Aqui o texto que desejar Aqui o texto que desejar
1 2 3

Melodia interior: cante a sua!

no dia 1 de maio de 2012

musicaHá uma lenda (verdadeira como todas as lendas) sobre uma aldeia africana que conta algo muito interessante.

Dizem que quando nasce uma criança nesta aldeia todas as pessoas se reúnem para celebrar. Todos juntos fazem um circulo em torno do recém-nascido e entoam uma canção única e exclusiva, uma melodia composta com o auxílio de todos e que para sempre será a música daquela criança. É a música dela, somente dela, e sempre será cantada em aniversários, casamento, recuperação da saúde em caso de enfermidade.Sempre em momentos importantes. E finalmente será cantada pela última vez quando a pessoa morrer.

Quando uma pessoa da aldeia, por algum motivo, faz algo horrível, como trair alguém por exemplo, ou roubar, o ritual do nascimento de repete. Toda a aldeia se reune em torno da pessoa que errou, formando um círculo fechado do qual é impossível escapar. E vão fechando o círculo… e começam, devagarinho, a entoar a canção especial daquela pessoa, a melodia única que a diferencia de todos os demais. E cantam por um longo tempo…

T145-1ASabe por que a aldeia entoa a canção? Para relembrar à pessoa que se desviou e fez algo terrível a sua essência. Cantam para relembrar à ela sua importância, seu imenso valor, sua preciosidade enquanto pessoa. E com isso fazer com que ela volte, que se reitegre à comunidade. Cantam para mostrar que não é um erro que define alguém, mas sim seu valor como pessoa. E que quando há amor sempre é possível voltar.

 

Duas coisas me chamam a atenção nesta lenda: primeiro o presente que é ter alguém que conheça nossa música, a nossa melodia interior. Sabe aquela pessoa (ou pessoas) que nos conhece, que nos acolhe, que sabe quem somos e que nos diferencia dentre a multidão? A pessoa (ou pessoas) que nos ama de verdade, independente do momento, dos erros, das falhas…Aquele alguém que conhece nossa melodia…

A outra coisa que me comove na lenda é que em alguns momentos da vida nós mesmos podemos nos esquecer de nossa melodia interior, de nossa essência, de nossa preciosidade.Erros, coisas que fazemos e que não gostaríamos de ter feito… coisas que fizeram à nós e que nos feriram e nos fizeram desacreditar, sofrimentos que passamos e que foram esmaecendo o brilho da nossa melodia interior. Mas então… ah! Aqueles que reconhecem nossa melodia, aqueles que falei no começo, que nos acolhem, se reúnem em torno de nós e nos envolvem em um círculo de proteção. E cantam pra nós a nossa música. E nos recordam o quão especiais somos…

Desejo a você, neste mês de maio que começa, duas coisas: que sempre exista em sua vida aquela pessoa (ou pessoas) que conhece a sua melodia, que sabe de fato quem você é. E que cante pra você quando, por algum motivo, você precisar.

E desejo finalmente que jamais a sua melodia interior seja esquecida. Que você jamais esqueça quem é de verdade, independente do que aconteça, do que lhe façam, do que lhe digam. Deixe sempre sua melodia tocar…

Feliz mês novo pra você!!!!

Importante:

Devido aos muitos pedidos decidi prorrogar o prazo de envio dos trabalhos participantes do Concurso Literário 2012 até o dia 08/05/02012. Até agora recebemos quase 40% a mais de textos do que no concurso anterior! Delícia!

Então, se você deixou para a última hora, e ficou triste porque perdeu o prazo, vem!!! Ainda dá tempo! Até domingo, dia 08/05/2012, tá?

http://www.tupperwarecia.com.br/

35 comentários:

  1. Voltei para saber das novidades. Seu blog é o meu favorito.
    Nova post lá no blog, passa lá.
    http://jpbigblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que linda lenda,cheia de simbolismos...
    Vivemos em um mundo tão cruel sob alguns aspectos que a tendência é descreditar nas pessoas, que o ser humano não é tão humano quanto poderia e deveria ser, que nos afastamos uns dos outros até mesmo para nos sentirmos protegidos da fúria...
    Na lenda eles fecham o círculo e nós abrimos cada vez mais...É para se pensar....com nossa música interior, claro!

    Linda postagem, Elaine, um ótimo mês para você e todos leitores!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Elaine!
    É bom ler algo assim logo pela manhã,mesmo que não haja ninguém que conheça minha melodia,talvez em meio à solidão,ela toque mais alto.
    Abraços e um lindo "Dia do Trabalhador".

    ResponderExcluir
  4. Elaine, obrigada.

    Tô completamente emocionada, nem sei direito o que escrever, estou apenas sentido.

    beijos.

    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Não sabia desta lenda, mais achei muito interessante.
    Nós sempre temos a nossa música, mesmo ninguém cantando em volta de nós! É um mantra que Deus nos dá.
    Adoro este mes de Maio, até porque é meu aniversário rsrsrs

    Vou colocar no Face a nova data do Concurso.

    Beijos e bom feriado.

    ResponderExcluir
  6. Que linda lenda, Elaine! A sabedoria dos povos, muitas vezes pessoas simples, sem estudo, mas que se pautam na natureza, consequentemente, na importância do ser humano. Acredito que possa ser verdadeira, embora "lenda" seja sugestivo de ficção. Gostaria que as pessoas realmente se importassem umas com as outras, acima de qualquer convenção.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Elaine por fazer um post tão lindo me emocionei ao imaginar a cena todos cantando minha música enquanto penso nas desventuras que a vida nos trás vez ou outra!
    lindo demais uma bela forma de chamar a pessoa a razão novamente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Que post mais lindo!
    Adorei ler isso...

    ...Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei imenso, imenso dessa lenda. Sempre as lendas africanas me apaixonam. No meu blog postei um poema de um africano que na época era estudante. Ele fala do trabalho e é como uma oração para mim. Recito os primeiros versinhos quando estou desanimada para fazer algum serviço, principalmente lavar a louça. Ô treco mais chato!!!. Guardei-o com carinho, aliás é minha mania guardar coisas lindas.
    Quando eu lecionava sempre aparecia na revista Nova Escola, as lendas africanas e eram lidas pela clase. Chega!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse texto. Adorei ler e refletir sobre as circunstâncias da vida.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  11. QUE LINDA POSTAGEM, ANA... SE TODOS NÓS OUVÍSSEMOS NOSSA CANÇÃO INTERIOR, COM CERTEZA NÃO HAVERIA TANTA FUZARCA SOCIAL COMO HÁ. AS PESSOAS ESTÃO COM PERDA DE MEMÓRIA, DEIXANDO AS MELODIAS ESCAPULIREM DE SUAS MENTES, INFELIZMENTE...
    UM LINDO MÊS NOVO PRA VOCÊ TAMBÉM!!

    ResponderExcluir
  12. a lenda é linda.
    Pena que muitos esquecem a sua música e seguem pela vida sem
    ouvi-la.
    Uma bom final de feria e uma ótima semana.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. a lenda é linda.
    Pena que muitos esquecem a sua música e seguem pela vida sem
    ouvi-la.
    Uma bom final de feria e uma ótima semana.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante, devíamos cantar mais e apedrejar menos talvez estivéssemos em um mundo melhor....

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante, devíamos cantar mais e apedrejar menos talvez estivéssemos em um mundo melhor....

    ResponderExcluir
  16. Que sabedoria....

    É por aí mesmo. Sabe que já fiz essa experiência? Mas não cantei música. Apenas relembrei à pessoa, o quanto ela é importante, o quanto todos gostam dela, e que não é um erro que vai transformá-la em odiosa.
    Enquanto muitos só critica, apontando o dedo, não custa levantar a autoestima de alguém...

    Beijos, Elaine.

    ResponderExcluir
  17. Oi Elaine!
    Linda esta lenda! Quem dera alguém conhecesse minha música interior e a entoasse para mim, noooossa como iria chorar.rsss Me emocionei só em ler o texto.rsss
    Beijinhos e um ótimo mês!

    ResponderExcluir
  18. Linda mensagem. Vc como sempre me surpreendendo. Vou compartilhar com os amigos, claro. Bjim, Cris

    ResponderExcluir
  19. Gente que lindo! como precisava disso. Recuperei minha auto estima, e minha musica voltou a tocar....graças a você,. Como as palavras tem poder.Deus te abençoe sempre. Bjinhosss!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    Passando para ler essa delícia e te desejar um ótimo dia.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  21. Que coisa mais linda, Elaine!
    Embora não comente com frequência aqui, estou sempre acompanhando suas postagens.
    Você é uma doce melodia pra mim!
    Obrigada pelo tanto que edifica nossas vidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Obrigada, desejo a você também, um mês espetacular!

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Uau! Essa lenda é música para nossos ouvidos e alma, um bálsamo para começar o mês. Não importa a lenda ou religião, o ensinamento é sempre o mesmo: elevar a auto-estima(?)perdoar,amar o próximo mesmo quando ele erra,ressurgindo o que há de melhor em sua essência. Você sempre semeando o bem e o que é bom.
    Um mês maravilhoso para você embalado pela sua canção.
    Cut beijos

    ResponderExcluir
  24. Tinha te lido hj no reader, nao resisti e passei aqui pra dizer que AMEI essa coisa linda que vc contou aqui. Nunca vou esquecer. É mt bonito pensar em um povo que canta desde o nascimento à morte, e que traz de volta ao seu eu verdadeiro, alguém que cometeu um erro grave. É lindo demais isso Elaine.
    Super obrigada por compartilhar.

    Engracado, meus filhos tem musicas e poesias que sao só deles, coisas que só nós sabemos, vou providenciar logo as do bebezinho tbm :-) bonito pensar nisso ne?
    Desejo o mesmo pra vc pra esse bonito comeco de mês. O meu comecou lindamente.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  25. Muito linda essa lenda. Só algumas pessoas conseguem cantar nossa melodia interior, né.
    Sobre o concurso literário, eu não fiquei sabendo, que bom que o prazo aumentou, vou colocar minha cabeça para funcionar e ver se participo. o/

    ResponderExcluir
  26. Oi Elaine!

    Ainda bem que tenho sim! Tenho uma amiga desde bebê, que conhece a minha música...
    Gostei da estória. Hoje em dia a gente acaba esquecendo das coisas simples da vida.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  27. Se criaram uma música para o meu nascimento, esta era bem triste viu?
    Eu sou assim por dizer uma pessoa que tem "os olhos tristes"...
    Como a música da Paula Fernandes - Jeito de Mato - acho que essa música tem um pouco de mim...
    Só quem sabe ler os segredos dos olhos, pode perceber a tristeza em meus olhos...
    Acho que nasci com ela dentro de mim... Herança...
    Sentia essa tristeza em minha mãe...
    Mas esse post é muito bonito Elaine...
    Gostei mto!!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  28. oi querida .... ja fiz tudo ok mandei e-mail para vc e amei sua postagem parabens
    bjão

    ResponderExcluir
  29. Ola bom os motivos que me levou a conhecer seu blog não foi nada bom, tava aparecendo uma mensagem de Malware no meu blog e na tentativa de resolver o problema acabei aqui PRA MINHA SORTE tava com um contador de pessoas on-line! Muito obrigada você me salvou!♥ fiquei perdidamente apaixonada pelo seu blog!♥ Mega seguindo te peço que se poder e gostar siga meu cantinho também! Mais uma vez obrigada!♥
    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Q lindo texto! Parabéns!

    Ameiii seu blog flor! Tô te seguindo...
    Dah um pulinho no meu e se gostar, me segue tbm? =D

    http://danymake-up.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Lindo texto e acho que ando muito sensível. Ando chorando a toa, mas essa me pegou em um dia que nada deu certo.
    Estou cantando a minha melodia e esse mês novo será muito feliz para mim e para todos nós.
    A M@myrene completou 3 anos no dia 1º de maio e mesmo querendo fazer alguma comoração a Internet se foi e o dia passou, mas o que vale é o mês . Um mês onde se comemora o amor de mãe, o mês das noivas e já estou mais animada.

    Obrigado! "Você é aquela pessoa especial que sabe quem somos e que nos diferencia no meio da multidão."

    Beijinhos no seu coração

    ResponderExcluir
  32. Fala sério, esse foi pra mim! Maio é o MEU mês... e recebi como presente de aniversário antecipado, e mandei por e-mail pra Marido, pelo dele, que ainda está valendo.

    Beijo, amiga, saudade...

    ResponderExcluir
  33. Essa lenda eu já tinha ouvido falar e fiquei encantada,como é incrível saber que pessoas ainda valorizam a essência,o interior e as características próprias de cada um,sem contar o poder da música que sempre nos remete a momentos que já foram vividos,a coisas novas,enfim,a música tem sempre o poder de despertar algo em nós.
    Adorei o post,abraço Elaine,=)

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.


Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…