Loja Virtual: como ganhar dinheiro vendendo pela internet

em 24 de agosto de 2012

vitrineHá pouco mais de 1 mês a plataforma de lojas virtuais Elo 7 implementou uma mudança significativa em sua forma de gerir as lojas hospedadas com eles: trocou, sem aviso prévio e sem oferecer opção, a forma de pagamento usada nas lojas. Antes era usado o PagSeguro, sistema reconhecido e em franca expansão (com publicidade em rede aberta de televisão, email-marketing, etc) pelo sistema Moip.

A mudança não agradou aos usuários Elo 7, e com razão. Embora tenha diminuído o valor da anuidade (agora custa em torno de 29 reais)  para ter acesso à conta Pró, essencial para que a loja virtual seja personalizada, e tenha mais produtos expostos, com a mudança de sistema de pagamento a taxa cobrada por transação passou a ser de 12%. Muito, muito alta mesmo! Além da anuidade, claro.

Isso,óbvio, desagradou, e muito, às artesãs que tinham sua lojinha virtual hospedada no Elo 7. Algumas são clientes minhas, por isso me interessei pelo assunto.

Para todo mundo que me procurou perguntando se eu sabia como ajudar eu dei 3 dicas, que vou repassar aqui. Veja qual é seu caso, e talvez esse artigo sirva para ajudar você, que é artesã e deseja vender seus trabalhos na internet.

Para começar a pergunta que faço é: você está disposta a investir em uma loja virtual ou prefere uma plataforma totalmente gratuita?

Caso você prefira uma forma totalmente gratuita de ter sua loja virtual posso indicar o EuQfaço e o Loja2. Ambos são muito semelhantes, gratuitos e de fácil personalização. Sem grandes conhecimentos é possível inserir os produtos e começar a vender. Para oferecer a opção de pagamento com cartão basta ter uma conta PagSeguro Vendedor.

As vantagens:

  • É gratuito;
  • Fácil de configurar;
  • Diferentemente do Elo7 não tem taxa de administração, você paga apenas a taxa padrão do PagSeguro que é de cerca de 6% sobre cada transação.

Principais desvantagens:

  • Sendo gratuita você não tem qualquer controle sobre sua loja. A qualquer momento ela pode ser excluída/deletada ou a plataforma pode deixar de operar. Veja o que diz o Termo de serviço do Loja2:

O Loja2 pode encerrar o seu acesso a toda ou qualquer parte do Website em qualquer momento, com ou sem motivo, com ou sem aviso, com efeito imediato.

  • No caso do EuQFaço, semelhante ao Elo 7, só é possível vender artesanato, ou seja, não é possível revender folheados, por exemplo, ou peças de porcelana, ou o que quer que seja que não tenha origem artesanal.
  • A divulgação é toda por sua conta, o que pode ser complicado para quem é pequeno empreendedor e não tem acesso à muitas formas de divulgação.
  • Personalização limitada;
  • Publicidade na coluna lateral, que rende lucros para a plataforma e não para o dono da loja;
  • Não é possível personalizar o endereço.

 

Também é possível ter uma loja usando a plataforma Blogger. Basta um bom template e uma conta PagSeguro e muita disposição para trabalhar. Eu personalizei alguns templates que ficam excelentes para lojas virtuais, nem parecem blogs! E ofereço assessoria caso você precise de ajuda para aprender como gerar os botões de pagamento para sua loja virtual hospedada no Blogger.

Principais vantagens:

  • É gratuito;
  • Fácil de usar pois na verdade é um blog como o que você está acostumada;
  • Pode vender o que quiser, desde que seja legal;
  • Altamente personalizável;
  • Se você tiver um domínio próprio pode usar, ou se preferir  pode configurar a loja para ser um subdomínio, tirando o Blog'Spot do endereço.
  • Tendo uma conta verificada PagSeguro você pode inclusive oferecer pagamento com cartão de crédito aos seus clientes;
  • É possível ter os recursos de divulgação como um blog tem: otimização para mecanismos de busca, opção de receber os posts por email e o recurso de Seguir, entre outros;

Algumas desvantagens:

  • Sendo gratuito, como todo blog hospedado no Blogger, está sujeito aos bugs da plataforma;
  • A divulgação é por sua conta, e isso nem sempre é fácil;
  • O trabalho é constante pois a cada novo produto é preciso gerar o botão de pagamento corretamente. Se você não tem familiaridade com edição de códigos pode ter dificuldades no começo;
  • Como é na verdade um blog adaptado não há suporte especializado, tudo é feito pelo dono. A menos que tenha uma assessoria que possa ajudar.

 

A terceira opção que sugiro, caso você esteja disposta a investir um pouquinho,chama-se Divitae. É o que eu tenho recomendado às minhas clientes:  uma plataforma nova, moderna, que foi lançada há pouco tempo e que está fazendo imenso sucesso. Divitae foi idealizada e é gerenciada pela Margaret, que muita gente conhece do blog Margaretss. Impressiona a quantidade de blogueiras-empreendedoras que estão migrando para a Divitae! E tenho visto publicidade da plataforma até na lateral do Facebook.

Principais vantagens:

  • Muito fácil de usar e configurar, intuitiva e com um modo de operar bem simples, similar aos blogs;
  • É possivel personalizar tudo, do topo ao favicon;
  • Caso você possua domínio próprio pode usar e ter um endereço completamente seu;
  • Sendo uma plataforma paga você não corre os riscos citados em relação às plataformas gratuitas;
  • Sistema de pagamento totalmente integrado ao PagSeguro. Tendo uma conta PagSeguro tudo é automático, o próprio sistema da Divitae faz todo o trabalho, bastando preencher os campos como preço e peso do produto e até o frete é calculado. Também tem opção frete zero caso prefira (como em artes digitais, por exemplo);
  • Suporte constante e personalizado;
  • Não cobra taxa de administração em cada transação, somente a anuidade é paga;
  • Divulgação: pra mim este é o principal ponto forte da Divitae. A plataforma conta com uma potente rede de divulgação, tanto via redes sociais (em especial Facebook) quanto em blogs, email-marketing, promoções constantes, etc

Desvantagem

  • É paga. É preciso investir para ter acesso a todos os recursos da plataforma. Não é muito, mas ainda assim é um investimento.

 

Espero ter ajudado. Caso tenha alguma experiência em loja virtual partilhe nos comentários. Sua experiência pode ajudar outras pessoas.

Caso tenha perguntas deixe também nos comentários, outras leitoras podem ter a resposta ao que você precisar.

Caso você se interesse em saber mais sobre ter uma lojinha virtual no Blogger escreva pra mim e solicite um orçamento. Também posso ajudar você caso deseje abrir uma loja na Divitae. Podemos combinar tudo, desde a criação da conta até a personalização de sua loja.

Arrisque-se! De repente você ingressa no mundo do comércio virtual e vira uma empreendedora de sucesso! Já pensou?

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

27 comentários , comente também!

  1. Dica muito boa !
    Estava mesmo procurando por uma loja virtual, mais esperando os acontecimentos pós Elo 7.

    Não que não queira investir ... Mais 150 por ano na Divitae fica um pouco fora do orçamento :(

    Vou espiar os templates, me atraiu essa possibilidade.

    Obrigada pela orientação.

    ResponderExcluir
  2. Elo pregou uma peça em todos, e o pior sem aviso prévio...Mas, precisamos dar a volta por cima, bem, eu me apaixonei pela Divitae, me apaixonei pela Margareth (que não é difícil, hehe), acgo que é a melhor opção, e tomei a decisão certa, minha conta no Elo esta por vencer, quando isso acontecer, não irei renovar, vou deixar la apenas para vitrine....Divitae vem me surpreendendo cada dia que passa com sua divulgação, Marga ta se empenhando muito ...Parabens pelo post Elaine, vc é uma pessoa que admiro muito...

    ResponderExcluir
  3. Elaine,você acredita que eu abri (quer dizer...até agora não sei se abri)uma conta PRO na ELO 7 hoje pela manhã?
    Que coisa mais maluca,eu estava meio "encanada" com isso,mas mesmo assim,trocando ideias com amigas virtuais, eu decidi me arriscar. As amigas até comentaram que achavam puxado a cobrança de 12% sobre o valor de transação,além de uma cobrança extra nas despesas de correio,mas mesmo assim resolvi arriscar.Só que agora fiquei preocupada com sua notícia.Que falta de respeito com os milhares de usuários! Eu comentei acima que não sei se abri a tal conta porque me cadastrei,aceitei os termos de uso,paguei e,até o momento, não recebi posição alguma, de qual será o próximo passo para que eu possa me considerar uma usuária da tal loja virtual.
    Xiii,será que entrei numa fria?
    Bom,vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.
    Muito obrigada pela informação.Como já te disse antes:Êta mulher inteligente! Agora tenho mais uma para você:Êta mulher bem-informada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela postagem Elaine.
    O Elo7 deu pouco, recebeu tudo
    e agora tira o pouco que deu.
    O povo tá irado!!!
    Um beijinho pra voce.

    ResponderExcluir
  5. Elaine, mais uma vez obrigada. Sei que indicação sua vale ouro porque é uma pessoa justa e antenada.
    Beijinho pra tu.

    ResponderExcluir
  6. Elaine,

    Excelente! Fácil e super elucidativo para quem quer iniciar um negócio. A Vitrine só mudou porque precisávamos de algo mais estável que o blog, senão ainda estaríamos com ela, e felizes porque o seu trabalho e sua paciência é sem igual.
    Agora estamos enlouquecendo a Margaret, na Divitae, e te digo, esse portal tem tudo para bombar, porque a Margaret faz todo um trabalho de divulgação, nos faz correr atrás e dá credibilidade e notóriedade a Divitae, portanto é um atendimento mais que individual e personalizado.
    Estava com saudades de vir aqui, mas a Fernanda Sahira tem me explorado muito, não esqueci do teu presente, me espera tá?!
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  7. QUE BOM QUE VOCÊ FEZ ESTE POST ELAINE,EU ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM MONTAR MINHA LOJINHA VIRTUAL,MAS POR CAUSA DESSA CONFUSÃO TODA DA ELO SETE FIQUEI SEM SABER O QUE FAZER.
    SOU BLOGUEIRA NOVA E SEMPRE VENHO AQUI APRENDER COM VOCÊ.CONTINUO MEIO INDECISA SEM SABER PARA UMA LOJINHA NOVA QUAL O MELHOR CAMINHO O BLOG DE VENDAS OU A DIVITAE,POIS SOU MUITO LEIGA NO ASSUNTO E NÃO SEI SE VOU CONSEGUIR FAZER PROPAGANDAS.BJOS

    ResponderExcluir
  8. Você como sempre ajudando as pessoas da melhor forma possível. Muito bom esse post!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho minha loja no elo7 e sempre gostei muito e até me surpreendi com o retorno que tive. Porém fiquei na mesma situação de muitas, sem saber o que fazer, gosto muito do Pag Seguro, nunca vi um sistema tão perfeito e que nunca me deu problemas, não que não ocorra, mas pelo menos durante esses 4 anos de uso estou muito satisfeita, aí já começa daí meu problema, mudar para um sistema que mal conhecemos e pior não ser opção ser obrigatório, outro problema, agências própria dos correios para poder usar o novo sistema de envio, poucas pessoas tem agencia própria perto de casa inclusive eu e pra acabar mesmo os 12% em cima das vendas, sinceramente estou muito triste com tudo isso.
    Mas apesar de todos os contras ainda fico com receio de mudar, pois uma coisa é fato, procure por qualquer produto artesanal no google que aparece logo de cara uma lista de opções no elo7, estão sempre no topo da lista e por isso o retorno é bom, não vejo aparecer outras lojinhas semelhantes, o elo7 está sempre no topo e por isso minha indecisão, mudar para outra loja que não tem um investimento em sites de busca, divulgação, enfim, entendam o que quero dizer, mudar para outra loja que não tenha taxas, para que tbém ninguém nunca vai nos achar, tipo a divulgação só depende de nós mesma, fica um pouco dificil. Sinceramente não sei o que fazer, acho muito errado o que o elo7 fez e acho um desaforo aceitar isso, mas aí vem tudo isso que falei!!!
    Vou dar uma olhada nessa Divitae,pelo que vc falou parece bem interessante tbém.
    Obrigada pelas dicas, sou sua seguidora a pouquíssimo e estou gostando muito das postagens!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      Pode ter certeza, por ser um magazine novo, uma plataforma nova, a divulgação está excelente. Meus produtos estão sendo vistos em todo o pais e toda vez que pergunto como a pessoa chegou até ele a resposta foi: através do site de busca, encontrou a Divitae e me achou.

      Excluir
  10. Vou mentir não hein ?
    Margarets e Elaine Gaspareto ??
    Que dupla "retada", srsrs

    Adoro as duas e como sempre digo, credibilidade é uma coisa rara e quando a gente encontra tem que "garrar" com força...


    Adorei as dicas, e como sou Casa de Sahira, já sou Divitae !!
    Uia, gostou do meu slogan ?? srrs

    Bjus 1000 gata !!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Elaine pela postagem, eu estava pensando ingressar na ELo7...mas acho que irei repensar, por todos os comentários que estou ouvindo....vou dar uma espiada nos links que Vc mencionou....
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, fizemos o blog que ficou lindo, amo ele como meu 4º filho. Depois veio a ideia por parte da Elaine de criarmos uma loja virtual. Então tentamos, por minha parte, a Euqfaço, que até hoje está lá do mesmo jeito que foi criada, sem nem mesmo um comentário sequer.
    Ai, como minha fada madrinha cuida muito bem dos seus, e ela viu que eu não estava indo muito bem, resolveu mexer com sua varinha mágica e me indicou a Margarete, que ainda estava começando. Se a Elaine me indica, topo na hora.
    Ela fez tudo, criou meu templante, deixou minha lojinha linda.
    Agora sobre a Divitae, não tem nem como fazer nenhuma comparação, a Margarete é uma mãe. nos dá todo o suporte necessário, tira todas as duvidas, você sente o empenho, a preocupação e a dedicação dela com todas.
    Elaine, Parabéns por mais esta iniciativa. Vender pela internet pode dar certo, desde de que estejamos com as pessoas certas nos apoiando, e eu Graças a Deus encontrei você e a Margarete.
    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  13. Oi linda,
    Agradecendo pelas dicas...
    Bem, já faz um tempinho que tô querendo me aventurar nessa de "loja virtual".
    Com a elo7 não dá, né?!
    A Divitae é um arraso!!! O atendimento é algo fora do comum!!! E o layout é colorido e atraente!!! E a Margareth é muito fofa!!! Uma maizoca!!!
    Sobre a loja2 não conheço, mas, posso falar da euQfaço:
    realmente não é nada atraente... mas falando com o Fábio, gestor da plataforma, o site está passando por grandes modificaçõe; acho que aproveitando o embaldo da palhaçada da Elo7, eles resolveram fazer drasticas modificações no euQfaço. Sendo assim, vou aguardar... ele me garantiu que em setembro o site estará todo reformulado.
    Espero ter colaborado.
    Ahhh, Adoro vir aqui, bjo grande,
    Simone Viana

    ResponderExcluir
  14. Bom!Eu tenho pensado muito em criar uma loja,mas sinceramente,entrei no link da divitae,mas não como vendedora e sim fazendo de conta q era compradora e sinceramente não gostei.Se vc clica em uma categoria, aparecem as lojas, até aí tudo bem...Mas e as lojas que aparecem por último,como ficam?Não seriam prejudicadas?Será q uma cliente apressada,procuraria em todas as lojas?Eu acho q não.Aí eu queria ver panos de prato pintados,com esse nome não achei,na realidade custei para encontrar e qdo encontrei só me apareceram 5,será q só tem isso mesmo lá?Percebi tb q aparecem muitos produtos em sequencia de uma só artesã,isso não é bom.Acho q a apresentação da loja deveria mudar já q o q cobram não é nada barato.Pq creio eu q as artesãs q seus produtos estão mais no fim das listas estão sendo prejudicadas.Pq se a gente não aparece ou não vende ou fica lá no finzinho,só a Divitae vai ganhar.Deveriam ser apresentados os produtos e não as fachadas das lojas e em sistema de rodísio,p/ q ninguém fosse prejudicado. Sei lá,posso estar enganada, mas acho q em todas essas lojas virtuais a gente acaba sendo prejudicado e é por isso q até hj não criei coragem para entrar em nenhuma delas.Bom! Essa é apenas a minha opinião eu posso estar errada, assim como tb posso estar certa,sei lá...Bjimmmmm

    ResponderExcluir
  15. Os seus artigos são sempre umas mais valia, não importa o tema. Aprende-se sempre alguma coisa com eles. A ideia das vídeo aulas é óptima. Parabéns e continue. quando precisar de mais alguma coisa no blogue é sempre a si que escolho.
    Beijo
    Milai

    ResponderExcluir
  16. Muito Lindo seu blog adorei, ótimo fim de semana.
    Afagos na alma bjs no coração.

    ResponderExcluir
  17. Muito Lindo seu blog adorei, ótimo fim de semana. Afagos na alma...

    ResponderExcluir
  18. Muito legal.. eu estou revendendo folheados e estou adorando e recomendo
    São brincos, anéis, pingentes, pulseiras, gargantilhas, conjuntos, tornozeleiras, piercings e tudo mais o que você precisar com ÓTIMOS PREÇOS para revenda!

    Mais Informações:
    janainabritto19@yahoo.com.br

    ou acesse:
    http://www.imagemfolheados.com.br/?a=63935

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine, amei as suas dicas, montei uma loja no elo 7 recentemente, ainda não vendi nada por lá, mas to sem saber em qual forma de pagamento me cadastro para oferecer aos clientes, se no Moip ou PayPal, já li e reli sobre as duas formas mas confesso que, estou com muitas duvidas, será q você poderia me ajudar a decidir isso por favor, agradeço desde já, bjs!
    E-mail: sunamita_santos@hotmail.com
    http://sunaarteemcroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suna, o Paypal é mais indicado para quem vai vender para o exterior. Não sei se ele pode ser usado para negociações entre pessoas no Brasil.
      Para vendas no Brasil o Moip é o indicado, mas eu nunca usei.
      Uma pena o Elo 7 não usar mais o PagSeguro...

      Excluir
  20. Amei as dica irei analisar, tenho conta no elo7 e estou muito desmotivada minha loja investir e linda, porem acho muito caro a comissão e mais a taxa que temos que pagar para moip, estou em busca de site fiz meu cadastro no nuvemshop alguem conhece? estou muito duvida sobre a divulgação eu tenho questionado eles porque meus produtos nao sai nos email makenting.. enfim gostaria de ajuda

    ResponderExcluir
  21. Não consigo postar fotos no elo 7. As fotos que tenho não sei como fazer do tamanho pedido. Acho melhor desistir. Vou divulgar em outro lugar.

    ResponderExcluir
  22. Olá, gostaria de saber mais sobre como montar a loja na Divitae, tenho muitas dúvidas também de como tirar as melhores fotos para postar e vender. Poderia me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostaria de saber mais sobre como montar a loja na Divitae, tenho muitas dúvidas também de como tirar as melhores fotos para postar e vender. Poderia me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, na página da Divitae tem muitas informações, experimente conhecer o blog da plataforma. certamente será de grande ajuda!
      bjssss

      Excluir
  24. Elaine, adorei o post, perfeito, precisava demais destas dicas. De 2012 pra cá tem novidades destas plataformas ou continua assim?
    Desde já agradeço!
    Luciana

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…