Meu blog não atualiza as postagens. O que fazer?

em 30 de novembro de 2011

Eu costumo dizer que nós, usuários da plataforma Blogger, jamais morreremos de tédio. Mal desaparece um problema, eis que surgem outros para animar nossa vida blogueira…

O problema da vez é este:
Meu blog não atualiza as postagens, nem para meus seguidores nem nos blogs que linkaram o meu.
Esse é um pedido de ajuda recorrente que recebo. Você faz uma postagem bonitinha, publica certinho e… nada acontece. Seguidores não aparecem, ninguém comenta… parece que ninguém leu, e você começa a se sentir invisível, dona de um blog invisível.

Na verdade ninguém leu porque ninguém soube que há postagem nova pois a atualização não apareceu nem no painel das pessoas que seguem seu blog, nem no blogroll dos blogs que te linkam.

E por que isso ocorre?
O problema está na configuração dos feeds do blog. Percebi que o problema se intensificou depois que o Blogger adicionou o recurso Seguir por email. Acontece que inserir este gadget cria automaticamente um feed para seu blog, e se ele não estiver configurado corretamente pode causar falhas.

Então, caso deseje dar aos seus leitores a opção de seguir o blog via email, faça do modo mais completo, ou seja, ative os feeds do blog do jeito certo. Para fazer isso leia atentamente o tutorial abaixo:

Antes de mais nada você precisa criar sua conta no   FeedBurner. Se você estiver logado com sua conta do Blogger o direcionamento é automático. Aparecerá esta página: image Digite o endereço (http://seublog.blogspot.com) do seu blog. Clique em Próximo. Na janela que abrir escolha um dos dois tipos de feed: Atom. ou RSS; não faz tanta diferença assim mas eu escolhi Rss por ser mais moderno e completo. Vai abrir uma nova janela assim: image Daí clique em Próximo novamente. Vai abrir outra janela assim:
image Em azul será o endereço do seu feed. Clique em Próximo. Se abrir mais uma janela clique em Próximo outra vez. Pronto! Seu feed está pronto para o mundo! Caso queira parar, pare, mas tem mais!
Agora você verá esta barra de ferramentas:

image
Clique em Publicar. Do lado esquerdo da sua tela aparecerá o menu de opções.

Se você quer:
1- Disponibilizar as suas postagens via e-mail  clique em E-mail Subscriptions.
Vá seguindo as orientações que forem surgindo na tela. Vá com calma que é mais fácil do que parece. Se você quiser que seu formulário oferecendo a opção Receber postagens por e-mail apareça em sua sidebar basta escolher a opção Blogger e clicar em Go! Vai abrir uma página interna do Blogger e daí é só seguir as instruções. Bem simples mesmo!
2- Enviar suas postagens com a url já encurtada para o Twitter(me segue aí!) clique em Socialize, sempre do lado esquerdo da sua tela. Clique no botão image e na página que abrir clique em Allow. Agora as opções que aparecem na tela são de customização do serviço mas eu nem vou explicar pois ao ir mexendo você se familiariza. Eu nem mexi. Basta clicar em Ativar, no final da página.

Não esqueça pois é essa ação que fará o serviço funcionar. Em seguida clique em Salvar. Tá feito. A partir de agora suas postagens serão encaminhadas ao Twitter assim que forem postadas.
Legal, né?

Agora vamos checar as configurações de seu blog e ver se ele está ok. Para fazer isso clique em Configurações. Se estiver usando o painel antigo clique em Site Feed, e encontre isso: URL de redirecionamento de feed. Se tiver algo digitado dentro da caixinha apague e salve.

Caso esteja usando o novo painel do blog clique em Configurações, e a seguir em Outro. Daí encontre a mesma ocorrência (URL de redirecionamento de feed) e se tiver algo escrito dentro, apague e salve.

Esse procedimento dever resolver, e seu blog voltará a atualizar. Caso não resolva entre em contato com o suporte do Fórum de ajuda do Blogger.


Gostou? Então recomende, para o caso de algum amigo seu estar enfrentando o problema da não-atualização dos posts.

Aproveitando nossa conversa:
Amanhã eu publico a primeira parte do resultado do Concurso

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

34 comentários , comente também!

  1. Nossa Elaine....nem estava sabendo disso, bem que nao conseguia ver as atualizacoes da She, agora estou entendendo!!!
    Voce, como sempre salvando a patria dos desesperados aqui no blogger...rs.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Oi linda!
    Eu não tenho problemas com o blog porque vc deixou ele redondinho, mas algumas amigas tiveram este problema mesmo e me perguntaram como resolver.
    Eu mesmo não sei, então indico o seu trabalho sempre:)
    Um beijo e uma ótima noite

    ResponderExcluir
  3. Acho que a unica coisa que me angustia no blog é a possibilidade de perder as minhas postagens e comentários, mas a tempos tu já ensinasse como se faz pra se preservar, lembra Elaine? Tenho até aquele e-mail secreto e aquele blog clone secreto #NeuraTotal kkkkk

    Essa coisa de comentário não me angustia muito, vc acredita que tem dias que eu faço a postagem crente que ninguém vai comentar, por exemplo, quando eu falo de anime eu já sei, meus amigos nem se emocionam rsrsrsrs... Mas se eu preciso (no sentido existencial da coisa) falar, falo e pronto...

    Mas, por vir das dúvidas configurei meu fedd (seguindo suas dicas), pq uma vez a Dama comentou que ler os posts pelos fedds e quando se tem blog é bom ter respeito e valorizar o gosto de quem ler o que a gente escreve néh?!?!?

    ResponderExcluir
  4. Elaine, gostei desta explicação, vou ficar de olho.
    Ameiiiii sua visitinha no meu blog, eu amo vir aqui e aprender muitooo com você.
    Beijo grande :o)

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine!
    Lendo seu post é que percebo quanto sou/estou vulnerável aos problemas no blog. Graças a Deus ainda não os tive, mas morro de medo de perder tudo. Agora neste comentário da Pandora fiquei curiosa quanto a segurança de ter uma especie de backup do blog. Fui clicando nos links e dei com o n° de fotos do blog, fui no album do picasa, mas no meu não diz quando rolo a página o quanto já usei, pelo contrário me direciona para um login para criar o album, fiquei curiosa pois coloco muiiitas fotos nos meus posts. Quanto a este problema do seu post, existe blogs que realmente não estão aprecendo na atualização dos posts, pensava até que as pessoas estivessem sem postar.rsss
    Você como sempre 10... mil!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine,
    Ás vezes não recebo atualizações dos blogs que sigo, daí quando sinto falta das postagens, vou lá e vejo vários posts já publicados..Ficava sem entender nada....rsrsr. Quanto ao meu eu não sei.....Mas espero que em breve você deixará ele zeradinho também. Aguarde meu e-mail para breve!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Adóoro suas postagens,sempre muito bem explicadas.Agora estou com um probleminha no meu blog a maioria das minhas fotos estão pretas e com aquele maldito sinal de exclamação no meio,não sei o que fazer.Será que vou ter que posta-las de novo?
    S.O.S
    bjusss da Lis

    ResponderExcluir
  8. Já aconteceu comigo mas dei um jeito sem lá como e ele voltou ao normal.
    Divulguei no meu blog o seu cantinho

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tarammmmm! "Queimei um Feed rsrs" Consegui fazer tudo direitinho (milagre, estou perdendo o medo rsrs).
    Preciso colocar meu endereço do FEED lá nas Configurações ou ele vai automaticamente?
    Se puder me responder por email, fico gratíssima.
    Obrigada mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Maravilha, Elaine. Me interessei especialmente sobre as dicas de imagens. Andaram sumindo algumas de meu blog e agora sei o porquê. Grande abraço. Paz e bem
    Ah, e obrigado! Sempre!

    ResponderExcluir
  11. Elaine,eu pensei em colocar esse gadget para seguir por email,mas do jeito que sou atrapalhada com tecnologia,nem vou colocar mais,porque essa história de feed já me deu problemas uma vez!Mas eu tenho recebido por email suas postagens!Bjs e valeu a dica!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei acho 3 dias sem um alô no blog. Aí voltei para o Wordpress. Depois descobri que havia esquecido de reabrir o blog ao público após umas configurações que fiz. A Sônia Silvino que me alertou por email. Mas passaram TRÊS dias e a lesada aqui com o blog bloqueado. Aff...
    Desse problema que vc fala no post, é o feed mesmo que tem que ser arrumado. Nossa como sofri com isso quando comecei a blogar. Não é coisa de hoje e nem tanto culpa do Blogger. É a gente que é inexperiente e desconfigura às vezes e nem percebe, quando resolve trocar nome/endereço ou mesmo mudar feed direto. Feed pra mim é fogo, todo cuidado é pouco.
    Agora estou no wordpress.com de novo kkkk... Mas ressuscitei o Dicas e Encomendas no Blogger. Ano que vem espero retomar os trabalhos, já que estou tomando menos remédio para dor. Vamos ver.
    Beijinho, querida Elaine.

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine, tudo bem? Obrigada por tanta assessoria gratuita que você faz aqui no blog - isso não tem preço! Uma perguntinha: quando você deixou meu blog todo arrumadinho (tenho até medo de mudar alguma coisa e estragar tudo!), essa conta nesse FeedBurner foi aberta? Não sei se as pessoas estão vendo as minhas atualizações, e como eu sou seguidora de mim mesma, vejo as atualizações no meu blog - então está certo?
    Beijos,

    ResponderExcluir
  14. Elaine
    Voce consegue sanar todas as dificuldades
    Fico feliz!
    com amizade e carinho de Monica

    ResponderExcluir
  15. Oi, Elaine!!
    O problema de não atualização acontece porque, mesmo que a pessoa já tenha uma conta no feedburner e adiciona o gadget de envio por email, o próprio blogger gera um outro endereço no feedburner. Daí o que tem que ser feito é adicionar o endereço de feedburner - o mais antigo ou o atual (se a pessoa não tinha o feedburner antes) em configurações -> site feed -> url de redirecionamento de feed.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Elaine,

    Esse negócio do blogger me cansa, quanta coisinha dá errado, minha mãe, imagina se não fosse você?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. olá, suas dicas são ótimas e pode ver lá no blog que muita coisa acresecntada , fiz com sua ajuda , obrigada .. chegou meu livro e agradeço o bonus q veio junto .. amei !!! e já considero meu presente de niver .. bjks e obrigda LIN

    ResponderExcluir
  18. Elaine,
    Já fiz vários elogios a você, ao seu modo de escrever e a atitude de compartilhar o seu saber. Segui os passos e tá lá no meu blog. Muito obrigada mais uma vez. Espero que receba em dobro. Agora tenho que assinar outros blogs né? O primeiro é o seu. Se precisar pode contar comigo.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, amiga! Vou ler depois que der conta das coisas por fazer, pois este post merece atenção. Muito bom!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  20. Voltei aqui para ver o Feed novamente. Fiz no meu outro Blog.
    Valeu muito.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  21. Elaine!
    Fiz passo a passo o que você ensinou e deu certo.
    Muitíssimo obrigada sempre pelas valiosas dicas que você nos passa.
    ]grande beijo carioca

    ResponderExcluir
  22. Este é um recurso tão grande que você está fornecendo e você dá-lo afastado para livre. Eu gosto de ver sites que entendem o valor de fornecer um recurso primordial para livre. Eu realmente adorava ler suas mensagens www.elainegaspareto.com. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Agora eu estou contente que eu notei www.elainegaspareto.com, exatamente a informação adequada, que queria!

    ResponderExcluir
  24. Elaine nem sei como agradecer. O meu blog há já algum tempo que não actualizava no blogroll dos meus seguidores seguidores. Não percebia porquê. Pesquisei tentei e nada. Agora com estas dicas fiz tudo como mandou e agora assunto resolvido. O problema esta em não ter apagado o que aparecia na caixa. Mais uma vez suas dicas me ajudaram.
    Muito obrigada.
    Beijinhos grandes.
    Lena

    ResponderExcluir
  25. Olá querida antes de mais agradeço toda a ajuda disponibilizada por você.
    As postagens do meu blog não estão a aparecer nos blogs das amigas, ou seja estou com o mesmo problema das actualizaçoes das postagens, acontece que já fiz direitinho como você sugeriu e acho que não resolveu a minha questão, no twitter aparece actualizado , mas nos gadegts do lado direito ainda nada...pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Elaine:
    Muito obrigado pelas suas dicas, mas devo ser burro mesmo!
    O FeedBurner não valida o endereço do meu blog e não consigo perceber porquê.
    Será que me pode dar mais alguma dica?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. @Carlos Barbosa de Oliveira, creio que o problema seja o gadegt Seguir por email. Sugiro tirar ele, e configurar o feed corretamente, seguindo os passos que descrevo no post. Não sei o motivo, mas esse gadget parece causar um erro no feed do blog. Tenho feito em blogs de clientes e o problema se resolve. Experimente, tá?
    boa noite

    ResponderExcluir
  28. Elaine, boa tarde!
    Fiz todo o procedimento em relação ao feedbuner. Porém não entendi porque tenho que apagar o que está escrito dentro da caixinha "URL de redirecionamento de feed" que está dentro de Configurações-Outro.
    Não é isso que aponta meu blog para o feedburner? meu email é aquitemdetudo@santosmodal.com.br - Agradeço antecipadamente!

    ResponderExcluir
  29. Querida, gosto de vira aqui no seu blog, além dos post bacanas, vc traz essas dicas que no começo parecem um bicho de sete cabeças, mas que sem elas muita gente fica no escuro, ou como eu, tateando!! Fiz meu feed, mas fiz por intuição após ler tudo que tava lá, no meu inglês pobre coitado. Agora lendo aqui, fica muito mais claro pra todas nós!!
    Thanks! ;)
    bj

    ResponderExcluir
  30. Olá eu sei que você deve ser ocupada, mas se puder me responder ou me ajudar, o que acontece, mudei o nome do meu blog ae o link está como erro porque está como se o blog não existisse, correto nao existe porque mudei o nome dele, mas quando posto não vai mais para os emails como antes e agora? Não sei o que fazer? Obrigada. :)

    ResponderExcluir
  31. Bah, vc me ajudou muito! eu estava atucanada com essa de não aparecer minhas atualizações!!!! Obrigada mesmo! tô te seguindo agora... beijinho!
    http://profanandaschultz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Consegui arrumar meu blog que estava com esse mesmo problema através de sua postagem. Muito obrigada!!!! Bjs,

    ResponderExcluir
  33. Não consegui arrumar amiga.
    Que pena
    Bju

    ResponderExcluir
  34. Oi Elaine!!!

    Menina de Deus fiz isso, mas acho que não estou fazendo direito. Meu Blog que também não está atualizando...aparece nos outros blogs amigos uma postagem de 3 meses atrás...preciso resolver este problema... Se você puder me ajudar. Quando entro nessa indicação de feed burner aparece de imediato três URL do meu blog. O que será que está acontecendo. Por favor se puder me ajudar. O meu email é
    edilzateixeirascrap@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…