Novidades nos comentários do Blogger

em 18 de janeiro de 2012

Desde o último dia 12/01/2012 o Blogger implantou nos blogs hospedados pela plataforma uma novidade há muito esperada pelos usuários: os comentários aninhados. Ou Threaded Commenting, que é o termo original em inglês.

Mas o que é isso, e para quê servem?

Comentários aninhados é um dos nomes pelos quais chamamos a opção de responder aos comentários feitos em nossos blogs. Já havia um truque para fazer algo semelhante, inclusive eu uso aqui no blog, mas o problema é que as respostas vão para o fim da página de comentários e não ficam abaixo do comentário que estiver sendo respondido, dificultando assim a localização de uma possível resposta.

Agora, com a novidade, é possível responder imediatamente abaixo do comentário que você quiser. Mas antes que você fique todo feliz, saiba que a resposta continua não sendo enviada ao leitor que comentou. Assim, caso você responda usando a novidade lançada pelo Blogger o leitor ainda precisará voltar ao blog para ler a sua resposta.

Pausa para pensar:

Será que as pessoas voltam? Você volta a um blog para ler uma possível resposta? Eu nunca voltei…

Entretanto, caso alguém queira acompanhar as respostas dadas a determinada postagem pode se inscrever e receber em seu email todos os comentários feitos na postagem em questão. Basta clicar em Enviar por e-mail comentários de acompanhamento no formulário de comentários do post que quiser receber as respostas.  Mas eu não recomendo pois dependendo da quantidade de comentários sua caixa de entrada pode ficar cheia de comentários de outro blog já que serão enviados todos os comentários feitos..

Então, qual a vantagem?

A meu ver, fica mais organizado. Também facilita para o blogueiro que tem o hábito de responder a todos os comentários que recebe (meu sonho um dia conseguir). E como a novidade permite respostas em até 2 níveis, dá pra ter réplica caso o leitor queira, por exemplo, agradecer a resposta.

Tem desvantagens?

Sim, claro. Caso você tenha em seu blog a opção dos comentários numerados, saiba que terá que escolher: ou os comentários numerados ou os comentários aninhados. Até agora ambos não podem co-existir.

Todos os blogs podem ter?

Em tese, sim. Especialmente os templates do Design de Modelo já estão com o recurso ativado automáticamente. Não testei em templates cuja área de comentários tenha sido muito modificada ou em templates externos ao Blogger. Mas caso você possua um template onde o recurso ainda não apareça, espere mais um pouco. Ou troque de template.

Também pode tentar o seguinte, sempre depois de fazer backup para evitar surpresas: No código-fonte de seu blog cliquer em Reverter modelos de widgets, salve e veja se o recurso aparece. Essa ação faz com que o código-fonte de seu blog volte ao estado original, sem as alterações/modificações. Mas só faça se estiver disposto a perder outras alterações pois isso faz o código HTML voltar ao padrão original!

Como fazer para ter em meu blog?

Se você usa a interface antiga do Blogger:

Para começar é preciso que os feeds de seu blog tenham como forma de distribuição a opção Completa. Você faz isso clicando em Configurações/Site feed e escolhe a opção Completa. Salve.

A seguir clique na aba Comentários. Daí encontre a opção Posição do formulário de comentários e escolha a opção Incorporado.Salve.

Para quem usa a nova interface do Blogger:

Clique em Configurações. A seguir clique em Outro. Na aba Permitir feed de blog selecione a opção Completa. Salve. A seguir clique em Postagens e Comentários e na sub aba Posição do formulário escolha a opção Incorporado. Salve.

 

Então, reforçando:

  • Se você usa a posição do formulário de comentários em janela pop up ou página inteira não terá acesso à novidade. Precisará mudar para a opção Incorporado.
  • Se usar a novidade seus comentários numerados não aparecerão.
  • Se seus comentários numerados desapareceram sem você querer mude o seu formulário de comentários para a opção janela pop up ou página inteira.

 

Gostou da novidade? E parece que outras estão à caminho. Assim, siga o conselho da Elaine: faça backup periódicamente de seu blog: template, comentários e postagens. Seguro morreu de velho, né?

DEDO 0011

Quer ter em seu blog mas não tem tempo e/ou paciência para fazer? Tentou e não conseguiu? Quer, ao invés dos comentários aninhados, que seus comentários sejam numerados como os meus? Eu faço pra você!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

44 comentários , comente também!

  1. Oi Elaine!
    Obrigado por explicar. Eu já tinha visto a novidade em alguns blogs e achei interessante, mas já tinha lido também que quem tem janela pop up não dava pra implantar.
    Eu ainda prefiro a minha janelinha...e também quero numerar os coments, então não vai dar...
    E você, melhorou da coluna?

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Tá melhorzinha minha flor??? Espero que sim!

    Eu NUNCA farei isso de responder comentário no meu blog, porque parece coisa de o blogueiro se achar o SOL, o centro do universo, sendo os leitores meros satélites.

    Responde por e-mail e quando puder retribui a visita.Se forem muitas pessoas perguntando a mesma coisa, faz u m post sobre o assunto que suscitou tantas questões.

    Acho que só é aceitável responder assim nos comentários para que tem leitor anônimo, que não pode ser achado pelo link do blogger.

    Nos primeiros meses de blog eu fiz esse erro, mas depois percebi que era um descaso.

    um beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Eu estava querendo saber a respeito. Obrigada. bjks

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer por sempre trazer dicas e ensinamentos, já aprendi muito com você.
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. No meu blog não tem e provavelmente não vai ter pq já testei as possibilidades e li muito suas dicas e sempre vejo que o pop up é a melhor opção!!!

    A proposito será que é por isso que eu estou sentindo dificuldade em abrir e comentar alguns blog!!! Aff, toda instalação gera um bug no bloger... Saco!!!

    Essa interface nova, Elaine, não rola, as vezes eu até vou nela pq ela tem um recurso interessante de mostrar o quanto cada postagem foi acessada e eu achei isso massa, mas depois de quatro anos com essa interface não me acostumo, não é confortavel a meus olhos #CoisaDeVelha kkkk

    Esse recurso de enviar comentário por e-mail é massa, eu utilizo ele sempre que comento em um blog polêmico onde todo cuidado é pouco ou em alguns amigos meus que não costumam comentar muito no meu blog (por motivos que ignoro) mas sempre respondem meus comentários... então é realmente útil... e sim, quando vc termina a conversa e ver q os coments não tem haver com vc simplesmente cancela a inscrição e não recebe mais comentários, mas os seus ficam guardados! #MuitoMassa

    Enfim... como sempre falei demais... kkk Cheros Elaine!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Elaine. O Adelson SMania (http://www.gerenciandoblog.com.br/2012/01/blogger-lanca-resposta-para-comentarios.html) fez um post para inserir este serviço em templates customizados. Beijos e muito obrigada pelo cuidado em postar sempre tantas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Gosto dos meus comentários numerados.
    Ainda acho mais gentil retribuir a visita e responder no blog ou email de quem fez uma pergunta.
    Se achar que vai ser útil para outras pessoas, posso até responder nos meus comentários para que mais gente saiba a resposta.
    A gente mal tem tempo de retribuir todas as visitas, ler blogs interessantes, conhecer gente nova na blogsfera, então, voltar num blog pra ler resposta, pelo menos pra mim, é humanamente impossível, mas valeu a dica de mais essa opção.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  8. eu adorei isso...descobri agorinha...um pouco antes de vir aqui.....bjus

    ResponderExcluir
  9. Queria ter os dois, janela pop up e poder responder comentários, mas parece que tem que escolher, acho que fico com a janela pop up... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Prefiro os meus numerados Elaine, um 2012 repleto de bençãos
    Cheiro!!

    http://www.maniadmarie.com/

    ResponderExcluir
  11. Elaine, querida. Obrigada pelas dicas, mas sei que não vou usar esse recurso, pois não costumo responder os comentários em meu blog - vou no blog e deixo a resposta. Acho mais gentil e é uma forma de conhecer o blog da outra pessoa. Eu NUNCA volto num blog para ler se a pessoa deixou resposta para mim. Vou lembrar? Nada. Vou pedir para enviar para o meu e-mail? tá louca! já pensou receber mais de cem comentários de outras pessoas?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Elaine, eu ainda prefiro ir ao blog de quem comentou e deixar um comentário lá. Agradecer, retribuir o carinho, me inteirar do blog dela... eu prefiro assim! Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Mas olha que beleza o que encontrei aqui!! Adorei este blog... cheio de coisas úteis.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Na visita passada que fiz ao teu blog
    esqueci de desejar-lhe melhoras,espero que esteja tudo bem.
    Sempre respondo os comentários que recebo,não tenho muitos seguidores,e os comentários não são muitos,dá pra responder.
    Obrigada pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine! Melhorou bem querida?
    Quando eu voltar de viagem vou querer numerar meus comentários para poder fazer pequenos sorteios.
    Quanto a responder, os meus são poucos e respondo através da minha página mesmo.
    Beijos australianos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Elaine.
    Bom dia espero que esteja melhor.
    Gostei do post. Eu costumo responder aos comentários no blog mas também visito a pessoa no seu blog e deixo um comentário....
    Eu também não costumo voltar para um blog para ver a resposta.
    Beijinhos grandes e continuação das suas melhoras.
    Lena.

    ResponderExcluir
  17. Elaine,

    Hoje indo a alguns blogs e fazendo os comentários, percebi que muitas pessoas estão usando este novo sistema, mas eu particularmente não gostei, pois com certeza não vou lembrar de todos os blogs que deixei um comentário.

    Mesmo assim obrigada por ensinar mais um avanço dos blogs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. OIeeeeeeee , vc tá melhorzinha ?????
    Bom eu ainda prefiro ir até o blog da pessoa ainda que demore um pouco , acho mais delicado , eu fico numa tristeza e acabo esquecendo de voltar quando a pessoa responde no próprio blog , bom mais vai de cada um , como sempre tu AHHHHHHHHHHHHAZA nas explicaçoes até uma anta de brinco como eu entende , hehehe bjimmmm flor , eu tô te esperando tá ???

    ResponderExcluir
  19. Elaine, gosto de responder no meu blog, o que não me isenta de ir a todos os que me seguem. Mas isso é eventual, quando gera alguma pergunta do comentarista, então respondo lá mesmo.
    Nunca entendi blogueiro que JAMAIS vai a outro blog, não entendo mesmo. Sei que há pessoas que não comentam por falta de tempo (como vc), mas NUNCA se manifestar é demais pra mim.
    Mesmo muito esporadicamente, vc "aparecia" no meu blog, então sei que o assunto precisa ser bem interessante para suscitar comentários. Imagina se eu, com menos de 200 seguidores não conseguia mais ir em todos os blogs que me seguiam, quanto mais vc, e tantos outros, com mais de 1000,2000, 3000 seguidores.
    E, sim, quando comento, volto no blog pra ver se o comentário teve repercussão. Bobice, né? rsrsr
    Então, sobre o post em si, não sei se quero esse recurso, já que um invalida o outro. Você é que vai definir, ok?
    Falando nisso, como "vamos"? rsrs
    E você, está melhor?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Adorei este recurso! Segundo a Juliana Sardinha do Dicas Blogger, é o recurso mais solicitado pelos blogueiros em geral, pois responder uma dúvida da nossa postagem é mais coerente fazer nos comentários da própria postagem, e, ficando abaixo do comentário a ser respondido, melhor ainda!

    Quando leio uma postagem que me impactou, logo leio os comentários tbm (e volto sim para ver se tem mais), e, se tem interação com o autor, é uma beleza, pois vai esclarecendo muitas coisas, enfim, não fica só no monólogo. Não é questão de ser o "Sol", como disse a FR. Pelo contrário, é consideração tbm, pois no blog alheio é outra postagem, e maior consideração seria comentar sobre tal postagem, não sobre a minha.

    Eu não respondo todos os comentários, apenas se achar necessário ou me der na telha. Se for importante envio e-mail tbm.

    Por fim, tudo é questão de gosto e serventia, por isso quanto mais opções o Blogger nos oferecer, melhor, todos saem ganhando.

    Beijinho, Elaine...

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga vc explica bem, amei seu blog e já estou seguindo...bjsss

    valartesdigitais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Infelismente se a reposta não é encaminhada a pessoa então ainda não é o ideal...
    Eu pessoalmente não gosto de responder desta forma o comentário porque para a pessoa ver a resposta ela teria que voltar no meu blog acessar a mesma postagem então muitas das resposta ficam perdida por ai o ideal é pegar o atalho e responder no BLOG DA PESSOA ou ATRAVÉS DE EMAIL.

    ResponderExcluir
  23. olá... li seu post mas uma dúvida: e pra quem template personalizado como faz para colocar esse tipo de comentário?


    bjuu

    ResponderExcluir
  24. @Cintia da Mata,
    Em templates customizados pode ser tentado o que descreve-se neste post:
    Como habilitar os Threaded Comments em templates CUSTOMIZADOS
    Espero que ajude.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu já havia percebido, também prefiro responder por e-mail, provalvelmente faça os dois, é muito bom ter alguém como você, nos enchendo de sabedoria
    Estou esperando seu comentário lá no blog sobre o aparador,

    http://hospiciodareforma.blogspot.com/2012/01/definicao-do-aparador-sala.htm

    Bjos
    Lilian

    ResponderExcluir
  26. Elaine seu Blog ta muito show,esse post que vc fez ajudou muito estou começando com blog agora gostaria de saber se pode me dar umas dicas.meu blog é esse http://acompanhebbb12.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Elaine
    Nao consigo entrar no blog da chica nem ba neia e nem comentr
    O meu comentario eu consegui mas o tecnico veio aqui e teve que fazer nova con... esqueci o nome ha configuração
    Agora consigo ver os comentarios no meu blog mas algumas pesssoas esta paralisado abre e não abre
    Um abraço Monica

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE!

    CONHECI SEU BOLG AGORINHA E JÁ ESTOU TE SEGUINDO.

    GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO..EU QUERO MUDAR A CARINHA DO MEU BLOG VC FAZ ISSO ???

    FICO NO AGUARDO E OBRIGADA!

    BJUSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, querida amiga.

    Eu adorei essa novidade.
    Não sei usar os inúmeros recurso da net, e quando facilitam assim, fica mais agradável para todos.

    Felicidades.

    Beijos.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine,fiquei a tarde toda procurando esse recurso, kkkkk
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  31. Adorei flor..
    Um beijo bem grande'-
    'Te seguindo' =))

    ResponderExcluir
  32. Oi elaine, te conheci pelo blog da keila, liiindo o trabalho que vc fez lá...
    to te seguindo viu...
    beijosss

    ResponderExcluir
  33. Oi Elaine, meu comentário nem é sobre esta dica que vc postou ( que aliás eu amei) mas é só pra te dizer que acabei de me tornar sua seguidora. Aliás, eu já tinha estado aqui, gostado e não sei pq ainda não estava seguindo. Erro corrigido!
    Um super beijo pra vc...

    P.S. Ah, eu tenho um blog tb, eu mesma fiz por isto não é tão legal, mas vou aproveitar suas dicas aqui de coração...

    ResponderExcluir
  34. Adoro suas dicas! Obrigada, menina!

    Um beijo e ótimo fds!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Elaine, seu blog foi um dos quatro que mais me trouxeram bons visitantes durante este mês, por isso seu banner está no top mensal, besitos.

    ResponderExcluir
  36. Eliane, eu amo suas dica,quanto tempo, hem? Olha estive em recesso e já retornei, apareça que lá ta cheiinho de novidades maravilhosas.
    Boa semana!
    Bjs cristalinos

    ResponderExcluir
  37. Oi querida, tudo bem? Então o meu "She Divulga" eu não consigo a opção de aparecer o responder porque vc fez os comentários numerados, lembra?! Eu prefiro a opção de responder do que os numerados, é fácil eu retirar? ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  38. Oi Elaine, estive por aqui no seu Blog procurando algo sobre comentários, e achei. Legal. Muito obrigado pelas dicas, por sua paciência em explicar as coisas. Eu tenho o meu Blog e sei como é difícil a gente dar atenção ao todos. Um grande abraço. Geraldo

    ResponderExcluir
  39. Estou com uma dúvida, sem querer via smartphone deletei um conteudo que acabara de publicar ( via pc ) eu tenho como recuperar uma postagem que foi deletada?? Me ajuda!!!
    bjs e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Olá Elaine

    Já testei esta nova modalidade de comentários e não gostei. Para um blog de debate e troca de ideias talvez funcione bem mas, para o meu sobre crochet em que predominam as fotos , não apreciei. Fica apenas uma postagem por página e se quisermos continuar será preciso clicar em "ver postagem mais antiga" o que em alguns blogs leva tempo a carregar. Como o tempo nunca é o suficiente ou respondo no meu ou vou no outro.Acabo por preferir esta última pois quem comentou também gosta de receber no deu blog.
    Agradecida por todas as dicas que vai deixando aqui e que são muito úteis.
    Abraço
    Nélia

    ResponderExcluir
  41. adoreiiiiiiiii sua visitinha mais que especial no meu blog e mais ainda por divulgar, mto obrigada, de coraçao querida, boa noite bjaun

    Katia Ribeiro
    www.katiaribeiro27.bloggspot.com

    ResponderExcluir
  42. Olá Elaine...

    eu acho excelente ter a opção de resposta no blog porque: pode ser a dúvida de mais de um leitor (tento olhar toas as respostas qdo leio comentários em outros blogs - assim evito de fazer a mesma pergunta); tem pessoas que comentam anonimamente, e; tem pessoas que tento responder por e-mail e ele volta. Portanto, "nunca diga nunca"... a vida dá tantas voltas e um dia a gente acaba tendo que ceder numa ou noutra coisa! Obrigada pelas suas dicas, sempre preciosas e precisas!

    Beijos,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  43. Nossa! Muito obrigada é exatamente o que eu procurava !!! Agora posso responder minhas leitoras!!! Muito obrigada mesmo!!

    poderosasonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…