Como instalar o Disqus no blog

em 16 de novembro de 2011

Há muitas coisas no Blogger que eu amo: a possibilidade de mudar os códigos, a versatilidade dos recursos, a gratuidade do serviço, a simplicidade da plataforma. Mas tem uma coisa no WordPress que eu gostaria de ter no Blogger: o sistema de comentários.

Uma das coisas que mais sinto falta é  poder responder no blog e minha resposta ser encaminhada ao meu leitor. Isso é possível no WP. E agora vou te ensinar um modo de conseguir algo parecido no Blogger. Vem ver!

Estou falando de um sistema de comentários externo ao Blogger, que pode ser implantado sem problemas, sem mexer no código-fonte e sem perder os comentários que você já possui.

Incrível? Sim, e tem mais:

Para começar clique neste link: Disqus. Abrirá uma página como esta:

image

Clique em Sign Up e verá esta página:

image

Preencha com os dados de seu blog:

  1. Endereço completo do blog, como por exemplo http://www.elainegaspareto.com;
  2. Nome do blog, como por exemplo Um pouco de mim;
  3. O campo seguinte é preenchido pelo próprio sistema;
  4. A seguir preencha com seu username (eu escolhi elainegaspareto), digite uma senha e digite seu email válido.

Clique em Continue. Abrirá outra página, onde você deve escolher o idioma de seu sistema de comentários, configurar quais botões deseja. Eu marquei tudo. Clique em Continue. Vai abrir isso:

image

Clique em Blogger. Na página que abrir clique no botão image

Aí vai abrir uma janelinha e você escolhe em qual blog seu (caso tenha mais de um) deseja instalar o sistema. Clique em Adicionar widget e arraste pra onde deseja que fique. Salve.

Mas ainda não acabou! Falta importar os comentários já existentes em seu blog. Para isso faça o seguinte: estando logado com sua conta Disqus clique sobre o nome do blog que acabou de incluir. Agora clique em Tools. A seguir clique em Import/Export. Clique de novo em Blogger e a seguir clique em Import. Vai aparecer uma página solicitando acesso à sua conta Google. Clique em Conceder, escolha de novo o blog no qual está trabalhando e clique em Import outra vez.

Dependendo o número de comentários pode demorar um pouco, tá? Deixe a página aberta e verifique depois pois não dá pra saber quando termina.

Só isso. Eu fiz em meu blog de contos, há tempos, e em meu Portfólio para testar se lembrava como era. Ambos deram certo.

Agora as perguntas que surgirão:

  • Se eu me arrepender, posso voltar ao sistema do Blogger?

Sim, pode. Basta excluir o widget que instalou e tudo volta a ser como antes.

  • Tenho o gadget Top comentaristas em meu blog. Se trocar o sistema eu perderei o recurso?

Sim, perderá pois os comentários deixarão de ser contados pelo gadget; entretanto o próprio Disqus tem um widget Top Comenters, que contará os comentários feitos por ele.

  • Funciona em blogs que usam a janelinha pop up como forma de comentar?

Não. Ao instalar o Disqus automáticamente seu blog passará a ter o formulário abaixo incorporado, aquele que aparece abaixo da postagem. E não há como mudar.

  • Meus leitores poderão comentar com sua conta Google/Blogger?

Sim. Existem muitas opções de login para comentar usando o Disqus: conta Twitter, Facebook, Open ID, Blogger, WordPress, além da opção Anônimo. Mas todos requerem email para comentar, e o mais importante de tudo:

O sistema Disqus registra o IP de quem está comentando! Pode usar qualquer opção de login, pode botar email fake, pode tentar se passar por anônimo mas não tem jeito: o sistema registra o IP. E tem caso nos quais saber o IP do comentarista é muito, mas muito interessante…

Por que eu não uso aqui no blog? Por causa da contagem de posts e comentários e por causa dos Top Comentaristas. Sou apegada a eles e eles deixariam de funcionar se eu mudasse o sistema agora…

Mas se seu blog está começando, se você não faz questão de manter os recursos de top comentaristas  ou se você quer saber exatamente quem comenta em seu blog o Disqus é ideal. Simples, fácil e grátis.

Gostou? Quer ter em seu blog mas não tem tempo ou paciência para fazer?

Me chama que eu vou e faço pra você!

 

PS:

Não morri. Ainda rsrsrs Mas estou com dores no corpo, tremor, febre e muito sono. Além de dor de cabeça… virose… Ninguém sabe o que é, então é virose. Não me abandone, tá?

Beijos quentes. De febre. rsrsrs

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

59 comentários , comente também!

  1. Elaine, a sua galeria de blogs é muito especial. Já conheci muitos blogs interessantes e muitos já me conheceram também e até novas amizades já fiz!
    Parabéns pela iniciativa!
    Grande abraço,
    Isa
    http://a-vida-de-isa.blogspot.com
    Prêmio TopBlog2011 - Top 30 - categoria Notícias e Cotidiano

    ResponderExcluir
  2. Amiga, te pertubei tanto hoje, porque não me disse que estava dodoi? Me desculpa viu? E sabe não tem como te abandonar, você sabe como ninguém fidelizar seus seguidores, ficamos ansiosos esperando a suas novas postagens.
    Sara logo viu, se cuida, nos amamos muito você e lembre-se você já faz parte da nossa vida e do nosso dia a dia, eu mesma não sei ficar um dia sem vir aqui.
    Beijos
    Lena

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus Elaine, sentindo tudo isso, vc ainda se dispõe a vir nos ajudar...Vc é realmente um anjo, no real sentido da palavra. Hj eu digo com propriedade, que vc é a minha melhor orientadora virtual, minha virtual tudo...rsrsrsrsrs Obrigada...por tudo que vc já fez por mim, faz e por tudo que ainda irá fazer. Estou aqui torcendo por sua melhora.
    Bju carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Show de dica. Como sempre, típico de quem tem generosidade...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu ia dizer: apareceu a margarida rsrsrs
    Mas que peninha, estar doente. Não é dengue não? Ou é dengo rsrs
    A gente ajuda você mandando muita energia positiva, para sarar logo, tá?
    Não sei se mudarei essas belezinhas no meu blog, também sou apegada aos
    antiguinhos .....
    Beijos de saúde para você.

    ResponderExcluir
  6. Que Dica boa!! :)
    Melhoras para vc querida!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Post muito bem explicadinho, até u leiga nisso td consigo.
    bjus
    http://meumundorosamel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Elaine!
    Muito interessante mesmo, acho que vou instalar no bloguer.

    Olhe gostava muito de ter essa seta para o topo de página, mas não sei como fazer, coloquei-a mas não vai para o topo e sim para o início. Você pode me explicar como se faz?

    Beijinho com votos de rápidas melhoras.
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  9. Faz um tempinho que sou sua seguidora e acho você muito gentil com todas que te segue.
    Eliane eu recebo no meu email as respostas de alguns comentários qude deixo nos blog que visito, mas eu não sei responder os meus comentários para o seguidor receber no email dele....

    Você pode me ajudar por favor?

    Obrigada e desejo melhoras.

    www.artescompaixao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, amoreca! Espero que estejas melhor.

    Eu reconheço a praticidade do WP e do DISQUS, mas os destesto. Muitas e muitas vezes deixo de comentar quando me deparo com eles, mesmo em blogs de amigas queridas.

    Leio o post e compartilho o link, mas nao quero preencher o formulário, pulo fora. Há vezes que está semi preenchido, outras não!

    Para se conectar pelo twitter, tem quedar permissao para usar a conta, nao gosto, pelo face também. Acho que fica vulnerável, como se deixsse uma janelinha aberta para entrar um espiao de e-mail/ hacker.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  11. Ahh não deu certo e eu desisti..rsrs

    Beijos e Melhoras!

    ResponderExcluir
  12. Melhoras, querida!
    Obrigada por compartilhar mais uma dica!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  13. Amiga, oro que você fique logo boa
    Cheiro!!

    http://www.maniadmarie.com/

    ResponderExcluir
  14. Poxa Elaine. Tomara que essa virose passe logo. Já tive e sei bem como é isso!

    ResponderExcluir
  15. Gostei fiz isso no meu blog ... espero ter dado certo!

    Ainda não conhece o meu site?
    Então acesse e descubra o meu mundo
    "O Mundo De Sara Lupeti

    http://saralupeti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Amigaaa... ja ouvi dizerem que tudo que os médicos não sabem pode ser virose né?

    Mas não seria Dengue?
    Cuide-se não tome qualquer coisa, pois se for dengue não póooode!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Elaine, melhoras pra vc....
    Virose, qdo não se acha nada...
    Melhoras!!!

    Eu gostei da dica, queria colocar no meu blog, tempos atrás, mas agora mudei de ideia, não vou mexer não. Vou ficar como está mesmo.
    Daqui a pouco ele faz um ano e vou fazer umas mudanças.Quem sabe eu mude de ideia outra vez.
    Mesmo assim, suas dicas são imprescindíveis pra nós, simples mortais blogueiros.

    Beijosss e melhoras, melhoras!

    ResponderExcluir
  18. Elaine, fala para a Fernanda criar uma conta no disqus, assim como debate intense que daí ela não vai precisar dar permissão para terceiros quando ela for comentar. Não precisa instalar o disqus, se não quiser.

    Estas ferramentas estão além de ser apenas um sistema de comentários, pois catalogam as pessoas que participam do seu site, formando uma comunidade ou rede social.

    Quando estas ferramentas de comentários sugiram, testei no "Luz" - não gostei porque elas eram muito pesadas, agora estão mais leves, mas tenho dúvidas quanto aos progressos do blogger e a compatibilidade com esses sistemas.

    Se você souber como importar sistemas de comentários para o sistema do Blogger, me avisa? Sempre tive o haloscan desde o início do blogger e hoje pago o Echo para ter os meus antigos comentários. Antes do haloscan migrar para o Echo fiz o backup dos comentários, mas até hoje não procurei saber se havia possibilidade de passá-los para o blogger. Sei que há muita gente com os comentários guardadinhos ;)

    Amore, faz um exame de sangue para descobrir de onde vem essa virose. Além da Dengue, o Estado do Rio está sendo devastado pela meningite! Medo!

    Melhoras!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine!
    Vejo sempre coisas interessantes para colocar no blog, mas morro de medo de mexer no meu blog.rsss
    Minha preocupção agora é em fazer um backup de meu blog.rss
    Espero que fique boa logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu experimentei em um dos meus blogs e ficou excelente!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Eu só não consegui ainda colocar aquele aplicativo dos Recents Posto, novo...Aquele que vc colocou no blog Cerca Viva, que fica cheio de imagens...
    Eu entrei lá mas é tudo em inglês e muito complicado.
    Agradeceria se você fizesse um tutorial para nós!

    Obrigada
    Marineide
    (marciagrega)

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine,

    Espero que esteja melhor! =)

    Uma dúvida quanto ao disqus, fiz o cadastro, mas não fiz a importação na mesma hora, agora não consigo fazer login para poder fazer as importações dos comentários. Só consigo chegar até a tela de preencher os dados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Elaine, boa noite!
    Já não precisa de me explicar, já descobri como se faz!

    Rápidas melhoras, é o que lhe desejo.
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  24. Olá acho que comigo não deu certo!
    Meus comentários não sumiram mas não aparecem mas !
    O que faço?

    meu blog
    donacharmosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. @Pryscilla Gomes,bom dia
    Pra mim sesu comentários estão ok, creio que deu tudo certo.
    Qual foi o problema que notou?
    Beijos, bom dia

    ResponderExcluir
  26. @Ivone..., bom dia
    Para que você consiga responder via email aos comentários deixados em seu blog por algum leitor este leitor precisa ter habilitado esta função no perfil dele.
    Ou seja, se o email dele estiver marcado como visível, você pode responder através de seu email e ele receberá. Basta clicar em responder em seu próprio email e pronto!
    Para saber se você pode ou não responder basta ver se o email do leitor aparece quando ele comenta.
    E caso você não receba os comentários de seu blog em seu email precisa configurar para receber. Clique em Configurações/Comentários/
    e digite seu email na caixinha acima disso:
    Você receberá uma mensagem neste e-mail quando um não-membro fizer um comentário no seu blog. Deixe este espaço em branco para não receber essas notificações.

    Salve.

    Certo?
    Beijos e bom dia

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Elaine!
    Amei seus últimos trabalhos.
    Parabéns.
    Passei para lhe desejar um final de semana abençoado com tudo de bom.
    Estou aproveitando para lhe convidar a ir em meu blog e participar do meu sorteio, estou sorteando uma linda bolsa. Passa lá: http://amo-educacaoinfantil.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-natal.html
    Boa Sorte e Bjokas...

    ResponderExcluir
  28. Oi, Elaine. Espero que estejas melhor. Virose é muito ruim, se cuida e descansa direitinho, viu.
    Olha, com essa de Disqus o Blogger me animou de novo rs...
    Instalei, tudo certo, mas a fonte do texto ficou muito pequena e não sei como aumentar snif...
    Beijinho e obrigada por essa dica.

    ResponderExcluir
  29. Sou fã do Disqus. Ele não é perfeito, mas é bem melhor que o sistema do Blogger.

    Há outros sistemas parecidos, como o Intense Debate, mas o melhor do Disqus é a possibilidade de manter os comentários sincronizados com o blogger. Assim, se eu quiser voltar atrás, é só desabilitar que os comentários estarão lá, do mesmo jeitinho. O Intense Debate não tem essa sincronização, já vi gente tendo que copiar os comentários um por um.

    Outra grande vantagem é a moderação avançada. Spammers só comentam uma vez. Agora, na minha opinião, o ponto fraco é que não dá pra colocar como popup e, às vezes, a caixinha não aparece. Por isso muita gente desiste. Eu, como gostei muito dele, optei por um formulário alternativo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Elanie, não sabia q vc estava dodói, melhoras. Eu uso disqus desde que meu formulário nativo foi abduzido.

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Elaine, não achei opção de login para WordPress, por outro lado, sobre o tamanho da fonte do texto, mudei o tipo de fonte e o tamanho melhorou.

    E você, como está?

    Beijinho...

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde Elaine!
    Adorei sua sugestão.
    Mas vou continuar com o método da visitinha no próprio blog dos amigos.
    Assim dou umas espiadinhas e vejo algo mais.
    Bjokas. ... e feliz semana.

    ResponderExcluir
  33. Ola...
    Demorei tanto pra postar que acho que já até melhorou da virose, né.
    De qualquer forma te desejo sorte e saude.
    Voltarei outras vezes.
    Se puder, faça uma visitinha no meu pobrezinho blog. snifff.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  34. @Luma Rosa, estou melhor, mas foi bem ruim mesmo. Dengue já tive, também ficqui com medo de ser, aí seria pior, né?

    Olha, eu acho que os comentários feitos no Halo não voltam para o Blogger não. Mas não tenho certeza.
    A Bel e a Lis perderam todos os comentários feitos por ele, então acho que não tem como voltar...
    bjssss

    ResponderExcluir
  35. @Giuliana:, Para fazer login clique em Login no alto da tela, à direita. Digite o email e senha que usou para se cadastrar. Agora importe os comentários.Para fazer isso siga o seguinte: estando logada com sua conta Disqus clique sobre o nome do blog que acabou de incluir. Agora clique em Tools. A seguir clique em Import/Export. Clique de novo em Blogger e a seguir clique em Import. Vai aparecer uma página solicitando acesso à sua conta Google. Clique em Conceder, escolha de novo o blog no qual está trabalhando e clique em Import outra vez.
    Certo?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  36. Oi flor td bem?
    Espero que estejas melhor.
    Eu leio sempre seus posts pelo feed que recebo no e-mail e sempre gosto muito!
    Sabe que testei o Disqus mas alguns seguidores começaram a me enviar e-mail dizendo que não conseguiam comentar. Daí fiz como vc disse, removi o gadget e...perdi todos os comentários!!! Todos mesmo!
    Será que tem como recuperá-los???
    Fiquei tão triste...
    Bjs flor! E obrigada pelas dicas de sempre!
    Déia

    ResponderExcluir
  37. Ah! E espero que sua saúde esteja bem! ;-) Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Elaine, instalei o DISQUS no meu blog há umas duas horas, e ele simplesmente matou meus comentários velhos HUAHEUAH
    Sério, eles não aparecem mais. E eu já importei! Não sei mais o que faço, hm :(

    Você pode me ajudar? Quanto tempo demorou pra seus comentários voltarem? Pode acontecer de demorar dias e tal?

    Obrigada, desde já.

    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Carol,
    Eu olhei seu blog e seus comentários estão todos lá.
    Em geral demora uns minutos, talvez uma hora, mas no fim da importação, se ela tiver sido feita corretamente, dá tudo certo.
    Deu certo, então?
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  41. Agora consegui, Elaine.
    É que eu tinha feito coisa errada HIHIH :B

    Tipo, tenho dois blogs na mesma conta. Aí colei o código de um no outro, por isso os comentários zeraram UAHEUAHUEAHUEHAUH

    Enfim, obrigada pela ajuda '-'

    ResponderExcluir
  42. Hum, pq meus comentários não estão aparecendo depois que coloquei o disqus? t.t
    Eu já tinha ele, mas excluí. E agora coloquei de novo e nem aparece nada pra comentar. Me dá uma ajudinha o que fazer? T.T

    ResponderExcluir
  43. Elaine, se eu instalar outro widget de Comentários - o Intense Debate, os Comentários antigos que estão no disquss vão sumir? Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Elaine, eu instalei o diqus porém não aparece as fotos dos comentaristas. O que eu fiz de errado? Bjus.
    Sua fã. Sheila

    ResponderExcluir
  45. Amei, deu super certo...só acho que dormi na hora de mudar a língua...ficou em inglês...depois vou tentar arrumar...muito obrigada...tava louca para fazer isso...estou super feliz!!! e que Deus lhe dê a vc a minha felicidade em dobro...bjão...

    ResponderExcluir
  46. Really this post hep me a lot. Thanks!

    ResponderExcluir
  47. Ola eliane,estou com um problema bem chato aqui no blogger,recentemente criei um template no ( artisteer ) e fiz upload no blogger porem nao aparece a caixa de comentarios, ja verifiquei e esta tudo ativado se puder me ajudar ficarei agradecido.

    Obrigado e adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  48. Oi, linda tudo bem? Conheci seu blog através de uma parceria que você fez e estou adorando. Suas dicas são bem interessantes e sua maneira de escrever muito legal também. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  49. Estou procurando como colocar o top comentaristas do disqus no meu blog e achei esse post totalmente copiado do seu.
    http://entretenimento.divulgueconteudo.com/553200-adicionando-o-disqus-no-blogger

    Não sei se vc sabe.

    Se vc souber o link pra inserir o top comentaristas, por favor me fala, eu já procurei no site inteiro e não consigo achar.

    Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lola, por curiosidade fui olhar o link que me deu, e achei vários posts meus plagiados.
      Olha, isso cansa viu...
      Obrigada por avisar, vou tomar providências.
      O link para inserir os top comentaristas é este:http://www.elainegaspareto.com/2011/05/como-realizar-sorteios-no-blog.html
      beijos e obrigada de novo

      Excluir
  50. Essa foi uma das postagens mais úteis dos últimos tempos! Eu já não estava satisfeita com o sistema de comentários do blogger, mas o do facebook também é muito superficial, principalmente por não ter sistema de notificação (pessoa comentava no meu blog e eu nem ficava sabendo, coisa que odeio). Acho que o Disqus é um dos sistemas mais eficientes e completos, que eu nem tinha noção que era aceito pelo blogger. Obrigada! ♥

    ResponderExcluir
  51. Oi, tudo bem? Tenho uma dúvida que não consigo tirar de jeito nenhum. Eu consigo ter o Disqus e os comentários do Facebook no Blogger? Atenciosamente

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, a caixa de texto só aparece na postagem em destaque, como resolve isso?

    ResponderExcluir
  53. o problema do sistema de comentarios do blogger é que só blogueiros comentam. E acho ridiculo da parte do google, só por concorrencia, nao ativar login pelo facebook e twitter. Se vc deixa para anonimos aberto, os trolls fazem a festa, mesmo se os comentarios forem moderados, pois ele está ofendendo a MIM independente se outras pessoas vao ler tbm.

    Emfim, disqus foi a salvaçao. Intense debate é ótimo também e é igual o sistema do wordpress, pratico para os visitantes comentarem so com nome e email e tbm mostra o ip.

    ResponderExcluir
  54. Apesar de ser um tutorial de 2011, ainda me serviu como base!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…