O que aconteceu com o blog em 2012? Blog Retrô 2012

em 15 de janeiro de 2013

televisão retrô, vintage
Passei algumas horas olhando todas as coisas que escrevi em 2012. A maioria eu postei, mas descobri algumas coisas nos rascunhos que talvez jamais venham à luz...
E olhando para o que postei percebi que em 2012 eu postei apenas 134 vezes. Nem eu sabia que fossem tão poucas postagens!

Só pra comparar: em 2011 foram 232 posts. Em 2010 foram 347 posts e em 2009 foram inacreditáveis 409 posts.
Ou seja: venho postando menos a cada ano. Será que chegará o ano em que não terá Blog Retrô porque não teve postagens? Ai, meu Deus...

Mas mesmo com menos postagens do que imaginei vi que escrevi coisas muito legais, coisas que gostei, que me fizeram bem ou que fizeram bem aos outros.
Vamos partilhar?


Minha postagem mais querida de 2012 foi a que celebra meu aniversário de 40 anos.
Quando eu a escrevi fui gostando cada vez mais da ideia de fazer 40 anos, fui vendo as coisas por um outro prisma. Foi me dando um baita orgulho de ter estória pra contar, de ter vivido tantas coisas e de ter tantas outras para viver.
Muito bom escrever esse post!


Para contar qual foi minha postagem mais popular de 2012 selecionei duas pois uma foi a mais visualizada de acordo com as estatísticas do Blogger e a mais comentada não é a mais vista. Curioso, né?

A mais visualizada, com um total de 14.449 visualizações únicas foi esta: Como fazer o blog aparecer nas pesquisas Google?
O motivo, creio eu, é que a maioria dos blogueiros deseja ser lido. E para ser lido é preciso ser achado em meio às centenas de milhares de blogs que há.
Esta postagem, aliás, é recordista de acessos vindos dos mecanismos de pesquisa.

Enquanto minhas postagens mais pessoais recebem mais acessos vindos de tráfego direto ou via redes sociais (tipo Twitter e Facebook) artigos com dicas para blogs recebem a maioria dos acessos vindos de mecanismos de pesquisa. Isso é bom, significa que o trabalho de indexação e otimização está dando resulltado.

A postagem mais comentada de 2012 é esta:
Dê um nome para esta mocinha
O motivo?
Simples!
As Pepas que a Lia Agio faz são sucesso absoluto! A postagem teve 261 comentários.Quem ganhou a Pepa sorteada foi a Dalva, do blog Pinceladas Papo e Poesia.

Como era sorteio selecionei outra postagem, a segunda mais comentada.
Esta:
Notícias nossas
Creio que foi a postagem mais comentada porque este blog tem os leitores mais solidários e fofos que conheço. E sou imensamente grata por cada palavra, por cada comentário de apoio, por cada manifestação de afeto.
Nesta postagem eu recebi tanto apoio, tanto afeto...

A postagem menos poular do blog é uma incógnita para mim.Explico:
A postagem em questão teve apenas 8 comentários. Mas teve 5719 visualizações!
Veja: Botão de seguir no Twitter
O motivo?
Sinceramente não faço ideia...

Talvez seja o fenômeno que acontece com muitos blogs que postam ajuda para blogueiros: as pessoas pesquisam no Google, chegam ao blog, aproveitam o que está postado, pegam o código que queriam e vão embora sem nem dizer que deu certo.
Experimente postar algo que dê algum erro, daí chovem comentários dizendo que não deu certo, que não conseguiu, que não achou onde colar o código, que precisa de ajuda, que não apareceu nada, etc.

Mas agradecer quando dá certo é raro de acontecer. Apenas leitores regulares do blog agradecem. Visitantes vindos de mecanismos de pesquisa raramente deixam comentários. Creio que é esse o motivo do pobre post ser tão magrinho em comentários rsrsrs

Minha postagem mais pessoal de 2012 foi uma que fiz na época do dias das mães. Tem tanto de mim ali, coisas tão profundas e tão vívidas que eu leio e ainda hoje choro. Uma das coisas mais pessoais que já escrevi. E em um blog tão cheio de coisas pessoais essa postagem se destaca porque além de falar de mim fala de amor. Amor incondicional.
Veja: Feliz Dia das mães pra mim


Esta foi minha participação no Blog Retrô 2012.
Você confere todas as participações clicando no selo abaixo:

E se quiser participar ainda dá tempo!
O mosaico aceitará links de participação até  as 23hs. de 15/01/2013.
Vem!!!



Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

24 comentários , comente também!

  1. Ai, amiga, fiquei sem tempo/saco/paciência e não fiz! Desculpa eu?

    ResponderExcluir
  2. creio que os blogs têm os dias contados, eu no meu caso já não posso publicar fotos ou vidíos, assim o blog deicha de ter interesse,"bom assim não vale a pena."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, não pode mais publicar fotos?
      Problemas com o limite Picasa?
      Se for experimente ler:http://www.elainegaspareto.com/2010/11/tudo-sobre-as-imagens-de-um-blog.html
      Talvez ajude...
      bjsss

      Excluir
  3. Adorei, Elaine! E a maioria dessas postagens eu já tinha lido!
    Beijos,

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine, mesmo, de férias vim dar uma espiadinha aqui. Sempre faço isso visito os meus blogues preferidos e o seu é um deles. Hj como ontem deixei um comentário. Li e me prendi na sua postagem pessoal,muito forte sua estória de vida,você é muito guerreira,uma vencedora e seus irmãos devem se orgulhar de ter uma Irmãe como você. Uma coisa me chamou atenção que apesar de tudo que você passou tem seu coração limpo. Um grande abraço e fico no aguardo do seu contato. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine! mesmo estando de férias não abro mão de visitar meus blogues preferidos e seu blog é um deles. Assim como ontem dei uma passadinha hoje aqui e deixei meu comentário. Me prendi na sua postagem pessoal e realmente é uma estória de vencedora. Muito forte! Ser Irmãe e lutar por seus irmãos. Um detalhe me chamou atenção que mesmo passando tudo isso, você tem seu coração limpo.Tudo de bom! Aguardo seu contato e um grande bj!

    ResponderExcluir
  6. OlÁ!! Eline,

    Vi essa Blogagem coletiva lá no Blog da edna Sampaio. Amei suas palavras... Quero participar, meu blog é bebe, mas mesmo assim eu quero Amei a iniciativa...


    Bjocas

    Érika costurarte

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh delícia reler as postagens .........
    Adoro tudo que você escreve. Tiete de carteirinha rsrs
    Parabéns por tudo que você faz e dedica a todos!
    Obrigada amiga.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. Foi um ano de emoções e novos desafios para vc, Elaine...E para mim como leitora, foi um prazer imenso estar por aqui lendo e aprendendo, me emocionei várias vezes, ri, aprendi o melhor manjar de coco da vida e ainda ganhei os mimos do post mais comentado (sortuda eu!rs). Que em 2014 você possa estar escrevendo muito, não importa a quantidade, mas a qualidade e sensibilidade de sempre, que faz de vc uma pessoa tão querida!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Elaine ,realmente o blog é uma incógnita eu posto coisas que são de interesse do google mas não de interesse pessoal da maioria dos blogueiros,em relação as visitas tenho poucos companheiros,mas eu "pesquei " logo que o importante é o título da postagem,qualidade de fotos ,e pap....Sou sincera ficar visitando blogs para ter 'seguidores " só se eu gostar, poucos e bons....Tem blogueiros que postam sempre a mesma coisa só mudando a posição dos enfeites e tem 40 comentários,porque elas visitam e recebem retribuição lógico...Adorei sua idéia do blog retrô,mas esse ano que passou ,foi um ano muito díficil para mim na vida pessoal,para o ano farei com certeza.....Obrigada por me ter como amiga ,te prezo muito...bjjss minha linda

    ResponderExcluir
  10. Li todas, lembro-me delas. Também uso a cada ano menos o blog...Agora me deu, mais uma vez, vontade de parar de blogar...rsrs Não sou fácil, nas minhas indecisões.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. O Elaine, eu leio seu blog via e-mail e por que o sigo, as vezes leio via meu blog.
    Mas foi justamente numa destas viagens ao Google para otimizar meu Blog que encontrei o seu! E confesso nem lembro se usei sua dica,mas não deixei comentários não rss. Você tem toda a razão quando diz que as pessoas aproveitam bem o que veem buscar em nossos blogs e nem seguer deixa um Up para agradecer. Hoje estou sentindo isso na pele. Lembra a história da GENTILEZA que gera gentileza e aquele post na minha retrô que teve quase 2000 visualizações e nenhum comentário? Sinceramente desistir de trabalhar para fazer as pessoas comentarem no meu blog. Simplesmente vou continuar postando o que gosto, por que faço por amor e pronto. Sem dor e nem sofrimento! Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Tu tem razão em comentar isso. Acompanho teu blog via e-mail e quase nem comento. Mas leio.
    Vim hoje para agradecer você pela força que dá às pessoas que buscam essas informações preciosas para enriquecer seus blogs! Obrigada e sucesso.
    http://mulheresqueusam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a postagem. Toda razão mesmo!! :)

    ResponderExcluir
  14. Eu li todas, qdo foram postadas...
    A gente lê, ri, se emociona, chora, xinga o outro, a gente vive uma história qdo lê a história do outro. Amo!

    Que venha 2013, se ajeite que vamos lhe usar!

    ResponderExcluir
  15. Querida, que orgulho conhecer seus indicadores e ver o quão expressivo são!
    E que posts espetaculares os que sempre enco0ntro por aqui!
    Lugar comum prestar meu testemunho e dizer o quão aprendi e aprendo com você, e o quanto ainda posso usar de conhecimento que tem por aqui lá no Projetando Pessoas!
    Amanhã preparei com carinho e emoção, ao rever tudo o que foi construído em 2012, a minha participação no Blog Retrô.
    Agradeço a idealização da BC que me proporcionou esse momento especial!
    bj carinhoso
    Sandra Portugal
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. demorei, mas cheguei.

    a postagem dos 40 anos me deu inveja, faz taaato tempo que fiz 4.0 que nem lembro mais em que ano foi. o post do twitter foi o menos comentado - acho - pois as pessoas querem saber como usá-lo, mas nao sao teus leitores habituais. caíram aqui pelo google.

    o post das notícias de vcs foi o que mais me tocou, pois estou junto na torcida.

    mil beijos e obrigad apor essa blogagem coetiva lindaaaa!

    ResponderExcluir
  17. Oie bom dia, eu li quase todas rsrsrs beijinhos adoro vir aqui!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Elaine,

    Não se preocupe com a quantidade, é a qualidade que conta e seu blog é ótimo, tem um conteúdo excelente, que é útil para muitas bloqueiras como eu, você tem ajudado muitas pessoas, inclusive com seus posts mais pessoais.
    Esta deveria ser a verdadeira função da internet: disseminar coisas belas e boas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. lindas postagens , ótimo blog
    que venham mais postagem e não nos abandone nunca tá?
    bjim Núbia Rangel

    ResponderExcluir
  20. Elaine, amada...
    essa blogagem faz a gente rever coisas belas e ver coisas ainda mais belas que quase passaram por desapercebidas...digo ainda mais belas, pois depois de um texto como este do dia das mães, é só o que posso dizer. Que coisa bela, esse dom que Deus lhe deu. E você o desenvolveu tão bem que se tornou essa mulher a qual muitos a admiram, inclusive eu.

    PS: Quando o meu pai faleceu em 2001, eu fiz o que vc fez tbm...assumi a minha mãe e minha irmã especial e nossa casa, com 18 anos a procura do meu primeiro emprego. Conseguimos!!!

    Um grande abraço e que venham outras blogagens maravilhosas.

    Vívian Fonseca

    ResponderExcluir
  21. olha não creio que chegará um dia que vc não publicara , acredito que com o passar dos anos e com a experiencia que acumulamos vamos escrevendo coisas marcantes e que realmente nos aprofunda........no início postamos tudo e com o amadurecimento ficamos mais seletistas né
    bj

    ResponderExcluir
  22. Eu não participei...
    Mas seu post dos dias das mães, me emociona a cada dia q eu leio...
    eu coloquei ele na minha barra de favoritos...
    E sabe? Se eu der aulas este ano eu vou querer usá-lo em sala de aula... Será que eu vou poder?
    Sua história amiga, merece ser contada em livro e já falei disso pra vc...
    Pense nisso: numa biografia para 2013!!!

    Te adoro!!!
    bjos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…