O bom e o mau pastor

em 10 de março de 2013

Aqui em São Joaquim existem muitas igrejas, tanto católicas quanto evangélicas. Tanto tradicionais quanto novas, dessas que a gente vê os pastores pela televisão, tipo celebridade.
Uma dessas igrejas evangélicas é bem antiga, eu era criança e lembro dela, muito grande e majestosa, embora velha.

Os anos passaram e o prédio foi sendo maltratado pelo tempo. Há 5 anos os membros da igreja começaram a campanha para reformar o prédio. Foram 5 anos de obras, um pouco de cada vez. Entre eles faziam almoços, jantares, ações para viabilizar a reforma.
Sei de tudo isso porque meu ex-patrão, com quem trabalhei por 11 anos é membro dessa igreja, ele e a família dele quase toda.

Cada membro fez o que podia, e muitos foram servir de ajudantes de pedreiro para reformar o templo. O pastor inclusive, homem sério, pessoa maravilhosa e sábia.
Ano passado a igreja foi concluída. Ficou linda, digna de receber os filhos de Deus que nela trabalharam.
Por que estou contando isso?

Porque tenho pensado demais em como nossos dias estão vendo mercenários em pele de pastores.
Há um trecho no evangelho segundo João onde Jesus fala das carcterísticas do verdadeiro pastor: ele dá a vida pelas suas ovelhas. Ele não explora a ovelha, mas ao contrário, ele a protege. O bom pastor não se alimenta da ovelha mais gorda, e nem esquece a mais fraca.

Mas o mercenário, que não é pastor, se beneficia do rebanho. Tira proveito dele, arranca a pele, corta a lã e come a carne.
Há bons pastores, há maus pastores. E há os que não são pastores, são mercenários.

Não é novo o que vemos hoje em dia; na Idade Média a Igreja mergulhou no horror da venda de indulgências, e séculos depois há protestantes fazendo exatamente aquilo que Lutero tanto criticou. Só que hoje em dia vemos pior, vemos pessoas cairem na conversa fiada de que com Deus se negocia, com Deus se barganha.

E vemos pessoas cairem na conversa do pastor que pede seu cartão e sua senha, pessoas acreditando que alguém que negocia em alto e bom som os milagres de Deus (como se isso fosse possível) é mesmo um intermediário dos tesouros do céu...

Há "igrejas" que vendem de tudo, de óleo a paninhos milagrosos. Idade Média, é você???
Venda de relíquias, seria preciso ao menos 1000 cruzes para o tanto de lascas que se venderam da cruz de Jesus. Mas a idade das trevas há muito ficou pra trás. Ou deveria ter ficado...

Mas os espertos mercenários do século 21 se apoiam no sofrimento das pessoas para enganar e ludibriar. Pessoas feridas no corpo e na alma muitas vezes são presas fáceis, entregam o que possuem porque querem o alívio, querem aquilo que não têm... Já vi pessoas venderem as portas de casa para não falharem no dízimo. A casa continua sem porta. Há 2 anos.

Mas os mercenários do século 21 se apoiam também naquele sentimento que algumas pessoam alimentam, de querer negociar com Deus. Pra levar vantagem. É a ovelha que não quer ser ovelha, ela quer ser dona do rebanho e pra isso tenta engabelar o Pastor. A teologia da prosperidade... nela é consenso que se você é pobre é porque você não é fiel... Esquecem que todos os discípulos foram pobres, que a mãe de Jesus gerou e pariu um filho pobre, que permaneceu pobre nessa terra. Porque os tesouros de Deus não são o que tantas pessoas imaginam...
Esquecem de algo muito simples, dito por Jesus: quereis me seguir? eu não tenho sequer onde repousar a cabeça...

Vi, nesses dias, muita discussão sobre pastores, seja na mídia dando entrevistas repletas de uma visão no mínimo distorcida do que seja amor de Deus, seja nas cadeiras do Congresso, onde um lobo foi colocado  para guardar o redil. Um lobo que gosta de se arvorar mensageiro de Deus, um lobo que, olha só! sabe o motivo dos males do mundo... um lobo que faz o que o próprio Deus não faz: acepção de pessoas...

O que vou dizer? Que os padres, bispos e pastores são todos ladrões, lobos e mercenários? Seria idiota se pensasse assim.
Prefiro pensar que assim como há ovelhas e ovelhas, há pastores e pastores.
Há o pastor da igreja que foi reformada aqui em minha cidade, há o pai de uma amiga minha, pastor há mais de 40 anos, que luta todos os dias para ser digno do ministério ao qual foi chamado. Há o bom padre, há o mau padre.

Cabe a cada um olhar e ver se encontra mais características de bom ou de mau pastor em cada homem que se levanta para guiar uma congregação.
Lembre sempre: o bom pastor dá a vida pela sua ovelha.
O mercenário se beneficia da ovelha, tira proveito dela e daquilo que ela tem.
Não nos deixemos enganar assim tão facilmente. E nem embarquemos nessa idiotice de achar que é possível barganhar com Deus.
Ele está pouco se importando se você vai doar dinheiro, cheque ou cartão.
Na verdade, Ele quer só a sua confiança e o seu coração...






Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

25 comentários , comente também!

  1. Sabe, minha mãe muito religiosa, fervorosa, praticante se escandaliza comigo, pq sou contra a tudo isso ...

    Não preciso de ninguém como padre ou pastor pra me guiar, quem me mostra o caminho é Deus, e é NEle que confio.

    Otimo texto para reflexão.

    Bjins e boa semana a todos nós!

    ResponderExcluir
  2. É Elaine como pode hoje em dia ainda ter pessoas com tanto poder de voz e é uma pena termos tantas pessoas frágeis ainda.
    Pra mim é como o velho ditado popular "mente vazia oficina do diabo".
    E temos que lutar pois, em todas as religiões como em todas as áreas sempre há maças Podres.
    Temos que remove-la enquanto há tempo de salvar as outras.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não posso deixar de comentar, pois partilho da mesma opinião.
    Conheço uma pessoa que após um dia de faxina pesada, caminhava quase 1 hora pra ir para casa, pra economizar o vale transporte e dar como dízimo, essa mesma pessoa sofria com úlcera e não comprava os remédios, mas não faltava com o dízimo...
    E essa mesma pessoa é capaz de mentir, ser cruel e maldosa, e se aproveitar de situações. Será que essa dedicação em dar tanto dízimo é uma maneira de negociar com Deus?

    As pessoas que mais me fizeram mal até hoje se dizem evangélicas! Uma delas inclusive após me "ferrar" certa vez, ainda passava por mim cantando músicas da igreja.

    Acho que ser fiel a Deus, ser uma pessoa honrada, digna, que não prejudica seu semelhante, nada tem haver com religião.
    Hoje em dia religião é comércio!

    Não concordo com pastor metido em política. Se ele não trabalha para se dedicar a igreja, é estranho conseguir tempo para ser político.

    Deus é amor, não é preconceituoso e nem rotula as pessoas. Para Deus as pessoas são ricas e pobres sim, mas de espírito!!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, Elaine! Tenho visto tantos pastores envergonharem o nome de Deus. E isso me entristece muito. Por causa de alguns, todos acabam entrando na mesma leva. E os outros vêem o cristão como um trouxa. Eu sou cristã protestante, conheci bons pastores que me ajudaram na minha caminhada cristã. O certo é que todos esses que usam o nome de Deus, mas pregam o que não está na Biblia, terão sua recompensa, terão que prestar contas com Deus. Graças a Deus tive um otimo discipulado que me ensinou que o meu guia é a Biblia e que se algum pastor falar algo diferente do que ali está escrito, não tenho que seguir o que ele diz.
    Que Deus tenha misericordia e que derrame discernimento a cada um de seus filhos. E que todos busquem as respostas na Biblia, porque tudo o que precisamos está lá.

    Deus te conceda uma boa semana.
    Bjos
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Ter discernimento e equilíbrio pra não cair em enrascadas assim é preciso.

    Fico com pena quando vejo pessoas dando tudo que tem e não tem, achando que estão comprando o céu. Pena!

    E existe ! beijos,chica, linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Querida Elaine,
    Quanta sabedoria neste post!Parabéns!
    Sim, é verdade tudo isso que você citou. Infelizmente, estão 'vendendo' as bênçãos, que vêm todas de Deus, como se viessem deles, os ditos 'pastores' de rebanho. Mas a própria Bíblia nos orienta sobre isso e outros acontecimentos:
    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Mateus 24:4-5;
    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mateus 24:11-13
    A mesma Biblia diz Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31
    Eu oro ao Senhor pedindo sempre muita sabedoria, porque eu não quero ser enganada e perder o foco, o alvo, que é servir a Deus em espírito e em verdade, e alcançar a salvação. Também não quero nunca, enganar a mim mesma. Porque 'o cego de verdade é aquele que não quer enxergar'. "TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS ME CONVÉM". E mais, Naquele Dia, o Senhor, quando descer em Glória para buscar a igreja, dirá: Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41. Fico triste só de pensar que no meio desses 'malditos', estarão muitos que dizem 'SENHOR, SENHOR..."
    A salvação é individual, cada um escolhe o caminho que quer seguir. Os falsos pastores enganam o Homem, mas não enganam ao Senhor! Tudo que fazemos aqui está registrado no LIVRO DA VIDA. Tudo,tudo.
    Oremos a Deus para que ninguém venha roubar nossa coroa. A coroa segundo a obra de cada um...
    Encerrando, deixo esse Provérbio, que para mim, resume de maneira simples o que um cristão santificado deve praticar, pois é essa escolha que o levará, no final, a estar com o Senhor, ou não:
    Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. Provérbios 4:2
    Que o Senhor Jesus continue abençoando, guardando sua vida, e dê muita sabedoria, sempre!

    Bjs, bjs

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, o que estamos vendo hoje é muito parecido com a parábola do bom pastor.
    Obrigada por compartilhar
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Elaine, que reflexão maravilhosa!
    Sou católica, e tenho andado triste com os recentes (nem só recentes...) acontecimentos. Abalou minha fé na instituição,nos homens, mas não em Deus.
    Exemplos como o que você mostrou, do pastor que se sacrifica junto com seu rebanho para um bem comum, só nos dá forças para seguir. Existem, sim, os bons pastores ainda. Obrigada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Excelente, como sempre, seu texto Elaine, realmente as pessoas se deixam levar por falsos "profetas", se esquecem que Deus não pede nada, Deus é amor incondicional!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. É muito triste o que vemos por aí, Elaine.
    Dias desses eu vi um pastor vender canetas abençoadas pros jovens passarem no ENEM. E o pior é que muitos acreditam, doam, se vendem, achando que a fortuna material é que vão salvá-los. Um desses mercenários entrou pra lista dos bilionários. E agora? Até qdo vão acreditar em um homem desse? Parece até que fazem lavagem cerebral...
    Vc disse tudo!

    Uma linda semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Passei só para te deixar um beijoooooo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine !!!

    Bom vir até aqui e ler tua postagem , fiquei a refletir o que escrever , então conforme lia ia me recordando de algumas passagens bíblicas e resolvi posta-las em meu comentário.

    Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
    João 10:11 também consta
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    João 8:32
    também consta
    Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
    e mais ainda
    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    é o que vem acontecendo
    A respeito de dízimo
    O "dízimo" é a décima parte do fruto do trabalho honrado, ou de dádivas concedidas por Deus. É importante salientar que a entrega do dízimo já existia bem antes de Moisés
    Trazei todos os dízimos à casa do tesouro ( a igreja ), para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
    Malaquias 3:10 ( a questão que por falta de conhecimento ( Bíblico falta de leitura ) eles vão lá entregam o cartão achando que ficaram milionarios e não é para isso que o Senhor pede os dizimos e as ofertas )
    também consta que
    Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
    Malaquias 3:8

    Quanto a homofia ( que acho uma palavra sem valor para mim que creio em Deus )
    Até havia postado no meu facebook .
    Eu não sou HOMOFÓFICA pelo contrário
    Vi uma postagem que me perguntava se eu tinha vergonha dos meus amigos homossexuais, claro que não, não quer dizer que por amá-los tenho que concordar com seu estilo de vida e ser madrinha de um casamento do qual jamais darei apoio, respeito darei sim ( tenho horror de ler algum noticiário se for verdadeiro claro (digo isso porque tem tanta mentira por aí ) onde algum gay ou lésbica tenha sido agredido(a) as vezes se agridem entre eles mesmos e depois fazem o bafafa ), porém almejo ser respeitada porque tenho meus principios.
    A palavra de Deus é muito clara amemo-nos uns aos outros Ele não declara na Bíblia que devo amar este ou aquele e não a outro.
    Afirmações para os católicos e para os evangélhicos ou qualquer outra denominção

    Biblia Católica Online

    Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Gênises capitulo 1 versiculo 27

    Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação. Levítico capitulo 18 versículo 22

    Bíblia Online Evangélhica

    E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    Gênesis 1:27

    Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
    Levítico 18:22

    ONDE ESTÁ A DIFERENÇA !!!
    Se crê em Deus e não obedece a sua lei de que adianta dizer EU CREIO .

    Eliane
    Gosto muito da maneira que você escreve da gosto de ler !!!

    Por fim sei de uma coisa e creio nela TODOS SEREMOS JULGADOS , QUER ACREDITEMOS OU NÃO !!!
    Para encerrar quero desejo ter perseverança o suficente para chegar ao fim .

    Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
    Mateus 24:11-13

    Beijinhos
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto, escrito com lucidez. É vergonhoso para os pastores honestos (conheço alguns) o que esses mercenários estão fazendo!
    bjs e boa semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  14. Elaine, um texto ótimo, como sempre. Sem radicalismo, apenas se atendo ao real. Toda religião tem falhas, todo ser humano tem falhas, já que é ele quem conduz a religião. Nunca é bom generalizar e hoje em dia apontamos o dedo para o outro com uma facilidade incrível. Não acredito em padres, pastores, rabinos, ninguém que precise de dinheiro para pregar a Palavra. Para mim, não têm boas intenções, pois Jesus pregava em espaços livres, públicos, arrebanhava multidões apenas com sua palavra. Em vez de pedir, dava. mesmo que os tempos sejam outros e os templos tenham que existir (igrejas, sinagogas, mesquitas, qquer que seja), o dinheiro ofertado tem que aparecer em atos sociais, como creches, escolas, etc.
    Enfim, esse é um assunto que leva muito tempo para ser entendido, sempre.
    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida Elaine
    Que maravilha ver um post assim feito com tanta sinceridade de coração... a verdade precisamos "gritar nos telhados"!!!
    "Dai de graça o que recebestes de graça..."
    Deus é rico em Generosidade para perdoar as nossas faltas e a nossa "ig-norância"...
    Ótima semana pra vc tambeém!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  16. Elaine...ótimo texto, o meu pastor quando prescisa fazer reforma na igreja ele pede mão de obra, quem pode ajudar com qualquer quantia e quem pode ir diretamente na loja de material de construção e deixar pago algo, e é dessa forma que ele me pasa confiança de que meu dizimo é bem usado.Lá tem desde almoço para moradores de rua até café da manhã para crianças carente, sem ajuda do governo ou midia, é tudo feito com nossos dizimos e ofertas, e nem é uma igreja grande e com nome famoso.
    Eu só fico triste com as pessoas que generalizam, nem todo pastor é ladrão e nem todo padre é pedófilo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Perfeito o seu texto!
    Pena que a maioria as pessoas preferem ficar nas trevas por não querer enxergar uma realidade que não lhe atrai, não satisfaz, não dissipa seus medos. Muito triste esta manipulação.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito ligada a religião.
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá Elaine, querida!
    Que texto maravilhoso! Tenho a mesma opinião que você!
    Nem vou escrever muito aqui, pois tenho medo de não parar mais.
    Só peço à Deus (ao Deus que eu acredito, e não ao que querem me fazer obedecer!) que cada um ame ao seu próximo como ELE nos AMA, como JESUS nos AMOU!
    Quem sabe assim a humanidade tem jeito, né?!
    Beijocas,
    Cris

    ResponderExcluir
  20. Oi! Tenho acompanhado teu blog há algum tempo e achei muito legal as dicas para blog que costumas dar. Outra coisa que me encantou, especificamente nesta postagem, foi a adoção da cachorrinha. Se uma pessoa trata bem um animal, já é um motivo para eu simpatizar. Tenho 30 cães e 16 gatos recolhidos na rua (www.adoteumfocinho-tiane.blogspot.com). Felicidades com o novo membro da família!

    ResponderExcluir
  21. Quando li este post lembrei de uma criatura que está vendendo terreno na lua, pode?
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde por enquanto sou só uma leitora, e estou amando , no futuro farei comentários.Deus abençõe a todos .

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde por enquanto sou só uma leitora, e estou amando , no futuro farei comentários.Deus abençõe a todos .

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…