O que é e para o que serve o Google Reader?

em 22 de janeiro de 2013

logo google reader

Você já ouviu ou leu alguém dizendo que lê este ou aquele blog pelo Google Reader?
Sabe o que isso significa?

Google Reader é um leitor de feeds, talvez o mais popular e acessível leitor de feeds que exista.
E o que isso significa?
Vou explicar com um exemplo, ok?

Imagine como seria se você pudesse juntar em uma única página todos os blogs e sites que você gosta de ler, sem precisar ir de um em um para ver se há textos novos.
Além do tempo que ganharia (pois não precisaria abrir dezenas de páginas para ler) ainda poderia ler facilmente pelo celular, por exemplo. Em casos de internet mais lenta seria um grande ganho, certo?

É assim que o Google Reader funciona: como se reunisse em uma só página todos os posts de todos os blogs que você gosta. E o melhor é que quem faz a seleção é você mesmo!

Agora que falei o que é vou te mostrar como criar seu Google Reader.
Na verdade, se você tem uma conta Google (Gmail, Blogger, YouTube, etc) você precisa apenas fazer login acessando este link: Google Reader.

Caso nunca tenha acessado o Google Reader você verá esta página:


Para começar a usar clique no botão Inscrever-se. Vai abrir uma janelinha de pesquisa. Digite, como exemplo, meu nome: Elaine Gaspareto. Clique em Adicionar.  Vai abrir a página com o feed do meu blog, assim:

Como mostra a imagem meu blog tem, neste momento, 2759 inscritos que leem os posts via Google Reader. Se clicar em Inscrever-se você fará parte desses leitores.
E assim é com todos os blogs que tenham o feed ativado, inclusive blogs hospedados em WordPress, por exemplo.

Outra coisa legal:
Todos os blogs que você segue via Seguidores desde março de 2012 (em blogs do Blogger) também aparecem em sua página do Google Reader pois desde março do ano passado as inscrições via Seguidores foram incorporadas ao Google Reader, numa unificação do serviço.

Agora vou ensinar um truque para que você possa se inscrever em qualquer blog ou site que tenha os feeds ativados com apenas um clique:

Botão Inscrever-se
Eu tenho em meus navegadores  Chrome e Firefox  um botão que me permite adicionar ao meu Google Reader qualquer blog ou site que eu veja e cujo conteúdo me interesse. Assim não perco nada e economizo tempo ao ler o que gosto.

Para ter em seus navegadores faça assim:

Em sua página do Google Reader vá em Configurações. Assim:

Ao clicar abrirá esta janelinha:


Clique em Configurações do Google Reader. Vai abrir esta página:

Clique na aba Produtos. Role a página que abrir até o fim. Encontre isso:

Agora vem a parte divertida: posicione o mouse sobre o botão amarelo Inscrever-se e arraste-o para a área abaixo do campo de endereços do seu navegador. Assim:


Agora, sempre que estiver navegando e encontrar um blog ou site legal você pode se inscrever para receber as atualizações dele em seu Google Reader.
Isso é especialmente útil em casos de blogs e sites fora do Blogger, que não possuem o gadget Seguidores.
Caso exista o gadget Seguidores seguir por ele resulta no mesmo efeito: as atualizações do blog aparecerão em seu Google Reader.

Notas importantes:
1- Só aparecerão em sua página do Google Reader os blogs que você segue desde março/2012. Antes disso o serviço não era unificado ao gadget Seguidores.
2- O número de inscritos que cada blog ou site tem não é o número de seguidores via gadget Seguidores. Esses números são distintos entre si.
3- Caso você leia algo em seu Google Reader e queira comentar (isso é importante!) é preciso ir ao blog clicando no título do post que deseja comentar. O Google Reader leva você direto para o post e daí você comenta.
4- Caso queira compartilhar o que está lendo pelo Google Reader é muito fácil:
Ao final de cada post tem os ícones de compartilhamento. Veja:
Compartilhando um post do blog Margaretss, que leio pelo Reader.
Basta clicar nos ícones e você pode enviar para o Facebook, recomendar e compartilhar no G+, etc. Muito prático!

Dicas finais:
Quando você tiver muitos blogs e sites adicionados em seu Google Reader eu sugiro separa-los por pastas. Eu, por exemplo, separei por:
Variedades
Metablogs
Culinária
Literatura
Sites

Você faz isso clicando no nome do blog que aparece à esquerda na página do Google Reader e a seguir clicando em Configurações de feed.
Na aba que expandir clique em Nova pasta, caso esteja criando as pastas ou então selecione a pasta onde deseja arquivar o blog em questão caso tal pasta já exista.

Veja como arquivei o blog da Fernanda Reali em Variedades, por exemplo:


Cliquei em Ok e prontinho! Fiz isso com todos os blogs que estão em meu Google Reader, assim escolho o que ler de modo ordenado. Uma beleza!

Claro que o serviço Google Reader oferece ainda muitos outros recursos e facilidades. Mas isso você só vai descoibrir ao lidar com ele.
Vá! Arrisque! E descubra por que Google Reader é o leitor de feeds mais usado no mundo!




Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

34 comentários , comente também!

  1. Já sigo o teu blog há um tempão e venho agradecer-te por todas as dicas que cá deixas (algumas já pus em pratica no meu blog....adoro as estrelhinhas do meu cursor)Sempre tudo muito bem explicado e claro. Não sigo somente o teu blog como recebo as tuas actualizações por e-mail, para não perder nada. Muitos parabéns pelo teu blog.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Como assim, BLOG DE VARIEDADES? Blog que fala, fala e não diz nadaaaaaa! Me troca pra pastinha BLOG ESSENCIAL!!!!!!!!









    hehehehe brincandooo
    muito muito obrigada por me citar
    eu não uso o reader, nao sei usar, agora posso tentar!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de acompanhar pelo Google Reader ,mas sempre que coloco Blog Roll vem um Maldower ,acabo usando ele ,gostei da dica de colocar para inscrever-se e sobre as pastas ,como sempre dicas legais ,beijos (que possa estar tudo indo da melhor forma possível na sua vida).

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Elaine, nem sabia disso e nunca procurei saber, agora vou usar.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Cliquei no link Google Reader que você colocou nas explicações. Fui parar lá, claro né?
    Mas como faço para abrir pelo meu blog?
    Onde clica?
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jo, não abre direto no blog, tem que sempre acessar pelo navegador.
      E se você estiver no Internet Explorer não dá pra colocar o botão Inscrever-se, ele não reconhece.
      Tem como acessar o Reader direto de sua conta:
      Clique em Produtos e localize o Google Reader.
      Mas é mais fácil direto pelo navegador.
      bjssss

      Excluir
    2. Oi, Elaine!!
      Estou lendo o comentário da Jô Turquezza e veio em minha mente que a maioria das pessoas que acessam a internet e que não sabem o que é um leitor de feed, também não sabem identificar nos blogues ou sites que lhe interessam, o ícone RSS para que façam o adicionamento do feed ao agregador. Clicando nele, a pessoa é levada à uma outra página onde pode escolher em qual agregador deseja adicionar o feed.
      O ícone do RSS está presente na maioria das páginas da web e em algumas barras de endereço de navegadores, já que estando logado no navegador, este também tem o seu próprio agregador de feed e que agrupa os favoritos de modo a você poder acessá-los de qualquer máquina que estiver. Assim, os favoritos que você pensa estar guardadinhos no navegador do seu computador, você poderá acessá-los de qualquer outra máquina no mundo - Navegação sincronizada.
      Acho importante você explicar para que serve o ícone RSS :)
      Beijus,

      Excluir
  6. Bem legal....

    Mas acho que precisarei voltar para ver se consigo.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. E eu a inocente que ficava a me perguntar, como as celebridades blogueiras conseguiam ler e responder a tantas pessoas, eles não faziam nada mais na vida? Agora entendi, oh Elaine vc só ajuda messsmo, obrigada amiga que delicinha ficar numa só página lendo o que queremos, bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine!

    Você sempre nos dando ótimos toques!
    Eu costumo acompanhar os blogs pelo painel, assim vou vendo as postagens atualizadas dos blogs que sigo.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  9. Nossa, praticamente desenhou prá mim. Muito fácil agregar mais essa ferramenta de navegação. Obrigada pela dica! Bjim!

    ResponderExcluir
  10. Olá Elaine. Eu só queria perguntar uma coisinha...E os blogs que são monetizados com o Adsense e precisam dos cliques nos anúncios, como ficam?Bjimmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, o Reader não exibe anúncios. Bem como os leitores via email também não recem anúncios, só postagens.
      bjsss

      Excluir
    2. Tem como adicionar o adsense no feed...

      Excluir
    3. Luma, não tem mais. Desde 15 de dezembro de 2012 o Google retirou o Adsense para feeds.

      Excluir
    4. Eita!! Então o livro do Gustavo Freitas recém-lançado foi para o brejo... coitado! Tanto trabalho para isso... :(

      Excluir
  11. Uso o reader mas essas dicas são demais de boas menina, obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  12. OI Elaine, como vai ?
    Esse agregadores de links ajudam muito, ultimamente tenho usado o blogovim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Já uso o reader há um tempo é realmente uma melhor forma de estar atualizada com seus blogs favoritos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine,
    Estou meio tonta, de tanta informação...rsss...sabe, eu não sei ainda utilizar esses recursos, não tenho twitter(acho que não), até o facebook eu fiz uma conta, mas quase não uso. Só uso os recursos mais simples, acho até que por ter medo, de mexer muito nas ferramentas, e fazer algo errado, e estragar o pouquinho que fiz..rss...como no dia que o banner da águia sumiu, eu mexi nem sei onde, e cadê que eu conseguia desfazer?A Cris que me ajudou, recolocando a águia(também não sei como...)...Vou ver se arrumo um tempinho, ler tudo de novo, com calma, e ver se aprendo. Tem tantos recursos excelentes, mas assim, lendo, parece que é muito difícil.
    De qualquer maneira, agradeço por você compartilhar o que sabe, e com tanta paciência, nesse mundo tão corridinho..
    O seu esposo, como está?

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. mais uma dica pra eu tentar e conseguir
    pois com você ,sempre aprendo muito
    Google Reader lá vou eu !
    bjim Núbia Rangel

    ResponderExcluir
  16. Amei sou nova nesse mundo e não sabia nada disso
    muito obrigada e parabéns pelo trabalho agora serei seguidora do blog e não saio mais daqui
    Beijitos
    www.dicasdajucy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sempre entendo, mas não compreendo. rs Mas sem interesse, sabe? Prefiro ler e comentar logo. Muita tecnologia me embanana a cabeça! rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Oi Elaine.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar, se tem alguma dica pra me passar.
    Um dia, pedi que uma amiga,incluísse um código para que o botão direito ficasse desabilitado em meu blog, pra que ninguém copiasse minhas imagens, porém nem eu mesma consigo copiar fotos já postadas,bom essa amiga sumiu e não sei como fazer isso, já que vc sabe tudo de blogs e afins,vim ver se isso tem conserto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déia, será preciso encontrar e excluir o código de bloqueio.
      em geral ele é inserido antes da tag </head
      Será preciso encontrar e remover, mas cuidado pra não apagar nada errado, tá?
      bjssss

      Excluir
    2. Putz....
      Ferrou,rss
      Mesmo assim obrigada, vou tentar localizar alguma coisa no meio de tantos códigos, beijos

      Excluir
    3. Elaine, vc nao acredita, fui lá e salvei os códigos todos, pra não perder, e pensei vou arriscar, vou sair tirando ,fui por onde falou , arranquei várias linhas lá, salvei e fui conferir.
      Não é que funcionou?
      kkkkkkkkk
      Estou radiante com meu feito.
      Muito obrigada, mesmo!
      Beijos

      Excluir
  19. Como a gente ainda tem tanto o que aprender, né? E que bom que tem gente tão disposta a nos ensinar!!! Obrigada, adorei! Bjos

    ResponderExcluir
  20. Elaine, belo post!! Tem tanta coisa que a gente ainda não sabe bem como funciona! Eu aprendo muito sempre que venho aqui. No meu caso, eu uso o Reader só para os blogs que eu não visito com muita frequencia, pois adoro ir de um em um, vejo postagens mais antigas, já aproveito para fazer meus comentários, salvar e guardar kinks, fotos e textos que me interessam.

    Essa dica das pastas tb foi muito boa, eu não sabia rsrsr

    Nada como ser organizada.

    Bom fim de semana a todos!!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!

    Gostei muito da postagem e podera parecer estranho o que vou pedir, mas tenho um motivo bastante forte para isso... Plagio.
    Em blog de poesia tem muito plagio de ideias, quer dizer, palavras diferentes, mas que dizem a mesma coisa, por isso gostaria de saber se tem como aparecer apenas o titulo da postagem no reader, sem ter de usar aquele "leia mais"?

    Obrigada e tenha um ´otimo domingo.

    * desculpe- me o teclado ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parole, para que o Reader exiba apenas o título das postagens em seu painel do blog clique em Configurações/Outro/ e na aba Permitir Feed do blog selecione a opção Sinopse. Salve as alterações.
      beijosss

      Excluir
  22. Vou fazer isso...

    Obrigada, querida pela atençao e generosidade.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  23. Oi Elaine!
    tenho um enigma sobre o Google reader! qdo eu comecei a ver blogs me empolguei c sorteios e saí seguindo td qto era coisa. Agora eu tento excluir de td q foi jeito as inscrições q n me interessam e n consegui! P usar o reader direito tive q inscrever meus blogs favoritos no email do meu marido. Vc tem alguma ideia do q pode ser feito, ou pq isso acontece? bjo!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…