazes são as mais simples.
Vou compartilhar com você algumas dicas minhas, que funcionam pra mim embora possam não funcionar para mais ninguém.
São dicas, baseadas em minha (pouca) experiência como blogueira. Coisas simples que fui percebendo ao longo do tempo e que apliquei ao meu blog, devagar e com constância.
Repito: são dicas, experiências minhas, e não regras. Simplesmente porque regras não funcionam para todos os tipos de blogs. Nem de blogueiros.

Para começar, o mais básico de tudo:

Você simplifica ou complica o acesso ao seu blog?

Blogs pesadões, com muitas coisas antes da postagem (gadgets, enfeites, gifs, excesso de publicidade, etc) desanimam o leitor, que precisa ficar procurando até achar a postagem.
E lembre sempre que blogs com excesso de gifs e elementos em javascript demoram mais para abrir. Planos de fundo muito pesados, cabeçalhos gigantescos, e falta de navegabilidade (dificuldade em localizar as coisas) também tornam o blog mais inacessível e portanto com menos probabilidade em atrair leitores novos e manter os leitores regulares.

A dica é: desloque os enfeites dos quais não conseguir se desapegar para o final do blog, ou no máximo coloque um ou dois na sidebar. Destaque sua postagem com título em fonte diferente da fonte do texto, com cores mais chamativas. Deixe que seu leitor perceba claramente onde começa a postagem. Olhe seu blog e organize-o como se fosse uma casinha: arrumado, bonito e com as coisas importantes à vista.

Aprenda aqui a trocar o plano de fundo de seu blog


Outra coisa que eu não recomendo são as janelas pop up imensas que abrem assim que a gente acessa alguns blogs e impedem que o conteúdo seja lido se a gente não clicar, seja janela para curtir fanpage, seja para assinar os feeds.
Não sei você mas eu fecho a página na hora, acho essas janelas invasivas demais. Como vou assinar algo cujo conteúdo eu nem vi ainda? Ou como vou curtir algo que nem conheço?

A dica é:  coloque o box de curtir sua fanpage na sidebar, bem como a opção de assinar o feed do blog. Evite tudo que dificulte o acesso do leitor ao que de fato importa no seu blog: o conteúdo!

Aprenda aqui como criar o box de curtir do Facebook

Você deixa que os leitores comentem em seu blog?

Sim, a pergunta é esquisita mas faz sentido.
Alguns blogs insistem em manter a verificação de palavras para validar o comentário. E aquelas letrinhas são de doer, irritantes demais.
A dica é: retire, please, a verificação de palavras de seu blog.

Vou te mostrar como fazer:
Acesse a aba Configurações, em seu painel do blog. A seguir selecione a opção Postagens e comentários.
Assim:
 Na página que abrir localize a opção Mostrar verificação de palavras. Selecione Não.
Salve as alterações.

Ainda na questão dos comentários uma coisa que eu prefiro é que o link para comentar esteja ao final da postagem e não abaixo do título. A gente está mais habituado a ler primeiro e comentar depois, então em termos de lógica é mais adequado que o link para comentar esteja ao final do texto.

Procure destacar esse link. Aqui no blog, por exemplo, eu coloquei a frase  Clique aqui para comentar também. E posicionei o link à direita, destacando-o bem.

Para mudar a frase padrão Comentários faça assim:
Acesse a aba Layout de seu blog e abaixo de Postagens no blog clique em Editar. Assim:


Na janela que abrir escreva a frase que deseja para destacar onde clicar para comentar. Veja:

A seguir clique em Salvar e também em Salvar alterações.

Para posicionar o link de comentários à direita como eu fiz acesse o código-fonte de seu blog e localize este trecho:
]]></b:skin>

Acima dele cole isso:

.comment-link {
float: right;
font: normal 16px 'arial';
text-transform:none;
} 

Você pode mudar a fonte se quiser (no código está 'arial') e também o tamanho dela, que no código está em 16px. Salve as alterações. Caso não goste basta apagar o código e salvar novamente.

*Para copiar o código posicione o mouse sobre ele e clique no primeiro ícone que aparecer; uma janela abrirá e você poderá então copiar tudo.


Toda essa parte "técnica" é muito importante, mas nada substitui a educação, a generosidade e a gratidão. Sim, gratidão pelas visitas e pelos comentários recebidos.Imagine que entre milhões de blogs aquela pessoa escolheu ler e comentar o seu. Eu sinto essa gratidão a todo momento, a cada comentário que recebo. Me dói o coração não conseguir responder todo mundo....

Para ter mais comentários em seu blog a dica é simples: ser antipático, ser inacessível, ser grosso e ser arrogante não vai fazer a pessoa querer interagir com você através do seu blog. E o leitor só vai se sentir motivado a comentar se sentir que haverá um mínimo de acolhimento.
E neste vasto mundo dos blogs as pessoas buscam sim amizade, afeto e acolhimento.

Pois um blog só cresce de fato e se mantém se formar laços.
Esse é o caminho mais seguro para crescer.
Não é?



Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

46 comentários , comente também!

  1. Ótimas dicas como sempre.
    Com relação às letras de verificação eu deixo um comentário no blog da pessoa que pede essas letras, avisando deste inconveniente, pois geralmente a pessoa não entende e não sabe que seu blog pede as letras e como ela mesma não comenta no próprio blog, acaba não sabendo da exigência.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas, você ensinou direitinho :D

    Beijooos
    http://ohcherries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas Elaine, já tinha colocado em prática no meu blog, mas valeu rever e perceber que estou no caminho certo.
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Dicas otimas. Eu aviso quando vejo Verificação de Palavras.
    Otima semana.
    Beijos .

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, verificação de palavras e excesso de publicidade desanimam!
    De resto, com o tempo, a gente vai aprendendo e acertando!
    Bjs
    Zazá

    ResponderExcluir
  6. Que post bárbaro, Elaine! Claro, didático, oportuno e bem escrito!
    Muiiitoo bom!
    Espero que muitas pessoas o leiam e compartilhem. Tenho tido muita dificuldade em comentar em blogs muito cheios de gifs. Às vezes já estou no meio do comentário e tudo apaga e a página parece que vai sair voando!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas!
    Super válidas para mim, que sou iniciante!kkk

    Gosto do seu Blog, e sigo já faz um tempinho!
    Se quiser retribuir, eu ficarei muito feliz!
    Assim que tiver um tempinho, dê uma visitinha lá:

    http://diariodeglamour.blogspot.com/

    Beijos =]

    ResponderExcluir
  8. Enviei um comentário pelo celular, não sei se veio.
    Mas só agradeço as dicas, são muito importantes.
    Você é uma fofa!
    Boa semana.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  9. Como meu blog foi feito por você, sei que ele esta no caminho certo, rs
    e as outras dicas que você vai postando vou complementado para ele ficar bem bonitinho e funcional...Aproveitando sobre o email do logo que te mandei não esqueci não, continua de pé, devido a correria aqui apenas adiei...
    Grande beijo
    Fátima

    ResponderExcluir
  10. Desapegar de certos enfeites é um problema na minha vida... meu blog tem várias imagens de lado desde o começo, porque meu plano inicial era falar em um post sobre cada um daqueles personagens, mas sei lá a coisa fugiu dos meus planos, mas eu me apeguei as imagens, coloquei elas no pano de fundo, mas não consegui deletar buaaaaaaaaaa...

    No mais, as vezes no blog o menos é mais!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa... odeio aquelas janela, do tipo seguir o blog ou a fanpage ANTES de eu ver o blog, é como vc disse 'vou seguir sem conhecer o blog primeiro???' e tem umas que ficam subindo...descendo, ah, é muito chato. Pior só as tais letrinhas de confirmação, essas eu odeeeeeeeeeeeio muuuuuuuuito!!! Tem vezes que desisto, porque tento duas ou três vezes e não dá certo.

    Essa semana lá no pitacos eu escrevi sobre o "Blogs? Melhor não tê-los! Mas se não os temos, como sabê-lo?"
    http://pitacosdelua.blogspot.com.br/2013/05/blogs-melhor-nao-telos-mas-se-nao-
    os.html

    E lendo o seu 'E neste vasto mundo dos blogs as pessoas buscam sim amizade, afeto e acolhimento' eu me dei conta que, se eu não sou muito isso na vida real, no virtual isso vai ser tão 'falar pra mim mesma' quanto .............

    ResponderExcluir
  12. Elaine,

    Suas dicas são sempre ótimas para quem quer manter um blog.
    Eu só aviso sobre a verificação de palavras quando começo a ter intimidade com a pessoa. E, muitas nem sabem da existência desse verificador.
    Nesse caso, eu acho que o pior são os blogs pesados que demoram pra abrir. Ficam bonitos, mas muito confusos.
    Tento manter o meu da melhor forma pra facilitar, mas não sou perfeita. Quem sabe um dia, eu consiga.Rs
    Obrigada pelas dicas, e por ter paciência de repetir algumas delas.Rs
    Lindo dia e feriado! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que dicas preciosas, Elaine! TODO MUNDO deveria ler.
    Essas janelinhas que abrem sobre o blog sem a gente solicitar para curtir, assinar, etc. é a coisa que mais me irrita! E aquele passarinho do Twitter voando sobre o texto que quero ler, dá vontade de dar um tiro nele kkkk... Tudo apelativo demais. Um atraso de vida. DETESTOOOOOO...
    Vou compartilhar esse post que está da hora!
    Beijo e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  14. Generosidade tb abre as portas, né Elaine?Entre todos os fatores acredito que o sucesso do seu blog seja por esse motivo tb. Parabéns, suas dicas sempre me valem muito. às vezes fico "patinando" prá saber o q é determinada palavra (sidebar),mas com calma acabo descobrindo.Sucesso prá vc. Bjs. www.recicleiavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Elaine
    Obrigada pelas dicas é sempre bom rever a configuração do blog não é mesmo. Adorei, principalmente por explicar sobre a verificação de palavras, sigo alguns blogs que ainda continuam com esta configuração...puxa, as vezes as pessoas não sabem como tirar e a gente não sabe como dizer kkkk.
    Vou compartilhar com minhas amigas!
    Obrigada
    Bom feriado
    Paty

    ResponderExcluir
  16. Oi linda, encontrei seu blog por acaso e adorei.
    Já virou um dos meus favoritos.

    ahhh tbm tenho um blog
    passa lá e dá uma conferida, iria adorar sua visita.

    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/
    bjos :*

    ResponderExcluir
  17. Amei ♥♥♥ as suas dicas, para mim que estou começando então, ótimas... navego há 4 anos por vários blogs de temas variados, mas agora resolvi criar o meu e tbm expor o que eu gosto, suas dicas irão me ajudar bastante. Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Elaine.
    Concordo plenamente com o que escreveu. As janelas e as letras são mesmo aborrecidas. Como sempre excelentes dicas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine!Tem razão;se o cara é mal humorado,não volto mais...rss...não sei se meu blog está pesado,pra mim eles abrem rápido,mas não sei se pra todos é assim.Gostei das dicas,valeu!bjs,

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine,

    Pouquíssimas coisas me tiram a paciência quando se trata de blog. Mas essas poucas coisas me tiram muito a paciência rs. Acho que nada é pior, visualmente falando, que aqueles enfeites que parece que nunca vai aparecer os posts, e esses box que pulam na nossa cara nos impedindo de ler o post. Coisa de blog carente: "To aqui, to aqui rs"
    Depois disso, ou tudo junto, são os sons altos de seja lá o que for, música, barulhinhos, sininhos, passarinhos. Detesto.

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  21. Olá Elaine,

    Já segui algumas de suas dicas no passado e tive resultados surpreendentes, agora vou alterar o link dos comentários para deixar meu blog ainda melhor. Muito obrigada querida!!!

    Beijos e bom feriado!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Leio seu blog sempre, mas fico com preguiça de comentar. Hj resolvi deixá-la de lado...rs
    Primeiramente gostaria de te agradecer por compartilhar conosco essas dicas, que fazem toooda a diferença. E em segundo lugar quero te parabenizar pelos textos, pela autenticidade e carisma - a blogosfera realmente precisa de mais pessoas como você!
    Adorei as dicas =) mas acho que hj em dia as pessoas se preocupam demais com números, comentários e visualizações. Querem crescer rápido, conseguir várias parcerias e anunciantes, e tratam o blog como uma empresa...só isso!
    Tbm tenho um blog, mas o prazer de escrever e de conquistar leitores jamais será posto de lado para atingir acessos e me preocupar somente com números
    Bom mesmo é qd a gente faz aquilo que ama né?! E acaba contagiando as pessoas
    bjoos

    www.atreva-se.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas, principalmente a do comentário, queria aumentar a fonte mas não sabia onde era...rs

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Elaine. Suas dicas são simples e bem explicadas, dá para seguir sem problemas. Aquelas letrinhas para verificação são mesmo o que há...
    Há uns meses tirei o fundo do blog para ficar mais leve, e mesmo no outro espaço, onde posto fotografias, usei um fundo leve...a dica é salvar o fundo no photoscape com resolução mais baixa, a foto permanece bonita e fica mais leve.
    Adorei o post, um abraço! Espero que esteja tudo bem com vocês.

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine!
    Maravilha! Eu detesto janelas pop up quando entro em algum blog. Saio sem comentar realmente. Tento facilitar ao máximo no meu.
    Tenha um lindo fim de semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Amei as dicas Elaine. Eu sempre tento seguir direitinho tudo o que você fala, realmente eu como comentadora [?] de outros blogs gosto particularmente do link ao final e aquelas letrinhas ninguém merece. Um beijo

    www.francesinhabrasileira.com

    ResponderExcluir
  27. até para mim que sou crua nesse mundo da blogosfera vc clareou e melhorou minha visão e ação no blog............amei as dicas e estou anciosa pelos próximos posts

    ResponderExcluir
  28. Oi Elaine, gostei muito das dicas, estamos começando e muitas vezes ficamos perdidas, já to te acompanhando.
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Elaine.Gostei muito de seu blog e já a sigo. Vou colocar no meu blogol para receber atualizações.

    Ocorreu um probleminha ao colocar o link de meu blog para a lista de divulgação.Não escrevi o nome do blog "Suas Histórias Nossas Histórias" e sim,""Dryka" que é como me chamam.
    Não vejo opção de mudar,mas gostaria de saber.Se puder,responda ou mude p mim pelo nome do blog.

    Parabéns pelo belo trabalho!


    Beijinhos


    Dryka


    http://www.suasenossas.blogspot.com.br

    Face Book: Adriana Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, bom dia
      Muito obrigada pelos elogios!
      Eu corrigi o link de seu blog na Galeria.
      Veja lá se está ok.
      Se não estiver me diz, tá?
      beijos, bom dia

      Excluir
  30. Elaine,
    Como sempre você arrasando nas dicas! E é mesmo, blog pesado e cheio de coisas me dá até nervoso de entrar! Acabo desistindo de voltar.
    Beijos grandes!!!
    Adriana

    ResponderExcluir
  31. Ótimas dicas,Elaine! Por isso gosto de sempre vir te visitar.bjs,

    ResponderExcluir
  32. Oi Elaine, é a Vi, oque seria de nós sem você e dá sua boa vontade de despojamento em dar tantas informações uteis?
    Estava eu passando, lá na barra lateral, no tal : Leitura diária e observei que teu blog não foi atualizado para nós, não é só o seu, tem outros..sera que é problema do blogger ou em nosso blog?
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  33. Oi, Elaine
    Qto aos comentários, sem falar da verificação das palavras que todo mundo odeia, tem uns tipos de comentários que não dá! São muitas coisinhas, muitos cliques, muitas informações que pedem pra gente, um saco! Tem um tal de disqus que é um saco! Se entro num blog e o tipo é esse, eu não comento. Não entendo pra que complicar pras pessoas comentarem. Não é um post, é só um comentário.... Né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá Elaine,
    Para mim é sempre muito motivador poder ler suas dicas. Mesmo que eu não consiga colocar em prática devido a dificuldades de executar as operações nos sistemas, mas mesmo assim vale a pena, pelo jeito que você incentiva. .
    Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  35. Tenho que voltar com mais vagar para ler melhor o post. Na minha barra de links ainda está a postagem do aspirador.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu blog, chegue aqui por acaso pesquisando como criar um blog, Adorei agora vou sempre aparecer por aqui. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. olaaaa. "to" aprendendo muito! gratidão!
    :)

    ResponderExcluir
  38. elaine amei seu blog e gostei da dicas pena que não pude hospeda-las ainda um grande beijo

    www.laisaroberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá Elaine! ótimo post, como todos os que você coloca, aliás.
    Só que eu sempre tenho um probleminha: toda vez que vou procurar por: ]]> não acho isso, vou em Modelo, depois editar HTML, coloco o Ctrl F, digito na caixinha e dou enter, mas mesmo fazendo isso não aparece nada, fica zerado, e vi que para fazer muitas modificações no blog tem que procurar isso, mas nunca encontro! Pensei que era algum problema com meu not, mas fiz a msma coisa com outro computador e tbm não deu certo. Você poderia me ajudar? Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, sem template é um padrão do Blogger, então certamente tem essa tag que fecha a folha de estilos.
      Caso não encontre coloque o código que precisar sempre após o código dos comentários dentro do balão que você colocou.
      Aliás, falando nisso, uma dica:
      para alterar o posicionamento do post it com o número de comentários troque left por right.
      Acho que o número ficou à esquerda porque você pulou uma parte do tutorial.
      Certinho?
      beijos

      Excluir
  40. Oii... tentei fazer, até que deu certo a maioria, mas o escrito "comentários" para "clique aqui ou comente aqui" eu não consegui...
    Salvo mas a alteração não é feita =(

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…