Como dificultar o plágio: truques e dicas

em 4 de maio de 2012


É possível proteger completamente seu blog, seus textos e suas imagens contra o plágio?
Você certamente já se fez essa pergunta. E a resposta é simples: não! Não é possível impedir com 100% de eficácia o roubo de conteúdo, seja ele texto ou imagem. Mas é possível dificultar um pouco as coisas para os plagiadores. E se podemos dificultar, bora lá?

Para começar vamos falar dos bloqueios de texto. Conforme eu disse, não há método 100% eficaz, e é preciso saber que ao inserir esses códigos nada poderá ser copiado de seu blog, nem mesmo por você. Avalie se vale a pena. Blogs de culinária, por exemplo, precisam dar acesso às cópias de receitas, e blogs que postam códigos como o meu também. Mas se decidir inserir, eis os códigos:


Copiar os códigos


1- Bloquear teclado (Ctrl C+ Ctrl V):

Copie este código, abra a aba Layout, clique em Adicionar um gadget, escolha a opção HTML/Javascript e cole o código abaixo:
Salve, e clique em Salvar organização. A frase Cópias são proibidas não aparece no firefox, mas o código funciona sem problemas mesmo sem mostrar a frase. Troque por outro alerta se preferir.

2- Bloquear o botão direito do mouse:

Abra seu painel do blog e clique em Modelo. A seguir clique em Editar hmtl. Ache a tag </head> e cole o código correspondente abaixo dela:
Este código em todos os navegadores, exceto no Chrome. Mas o seguinte funciona em todos:

3- Bloquear seleção de texto:

Abaixo da mesma tag </head> cole o terceiro código. Salve.



Daí você coloca todos os bloqueios e alguém que assina seu feed e recebe seus posts por email, ou lê seu blog por algum leitor de feed copia o que você postou alegando não saber que não podia. Tem como prevenir?
Sim, tem. Esses bloqueios servem para inibir a cópia feita por aquele leitor ocasional, que caiu em seu blog por acaso.

Mas seus leitores fiéis (salvo exceções) em geral não copiam os textos dos blogs que seguem, ou cujo feed assinam.
Então é legal inserir uma mensagem que acompanhará suas postagens, sejam elas enviadas por email ou lidas via Google Reader.

Faça assim:
Clique em Configurações; agora clique em Outros. Encontre esta linha: Postar rodapé do feed e na caixinha que tem ao lado dela insira o que você deseja que acompanhe suas postagens. Eu, por exemplo, coloquei assim:
Este artigo pertence ao blog Elaine Gaspareto. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. Portanto pense bem antes de copiar qualquer conteúdo aqui postado sem minha expressa autorização!
Se você recebe meus posts por email ou lê pelo Reader verá isso ao final das postagens e assim todos ficam sabendo que não podem copiar. Não impede, mas avisar sempre ajuda.
 

Proteção das fotos

Talvez a forma mais simples de identificar e dar um mínimo de proteção às suas fotos pessoais seja inserir nelas a marca d'água. Claro que os malandros podem apagar a marca, mas sempre é um trabalho a mais, né? E plagiador em geral sofre de preguiça…
Eu costumava indicar o Picnik para inserir marca d'água em fotos, mas com o encerramento do serviço encontrei outras opções:
  1. PicMonkey:  muito legal, gratuito e cheio de recursos legais. dá inclusive pra fazer selos nele. Para inserir sua marca d'água clique em Edit your photo e divirta-se. Use para redimensionar, corrigir luz e tom, etc. Vá mexendo até se habituar, é bem simples.
  2. Pixrl: clique em Open photo editor, e divirta-se!
Com os bloqueios que expliquei acima é possível também dificultar a cópia de imagens. Mas no caso das imagens saiba que tudo o que postamos em nosso blog vai parar no Google imagens. Tudinho mesmo! E mesmo que você coloque todos os scripts em seu blog isso não impede que suas imagens sejam copiadas através do Google Imagens. Publicou, está público. Então coloque marca d'água, coloque alertas, registre seus posts.


Gostou?
Caso tenha perguntas diga nos comentários pois pretendo fazer um apanhado geral com todas as principais dúvidas sobre plágio, contrafação e direitos autorais no último artigo desta série sobre Plágio. Deixe sua dúvida ou sugestão; ela pode virar post!




Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

81 comentários , comente também!

  1. Sempre boas dicas e resoluções de problemas por aqui!

    Falando em problemas, tu já viste?

    Hoje passei em uns 6 ou 7 blogs e neles, o maledeto aviso de MALWARE.

    Será que tá voltando aquele tempo novamente? Não faz mnuito tempo,né? CRESO! SOCOOOOOOOOOORO!!!

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Elaine
    Vejo que bloquear não nos protege de ser copiado. Prefiro que fique como está. Em termos de copiar imagens sou viciada. Mesmo sendo aberto ao público eu coloco um aviso no blog informando que as imagens foram retiradas da internet. Isso é válido?

    Adorei saber sobre PicMOnkey e o Pixrl. EStava triste pela partida do PIcnik.

    Estou voltando a comentar aos poucos e quando vi o assunto na janelinha vim correndo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Há alguns dias vi uma imagem minha em um blog,mas a dona do blog citava que a imagem era do meu blog.Como ela tem menos de dez seguidores,resolvi deixar pra lá,mas fiquei chateada,pois tive um blog no meu provedor de internet e que minhas postagens eram copiadas e quando os atendentes me falaram que era impossível evitar isso acontecer,mudei para o blogger e agora vejo alguém usando minhas imagens e quem sabe não haja gente até mostrando minhas miniaturas e dizendo que fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é só você editar a imagem colocando o link do seu blog. Aí fica mais difícil de copiar a imagem.

      Excluir
  4. OLÁ, ELAINE. QUE POST ÚTIL. DESAS DICAS JÁ SABIA, MAS É SEMPRE BOM RECORDAR. EU QUERIA APRENDER A FAZER FUNCIONAR O "LINKWITHIN". NO MEU BLOG NÃO FUNCIONA NEM COM REZA. SERÁ QUE TENHO QUE MODIFICAR ALGO NO HTML? NÃO FAÇO IDÉIA DE COMO PROCEDER. SE PUDER ME DAR ALGUMA DICA, FICARIA FELIZ. MUITO GRATA!!
    ÓTIMO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  5. Mais um post "mais que importante", Elaine.
    Muito obrigada por tantas e tão boas dicas.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi quanto tempo não te visitava. Seu blog como sempre maravilhoso.
    Adorei as dicas e fiz umas montagenzinhas nas fotos da nova postagem, hehe. Amei tudo
    Bjão e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Minha linda eu adorei as suas dicas, eu sou bem "bebe" em relação a blog, não entendo nadica de nada e pessoas como você que me ajudaram e ajudam a construir um blog melhor a cada dia, obrigada viu.
    Lhe convido a conhecer o meu cantinho também, o seu já gostei e virei seguidora.

    www.patriciatrr.blogspot.com.br

    Bjim

    Patty

    ResponderExcluir
  8. Não seiiii fazer isso ....niffff

    ResponderExcluir
  9. Elaine,grande ajuda,obrigada!Tenha um bom dia! Bjsss.

    ResponderExcluir
  10. Amei o post, como sempre mais dicasa maravilhosas. Gostei de conhecer o PicMonkey, na primeira vez que entrei já consegui fazer muita coisa.

    Obrigada mais uma vez.
    Beijos...
    www.karlalaura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Elaine,
    Obrigada por mais este post, vc como sempre é 100%.
    Amiga, vou tentar colocar as marcas dágua pelo sites indicados.
    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  12. Bom dia querida!!!
    Passei pra meu dia de visita habitual e claro para te convidar a participar do sorteio de aniversário do meu blog se ainda não se inscreveu. Agora me dê licença que vou futricar o seu blog querido pra me atualizar, rsss... Beijos e boa sorte!!!
    www.negracriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Mai um post hiper importante para linkar.

    Elaine, preciso de um help!
    Os comentários enumerados não estão aparecendo... Lembra que você fez pra mim da outra vez? Pois é, eu preciso demais da conta deste recurso, por causa dos comentários premiados... Vê pra mim please?
    Beijos grandes e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Elaine

    Gostei muito do seu post
    também cheguei à conclusão que mesmo bloqueando, os plagiadores sempre acham um jeito de copiar alguma coisa.
    Então a marca d´ água é essencial em uma foto, de preferência bem no meio, para os preguiçosos de plantão (rsrs) não terem como apagar ou cortar rsrs

    Obrigada, suas dicas sempre são muito úteis

    bjoss

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine!
    Este tema é sempre bem vindo! Seguindo suas dicas já havia tentado linkwithin no meu blog, mas não consegui, pois não sei colocar a minha URL com feed,aí entro, mas não aparece nenhum post.
    Fica a minha questão URL com feed.
    Beijinhos e um super fds!

    ResponderExcluir
  16. Ameeei, superútil! Claro que vou divulgar.

    Eu preciso desse recurso e quero solicitá-lo para ti. Assim que tiveres tempo, poe essa assinatura

    "Por favor não copie nada deste blog sem minha expressa autorização. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610. Leia meus termos de uso do blog."


    beijoooo

    ResponderExcluir
  17. Elaine querida...rsrs...Menina você arrumou meu blog ficou lindo.
    Quando fui postar dia 1º de Maio eu não conseguia , editava no Picasa mesmo.Ainda bem que assino postagem automática do seu Site. Hoje que fiquei sabendo que o serviço não está mais disponível.
    Obrigada pela postagem,valeu ,bjs

    ResponderExcluir
  18. Elaine querida pelo que entendi,todas as nossas fotos vão para o G+?
    Valeu esta postagem me ajudou muito,bjs

    ResponderExcluir
  19. Parece até que voce adivinhou...falava disso dia desses com amigas porque uma delas havia sido plagiado por uma adolescentezinha sem vergonha.

    A divulgação de plágio como crime já havia sido feita em meu facebook.. agora divulgo também sua postagem.

    Grata.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Post cheio de conteúdo e muito esclarecedor.
    Adorei!
    Já havia feito antes todo PAP que vc ensinou, mas sempre é bom revisar...
    Beijos e obrigada!

    Canela Castela

    ResponderExcluir
  21. Querida amiga, amanhã domingo dia 06/05, venha me visitar no http://projetandopessoas.blogspot.com// e receba com muito carinho um selinho/desafio presente que postei para você! Aguardo sua resposta, me avise quando for publicar,ok?
    bj Sandra

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Elaine mais uma vez você vem dar aquela luz MA-RA-VI-LHO-SA...
    Obrigada. Já coloquei em uso suas dicas para me proteger. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Elaine, Obrigado por mais esta, minha querida! Coloquei o aviso de advertência lá no final da postagem. O resto eu deixei pra lá. O que faço atualmente é registrar todos os meus textos na BN, o que me assegura judicialmente para qualquer eventual querela com relação à plágio ou cópia não autorizada.

    Abraço grande. paz e bem.

    ResponderExcluir
  24. lá!


    Estou passando aqui para convidar A participar do sorteio que estou realizando no meu blog!

    Participe!



    http://robertaasouza.blogspot.com.br/


    Beijinhos

    Roberta Souza

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine!

    Ótimas dicas! Eu já havia pensado em fazer esse "bloqueio", mas agora que li que nem a gente pode copiar, melhor deixar prá lá.
    Adorei a dica da marca d'água. É eu lembro que você já tinha me falado...mas vou ver se deixo a moleza de lado e faço uma visitinha para aprender.

    Beijos, Renata

    ResponderExcluir
  26. SOS Elaine como sou leiga no assunto não sei pq serve ,aqueles quadradinhos no início das postagens onde diz marcar , desculpe perguntar mas gritei por socorro e muito obrigada por suas maravilhosas dicas! todo odia te visito p apreeder mais valeu !

    ResponderExcluir
  27. Leninha, eu não entendi a pergunta. Quais quadradinhos?
    bjsssss

    ResponderExcluir
  28. Olá...passando para avisar que está rolando sorteio de um lindo kit de necessaires no meu blog. Confere lá depois.
    :D

    ResponderExcluir
  29. Elaine querida!!!
    Vim pegar seu Banner de novo...rsrs...
    Ele está na página parcerias mas eu quero ele na página principal...rsrs...,bjss

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine, sempre tive dúvidas sobre os bloqueios, mas resolvi aderir e utilizei seus códigos e dicas.
    Obrigada
    Para a marca d'água uso o Picasa, e diminuo o tamanho das imagens...
    E agora vou pesquisar por aqui sobre como acompanhar as cópias, fiz o cadastro e perdi o link.
    bju

    ResponderExcluir
  31. Elaine
    eu vou querer que voce faça para mim mas estous em internet e indo a lan house por enquanto.
    Mas te aviso por email assim que der.
    Um abraço Monica

    ResponderExcluir
  32. Oi Elaine, querida! Encontrei entre os comments, alguns amigos meus, que jóia!!!!!

    Estava afastada por um tempo do blog, por causa da divulgação do meu livro, mas fiquei sabendo sobre essa onde plágio que atingiu a blogosfera. Quase não dá para acreditar! Não entendo a finalidade de uma criatura que se presta a fazer um blog e depois sair por aí, copiando textos alheios... Eu escrevo textos vez por outra, geralmente sátiras de mim mesma e o que acontece ao meu redor, não creio sofrer o risco de plágio, mas com certeza, esse post vai ajudar muita gente! Caramba, a que ponto chegamos... Ultimamente, tenho visto e conhecido muita gente séria no setor das palavras, mas também... muito palhaço!!! O que será de tudo isso em alguns anos?? Só pagando pra ver... mas cada vez mais, estou decepcionada!!

    Adorei conhecer seu cantinho,
    B
    eijo grande, grandão!!!!!

    ResponderExcluir
  33. É isso aí vamos dificultar para que não sejamos plagiados.
    Obrigada pola dica.
    Feliz dia das mães.
    Bjus.
    http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Interessante...
    Mas acredito que o melhor forma de plagio é a educação alheia, bosn leitores não copiam seus textos ou seja lá o que for sem pelo menos so devidos créditos.
    Obrigada e fica a dica.

    ResponderExcluir
  35. Excelentes dicas Elaine, tenho que voltar com calma e reler tudo de novo, adorei!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  36. Oi, Elaine!
    Fiz tudo o que vc ensinou lá no blog dos filhos, amanhã vou postar e ver se deu tudo certo.
    Volto pra te contar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  37. Deu certo,Elaine!
    Só não consigo bloquear as cópias das imagens, mesmo.
    Muito obrigada pelas dicas!

    Bjo

    ResponderExcluir
  38. Faz um tempinho que não comento no seu blo. Hoje vim te visitar e como sempre encontro suas boas dicas. Vou entrar em contato para design do blog.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Parabens gostei do post ja coloqui no meu blog vai la conferir beijos brigada pela ajuda '-'
    http://janaecidaunhasdepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Acho que eu tô com sono ou não tô nem aí pra isso.. hahahaha É que tá tarde pro meu corpitcho ficar acordado... Eike louca!

    Eu li, mas fiquei com preguiça de fazer. Mastá armazenado pra fazer isso assim que a disposição voltar.

    Brigada, viu?!

    ResponderExcluir
  41. Ai amiga adorei as dicas, nossa! posso recomendar seu blog para as minhas seguidoras?
    ah! eu estava querendo mudar a carinha do meu blog q já tá bem chatinho.
    vc poderia me ajudar?
    tem templantes aqui disponíveis?
    bjokas e scuesso.
    para bens pelo blog, é 10;

    ResponderExcluir
  42. Ótimas dicas, vou agora mesmo fazer a minha conta no my free copyright.

    makemeshineedicoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. olá muito bom seu post....deu tudo certo. Abraços

    ResponderExcluir
  44. Elaine, parabéns pelo blog! não costumo comentar em blogs, mas o seu vale a pena!
    Tenho uma pergunta para te fazer a respeito de plágio: Estou montando um blog sobre artesanato e vc bem deve saber que as revistas e moldes para o mesmo são muito comuns e procurados nas bancas, lojas e afins, certo?
    É plágio eu comprar uma revista, fazer como descrito no molde, fotografar e colocar as minhas peças à venda? É o que eu estou fazendo. Apesar dos produtos não serem de minha criação (são cópias de moldes de revistas), todas as peças foram produzidas e fotografadas por mim. Isso é errado?

    Mais uma vez parabéns pelo blog!

    Andréia Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, boa tarde
      Muito obrigada pelo elogio!
      O caso que você relata não é plágio, desde que as peças sejam se fato suas, entende?
      Seria interessante dizer que inspirou-se em tal revisTA, até porque as pessoas sempre sabem quando uma peça é inspirada em alguma revista ou mesmo blog. Mas plágio não é.
      beijos e boa tarde

      Excluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não deu certo?
      Tem certeza que inseriu os códigos no lugar correto?
      Caso queira retirar basta apagar o código e salvar.
      bjsss

      Excluir
  46. Amiga "Elaine Gaspareto" valeu sua interessante partilha que estou indicando aos amigos e amigas além é claro de compartilhar no Facebook e dihitt, pois penso ser belíssimouma vez que você mesma diz bem assim: ... "E se podemos dificultar, bora lá?Para começar vamos falar dos bloqueios"... Pode ser que assim os esperetinhos que não gostam de divulgar a fonte e muito menos a autoria e passam uma falsa ideia de serem eles os criadores brilhantes se passando pelos os autores e assim não respeitando os "Direitos Autorais" de quem de direito e tenho ditto!

    ResponderExcluir
  47. Ixi, não sabia da seleção de texto, eu tinha todo o resto.

    ResponderExcluir
  48. Só queria agradecer essa dica única e dizer que fui fazer e funcionou, sem seleção de texto agora :D

    ResponderExcluir
  49. Muito Obrigado mim ajudou muito dando essas dicas. Sou dono do Blog downloadturbo10.blogspot.com abraços

    ResponderExcluir
  50. Oi Elaine! Obrigada demais pelas dicas :)

    ResponderExcluir
  51. Oi Elaine,
    Tudo bem?
    fiz um blog pra minha escola e coloquei o linkwithin e quando faço uma postagem ela não aparece. Só aparecem os posts que coloquei até o dia de instalar o linkwithin, gostaria de uma orientação. Grata,Vera..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, boa tarde
      Demora uns dias para que o widget "leia" todos os posts, especialmente os novos.
      Aguarde que aos poucos ele vai indexar tudo, mas não esqueça de inserir marcadores nas postagens porque ele funciona a partir disso, ok?

      Aproveitando:
      Gostaria de pedir, por favor, que retirasse o ícone Voltar ao topo que está em seu blog. Ele foi feito por mim para o blog da Minéia Pacheco, faz parte da personaçização do blog.
      Está inclusive com o endereço original da imagem, hospedada por mim.
      Por favor, retire pois a Minéia pagou pela criação do mesmo e não é justo que alguém copie.
      Obrigada.
      bjssss

      Excluir
  52. Gostei das dicas Eliane, já entrei no site da PicMonkey.
    Uma dúvida que eu tenho e se eu poso pegar a foto de uma revista e fazer uma montagem com ela como fiz na minha última postagem
    http://www.jeitodecasa.com/2013/02/criando-um-nicho-no-banheiro.html
    Não escrevendo sobre a foto, mas acrescentando uma escrita na lateral e dando o nome link da revista.

    obrigada
    ana

    ResponderExcluir
  53. Olá, tenho uma duvida sobre plágio, você pode tirar minha duvida?

    É o seguinte, eu tenho dois blogs, um só para ''rascunhos'' (blog 1) e outro para postagens sérias (blog2).

    Eu postei um texto nos dois blogs, só que no blog2 eu mudei e encurtei o texto, tirei imagens e etc.

    Aí, um outro blog copiou o meu texto, não colocou a fonte, ou seja o link do meu blog e nem pediu para copiar. Eu já tentei falar com o dono do blog, só que eu mostrei o blog onde as postagens estão atualizadas e ele nem ligou.

    Denunciei ao blogguer, mas também não teve solução. Mas eu coloquei que ele copiou o blog2, o atualizado.

    Foi um erro meu? Devo colocar o blog1? O que eu faço? #Meajuda?

    E obrigado pelas dicas! ^^

    ResponderExcluir
  54. Oi Elaine vc já me ajudou mto c suas dicas.Gostaria q vc me respondesse por favor,pois não estou conseguindo copiar o código q anula o botão direito do mouse,p inserir no meu blog.Gostaria mto dessa proteção,agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, já reestruturei o post, pode copiar agora.
      Pare o mouse sobre o código e clique no primeiro ícone que aparecer. Daí vai abrir uma janela com o código aberto.
      Certo?
      bjssss

      Excluir
  55. Oi Elaine agradeço sua atenção,vou tentar...parabéns por compartilhar o mto q sabe,sucesso em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  56. Olá eu fiz tudo certinho quanto a bloquear o teclado, mas não funcionou.
    Copio tudo os números também? Estou começando e não sei sobre isso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, experimente este post, ele é mais atual e completo:http://www.elainegaspareto.com/2013/05/aprenda-bloquear-o-blog-contra-copias.html
      beijossss

      Excluir
  57. Tô usando, obrigada!

    http://adoraveltedio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. Olá, fiz direitinho o que vc informou na postagem, mas não consegui instalar o bloqueio Ctrl C+ Ctrl V.
    Sou leiga no assunto preciso de ajuda.
    Beijo Deus abençoe
    www.belezesermulher.com

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde!
    Eu sou dona do blog: www.meucantinhoculianrio.blogspot.com.br e seguindo as suas instruções eu bloqueie o uso do mouse, só que gostaria de reverter e não esotu conseguindo. Será que vc. poderia me ajudar?
    Desde já agradeço
    Angela Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, basta você voltar ao seu código fonte e apagar os códigos que inseriu. Daí salva e tudo volta a ser como antes.
      beijosss

      Excluir
  60. Amigaaa! Recomendei teu log em uma de minhas postagens!!!
    Gosstaria de formar parcerias comigo, me seguir ou me recomendar?Ou tudo junto:)?
    Aguardando sua respostinha!!!
    www.sweetspaceasj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  61. gostaria de saber,se mesmo eu colocando imagens pegas da internet. e colocar embaixo delas (imagens da internet) ainda é plagio...se for me avise por email, para que eu possa estar fazendo as mudanças necessarias no blog arielhenrique11235813f@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Nada como uma boa dica da Elaine , adorei este tuto me ajudou muito sempre procurava mais nunca achava algo que realmente ajudava ;( , até que o seu blog apareceu e me ajudou muito , super obrigado Elaine =)

    ResponderExcluir
  63. Muito obrigada pelas suas dicas preciosíssimas! Você ajuda muita gente com sua generosidade! Um super beijo!

    ResponderExcluir
  64. Menina adoro seu blog...graças a você o meu blog está protegido e com muitas cosias legais e uteis beijos

    ResponderExcluir
  65. Amiga obrigada pelas dicas a dois dias to numa tristeza só. Montei um passo a passo de uma blusa e a moça simplesmente foi no meu blog copiou as fotos e colou no blog dela, já pedi pra tira e nada, o blog dela é este abaixo é todo plagiado......Faça uma visitinha pra vc ver....
    http://1000arteajuda1000.blogspot.com.br/
    Agora com suas dicas vou proteger o meu que é este aqui :
    http://artesdakaribeiro.blogspot.com.br/2014/10/receita-blusa-croche-de-grampo-com.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que isso nunca acaba!
      Fui lá ver, e sabe o pior? Não adianta bloquear, ela dá print de tela e recorta as imagens. Não é texto, é imagem, e isso dificulta a denúncia.
      Mas denuncie ao Google, e faça barulho.
      Isso é muito chato, imagino seu aborrecimento...
      Espero que resolva...
      beijosss

      Excluir
  66. Muito obrigado Elaine, estava procurando este recurso para dar uma privacidade a mais em um blog que estou construindo

    ResponderExcluir
  67. Oi Elaine, amei suas dicas. Agora como faço para colocar esse botãozinho que você tem no blog esse de copiar código.

    ResponderExcluir
  68. Elaine muito obrigada pelas dicas! Por nos ensinar tanto!
    Adorei a postagem, aprendi muito.

    bjss


    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  69. Obrigado pela dica, foi muito útil ;-)

    ResponderExcluir
  70. Amei! Obrigada pela dica, me ajudou muito!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…