Aprenda a bloquear o blog contra cópias

em 3 de maio de 2013


Quem já passou por isso sabe: encontrar textos ou imagens pessoais suas postados em outro blog, sem sua autorização, com ou sem link, é muito ruim e chocante.
A sensação é péssima, e se for texto pessoal como aconteceu comigo recentemente é ainda maior a sensação de ser invadido e roubado.

Meus tutoriais, que levam tempo para serem montados, com prints de tela, escritos do meu jeito, do meu modo, serem publicados em outros blogs como se outra pessoa tivesse escrito, é muito ruim. E se torna ainda pior quando o plagiador aceita comentários elogiosos, feitos ao meu trabalho, como se fosse ele, o plagiador, merecedor de qualquer elogio.

Já me disseram, em postagens anteriores onde falei sobre o tema Plágio: "eu não me importo que me copiem".
Isso é com cada um, e se você não se importa este texto não é pra você.
Embora eu acredite que quem não se importa devesse saber que mesmo autorizado um texto repostado em outro blog é ruim para quem autorizou...
Vou explicar:

Quando autorizamos alguém republicar algo que foi postado em nosso blog, na íntegra, acontece o que os mecanismos de pesquisa entendem como conteúdo duplicado. E os robots do Google não gostam e não indexam conteúdo duplicado.
Na melhor das hipóteses o blog que copiou e colou um texto seu, mesmo que você tenha autorizado, pode aparecer melhor posicionado em resultados de pesquisa simplesmente porque postou mais recentemente.

Ou seja: aquele seu texto tão bom, ou aquele passo a passo que deu tanto trabalho, pode gerar frutos para quem simplesmente copiou e colou e não para você. E seu blog ainda pode ser punido, sendo rebaixado em resultados de pesquisa. E em casos extremos podendo incusive ser banido de resultados de pesquisa.
Repito: ainda que você tenha sido legal e autorizado, o Google não entende assim. Com ou sem link.

E aí? Ainda acha que não tem problema autorizar cópias de suas coisas do blog? Vai por mim: o modo justo e correto de divulgar algo que gostamos é linkando. Pode até usar UMA imagem ou UM TRECHO PEQUENO do texto mas jamais a postagem inteira. E sempre peça autorização ANTES  de fazer, não depois.

Imagem: http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/
Quando não autorizado é ainda pior pois além do sentimento de estar sendo roubado, a gente pode ter prejuízos maiores: como o sitema de rastreio do Google e similares é um sistema automatizado erros podem acontecer e seu blog pode ser punido como se fosse o plagiador!

Eu tenho aqui no blog uma série que fala mais aprofundadamente sobre Plágio: Plágio e suas variações.
Recomendo que você leia, informação sempre é útil e eficaz. Seja para se prevenir, seja para não fazer com os outros sem saber que está errando...

Mas neste artigo de hoje eu quero ensinar alguns dos bloqueios anti-plágio que eu conheço e instalo quando me pedem.
Vamos por partes, ok?
Primeiro conheça todos os códigos:

Bloquear botão direito do mouse:

<script>      
function click() {       
if (event.button==2||event.button==3) {       
oncontextmenu=&#39;return false&#39;;       
}       
}       
document.onmousedown=click       
document.oncontextmenu = new Function(&quot;return false;&quot;)       
</script>

Bloquear seleção de texto:

<script language='JavaScript'>
function bloquear(e){return false}
function desbloquear(){return true}
document.onselectstart=new Function (&quot;return false&quot;)
if (window.sidebar){document.onmousedown=bloquear
document.onclick=desbloquear}
</script>

Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V:

<script language='JavaScript'>
//Bloqueador de Tecla CTRL - iceBreaker http://www.icebreaker.com.br/
function checartecla (evt)
{if (evt.keyCode == &#39;17&#39;)
{alert(&quot;Comando Desativado&quot;)
return false}
return true}
</script>

Bloquear arrastar e soltar:

<script language='javascript'>
function validateKey (evt)
{if (evt.keyCode == &#39;17&#39;)
{alert(&quot;Comando Desativado&quot;)
return false}
return true}
</script>



Copiar os códigos




Depois de copiar o código (ou todos, como preferir) cole-os acima de </head>.

Para localizar esta tag em seu código-fonte faça assim:
Na aba Modelo clique em Editar html. Na caixa de código que abrir tecle, dentro dela, Ctrl+F.
Vai aparecer uma caixa de busca dentro do código-fonte de seu blog. Digite </head> dentro da caixa de busca e tecle enter. Acima da tag encontrada cole os códigos que desejar. Salve o modelo.
Caso futuramente queira retirar os bloqueios basta voltar ao código-fonte e apagar os códigos que inseriu.

Dicas extras:

  1. Se quiser usar todos os bloqueios pode usar, apenas dê o espaço de uma linha entre um e outro.
  2. Eu sugiro que use apenas os 2 primeiros, pois eles são completos já que se não houver seleção de texto não há como usar o Ctrl+C. E o bloqueio de seleção de texto também bloqueia o arrastar e soltar.
  3. Coloque o bloqueio do botão direito antes do bloqueio de seleção de texto. Não sei o motivo, mas se inverter pode não funcionar.

Como evitar o roubo de imagens

Depois de aplicar o bloqueio do botão direito do mouse clique em Configurações/Postagens e comentários e localize isso: 
Mostrar imagens com a Lightbox
Selecione então a opção Sim e salve.

A má notícia é que mesmo com todos os bloqueios suas imagens pessoais como fotos de trabalhos (no caso de artesãs) ou fotógrafos, ou blogs de culinária, entre outros não estão protegidas.
Mesmo que a pessoa não consiga copiar em seu blog a foto está disponível no Google Imagens, desprotegida. Assim sendo o único modo é usar marca d'água. Bem feita, de preferência centralizada ou de um modo que não possa ser apagada.

Aqui tem um tutorial meu em vídeo ensinando  como inserir marca d'água em suas fotos
E aqui um tutorial do Gerenciando blog que ensina também algumas formas de inserir marca d'água de texto em suas fotos.

Mais alguns artigos úteis:
Aprenda como inserir um alerta anti-plágio ao final de suas postagens
Como registrar e proteger seus posts
Tire suas dúvidas sobre plágio
Punições aplicadas em casos de plágio

Quando o plágio ocorre no Facebook em muitos casos configura inclusive estelionato pois é assustador a quantidade de fanpages e perfis que se apropriam de fotos de artesãs e de outras profissionais e publicam como se aquele produto fosse criação própria.
O cliente compra e recebe algo muito diferente da foto; estelionato define.
Veja aqui como denunciar ao Facebook:
Não ao plágio- Receitas da Cyn


Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

158 comentários , comente também!

  1. Muito boa essa dica e vale mesmo. Agorinha mesmo estava mandando teu link pra uma amiga, para ensinar o link oculto! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Elaine, obrigada mais uma vez.
    Bloqueios instalados e funcionando :)
    Não acredito que irão atrás das fotos no google imagens, pq é muito complicado para a cabecinha de quem prefere só copiar e colar.

    Humpt!
    Sou vitima dessa especie !





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Luciane, eles preferem coisas simples e rápidas...

      Excluir
    2. Esse texto e um pouco mais de experiencia me seria útil há alguns anos atrás. Relato o que aconteceu comigo nesse texto, incluindo alguns dos meus textos plagiados (os que consegui encontrar) sendo atribuídos a autores desconhecidos, ou até mesmo à grandes nomes como Mario Quintana: http://devehaveralgumacoisa.blogspot.com.br/2014/09/lost.html

      Obrigada pela enorme ajuda!

      Excluir
  3. Oi Elaine,

    Muito obrigada por compartilhar estas dicas tão úteis para nós que temos blog! Eu já uso o bloqueio do botão direito e agora vou acrescentar o bloqueio da seleção de texto que você recomendou.
    Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Elaine, essas dicas são boas para intimidar o plagiador. Pois algumas vezes são pessoas leigas. Vão no texto, não conseguiram mover o mouse, vão embora.

    Mas infelizmente, ainda existe o printscreen - Que dá pra gravar a tela. Dele não podemos escapar, principalmente de gravar as imagens.

    E é verdade. Mesmo que no post estejam imagens bloqueadas, como ja vi por aí, na pagina do google image, você tem como salvar.

    Enfim, dá pra nos prevenirmos aqui e ali, mas não escapamos inteiramente de todas as cópias, é contar com a sorte então.

    Beijos

    Teresinha Nolasco

    ResponderExcluir
  5. Oi,Eliane! Obrigada pela dica.

    Pior é que além do meu blog,eu também sou colunista em outros saits. E também tenho uma parceria com outro blog no qual trocamos post no mês...

    Eu já havia ouvido falar nisso,sendo que achava que tendo a minha autorização,não teria problemas. Nesse ponto quando autorizamos,não deveria ter problema,afinal também é uma ótima forma de divulgar o blog de ambos,mas claro com se tem autorização. Deveriam criar um código,no qual identificasse se foi autorizado ou não,mas que também não fosse clonado,rsrsrsr...

    Beijos

    Lumara Diniz
    www.admabrangente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Menina, você sabe tanta coisa rsrsrs
    Cada dia melhor! Admiro demais seu trabalho.
    Vou querer esse também, não para agora, mais tarde.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente essa coisa do copiar e colar é prática cada vez mais constante... eu não entendo porque as pessoas, se usam uma imagem, não postam pelo menos o link de onde copiaram, se gostam de um texto, desenvolvam o assunto no próprio blog e se quiser citar algo do texto alheio, custa pedir pro dono se é possível copiar um trecho (e creditar) pra iniciar, ilustrar ou fechar o seu próprio texto?

    Mas povo tem uma preguiça de pensar, de tirar suas próprias conclusões e observações sobre as coisas.... é um tal de sair divagando sobre a teoria alheia e, de preferencia, postando a própria teoria alheia. Tão mais fácil parecer legal ou inteligente através do outro.

    Em relação a bloquear o conteúdo pra cópias, até onde sei, na verdade se dificulta, mas não impossibilita. Quem tem o tal 'inspecionar elemento' pode copiar.

    E depois, eu já vi até print de texto em blog (joguei uma frase no google, vi de onde era, fui checar e o blog não permitia o tal copiar pelo botão do mouse...então a pessoa usou o print...pode isso, Eliane???


    ResponderExcluir
  8. Já coloquei em prática no meu Blog!!! Muito obrigada.

    truquedemake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Elaine, queria te dizer que por varias vezes tentei denunciar fotos roubadas no facebook e nada aconteceu.
    Até ontem ...

    Segui o tutorial Receitas da Cyn e a foto foi retirada.
    Obrigada por mais essa,

    Ver meu trabalho sendo oferecido por outra pessoa me incomodava demais.

    Bjins

    ResponderExcluir
  10. Elaine, segui suas recomendações e deu tudo certo... mais uma vez agradeço sua generosidade em partilhar essas informações, já disse uma vez e repito, você é fera... Deus te abençoe!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. Como sempre um bom texto com dicas impagáveis. Beijos Elaine, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine, teve uma época que eu queria colocar esses recursos no meu blog, lembra? Até pedi para vc! Mas dps eu msm percebi que se fizesse isso estaria caindo em contradição uma vez que possibilito aos leitores imprimirem as receitas, mas agora o Vivendo não é um blog exclusivamente de culinária, abordo outros assuntos e por isso preciso repensar essa atitude! E vc tem alguma informação sobre o MyfreeCopyright? Ele ainda continua não registrando as postagens!
    Ótimo fds pra vc! :))
    Bjssss
    viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sileni, eu tenho recebido os emails do MyFreeCopyright normalmente depois que refiz o cadastro.
      Sugiro que refaça caso realmente nçao esteja recebendo, mas mesmo sem receber os emails o registro continua sendo feito, tá?
      Ah, se refizer use outro email pois será outra conta.
      bjssss

      Excluir
  13. Oi, Elaine. Esta é primeira vez que faço um comentário, por pura distração, já que na primeira vez REAL eu não estava logada e perdi tudo o que tinha escrito no comentário, então fiquei furiosa comigo mesma e desisti. Mas não de ler seu blog e ser seguidora. Estou levando o seu para o meu, também. Parabéns e muito obrigada pelas dicas. Vai aqui uma pergunta: será problema no meu navegador (uso o Firefox), porque ao copiar o código para bloquear o botão direito do mouse e colar no modelo, o código vem cheio de probleminhas, então fui forçada a copiar uma por uma das linhas, daí deu certo. Como estou iniciando, queria alertar porque pode ser só comigo ou com todos que tentarem. Cliquei direitinho no botãozinho para copiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jocelia, pode ser algo em seu navegador sim porque este código é exatamente o que eu uso e nunca deu erro.
      De todo modo obrigada por compartilhar, talvez mais pessoas tenham o mesmo problema.
      beijossss

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Muitoooo bom,acompanho seu blog sempre!!

    Elaine eu não consigo mexer com estes códigos já tentei mas não consigo entender...

    Por favor,onde posso aprender de modo efetivo e simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thays, eu não sei dizer... mas sugiro que leia e releia até assimilar.
      Este é o modo mais simples que conheço para ensinar.
      Persista, uma hora você se acostuma e vai tirar de letra.
      bjssss

      Excluir
  16. Oi Elaine,

    Muito obrigada por compartilhar conosco estes meios de proteção!
    E não é que fui seguindo as instruções e deu tudo certinho, pelo menos temos mais um blog protegido!
    Se quiser me visitar fique a vontade: http://bycarlamartins.blogspot.com.br/

    Um grande beijo e um ótimo final de semana!
    Carla

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela explicação. Penso que consegui fazer direitinho apesar de não entender nada destas coisas. Gosto de escrever contos e como não tenho possibilidade de publicar um livro sempre os publico no blogue. E já uma vez tive o desgosto de ser plagiada. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Elaine,

    Relutei pra não fazer isso, mas não tem jeito. Quero bloquear pelo menos as minhas imagens.
    Estou sem tempo, e sem paciência de fazer essas coisas. Já enviei um e-mail solicitando os seus serviços.
    Aprendi muito com seus posts, mas chegou a hora de pedir sua ajuda profissional.
    Aproveito pra lhe desejar um lindo Domingo. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Seu tutorial é perfeito, informativo e completo. O plágio é muito chato e sem dúvida não há outra palavra para essa atitude além de desrespeito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada pelas dicas Elaine! Já inseri direitinho os códigos no meu blog!
    Beijo e bom começo de semana!
    Sil

    ResponderExcluir
  21. Eu tb tô nessa... Sempre você Elaine, que salva a gente rsrsr Mesmo sendo um blog de receitas que podem (e devem) ser copiadas, isso não quer dizer que a pessoa possa plagiar, isso é outra coisa. Eu mesma mando as receitas quando me pedem, dou os links, ensino o caminho das pedras. Mas o pessoal abusa!! Essa história de trocar link então?? Teve gente que usou isso para publicar meus posts assim que eu postava, me deu muita raiva. Daí a gente tem que tomar medidas extremas, sabe? Falar em advogado, que vc sabe o IP da pessoa e por aí dá pra achar até o endereço... Aliás todo cuidado é pouco quando a gente compartilha informações. Quanto ao face, eu vou cada vez menos, tenho cansado dele. Alterei meu perfil para fan page do blog e pelo menos agora eu não vejo um milhão de bobagens o dia todo. Posto o que me interessa, quem quiser ler, tá lá. Eu não sei qual será o futuro da internet se a gente continuar desse jeito. Já ouvi dizer por aí que o google anda pensando em novos widgets de segurança, mas temos que esperar para ver se realmente vão sair do papel.

    Ufa.

    Obrigada por ensinar, compartilhar, ajudar...

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Não consegui copiar os códigos :(

    ResponderExcluir
  23. Olá Elaine, como vai?
    Sigo suas dicas sempre! Já fiz o bloqueio...

    Você já escreveu sobre como ocultar gadgets no blog?
    Instalei um gadget de paginação, mas aparece uma barra sem título no fim da página, gostaria que não aparecesse.

    obrigado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine.
    Hoje você me salvou com a dica sobre o site OPROMO.
    O meu blog e o de várias conhecidas estavam com este problema.

    Compartilhei sua dica que a Fernanda Reali indicou no facebook.

    A dica está lá no meu blog, devidamente direcionada a você.

    Tentei te adicionar no facebook mas não consegui.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com
    http://www.facebook.com/filha.dejose

    ResponderExcluir
  25. Muito muito muito obrigada! Estava louca pois meu blog estava sendo plagiado direto!!! Sem contar que é chato demais isso! Amei!! muito grata por isso!!!

    ResponderExcluir
  26. Eu tinha um código que bloqueava totalmente as cópias, mas gerou problema na hora de postar comentários, pois eu uso o Intense Debate. Algumas pessoas reclamavam que não conseguiam comentar mais. Aí, acabei tirando, deixei um código que bloqueia somente o botão do mouse.

    Não gosto de cópias, mas já encontrei meus textos plagiados por aí. É complicado demais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Olá, Elaine.

    Não sei se poderia me ajudar, mas gostaria de mudar o e-mail que uso para entrar no meu blog.Como eu faço? Já criei outro e-mail e tentei no "adicionar autores", mas mesmo depois de enviado e aceito o convite, o novo e-mail (ou novo autor) não aparece logo abaixo do e-mail de administrador em meu blog... Realmente não sei o que estou fazendo de errado.Agradeceria se puder me ajudar, pois penso que meu blog está sendo invadido, já que uso o mesmo e-mail para login e para contado com meus seguidores.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parole, o caminho é este mesmo: convidar seu outro email, logar nele, aceitar o convite, voltar ao email que convidou e conceder ao email convidado o privilégio de administrador.
      Daí é só revogar os direitos do email original.
      Certo?
      bjssss

      Excluir
    2. Bom dia!

      Voltei para dizer que depois de muitas tentivas consegui mudar meu e-mail de acesso ao meu blog.As vezes um pequenino detalhe nos tutoriais faz toda a diferença para quem é leiga como eu.Como estava como as duas contas abertas no meu navegador o processo não se concluía... Bastava para isso, depois de enviado o convite, sair da primeira conta, aceitar o convite na segunda e voltar para a primeira, fazer o login novamente que estava pronto. Agora fiquei mais tranquila quanto a minha conta.

      Parabéns pelo blog.Estou sempre lendo e gosto muito.

      Excluir
  28. mim passa esse codigo ai que vc tem no topo quem boa tarde obrigado pela companhia mim passa pelo meu e-mail izaisfrancisco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Elaine....

    venho lendo o seu blog para tirar algumas dúvidas que tenho e as dicas são ótimas e essa do bloqueio também é muito boa. Fiquei um pouco perdida mais vou continuar lendo até entender.

    Grata pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  30. Olaaaa....
    Adorei suas dicas!
    MAs não to conseguindo clicar no primeiro botão que aparece nos códigos....da um erro! E agora? Como faço pra copiar??
    Beijos e parabéns!
    Neyde Rodrigues

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigada! Eu estava em busca desses códigos. Parabéns pelo blog!



    http://cao-bastardo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eliane, nosso blog agora está protegido, graças a você!
    Gratas!!!

    Seguindo para te acompanhar, sempre.

    ResponderExcluir
  33. Obrigado Elaine.. estava precisando acredita que vi em um blog a minha postagem unica coisa que a menina mudou foram as fotos.. :(... com todo o tempo que levo pra escrever e talz... :(.. va ben obrigado de cuore! bjs ;)

    ResponderExcluir
  34. Adorei seu blog!! Estava precisando deste tutorial mesmo hehehe' ... achei em um outro blog mas ele não tinha o código que bloqueava o Arrastar e Soltar. Muito obrigado, deu certinho no meu!! :)

    ResponderExcluir
  35. Adoreeei, meu blog é novo e me ajudou mt, e realmente nada pior do q plagio, tenho certeza q ajudou outras pessoas! Parabéns.

    ResponderExcluir
  36. Ainda quanto ao plágio: realmente é horrível quando nos debruçamos à frente do computador para escrever nossos artigos, e descobrimos que pessoas plagiaram nossa obra.

    ResponderExcluir
  37. Oi Elaine, tudo bem?
    Suas dicas são ótimas, parabéns. Mas essa dica tão importante não estou conseguindo colocar em prática.
    Você pode me ajudar?
    Bjs
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  38. Adorei, melhor que assistir um monte de vídeo no you tube, vc acredita que vivem danificando meu blog, que gentinha sem criatividade, agora vamos ver se melhora né?
    já estou te seguindo ,visita meu blog tbm,e obrigada msm!
    super bj

    http://cantinhodasdondokas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Ahh! Encontrei um erro. Usando a opção de não poder selecionar, não conseguimos usar também a caixinha de pesquisa =[

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, não é erro, é assim mesmo.
      Mas apenas no Firefox. Chrome e Explorer a caixinha funciona normalmente.
      bjssss

      Excluir
  40. Oi, bom só passei aqui pra te agradecer rsrs já tava ficando maluco com essas porcarias de plagiadores, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Adorei as dicas, mas achei elas um pouco confusas na hora da execução, que tal um video tutorial, na parte de colar os códigos? >.< Me ajudaria muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanelly, assim que possível eu sigo sua dica.
      bjssss

      Excluir
  44. Muito bom. Tinha perdidos os códigos que eu tenho sobre isso e esse foi o melhor blog que eu achei para me ajudar.
    vlw :D

    ResponderExcluir
  45. Cara Elaine, recebi a seguinte msg ao tentar salvar o modelo:
    Erro ao analisar XML, linha 6, coluna 25: The entity "nbsp" was referenced, but not declared.
    No códio do Bloqueio do botão direito do mouse...
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  46. Muito obrigado, suas informações foram de muita utilizade!

    ResponderExcluir
  47. Obrigada Elaine, sou fã dos seus posts e estou aprendendo muito aqui no seu espaço. Vou continuar lendo para aprender mais. Fiz e deu super certo. Abraços e fique em Paz. Jana (=

    ResponderExcluir
  48. Ótimas as dicas! Funcionou!
    Gostaria de saber como colocar uma mensagem, tipo "NO!" em var mensagem, para aparecer quando a pessoa clicar com o botãio direito do mouse.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que existe, mas eu não tenho o código. É que não gosto de janelas pop up que abrem, em geral pesam demais no carregamento do blog.

      Excluir
  49. Olá Elaine,
    Fui ao vídeo para aprender a inserir a marca d'água, mas eu não tenho esse programa Photoscape. Tem como baixar grátis este programa ou fazer a marca d'água sem esse programa?
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, você pode baixar o programa gratuitamente no Baixaki.
      bjssss

      Excluir
    2. Muito obrigada Elaine!
      Um ótimo domingo para você.

      Excluir
  50. poxa não acertei fazer me ajude que vou te ajudar também
    meu email e redetapajosnoticias@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. poxa não acertei fazer o bloqueio e estou precisando muito disso por favor me ajude meu amigo que eu também vou lhe ajudar meu e mail e redetapajosnoticias@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. É um ótimo post, utilizei todos =D já vai ajudar mtooo, mas o arrasta e solta para imagens não funciona!
    bjs lindona
    www.cantinhodopoderfeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Perfeito, adicionei ao meu blog de downloads e ficou excelente.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  54. Não consegui colocar mais de um código :(
    Alguém me ajuda??

    ResponderExcluir
  55. Achei essa dica mara.
    Agora ficou uma dúvida: e se eu quiser permitir a copia de um determinada item apenas em uma postagem? Uma imagem, um quadro link me... como faço?

    Abração.

    ResponderExcluir
  56. Adorei ! Muito obrigada mesmo,usei nesse blog aqui,visite aí pf: http://docessonhosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Elaine, socorroooooo! Fiz o esqueminha de bloquear a cópia de texto, mas mudei meu modelo do blogger e toda vez que estou escrevendo um post eu não consigo copiar meu próprio texto quando estou editando o post. Eu voltei no html para tirar esses códigos que você nos passou e não acho de jeito nenhum. Não tem código pra reverter isso?
    Obrigada pela atenção!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mah, eu copiei seu texto normalmente, então acho que não há bloqueio algum.
      Tem certeza?
      bjssss

      Excluir
  58. Elaine. Super obrigada! Sua dica me ajudou bastante!! Adorei o seu blog e já estou seguindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  59. Excelente funcionou direitinho,parabéns!

    ResponderExcluir
  60. Elaine, Amei!!! Funcionou direitinho no meu blog, esta de parabéns!!!
    http://belezzamorena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  61. Querida Elaine
    Fiz no meu blog e deu tudo certinho!!!
    Muito obrigada por compartilhar conosco seu precioso conhecimento!
    Beijo

    ResponderExcluir
  62. Eliane, fiz no meu blog e deu tudo certo!
    Obrigada pelo ótimo tutorial, super simples porém muito eficaz. Salvou minha vida hehehe.
    Beijão e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  63. Muito obrigada Elaine, Você me ajudou bastante. Funcionou direitinho no meu blog.

    ResponderExcluir
  64. Olá.
    Gostaria de informar se usar apenas os dois comandos como sugerido acima (bloquear a seleção de texto e o botão direito do mouse) ainda é possível copiar o texto através do comando de selecionar tudo. Então, para garantir, o ideal é colocar também o bloqueio do Crtl C.
    Abraços.
    http://investirjuntos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  65. Elaine outra vez muito obrigado me ajudou muito !! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  66. OLÁ BOM DIA ADOREI A IDEIA, É POSSÍVEL FAZER ISSO EM PÁGINA DE FAN PAGE DO FACEBOOK,ALGUÉM AI SABE SE É POSSÍVEL!

    ResponderExcluir
  67. MUITO BOM! MAS É POSSÍVEL FAZER ISSO EM POSTAGEM DA MINHA FAN PAGE DO FACEBOOK? ALGUÉM SABE SE É POSSÍVEL? OBRIGADO AGUARDO UMA RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  68. Muito bom! Peguei o código 2, pois quero bloquear apenas meus posts! Adicionei meu blog na sua galeria e te linkei no meu GB!

    ResponderExcluir
  69. Hahahaha,vou copiar!
    Brincadeira!
    Adorei o post e estava procurando para colocar em meus Blog's. Obrigada pela ajuda.^^

    ResponderExcluir
  70. funcionou realmente. bgd !
    techdown.co.vu

    ResponderExcluir
  71. Olá, gostaria de agradecer pelas dicas que utilizei para reformular meu blog. Muito obrigada por disponibilizar ajuda para os demais blogueiros.

    ResponderExcluir
  72. Oi Elaine, bom dia!
    Hoje eu senti na pele o que é ter um texto seu inteirinho plagiado!!! Fiquei estarrecida! Até os nomes dos meus amigos que citei no post a pessoa copiou! Affff
    Agora coloquei estes recursos que vc ensinou e deu super certo! O problema é que tem a opção da pessoa imprimir o post e por lá dá pra ela copiar tudinho! Tem alguma solução pra isso ou só tirando mesmo a opção "imprimir"? Pena que no Firefox a cx de pesquisa não funciona com estes recursos instalados! :(
    Eu pedi para a pessoa retirar o post do ar, mas caso ela não faça isso tem como denunciar, né?! Vou ficar mais um pouco por aqui e aprender mais a fundo essa coisa de plágio! É mt ruim!!! :(
    Bjs e obrigada! =)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  73. Muito obrigada pelas as dicas, vão ajudar bastante \o/
    A Beautiful Lie

    ResponderExcluir
  74. Querida Elaine... Quando o assunto é plágio... Eu volto aqui e leio e releio a sua série de postagens sobre o assunto e sigo suas dicas à risca!!! Costumo dizer que, quem plagia tem problema de FIO (falta de inteligência nos olhos!!!) kkkkkkkkkk... Porque não é possível!!!! Tem gente que de preguiça de pensar... copia o nome do blog e também o conteúdo dele! Sim!!! Zapeando na internet, usando a sua dica do Google Imagens (recurso da câmera fotográfica), descubro um blog com o mesmo nome do meu e que tinha, adivinha??? Tinha postagens idênticas ao do meu blog!!! Mas o que dá raiva mesmo... é ver fotos dos meus trabalhos, da minha sala de aula e textos meus, publicados em outros blogs sem autorização, conhecimento e pior de tudo, sem créditos!!! Olha, não tá fácil... vc fazer um trabalho diversificado, de qualidade e autoral...
    E sem querer vc acaba descobrindo o plágio... o plagiador nem se dá ao trabalho de modificar nada!!! E a gente reconhece de cara a nossa marca, o nosso trabalho! Tá tenso!!!
    Um abração para vc!!!!

    ResponderExcluir
  75. ALGUMAS FOTOS DO MEU BLOG ESTÁ SALVANDO COMO TEXTO, COMO REVERTER ISSO? OBRIGADO E PARABÉNS PELO POST

    ResponderExcluir
  76. Perfeito, dá super certo no google chrome e no internet explorer, tmbm dá certo no mozilla fire fox porém no mozilla está bloqueando minha caixa formulário de contato, minha caixa de pesquisa e o tradutor, não sei como resolver isso. Quando dou um clique com o botão esquerdo do mouse para preencher os campos o cursor do mouse não funciona e não consigo digitar. No painel do blogger no fire fox fui em layout e exclui as caixas e as adicionei novamente, deu certo, elas voltaram a funcionar então quando tentei selecionar e copiar alguma coisa do blog para testar se estava tudo ok, o bloqueio não estava mais funcionando. :( pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para solucionar pelo menos o problema do bloqueio indesejado da minha caixa de formulário de contato, eu criei uma página e inseri nela o código de uma caixa de formulário personalizada que funcionou bem em todos os navegadores. porém ainda estou com o problema do bloqueio indesejado da caixa de busca/pesquisa do blog e da caixa do tradutor no mozilla fire fox.

      Excluir
  77. Boa noite Elaine. Apliquei sua dica ao meu blog. Como faço para saber se está funcionando?

    ResponderExcluir
  78. Há uns anos atrás e com um pouco menos de experiência, esse seu texto me seria muito útil!
    Aconteceu comigo de ser vítima de plágio, e depois encontrar alguns de meus textos através da web sendo atribuídos à autores desconhecidos, e também à grandes nomes como Mario Quintana.
    Eis um post que conto o que aconteceu, e tento trazer a mim novamente os meus textos: http://devehaveralgumacoisa.blogspot.com.br/2014/09/lost.html

    Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  79. Oi Eliane, sou eu novamente. Tenho uma dúvida: Eu sempre usei e uso o Google Chrome, a personalização completa do meu blog foi feito com ele, eu nunca cheguei a ver como o meu blog é visto em outros navegadores, até que eu baixei o Mozilla para testar.

    O meu blog no Mozilla fica tudo ok, porém o bloqueio dele contra cópias (seleção de texto) não está bloqueado lá, mas no Chrome fica. Você tem alguma dica de como corrigir isso e deixar o Chrome igual ao Mozilla? Até mais e obrigado.

    ResponderExcluir
  80. Oiee, queria colocar esse codigos no meu blog... mais não sei onde colar :(

    ResponderExcluir
  81. Eu não tenho palavras para descrever o teu blog!
    Sou de Portugal e nunca percebi muito disto do HTML (sem ser na altura do HI5) e não tenho palavras para explicar!
    Espero que um dia me dês autorização para te fazer uma entrevista para o meu Blog para também divulgar, pois o que tens aqui é um EXCELENTE trabalho, e graças a ti consigui fazer mil e uma coisas *.*
    Obrigadaa!

    http://wordsofsophie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  82. Coloquei os códigos mas não funcionou!!! Pode me ajudar? POR FAVOR??? Quanto você cobra?
    Envie os dados para servadosenhor-2010@hotmail.com por gentileza! GRATA.

    ResponderExcluir
  83. Muito obrigada pelas dicas! Bloqueei meu blog com sucesso :)

    ResponderExcluir
  84. Muito obrigada ! Eu tenho um blog de contos eróticos e agora que eu fiz maratona mensal de postagem, eu fiquei com medo de cópias.
    Obrigada por tudo ! <3

    ResponderExcluir
  85. Um muito obrigada, aqui de portugal. Estou iniciando o blog, mas vou fazer assim, para ficar descansada.
    Beijinhos. Ana

    ResponderExcluir
  86. SHOW DE BOLA AS DICAS E O BLOGUE TAMBÉM É CLARO, PARABÉNS ELAINE!

    ResponderExcluir
  87. Oi Elaine, tudo bem?!
    Meu blog carrega as imagens com https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url= porém quando clica nas imagens não tem como salvar e o Google não está conseguindo "ler" minhas imagens elas abrem como arquivo "p.txt", fiz um teste hoje no primeiro post com imagens do Picasa e funcionou, mas baixando direto do Blogger não dá, sabe me dizer o que pode estar acontecendo? Caso for complicado, e souber como resolver me informe, vou solicitar um orçamento contigo, realmente estou precisando muito resolver isso o mais rápido possível.

    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, não faço ideia.
      Se você faz o upload se suas imagens direto pelo editor de texto do Blogger iso não deveria ocorrer, mas se usa word, ou WLW pode ser essa a causa do problema...

      Excluir
  88. Olá elaine, como coloco esse box para disponibilizar que a pessoa copie o texto ??obrigada,ótimo post

    ResponderExcluir
  89. Tenho novamente te parabenizar pelo ótimo blog, pelo menos a mim vc tem ajudado muito.
    Meu blog ficou do jeito que eu queria sem precisar gastar horrores com design.
    Parabéns.
    Bjs
    www.bloglindacor.com.br

    ResponderExcluir
  90. Adoro suas dicas e tutoriais, uso muito em meu blog. Parabéns pelo seu trabalho.
    Um beijo.
    www.guriadecopas.com

    ResponderExcluir
  91. Gostei muito da sua postagem. Essas informações foram muito úteis para mim. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  92. Valeu, eu adoro passar aqui pq sempre encontro tudo que preciso <3 muito obrigada mesmo!

    Parabéns pelo trabalho! | http://um1diariogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  93. Muito obrigada pela dica! Acabei de bloquear o "copiar" do meu blog de poemas. Passei por caso de plágio e fiquei muito triste.
    ♥ Blog da Mirez

    ResponderExcluir
  94. Olá. Estou começando a criar um blog e ando acompanhando várias dicas que você posta aqui, e estão me ajudando bastante! Parabéns pelo seu trabalho :)

    ResponderExcluir
  95. Oi Elaine!
    Acompanho sempre seu blog e seus tutoriais já me ajudaram muito.
    Sobre esse especificamente, eu estou encontrando problemas... é que quando coloco o código de "bloquear seleção de texto" antes (ou seja, logo acima de head) do "bloquear botão direito" ele funciona (cumpre seu papel), no entanto, o espaço para colocar o e-mail e assinar o feed do blog fica sem funcionar (não dá pra clicar dentro da caixinha). Quando eu inverto a ordem - coloco o "bloquear o botão direito" antes (logo acima de head) e o outro código depois, a caixinha para assinar o feed do blog volta a funcionar normalmente, porém a seleção de texto não é bloqueada e, consequentemente, o "ctrl c+ ctrl v" fica à disposição pra quem quiser copiar... Já tentei inclusive colocar só os códigos de "ctrl c+ ctrl v" e o do "bloquear o botão direito do mouse"; mas mesmo assim não funcionou. Só o que funciona perfeitamente é o bloquear botão direito. O que eu posso fazer? Gostaria muito de bloquear também essa função de selecionar o texto... mas sem interferir em outra funcionalidade do blog. Pode me dar uma luz?rs

    Obrigada, Elaine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, isso não tem jeito.
      No Firefox as caixas ficam mesmo desabilitadas.
      Tem que escolher, se quer os bloqueios ou as caixas.
      No Chrome elas funcionam, até onde verifiquei, mas no Firefox, não.

      Excluir
  96. Olá! prazer, Elaine Gaspareto,meu nome é kin moro no Japão e estou tentando aprender como manusear as coisas lá no blog e personalizar,tentei fazer as duas opções, como você indicou as duas primeiras colei encima da (tag) copiei a primeira dei espaço de uma linha, colei o segundo ,clico em salvar modelo ,mas aparece uma mensagem de ( error),quando der porfavor me responda,desde já agradeço,e parabéns! você tem dicas maravilhosas!!!Vou estudar seu blog pra ver se entendo melhor o que pode o que não pode,e tentar aprender,as coisas que você ensina,é muita coisa...mas gosto muito de escrever,estou gostando muito...forte abraço!

    ResponderExcluir
  97. Oi!!! Elaine Gaspareto , acho que consegui ,porque em nenhum momento escreveu error , e os dois códigos ficaram escritos acima .Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  98. Muito bom esse post!

    Pena que eu falo sobre HTML's e tals, e eles precisam copiar :/
    Enfim, vou usar marca d'água para fotos editadas por mim :3

    ResponderExcluir
  99. Olá Elaine! Queria saber se não tem como bloquear para celular... consegui bloquear pra computador usando esses códigos que vc indicou. obrigada

    ResponderExcluir
  100. Parabéns!!!!
    MUITISSISSISSISSÍSSIMO obrigado pela dica.
    Sucesso e muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  101. Obrigada pela dica tenho um blog de prestação de serviços inclusive de imagens gifs para outros blogs ficara mas difícil para copiarem as imagens

    ResponderExcluir
  102. Ola!
    Apliquei todos os códigos presentes no tópico, mas tendo em conta que cada vez mais existem blogs/sites com versões mobile da pagina e as mesmas possibilitam a copia de informação existirá forma de bloquear a copia também na versão mobile?

    ResponderExcluir
  103. Obrigado, Elaine! Ajudou-me muito! *-*

    ResponderExcluir
  104. Muito obrigada.
    Estou criando conteúdo para meu blog e hoje pesquisando achei o seu e amei.
    É muito chato termos o trabalho de escrever e colocar fotos.Leva tempo ai vem alguém e copia sem trabalho nenhum.Muito obrigada mesmo.Vou acompanhar seu face.

    ResponderExcluir
  105. Funcionou perfeitamente.
    Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda!

    Beijão :)

    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  106. Eliane,
    Eu acabei de te mandar um recadinho agradecendo e tudo mais,
    só que encontrei um probleminha.

    Realmente eu não dá mais pra fazer cópias no pc,
    mas quando eu acesso do celular, eu consigo copiar tudo.

    É assim mesmo ou preciso fazer alguma alteração nos códigos?

    Aguardo seu retorno e obriga mais uma vez :)

    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  107. Excelente dica, Elaine. Muito obrigada. Já apliquei ao meu blog e deu certíssimo.

    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  108. Oi, Elaine! Td bem? Olha... colei os códigos no Blogger só que em cima no alto do meu blog está aparecendo esse sinal: /> e uma linha suave cinza claro. Como faço para retirar isso? Obs: Colei somente os códigos, não colei os títulos dos códigos. Se você quiser olhar para ver como está, o meu blog é esse aqui: www.claudiarosablog.com.br

    Desde já agradeço! O seu blog já tem me ajudado bastante! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, como seu template é externo ao Blogger eu não sei dizer.
      Mas uma dica é: retire os códigos que colocou e veja se o sinal sai.
      Se sair significa que foram os códigos.
      Experimente e me diga.
      bjssss

      Excluir
    2. Olá, Elaine! Obrigada por responder o meu comentário! Sim, quando deletei os códigos sumiu, mas eu resolvi deixar assim por enquanto porque o benefício do código é maior. Como só está aparecendo aquele pequeno sinal, resolvi deixar. Vou entrar em contato com o pessoal do Template p ver se é algum bloqueio de CSS. Mais uma vez agradeço por sua atenção e resposta! Bjão

      Excluir
  109. Olá Elaine!, muito obrigada pelas informações. Acabei de descobrir um texto meu copiado até nas mais ínfimas colocações, sem a creditação devida de autoria! Estou super chateada com isso!!! Usarei suas dicas! Grata mais uma vez!

    ResponderExcluir
  110. Você é fera ficou show aqui!Obrigado!

    ResponderExcluir
  111. Obrigada pelas Dicas já instalei no meu blog.

    ResponderExcluir
  112. Muito obrigado pelas dicas, vou por em prática porque já vi fotos minhas em outros blogs sem respeitarem a fonte e não gostei :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderExcluir
  113. Muito obrigada pelas dica, são otimas e ajudam bastante :)
    Beijinho Eliane

    ResponderExcluir
  114. Muito obrigada, acabei de fazer, esses dias atras encontrei não só fotos da reforma de um móvel que fiz aqui em casa como também parte do texto e claro, sem nem me citar na vida.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  115. Estou usando os códigos e funcionam bem, mas o problema é que quem usa firefox não consegue preencher o formulário de contato,que fica bloqueado também, por favor alguém tem uma solução? Se quiserem ver como ficou com o código o link é esse http://www.caricaturakiart.com.br/

    ResponderExcluir
  116. Conteúdo super precioso!
    Obrigada por compartilhar essas informações com a gente!

    Beijos meu bem!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  117. Muito obrigado Elaine, ajudou muito. O meu site esta realmente do meu gosto, ai como quero evitar copias esse codigo é uma grande quebra galho. Mais como você realmente disse que tem mais conhecimento, eles podem burla facilmente. Mais acredito que a pessoa quando busca algo ela não ira perde tempo tentando desvendar como burla pra obter tau copía. Assim espero kk

    ResponderExcluir
  118. Olá! Eu já usei tantas dicas do seu site que não tem como deixar de agradecer. Obrigada! Seus tutoriais foram úteis demais!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…