Para Elisabete

em 22 de agosto de 2012

Hoje é aniversário da minha irmã caçula. Esta:

Irmãos… como é interessante ter irmão, né? Irmão é um pedaço da gente,  irmão é alguém que mostra que a gente, no fundo, não é tão exclusivo assim. Irmão é tipo um espelho, já reparou? Ter irmãos é o primeiro exercício concreto de sair de si e olhar as mesmas coisas pelos olhos do outro. Por isso eu sempre digo que ter irmão é muito bom. Especialmente por causa dela.

Aqui uma foto roubada do orkut dela. Ela e nosso irmão.

Temos 6 anos de diferença, o que hoje não parece muito mas na infância era uma enormidade de distância. Lembro exatamente o dia que ela nasceu, lembro exatamente o momento em que a trouxeram pra casa, lembro do taxi antigo entrando até quase a porta da sala, um caminho longo pois a casinha onde morávamos era bem no fundo de um terreno enorme.

Lembro dela, mas não lembro quase nada de minha mãe grávida dela. Mas o dia da chegada, ah! eu lembro muito bem! Uma coisinha tão pequena, tão miudinha… nasceu sem nome, minha mãe queria Eliana pra combinar com Elaine.  Cerca de 3 anos antes dela nascer minha mãe fez um aborto, forçada pelo meu pai que não queria mais filhos, 2 já eram demais. Quando engravidou dela minha mãe só contou aos 4 meses, quando já era tarde pra fazer outro aborto. Ou seja, minha irmã já começou a vida lutando por ela. Por isso nasceu sem nome, só foi registrada 1 mês depois.

Durante esse primeiro mês meu pai se recusou a olhar pra ela, enfurecido. Um dia pegou os documentos, saiu de casa e voltou com o registro: Elisabete. Graças a Deus ele teve bom gosto, ela ama o próprio nome. Hoje, dos 3 filhos, justamente ela, a que ele não queria, é a única com a qual ele pode contar, a única cuja casa está aberta pra ele. Sempre generosa, sabe perdoar como poucos. Esquece fácil uma ofensa. Ela é assim.

Durante os primeiros anos nem berço ela tinha, cresceu dormindo em cama de cadeira, sabe como é? Minha mãe juntava 2 cadeiras, forrava e encostava na parede. Colocava rente à cama dela, toda noite era isso.

Fomos crescendo, e muitas vezes já falei aqui no blog sobre como foi nossa vida, eu, ela e nosso irmão. Ela foi minha menininha, que eu enfeitava, que eu levava pra passear, uma linda menininha de olhos quase violeta. Na primeira comunhão dela eu consegui mandar fazer um vestido de cetim branco, com mangas de princesa, coisa mais linda! Minha menininha…

Houve um tempo em que eu deixei de estudar para que ela e meu irmão pudessem ter cadernos. De certo modo ela é um pouco minha filha, até hoje sinto isso. Sempre foi, sempre será. E é também minha melhor amiga, talvez a pessoa que mais amo no mundo. Amo muita gente, mas tenho por ela um amor enorme. Meio de mãe, sabe?

Sabia que seria emotiva ao falar de minha irmã. Quase nem consigo escrever de tanto que choro, tantas lembranças… tantas coisas passamos juntas, a infância, o período difícil na adolescência, o nascimento dos filhos dela, as dificuldades que ela enfrentou e enfrenta todo dia…

Quero tanto que ela seja feliz. Quero tanto que ela seja vencedora. Só serei feliz completamente no dia que a vida dela estiver estabilizada, só serei feliz completamente no dia que ela estiver feliz. Daria minha vida por ela, sem pestanejar.

Feliz aniversário, menina danadinha, que tem o dom incrível de sorrir diante das coisas duras da vida, que consegue ser melhor que eu em tantas coisas, que é mais doce, mais simpática, muito mais ciumenta.

Minha menininha…vou te amar pra sempre, e sempre vou te ver como minha menininha, mesmo quando a gente for bem velhinha e você tiver que cuidar de mim porque sou mais velha…

lisa

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

48 comentários , comente também!

  1. Elaine, você me fez chorar, muita linda a mensagem de feliz aniversário para sua irmã, realmente é muito bom ter irmãos, que Deus abençoe a todos vocês querida!

    ResponderExcluir
  2. Caramba..quem também chorou foi euzinha.Parabéns pelo sentimento maravilhoso, que você tem por sua irmã. É uma LIÇÃO DE VIDA. Abraços MILLLL

    ResponderExcluir
  3. Puxa, quanta emoção passaste nas palavras. Que linda história de vocês, de amor e amizade juntas.

    Que bom que ela nasceu, chegou e mostrou que era forte e iria sobreviver à tudo! Legal!!

    Parabéns pelo niver,Elisabeth e por serem assim unidas e amigas como são.Isso é lindo! Ainda ,por ter esse coração bondoso que soube perdoar;

    Felicidades pra todos da família e ela é lindona!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Nossa Elaine que post forte! Lindo sentimento que as uni, e parabéns as duas pela força, generosidade, lealdade, pela história de vida que vejo pelas suas palavras as fortaleceram e fizeram de vocês as pessoas maravilhosas que parecem ser.
    Sintam-se vitoriosas pois com certeza o são!!
    **Bjs**

    ResponderExcluir
  5. Que lindo!!! Parabéns para a Elisabete, Feliz aniversário! beijos

    ResponderExcluir
  6. Que linda homenagem, Elaine!
    Emocionei...
    Parabéns à Elisabete!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Lindo post! Emocionante! Parabéns para Elisabete, e parabéns a você por cuidar tão bem dela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Muito linda a homenagem à sua irmã tão linda...fiquei emocionada pois a minha irmã era assim para mim,uma muito querida, para quem eu fazia tudo e muito mais.Hoje ela já se foi e a falta que dela sinto é muito grande.

    Muita felicidade para sua irmã de olhos tão lindos e que esta união perdure por muitos anos.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. O PARABÉNS REALMENTE TEM QUE SER DUPLO,POIS NÃO SE FAZEM IRMÃS COMO ANTIGAMENTE E ELAINE É UMA DESSAS IRMÃZONA,APROVEITE ELISABETE POIS VC SAIU COM A MELHOR IRMÃ NO DIA DE GANHAR IRMÃ VIU?BJIM.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  10. ai, chorei... Um beijo, Elaine, que escreve tão bem!
    Um beijo, Elisabete, que teve a sorte de ter a melhor irmã do mundo.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine!

    Que linda homenagem! Sei que deve estar muito emocionada mesmo...Seus irmãos são muito parecidos.
    Eu também amava muito minha irmã e eu apesar de ser quase 10 anos mais nova é quem lhe dava conselhos...rsrsrs. nos dávamos muito bem, foi muito difícil perdê-la, doeu demais.
    Desejo felicidades à Elisabeth! Parabéns!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  12. Feliz aniversário para Elisabete.
    Um beijo e o desejo que ela seja agraciada
    pelos olhos e presentes de Deus em todos os dias.
    Eu não tive a benção de ter uma irmã mas pela vida
    inteira sempre senti a falta dela.
    Um beijo a voce amiga.

    ResponderExcluir
  13. Elaine, que linda homenagem! Sabe,me identifico mto com suas histórias, tbm tenho uma relação especial com meus irmãos e tbm tenho uma irmã 5 anos mais nova. Passamos por mtas coisas juntos e o amor só se fortaleceu.

    Um grande abraço pra Elisabete e pra irmã super especial que ela tem.

    ResponderExcluir
  14. Elaine que texto lindo, quantas palavras de carinho, imagino que sua irmã seja uma pessoa muito especial mesmo. Vc escreve e descreve seus sentimentos com uma magia que nos faz envolver na sua historia. Parabéns a vc pela filha irmãzinha que teve, e bjs para as duas.

    Leila

    ResponderExcluir
  15. E quem não choraria?
    Me emocionou profundamente...

    ResponderExcluir
  16. E quem não choraria?
    Você com suas palavras, me emocionou profundamente...

    ResponderExcluir
  17. Parabéns para a Elisabete. Ela é uma linda mulher (como a irmã) e vai ser sempre feliz, pode esperar. Amor ela tem de sobra.
    Parabéns para a sua mãe, também, por ter lutado para ter a filha.
    Tenho muito amor pelas minhas irmãs, nunca declarado.
    Você me inspirou.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns a voces duas! Que esse amor que as uniu continue frutificando vida afora!

    ResponderExcluir
  19. Quanta emoção em sua homenagem à Elisabete!!! Vc me deixou em lágrimas...

    bjs à sua irmã!!!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Elaine! Que foi que disse que para ser "mãe" basta ter parido, né? Com certeza por um filho no mundo é uma benção, porém para as pessoas que nasceram prontas para gerar isso é quase que uma normalidade da vida. Já para as pessoas como nós que geraram seus filhos no mais profundo de seu amago, a maternidade é algo tão profundo e intenso que nos torna mães por verdadeira vocação. É linda sua irmã-filha, também tenho minhas irmãs-filhas, sobrinhas-filhas... a cada uma que nascia eu me doava totalmente, como se necessitasse (e necessitava, desse sentimento para ser mãe. Lindo post, como lindo é o seu amor e doação para com essa irmã. Um boa noite e que Deus abençoe a Elisabete e ilumine todo seu caminho, uma grande abraço de que cada dia mais admira sua força e capacidade de amar. Fique sempre com Deus.

    ResponderExcluir

  21. Que emoção!!! eu estou em prantos por aqui Elaine! a mulher que tem o dom de encantar com as palavras:)
    Irmãos são tesouros preciosos.
    Parabéns para sua irmã Elisabete, muita saúde e tudo de melhor nessa vida.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  22. Que linda que ela é!!!

    Carinha de menininha do interior mesmo.... rsrsrs
    Que orgulho que ela deve ter de vc, Elaine...
    Que ótimo qdo temos irmãos e "combinamos" com esses irmãos....
    São prolongamentos nossos... e muitas vezes achamos o que eles são bem melhores que nós. Com certeza ela acha isso de vc também!

    Parabéns, Elisabete!!!
    Que Deus lhe cubra com suas bênçãos e que te dê muitas felicidades, pra assim, sua mãe/irmã ser feliz completamente também!

    ResponderExcluir
  23. oi chorei ao ler sua declaração de amor pela sua irmã,que é uma guerreira até antes de nascer lindo o amor de vcs irmãos,e vc tem parte nessa linda história.
    de amar as pessoas de se doar sem pedir nada em troca,parabéns a sua irmã e a vc por ser essa pessoa amiga de todos,que se doa por amor,valeu,querida bjs Sandra

    ResponderExcluir
  24. Linda declaração de amor à sua irmã!!!
    Pelos caminhos da vida nos perdemos ou reafirmamos os laços...Gostaria de ter tido uma relação assim com meu irmão, mas não foi...Nos respeitamos e até nos damos bem, mas o que chamo laço não existe...
    Que o carinho entre vocês seja eterno!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oh! nem sei o que te falar! A emoção tomou conta de mim também.

    Você tem uma irmã sencional e lembre-se também que você é uma irmã sensacional.

    Parabéns à Elisabete e muitas bençãos brilhantes de amor e paz a vocês duas.

    ResponderExcluir
  26. Que lindo!!! Feliz Elisabete que tem uma irmã como vc! Beijo enorme, Andrea.

    ResponderExcluir
  27. oi Elaine, parabéns a vc também que expôs seus sentimentos. Essa declaração me tocou, por que ainda penso se terei outro filho...; agora acho que eu não tenho o direito de privar a minha filha de ter um irmão e de ter esse sentimento tão lindo.
    bjk

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Adorei suas palavras, você e sua irmão são duas vencedoras!

    Você menciona que só será feliz quando ela for feliz...Pois então pode considerar-se, pois com toda certeza sua irmã é muito feliz só pelo simples fato de ter você como uma "irmãe" na vida dela. Parabéns para você Eliane pelas palavras e,

    PARABÉNS Elisabete pelo seu aniversário....

    Sds,

    ResponderExcluir
  29. Oi Elaine, depois desta postagem hoje fiquei com vontade de saber mais da sua vida, pois não estou aqui há tanto tempo né... Arrumei um tempinho e procurei pelo marcador família, acho que li tudo.. Me sinto bem próxima de vc agora que te conheço mais... quanta barra, mas olha, não posso discordar de nada do que vc postou até agora... Te desejo força e saúde pra nunca faltar nada e felicidade de sobra! Pra tua irmã tb! bjocas

    ResponderExcluir
  30. E impossilvel não se emocionar com suas palavras mesmo que tudo isso foi vivido por mim.Não sei o que seria de mim sem vc te amo muito,muito mesmo e eu tambem daria a minha vida por vc minha querida pois vc e muito importante pra mim e sabes disso.obrigado por tudo.Sem vc não sei se teria sobrevivido a tantas dores que ja passei e ainda passo.Hoje talvez menos ,mas a vida e assim,feita de momentos bons e ruins e vc em todos sempre esta ao meu lado me apoiando em tudo.Obrigada e te amo.

    ResponderExcluir
  31. Ola minha querida quanta emoção nestas palavras.Fiquei muito feliz com esse post pois fala da nossa historia.Obrigada pela sua homenagem muito linda e vc sabe que eu tb te amo muito,muito mesmo,faço qualquer coisa por vc.tento muitas vezes retribuir o que faz por mim mas e muito difícil pois faz mais por mi mim de que eu mesma kkkkk.Obrigada por estar sempre ao meu lado TE AMO.

    ResponderExcluir
  32. Lindo esse amor de irmã, onde na realidade é fácil confundir até que ponto é amor fraterno ou amor materno.

    Que a Elisabete tenha muita saude, amor e paz em sua vida. Que este amor entre vocês perdure por toda as suas vidas.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Elaine parabéns para sua menininha, poucos irmãos se dão tão bem quanto vc e ela, e esse sentimento de amor de mãe que sente por ela, senti em suas palavras. Muito linda sua homenagem, que Deus traga a sua irmã muitas felicidades, muita saúde e alegrias ao seu lado e dos seus familiares. Ela nasceu e venceu pra mostrar ao seu pai que um dia ele iria precisar dela. Portanto ela é uma vencedora;e melhor que isso, uma alma iluminada que tem o lindo dom de perdoar, coisa rara hj em dia. Que seus sonhos para ela se realizem, sonhos de uma mãe que deseja o melhor para os seus filhos. Bjinhos

    ResponderExcluir
  34. Elizabete
    Que Deus preencha cada necessidade sua, completando, fortalecendo e amparando cada momento de sua vida, para manter esse sorriso lindo sempre em seu rosto.

    Elaine
    Own!!! Peraí-que-vou-secar-as-lágrimas( é um cisco).Querida, tá vendo porque você não teve filhos? Já os tinha desde sempre.Irmãos são pilares da mesma construção, quando um envergar o outro estará lá para apoiar.
    Eu amo você mesmo quando me faz chorar.

    ResponderExcluir
  35. Ah Elaine, muito linda a sua declaração d emaor" nessa ocasião... parabens p aS irmãS unidas... BJ

    ResponderExcluir
  36. Oi Elaine!
    Foi muito emocionante a sua homenagem! Que linda união a de vocês. Parabéns para Elisabete, que Deus a proteja e que daqui por diante seja uma nova vida!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  37. Oi Elaine,saudades daqui..Lindo mesmo esse amor ..Parabens pra ela,Felicidades!Lindo post,lindo mesmo!!beijos

    ResponderExcluir
  38. Amiga...
    Que post mais lindo! Tb chorei do lado de cá... Eu tenho uma irmã assim... Mais velha que eu... Mas sabe? É a que me dou com ela!
    As vezes sinto uma imensa saudade dela... E ligo para ela rapidinho, só para ouvir a voz dela...
    Vc tem o dom de me emocionar com suas palavras!
    Parece que te conheço há muitos anos!

    Fica com Deus!

    bjos

    ResponderExcluir
  39. Que linda homenagem!!!
    Semana de muitas celebrações! Amanhã o Projetando Pessoas completa 2 anos de existência!!!
    Voou o tempo!
    Obrigada pela força e aprendizado!
    bj carinhoso
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  40. Lindo o post, parabens pra ela e para a amizade de vocês
    Beijos
    Emy
    http://www.des-complica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Elaine que linda homenagem.
    Sou muito chorona e chorei contigo quando citasse a cama de cadeira, deu saudade de minha mãe, muito dormi em cama de cadeira.
    Que bom poder falar assim de uma irmã.
    Tenho uma que a um ano não fala mais comigo e nem me procura.
    Mas sei que tudo que está fazendo é porque estou com nosso irmão morando comigo tentando ajuda-lo a se curar do alcoolismo.
    Mas sou assim também, por mim a porta de minha casa não está aberta para ela, assim como não estava para o home que era meu pai somente no sobrenome.
    Desculpe o desabafo.
    Mas através de ti dá um abraço bem apertado na tua irmã de uma amiga virtual que te admira muito.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  42. Esse sentimento de amor pela sua irmã é contagiante me fez voltar no tempo e relembrar minha infância com minhas duas irmãs.
    Fiquei aqui toda chorosa com esta declaração amor, seu pai hoje deve levantar as mãos pro céu pois uma pessoa muito especial ao lado dele.
    E parabéns para sua menininha Elisabete.

    Abraços
    Vanessa Oliveira

    ResponderExcluir
  43. Oi Elaine! Muito linda tua história.Vida difícil e muita dedicação a tua irmã.
    Amor lindo este.Parabéns para sua irmã.bjos

    ResponderExcluir
  44. Olá Elaine! Linda história de vida de vocês, fiquei com lágrimas nos olhos. Não pude deixar de vir aqui comentar. Que essa história de amor, dedicação e superação, sirva de exemplo. Parabéns e felicidades!

    Deus as abençoe!

    Bjs!!!
    Sandra

    ResponderExcluir
  45. Elaine... deixo meu abraço com carinho para sua "menininha"
    Uma menininha que é linda demais, né.
    Tudo de mais maravilhoso pra ela.
    parabéns
    abraço..

    ResponderExcluir
  46. Oi Elaine.Parabéns atrasado para "sua menininha" rsrsrsrsrs.Que história linda e comovente.Engraçado que em poucas palavras vc nos passou uma enorme emoção,um amor sincero e forte e principalmente deu para sentir que sua vida não foi fácil,vida de quem vence na vida né Elaine?Não estou falando de dinheiro,mas ism de amor ao próximo.Minha mãe sempre diz q devemos começar fazendo pelos da familia,pq eles são o nosso próximo mais próximo.E que gde coração o dela de perdoar amar e cuidar do pai, já vi uma história semelhante,muito lindo,não é à toa q ele lhe deu um nome de rainha.Que DEUS abençoe a vc e à Elisabete,para que vcs bem velhinhas possam continuar com esse amor tão lindo e servindo de exemplo para muitos.Bjimmmmmmmmm

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…