Como fazer o blog crescer e aparecer?

em 19 de dezembro de 2012

BLOGUma das perguntas que mais me fazem sobre blogs, sem dúvida alguma, é como fazer o blog crescer. Tanto já me perguntaram isso que eu tenho retribuído a pergunta, indagando o que seria isso, o que definiria se um blog está crescendo ou não.

E as respostas que recebo são as mais variadas, mas algumas se repetem, e por isso decidi compartilhar com você algumas opiniões minhas, bem pessoais. Sendo opiniões pessoais elas servem muito bem para mim, mas podem não servir para mais ninguém.  Mas os quase 4 anos blogando, aliados aos quase 2 anos personalizando blogs e ajudando pessoas com blogs me deram alguma noção do que faz um blog crescer.
Para simplicar vou colocar as perguntas mais comuns que me fazem, e as respostas que geralmente dou à elas. Vamos?

Como faço para meu blog ser conhecido?
Não tem resposta fácil à esta pergunta.Nem fórmula mágica. Eu digo o seguinte: você tem um blog? Em primeiro lugar é preciso que seu blog seja bem feito, caprichado, tanto na aparência quanto no conteúdo, sendo que o conteúdo é o mais importante. Gere conteúdo interessante, seja qual for o tema de seu blog. Isso já atrai as pessoas. Capriche nos textos, evite erros grosseiros.
As pessoas notam um blog caprichado.

Mas é preciso que as pessoas saibam que seu blog existe, e aí entra algo muito simples: leve seu blog para passear. Como assim? Visitando outros blogs, mostrando sua cara, fazendo parte do mundo dos blogs, comentando com propriedade e interesse sobre o que ler, sem deixar aqueles comentários "copiar e colar". Eu já perdi a conta do tanto de blogs legais que conheci lendo um comentário legal em algum blog e indo atrás pra conhecer o autor de tal comentário. Esse é o caminho mais seguro, pode crer.

Quando comecei com meu blog, há 4 anos, eu percebi de cara que visitar outros blogs era o caminho, tanto para conhecer e formar uma rede que tivesse a ver comigo quanto para me tornar conhecida, para dizer "Eu estou aqui e tenho um blog". Estabeleci uma meta de visitar 10 blogs novos por semana, além, claro, de ir me fazendo presente ao menos 1 vez por semana nos blogs que mais me cativaram. Deu certo? Veja por você mesmo.
Claro que hoje isso não é mais possível porque minha rotina mudou muito, mas ainda consigo conhecer e comentar em alguns blogs novos por mês. E mantenho contato com muitos blogueiros que conheci lá no começo.

Outro ponto importante que pode ajudar seu blog se tornar conhecido: divulgue seu blog em redes sociais. Quase 20% dos meus acessos chegam do Facebook e o Twitter. Ignorar a força das redes sociais é perder leitores. Mesmo sem tempo sobrando eu, através dos botões de curtir e de retuitar que tenho em meu blog, consigo divulgar minhas postagens com apenas 1 clique. E faço isso com blogs que eu gosto. O que nos leva à outra dica de ouro: é preciso dar para receber. Quer ser divulgado? Divulgue! Não pense que se divulgar os blogs de outras pessoas você vai perder leitores. É justamente o contrário: você ganha! Isso é formar uma rede de colaboração e parceria.

Dicas práticas:
Visite outros blogs, tantos quantos conseguir. Conheça a pessoa por trás do blog. Forme vínculos, forme uma rede blogueira. Divulgue para ser divulgado!

Como ter mais seguidores?
Eu gosto de ter gente acompanhando meu blog via Seguidores do Blogger. Acho um recurso interessante, a pessoa recebe as atualizações direto em seu painel do blog e isso gera visitas, o que por sua vez faz o blog se manter ativo. E sempre me perguntam como ter mais seguidores. Eu sempre digo que, à medida que seu blog tiver conteúdo interssante e original as pessoas vão querer seguir.

Veja que é uma roda: seu blog se torna conhecido, as pessoas gostam do conteúdo  e decidem seguir. E isso torna seu blog mais conhecido, então mais gente começa a visitar e talvez seguir. Percebe como tudo é interligado? Invista em seu blog e os seguidores virão. Siga os blogs que gosta, isso ajuda a divulgar os blogs bons e também o seu.

Agora uma dica de ouro: não cobre retribuição. Gostou de um blog e decidiu seguir? Legal! Mas deixar comentários exigindo retribuição é muito feio. Sem contar aqueles comentários absurdos, mais ou menos assim: "Visite me blog, me siga. Se seguir me avise com um comentário e eu retribuo seguindo o seu". Sério, eu gelo quando leio isso, e como detesto cobrança imagina se sequer publico algo assim?

Dica prática:
Siga os blogs que gosta. Em geral muitos blogueiros retribuem quando o gostar é recíproco. Apenas não cometa a deselegância de exigir retribuição.

Como fazer para meu blog aparecer melhor posicionado nos resultados de pesquisa?
Para esta pergunta tenho algumas sugestões de leitura. Não tenha preguiça, reserve um tempo e veja:
  1. Técnicas de S.E.O-seu blog nas primeiras colocações
  2. Como fazer o blog carregar mais rápido?
  3. Como fazer o blog aparecer nas pesquisas Google?
Para finalizar deixo uma outra dica: fidelize seus leitores, trate-os bem, seja gentil, seja educado. Responda sempre que puder, ajude se puder, abra espaço em seu blog para ajudar, compartilhe o que sabe, dê de si e as pessoas se aproximarão. É mais ou menos como diz o ditado: "Cuide do jardim e as borboletas virão"
Sim, trate de seu blog como se fosse seu jardim e as borboletinhas, joaninhas e passarinhos virão. E quando eles vierem, trate-os bem para que permaneçam.

 Todo mundo gosta de se sentir bem vindo em um blog-jardim. Não é?
nosso blog  um jardim

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

260 comentários , comente também!

  1. Belas dicas amiga!
    Qdo abri meus blogs, eu queria ter muitos seguidores, mas hj não ligo mais, e nem sei mesmo qtos seguidores eu tenho...
    Nem ligo mais pra selinho...
    O importante pra mim é colocar meus textos. Se tiver cometários, ótimo...
    Se não... Não arranco mais os cabelos...
    Mas visito os amigos mais queridos...
    Você, por exemplo!

    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelass dicas eu amei eu tenho 13 anos e tenho um blog que ... pelo menos as pessoas acvham lindo e ele e' do blogger gostaria de ver ? www.juliafischer.blogspot.com.br eu o amo e vc vai amar ! eu acho hahaha bjbjbj ...
      Assi: juju

      Excluir
    2. Amei as dicas , também tenho um blog , o opssbloguei.blogspot.com.br e eu , juntamente com meus amigos que também são moderadores do blog temos nos esforçado muito para fazer com que o blog tenha cada vez mais aceitabilidade com o público e com isso chegar ao sucesso , vou seguir cada dica sua , muito obrigado mesmo por dividir com a gente dicas tão boas

      Excluir
  2. Adorei seu post Elaine. Concordo com tudo o que vc disse. Eu tenho dois blogs, um que falo sobre minhas leituras e outro sobre as coisas da casa. Mas só tenho cuidado do blog sobre leituras e olhe lá, pois ando um pouco deprimida. O blog sobre a casa, coitadinho, não escrevo nada desde janeiro. E realmente, quando a gente visita e faz comentários sinceros, as pessoas nos procuram de volta. Eu pretendo voltar a cuidar melhor dos meus blogs, se Deus quiser vou sair dessa tristeza, porque é tão gostoso interagir com as pessoas, a gente vê tanta coisa boa.
    Amei seu blog, e pretendo voltar mais vezes!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)
    (Mundo da Casa)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom adorei as dicas, mais fiquei curiosa em como colocar essas imagens em slide do lado direito

    ResponderExcluir
  4. Olá Elaine, tudo bem?
    Adorei essas dicas e com certeza irei aplicar no meu blog. Já estou te seguindo e se possível, passe lá no blog e fique a vontade para seguir também.
    Bjs e boa noite!
    http://artjullysmi.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boas dicas, tenho certeza que acabei de receber informações altamente importante

      Excluir
  5. Adorei o artigo e acho exatamente isso: que a gente tem que dar para receber. Blogs é uma questão de construir amizades. Foi assim que te conheci, apliquei um menu de um tutorial seu e venho aqui quase todos os dias desde então. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine. Li tudo direitinho, acho que estou no caminho certo. Preciso é incrementar mais meu bloguito, ainda tenho que esperar um pouco.
    Valeu pelas dicas.
    Tem notícias do "nosso" Livro?
    Sai antes do Natal?
    Fãs cobrando rsrsrsrs
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  7. Elaine, estou rascunhando um post para publicar (que fala sobre blogs, facebook, amigos) e vi a chamada do seu. Concordo com você, embora ache que o mais importante é a empatia entre os donos dos blogs. É você chegar lá, comentar, e a simpatia ser recíproca, senão nem texto bom segura. Você certamente nota muitos blogs bem fraquinhos de assunto, mas com a dona tão meiga, tão boazinha, simples, alegre, bem humorada, que a gente vai ficando, ficando, lendo, lendo, gostando, e quando vê, já não passa um dia sem visitá-lo. Outros são muito bem escritos, envolventes, realistas, posicionados, e a (o) dona (o) tem 2 ou 3 comentários. Para mim, é principalmente por que essa pessoa JAMAIS vai em seu blog comentar algo. Aqui em BH temos a Cris Guerra, que tem o blog e o livro sobre sua vida e a vida do filho, Francisco, que é um sucesso com tudo que faz, trabalha, mantem o blog "Hoje vou assim", pioneiro na área, e se vc fala algo dela no blog ou no FB ela logo aparece e agradece. Isso para mim não tem preço. Claro que há os blogs que se consolidaram tanto que mesmo que a (o) blogueira (o) não nos visite, queremos lê-lo, pois vale a pena (o seu, por ex., o da Rosana Hermann, etc., etc. ) Posso citar mais de uma blogueira que nunca me deu um "alô" mas que eu leio sempre, pois gosto dela, independentemente de qualquer coisa. (ai, falei o que ia falar no meu post! rsrs Mas falo lá tb! rs). Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post. É bem isso que aconteceu comigo. Meu blog foi crescendo conforme fui publicando e conhecendo mais pessoas.
    Já me surpreendi ao viajar e ficar quase um mês sem entrar no blog e ao retornar ver que tinha um monte de visitas e comentários de pessoas que gostaram dele.
    Sem dúvida fazer com amor, sem cobranças é o melhor de tudo. E muito gratificante com certeza.

    ResponderExcluir
  9. OI ELAINE,COMO GOSTO DE SUAS RESPOSTAS E EXPLICAÇÕES,SEMPRE AO PONTO,TE ADIMIRO MUITO,SEM FALAR NO TANTO QUE TEM ME AJUDADO,PARABÉNS AMIGA PELA SUA DEDICAÇÃO A NÓS BLOGUEIRAS.BJIM.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, seu blog é maravilhoso para nós blogueiras, suas dicas são de muito valor, amei!!! Já estou seguindo e já está linkada em meu blog. venha me fazer uma visita, se gostar, ficarei feliz de me seguir e linkar.
    Muito obrigada por suas informações.
    Um grande beijo,
    Rejane Rocha
    http://biroantiquabazar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, boas dicas...

    Então... Uma coisa que eu noto é a importância de ser sociável na blogosfera e eu não sou muito e nem sempre quando sou tem bom efeito que eu sou daquelas que comenta realmente dando a opinião do que achei do assunto, ou seja, se não for em blog de artesanato que tem coisa 'fofa', melhor eu ficar fora que se tem uma coisa que é fato é que as pessoas escrevem não pra gerar debate, mas pra receber confirmação sobre suas opiniões. Adoram muitos comentários, desde que não contestem as suas ideias, a 'verdade' das suas frases. E pior, se a gente discorda o blogueiro parece achar que a gente está querendo bagunçar o mundinho perfeito deleç

    Eu queria, eu até tento... Mas não tenho esse talento.Quase inveja das blogueiras com a descrição da Lúcia Soares : 'mas com a dona tão meiga, tão boazinha, simples, alegre, bem humorada, que a gente vai ficando, ficando, lendo, lendo, gostando, e quando vê, já não passa um dia sem visitá-lo.'


    ResponderExcluir
  12. Adorei as os dicas, impossivel nao seguir o teu blog :)

    ResponderExcluir
  13. Olá Elaine.
    Muito boas dicas já faço mais ou menos assim no meu blog mas ainda dá para melhorar mais. Muito bom post.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  14. Oie amei a dica, como já disse em outros comentários aqui meu blog é novinho, mas eu visito e sigo os que eu gosto e comento também, porque ador falar falar e falar rsrs, o seu blog, é muito interessante, da dicas e por isso eu sempre venho ti visitar.Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Vc conseguiu resumir o que a maioria já sabe e poe em prática, mas muitas outras blogueiras ignoram e aí, não veem seu blog crescer.
    Sempre comparo o blog a uma plantinha, qto mais cuidar, mas se desenvolverá.
    Cobrar visita, comentário e exigir seguir é o fim!
    Eu até visito, pois essa é a minha postura, mas se chego e o conteúdo não me agrada, não tem jeito mesmo.
    É lógico que vou divulgar esse seu post, super didático e de utilidade pública,rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adoro seus textos! Adoro suas dicas pra blogs. Tanto que coloquei a maioria em prática e minha vida de blogueira-mãe-sem-tempo ficou mais fácil. Concordei com cada palavra desse texto. Meu blog esfriou muito por eu não conseguir mais visitar e comentar nos outros blogs, além, é claro, de fazer postagens legais como eu fazia. A minha boneca toma 90% do meu tempo. Mas, logo isso vai melhorar, eu tenho fé! rsrs...
    Obrigada pelos ótimos posts. Nem sempre vejo. Nem sempre comento. Mas quando leio, saio daqui sempre melhor!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Olá Elaine! Obrigada pelas dicas, muito úteis! Realmente exigir que a pessoa te siga ou vá comentar no seu blog é uma coisa péssima!

    beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  18. Só quero dizer muito obrigada Elaine! Tenho muito o que aprender de como se blogueira como você... Sou nova rsrss... aprendo... Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  19. Oi! Oi! Posso dar um palpite?;) Não criar expectativas, tanto em relação a visitantes quanto ao tempo que leva para o blog ser conhecido, também ajuda. Porque, se a gente pira nisso, a inspiração não vem e, sem inspiração, não terá nada de bom publicado no blog também.=P Bem, pelo menos, eu estou seguindo dessa forma. Custei para iniciar as atividades do meu blog de artesanato mas cá estou. A minha parte, eu estou fazendo. O resto está nas mãos do universo. E ele que se vire!xD

    :*

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine, estou aprendendo muito com suas dicas... elas são ótimas e demonstra a pessoa legal que vc é. Estar sempre buscando ajudar pessoas que como eu estão começando... muito obrigada!!
    Surama Lima

    ResponderExcluir
  21. Nossa esse post foi feito pra mim rs obrigada,meu blog tem 16 dias,imagina que ainda tenho muiiiiito a aprender e certos "errinhos" são inevitáveis,mas eu aprendo,com certeza!Bjs Trícia.

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine,nossa esse post foi feito pra mim rs.Minhas dúvidas são tantas e certos errinhos e gafes são inevitáveis no começo,mas chegarei lá,com certeza,obrigada pelas dicas. Bjs Trícia.

    ResponderExcluir
  23. Sempre venho aproveitar as dicas ou flores desse jardim.
    Tem horas que o que a gente deseja é dar um passeio silencioso numa pracinha florida, sentir o perfume e deixar que repercutam memórias boas ou planos e projetos para frente. Tem gente que eu leio e me inspira muito e nem sei o que dizer e fico só no "passei por aqui e vim te ler " sem ser capaz de traduzir que o silêncio que o blog me causou é uma das coisas mais preciosas que posso levar comigo. AHHHH, mas como dizer isso ?????

    Um abraço

    ResponderExcluir
  24. Já coloquei algumas das tuas dicas em prática e tenho conseguido resultados bem positivos, o maior deles é ter conhecido blogs muito bons e com ótimos conteúdos, assim cheguei ao seu também.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine! Já disse antes e repito que adoro as suas dicas e procuro sempre segui-las pois me ajudam com meu blog. Afinal ele ainda não tem 6 meses. Muito obrigada. Uma coisa que me incomoda demais são os recadinhos " To te seguindo me segue?" ou então colocam simplesmente " Segue de volta". Nossa como me irritam. Mas também tem aquelas pessoas que nos encantam e não queremos mais perder o contato. Tudo serve para o nosso crescimento não é mesmo? Tenha um ótimo dia!

    Bjs.
    Jussara

    ResponderExcluir
  26. Como sempre dando ótimas sugestões para nos blogueiras. Dei uma fastadinha do blog inclusive de visitas mas tenho que lhe dizer que seu blog esta maravilhoso

    ResponderExcluir
  27. Tenho acompanhado seus post, são encantadores e de muita importância, especialmente para quem, como eu, ainda está engatinhando nesse meio. Apesar de não ter pretensões profissionais, de tratar esse aspecto da minha vida apenas como um amado hobby, não consigo deixar de empreender, de tentar dar o melhor de mim naquele momento e dentro das condições que me são disponibilizadas. Suas dicas e sua experiências, passadas de forma tão simples e aberta, são um elemento agregador e facilitador do desenvolvimento de meu trabalho. Como assinante isso facilita muito mesmo acompanhar as postagens dos blogs que me interessam e, efetivamente, me levam ao conhecimento de outros pelo mundo. Obrigada e felicidades!
    Abraços,
    Paula.
    www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ....

    ResponderExcluir
  28. Ótimas dicas, vou aproveita-las. Sempre que poço estou passando aqui para conferir seus posts. Bem, meu blog não e tão conhecido e queria pedir sua ajuda, será que posso?! Se der o meu blog é esse --> The Woag <-- (No perfil)

    ResponderExcluir
  29. Olá, Elaine!!

    Obrigada pelos ensinamentos tão sérios e pertinentes!!Já estive desanimada com o blog, tinha,no meu pensar, uma bela proposta inicial e, deveras, difícil associar Literatura à gastronomia!Mas, como sou professora de Literatura, e amo estar entre as panelas, já estou acostumada à pesquisa destes dois universos... Comecei com muito entusiasmo, pensando atingir almas, como eu, apaixonadas por Literatura e Gastronomia! Então, elaborei o blog com muito gosto, mas o resultado, para mim, não foi satisfatório!!Cheguei a uma triste conclusão,o baiano não é assíduo e não costuma prestigiar o outro!!(aliás, já li sobre esta(in)disposição do povo baiano em artigos e crônicas de pessoas sérias e não queria acreditar...)E olha que sou até bem relacionada, tenho muitos alunos (as),pais de alunos, colegas professores, parentes, grupos de especialização,vizinhança...Segundo eles, sou uma pessoa bastante querida, confiável, bom papo...????!!!!Assim,cansei de participar de tudo dos amigos e não merecer o mesmo carinho e atenção de retorno.Resolvi seguir meu caminho, um pouco diferente do traçado originalmente, assim enveredei pelos blogs em rede, de seguidores em seguidores e, surpresa, conseguir retornos adoráveis!Hoje,ainda tenho poucos seguidores,aliás não me preocupo muito com quantidade, pois não basta entrar no blog e em seguida dar tchau!É preciso interagir, comentar... mas estou mais confiante, meu perfil é de uns 60% de estrangeiros (principalmente Portugal, Espanha...)), 30% de várias regiões do Brasil, isso não inclui Salvador, e 10% de baianos em geral!! Reformulei o blog, e tenho tocado em frente com disposição e amor, pois adoro cozinhar, conversar sobre gastronomia e a literatura,afinal, é a minha profissão que amo! Obrigada pelas orientações, voltarei sempre! Bjs, Dy.

    http://degustarleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Elaine! Seu post expressa exatamente o que eu penso em relação à conteúdo e fidelização...embora me dou o direito de colocar várias coisas (sem noção) afinal pra mim é o tempero do blog pois mostra um pouco a verdade pessoal de cada blogueiro! beijão

    ResponderExcluir
  31. Minha querida Elaine,

    Desde que iniciei o meu primeiro blog, reparei muito neste fato: as pessoas cobrando seguidores e visitas.Errei muito no principio pois não sabia nem digitar direito, imagine como foi este engatinhar,quase arrastado,rsrsrsrs.Hoje tenho quatro blogs, sendo que um é da minha irmã sobre a sua cachorrinha...como o tempo dela é escasso, sou eu que administro. Tenho muito a agradecer a você, com seus ensinamentos, pois muito do que sei hoje, aprendi aqui...e com várias amigas que sempre me deram "toques", quando viam que alguma coisa não estava bem. Ainda cometo alguns erros, mas tenho amigos fiéis, com os quais fiz uma amizade verdadeira que ultrapassa o "virtual".

    Obrigada por mais estas dicas.Já lhe disse e repito que o que mais admiro em você, entre tantas qualidades, é a sua generosidade.

    Bjssssss e uma linda tarde,
    Leninha

    ResponderExcluir
  32. Olá, adorei seu blog, faça me uma visitinha http://nandinhah-tinha.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. VC É TUDO DE BOM, MENINA...
    UM AVANÇO NO CONCEITO "BLOGUEIRA"
    UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE ÉTICA NA BLOGOSFERA...
    VIREI FÃ IONCONDICIONAL DE PERFIL E OBRA...RS...SORTE NA VIDA...SEMPREEEEEEE

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigada! meu blog tá no comecinho ainda... espero que com essas dicas ele se desenvolva! bjsss...
    www.garotinhas-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Amei as dicas e já estou providenciando um lay melhor pro meu blog!

    http://deumjeitosomeu.blogspot.com.br/

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  36. E é tudo verdade!! Olha eu aqui depois de tantos vai-e-vem! Eu volto para a blogosfera e venho correndo conferir os meus blogs preferidos ;)
    bjks

    ResponderExcluir
  37. ELAINE!!! NUNCA MAIS PEÇO SEGUIDORES!!! AI, QUE FEIO QUE É!!!

    OBRIGADA PELAS DICAS!!!

    BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  38. Elaine
    que coisa boa é dar e receber,
    e seguindo seus conselhos, consegui muitos seguidores
    e tb amigas....obrigada pro dividir tantas dicas ótimas
    parabéns!!!!!!!!
    beijos com carinho
    Edna

    ResponderExcluir
  39. Oi Elaine
    Tenho estudado suas dicas e quase sempre consigo aplicá-las lá no blog. Isso pq suas explicações são realmente esclarecedoras!
    Obrigada!
    Iza, Casa da Praia Tabatinga

    ResponderExcluir
  40. Elaine, parece que você leu meu pensamento e resolveu fazer esse post, onde está impresso o seu conhecimento, a sua generosidade e a sua postura na condução do blog, com a qual me identifico, inclusive na questão da busca de seguidores. Cheguei ao seu blog, através do blog da Fernanda Reali. Pra mim, o importante é informar que meu blog existe e se, por ocasião da visita, ele for considerado bom, as adesões irão acontecer naturalmente.
    Gostaria que houvesse uma ferramenta no blogger (como há no facebook)para retorno de comentários que se faz nos blogs, porque, às vezes, um comentário deixado gera polêmicas que nos ajuda a fazer escolhas futuras.
    Que bom que você e seu blog existem. Vou indicar seu blog com esse post no meu blog, que tem a intenção de gerar inspiração e generosidade também. Obrigada! Margarete
    Do Blog http://escolhasaguiar.blogspot.com.br/2012/09/minha-cozinha-com-ladrilho-hidraulico.html

    ResponderExcluir
  41. É verdade. Concordo com tudo o que você escreveu. Tenho meu blog há algum tempo e vejo como divulgar nas redes sociais tem ajudado e muito. Como o meu blog é voltado mais para histórias, romance, ficção, e se quero que elas sejam lidas preciso correr atrás para que se tenha um resultado. E tenho visto já um pouco desse retorno, de pessoas gostarem do blog, por eu falar com elas, mostra interesse. De certa forma estar por perto.
    E com certeza seu blog e você, claro...rs... Tem contribuído para isso. Aprendo muito.

    Beijinhos \Ô/

    ResponderExcluir
  42. Anotei todas as dicas!
    realmente o meu blog está meio abandonado,quase não dou atenção para ele.
    um super beijo,
    Gabi

    ResponderExcluir
  43. Oi Elaine "Eu estou aqui e tenho um blog" heheheh
    Eu adoro suas dicas!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  44. Preciosas dicas,Elaine!
    Muito obrigada por dividir seus conhecimentos!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Oi Elaine querida amo seu blog sempre estou aqui aprendendo muitas dicas maravilhosas com vc
    adorei essas dicas faz pouco tempo que fiz meu blog e pra mim essas dicas são um tesouro obrigada por compartilhar e por ser tão bondosa...
    há me ajunda em mas uma coisa porfavor é que recebo comentarios em minhas postagens mas lá na página principal a postagem fica mostrando que não tem comentarios algum, oque faço pra resolver isso me ajudaaaaaaaaaaaaaaaa
    beijão no s2
    artedossonhosdaana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Olá Elaine, gostei desta postagem, muito bem explicada e de grande utilidade para nós blogueiras, só tenho que te agradecer por nos proporcionar essas dicas. Obrigada, e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  47. Adorei muito as dicas...se alguem quizer dar uma passasda lá no meu.. ele é novo.. http://cheiasdecharmeeglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Muito legal as dicas!!! gosteeeeeeei! Pq ainda nao entendo muito de blog...rs. Fiz o meu a pouco tempo!

    ResponderExcluir
  49. Vou ter que ler novamente para absorver tanta informação... Tecnicas de S.E.O? Nossa, tenho muito q aprenderrrrrrr...
    Bjs
    Monica
    http://deliciosarotina.blogspot.com.br
    Eu abri esse blog para minha irmã, e eu achava q só ela lia, passamos por momentos difíceis juntas e infelizmente hoje ela não pode mais ler pq ela foi morar com os anjos... Ai me veio a pergunta: O que fazer com o meu blog, se o motivo dele não habita mais entre nós? Quando postei isso, falando comigo mesma, na esperança que minha irmã sentisse em outra dimensão recebi muitos recados carinhosos, mensagens que tocaram meu coração e me deram força para superar aquele momento... Então agora em retribuição a essas pessoas, esses amigos virtuais que foram mais presentes que os amigos reais quero melhorar o meu blog e deixá-lo como uma homenagem a minha amada irmã. Vou ler bem suas dicas e tentar ser mais aplicada. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  50. oie adorei seu blog eu queria que vc me ensinasse como deixar os marcadores de lado do blog e bem organizados para quando clicar ir para a pagina kkk vou explicar mais direito né : eu tenho um blog mais o blog é dificio de organizar ai eu queria deixar minhas postagens de lado tudo organizadas tipo tem um link só para marcadores quando clikarem nesse lik eles serão direcionados para a pasta dos marcadore e não sei como faz isso e queria que vc me ajudasse... !!!!! por favor estou precisando muito... quer ver um blog que tenha os marcadores de lado ai talvez vc consiga me ajudar kk: www.photoscapeediçoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Você sempre arrasa nas dicas!
    Amei!
    http://modacombianchi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Gostei muito das dicas e da forma direta, sem rodeios e firulas para se comunicar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  53. Caraca!
    Muito bom! Simplesmente adorei ;)

    ResponderExcluir
  54. Começo hoje colocar um pouco das suas dicas em prática . Obrigada por está sempre nos ajudando :)
    http://gordanaomagrasim2011.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Oi amiga! Gosto de gente que divide o que sabe!
    Mostra que é um ser humano que vale a pena conhecer mais.
    Não entendo muito de blog não, mais ando com vontade de aprender a
    mexer num que criei e amei suas dicas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  56. Muito obrigada pelas dicas ... foram muito úteis, comecei agora no mundos das blogueiras rsrsr .... estou amando pois em meu blog posso expor tudo o que gosto! ainda me sinto um tanto perdida, mas tenho certeza que vou melhorar ... grande beijo! estarei sempre por aqui! =) http://unhasetcetal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. O seu blog é ótimo, tem me ajudado bastante, comecei agora neste mundo chamado blogosfera, o meu blog só tem dois dias de vida, estou totalmente perdida, mais estou e achando aos poucos com ajuda dos seus artigos. Obrigada por compartilhar suas experiencias.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  58. Lindo seu post Elaine!
    Dicas preciosas e necessárias
    Sempre!
    Obrigada por sempre dividir seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  59. tô chocada!Elaine você agora lê mentes?resolvi te visitar hoje justamente pra procurar dicas de como mandar o meu bloguinho pra frente e dou de cara com este texto,impressionante!!!
    sempre leio os textos atravez dos posts que recebo no email mas hoje vim direto ,ando meio parada e sem motivação para blogar,pensei em sorteios pra conseguir seguidores ,mas isso pra sersincera não está no meu alcance atualmente,mas lendo esse texto ,mudei de ideia ,afinal de contas acabo de perceber que seguidores não se comprar com trocas de link-s e sorteios e sim com carisma e educação ,sou obediente vou deixar de preguiça e teclar com vontade!parabéns
    a partir de agora está nomeada rainha mãe das blogueiras !bjs Núbia rangel.

    ResponderExcluir
  60. Oi Elaine, adorei as dicas!!! E o ditado sobre cuidar do jardim que as borboletas virão é o meu lema pra td na vida! :))
    Bjsss e um ótimo final de tarde!
    Vivendo e Aprendendo
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  61. Oi Elaine!!
    Como vai?
    Dicas excelentes, vou estudar bem e claro, aprender.
    Sobre o jardim e as borboletas, eu quero que o meu blog seja assim..rsss...
    E agradeço por compartilhar...
    Uma ótima sexta-feira!

    bjs

    ResponderExcluir
  62. Meu blog é novo, e gostaria que todos lessem o que escrevo, deixo aqui meu blog, adorei o seu seguindo!

    http://complicadanavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  63. Amei as dicas, estou começando e é sempre bom contar com pessoas como vc que compartilham o que aprendem, beijos.

    ResponderExcluir
  64. Amei o post vc manda bem.Postagem ótima!!
    ta rolando uma promo de natal bem legal que vai te ajudar na divulgação do seu cantinho passe lá se vc puder...
    BJS
    www.biaalini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  65. OI ELAINE, QUE BOM QUE MARIDO VAI ESTAR EM CASA, É MUITO BOM PASSAR O NATAL AO LADO DE QUEM AMAMOS.
    PASSEI PRA TE DESEJAR UM FELIZ NATAL, QUE O SEU LAR ESTEJA CHEIO DE PAZ, SAÚDE E MUITA ALEGRIA.
    FELIZ NATAL.
    BJOS...

    ResponderExcluir
  66. Feliz Natal Minha Amiga Querida
    Obrigada por TUDO!

    Um Beijo Grande no seu Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  67. Legal! Valeu pelas dicas e obrigado por compartilhar. Elaine, a propósito, aceite meu convite e venha ver o texto de número 292 de minha literatura amadora. >>> HEMATÓFAGO no http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço!

    ResponderExcluir
  68. Olá Elaine! Passei aqui para agradecer as muitas dicas que deste durante o ano e vim desejar á você e sua família um feliz Natal com muito amor e paz e um ano novo cheio de realizações ,saúde e prosperidade.

    beijos

    ResponderExcluir
  69. Seguindo seu blog sdvt :)http://amantesdecupcake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  70. Bonita a tua reflexão.
    Parabéns, do meu ponto de vista você acertou em muitas coisas.
    Seu blog é fascinante, gostei muito dele e estou seguindo!
    Tenha um final de semana maravilhoso
    E continue sempre postando, vou estar sempre aqui curtindo suas ideias!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  71. Existem uma série de fatores que fazem um blogue ser sucesso, porém não é como uma receita de bolo em que basta adicionar os ingredientes e colocar para assar. Um blogue pode desandar se o fermento estiver vencido ou mesmo adicionado em quantidades maiores. Ah, a temperatura do forno é muito importante! (rs*)
    Elaine, adoro o dihitt como divulgador de blogues, até mais que o facebook. Ele deveria ser melhor prestigiado por nós brasileiros, pois é uma ótima rede social de blogues. O G+ demorou um pouco a ganhar a minha simpatia e tenho preferido ele ao twitter.
    Um santo e rico natal para você e sua família, que seja cheio de alegria e afeto!! Que vocês consigam ultrapassar todos os obstáculos que os impedem de sentir paz nesse novo ano que logo se inicia. A vida tem o sentido que damos a ela. Vamos à luta!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  72. Querida Elaine, passando pra deixar votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muitas alegrias junto aos seus familiares. Um grande beijo, com carinho e que 2013 tudo melhore pra todos nós.

    ResponderExcluir
  73. Elaine, vim te desejar um excelente Natal, e uma benção especial pra seu marido, um Ano Novo com muitas conquistas, vitórias, sucessos...
    Saúde, paz, harmonia, paciência....
    Que seus sonhos sejam ouvidos e realizados...
    Que Jesus renasça em cada coração e que tudo dê certo pra vc!

    Beijos

    ResponderExcluir
  74. Olá em primeiro lugar um Feliz Natal , me chamo Clara, e minha paixão é a escrita, gostaria muito de tornar meu blog mais popular, e que as pessoas pudessem interagir comigo. Beijos.http://clarasolsonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  75. Incrível esse post é muito bom e fiquei impressionado com a positividade, ao ler eu fiquei contagiado e isso me deu força para traçar metas e conseguir meus objetivos com meu blog, obrigado pela força e seu blog é simplesmente espetacular, principalmente pelo conteúdo..
    www.soluctiongames.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  76. Adorei as dicas lindo o seu blog, já me tornei sua seguidora, quando puder me faça uma visitinha.
    http://josifariasmanicure.blogspot.com.br/
    http://josi-artesanato.blogspot.com.br/
    josiane_sfarias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Oi Elaine li a sua dica e gostei muito, vou tentar aplicar no meu blog de livros também, ainda sou bebe nesse negócio de ser blogueira. Obrigado

    ResponderExcluir
  78. OI ELAINE COMO COMECEI MEU BLOG TEM POUCO TEMPO, PRECISAMENTE 10 DIAS GOSTEI MUITO DAS DICAS PARA NÃO ERRAR. ESTAMOS NESTE UNIVERSO APRENDENDO TODOS OS DIAS, E UMA DAS COISAS QUE OBSERVO NOS BLOG SÃO AS PESSOAS QUE GOSTAM DE COMPARTILHAR E ISSO E MUITO BOM. POIS É A LEI DO DAR E RECEBER, TODA VEZ QUE VC COMPARTILHA ALGO COM SEU PROXIXO VC PODE TER CERTEZA QUE VIRA O RETORNO.
    SOU FISIOTERAPEUTA, PROFESSORA DE SOCIOLOGIA E ARTESA E COMO SO ESTOU POSTANDO SOBRE ARTESANATO GOSTARIA DE SABER SE SERIA CONVENIENTE FAZER UM BLOG SOBRE A FISIOTERAPIA E DAR DICA DE ESTETICA POIS TRABALHO COM DRENAGEM LINFÁTICAE MASSAGEM RELAXANTE, OU ADICIONAR DENTRO DO MESMO BLOG ALGO SOBRE ISSO.
    GRANDE ABRAÇO
    LEILA

    ResponderExcluir
  79. Td muito lindo...estou começando no mundo dos blogs ,amei o seu...muita vontade de participar dos post de 2012...vou tentar fzr td direitinho...bjs...quer me seguir tbm? ...te aguardo...bjs <3

    ResponderExcluir
  80. oiiiii,tudo bem!!
    eu sei que você explicou como postar o blog no google,mas não conseguir entender...está difícil..criei um,mas não aparece,poderia me ajudar???
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, releia o artigo com atenção, leia também os artigos sobre otimização indicados no texto e entendenderá.
      Toda a ajuda que posso dar está nos textos.
      Caso precise de ajuda personalizada escreve pra mim e a gente combina o valor do trabalho de assessoria.
      beijos, bom dia

      Excluir
  81. Olá!!
    Amei seu blog !!!
    Gostaria que você participasse do meu.
    zelaineatelie.blogspot.com.br

    Um beijo!!! thau..

    ResponderExcluir
  82. Nossa você tem dicas incríveis aí hein? Aliás, seu blog é incrível. Super agradável, muito dinâmico e interativo. Os textos são muito bem escritos e explicados. Muito mara! rsrs.

    ResponderExcluir
  83. Elaine boa noite, gostei muito de sua explicaçao , pra construir um blog. Voce só nao falou o valor, para eu ver se cabe no meu orçamento. Gostaria de um blog evangelico com o simbolo de um aguia. E com escrito, visao de aguia, ah e sou filiado a uniao dos blogueros evangelicos, e se tem algum proble isto. Preciso saber quanto vai me custar. Ja que eu acesso apenas do meu smartphone. Pois vou comprar um not book mes que vem, eu sabendo quanto vou gastar fica melhor eu confio em seu trabalho e bom gosto, ah pra vc ter uma ideia minha cor preferida é azul com brilho. Desde ja agradeço . Abraços

    ResponderExcluir
  84. Amei o post , parabéns ... Amo seu trabalho e gostaria de deixar aqui o que eu acabei de começar, vale apena seguir os posts que tenho em mente são incríveis Beijos meninas ♥ http://sejacomoumabarbie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  85. Olá Elaine, td bem?

    Adorei seu post, foi de muita serventia, pois estava cometendo alguns erros e que a partir de hj serão corrigidos, sempre é bom ouvir conselhos de pessoas experiente, rs...gostei muito das dicas principalmente para quem está começando agora assim como eu...Parabéns, será um enorme prazer fazer parte da sua rede e seguir seus conselhos, estarei sempre por aqui, rsrs...!!!

    Bjkasss...

    http://grazyfreitasmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  86. Gostei muito das suas dicas, obrigado!
    Estou pensando em fazer um, mais me sinto tão insegura.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia Elaine!!
    Ótimas dicas, não é simples ser blogueira e como diz, conhecida, vale a pena compartilhar, é uma delícia!!!

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
  88. adorei as dicas, acabei de criar um blog e ainda estou montando...
    está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  89. ESTOU COMEÇANDO A FAZER MEU BLOG... ME DEDIQUEI MUITO A ELE, ABAIXEI LAYOUTS, COLOQUEI MÚSICAS, SEMPRE ESTOU POSTANDO ALGUMA COISA, MAIS NINGUÉM ESTÁ ME SEGUINDO...
    SE ALGUÉM AÍ QUISER SEGUIR http://morangoaospedaco.blogspot.com.br/
    BJSS!

    ResponderExcluir
  90. Adorei suas dicas
    bjs
    Se alguém quiser visitar meu blog fiquem a vontade
    http://girlcheiadecharme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  91. ola, elaine adoro todas as suas dicas comecei ontem com o meu blogger e deste ja estou lendo todas as suas dicas muito obrigado.

    ResponderExcluir
  92. Simplesmente amei seu blog.
    Concordo com tudo que você disse *-*
    principalmente o quanto é feio pedir retribuição para seguir.
    Blogueiras assim não terão respeito, porque quando falarem que amaram um produto, todo mundo pensará que ela foi paga para expressar aquela ''opinião''.
    Um beijo, e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  93. Criei um blog há alguns meses atrás e só hoje conheci o seu, com certeza teria sofrido bem menos se já tivesse te conhecido, mas como na lei da aprendizagem nunca é tarde....kkkk....com certeza irei melhorar muito com suas dicas....Foi bom demais te encontrar. bjs

    ResponderExcluir
  94. Ola, Elaine
    Muito bom seu blog, voce tem algo que prezo muito a generosidade - compartilhar conhecimento, parabéns. Ha uma dúvida que me atormenta (risos). Quando comento em foruns e blog eu posso mencionar o nome do meu blog? Nunca faço isso porque imagino que os proprietarios dos canais não irão permitir tal divulgação, então assino apenas com meu nome, o que não direciona para nenhuma das minhas paginas. Em resumo, como comentar em blog fara com que as pessoas saibam e conheçam o meu?
    Abraços e se fiz uma pergunta "idiota", perdoa a falta de conhecimento desta iniciante kkkk

    ResponderExcluir
  95. legais as dicas, recém estou engatinhando nos blogs,ainda tenho muito que aprender. Tenho problemas com o que escrever nos textos,help! hehe bjs


    http://pintaetira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  96. Muito interesante seu blogeer , percebi que estou no caminho com meu blog, gostei muito das dicas... Obrigada, bjss

    ResponderExcluir
  97. Gosteeei, meu blog é http://coisasqueeuseiporraquelgomes.blogspot.com.br/...
    "COISAS QUE EU SEI"

    ResponderExcluir
  98. Ótimo post, falo por experiencia própria que tenho achado dificil divulgar o blog, até dá uma desanimada para escrever, mas acho que vale a pena continuar tentando e ver se a coisa vai pra frente ne!!
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  99. Amei as dicas e seu blog também, acho que muitas pessoas que tem seus blogs procuram saber disso, e você explicou e colocou de uma maneira que ajudou muito. Eu mesmo tenho um blog e estou procurando aperfeiçoá - lo. Não ligo muito mais se tem muitos seguidores, posto por que amo o que faço e acho que a maioria são assim. Obrigada pelas dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
  100. Oiiiiiii....
    Que post ótimo! Gostei muito das dicas! Comecei a atualizar o meu blog a pouco tempo e suas dicas vão me ajudar bastante.

    Bjos
    curteadica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  101. nossa ótimas dicas, tava precisando de umas dicas assim. entao la vai ''eu'' rsrsrs gente meu nome e samara amo moda e acabei de criar um blog de moda para poder dividir com vcs, um pouco do meu conhecimento, estou super animada com meu blog e th fé que ele ainda vai crescer *-* http://bonecacomestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  102. Olá...de grande utilidade suas dicas..parabéns pelo seu blog....

    ResponderExcluir
  103. Muito obrigado pelas dicass ' Vão me ajudar muito :D '

    ResponderExcluir
  104. Amei asdicas,eu tb gelo quado falam seguindo segue de volta.
    Acho isso ridiculo,mas fazer o que ne?
    Enfim obg pelas dicas,vou tentar cuprir as que n cumpro.
    Thau
    http://funsttar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  105. Amei as dicas, eu tenho um blog de moda ainda novo, mais com conteúdo ótimos sem erros autográficos, mais mesmo assim não consigo nem um seguidor.
    Obrigada pelas dicas.
    http://bjodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  106. Elaine querida nao sei nem como agradecer a mãozona q meu deu com seus posts, fiz meu blog em 2009 acho e ficou la estacionado, mas ai o tempo me levou pro lado do artesanato e resolvi ressuscitar o coitado, mas confesso q to mais perdida q cego em tiroteio mas visitar seu blog me fez ver ao menos uma luz no fim do túnel vou engatinhar espero daqui a algum tempo estar correndo com esse meu blog!!! bjo

    ResponderExcluir
  107. Adorei obrigada!
    Tenho um blog a pouco tempo obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  108. Muito boas as dicas, diferente das dicas de outras blogueiras que só falam em divulgar para amigos e em redes sociais.Tenho um blog e quase não divulgo tenho muitas visualizações e poucos seguidores, mas tmb ele esta no começo. Adorei seu blog. beijus.
    http://arianemodapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  109. Olá, muito boas as dicas! Com certeza vou seguir todas! Obrigada flor :)

    http://coisasdeespelho.blogspot.com.br/

    Beijos, Camila.

    ResponderExcluir
  110. Elaine, excelente as suas dicas, me ajudaram bastante. Sabe? Eu já tive mais ou menos uns quatro blogs mais por falta de experiência, por achar que estava falando com as paredes cancelei todas minhas contas. E recentemente criei este http://diariodafanivalentim.blogspot.com.br/ mais prometi pra mim mesmo que este novo blog não pararia no meio do caminho e através da suas dicas estou bem mais confiante.

    Obrigada!Beijos

    ResponderExcluir
  111. Oi,Elaine,excelente dica estou começando agora,faz quatro meses que criei meu blogs http://cherli-unhas.blogspot.com.br/,no começo o que fez com que eu não desistisse foi os comentários e dicas de pessoas igual a você,começar um blog é difícil,as poucas visitas desestimulam a criação de novos conteúdos.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  112. Que bom conhecer teu blog !!!
    Acabei de criar o meu sobre organização doméstica, e vira e mexa pintam as dúvidas de como melhorar.
    Aqui estou aprendendo muitas coisas, mais não sei se estou no caminho certo ou estou cometendo erros nesse universo de blogs.
    Quero aqui poder compartilhar com vocês levresedabagunca.blogspot.com.
    Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  113. Oi
    Seu blog é elegante, bem arrumado, com muitos detalhes, gostei. Estou construindo o blog espíritosantosustentável.blogspot.com divulgando a sustentabilidade e o site reavivi.es "Rede de apoio às Vítimas de Violência", estou aprendendo a cada dia e com certeza voltarei a visitar seu blog.
    Parabéns
    Robson Côgo

    ResponderExcluir
  114. Adorei suas dicas e concordo com você, não adianta só ficar esperando que as coisas aconteçam e nao colocar coisas originais e interessantes no blog, infelizmente eu sou uma dessas, mas com um pouco de esforço de minha parte e suas dicas vou conseguir me divulgar, o que está sendo dificil para mim em uma cidade nova e que ainda as pessoas não são bem receptiva, interessadas com meu trabalho.

    ResponderExcluir
  115. Adorei sua dicas vou tentar fazer desta forma afinal cheguei agr nesse meio, quero ficar conhecida e também quero conhecer os blogs que cada dia mais ficam reconhecidos não é assim que fiz um pra mim para tentar mostrar para as outras pessoas um pouquinho do que estou aprendendo com arte, moda e curiosidades de tudo um pouco afinal e é claro aprender com outros blogs tbm ! bjos

    Me ajudem galera desde já agradeço !
    http://claradoceveneno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  116. Muuuito bom! estou começando meu blog agora , ficaria muito feliz se você dessem uma olhadinha http://foreveryoungmakeup.blogspot.com.br/ muuuuuito obrigada <3

    ResponderExcluir
  117. Bom dia!!!
    Excelente conteúdo, quero fazer meu blog bombar também.
    Vou aproveitar suas dicas, dá uma passadinha lá http://emagrecabela.blogspot.com.br/
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  118. Oláá! Tudo o que nos propomos a fazer tem que ser feito de coração, com amor e entrega. Temos que literalmente viver um romance com a nossa meta, rs. Não adianta iniciar o blog e acreditar que as pessoas vão te seguir, comentar ou outros simplesmente por fazer. Temos que cativar os nossos novos amigos, porque não é só visitar, é fidelizar o nosso novo círculo de relações. Tem que ter um algo a mais, pois, apesar de ser através da tecnologia, ainda é relacionamento humano. Um abraço.

    ResponderExcluir
  119. Concordo com tudo que vc disse, gosto muito das suas dicas e sempre estou por aqui, mas nem sempre comento ( vício que trago de quando não era blogueira e não sabia da importância desses comentários). Como blogueira nova, que sou, muitas vezes me pego ansiosa em me tornar conhecida...kkk...é nessas hora que me dou um puxão de orelha..kkk...afinal de contas criei o blog para me relacionar e não me estressar..
    Mas muita coisa do que vc diz acho que faz parte da boa educação na blogosfera e isso sim é muito legal.

    Obrigada por td
    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  120. Adorei as dicas são muito importantes para quem
    esta iniciando nesse mundo virtual dos blogs.
    Parabéns seu blog e muito lindo!!!!!!

    Beijos!!!!!

    jullyconvites.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  121. gostaria de lhe fazer um pedido você pode anunciar meu blog http://jksjogos.blogspot.com.br/ por favor ?

    ResponderExcluir
  122. Guria...VOCÊ ARRASOOOOOOUUUU. Estou eu aqui me batendo pra cá e pra lá tentando descobrir como usar o blog e eis que surge você no google. Confesso que estou encantada com suas publicações e olha que não li nem um terço. Não sei se fiz certo, mais até onde o meu pouco conhecimento mostra eu acredito estar te seguindo rsrsrss; não quero te perder de vista nunca mais e antes que eu esqueça MEUS PARABÉNS seu blog é lindo e suas publicações são simplesmente maravilhosas.
    Beijinhussss

    ResponderExcluir
  123. Olá adoreii' o blog ficou muito boa sua postagem
    acho que vai me ajudar bastante
    Obrigada! bjus :)

    ResponderExcluir
  124. Oi Elaine,suas dicas são ótimas estou tentando personalizar meu blog com elas,queria te pedir uma dica;como colocar o passarinho do twitter no perfil da (fan page)minha pagina do Facebook.

    ResponderExcluir
  125. Como personalizar a barra de ferramentas do blog.

    ResponderExcluir
  126. Cara amiga elaine, eu sou iniciante no ramo de blogueiro, e te digo que já estou apaixonado por escrever. Pois é algo que eu adoro. Escrever me fazer sentir como se tivesse vivendo uma aventura for ado corpo. Eu sei que este comentário será moderado, mas quero deixar o url do meu blog para que você possa conhecer, retire o que você achar necessário e deixe o que você achar útil.
    O meu blog é o www.criarnegociosonline.com, meu objetivo e ajudar as pessoas a criarem os seu próprio negócios via online e ter uma independência fiananceira,a pois eu demorei vinte anos para conseguir isso e foi a melhor coisa da minha vida, quero passar essa experiência para as pessoas mesmo que eu não ganhe nada com isso. Eu desejo que todo cidadão consiga ter uma renda justa e capaz de suprir suas necessidades.
    Abraços e espero contar com sua amizade.
    Caso queira fazer contato comigo, faça do meu blog por favor.

    ResponderExcluir
  127. Nossa Elaine o seu blog é show e faz a diferença.Tem muito conteúdo que realmente me ajudou a personalizar o meu blog,fora as dicas de como fazer meu blog crescer.Mas tem muita coisa pra me atualizar sobre como administra-lo,o criei sem a ajuda de ninguém,foi na cara e na coragem e me sentiria muito honrada se tu desse uma olhada nele e me desse a tua opinião,sei que falta muita coisa mas aos poucos vou deixando-o interessante.
    Mas ainda tenho uma grande dúvida,gostaria de ter parceiros em meu blog,marcas renomadas de materiais para artesanato e não sei como proceder.Poderias me dar algumas dicas? Não quero tirar vantagem,quero ser reconhecida pelo meu trabalho,sei que tenho muito que aprender e estou disposta a seguir o que é certo mesmo que leve tempo para que isso aconteça.Obrigada por toda a experiência que tu compartilhou com nós e parabéns pelo seu trabalho.Sucesso!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  128. Elaine !!
    Como estou iniciando agora, pode ter certeza que este poste foi de tamanha importância... Vou seguir suas dicas ..
    obrigada por deixar claro , oque pra mim ainda estava no escuro !!

    Beijo
    http://onedaybyfer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  129. Ola, Elaine
    Seus post ajudam bastante, e esse em especial uso como um check list, pra não esquecer o que é preciso fazer.

    Um abraço
    Catia (crodites.com)

    ResponderExcluir
  130. Muito interessante, é uma ideia simples, prática, mas difícil de perceber sozinho.

    ResponderExcluir
  131. graças a você... EU criei um blog!
    http://mymangasuperstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  132. nossa, com todas essas informações criei um blog faz uns dias por favor veja e vê se ta bom ? http://girl-fashion-beautiful.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  133. Adoreei! é bem vdd oque vc disse foi só eu colocar meu blog pra passear que as pessoas viram que ele existe!
    eu tenho um blog há algum tempo ja mas apenas há alguns meses posso dizer que sou blogueira :)
    Adorei seu blog..

    ResponderExcluir
  134. Oi elaine você está de parabéns pelo blog viu e pelo conteúdo ! Vou deixar o url do meu blog pra vc da uma passadinha lá , conto com a sua presença e de todos !

    http://priincesasnamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  135. Otimo, seguirei seus conselhos de blogueira...rs

    ResponderExcluir
  136. Muito boas sua dicas Ameeeei Parabéns

    ResponderExcluir
  137. Adooorei seu post, me ajudou bastante! Fiz um Blog recentemente e estou fazendo o máximo por ele, sempre tive vontade mas não tinha tempo pois fazia faculdade e trabalho, mas agora terminei minha facul de Jornalismo e estou me dedicando! Adoro de mais! Se puder dar uma passadinha por lá, coloco várias dicas de diversos assuntos! :) Beijos!! http://blogdadani1.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  138. Adorei a postagem da uma passada no meu blog??
    betaberg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  139. adorei tudo no seu blog ele é perfeito! mas como eu consigo postar coisas em outra página do blogger
    universofashionmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  140. Oi! Cheguei aqui procurando uma dica do picmonkey e fiquei....rs! Você é muito interessante.... pena que estou trabalhando e não posso passar todo o tempo que gostaria lendo seu blog de cabo a rabo. Mas, uma coisa que já fiz foi me cadastrar lá na sua galeria de blogs permanente. Acho que é o começo para eu iniciar minha vida de blogueira de sucesso, como você!

    Ah, aproveitando, queria saber se você sabe usar outra funcionalidade do pícmonkey que é fazer postagens do tamanho da timeline do facebook. Vi que você entende bastante de internet e pode ser que já sabia ou tenha alguma solução para essa minha dúvida!
    Beijos e parabéns por ser tão generosa!!
    Com carinho
    Pri Tescaro

    ResponderExcluir
  141. Olá Elaine! Entrei nesse mundo dos blogs ano passado ao procurar sobre azulejos coloridos para cozinha! Me apaixonei pelas coisas que conheci e pensei... porque não fazer um blog também? E fiz! Estou gostando de escrever e gostei ainda mais quando vi suas dicas! (confesso que tem muitas coisas que nunca tinha ouvido falar desse universo blogueiro! rs)
    Parabens pelo blog e abraços!

    ResponderExcluir
  142. Já no meu caso tenho 754 visualizações mais ninguém comenta e ninguém me segui, pq será??

    ResponderExcluir
  143. Parabens seu blog é ótimo, e me ajudou bastantes com o meu.Adorei!Se tiver um tempinho visite o meu també, o link é http://garotasdeesti.blogspot.com.br/ espero que goste!!!

    ResponderExcluir
  144. Legal,adorei as dicas muito bom visita o meu : http://siteblogdamii.blogspot.com.br/ e de moda comecei a pouco tenpo spero que goste.

    ResponderExcluir
  145. ótima postagem concordo com tudo que você disse e muito obrigado pelas dicas estou trabalhando para tornar o meu blog o melhor possível.Parabens.

    ResponderExcluir
  146. Elaine,eu tenho um blog e toda vez que posto,alguns textos longos,e faço a visualização antes de postar não aparece nada..oque fazer será que podes me a esclarecer ?
    Beijos seu blog é sensacional .

    ResponderExcluir
  147. Elaine ,tenho uma duvida .Toda vez que preparo uma postagem para o blog,e faço a visualização as postagem não vai fica como se não tivesse nada ali.oque pode ser?
    sera que você pode me ajudar? BEijos seu blog é DIVINO .

    ResponderExcluir
  148. Nossa amei!!! Não conhecia seu blog mais virei fã!!! vou me inspirar em você!!!!

    ResponderExcluir
  149. Acabei de conhecer seu blog e adorei essas dicas. Te achei quando joguei no google sobre divulgação de sorteio.

    abs,

    ResponderExcluir
  150. Nossa,eu confesso Elaine que vivia me fazendo essas perguntas. Só pelo fato de voce ter ajudado muito ja estou feliz... Acho seu blog muito legal,é um dos meus favoritos. Esse blog merece ter um sucesso imenso só por ter conteudos super interativos ^^ .
    Meu blog: www.blog-officiial.blogspot.com.br
    Meu Twitter: @JoyceRaian
    Minha página: facebook.com/JoyyceRaianne
    Quem quiser manter contato ta ai :D

    ResponderExcluir
  151. Realmente era o que eu estava procurando. Estou começando um blog e queria uma resposta bem direta e sincera e não: Seja você, etc. Eu tenho vergonha de falar pra os meus amigos sobre meu blog, então isso dificulta um pouco na divulgação. Mas espero chegar lá! Comecei ontem, mas estou muito empolgada! Quero que dê certo.
    Meu blog se chama Dica pra hoje... e é minha cara!
    Beijos e espero que gostem e me deem dicas também! Isso é muito novo! rs

    ResponderExcluir
  152. Muito obrigada por compartilhar o que sabe!!! Isso me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  153. Nossa, adorei o post! Foi super válido pra mim! Visite meu blog se tiver um tempinho sobrando: http://zdezoe.com beijos!!

    ResponderExcluir
  154. meu blog fala de curiosidades do universo,adorei o seu blog e obrigado pelas dicas eu vou visitar o site de cada um por favor visitem o meu http://cms.new-universe4.webnode.com/?headerEditor=1

    ResponderExcluir
  155. muito bom o seu poste obrigado eu irei visitar os blogs de cada um aqui por favos visitem o meu
    http://cms.new-universe4.webnode.com/?headerEditor=1

    ResponderExcluir
  156. por favor me divulga para mim ter seguidores http://sthefanigontijo.blogspot.com.br/ sou a nova blogueira!

    ResponderExcluir
  157. Adorei as dicas Elaine arrasou, dicas de ouro, estou começando nesse mundo de blogues, e isso ajuda muito nós que estamos começando, se quiserem visitem meu blog http://gatta-dourada.blogspot.com.br/
    obrigada bjoss

    ResponderExcluir
  158. Oi Elaine vim lhe pedir ajuda , pf não ignore o comentário . ( espero q me responda , caso vc responder irei olhar no meu imail , pois add ele , para acompanhar o blog via email )
    Bom como faz para colocar isso que tem no cabeçalho do blog , tipo tem la a foto bonitinha , com contato , e tudo como faz isso pf me responda!!!!!
    Beijos aguardo resposta !
    Pf nn ignore !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, o cabeçalho é uma imagem mapeada e o menu abaixo dele é apenas isso, um menu.
      Nas Dicas para blogs aqui do blog tem alguns menus, talvez te ajude.
      bjssss

      Excluir
  159. Gostei muito obrigado pelas dicas olha ai meu blog http://kikatutu.blogspot.com.br espero que goste!^^

    ResponderExcluir
  160. Parabéns amei as dicas,super maravilhosas..

    ResponderExcluir
  161. Oi, boa tarde! Seu post certamente é de uma utilidade enorme dentro da blogsfera porque quando a gente monta um blog, a primeira coisa que vem a nossa mente depois disso é: como conquistar leitores? o que certamente é um desafio muito grande porque aparecer e fazer-se conhecido é um trabalho muitíssimo árduo.

    Montei um blog há um mês e já estou sentindo essa dificuldade e, de certa forma, foi um bálsamo encontrar um site cheio de dicas acessíveis e úteis sobre como otimizar meu blog, pois certamente dicas assim me fazem crer que ter um blog útil para um grande número de pessoas é sim possível.

    Então vou lutar para isso utilizando como armas algumas das suas dicas. Um beijo enorme para você e saiba que a blogsfera agradece muito o seu trabalho. Ele é de grande utilidade ( pública) virtual.

    http://papocafeina.com.br/

    ResponderExcluir
  162. Oi Elaine! Seu post foi muito bom pra mim , gostei bastante da suas dicas. Ultimamente conseguir seguidores e comentaristas tem sido dificil , com certeza tenho muito caminho a ser andado. rs. Mas to indo!!
    Achei seu blog muito bom ! e já estou seguindo!
    beijoss.
    http://sabedorianaoseiescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  163. Adorei..Concerteza me ajudará muito :)
    http://closetarrumadooo.blogspot.com.br/ Beijos

    ResponderExcluir
  164. Ameei !!
    http://eduardabarbosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  165. Que beleza de texto...concordo plenamente c essas ideias d ser educada e gentil, confesso q minha ultima postagem já nem esta taum simpatica assim, meu blog é novo e não tenho seguidores a nao sermeu marido rs...ja estava quase desistindo mas entro aki e me reanimo c seus posts..obrigada

    ResponderExcluir
  166. Essas dicas são ótimas,são dicas de alguem que realmente sabe o que está falando!

    ResponderExcluir
  167. adorei as dicas visitem meu blog e digam o que vocês achou e por favor divulguem http://adolescente-vaidosa.blogspot.com.br/ obrigado

    ResponderExcluir
  168. Adorei tudo, vou usar suas dicas com certeza, e quem quiser ver meu blog o nome é Sem Tempo Hoje, estou começando e seria muito bom algumas dicas e até dar uma olhada :)
    semtempohoje,blogspot.com

    ResponderExcluir
  169. Gostei das dicas, muito bom, elas ajudam bastante!!!
    Visitem meu blog também: www.noscaminhosdopai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  170. Poxa Elaine, falou bonito.

    Realmente hoje em dia com a quantidade de blogs na web fica dificil aparecer.
    Tenho um blog de humor, mas não consigo curtidas, tenho bastante visitas, mas não é curtido, talvez tenha algum detalhe que esteja faltando.
    Faço postagens todos os dias, não sou de copiar posts, crio meus proprios.

    O que pode estar acontecendo??

    Meu blog:
    http://www.falavei.com.br/

    ResponderExcluir
  171. Olá flor, eu amei demais esse post, me ajudou bastante. Um grande beijo !

    ResponderExcluir
  172. Há, e estou seguindo aqui viu . :D

    http://karinemello.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  173. Oi Elaine, por conhecidência meu nome também é Elaine, eu gostaria que meu blog fosse mais popular, já fiz de tudo na internet, postei no facebook, no google, em vários lugares mais eu não consigo será que você consegui me ajudar. Meu blog é: http://modastar1010.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  174. Dicas muito boas. Gostei imenso :) Ainda estou no início com o meu blog mas estou a gostar bastante da experiência. Vou seguir estas dicas.
    Beijinho*
    www.beautyandstylept.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  175. Brigadu! você é ótima e muito simples nas suas postagens fazendo com que pessoas leigas como eu consigam montar um blog rsrsrs nem acredito!
    Deus a abençoe bjo

    ResponderExcluir
  176. OI, Elaine, você nem sabe, mais está sempre me ajudando, assim que eu fiz o meu blog estava tendo dificuldades em coloca-lo no google, achei um artigo seu ensinando passo a passo, me ajudou muito e agora me deparei com você novamente e não podia deixar de mandar uma mensagem para você, o quanto você é profissional e objetiva, parabéns!!!! http://bibliotecariasprendadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  177. Me segue?? Já estou te seguindo...
    Adorei as dicas!!

    ResponderExcluir
  178. Oi Elaine, creio que meu ajudou bastante!! Sou novo aqui no blogger, e estou desenvolvendo um conteúdo bem interessante para papais de 1ª Viagem. Gostei muito das dicas, e valeu muito a pena ter conferido alguns posts!! Estou com pouco tempo agora, mas em breve voltarei a ler mais algumas novidades em seu blog! Parabéns! Obrigado!

    ResponderExcluir
  179. Gostei muito das dicas.
    http://historiasdavida.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  180. Tava pensando isso, fiquei 1 ano com meu blog parado, mas agora estou retomando, faço porque gosto (meu blog é sobre música), alie o prazer de fazer com a vontade de aprender e tem uma boa fórmula pra começar.

    http://allaroundforyou.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  181. oi Elaine... Eu tenho umo blog e queria que vc desse uma olhada, se nao for incomodo, vc poderia
    visita-lo e vc poderia indica-lo..? Obrigada pela atenção... BLOG:
    http://www.moda--das-meninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  182. Oie Eline.. ameii suas dicas adoro seus textos; tenho só 12 anos,e estou começando um blog estou sem ideia ainda de como posso começar vc poderia visitar meu blog.. http://anacalves0.blogspot.com.br/ obr fofa...http://becabrait.com.br/wp-includes/images/smilies/lipstick.gif

    ResponderExcluir
  183. Visitem nosso blog: http://viciadaschocolate.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  184. Olá,criei meu blog a poucos dias , e procurei aleatoriamente uma ajuda Google , e acabei visitando seu blog (na qual me ajudou), na verdade eu não tenho experiência nenhuma em ter um blog , na realidade só quero expressar minhas ideias.E quem sabe até mesmo criar um vínculo com leitores que se identificam com minhas idéias, vise e versa !!! obg pela a sua humildade de direcionar aqueles que queiram de uma maneira ou de outra divulgar a sua própria forma de se expressar em formas de palavras!!!Fui... htpp://fonteneledacruz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  185. Oie Elaine! Adorei as dicas, vou seguir tudo certinho !! Ah, adorei teu blog também!! Fiz um blog hoje, não tenho experiência nenhuma, por isso vou seguir as tuas dicas ! Obrigada :)
    http://livinhacorrea12.wix.com/blog-da-livia

    ResponderExcluir
  186. Adorei a dica elaine. Gente visitam meu blog la, criei hoje e todo dia vou postar algo novo. Vejam: www.sobreamarnaadolescencia. blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…