Série: Plágio e suas variações

em 12 de abril de 2012

Plágio

Um dia, pesquisando para uma postagem, encontrei sem querer um blog que, pasme! continha ao menos uns 5 textos meus, postados na íntegra. Eram 2 tutoriais das dicas para blogs, 1 conto e os demais textos eram coisas pessoais minhas, dessas que escrevo e que chamo de crônicas por falta de nome melhor. Pois bem, estavam lá, inteirinhos. Alguns informavam que o texto era meu, que eu era a "fonte", sem link no final. Outros, nem isso, dando a entender que a autora deles era a pessoa dona do blog.

Neste caso específico eu enviei um email para a dona do blog solicitando que ela por favor retirasse meus textos do blog dela, uma vez que minha autorização não foi pedida.
Ela me respondeu que havia mencionado que os textos eram meus, e que eu era muito grossa e mal educada,e egoísta já que não queria compartilhar o que poderia ajudar outras pessoas. Respondi que não sou egoísta, uma vez que meu blog é aberto e todo mundo que quiser pode consultar tudo o que posto, em qualquer tempo. Mas que não há sentido em ler a postagem no blog de origem se ela já foi todinha copiada e colada em outro lugar. Sem contar que mencionar e linkar são coisas diferentes.

Expliquei o que é plágio, o que é contrafação, o que são direitos autorais e o que o Blogger diz sobre isso em seus termos de serviço. Falei sobre as punições que o Google aplica em casos de conteúdo duplicado. Expliquei tudo.

Adiantou? Não, foi pura perda de tempo. Me desgastei à toa, fiquei irritada e o pior: ela não retirou as cópias indevidas. Portanto não recomendo discutir, nem bater boca. Mas durante o episódio aprendi algumas coisas muito importantes e vou compartilhar com você, meu leitor querido.
Para o artigo não ficar imenso e você desistir de ler (e me deixar sofrendo de solidão) vou dividi-lo em 4 partes, ok? Começo assim uma série que venho desejando fazer há muito tempo: Plágio e suas variações
Mas…

O que é plágio?

Em termos bem simples plágio é o ato de assumir como seu algo que foi produzido por outra pessoa. Por exemplo: um texto de um blog, um PAP de algum artesanato. Além de feio isso é crime, estando previsto no artigo 184 da lei nº 9610 (clique aqui e conheça a lei). O fato de não deixar claro que o texto ou PAP é de outra pessoa configura plágio.

Mas e se a pessoa deixou claro que o texto ou PAP não é dela, citou a "fonte", deu o link… e colou o post todinho… Aí está tudo dentro da lei e eu não posso fazer nada, certo?
ERRADO!
Se você não autorizou expressamente, é crime, mesmo que o texto copiado contenha seu link (alguns, malandramente, colocam o link da página inicial mas não da postagem usurpada). Isso se chama contrafação.
Mas…

O que é contrafação?

A lei 9.610 estabelece que contrafação é a reprodução não autorizada da obra intelectual, seja ela material ou imaterial. Uma forma de contrafação bem comum no Brasil é a pirataria, crime no qual cópias ilegais são vendidas com preço inferior às originais. Em termos bloguísticos podemos definir contrafação como o ato de repostar em seu blog conteúdo extraído de outros blogs sem prévia e expressa autorização do autor. Assim como no caso de um cd pirata, onde sabemos que o cantor é ele mesmo mas certamente não autorizou a cópia indevida, contrafação em termos bloguísticos é tão crime quanto plágio, podendo portanto sofrer as mesmas penalidades.

Disse no começo que não recomendo essa atitude de reclamar e vou dizer agora o que recomendo: denuncie ao Blogger. Não bata boca, não discuta, não faça alarde, não se exponha desnecessáriamente.
Para aprender como fazer uma denúncia por plágio e/ou contrafação leia:
Como denunciar cópias indevidas ao Blogger

Algumas 'justificativas" que recebemos quando reclamamos de cópias não-autorizadas:
1- "Mas eu coloquei seu link no final" Me responda sinceramente: quem vai ao blog ler o texto original se já leu ele todinho no blog que copiou e colou? E assim fica fácil, né? Alguém leva horas pesquisando e escrevendo algo legal daí vem alguém e em menos de 2 minutos tem um post novinho pra chamar de seu…
O modo certo de fazer é: copie um pequeno trecho inicial e coloque o link direcionando para a postagem original. Assim você recomenda algo que achou importante, ajuda seus leitores e não fere o direito autoral de ninguém. E não queima seu filme no mundo dos blogs. Vai por mim, as pessoas sempre descobrem, cedo ou tarde.

2- "Copiei porque gostei, é uma forma de homenagem." Não, não é homenagem. É ruim, pode causar punições dos mecanismos de pesquisa para seu blog e fazer você ser punido pelo Google por conteúdo duplicado. Na boa? Quer homenagear alguém que escreve bem? Link o blog da pessoa. Ou faça um poema pra ela. Copiar não é homenagear.

3- "Não sabia que não podia copiar…" Ahá! Essa é a mais comum (algumas vezes sincera, mas na maioria dos casos é cinismo mesmo). Então vou ensinar algo que fiz no blog Vias percorridas e aqui no meu também: colocar um alerta anti-cópias ao final de todas as postagens!
Para fazer é muito simples:
Para começar abra o HTML de seu blog, marque a caixinha Expandir modelos de widgets e encontre este trecho:
<div class='post-footer-line post-footer-line-3'>
Acima dele cole este código:

<table cellpadding='2' cellspacing='2' style='border: 1px solid #>CCCCCC; background:#FFFFFF;text-align: left; width: 100%;'>
<tbody>
<tr>
<td align='undefined' valign='undefined'><small><span style='font-weight:bold;'>COLOQUE AQUI O TEXTO DE ALERTA QUE DESEJAR.
Plágio é crime e está previsto no <a href='
http://www.dji.com.br/codigos/1940_dl_002848_cp/cp184a186.htm'>artigo 184</a> do código penal. Conheça a lei<a href='http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm'> Lei 9610</a></span>.</small></td> </tr> </tbody> </table>

Não esqueça de alterar onde marquei e colocar o texto de alerta que desejar. Depois de pronto clique em Visualizar e se estiver tudo ok salve suas modificações. E acabe com isso de "não sabia que não podia copiar"…

No próximo artigo vamos falar mais sobre as punições do Google (principal mecanismo de pesquisa e indexação de blogs) para artigos duplicados e como isso afeta seu blog.
Aguarde!

Gostou deste artigo? Então clique nos botões de compartilhar ao final do post e compartilhe!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

73 comentários , comente também!

  1. Excelente, esclarecedor e útil. Vou compartilhar!

    Veja isso: eu levo uma marmita gostosa e nutritiva para o trabalho. Cortei, piquei, descasquei, cozinhei, embalei e carreguei. Lá, um colega guloso e preguiçoso, tira parte da minha comida. Deixa um bilhete agradecendo e me elogiando como cozinheira. O que ele fez é uma homenagem ou um furto?

    Assim é na blogosfera. Pegar algo que não lhe pertence, só pode se pedir autorização. Senão, não.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, como sempre, Elaine.
    Eu sou bem tranquila, só me incomodo porque o meu blog pode ser prejudicado nos resultados do Google devido ao conteúdo replicado. Já passei por isso duas vezes e, em ambas, a pessoa aceitou e retirou o texto numa boa. Acho que é válido tentar falar com a pessoa, mas estando preparado para receber patada, infelizmente. Só não vale se estressar e descer do salto. Não deu pra conversar? Denuncie, mas fazer barraco não vai adiantar em nada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem!
    Vc sempre direta e certeira.
    Com certeza vou divulgar.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!!!
    Sei bem como é já dei de cara com textos meus escancarados no facebook como se uns e outros tivessem escrito!!
    Fiquei furiosa pois eram textos que escrevi baseada em sentimentos vividos por mim!!! dei uma de grossa e irônica como sempre comentei todos lá!!! nunca mais ela se cansou em copiar nada meu!!
    E tbm usei umas dicas suas agora não dá mais para selecionar e copiar no meu blog, quem quiser precisa cansar em digitar! rsrsr
    Beijinhoss!!
    Pri do http://www.metamorfoseparalela.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom alertar, Elaine. Também não acho que ainda exista quem não saiba que copiar é crime.
    Gostava de postar textos do Frei Betto, tinha postado 2, retirados de crônicas dele no jornal Estado de Minas. Citava isso e a data da crônica. Um dia encontrei uma crônica dele num site, ia copiá-la e no final avisava que ele (o Frei Betto) não autorizava cópias sem seu conhecimento. Telefonei muitos dias para o telefone que era dado no final do texto, mandei e-mail e um dia consegui contato, uma senhora dizendo que ele cobrava X (não me lembro mesmo, senão contaria) caso eu quisesse copiar. Não aceitei e pronto, não publico mais. Acho que não querer que copiem um texto seu é direito do dono, mas cobrar por ele também sendo direito, é direito meu recusar-me. E pronto. Nunca mais publiquei nada dele, que eu achava realmente que fosse público, pois tinha saído em um jornal. (desculpa o texto longo, mas é outra ótica sobre o mesmo problema, pode incluir na sua série, penso).
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Elaine,
    Como sempre suas matérias são esclarecedoras e muito boas. Nesse mundo da blogosfera temos mesmo que ficar atenta em tudo que fazemos e para nao fazer algo que nao pode, nao é certo.
    É uma pena que ainda existam pessoas que nao tenham idéias e textos próprios. Nao podem mesmo ter blog uma pessoa dessa!
    Parabéns por estar sempre aberta a ajudar todas nos!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Muito boa postagem! Não adiantar "bater boca", o negócio é denunciar mesmo!
    A Fernanda citou um ótimo exemplo, é isso aí.
    Vou querer este alerta no meu bloguito também.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa essa série, tava faltando algo assim pra alertar as pessoas. Eu mesma já fui vitima desses espertinhos que acham que ninguem vai descobrir as copias. Vez ou outra eu vou fazendo buscas na internet pra ver se existem outros textos iguais aos meus.

    ResponderExcluir
  9. Gostei, gostei muito. Não perco os próximos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Elaine Gaspareto, sempre nos maravilhando com seus posts né?
    Gostei muito, muito mesmo. As pessoas as vezes não nos explicam direito o que fazer nessa situações, e quando acontecer comigo, já estou preparadaaaa! hehehe, ah tem um post sobre o Um pouco de mim lá no meu bloguito! Clicando aqui :D Bezitoooos'

    ResponderExcluir
  11. Perfeito,Elaine!! Como vais? Eu, bem mais sumidinha e agora curtindo o filhão que veio de longe... beijos,chica e adorei o comentário da Fernanda! chica

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine,

    Uma vez tbm achei um blog que copiou minha postagens completamente, até meus comentários íntimos! Isso é mesmo muito chato...

    Eu sempre pego ideias de outros blogs, clarooo, já que minha cabeça não consegue inventar na mesma velocidade que eu posto.
    A maioria das imagens eu vou guardando pra um dia usar e muitas delas eu não tenho a fonte. A não ser que ela tenha assinatura. EU sei que é ruim, mas eu tento linkar o autor sempre que posso.

    Inclusive, postei por esses dias lá no blog do Clubinho da Costura algumas dicas para o blog, e falei de você. Não pedi sua permissão, por isso espero que não fique chateada, se desejar eu retiro. Mas não copiei a postagem não... apenas citei e linkei! ^^
    Qualquer coisa me fala tah!!

    Adoro seu blog e suas postagens são pra lá de úteis!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  13. Ah, esqueci de deixar o link pra vc conferir!

    >>
    http://clubinhodacostura.blogspot.com.br/2012/04/como-melhorar-suas-fotos-serie-de-dicas.html

    =D

    Bjus

    ResponderExcluir
  14. @Καλλιόπη . . ., boa noite
    Muito obrigada pelos links!
    Você fez do jeito certinho, exato.
    Na próxima postagem vou citar você como exemplo do modo certo de agir quando queremos recomendar algo.
    Muito obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
  15. KKK to rindo do comentário da Fê!

    Amiga, vc sempre sofre com isso heim? isso que dá ser boa KKK

    sorry, mas vc sabe que levo tudo da melhor maneira para rir né?

    Fico chateada por vc, mas indignar pra quê? DENUNCIE!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Que ótimo post Elaine! Como sempre!

    Eu não vivo pensando nisso, mas já tive alguns posts meus copiados com todas as vírgulas. Pedi para que retirassem e foi tudo resolvido.
    Agora o que tem me deixado chateada é quanto aos mosaicos. A ferramenta não foi eu que criei, e todas que queiram tem o direito de usar, mas estou vendo cópias da explicação que eu criei para participarem. Até as minhas regras! Eu criei, eu escrevi! Poxa, eu passei horas pensando em uma forma legal de explicar, pensar em como seria e tal, e depois copiam e colam? Como se fossem palavras deles? O engraçado, é que cada um tem um jeito de escrever, fica até estranho a cópia,pois quem conhece, sabe que a pessoa não escreve assim, não é?
    Enfim, não quero ser chata nem criar inimizades, vou ver até onde vai, porque não é só uma pessoa...
    No próximo post, eu vou linkar este artigo excelente.
    Beijos e boa noite.

    ResponderExcluir
  17. Oi Elaine,
    Deve ser uma sensação muito ruim ver alguém se passando por você. No meu blog estou sempre falando de mim mesma e do meu cotidiano, lá é o meu cantinho para divertir, aprender e fazer amigos. Também não tenho nenhum texto filosófico ou "cabeça" que mereça ser copiado. Mas nunca pesquisei se tenho plágil por aí...espero que não!!

    Suas informações são importantes e úteis, parabéns!! Vou acompanhar a série.
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Elaine querida,já copiaram um texto que escrevi no meu site inteirinho.
    Homenagem que fiz para Roberta.
    O texto eu ganhei de uma amiga Judia quando meu pai faleceu em 2006.
    3 dias atrás eu vi sem querer no blog da moça,eu não fiz nada porque não sei quem é a autora do poema.Para me prevenir vou levar este código aqui,tá?
    Eu venho sempre aqui,vc para mim é muito especial.
    Linda noite para vc,bjs

    ResponderExcluir
  19. @Elaine Gaspareto minha opção é divulgar como acabei de fazer agora G+,twitter e Facebook...rsrs...
    Fico revoltada com essas coisas de copiar.
    Eu sempre digo "Quem não tem competência não se estabelece"
    Custa colocar o link?
    Desculpe o desabafo mas me revolta isso se chama roubo,assalto.
    Fique tranquila você escreve muito bem e inveja mata.
    Linda noite para vc,bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu nao entendo por que as pessoas tem um blog se nao querem escrever nele.
    Ter blog pra copiar etxto alheio e, na melhor das situacoes, muito triste.

    PS - ninguem gosta dos meus textos nem do meu blog, ninguem me copia...kkk

    ResponderExcluir
  21. Tem gente que não pensa no que faz ou faz de caso pensado...
    Sei lá...
    Mas é mto errado...

    Compartilhei e curti...

    bjão amiga!!!

    ResponderExcluir
  22. Muito bom, como sempre...

    Não sei o que aconteceu, mas não consegui achar essa linha no HTML, pra poder colocar o aviso no meu blog....
    Alguém sabe por quê?

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia. Achei ótima suas informações. Também acho muito chato esse negócio de ficar control C control V. Concordo com você que não vale a pena se estressar conversando com a pessoa. Uma pessoa que faz isso não merece. Mas tb acredito que podem existir pessoas ingênuas e que não sabem como fazer. Talvez, o interessante, seria antes de reclamar com o Blogger, encaminhar um email para o "pirata". Digo isso, porque sou nova em blog e sempre tive dúvidas de como copiar, e por isso nunca copiei. Alguns blogs tem como postar em outro blog, daí fica fácil, mas tem outros que não tem, daí nunca sabia como fazer...agora achei legal. Posso fazer tipo indicar a leitura e citar o site? tipo gostei das informações sobre fraudes em blogs leia...www.elanegaspareto.com.br...isso é legal? muito grata e que Deus a ilumine sempre e não se estresse com essas pessoas, pois com certeza não afetaram o seu trabalho. Você é uma pessoa iluminada. bjão.

    ResponderExcluir
  24. Já compartilhei no face... O nome certo é PREGUIÇA, FALTA DE VERGONHA NA CARA, e outras pra quem faz isso, tá... Mas vc, como sempre, sabe o jeito certo de falar. RSRS BJ...

    ResponderExcluir
  25. Ih, blogando e aprendendo, já fiz algumas contrafações sem saber. Agora já sei e vou excluir as postagens!

    ResponderExcluir
  26. Elaine, bom dia!!

    Eu não sabia nada disso, até que conversei com vc a respeito e desde então espero estar fazendo da maneira correta.

    Como tenho no blog o dia para dicas de blog, vou indicar esta sua explicação, pois tenho amigas que sei que não fazem na maldade, é a falta de informação mesmo, assim como eu não sabia.

    Eu amei esta sua explicação, obrigada por compartilhar conosco.

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Excelente!
    Vc se supera a cada post.
    Parabéns
    Vou continuar lendo a sequência desse assunto que é muito interessante.
    Bjus

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Elaine!!! passei aqui para deixar um beijinho e vi o seu desabafo, poxa isso é uma sacanagem, o que custava colocar o nome da autora e do blog, pra você amiga até mesmo no mundo virtual ideias, textos, são furtados. Mas não fique assim, isso acontece o tempo todo. Tem coisas que acontece que o melhor é não estressar e deixar pra lá, se acontecer novamente,denuncie
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Elaine, na internet aplicamos algumas condutas que cumprem quem tem ética, mas na prática, tudo muda de figura. Você já abriu processo contra plagiador?
    Dentro da nossa legislação não vale a comprovação da data da postagem e sim o registro do direito autoral feito em orgão específico. Portanto, se você levou horas fazendo um post, mas outra pessoa foi lá e registrou, de quem será o texto? Se você tem textos importantes, registre.
    Existe um outro tipo de plágio em que a pessoa "se inspira" no seu texto e maquia as ideias, trocando as palavras e dando exemplos diferenciados. A ética blogueira também diz que devemos dar referência à fonte inspiradora, pois essa agrega e aumenta a interação, princípios básicos de blogar.
    Existem scripts anti-cópia que você instala no layout e quando copiada mais de 10 palavras de uma frase, ao publicar, não será o texto seu que aparecerá e sim um texto que você mesma elabora, avisando que o texto te pertence e que é vedada cópia.
    Ah, legal você ensinar o pessoa a deixar mensagem também no feed.
    Em tempo: Mais uma edição do BookCrossing Blogueiro está saindo do forno!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  30. Perfeito esse post, Elaine! Obrigada pelo esclarecimento, vou adicionar o aviso no meu blog. =o) Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Pois é, amiga! Já roubaram até os meus beijos do final do post, acredita!? E quando fui explicar que não era legal isso pra pessoa (uma blogueira que eu gosto), ela me disse exatamente que era uma homenagem. E ela ainda esperava que eu ficasse feliz por isso. A gente quebra a cabeça pra fazer uma coisa diferente e as pessoas simplesmente tomam posse! Adorei o post, muito útil, como todos do gênero que você escreve. Vou colocar esse aviso aí nas minhas postagens que não tem. Beijo-obrigada! rs

    ResponderExcluir
  32. Oi Elaine!
    Agora fiquei preocupada, gosto de publicar poesias de Drummond, Adélia Prado, Quintana, claro que digo que é deles, mas pode dá algum problema?
    Um dia recebi um comentário em um post acho que de algum aluno que deve ter copiado meu post, como anônimo me agradeceu a facilidade de fazer o trabalho dele, pode?rssss
    Como faço para meu texto não poder ser feito ctrl v, ctrl c?
    Adorei a temática do post!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  33. Elaine, adorei. Agora,espero que o Google tenha tomado as devidas providências. Isso demora muito? Como é o tipo de punição? Há, este será o seu próximo post né? rss

    Abs, querida

    ResponderExcluir
  34. Acho impressionante como tem pessoas desse modo, o plagio esta se transformando, indo para outros caminhos, que a pessoa insiste em dizer que é homenagem, que mencionou (isso sem ter o link). Achei dez seu post Elaine, e claro o tutorial super útil, já aderi ao meu blog, e claro que os créditos são todos para vc!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Elaine, adorei seu post e compartilhei no Blog e no Face. Eu também acho que é falta de educação fazer plágio. Eu até posso copiar as ideias, mas sempre coloco de quem veio a dica com o link do site ou do blog. Acho que estou fazendo certo, mas sempre surge um medinho... Vou tentar cuidar mais, para não ofender nem plagiar ninguém. Suas dicas são muito valiosas, parabéns pela ajuda prestada. Beijos amiga.

    ResponderExcluir
  36. Essa coisa de plágio é mesmo uma bananosa... Só dá incomodação! Eu procura sempre citar as fontes e colocar os créditos, mas confesso que nem sempre peço permissão!
    Eu mesma já reproduzi parte de um post seu no meu blog quando houveram aqueles problemas de postagens sumindo, comentário sumindo, em embora não tenha pedido sua permissão, dei os devidos créditos, claro! Você vai me denunciar?!... rsrs...
    Não sei se você viu, mas caso queira espiar o post é esse aqui ó... http://minhamanaeeu.blogspot.com.br/2011/05/salvando-seu-blog.html

    Obrigada Elaine por estar sempre alerta e por nos manter alertas tbém!

    ResponderExcluir
  37. Elaine,

    Perfeito! Sob medida! Necessário!

    Amiga, estávamos precisando de algo assim já há algum tempo, e vc vem mais uma vez nos auxiliar, só vc mesmo!
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi, Elaine! Sua sumida! rs

    Olha, sabe que que eu acho? Que as pessoas que copiam sem saber devem morrer sendo torturadas. Poxa vida! Se existe compartilhamento, curtir, botão tweet, e uma infinidade de meios pra divulgar as coisas que a gente lê, que não tem justificativa pra cópia.

    Eu quando gosto de alguma coisa, de algum blog ou texto, eu o indico no meu blog. Quando uma postagem me faz refletir a ponto de gerar outra postagem, linko a postagem a que me refiro ou menciono o nome do autor e só uma ideia breve do que ele quis dizer. Porque poxa... Se o texto é nosso e está no nosso blog é porque ele tem que ser lido SÓ ali! Sim, você é egoísta sim! O texto é seu, porra! (desculpa o palavrão. é culpa da indignação). Se fosse pra estar em outro blog, você escreveria e enviaria pra outros blogueiros postarem, não é?

    Você é grossa, mas pelo menos não é burra nem plagiadora. O que é muito pior, né?! rs

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  39. Olá Elaine, bom dia!
    Muito oportuno o seu post, tem tanta coisa que mt gente não sabe a respeito da blogosfera que muitos acabam metendo os pés pelas mãos, alguns por pura inocência mesmo, já outros por falta de caráter! É um assunto muito sério e enquanto não houver punições isso vai continuar acontecendo. Ainda bem que tem você para nos orientar e nos alertar sobre esses assuntos que a cada dia aprendo mais e mais! Obrigada! :)
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela sua postura. Vou fazer o mesmo no meu blog.Obrigada.
    Sheila
    http://belissimabysheila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Menina, meus parabéns pelo teu blog!
    É 10,principalmente para iniciantes como eu no "fantástico mundo dos blogs"! hehehehehe
    Você usa uma linguagem e uma maneira de explicar muito fáceis... Estou adorando tudo o que já vi... Muito o brigada por compartilhar ótimas dicas!
    Beijokas no coração
    Ledieli

    ledieliriva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi amiga, passei para deixar um grande abraço
    Desejar a Você um lindo final de semana. E dizer que és um SER muito Especial para mim.
    Amigos são perfumes que ficam nas mãos depois de oferecer as rosas da Alegria, Felicidades, Sucessos e Paz.
    Obrigada pela Flor da nossa Amizade Verdadeira. Durante a semana fica impossivel retribuir os carinhos então, venho nos finais de semana.
    Deixo um forte abraço e um beijo em seu coração.
    Bom Final de Semana, Muita Luz, Paz e Harmonia. Até mais.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  43. Olá Elaine, muito bom o post. Além de falarmos que Plágio é Crime, temos também que informar o que é plágio, pois acredito que nem todos sabem, e você fez isto, parabéns. Lembrando que copiar imagens sem citar a fonte também é crime. Uma dica que dou, não se se concordariam comigo, é para não ficar muita coisa no post, colocar (como fazermos em artigos, por ex.)no final do texto, porém como algo que indique que o trecho foi retirado do lugar tal....Vou dar dois exemplos: 1º) "Plágio é crime" (Elaine Gaspareto). No final da página coloca-se o link de onde retirou a frase da autora Elaine. A ASPAS, INDICA QUE O TEXTO FOI COPIADO DA FORMA COMO A AUTORA ESCREVEU. NO FINAL, COLOCAR O NOME DO AUTOR ENTRE PARÊNTESES. CASO NÃO TENHA NOME COLOQUE O LINK DO SITE. 2º) Plágio conceitua-se pela cópia indevida de uma frase*. No final coloque *Tania Fernandes e/ou o link. Isto para cada tópico citado, mas 1* é para a citação de Tania, por ex. 2* é para a citação de Elaine e assim por diante. Lembrando que deverão estar em ordem em que foi citado no texto.
    Consegui fazer-me entender? Abraços a todas, acho o tema muito importante para ser discutido!
    http://www.glamooursecrets.com/

    ResponderExcluir
  44. Elaine
    Voce é formidavel. Suas dicas e maneiras de como devemos ser no blog é muito bom.
    Mas plagio é horroroso.
    Eu fico pasma tem hora.
    com amizade Monica

    ResponderExcluir
  45. Concordo plenamente com o que a Fernanda Reali escreveu...
    Prefiro postar sempre coisas de minha autoria...
    Umlindo fim de semana.
    Bjinhus carinhosos.

    ResponderExcluir
  46. Nem ia comentar, mas depois do que eu li ontem, não resisti!

    Algumas horas depois que li essa postagem, eu estava fazendo uma pesquisa para o meu blog e li uma resenha de um livro. Percebi que já havia lido a mesma resenha em outro blog. Estava idêntica! E depois eu resolvi dar mais uma navegada pelo blog e encontrei uma promoção igual e com a mesma ganhadora!

    Achei bem estranho e avisei o dono do outro blog que eu tenho contato.

    Só terá uma explicação plausível se o dono dos dois blogs for a mesma pessoa.

    ResponderExcluir
  47. Elaine querida...
    Ando muito em falta contigo, estou voltando aos poucos, mas ainda não me sinto naquela disposição total de postar.
    penso em vc sempre e logo venho ler tudo o que puder aqui afinal to por fora do nosso mundo da blogosfera.
    Hoje vim te deixar meu bjuivo bem carinhoso, dizer que está tudo bem e que eu sinto muitas saudades tuas.
    fique bem amiga, deixei o numero do fone lá no FB.
    Bjuivos no seu coração.
    Loba.

    ResponderExcluir
  48. Oi eu gostaria de sua ajuda para fazer um selo,ou então que vc faça um tutorial explicando passo a passo como se faz,é pedir demais?
    Por que se for pode falar eu não vou insistir
    Beijos no coração
    www.biaalini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Excelente post!
    Muito esclarecedor!
    Infelizmente, ainda tem muita gente copiando conteúdo sem autorização. Eu já fui vítima várias vezes e você já me ajudou a denunciar e a tirar um blog do ar. Plágio é crime!
    Já compartilhei seu post no facebook.
    E vamos batendo na mesma tecla. quem sabe um dia o povo se toca e para de copiar!

    ResponderExcluir
  50. @Blog da Beaboa noite
    Existem alguns tutoriais aqui no blog sobre este assunto. Cito 2:
    Como fazer selos
    E
    Criar selos para o blog
    Espero que ajude.
    bjssss

    ResponderExcluir
  51. Vim conhecer seu Blog,gostei e já vou
    ficar,pq achei coisas lindas por aqui
    É bom ler e se apaixonar pelas belas
    postagens.
    Abraços com carinho Rita!!!

    Venha me visitar
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Vim conhecer seu Blog,gostei e já vou
    ficar,pq achei coisas lindas por aqui
    É bom ler e se apaixonar pelas belas
    postagens.
    Abraços com carinho Rita!!!

    Venha me visitar
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. gosto demais da sua franqueza já mencionei e reforço isso.Me deparei com diversos plágios também,e a bendita frase: não foi por querer é a pior de todas.em uma das vezes a pessoa copiou até os valores que tenho das apostilas que crio,o MEU EMAIL,e MEU FONE DE CONTATO.kkk eu ri mas tomei providencias.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia!!!!

    Encontrei seu blog através de um compartilhamento de uma amiga no face, ADOREI!!

    Venho brigando e falando À anos sobre cópias indevidas, tanto de textos, receitas, e fotos. Sou culinarista, e nesta área, amigaaaa, está perdido. Ontem mesmo encontrei uma FanPage com trocentas mil fotos e receitas copiadas, claro, sem os devidos link's dos créditos. E ainda tem gente que veio me criticar, por citar seu texto, e indicar para que lê-se, Dizendo que ele está completamente errado, que receitas copiadas não se caracteriza plágio. Faça-me o favor né? Pior ainda, que uma " supostamente" conhecedora da lei, é quem disse isto. Sou blogueira, estou nas redes sociais à anos, e venho debatendo sobre ética nesta parte. E te falo, está cada vez mais complicado que as pessoas entendam que não podem sair copiando tudo. Ô luta, que parece não ter fim.
    Mas parabens pelo seu post.

    Abraços

    Cynthia

    ResponderExcluir
  55. ADOREI seu texto.

    Infelizmente este mundo virtual está cada vez mais perdido, e pessoas que se dizem conhecedoras da lei dizendo que copiar receitas e fotos não é plágio (risos), será que são conhecedoras do que seria ética tambem?
    Sou blogueira, e participo das redes sociais à anos, e à anos venho falando sobre isso, mas as pessoas não entendem, e acham que o mundo virtual é terra de ninguem, o oba oba, vamos roubartilhar que tá tudo certo.
    Tá complicado viu?

    Abraços

    Cynthia

    ResponderExcluir
  56. A primeira coisa que o plagiador folgado faz é chamar a gente de mesquinha e egoísta. Poxa, o blog é público, qualquer um pode ler, mas não pode copiar.

    Isso aconteceu comigo e eu sempre tive um recado sobre direitos autorais no final das minhas postas e ainda assim um infeliz foi lá, copiou, ignorou meus pedidos e quando ameacei buscar meus direitos foi que ele tirou o post do blog dele, mas foi no meu me xingar. Dureza essa vida...

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  57. Oi Elaine,o teu nome me foi passado por uma amiga,e aqui estou, pedindo arrego,fis uma burrada e não consigo endireitar, fiz um blog bem fajuto,e como sou apaixonado por coisas antigas como,motos,carros,caminhão e outras coçitas mas,ai descobri pela amiga que eu não poderia fazer isso pois era crime,mas agora não estou conseguindo deletar meu famigerado blog, pra abrir outro,certo da tua ajuda aqui vai um grande abraço do gaúcho joão Moralles

    ResponderExcluir
  58. É não existe a segundo erro antes do primeiro,porisso vou consertar o primeiro e não errar novamente,procurando informação antes de iniciar qualquer atividade,ainda bem que faz pouco que iniciei o meu blog. Depois disto resolvido vou procurar ajuda para montar um blog e se possível bonitinho,é o velhinho no PC erra mas procurando acertar,abrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  59. Elaine corri aqui pra ver se tinha uma opção de denunciar postagens que não foram de nossa autoria, pois fiquei indignada neste exato momento ao ver um blog(que inclusive vc conhece) com quase 2000 seguidores fazer uma postagem colocando fotos de outro site de decoração e fazendo parecer que a ideia foi sua, pois em momento nenhum ela cita o site de origem. Eu cheguei a escrever um comentário mas só ia me fazer parecer a maluca né?

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Estou tentando fazer uma postagem para explicar aos meus leitores sobre plágio e amei seu blog e sua série. Me permite pegar seus textos creditando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EPF, boa noite
      Caso queira indicar aos seus leitores o texto em questão pode linkar direcionando-os para cá.
      Não autorizo cópia integral nem parcial dos textos do blog, espero que entenda.
      beijos, boa noite

      Excluir
  62. Elaine, amo seu blog, sempre mim ajudando!
    Uns dias atrás eu sofri isso, eu conheço até a pessoa, mas daí briguei com ela e consegui com que ela retirasse o post, bom, foi ai que eu conheci seu blog, procurando como desativar o mouse em seleção de texto. Eu agradeço sua ajuda, e acho uma barbaridade esses plagiadores! Visita meu blog linda? http://dicasdairaah.blogspot.com.br/

    Até logo bjos ♥

    ResponderExcluir
  63. Olá Elaine. Houve alterações no blogger recentemente no Html e eu ainda não entendo muito sobre isso, você poderia nos dar indicações de como fazer esse procedimento? Onde fica a caixa de expandir ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a mudança no código-fonte a opção Expandir não existe mais, ela foi substituida.
      Para localizar as tags dentro do html tecle, dentro dele, Ctrl+F e digite o termo procurado. A seguir dê enter e a caixa de busca localiza o treco.
      bjssss

      Excluir
  64. É mesmo chato quando nós nos colocamos à frente do computador para escrever algo, e vem alguém e plageia nossa idéia, sem pedir permissão alguma.

    ResponderExcluir
  65. Oi Elaine mais uma vez fico agradecida por você disponibilizar essas dicas para o nosso blog,acabei de colocar lá no meu cantinho...eu havia te pedido uma ajudinha para colocar imagem no rodapé do meu blog mas como eu estava louquinha para aprender já fui em outro site e aprendi e já instalei,mesmo assim te agradeço,bjs...

    ResponderExcluir
  66. Oi Elaine, serio depois de ler seus artigos sobre plagio fiquei até com medo de ter um blog rsrs, sei lá vai que eu faço alguma coisa que não pode. Tipo copiar não até porquê acho bem mais interessante você escrever o que está pensando, e como o meu blog é de artesanato só posto fotos de coisas que eu mesma fiz. Mas mesmo assim me deu um certo receio. Uma pergunta tipo eu faço um tutorial de artesanato posso mencionar a marca dos produtos que usei ou isso é crime? Se posto um look usando uma peça que fiz e outras peças de roupa preciso mencionar o fabricante da peça, tipo montei um look com uma saia que fiz ou customizei e dai coloquei uma blusinha da hering ou sei la?? bom é isso..to amando seu blog até compartilhei no meu face. bjus

    ResponderExcluir
  67. Oi Elaine. Fiquei extremamente aborrecida com esta história de plagiarem repetidamente o meu blog. Estou aplicando seus códigos com sucesso. Apenas no blog de backgrounds, que é de auxílio para outros blogueiros, deixei a cópia.irrestrita. Estou tentando proteger minha propriedade intelectual dos aproveitadores.Obrigada Elisabeth

    ResponderExcluir
  68. Oi Elaine. As dicas do seu blog tem sido de bastante ajuda para mim que criei um blog recentemente. Tenho uma dúvida sobre plágio de imagens. Meu blog é sobre moda e gosto de colocar foto de algumas roupas de lojas virtuais. Sempre coloco no post o nome da loja e o site. Isso pode ser considerado plágio? Obrigada!

    ResponderExcluir
  69. Vc minha amiga, como sempre... muito atual!!! Não sai de moda nunca!!!! Um post de quase 4 anos e ainda auxiliando muita gente!!! Parabéns sempre!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…