Como fazer o blog carregar mais rápido?

em 6 de julho de 2012

Como fazer o blog carregar mais rápido?Esta é uma pergunta que me fazem muitas vezes. E é também uma das melhorias que mais me pedem quando sou contratada para personalizar, adaptar, criar ou otimizar um blog. Também é parte do meu trabalho com assessoria para blogs. E a resposta é bem ampla. Mas vamos começar do começo, tá?

O que determina a velocidade de um blog?

A velocidade de carregamento de um blog depende de alguns fatores. Vou subdividir em fatores externos e fatores internos para simplificar o entendimento, ok? Fatores externos são coisas fora do blog e fatores internos são elementos que podem ser modificados no blog.

Fatores externos

Horário: dependendo do horário pode haver uma sobrecarga e a conexão ficar mais lenta. Em horário de pico tudo fica mais lento, já notou?

Velocidade de conexão e tipo de banda: se a conexão for ruim, a página vai demorar ainda mais para carregar. Banda larga é bom, mas nem sempre recebemos o que contratamos, não é?

Navegador usado: o navegador também influencia, e muito. Eu tenho 3 navegadores instalados, e pela ordem o mais rápido é o Chrome, seguido de perto pelo Firefox. O mais lento e que mais trava é o Explorer. Então, se fizer o teste em cada um dos navegadores verá que o tempo de carregamento da página varia.

Quantidade de abas (ou janelas) abertas no navegador: se você é como eu, que vai abrindo janela após janela vai sofrer com lentidão.

Notebook ou pc com excesso de programas ou vírus: muitos programas pesados instalados deixam a máquina mais lenta. E vírus é uma praga. Sem contar que pc com muitos erros também fica lento.

Como resolver?

Evite sites e blogs mais pesados em horário de pico, veja se sua conexão pode ser melhorada e se possível contrate um plano de internet com maior capacidade de banda. E exiga receber o que contratar. Opte por um navegador mais moderno, e sempre atualize a versão daquele que escolher. Faça uma varredura em seu note ou pc com um bom anti vírus. E faça também uma limpeza periódica de seu disco rígido, eliminando programas que não precisa.

►Para aprender como realizar uma limpeza completa em seu pc ou notebook recomendo este artigo: Faxina no PC: seis passos para limpar e acelerar as tarefas de sua máquina

 

Fatores internos

Página com imagem de fundo muito pesada: se seu blog usa imagem de fundo o ideal é que ela seja composta por imagens pequenas que se juntam para dar a impressão de serem uma imagem só. Vou citar o exemplo do blog Meu cachixó! que personalizei para a Mara. O blog usa um fundo listradinho que parece ser uma imagem grande, inteira. Mas não é, é uma imagem pequena, esta:

Ela se repete e preenche a página toda. Por ser pequena pesa bem menos do que uma imagem de 1800px de tamanho. Melhor ainda se fosse um fundo construído com CSS, ou seja, sem imagem, apenas cor.

Página com imagens grandes e sem redimensionamento: se você costuma postar fotos saiba que quanto maior a foto maior o peso. E não adianta redimensionar artificialmente quando estiver escrevendo a postagem pois o Blogger muda o tamanho da exibição mas não altera o tamanho e peso reais das fotos. O ideal é passar todas as suas fotos por um tratamento antes de postar no blog. Não só as fotos, mas todas as imagens.

Excesso de gifs: é bonito um blog enfeitado? Sim, pode ser. Mas cada gif, cada imagem bonitinha tem um peso. Se sua sidebar está cheia de imagens, com ou sem movimento (com movimento é pior pois cada movimento é uma imagem, então cada gif pode ter 5,8 imagens em si) isso pode deixar seu blog mais pesado.

Muitos gadgets em javascript: gadgets que usam javascript para funcionar, como contadores, top comentaristas, slides e relógios também podem pesar. Na verdade tudo tem um peso. Considere então o que é importante de fato. E abra mão do que é supérfluo.

Muitas postagens por página: quanto mais postagens por página, mais tempo demora. Eu reduzi para uma postagem por página quando coloquei a numeração. Fica mais organizado e funcional. fiz a mesma coisa no blog da Fabiana Tardochi e ficou bem mais leve. O ideal é que não passe de 5 postagens por página. Já vi blogs com 30! E se você gosta pode também optar pelo resumo  de postagens. Assim fica ainda mais leve.

Gadget Seguidores no topo da página: o gadget Seguidores atrapalha o carregamento da página se estiver colocado acima da coluna do post, bem no comecinho. Sabe por que? Porque para carregar a página o blog precisa antes carregar todas as imagens de todos os seguidores do blog. Sem contar que de vez em quando o gadget apresenta erros. E enquanto todas as fotos não carregarem o blog não abre. Imagina o tempo que pode demorar se forem muitos seguidores?

Um outro fator que é interessante observar: blogs com coluna lateral (sidebar) à direita carregam mais rápido que blogs com a sidebar à esquerda. E como o leitor vem ao nosso blog para ler a postagem é importante que a coluna do post carregue antes da coluna lateral, concorda? Assim, mesmo que a sidebar demore um pouco mais para carregar o leitor não fica esperando muito para ler o que desejar.

Outro item que interfere na velocidade do carregamento é o tamanho do cabeçalho. Evite imagens muito altas e pesadas. Prefira imagens em png.

Medindo o tempo de carregamento do blog

Agora vamos fazer um teste simples: vamos usar 2 serviços diferentes para medir o carregamento de seu blog.

O primeiro que vamos usar é um site recomendado pelo Suporte do Blogger: Stopwatch

Clique no link e veja que vai abrir uma página semelhante a esta:

image

Digite o endereço completo de seu blog no campo onde está escrito http:// e a seguir clique em StartStopWatch. Vai ser gerado um direcionamento para seu blog e acima do topo vai aparecer o tempo que seu blog demora para carregar. Meu resultado de teste feito em horário de pico (quase 7 da noite), com 5 janelas abertas no Firefox foi de 11 segundos. É muito, mas quando refiz o teste com todas as abas fechadas e em horário normal foi de 7 segundos aproximadamente. A coluna do post carregou e a sidebar demorou mais no gadget Top comentaristas. Enquanto ele não carregou a sidebar ficou "travada". Por isso recomendo colocar os itens mais lentos sempre no fim da sidebar, jamais no começo.

 

Agora o segundo serviço que vamos usar para testar.

Acesse este site: Pingdom. Vai aparecer esta ferramenta:

image

No campo em branco digite o endereço completo de seu blog. Clique em Test Now. Este é o que mais gosto, pois gera um relatório com o peso de cada item de seu blog. Assim você pode avaliar o que vale a pena ser mantido e o que precisa ser repensado.

Veja meu resultado mais recente:

image

Daí você pergunta: por que a diferença entre ambos os serviços? Porque cada um tem métricas próprias de avaliação. Mas somando ambos dá pra ter uma média aproximada.

Concluindo:

O carregamento de um blog é muito importante pois o leitor pode desistir se tiver que esperar demais. E seu blog pode ser rebaixado em resultados de pesquisa caso seja muito lento para abrir. Então vale a pena avaliar o que realmente é importante e o que pode ser tirado do blog.

Leitura recomendada:

►8 coisas que não podem faltar em seu blog

Quero criar um blog legal - 7 dicas para quem está começando

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

19 comentários , comente também!

  1. Muito interessante e importante as suas dicas!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine, passei para dar um boa noite! Aqui sempre com novidades, gosto de vir saber o que ha de novo para atualizar meul blog que amo! beijos, Ro

    ResponderExcluir
  3. Elaine, vc sempre ajudando a gente a melhorar. Adorei as dicas e vou fazer uma "faxina" no meu blog.

    Gostaria, se possível, que vc falasse tb para os usuários de mac. Nós não temos tanto problemas com vírus, mas definitivamente alguns sites não combinam com a gente rsrsrs

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Você nos oferece explicações muito úteis e de forma simples. Grata. Sucesso.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, utilidade total no conteúdo dos teus posts! Excelente esse artigo, favoritei aqui porque quero ler com calma, sem Mariana pulando por cima de mim... rsrsrsrsr. Muito obrigada pelo carinho do teu comentário lá no blog e saiba que eu te admiro muito, vc é uma das pessoas que eu quero um dia conhecer tbm, e espero que não demore.

    Beijos e bom fds ♥

    ResponderExcluir
  6. Elaine,
    amo seu blog. Obrigada pelas valiosíssimas dicas, sempre encontro conteúdo de primeira aqui no seu espaço.
    Obrigada por compartilhar

    Elisana

    ResponderExcluir
  7. Oii nossa muito interessante suas dicas.
    bjs bom final de semana
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Elaine,dicas ótimas e testei meus blogs e um deles deu 12.Vou ver se posso melhorar isso seguindo suas dicas,obrigada!bjs,

    ResponderExcluir
  9. Estou sempre por aqui, mas hoje vim convidar você a conferir no meu blog um sorteio de uma Câmera digital, em agosto meu blog completa 4 aninhos e esta é a forma que encontrei para agradecer o carinho dos leitores a amigos, se quiser participar dá uma chegadinha no blog.
    Beijinho *--*
    www.planetadablogueira.com

    ResponderExcluir
  10. As vezes nós não temos essas ideias para se guiar, por isso suas dicas foram importantíssima para que façamos uma avaliação do carregamento da página.
    Você dirimiu muitas dúvidas em relação a isso. Muito bom mesmo.
    Fiz o teste dos dois e gostei do que vi, agora é só moderar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Excelente dica de aferição Elaine!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  12. olá, obrigada por compartilhar..sempre acato suas dicas e fiz algumas mudanças .. no pingdom a porcentagem pulou de 77 para 85 .. qdo tiver um tempinho me diz se fica rápido visualizar meu blog?? e suas explicações são bem explicadas , o que ajuda e muito ..bjks LIN

    ResponderExcluir
  13. o meu tem um fundo com as caracteristicas q vc disse.demorou 1 segundo

    ResponderExcluir
  14. Oi Flor!
    Excelente Post!
    Muito obrigada pelas dicas, vou dar um upgrade no meu Blog porque ele esta lentinho...

    Abraços da Gi

    ResponderExcluir
  15. pis é muitas pessoas colocam um momnte de frescuras no blog que demoram um século pra carregar. é sempre bom ter moderação em tudo. Gostei do blog!!!
    bjksss

    ResponderExcluir
  16. O meu demorou
    3.676 seg pra carregar com 5 abas, no Opera next.
    Acho que tá muito bom, principalmente considerando minha internet
    No segundo serviço foi
    2.09, com as mesmas 5 abas.
    EU pessoalmente gostei muito dos resultados principalmente porquê não me preocupo muito com o carregamento, só com a organização.

    ResponderExcluir
  17. eu notei q meu blog ficou mais pesado depois q eu coloquei o link within e botoes de compartilhamento (curtir do facebook, enviar, compartilhar, e um de compartilhar em varias redes diferentes).
    http://lectergirl.blogspot.no/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…