Tudo o que você sempre quis saber sobre blog mas não sabia como perguntar

em 16 de fevereiro de 2012

Vamos aprender alguns truques para facilitar nossa vida bloguística e embelezar nossas postagens?


1- Como coloco os pontilhados ou a margem sólida em volta dos posts? 

Para fazer com que suas postagens apareçam assim, enfeitadas por linha pontilhada (pode ser linha simples também) é só copiar este código aqui que está em vermelho e ao preparar sua postagem colocar o editor em modo hmtl. Também serve para destacar uma parte do texto para o qual você queira chamar atenção.

<div style="background-color: snow; border-bottom: #ff4500 2px dashed; border-left: #ff4500 2px dashed; border-right: #ff4500 2px dashed; border-top: #ff4500 2px dashed; padding-bottom: 3px; padding-left: 3px; padding-right: 3px; padding-top: 3px;"> Seu texto aqui </div>

Entendendo o código:
background-color: é a cor do fundo do texto. Se seu blog é escuro, altere o código da cor. Neste exemplo a cor é snow.
2px dashed: é o estilo do tracejado. Para linha lisa troque a palavra dashed por solid. Se quiser uma linha mais fina ou pontinhos menores troque 2px por 1px; se quiser aumentar mude para 3px.
ff4500: é o código da cor que terá a linha ou tracejado. Para modificar este código conheça este metablog aqui e a cartela de cores que ele disponibiliza.
Seu texto aqui: aquilo que você quer escrever.


2- Como inserir links?
Selecione a palavra que você quer. Por exemplo: Eu tenho um blog de contos. Neste caso a palavra escolhida foi “contos”. Se você usa o editor de postagens do Blogger verá um símbolo verdinho no alto do editor de postagem. Com a palavra selecionada com se fosse copiá-la clique no símbolo verdinho. Na janela que se abre coloque a URL (endereço do blog que você quer linkar) e salve. A palavra selecionada é agora um link.

3- Como fazer os links abrirem sempre em uma nova página?
Simples. Mas precisa atenção.
Vá ao seu painel de controle do blog, clique em layout/editar hmtl. Marque a caixinha “Expandir modelos de widget”. Encontre o seguinte trecho:
<head>
Cole, imediatamente abaixo dele este código:
<base target='_blank'/>
Salve e pronto!
Mas se seu template é daqueles que tem o hack “Leia mais” não dá certo. Se quiser que apenas alguns links abram em outra página coloque o mesmo código antes de digitar o link na postagem.

4- Como colocar outro texto no lugar de “Comentários”?
Para personalizar a caixa de comentários faz assim: Em seu painel do blog clique em Layout. Vai ver a página que mostra seus elementos de página. Na parte que diz “Postagens do blog” clique em editar. Tá tudo aí, é só ir mexendo até entender. Dá para mudar os elementos de posição, mudar o texto onde está escrito “Comentários” e mais um monte de coisa.




5- Como fazer com que a lista de blogs (blogroll) se torne expansível?
Sabe quando a gente vai adicionando blogs ao nosso blogroll e ele fica imenso? E ocupa muito espaço? A dica é:
No painel do blog clique em Layout. Encontre entre seus elementos de página sua lista de blogs. Clique em Editar. Você verá as opções:
Título - é o nome que você deu à sua lista de blogs.
Classificar - é a maneira que você deseja que esses blogs apareçam.

Exibir - define a quantidade de blogs que você quer que apareçam. Selecione entre 5 e 25 blogs e salve.
Não se preocupe pois os demais continuam ali e serão mostrados conforme forem atualizados, gerando uma rotatividade muito boa no seu blogroll. Também nesta janela você adiciona seus blogs preferidos. Aproveita que tá aí e miadiciona?


Tudo certo?
Mais perguntas?
Diz aí!
43

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

16 comentários , comente também!

  1. oie Elaine..
    boa noite..
    nossa quanta coisa legal, vou tentar usar algumas..
    obrigada sempre...
    bjkas no coração.
    uivos de carinho.
    loba.
    tenha uma linda quarta-feira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, adorei a parte do tracejado, essa eu não sabia!
    Penei pra "alargar" a coluna do meu blog, mas consegui, rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Elaine. Passando aqui para agradecer as ótimas dicas que você está deixando para todos os marinheiros de primeira viagem. rs

    ResponderExcluir
  4. Sempre muito úteis as suas dicas! E explicadinhas "tim tim por tim tim"... rs
    Deixarei uma nova perguntinha, posso?? Então vamos lá: Como diminuir ou aumentar as letras do texto, e como postá-lo, ora à direita, ora à esquerda, enfim... modificar a postagem ao seu bel prazer!! Tendeu, amiga ?? rs
    (na verdade são 2 perguntinhas!rs)
    Ficarei eternamente grata... rs
    Beijocas
    Helô

    ResponderExcluir
  5. Oiii Elaine!!!

    menina, to eu aqui em casa, quase meia-noite com cremes no cabelo por causa daquele desastre....ai tive tempo de entrar e ficar no meu vício....blog!!!

    olha adorei o tracejado...na proxima postagem vou colocar \o/

    Elaineeeeee
    quero aprender a postar vídeos.... me ensina?????

    hehehhe

    bjoka

    ResponderExcluir
  6. Ai que legal elaine estou amando suas dicas, sei um pouco já mexo e remexo nos meus blogs mais conhecimento nunca é demais né? qualquer coisa te pergunto...rs! beijos

    ResponderExcluir
  7. Mas que danadinha essa Elaine, é uma craque nas coisas de blog mesmo.Achei a dica mt boa do link abrir em outra página,acabei de fazer isso lá comigo e deu certo, que bacana, ou como diria a minha filha, que mágico :)

    Elaine, que dó o cachorrinho ali embaixo,oohh gente, como tem gente má mesmo no mundo, o bom é que tbm tem mt gente boa ainda, gracas a Deus!
    Ahh falando em meu Deus, meu Deus do céu, como posso ter perdido essa promocão do livro??? gente!!!! vou culpar minhas professoras que passam tanto exercício pra casa que não me sobra tempo mais pra nada :(
    bem que a mocinha que ganhou o livro do benjamim, poderia passar adiante o livro, tipo, uma corrente do bem, passe o livro adiante!! outros querem ler :)

    Um bj querida

    ResponderExcluir
  8. Olá Elaine,
    Muito boas as dicas.
    Tô achando que um novo blog está surgindo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elaine. Estou adorando suas dicas, espero ter mais tempo disponível pra ver se coloco algumas em prática, como trocar o template.
    Como ando sem tempo e passo uma olhada só nos blogs, e quero fazer isso em todos que sigo! o que está sendo impossível, corri hoje pelo seu e não vi o resultado de quem ganhou a blogagem coletiva da carta. Perdi alguma coisa ou você ainda não postou o resultado? Bj

    ResponderExcluir
  10. Muito boas dicas!

    Essa do link abrir em outra página eu só sabia fazer manualmente. Agora colocando direto no no HTML do template ficou automático!!

    Ótimo, valeu!!!

    Bjo na alma.

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine!
    Adorei as dicas!! Tb sou uma curiosa dessa parte "técnica" dos blogs... rsss Aprendi um tiquim na marra, sozinha, fuçando messsmo! A dica do tracejado e link abrir automaticamente eu não sabia!! Foi boa!!!

    Vou contribuir com as perguntas, tá? rsss
    Sempre quis saber como faço pra colocar uma barrinha no final de cada post... uma barrinha fixa, sabe?! sem precisar adicionar a imagem sempre que faço uma postagem... isso é possivel, ou eu tô viajando na maionese?????!!!!!
    rsssssssss

    Obrigada pela atenção e carinho da visita que me fez!!
    Xêro grandão
    Raquel

    ResponderExcluir
  12. AGORA TO MAIS BEJE AINDA, NÃO VEJO A HORA DE FAZER, TENHO VONTADE DE COLOCAR SELINHOS NOS CANTOS ESQUERDO OU DIREITO, MAS NEM IMAGINO, ADOREI SUAS DICAS, UMA VERDADEIRA HACKER!
    E AINDA NÃO ESTOU TE VENDO ME SEGUINDO, OU ESTOU ENGANADA? E TE CONVIDO TAMBÉM A PARTICIPAR DA MINHA ENQUETE SOBRE FRASES QUE MARCAM, TE AGUARDO DIXANDO UM POUQUINHO DE SI|!
    BJBJBJ, E MTO MEL PRA TI!

    ResponderExcluir
  13. Mais uma dica valiosa. =DD

    Quanto ao seu comentário... pode deixar que eu estou me cuidando. As coisas por aqui vão melhorar, se Deus quiser.

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  14. Elaine, posso dar um pitaco?
    Gostei tanto das suas explicações de uma forma tão didática, porque você não cria um blog facilitador para os blogueiros, com dicas e tudo mais?

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Estou salvando td no word. Vou estudar e tomar coragem pra mexer. Sempre faço bobagens. Suas dicas são d+ amiga! bjos e obrigada pela dedicação

    ResponderExcluir
  16. Oi, Elaine!!!
    Demorei...rs, mas vim te agradecer imensamente pelo conteudo dessa postagem...foi muito útil pra mim , ficou como eu queria, muito obrigada e um beijão!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…