Como melhorar e turbinar os títulos das postagens

em 15 de novembro de 2012

Uma das maiores preocupações para um blogueiro (ao menos para a maioria) é que o blog esteja bem posicionado nos resultados de pesquisa. E isso tem fundamento, claro. Sem ser encontrado nos mecanismos de pesquisa, em especial no Google, um blog dificilmente crescerá e se tornará conhecido.

Há muitas e muitas coisas que você pode fazer para posicionar melhor seu blog nos resultados de pesquisa. Você pode aplicar desde técnicas simples de SEO até truques mais elaborados e sofisticados, e sem esquecer de ter um template "amigável" aos robots do Google. Isso quer dizer que um blog leve, que carrega fácil e que não tenha códigos e javascript em excesso é melhor indexado do que um blog que utilize um template pesado e cheio de penduricalhos.

Além disso tudo, tem uma coisa simples, que certamente muitos de nós blogueiros ainda não fazemos: otimizar os títulos de nossas postagens. É disso que vamos falar neste  artigo da série Otimização do blog. São artigos simples, para compartilhar o básico, de um modo que todos podem entender e aplicar. De pouco adiantaria eu postar coisas muito avançadas, em linguagem complicada se você, querido leitor, não conseguir acompanhar. Então opto sempre pelo simples, pelo básico. E é justamente o simples que faz efeito e traz resultados.

Para começar, pense no título de cada uma de suas postagens. E responda as perguntas abaixo:
  • O título é claro, curto e conciso?
  • O título usa palavras chave?
  • O título tem descrição personalizada?
  • O título é chamativo e atraente?
  • O título descreve o que está escrito no texto?
Agora vou explicar o motivo de cada pergunta:

Títulos curtos são melhores que títulos longos porque os robots do Google leem em torno dos primeiros 140 caracteres. E isso inclui todo o endereço de seu blog+o título do post. Assim, se eu faço uma postagem e dou à ela o título de Como fazer com que meu gatinho use apenas a caixa de areia para suas necessidades e não faça sujeira fora da caixa ao criar o link para a postagem o Blogger vai cortar o título, e isso é prejudicial na hora de aparecer nos resultados de pesquisa. Então, a dica é: título claro e curto.

Usar palavras chave em seus títulos é talvez o maior pulo do gato em termos de otimização. E para fazer isso você precisa saber quais são as palavras chave que melhor definem seu conteúdo. Aqui no blog eu uso muito algumas palavras e expressões. Elas são as minhas palavras chave, e isso precisa ser constantemente revisto, atualizado e melhorado sempre! Pense em 30 palavras que melhor definem seu conteúdo, insira cada uma delas em seu template e passe a usa-las em seus títulos e também em seus textos. Com o tempo a diferença será notável!

E agora vou te dar uma dica de ouro! Personalize as meta tags descritivas de cada post seu!
Sim! Além de inserir meta tags descritivas em seu template (conforme ensino neste post: Como fazer o blog aparecer nas pesquisas?) você precisa inserir meta tags descritivas em cada postagem! Assim você terá 2 vantagens:
  1. Além de indexar seu blog com as meta tags inseridas em seu template, os robots do Google ainda indexarão melhor suas postagens individuais, baseando-se na descrição que cada uma delas tiver.
  2. Quando você ou algum leitor seu compartilhar sua postagem no Facebook aparecerá a descrição personalizada que você criou, evitando assim o aparecimento de coisas sem nexo, de códigos de menu ou da descrição geral do blog. Lembre-se que um link tem mais chance de ser clicado e compartilhado se ele for chamativo e atraente, incitando o leitor a ler o texto.
Para personalizar a descrição de suas postagens faça assim: escolha uma postagem para editar, ou faça uma nova. Depois de tudo prontinho clique em Descrição da pesquisa, que aparece em seu editor de postagens, do lado direito. Ao clicar ela vai expandir. Preencha a janelinha que expandir com a descrição de seu post. Eu, por exemplo, para descrever este artigo escrevi assim:
Aprenda como otimizar os títulos de suas postagens, tornando-as mais fáceis de serem encontradas pelos mecanismos de pesquisa.
Depois de colocar a descrição que melhor se adaptar ao seu post clique em Concluído. Pode fazer isso em todas as suas postagens, mesmo as antigas!

Agora faça o teste. Clique no ícone do Facebook ao final desta postagem e compartilhe. Você verá que abaixo do título aparece exatamente a descrição que eu defini. E será essa descrição que um leitor verá caso pesquise por isso nos sites de pesquisa. Se for o que ele estiver procurando a descrição clara vai atrai-lo para ler.

E isso nos leva ao último ponto:
Títulos precisam descrever o que o post dirá. Sempre. Se você vai postar uma receita de bolo de laranja com casca não pode escrever algo que induza o leitor e os robots ao erro. Como os robots indexarão corretamente seu post com a receita de bolo de laranja com casca se ao invés de escrever Bolo de laranja com casca você escrever Receita de bolo? Pode paracer óbvio mas o que mais eu vejo são blogs com péssimos títulos em suas postagens. Postagens que jamais serão indexadas tão bem quanto poderiam.

Uma observação:
O título dos nossos posts precisa ser claro e dizer exatamente o que o texto trouxer. Já acessei muitos e muitos blogs, em especial blogs monetizados, que enganam a gente com um título atraente e quando começamos a ler não é nada daquilo que está prometido. Se fizer isso seu blog pode começar a apresentar uma alta taxa de rejeição, que significa que o leitor acessou o blog mas ao perceber que não era o que queria saiu rapidamente. Taxa de rejeição alta rebaixa um blog nos resultados de pesquisa. Então, use títulos que exprimam o que o texto dirá.

Resumindo:
Um blog tem mais chances de estar melhor posicionado em mecanismos de pesquisa se:
  1. Usar títulos curtos e claros;
  2. Usar de modo inteligente as palavras chave;
  3. Usar meta tags descritivas para cada post, além das otimizações básicas inseridas no template;
  4. Usar e abusar de títulos atraentes e chamativos;
  5. Ser honesto nos títulos, ou seja, entregar no texto o que o título promete.
Importante:
Para que a Descrição da pesquisa apareça é preciso que você tenha antes inserido a descrição de seu blog no campo Meta tags.
Faça assim: clique em Configurações/Preferências de pesquisa/Metatags/Descrição. Ative a descrição, insira a descrição no campo que expandir e salve as alterações. somente aí o item Descrição da pesquisa aparecerá em seu painel
Leia e releia com calma, e aplique aos poucos. Ter um blog bom requer dedicação, não tem jeito.

Espero ter ajudado você. Se gostou, compartilhe a postagem, clique em curtir e em tweetar. Assim mais pessoas lerão. E a Elaine agradece a ajuda na divulgação…

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

39 comentários , comente também!

  1. Elaine amei as dicas, vou aplicá-las imediatamente em meu blog de contos!

    Abrços e kissus,

    raffaelpetter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito, muito bom. Amei as dicas. Como sempre.
    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  3. Li e não entendi bem o que é pra fazer nas postagens antigas! Amanhã eu volto para reler, quando estiver mais descansada. Adoro posts que facilitam a vida das blogueiras. Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. São sempre úteis as suas dicas.
    Sei da tal da palavra chave, mas na prática, na hora de digitar a postagem sempre esqueço de utilizar, mas não sabia que seria interessante e funcional ter um rol de palavras chaves.
    Elaine, tentei ir na "descrição da pesquisa" e não achei, sei lá, é tarde e devo estar cansada,rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, bjs e um lindo feriadão!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas valiosas, vc é sempre muito gentil em compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do que li, tenho que reler para fixar mais os ensinamentos.
    Muito bom, como sempre.
    Obrigada.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog, e já estou participando dele. Aprendi muita coisa aqui, obrigada!
    Dá uma passadinha lá no meu blog, se gostar, participa também e deixa um comentário...

    Um beijo!
    http://bebelvirtuosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, adorei as dicas principalmente a da descrição da postagem, já havia queimado os miolos de tanto tentar, nunca imaginei que houvesse um ícone...Semana passada mesmo tirei até o cabeçalho (ou sei l´o nome daquela introdução rs) para não aparecer junto das postagem. Muito obrigada mesmoooo!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, chama-se descrição e aparece mesmo, a intometida rsrsr
      bjssss

      Excluir
  10. Olá Elaine, vc é 10.
    Adorei as dicas, vou fazer lá no blog.
    Eu não acredito que tem gente copiando seus textos?!
    Beijos, Carla

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas... obrigada por compartilhar!
    Beijão,
    Alê

    Realizando Sonhos...
    alessandra-soares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga já a algum tempo que não falamos, soube pela net que esteve doente e o seu irmão também espero, que tudo esteja melhor porque o mais importante da vida é a saúde.
    Agora venho aqui pedir SOCORRO, eu sou uma leiga nos blogs então no facebook esse nem falo, primeiro pedi uma conta adsend foi-me recusada a resposta era que tinha cliques inválidos é mentira, nem sei criar tags e isso é o que quero fazer primeiro, pode-me ajudar?
    Beijinhos
    Alexandra Melo

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine, não encontrei o do lado direito o botão Descrição. Aparece marcadores, publica, link pemanente e opções somente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, está acima de opções. Descrição da pesquisa, pode olhar que está lá.

      Excluir
  14. Puxa,adorei amiga...Super esclarecedora e útil...muito obrigada pela dica.Já me tornei sua fiel seguidora..
    Beijokas carinhosas..Claudinha.
    www.sonhofantasiarp.blogspot.com
    www.asestrelinhascoloridas.blogspot.com
    www.pipocascoloridasrp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a dica e vou tentar.
    Bjos
    Mary - MaryArt

    ResponderExcluir
  16. Oi querida, não achei Descrição de Pesquisa.
    Vou tentar novamente.
    Bjos
    Mary - MaryArt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que a Descrição da pesquisa apareça é preciso que você tenha antes inserido a descrição de seu blog no campo Meta tags.
      Faça assim: clique em Configurações/Preferências de pesquisa/Metatags/Descrição. Ative a descrição, insira a descrição no campo que expandir e salve as alterações. somente aí o item Descrição da pesquisa aparecerá em seu painel
      beijosss

      Excluir
  17. Vou tentar, com certeza. Acho super bacana estes posts que nos ajudam a melhorar nossos bloguitos... ;D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Consegui, configurei. Só não configurei o restante porque ainda não sei para que serve e fico insegura.
    Quem sabe na sua próxima aula eu tente.
    Muito Obrigada
    Mary - MaryArt

    ResponderExcluir
  19. Eu fiz a descrição... nem sabia que existia isso. Mas qdo acessei uma postagem, não achei. Então fui em configurações, mecanismos de pesquisa, e aí apareceu uma caixa debaixo do nome do blog, pra eu falar sobre o que é o meu blog... salvei. Daí fui na postagem, aí sim, apareceu essa outra caixinha de descrição de pesquisa. Tudo certo agora.

    Obrigada, querida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine, estou aguardando seu contato para acertarmos a construção do meu futuro blog, vc mandou um e-mail, respondi e depois mais nada, já deixei recado no seu blog, por favor aguardo seu retorno!!

    ResponderExcluir
  21. OI Elaine,
    adorei o post. Muito útil e já estou começando a aplicar as suas dicas.
    Muito obrigada por compartilhar. E é claro que já divulguei.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Acho que o melhor é otimizar título e URL em conjunto. Recentemente, o blogger passou a permitir a personalização da URL, o que acho muito útil. Às vezes, eu quero dar um título que chame mais atenção dos meus leitores habituais, mas sem perder as palavras chaves, então removo da URL tudo o que é desnecessário, como artigos, conjunções e preposições.

    Por exemplo, se o post é uma receita de bolo de chocolate com recheio de abacaxi e cobertura de brigadeiro, o título pode ser "Bolo de chocolate com recheio de abacaxi e cobertura de brigadeiro". Mas, para URL, isso é longo, então seria melhor colocar "bolo-chocolate-abacaxi-brigadeiro". (Só um exemplo, já que eu não entendo nada de culinária e não faço ideia de quais seriam as palavras apropriadas nesse caso)

    Também é importante ressaltar que, embora a descrição do post no blogger não tenha tamanho limitado, apenas os 160 primeiros caracteres aparecem na página de pesquisa do google.

    ResponderExcluir
  23. Olá Elaine, amei a dica, e fiz na minha postagem mais recente para testar! Deu certo para o G+ e para o orkut,mas no facebook apareceu na descrição um comentário que uma leitora fez, era justamente para o facebook que eu queria mudar isso de aparecer comentário no lugar da descrição, vc sabe como mudar isto? Veja como aparece : https://www.facebook.com/luciene.pereiradepaula/posts/366885216739559

    Já no orkut e o G+ foi normal : https://plus.google.com/u/0/102786375472343316651/posts/jEjPw1jnBRg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciene, não sei o motivo.
      Tudo o que sei está no artigo.
      Você fez tudo certinho, não esqueceu de nada?
      beijosss

      Excluir
  24. Ok, mesmo assim ajudou muito! Estou lendo seu blog e gostando muito de suas dicas para otimização, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas, obrigado por compartilhar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do post!!
    Conheci vc no Top Five no Recanto das Mamães Blogueiras e agora tô seguindo você!!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  27. Elaine, quero te agradecer muito! Eu estava com um problema em meu blog, meu limite de postagem havia chegado ao limite e fiquei uns dias sem postar. Estava muito triste e contei pras amigas, numa postagem sem imagem. Elas me deram muitas palavras de animo e muitas sugestões. Entre elas a Fabiana Tardochi que me indicou seu blog. E lá encontrei a solução: Associei meu blogger ao G+ e deu certo! Agora estou alegre! Também achei incrível as outra dicas. Não entendo muito a linguagem técnica pois não sou mai antiguinha, kkkkkk! Aos poucos vou aplicar no blog. Bjos

    ResponderExcluir
  28. Me ajudou muuuito esse post ! Eu estava com uma dificuldade tremenda em criar um titulo interessante para os post, e depois que li esse post, tudo ficou mais claro, e facil ! Obrigada Elaine, por salvar a vida de todos nós, blogueiros iniciantes !


    ruivalandia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Elaine,

    Estou aprendendo bastante com suas dicas e já aplicando tudo ao meu Blog.

    Vou aprender mais um pouquinho. Depois vou fazer um posto sobre seu blog, posso?

    Grande beijo.

    Shirley Nesi

    http:/passatemposeartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Acho que fiz tudo, mas não vi dicas sobre o campo Rastreadores e Indexação. Agradeço as dicas.
    Heleno
    http://helenoclementefotografia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Minha pergunta não tem muito a ver com os post, mas queria saber como você faz essas assinaturas tão legais?? eu prefiro que me mande um e-mail, tente entrar em contado comigo respondendo este comentário, por favor.

    ResponderExcluir
  32. oi
    muito boa suas dicas. só não estou conseguindo fazer o que vc ensinou sobre a descrição. minhas postagens no facebook não estão aparecendo a descrição do jeito que ensinou.
    mauro
    www.fatoscuriososdahistoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Hello, adoreeei as dicas, tenho um blog criei ontem e gostaria muito que ele crescesse http://www.modalelis.blogspot.com.br/?m=1 o link está aí.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…