Como proteger o blog (e o seu computador)

em 18 de julho de 2012

Acredito que todas as portas externas de sua casa tenham chaves, estou certa? Seu carro tem chaves? O portão de casa tem chaves? Todos têm, não é? E suas portas virtuais? Elas têm chaves?
Não me refiro a trancar perfis do Blogger, do Twitter ou do Facebook. Não me refiro a limitar o acesso aos seus posts, tuítes e postagens. Me refiro à segurança. E muitas vezes deixamos as nossas portas trancadas com as chaves pelo lado de fora…

Eu recebo, com uma frequencia assustadora, pedidos de ajuda para recuperar contas invadidas, deletadas, hackeadas, etc. E também recebo muitas perguntas sobre malware, vírus, etc. Por isso quis escrever este artigo. Para compartilhar algumas coisas que aprendi ao longo dos 3 anos de vida virtual.

Claro que são coisas simples, afinal 3 anos é bem pouco, quase nada. E sou completamente leiga em informática. Sei apenas o que aprendi mexendo, perguntando, pesquisando. Mas acho que coisas que uso na vida real servem muito bem para a vida virtual.

Para começar, faça backup. Pare de ler este artigo e faça backup agora!
Faça isso periódicamente. Salve o arquivo em um pendrive ou cd de dados. Se algo inesperado ocorrer, você tem tudo à salvo e o prejuízo será menor.

A segunda dica, muito importante, é: tenha senhas fortes
Não use a mesma senha para os mais diversos serviços. Não use senhas óbvias como datas. Se você usa sua data de casamento como senha, e um dia fez um post falando que era aniversário de casamento, pronto! Já forneceu uma possibilidade caso alguém queira quebrar sua senha. Senha forte é senha que mistura caracteres.

Seu teclado tem muitos caracteres que você talvez jamais tenha usado em senhas. Já usou !,? Ç ^ % & () ¨¨u $ # { } [ ] ou * em alguma senha? As chances de ter sua senha quebrada diminuem, não é? Um ponto final na senha já dá um nó em qualquer tentativa de invasão.

Daí você cria uma senha perfeita e anota em um papel. Evite fazer isso! E tem gente que cria uma pasta no Hotmail chamada Todas as minhas senhas! Sério, tem sim! Já pensou no estrago?
A solução? Memorize! É difícil? É. Mas é mais difícil perder o acesso aos seus perfis. Não arquive senhas no celular; um dia alguém leva ele embora, e bau-bau senhas.

Tenha uma conta de administrador diferente da conta de autor
Como assim? Assim: crie uma nova conta Google/Blogger e dê a si mesmo o privilégio de administrador de seu blog.  Assim o verdadeiro administrador de seu blog será você, claro, mas com uma conta secreta. Se algum hacker invadir seu blog vai dar com a cara na porta pois ele não saberá quem é o administrador do blog! E como hackear uma conta cuja existência ninguém conhece?

Outra dica simples é: cuidado com as coisas que adiciona ao seu blog
Seja um gadget ou uma inocente imagem. Muito cuidado com cursores no lugar do mouse, com relógios, calendários, contadores, etc. Muitos desses sites, aparentemente gratuitos, são uma armadilha para infectar seu blog com vírus. E daí você terá seu blog bloqueado pelo Google/Blogger. Ou pior ainda, poderá ter suas senhas capturadas por algum programa espião!
Aconteceu comigo: coloquei uma imagem em minha pagina de serviços para blog e a imagem tinha um trojan aninhado nela. Uma leitora me avisou, e foi uma luta até achar a danada que estava contaminando tudo. Portanto, cuidado!

Agora a dica mais caipira que posso dar, e por isso mesmo a mais sensata: não seja curioso!
No ano passado minha irmã instalou internet em casa. Em menos de 10 dias o pc dela estava invadido. Motivo? Excesso de curiosidade. Não podia receber uma mensagem (especialmente link em MSN, Orkut, etc) e já saía clicando. Especialmente quando vinha de alguém conhecido.

Isso é um grande erro. Jamais clique em links que receber por email, seja de quem for, pois emails de amigos também podem ser invadidos. Ao invés de clicar, pare o mouse sobre o link e veja se o endereço que aparece abaixo em sua tela é o mesmo que a pessoa que enviou diz que é. Mas tem mais: ao invés de clicar, copie o link e cole no navegador, aí então dê Enter. Se tiver dúvidas, mande um email à pessoa perguntando se ela enviou algo a você. Não clique em emails de bancos pedindo para você redefinir senhas. Banco não faz isso.

Há uns 2 anos meu Hotmail foi invadido. O site invasor começou a mandar links de sites pornográficos para meus contatos. Até o meu pároco na época recebeu. Tenso isso rsrsrs Então excluí todos os contatos, excluí msn, e troquei a senha. Aliás troco de senha a cada 40 dias. No Blogger troco todo mês. Faço backup toda semana. De tudo.

Mas o mais seguro é mesmo não ser curioso. Não existe herança esperando por você, não existe uma BMW que seu email foi sorteado pra ganhar, não existe nada disso. Não clique em links pra ver fotos suas pelada, não clique em links pra ver o corpo do Bin Laden. Não clique em links de planilhas, nem de tabelas. Mesmo que conheça a pessoa. Afinal, muitas vezes o inimigo está mais perto do que a gente supõe…


Quer proteger seu blog mas não tem tempo pra isso, ou tem receio de fazer algo errado? Eu faço pra você!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

57 comentários , comente também!

  1. Oi Elaine,
    Excelente dicas, obrigada por compartilhar!! Devemos ficar atentas...Todo cuidado é pouco.
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Obrigada, Elaine, ajudou bastante.

    Eu recebi um e-mail de uma pessoa conhecida, mas com quem não tenho amizade, com links INFESTADOS de virus. A sorte é que deletei sem abrir, porque meu antivírus está superatualizado.

    Anos atrás, perdi tudo no computador antigo porque usava orkut e abria aqueles montes de coisas que eles enviam...

    beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine!
    Muito legal essas explicações.
    Sigo bastante tudo isso. Proteção nunca é demais.

    Tentei numerar meus comentários e não consegui. Se eu mandar o que fiz, pode me dizer o que falta ou o que está errado?
    Claro que numa folguinha do seu tempo.
    Obrigada querida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Xiii uso um cursor de joaninha... será que vou ter que sumir com ele? corro risco?

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Elaine!
    Tô precisando fazer um backup e tb gravar mensagens ou mesmo algo q me interessou em um pen drive,pois sempre acontece algo e aí perco td q guardei achando q iria precisar...
    Obrigada pela dica!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Elaine, eu não sumi, não abandonei os amigos nem os esqueci. Cai na asneira de oferecer meus serviços como redador web e consegui clientes. Tô agora sem muito tempo para visitar azamigas.

    Essa sacada da conta secreta de administador é genial.

    bjks

    ResponderExcluir
  7. Dicas valiosíssimas!

    Muito obrigada, Elaine.

    ResponderExcluir
  8. Elaine, também achei muito proveitoso, parece piada, você está sempre falando nisso e devemos, sim, insistir, toda a hora chega gente nova na internet.

    Essa dica do administrador foi ótima, vou tentar fazer isso.

    Ah, outra coisa que recebo muito é aqueles emails falando que estou devendo e meu nome vai para o SPC se eu não pagar. Se fosse verdade, já tinha perdido até a casa de tanta dívida rsrsr

    Obrigada por compartilhar sempre a sua sabedoria.

    Tb saí do Facebook por causa disso. É importante estar nas redes sociais, mas... Será necessário???

    Fica a reflexão. Quem sabe vc não faz um post a respeito?

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Sempre clara nas suas dicas parabens sempre curto muito seu blog!

    ResponderExcluir
  10. @JOANA CAMPOS, esta semana 3 blogs que ajudei tive que tirar o cursor.Mas isso depende, pois nem sempre dá problema. Fique atenta, e sempre saiba onde está o script do cursor, pra tirar o mais rápido possível caso dê problema.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, Elaine!!
    Obrigada por compartilhar com a gente!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Elaine, minha mais nova amiga virtual. Parabéns por esse teu excelente trabalho. Obrigado pelas dicas, realmente muito úteis. Li mas vou reler o texto para ver se consigo aprender algo mais. Já estou te seguindo e voltarei sempre que tiver um tempinho livre. Um grande abraço. FIQUE COM DEUS. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse seu post! Vou até passar a usar os caracteres, como ponto, em minhas senhas.

    E eu sou mineira de alma, desconfiada ao extremo, então dificilmente clico em algum link. E achei interessante essa jogada de copiar o link e colar no navegador. Desse jeito não baixa o vírus caso tenha?

    Gostei muito das dicas e vou compartilhar seu post no Facebook.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado pelas dicas Elaine já tinha seguido a sua dica do Backup semanal e da troca de senha. Mas agora vou fazer mais atenção as outras coisas. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Sou super cuidadosa e tenho feito praticamente isso tudo, menos a parte de administrador do blog, vou fazer ;o) e só vim mesmo dizer muito obrigada, por tudo que você tem sido prá nós, por tanta ajuda, generosidade e preocupação com os amigos. Que Deus te retribua em bênçãos e alegria, em dobro!

    Beijos e bom dia ♥

    ResponderExcluir
  16. Kkkkkk, desculpe Elaine, imaginei a cara do Pároco...

    Excelentes conselhos de mestra, vou compartilhar no Face.

    Gratíssima e um bom dia p/ vc!

    Beijãoooooooo

    ResponderExcluir
  17. Elaine, querida!
    Além da super utilidade deste post, a leitura aqui é sempre prazerosa.
    Mesmo quando o assunto é desagradável ou difícil (no sentido de mexer na caixinha das baratas...rs) é uma delícia ler seus posts sempre cheio de bom humor e carinho.

    Obrigada por dicas tão importantes.
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Oiii Elaine
    Ótimas explicações, bem simples.
    Obrigada pela iniciativa...
    Maiores detalhes de como conseguir uma senha forte no meu blog se você estiver interesse me faz uma visitinha.
    jpmulheresnainformatica.blogspot.com
    Super beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá,querida
    Parei e fiz backup de todos agorinha...
    Obrigada
    Se bem que de nada adiantou nos blogs antigos... mas vou seguir fazendo o bem pelos novos...
    Vc nos ajuda muitíssimo...
    Bjm de paz e esperança

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine! Obrigada pelas dicas, porém eu não sei como faço para mudar o administrador do blog, vc pode me dar uma dica?! Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Elaine obrigada por nos ensinar. Não sou curiosa, MAS não entendo nada de blogger/google. Não abro emails de quem não conheço sequer atendo chamadas em meu celular quando não conheço ou não é identificada. Dessa ansiedade eu não participo...rs.

    Chocolate e carboidratos já chegam! rs.

    brincadeiras à parte o que escreveu é de muita utilidade.

    abraços

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelas dicas queridas!
    Tenha uma excelente tarde!
    bjão

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo post, muito útil, vou fazer as alterações no meu, posso compartilhar o link sem cópia rsrsrs, acho que agora estou fazendo direitinho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Elaine
    Estou de volta, vamos conversar?
    Sabe que eu ri muito quando li sobre fazer um arquivo só para "minhas senhas".
    Quando eu trabalhava no banco e começaram a ser instaladas as máquinas para extrato (é, pensam que sempre existiu? Antes os saldos eram fornecidos por listagens e os caixas é que informavam o saldo), começamos a chamar os clientes para cadastrarem as senhas. Muitos, mas muitos mesmo, colocavam as senhas 123456, e outros queriam que a gente colasse um adesivo com o número porque eles iam plastificar o cartão.
    Mas preciso mesmo começar a salvar tudo aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Elaine como sempre...Dando banho de utilidade pública, rsrs...Bjos

    ResponderExcluir
  26. OI Elaine!

    Sou cuidadosa, mas confesso que cometo meus pecadinhos...
    Raramente abro emails com fotos, só abro combinando uma contra senha com a pessoa que me envia: pergunto por algum detalhe que apenas nós sabemos aí quando ela responde eu abro, senão:deleto.
    Também não costumo sair clicando emtudo por aí, sou medrosa mesmo! Mas...sempre esqueço de fazer o backup do blog...
    Agora esse negócio de administrador do blog...não entendi. como posso ser a administradora do blog? Não conheço isso...
    Adorei o post!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  27. Elaine,
    Como sempre, suas dicas são excelentes, principalmente para nos que somos iniciantes. Obrigada!
    Beijo
    Lena

    ResponderExcluir
  28. Obrigada, Elaine, vc é muito generosa dando dicas pra gente! Já encaminhei muita blogueira pra vir aqui ler suas dicas e orientações pq vc é ótima. Vou tentar usar essa do administrador, não sabia dessa. Mais uma vez, muito obrigada e que Deus a abençoe.Bjs

    ResponderExcluir
  29. oi amei seu blog ja to seguindo segue de volta???

    tem concurso la no blog participa pf???

    http://fashionbestfriends.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Muito boa as dicas, vc sempre nos ajudando por aqui!
    :D

    ResponderExcluir
  31. Oi Elaine!!!
    Acho que a gente deveria criar um prêmio de "Fada Madrinha dos Blogs das Amigas" e te dar de presente!

    BEIJOS!
    Carla Patrícia :P
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Elaine, é a Vi, eu e Pepa tomamos muito cuidado e não é fácil, ainda mais porque as vezes meu irmão usa o micro, e ele é meio desobediente.
    Já infectou o micro duas vezes, outro dia foi com um desses roubadores de senha, tive o maior trabalho para limpar.
    Suas dicas foram ótimas e essenciais.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  33. @Carla Patrícia
    Adorei a idéia da Carla, e assino embaixo! Onde é que vota pra entragr o prêmio???

    Saudade docê, amiga, mas tô na correria, adiantando os trabalhos pq vou viajar 15 dias com os pais e o filhote! \o/

    Bjooo

    ResponderExcluir
  34. Oi Elaine
    Dicas ótimas, muito obrigado por compartilhar. Bjinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi estou sorteando brincos da By GEO serão 3 ganhadoras,
    e tbm um tablet pelo niver do blog, participa tá!
    será uma honra :)

    bjinhos da elly
    ótimo fim de semana♥
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  36. dica mais que importante, vide o que anda acontecendo por ai né. né fácil não... rs

    boa semana pra vc Elaine!

    ResponderExcluir
  37. Ola Elaine
    Venho da casa corpo e cia para te conhecer e adorei as dicas que compartilhou com todas nós. Sou leiga e medrosa para esse tipo de assunto : virus! Amoooo meu blog e nem consigo pensar no sumiço dele.
    Muito obrigada mesmo.
    Beijos pra ti

    ResponderExcluir
  38. Adoreiiii as dicas, hoje mesmo vou colocar em prática! Realmente tenho medo de colocar imagens no meu blog (http://deliciosarotina.blogspot.com), agora então vou prestar mais atenção ainda... Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi Elaine, muito obrigada pelas dicas tem me ajudado muito!
    bjOo.

    ResponderExcluir
  40. Oi Elaine,adorei seu blog tem dicas maravilhosas,mais tem coisas que sou basatante leiga,estou com um problema no meu blog, Não consigo acessá-lo aparece a seguinte mensagem servidor não encontrado,endereço do meu blog www.orecantodasnovidades.com.
    O problema e robots txt,não sei como recuperar meu blog novamente,já pesquisei mais todos so explicam o que e robots txt ,mais não diz como posso obter novamente meu blog,se você puder me ajudar agradeço muito. Meu email rosemaryever@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Elaine querida,eu já usei esta dica de administrador só que no perfil do blog aparece meu nome 2 vezes.
    Como ocultar uma Graça?
    Se tiver um tempinho quem sabe vc me da a dica como eu me escondo.
    Parabéns,valeu,bjs

    ResponderExcluir
  42. Ola Elaine tudo bem? achei seu blog um show parabens. Me ensina deixar o meu um pouquinho bonito porfavorrrrr!! agradeço !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Ola Elaine tudo bem? achei seu blog um show parabens. Me ensina deixar o meu um pouquinho bonito porfavorrrrr!! agradeço !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Obrigada pelas dicas! Adorei todas, eu tenho um blog iniciante e queria protegê-lo de qualquer problema, graças a você pude ter uma boa direção! Muito obrigada e sucesso!

    ResponderExcluir
  45. Excelente Elaine,
    E eu sou uma topeira mesmo....
    Tu já me salvaste uma vez, há bem pouco tempo, lembra ? E a mané aqui não faz backup nunquinha.
    Vou fazer já !

    Bjs
    Mana

    ResponderExcluir
  46. Um outra dica muito importante é nunca, nunca, nunca usar o Hotmail para nada. Ele é inseguro, não é profissional e só serve pra MSN, e olhe lá!

    Faça um Gmail, utilize-o como email principal pra evitar os lixos que o Hotmail costuma receber.

    ResponderExcluir
  47. OI, Elaine! Confesso que sou meio analfabeta nestas questões, mas bastante curiosa para aprender! Foi assim que criei o blog, aprendi a costurar e outras coisas das quais não sabia fazer.
    Vou estudar todas as suas dicas!
    Obrigada pelo comentário no blog, hoje estou melhor.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  48. Nossa Elaine, muito legal o post e dicas nunca são demais quando se trata de segurança,Adorei!
    Eu andei um pouco sumida,devido á alguns probleminhas com meu pc tbém,mas agora já está tudo resolvido e estou de volta á blogosfera. Hj vim conferir as novidades por aqui e adorei;como sempre seu blog está lindo, bem instrutivo e bombando! parabéns!
    Quero te convidar a dar uma passadinha lá no meu cantinho tbém, tem post fresquinho e gostaria de saber sua opinião, ficarei muito feliz com sua visita! Te espero por lá! gde bjo!

    ResponderExcluir
  49. Oi Linda, Amei seu blog, ja estou seguindo, Segue de volta ? http://myllaborges1994.blogspot.com.br

    Beijoos !

    ResponderExcluir
  50. To adorando as dicas!
    http://vivendoemorbita2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Adorei as dicas e por mais simples que seja tem muita gente distraida que cai....agora fala sério!!!
    Quer dizer que aquele e-mail que recebo sempre dizendo que tenho um premio de 1.000.000 de Euros não existe.......buááá....kkkk

    Adoro tuas dicas são sempre úteis. e tento levar sempre a risca... na medida do possivel.

    Obrigada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  52. Bom dia, tudo bem?
    Meu blog de uns tempos pra cá está dando problemas ao salvar. Sempre aparece a mensagem que deu erro. Não sei o que pode ser, será que vc pode me ajudar? E vc sabe como faço para comprar meu domínio?
    Muito obrigada e parabéns pelas postagens. Muito úteis, bjs

    ResponderExcluir
  53. obrigada por compartilhar tantas informações, te achei pois estou com problemas........amigas dizem que tem malware e eu estou a caça dele(kkkk) amei chegar aqui e conhecer um pouquinho mais dessa área que me é tão desconhecida..bj

    ResponderExcluir
  54. Quanto mais leio esse Blog, mais me encanto...
    na minha humilde opinião, o melhor que li até agora,
    essa mulher pensa em tudo.rs..estava procurando aqui como gravar videos, igual vc faz filmando a tela do not, para fazer meus sorteios e acabei achando esse post MARAVILHOSO que eu não tinha lido ainda..
    Obrigada por você ser blogueira...bjkssss
    Fátima Feitosa

    ResponderExcluir
  55. Olá Elaine, tudo bem??
    Estou começando a escrever um blog e estou adorando suas dicas!
    Com relação ao blog ser no mesmo administrador que outra conta, você saberia me dizer, se é possível fazer a mudança de um blog para outra conta sem alterar o que já foi feito?

    Agradeço a atenção e desejo tudo de bom! :*

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…