Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa, ou sobre como mudar de vida depois dos 40

em 26 de abril de 2013

Durante mais de 20 anos eu trabalhei com calçados.
Comecei bem cedo, aos 14 anos, como ajudante geral em uma fábrica.
Antes disso havia sido empregada doméstica, babá, mas desde cedo percebi que minha vocação era outra.
Depois dessa primeira fábrica, da qual saí somente quando fechou, em 1988, eu trabalhei em muitas outras.
Na última fábrica que trabalhei, dentro da fábrica quero dizer, eu avancei um pouco mais e passei a trabalhar em casa.
Montei um mini ateliê e trabalhei assim por quase 13 anos. Com meu último patrão eu trabalhei por 10 anos, sempre em casa. Eu e minha irmã.
Ainda tenho meu ateliê montado... e minha máquina indistrial. Parecida com essa:
máquina de costura

Acontece que em 2008 o mundo dos blogs entrou em minha vida. Criei este blog, e como sempre fui autodidata, fui aprendendo a mexer, queria saber como funcionava, o que fazia um blog ser assim e outro ser de outro jeito...comecei a estudar.
Li milhares de coisas, mergulhei na linguagem tão própria que o Blogger possui.

Meu cabeçalho de 2010
Perdi dezenas de templates, mexia, errava, acertava, aprendia...e me apaixonava cada dia mais.
Há cerca de 2 anos eu, bem lentamente, comecei a fazer blogs como forma de complemento de renda. Fazia nos finais de semana, de noite. Devagar fui me tornando conhecida, amigas queridas (como a Fernanda Reali por exemplo) começaram a falar bem de mim e o meu espaço foi sendo ampliado. Devagar porém de modo firme e consistente. Uma boa reputação demora para ser construída...

Gastei noites, centenas de horas aprendendo, melhorando, descobrindo meu estilo, meu diferencial.
No começo eu conciliava o trabalho como pespontadeira com o trabalho com blogs.
Mas com o aumento da procura foi ficando cada vez mais complicado conciliar. Chegou o momento de escolher: ou blogs, que eu amo demais fazer, ou calçados, que foram minha vida por mais de 20 anos.

Decidi seguir meu coração e em abril do ano passado entreguei meu último sapato costurado. Avisei meu patrão, ele ficou triste porque eu sou uma das melhores costureiras daqui da minha cidade. E ele me disse que quando eu quisesse voltar bastava um telefonema. De vez em quando ele me liga, dizendo exatamente isso. Então sempre terei um plano B...

Meu cabeçalho do começo  2011

Decidi arriscar, mesmo sabendo que um trabalho freelance como é o trabalho com blogs é muito arriscado.
E nesse meio tempo o meu marido foi diagnosticado com Esclerose Múltipla, então o fato de trabalhar por conta própria se revelou uma bênção pois eu pude estar com ele durante todo o processo de consultas e diagnóstico. Não ter patrão pode ser bom... embora não ter segurança exija um autocontrole muito grande...

Agora que te falei como foi que cheguei até aqui vou te falar sobre o que penso nesse 1 ano trabalhando exclusivamente com blog. Vivendo disso, vivendo para isso. Com todas as alegrias e dores que essa escolha me trouxe.
Para começar, as vantagens:

Eu trabalho em casa. Nada se compara ao fato de não precisar sair de casa, pegar ônibus, etc.
Fico com minhas meninas o tempo todo, preparo almoço fresquinho para o marido, tenho uma otimização do tempo que faz cada minuto render.
Claro que trabalhando com calçados em casa também era assim, então nesse ponto não mudou muito.
Mas agora, de fato, eu faço meu horário pois durante os anos que costurei em casa eu seguia o horário da fábrica, e como muitas vezes tinha ajudantes (cheguei a empregar 5 pessoas!) tinha que cumprir horário, mesmo em casa.

Eu faço algo que amo. Mesmo sendo estressante, mesmo sendo instável, mesmo nem sempre sendo um mar de rosas, eu faço o que amo. E ganhar dinheiro fazendo o que se gosta é um privilégio, agradeço à Deus todo dia!
Meu cabeçalho do final de 2011

Mas como eu disse, nem tudo são flores.
Eu sou muito temerosa em desagradar as pessoas, e às vezes a vida tem uma dinâmica diferente daquela que a gente gostaria. E o trabalho se atrasa, como nessas últimas 3 semanas, onde eu tive um monte de problemas, depois tive dengue... então as coisas se acumulam e nem sempre as pessoas entendem.
Trabalhando assim a gente de vez em quando recebe emails agressivos, e eu detesto agressividade e pressão. Felizmente estou aprendendo a impor limites.
Já defini pra mim mesma meus limites e isso ajuda muito.

Também é complicado trabalhar sozinha. Não ter com quem conversar é ruim. Às vezes passo a semana toda sem ver ninguém além do meu marido. E chego a passar 7 dias sem botar a cara na rua...

Outra coisa complicada são os horários.
No começo, na tentativa de atender todo mundo, eu varava a madrugada, cheguei ao ponto de dormir menos de 4 horas por noite.
Cheguei a não parar nem pra comer, a encomendar marmitex porque não dava tempo de fazer almoço. Minha casa de pernas para o ar por falta de limpeza e organização, sem sábado nem domingo, 16, 18 horas seguidas.
Como não podia deixar de ser, não estava feliz e minha criatividade ficou comprometida.

Agora, quando completo 1 ano de dedicação total à minha nova profissão, eu mudei algumas coisas, a maioria em minha cabeça.
Não trabalho de manhã. Reservo esse tempo pra minha casa, pra mim, para meu blog. Hoje fiz bolo de chocolate e quando marido chega, às 11 horas, o almoço está prontinho. Exceto se algo inesperado ocorre.
Eu tento responder todos os emails, mas sei que nem sempre consigo e peço que me desculpe se fiquei devendo uma resposta...
Estou tentando, eu juro.

Também não trabalho mais aos finais de semana. Dedico esse tempo a aprender, estudar, me aperfeiçoar naquilo que me propus fazer. E a passear, descansar, pensar...
Entendi que nem sempre as coisas serão como eu desejo. Aprendi que nm sempre as pessoas retribuirão educação e gentileza com educação e gentileza. Aprendi que há gente que não paga suas contas. Aprendi que na vida virtual, assim como na vida real, há pessoas não-confiáveis.

Quer saber?
Tô amando ser capaz de começar uma profissão completamente nova, que me deu a chance de conhecer gente de lugares distantes, de fazer tantos blogs bacanas, de entrar em um mundo tão diferente do meu... sou muito grata a cada cliente, a cada pessoa que confia em mim, que entrega seu blog em minhas mãos, que confia em meu trabalho e em minha capacidade.
Prometo melhorar e me aperfeiçoar cada dia mais!


Aos poucos estou organizando minha vida virtual, e em breve chegará o dia que darei conta de tudo sem decepcionar ninguém e sem me sentir frustrada e/ou sobrecarregada.
Mudar de vida aos 40 anos, de ritmo e de profissão, não foi fácil.
Mas tem sido muito bom, e eu estou descobrindo que quanto mais eu faço, mais eu melhoro. Não há nada que eu não possa fazer. Se não sei eu aprendo. Se não existe, eu invento.
Ainda há muito que fazer, muito a aprender, outro tanto a ensinar.
Afinal, sou apenas uma menina de 40 anos começando uma profissão...

Quer conhecer alguns dos meus trabalhos?
Acesse meu portfólio:



Quer concorrer a um template personalizado por mim, com 1 ano de domínio pago? Veja aqui como participar!






Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

55 comentários , comente também!

  1. Vc disse uma coisa que penso diariamente, uma das desvantagens de trabalhar em casa, é que se torna um trabalho solitário, sem ter com quem dividir problemas ou progressos, sem ninguém pra falar "a mesma língua"...essa parte eu não gosto!!!rs
    bj

    ResponderExcluir
  2. Elaine, trabalhar em casa é ruim e é bom,
    Meu marido trabalha em casa, tento fazer a convivência agradável ...
    Mais sei lá, acho tão difícil 24 horas dentro de casa, a pessoa não vê gente diferente, não respira ar diferente.
    Aixx ou será eu que ando de saco cheio ?
    Enfim, cê num quê cuidar do meu bloguinho ?
    Ando pensado em mudar, diferenciar, melhorar ...

    ResponderExcluir
  3. Ohwn... que lindo Elaine, pra variar! Quase sempre você me faz chorar... e ficar feliz ao mesmo tempo!!! =) Você sempre será minha eterna "bombril", e vou te dizer uma coisa que meu esposo sempre me diz: "agradar uma mulher é difícil, agradar várias é impossível"!!! kkkkkkkkkkkk É... no mundo virtual as vezes a gente se decepciona também... igualzinho no real. Mas faz parte, né? Prefiro lembrar das pessoas maravilhosas e especiais que esse mundo virtual também traz para perto... como você! Estás sempre nas minhas orações, mesmo que com poucos recadinhos que hoje deixo por aqui... e sei que entende! Sempre será minha guru mais que especial! ♥ Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Realmente vc é uma guerreira... Parabéns, sucesso sempre na sua vida é o que desejo a vc...
    Uma amiga querida Lia Agio me indicou vc...
    Adorei ler sua história é incentivadora...
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Uma menina de 40 aninhos e cheia de vida, adoro seu blog, gosto de como "fala" com as pessoas daqui, como explica as coisas que a gente percebe que é de coração e respeito mais ainda você depois de ler tudo isso. Eu estou chegando nos 40 e ainda passo por momentos sem saber para que lado ir, perdida completamente... e para mim, na idade que estou, isso não me faz bem. Foi muito melhor hoje, estar em seu blog.

    Beijos querida e sucesso cada dia mais.

    ResponderExcluir
  6. Amo seu blog, e adoro ler sua história de vida. Peço que Deus a cada dia a abençoe e seu marido tb !!

    Bjos
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. olá amei seu blog você está de parabéns, bom gostaria que se possível dê uma passada lá no meu blog desde já agradeço a atenção.
    http://donskedar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine! Vejo muitas pessoas inclusive saindo de bons empregos, estáveis muitas vezes e se dedicando a fazer o que gosta. Admiro muito essa coragem. Também trabalho desde cedo, desde os 13 anos. Há vinte sou funcionária pública municipal e não teria coragem de largar, talvez por ter tido uma vida difícil e meu atual emprego me fez melhorar um pouquinho o padrão. Mas adoraria trabalhar em casa e ser dona dos meus horários. Amo seus posts. Boa noite!
    Bjs.

    Jussara
    caminhandonaarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre é tempo de mudar e recomeçar e seguir pelo caminho que nos faz mais felizes. Parabéns pela garra e pelo trabalho que esta mesmo cada vez melhor e mais bonito.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  10. Olá Elaine
    Voce é uma mulher corajosa, desejo-lhe muita felicidade
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. É isso aí Elaine!!!
    É por isso que você é minha "ídola".
    Forte, corajosa e decidida. Dedicada, doce e feliz!
    Obrigada pela inspiração, sempre.
    Beijos,
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Uau, foi uma mudança e tanto. Mas valeu e já completas 1 ano dela. Legal! Desejo que com o aprendizado desse período, agora com mudanças que fizeste, tua vida fique sempre mais legal e tranquila. Boa sorte!!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  13. Trocar um trabalho seguro por algo que não se sabe se vai dar certo,é um risco que pouca gente tomaria aos 40 anos. Exige grande coragem!Parabéns!
    Agora é realmente preciso alcançar esse equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e familiar.Mas você vai conseguir,o ínicio de uma atividade é que é sempre mais complicado e exige muita dedicação para se encontrar "um lugar ao sol".
    Abçs

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Elaine.
    Tenho certeza absoluta que você vai conseguir organizar a sua vida 'inteirinha'
    Você é organizada e linda em tudo o que faz.
    Eu particularmente penso que a vida virtual nada
    mais é que a nossa vida real mostrada la fora.
    E pelo que te conheço do virtual acredito que seja exatamente a sua vida real pois voce me
    transmite sinceridade e honestidade.
    Eu amo ser sua amiga.
    Um beijo e obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Elaine!

    Você é muito corajosa. Adoro pessoas de atitude como você, que são exemplos, para mim. Também adoro trabalhar com isso, e embora não seja tão requisitada quanto você, sei bem o que é querer aprender mais. Começar algo porque primeiro se apaixonou pelo que fez. E, sim já sei tb o que é lidar com pressão e grosseria, faz parte, né? Fazer o que?
    Esses dias eu achei, no Picasa, um cabeçalho que fiz para meu blog anterior, nossa que saudade que deu. Que gostoso lembrar de quando comecei a mexer nisso. E que maravilhoso é, saber que tenho ainda tanto para aprender, porque aprender é bom demais.

    Quero aproveitar para agradecer a sua paciencia comigo. A força que vc me deu, e continua dando, desde lá atrás, quando eu me arrisquei a personalizar também. As indicações. Te parabenizar por esse um ano. Pelos seus trabalhos, que são lindos e ficam cada vez melhores. E dizer que fico feliz por ter sempre seu carinho. Que tenho um carinho enorme. Por que, quem disse que precisamos ser concorrentes, se o sol nasce para todos, né?

    Beijossssssssssssss e sucesso. Sempre.

    ResponderExcluir
  16. Eliane seu nome é superação e vitória!Parabens e muitas bençãos p/ vc!
    seus trabalhos são de artista,eles tem alma.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Elaine...
    Faz alguns anos, aliás 18 anos que trabalho em casa.
    Antes dos filhos nascerem eu tinha um bom emprego com um ótimo salário, mas optei por cuidar eu mesma dos meus filhos e fiquei um tempo como "dondoca". Não deu certo porque não consigo ficar sem produzir. Comecei a fazer camisetas, abrigos, etc... tbm não deu certo. Comecei a fazer lingerie... amei! Tbm sou autodidata e aprendi tudo sozinha. Fiquei um bom tempo nesse ramo. Depois por problemas de separação e todo aquele transtorno, tive que parar com a lingerie. Comecei a ser costureira terceirizada em empresas. E estou até hoje.
    Não é fácil mesmo não e assim como você, tem dias que não coloco a cara na rua. Não sou de sair de casa (é um erro, que estou tentando corrigir). Nesse meio tempo tive depressão e pânico que ainda estou em fase de recuperação (pensei que tinha acabado, mas não acabou). Enfim, concordo com vc que não há nada melhor do que trabalhar em casa... e nada pior também, porque não temos a renda fixa. Tem mês que é bom, tem mês que não é bom. Mas esse risco é necessário.
    Acho que não tem idade pra começar. Se tem vida, tem recomeço.
    E nós, mulheres, temos capacidade de fazer tantas coisas, de dar conta de tudo e ainda sobrar tempo pro essencial.

    Um ótimo fim de semana e um ótimo trabalho novo pra vc, com muito sucesso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ai Elaine, tambem tenho 40 e tô louca pra fazer isso também. Largar meu emprego e trabalhar em casa mas tenho muito medo de não dar certo e o meu problema é que não tenho um plano B...rsrsrs
    Bjo e Parabéns!!!
    Amo passar por aqui e ler aseus posts as vezes até em emociono com suas historias de vida.

    ResponderExcluir
  19. parabéns por mais essa conquista. vc leva jeito pra coisa, faz na melhor intenção, no melhor sentimento. por isso dá certo, o trabalho é notado e tem retorno.

    como tudo na vida, pode ter um lado que cansa, dá dor de cabeça ou confusão. mas a gente puxa a cordinha da descarga, manda tudo embora e segue pra frente. o ruim escoa pelo esgoto.

    vai em frente, Elaine! tudo isso é começo ainda, vc tem mto sucesso no seu caminho. mais que merecido!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Elaine, querida, parabéns pela iniciativa e acima de tudo pela conquista. FAzer o que ama é muito gratificante,e o dinheiro acaba sendo uma consequência. Admiro a sua coragem de se renovar depois dos 40, onde muitas pessoas continuariam só pra continuar na zona de conforto. Continue seguindo seu coração e seja muito feliz.

    BJos carinhosos

    ResponderExcluir
  21. Elaine, que maravilha não é, após os 40 uma mudança tão radical, parabéns, todas as dicas que vc dava eu mudava no meu blog. Bjo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  22. Elaine, parabéns pela sabedoria de mudar aos 40, suas dicas são muito bem aproveitadas! Bjo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  23. Estou finalmente aceitando que não nasci para trabalhar fora, meu negócio é dentro de casa, faço doces para festas, atendo até empresas, nas horas vagas estou aprendendo a mexer com blogs que também me apaixonei desde o primeiro, estudo html e css e estou mais focada no wordpress, por mim eu teria vários blogs mas também estou aprendendo a centralizar tudo num só. Não sei se isso ainda vira uma profissão ou vou ficar apenas no hobbie, só o futuro dirá. Boa sorte e muito sucesso com seu trabalho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Elaine,
    seus textos são tão gostosos de ler...
    E suas histórias, muito inspiradoras!
    Já passei por duas profissões, achando que tinha me encontrado na última (Direito) e vejo que a Internet é um mundo enorme de oportunidades agradáveis.
    Parabéns pela coragem e, acho que vou seguindo o seu caminho...
    Seu trabalho é excelente, você é um exemplo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine, que bom que consegue lidar com as novidades, mudanças escolhidas e mudanças obrigatórias, tudo isso faz a gente crescer, descobrir o novo, ver novos horizontes...Parabéns pela determinação e por sempre procurar fazer tudo com amor e competencia, isso é o que mais falta nos serviços que nos oferecem. Sou fã da sua história de vida!

    Beijos!

    Ah, e o bom de ficar em casa também é a companhia dos amiguinhos caninos tão importantes na vida da gente que gosta de cachorros!

    ResponderExcluir
  26. Certamente você fez a escolha certa. Olha, eu entendo direitinho essa parte da solidão e esse confinamento também não me faz bem. Estou precisando rever algumas coisas também porque sempre amei ficar sozinha, mas parece que depois dos 40 vai dando mesmo uma aflição às vezes e não tenho produzido tanto quando estou só.
    Bjs, minha amiga guerreira e competente demais.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  27. É incrível, não é Elaine,como a experiência do tempo vivido nos traz essa serenidade prá estabelecer limites sem alarde,sem agressividade,e se fazendo respeitar.Parabéns, Bjs.

    ResponderExcluir
  28. amiga, eu gosto de sua garra! gosto do seu jeito de escrever que as vezes emociona...
    Sabe? estou padecendo com uma erisipela aqui... a coisa ta feia...
    reze por mim!!!
    Parabéns pelo post lindo né? como sempre!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  29. É difícil compreender o rumo da vida em alguns momentos.
    Mas de uma coisa não se pode esquecer:Nada é a toa.
    Às vezes,
    o melhor parece ser o pior, e o certo aparenta ser errado, mas tudo faz parte,
    tudo contribui ao crescimento e tem um porquê.
    Viver vai muito além de explicações e ultrapassa todo e qualquer entendimento.
    O IMPORTANTE É SER FELIZ! SEMPRE.
    Deus esteja sempre presente em sua vida.
    Um feliz e abençoado final de semana.
    Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..
    Em tempo::Agradeço o carinho
    das palavras deixadas com tanto amor
    na minha viagem.
    Agradeço de coração ,
    e saiba você é uma parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine, te admiro desde que te conheci e qto mais te conheço mais me apaixono. Você é batalhadora, esforçada, uma artista! É a "Mister M" do mundo dos blogs! rs. Não há problema que vc não resolva, mesmo que não saiba, corre atrás, procura aprender, pelo menos vc me ajudou em tds os problemas que eu tive com o meu blog e só tenho que te agradecer por tudo! Nem sempre a nossa vida toma o rumo que desejamos, mas Deus nos direciona por caminhos mt melhores e se vc chegou aonde chegou é pq Ele já sabia desde sempre que era o melhor caminho para vc e para a sua família, por isso as coisas foram acontecendo de forma que a gente não entende mt bem no início, mas dps um horizonte se abre à nossa frente e tudo fica mais claro!
    Desejo a vc mts felicidades e sucesso sempre! :))
    Bom fds pra vc! :))
    Bjssss
    viveraprendendo.com
    *Participe do Sorteio Risque e Rabisque no Dia das Mães que está rolando lá no meu blog!*

    ResponderExcluir
  31. É verdade Elaine quando se faz o que ama fica tudo mais facil, eu tambem trabalho em casa, sou costureira particular e na parte da manhã faço todas as coisas de casa e trabalho a tarde, estou aprendendo coisas na marra meio auto-didata, e não é facil mais é gratificante.Eu não desejo ser famosa e nem ganhar rios de dinheiro mais quero fazer o que amo (a minha moda) e consequentemente ganhar algum dindin...Deus sabe de todas as coisas por isso que juntamente com seu desejo de aprender algo novo te guiou a trabalhar em casa porque sabia que seu marido precisaria de você...te desejo muito sucesso!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  32. oi Elaine, as suas dicas sobre blogs me ajudam muito meu blog,bom acho que eu li quase todos os seus posts de dicas blogs mais também li muitos posts interessantes e gostei muito! obg um beijão! Alana.

    ResponderExcluir
  33. Olá! Suas dicas são muito boas e ajudam muito pena é que tem muitos termos que eu ainda não entendo.Mesmo assim eu agradeço as dicas.Bom fim de semana.bjs

    ResponderExcluir
  34. Vc é inteligente e determinada, Elaine, e isso é ótimo e faz toda a diferença. A inteligência sem a determinação pode não levar a lugar algum e a determinação sem inteligência... iii... nem é bom pensar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Elaine querida, e pensar que por sua causa eu também mudei de profissão!!!!!
    Sou secretária aposentada e agora sou "empresária" do ramo têxtil! tenho muitas alunas, uma lista imensa de pessoas interessadas em meu curso de costuras - e todas, TODAS, chegaram até mim através do meu blog! do blog que você criou para mim!!!!!
    Eu só tenho a agradecer e a pedir a Deus que lhe dê saúde e ânimo para prosseguir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Elaine vc é de uma fibra invejável! Difícil decisão....Sempre procuramos o que dá mais segurança. Porém ser feliz é essencial! Parabéns pela dedicação aos teus propósitos. Pessoas como vc na são fontes de inspiração. Saúde, discernimento e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  37. Oi Elaine. Sempre que posso leio seus posts que são tão maravilhosos e nos acrescentam tanta informação de uma maneira simples. Sua coragem é admirável, deixou a sua história mais linda e apesar da sua vida ser tão atribulada ainda consegue nos proporcionar ótimos momentos de aprendizagem, gosto muito da maneira como explica, entendo muito bem. Desejo MILHÕES DE BENÇÃOS para voce e toda sua família. Cristina

    ResponderExcluir
  38. Ah que delícia ler seu texto. Você sabe que gosto demais de você. Exemplo para todas nós, com suas conquistas, com sua garra em resolver e continuar ........
    Eu e husband somos aposentados pelo Inss (desgraceira rsrsr), temos que fazer uns trabalhinhos extras para completar muitas coisas que desejamos (simples, mas sonhos). E gostamos do que fazemos. Nós, seres humanos, temos que aproveitar todas as chances que a vida nos oferece e procurar deletar os problemas. Não é fácil, mas sempre temos que tentar. E enquanto houver vida temos que agradecer a Deus e viver da melhor maneira possível. Parabéns pelo seu "novo emprego" rsrs Você já venceu!
    Um abraço para você daqueles bem carinhosos que gosto de dar às pessoas que amo.
    Ótimo finde para vocês da casa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Seu blog é, acima de tudo, uma lição de vida.
    Vc tem coragem. Vai dar certo qualquer coisa que faça, pois se dedica, estuda, entra de cabeça.
    Uma inspiração pra mta gente.
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Eliana querida me identifiquei muito com seu relato. Já trabalhei fora anos a fio, e quando completei meus 45 anos, as dificuldade de se arrumar novo emprego se tornaram nulas. Forçosamente tive que me virar com o que sabia trabalhando em casa, tem seu lado bom, inclusive de se ter a liberdade de não ter que cumprir horários, porém tinha o cumprimento da entrega de encomendas no dia e horarios combinados. Fiz muito bolos e docinhos para festa e procurei sempre ser o mais correta possivel, porém tem seu lado ruim, tomei muito na cabeça, pois as pessoas acham que tem o direito de não te pagar e ponto.Tem seu lado bom e lado ruim, como em toda profissão. Fico feliz por ter te conhecido, pois te acho uma excelente profissional e faço sinceros votos que seu trabalho seja cada vez mais reconhecido e enaltecido, pois como vc mesma disse, temos muito a ensinar, mas temos também muito a aprender e aprendi e aprendo muito com vc sempre. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  41. Olá, Elaine.
    É, na vida tem momentos que exige decisão... e temos que ter coragem para tomá-la.
    Já passei dos 50. Já casei, tive filhos, descasei, passei por momentos difíceis. Já trabalhei em casa, já trabalhei fora, registrada, sem registro... acredito que as coisas na vida da gente vão acontecendo e não adianta fazermos muitos planos, pois ao menor toque, o vento muda e os desfaz. Já vivi bons momentos na vida profissional, tanto em empresa como autônoma. Mas de tudo ficou uma lição: Nada é 100% alegria. Acredito também, que o sucesso da escolha (trabalhar em casa ou fora) deve-se a cada perfil. Mas o que de melhor aprendi, foi que Deus nos dá ótimas oportunidades na nossa vida e com elas, podemos nos sentir úteis e podemos fazer o bem sem mesmo ter essa intensão.Você ja parou pra pensar quanto bem você faz às suas leitoras? compartilhando momentos seus, compartilhando saberes, dificuldades, momentos particulares??? Não foque as pessoas sem educação, mal amadas ou sei lá. Foque as tantas outras que se alegram e esperam sua postagem. O melhor de Deus para você! Fique em Paz. Bjs, ótmo fim de semana "sem trabalho" rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  42. Que lindo depoimento,Elaine!

    Seu blog é excelente e apesar dos contras,é muito gratificante ajudar outros blogueiros.

    Eu tb sou auto didata,Criei blog para mim,site de jogos e aprendi pelo método do ensaio e erro,como vc.

    Coloquei seu blog na minha lista e recebo suas atualizações.

    Meu blog que registrei como vc explicou pelo My Free,só recebi 2 emails deles.

    E o registro são aquelas letras e números?

    E os novos posts meus? Por que não me enviam emails?

    Estou seguindo vc,amiga.

    Espero que me siga tb,visite meu blog e comente,ok?

    Será um prazer tê-la em meu grupo.

    Beihos e lindo fim de semana

    Donetzka

    ResponderExcluir
  43. Corajosa e guerreira.
    Mulheres assim sempre encontram um caminho...por que se não encontrarem elas fazem...
    Amo!!!!
    Boa sorte nesse nova profissão....e mais do que isso sei que tudo dará certo por conta da sua força e determinação.
    Li algo essa semana que já sabemos, mas que temos que relembrar sempre:
    Ninguém entra na sua vida por acaso.
    Tudo é como tem que ser
    E se veio até você é por que você tem o que aprender com determinadas situações
    E quando acaba é o fim mesmo.

    Então, Deus vai nos encaminhando nos caminhos que devemos trilhar, nem sempre florido, às vezes alguns a gente precisa plantar as sementes antes, outros a gente tem que regar, outros cavocar o chão..rss

    Beijos querida....

    ResponderExcluir
  44. É muito bom quando podemos trabalhar naquilo que gostamos e ainda receber por isso!Acho muito bonito sua iniciativa de dar dicas para quem está iniciando na blogosfera e ainda não sabe muito bem, assim como eu rs as configurações de um blog.Parabéns por sua decisão e que Deus abençoe seu trabalho cada vez mais.Bjok

    ResponderExcluir
  45. Boa noite querida amiga Elaine!!!
    Que linda história, me emocionei...
    Você mulher guerreira...Parabéns por tanta dedicação e que Deus continue lhe dando saúde e forças para continuar em seu novo trabalho.
    Aprender e compartilhar é um dom especial.
    E você compartilha tudo o que aprende, gosto muito!!!
    Tenha um domingo feliz e abençoado!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  46. Adorei seu texto, sua vida , sua história. Algumas coisas temos em comum, a coragem de mudar, correr riscos, a persistência, vontade, disciplina. São características imprescindíveis pra quem quer mudar e encarar a vida de outra maneira. Parabéns pra vc! Que venha muito, muito sucesso! Pense que não são muitos que tem essa coragem, essa força! E é muito legal partilhar isso, com certeza dará forças pra outras pessoas. O blog e o artesanato tb mudaram minha vida, hoje sou muito mais feliz tb trabalhando em casa, junto com meu marido e nosso cachorro. Bjs e que sua semana seja muito feliz!

    ResponderExcluir
  47. Quero lhe dar os parabéns por sua perseverança e persistência! Você lutou e conseguiu vencer na vida, mudar sua história, ter um novo caminho!
    Sua história me inspira e me dá forças pra continuar!
    Obrigada,
    Dayse

    ResponderExcluir
  48. Oi, Elaine! Sua história é linda, de coragem e escolhas baseadas em suas verdades. Toda escolha tem vantagem e desvantagens, mas estar fazendo o que gosta, não tem mesmo preço.
    Gostei do que escreveu sobre aprender a impôr seus limites...é necessário para que sua criatividade esteja em dia e divida conosco templates tão caprichados e bonitos.
    Um abraço, amei sua história! Espero que já esteja bem da dengue!

    ResponderExcluir
  49. Uma mulher coragem tanto mais que esclerosa múltipla não é uma doença fácil.
    Que Deus a abençôe e lhe dê sempre essa força para seguir em frente e ser feliz.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  50. Parabéns pelo sucesso!
    Sucesso esse mais que merecido guerreira!
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  51. Òlá Elaine!
    Eu estou sempre por aqui e nem sempre faço comentários, mas hj é diferente. Estou sensibilizada com sua história de vida e de mudança.
    Não é sempre q vemos pessoas competentes abrirem o coração dessa maneira.
    Tb não tenho passado por bons momentos e tenho pensado muito em rever meus rumos profissionais; embora ame minha profissão.
    Ler relatos como os seus me fazem ver o futuro com mais sabedoria e tranquilidade.
    Parabéns pela coragem em mudar o seu rumo e tb na capacidade e excelência q tens em sua nova profissão.
    Q muitos e muitos projetos apareçam e creçam com seu talento.
    Grande e forte abraço. Ahhh, e SUCE$$O sempre e sempre. ;D

    {Blog Segredos da Anna}

    ResponderExcluir
  52. Olá Elaine, conheci seu trabalho hoje, parabéns.

    Também gostei de seu estilo, de como escreve. É leve, muito chamativo, uma leitura prazerosa.

    Trabalhar para si mesmo (e em si mesmo, se é que me entende) é muito bom, é muito solitário também, mas creio que as compensações façam valer a pena.

    Curta isto e continue em frente.

    Abraços,

    Thiago
    P.s.: preenchi o formulário de contato, estou pensando em solicitar seus serviços para melhorar meu blog.

    ResponderExcluir
  53. Ai, depois de tantos comentários... Sei que vc vai ler o meu, então lá vai... Eu tb trabalho em casa, tenho um serviço de comidas, e meu marido montou a agência de propaganda dele aqui tb. Ambos trabalhamos juntos nas duas coisas. É duro? muito. Mas foi a opção que encontramos para estarmos juntos e juntos com nossos filhos. Quando ele trabalhava 20 horas por dia era pior. Agora mesmo com o dim dim curto, eu não troco por nada. Mesmo não tendo pé de meia nem plano B, acredito que Deus nos ampara sempre, não temo o futuro e valorizo o presente. Sei que a estrutura que estou dando aos meus filhos vai fazer a diferença na vida deles. sei que estou formando pessoas de bem e isso pra mim é o mais importante, mesmo que às vezes a gente fique mesmo sem ver ninguém de fora, sem sair, etc. Contra esse tipo de solidão só tem um remédio: LER!! Quem fica sozinho na companhia de um livro? Acho que ninguém... Todas as escolhas em nossas vidas têm perdas e ganhos. Saber o que se quer, decidir e manter o compromisso consigo mesma é o caminho. Pode não ser fácil, mas se fosse não teria graça nenhuma. Já fui func pública, já fui estável. Continuo não trocando o meu hoje incerto mas prazeiroso pelo ontem previsível e patético. Admiro as pessoas que resistem às mudanças, elas me fazem lembrar por quê mudei e isso tb me anima. As crises vem e vão, elas fazem parte da vida. Então eu acho que vale sim, trocar, mudar, tentar, testar. E nesse processo todo, aprender, ensinar, compartilhar...

    beijos e continuo aqui, vibrando muito por vc e seu marido, para que a paz esteja sempre ao lado de vcs dois.

    ResponderExcluir
  54. Olá pessoal,
    Hoje em dia ha muitos programas e empresas honestas que nos proporcionam uma boa renda trabalhando em casa pela internet.
    Eu mesma ganho dinheiro a mais de um ano com o sistema de renda extra da FR Promotora.
    Não vendemos nada, apenas divulgamos sua imagem dentro ou fora da internet. E se trabalharmos com dedicação e empenho, em menos de duas horas por dia conseguimos uma boa renda mensal.
    Não precisa de experiência, aprendemos tudo, passo a passo como fazer para obtermos bons ganhos. Imagine trabalhar no conforto da nossa casa, fazendo os horários, sem chefes e podendo ganhar mais do que nos empregos convencionais com oito horas trabalhadas! Muito bom em, conheça você também essa excelente oportunidade de negócio em casa. Segue o link
    http://www.frpromotora.com/vanessagodoi720503

    meu e-mail: nessadivulgadora@bol.com.br

    ResponderExcluir
  55. Oi Eliane? Olha a data do meu comentário! Só agora encontrei você, e ler tudo isso me emocionou um pouco. Tenho muitas coisas parecidas com você. Estou chegando aos 40 com uma mente de 20. Mas essa transição às vezes me confunde, me entristece, me indigna. Recentemente criei um blog e em minhas pesquisas encontrei você. Ele tá uma desordem total. Muita informação pra pouca experiencia, sabe? Penso em desistir, penso em lutar, ainda não sei. Mas se continuar, não quero nada pronto, quero fazer tudo. Imaginava você na casa dos vinte e agora percebo que não é só meu cérebro que está novinho enquanto o corpo muda. Gosto de ficar sozinha, ler, sonhar. E algumas pessoas não sabem o que isso significa, então dispenso essas companhias. Enfim, vou parar de falar de mim. Afinal são 39 anos de historia, não dá pra contar tudo aqui, né? Parabéns pelo blog (Ele é o máximo), pela luta e pela sinceridade. Admiro pessoas como você!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…