O texto emocionante de Iara

em 23 de outubro de 2011

"Oi mãe, sei que é estranho essa carta agora, depois de tanto tempo de tua partida, mas a verdade é que se passaram anos e ainda mora uma dúvida em mim, dúvida que me traz alguma dor às vezes, tento me consolar dizendo a mim mesmo: -Menina, você só tinha quinze anos.
Mas enfim acho que está na hora de tentar resolver e acho que pode ser assim."

 

Assim Iara começa um dos textos mais emocionantes que li nesta Blogagem coletiva Há amor em mim. Mas antes de pedir a você  leia o texto todo eu quero falar um pouco da dona do texto.

Iara Gonçalves é poeta, no mais profundo sentido da palavra. Ela tem um dom que, talvez por eu não ter, eu admire tanto: ela extrai do cotidiano poesia pura, poesia linda, poesia extrema. Há tanto sentimento nas coisas que ela escreve, que duvido você gostar de poesia, ou de um texto bem escrito, e não se render à Iara.

Mas, além de poeta e escritora (com livro publicado, aguarde entrevista em breve), ela também é muito divertida, sempre com uma expressão carinhosa ao falar com a gente, sempre com um elogio pra mim. Tem como não amar???

E também você pode se divertir com ela no Twitter, seguindo @iarapoesia; diversão garantida ou seu dinheiro de volta! rsrsrs

Assim, depois de apresentar a você minha convidada de hoje, deixo o caminho das pedras, ou melhor, da poesia, para que você encontre o texto lindo, delicado, profundo e extremamente tocante de Iara Gonçalves:

Há amor em mim

Clique no link e boa leitura.

Amanhã espero você com outro selecionado da Blogagem coletiva Há amor em mim.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

22 comentários , comente também!

  1. Iara é um amor, carinhosa, divertida, prestativa e talentosa. Foi uma boa surpresa saber que é gaúcha como eu! Assim que eu for a Porto Alegre vou conhecê-la e aí eu te conto, Elaine, se Iara é essa coca cola toda, hehe

    ResponderExcluir
  2. E não é? Eu costumo dizer que ela escreve direto pra alma da gente.
    O texto dela não é lido, é sentido.
    Eu amo os textos, a poesia, a amiga, a briguenta, ciumenta, a brincalhona e ainda ouça dela uma saudação assim "Oi, Meu Jardim!"
    Me diz como posso não amar essa amiga, que ainda cuida de mim, me ouve, aconselha, com quem rio muito e também faço rir.
    O texto é emocionante, sofrido, lindo e até uma utilidade pública. Tem muita gente por aí gardando o amor como se ele acabasse, esperando a hora de dizer um "eu te amo" solene. Amor não tem hora e nem solenidade. Isso me lembra um livrinho que li a muito tempo chamado "Caríica Essencial" ou algo assim. Falava de um lugar em que as pessoas tinham carinho, amor e gentileza guardados num saco. Cada um tinha o seu. Elas tinham medo de usar e gastar e ficar sem. Este reino foi ficando cada vez mais frio, mais insólito.
    Amor se dá e se multiplica, amor não diminue, amor rende a altas taxas de juro!
    Elaine, demoro de comentar, mas te leio sempre, sofremos do mesmo mal: o tempo, nosso amigo tempo escasso.
    Queria te mandar um beijo, desejar uma ótima semana, agradecer a oportunidade de participar da festa do Um pouco de mim e dizer que assim que tiver os dados da sortuda manda email que envio o mimo, tá?

    Um beijo menina da voz doce, sotaque gostoso e risada contagiante.

    ResponderExcluir
  3. Elaine querida amiga, vou começar com aquela palavra tão usada.
    Obrigado.
    E também pedindo desculpas pois talvez eu me alongue no comentário.
    Sempre te disse que minha admiração por ti é enorme, por vários motivos.
    Te admiro pela ajuda que presta a todos com os posts sobre o blog.
    Te admiro pela maneira como agrega as pessoas e as divulga com tanto carinho.
    Pelos textos que escreves sobre ti, tuas opiniões, teus princípios.
    Teu blog foi um dos primeiros que comecei a seguir quando entrei para este mundo, e é difícil o dia que não passo por aqui, e assim fui te conhecendo, te admirando, me encantando com teu jeito de ser.
    E hoje te confesso que ler tua descrição a minha pessoa me emocionou.
    Fiquei boba, encantada com tuas palavras sobre mim.
    Participar desta blogagem foi um privilégio para mim, pensei muito no que escrever e como escrever.
    E quando por fim finalizei meu texto não imaginei que fosse ter esta repercussão e em nenhum momento que chegaria aqui, ter ele destacado em teu blog.
    Agradeço novamente a ti e as meninas que gostaram tanto do meu texto.
    Quando comecei a ler os comentários, me surpreendi, as pessoas se sentiam realmente tocadas e levadas a uma reflexão da própria história com sua mãe.
    Estes são os melhores textos que escrevemos, aquele que leva o leitor a refletir e mudar algo dentro dele, isso é o que mais me encanta na escrita.
    Por isso tudo querida amiga, te agradeço de todo meu coração, pela oportunidade, e por mais este gesto de carinho comigo.
    Em breve eu te ligarei, se ainda não o fiz é porque quero que essa seja a primeira de muitas ligações e também o inicio de uma grande amizade.
    Por isso mesmo estou esperando estar melhor, mais tranquila, não quero estar triste e chateada, quero ser a Iara de bem com a vida e sabes que tenho uma coisinha a resolver.
    Mas querida em breve nos falaremos e vamos cruzar nossos sotaques.
    Um grande abraço.
    Iara

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine!

    Li esse texto da Iara na Blogagem e achei lindo, poético, cheio de carinho, amor e saudade. Chorei, sorri, me identifiquei com o amor tão intenso expresso nas palavras...A Iara é maravilhosa e tu proporcionaste esses momentos de emoção quando propuseste a blogagem!

    Beijos!

    carla :p
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A Iara escreve lindamente toca nosso coração com sua palavras.
    Uma boa semana para você, grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Foi bem escolhido! Eu já tinha me emocionado quando li pela primeira vez, me senti dizendo as mesmas palavras, voltando no tempo, agora conseguimos falar eu te amo, muito, mas muito mais vezes, não gasta, pelo contrário aumenta.
    Parabéns Iara! Você realmente mereceu ser escolhida. Beijos.
    Beijos Elaine.

    ResponderExcluir
  7. Parabens a Iara por ter sido uma das escolhidas para ter seu texto publicado por aqui.

    O texto dela é emocionante e nos lembra, nos alerta para não economizarmos o expressar do nosso amor. Ele deve ser dito em todas as ocasioes.

    Parabens novamente à Iara e à você Elaine por ter reunido tanta gente boa nesta blogagem

    bjo às duas

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um tipo fã de blogagens coletivas e derivativos, mas dessa vez eu dei pra trás... Tou me sentindo meio seca, deve ser falta de namorado e excesso de brigas com painho rsrs... Então fiquei de ouvir as histórias dos outros e quer saber Elaine, as vezes ouvir é tão bom quanto falar!!!

    ResponderExcluir
  9. He,he!!!!!
    Eu conheço a Iara e posso dizer para a Fernanda que ela é essa "coca cola" toda, ela tem pinta de poeta e um olhar de poeta. Parabéns para a Iara por ter seu texto selecionado aqui.
    Parabéns a você Elaine por nos conectar em alta qualidade.
    Cut beijos e uma semana iluminada

    ResponderExcluir
  10. Elaine, agradeço a sua visita e suas palavras expressivas.
    Como deixei nos comentário do blog da Iara, é muito difícil transportar a emoção para as palavras. Parece que nunca escrevemos exatamente aquilo que sentimos.
    A Iara conseguiu e foi emocionante ler e sentir como ela se sente.
    Foi merecida a seleção do texto.
    Ela está de parabéns e você também pelo destaque ao texto.

    Bj...Bj
    http://artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto demais da Iara! a gente se fala muito por telefone, e ela é minha confidente, rimos demais, demais de minhas coisas e eu das dela, eu durmo leve depois que falo com ela. Ultimamente eu fugi do twitter por um tempo, estou dando um tempo no twitter na verdade e ela ficou meio indignada comigo e meu sumiço da net hahahhah, me escreve que sente falta de mim, e sei que é sincero.

    Sempre penso nela, aliás é uma das pessoas que todos os dias eu agradeço por ter mesmo que ao toque dos dedos do teclado do computador perto de mim.

    Eu já conhecia essa história dela... nós conversamos um dia antes sobre o que iriamos postar... e nem revelamos o que era... e como temos total sintonia, apenas combinamos de que depois de publicar não voltaríamos mais pra ler, para não doer mais.

    Até que vimos o que tocou cada uma de nós...ficamos assombradas por dias.

    Agradeço a vc pela linda homenagem a Iara que é o meu grande tesouro! bjooo amada linda que reluz e brilha de tanto carinho e amor que eu sei que tem ai no seu coraçãozinho doce. bjo

    ResponderExcluir
  12. É verdade.... o texto da Iara foi um dos que mais mexeu comigo. Me emocionou mto, mto!
    E a Iara é uma pessoa especial mesmo! Divertida, carinhosa, fantástica!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente adoro a Iara e suas escritas. Muito doce, humana, ótima escritora, me emociona sempre com suas escritas!
    Eu também achei a carta dela um dos textos mais emocionantes da blogagem.
    Parabéns, Iara
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. O texto da Iara me emocionou profundamente, vi parte de sua alma nele...
    Lindo!

    Bjão

    ResponderExcluir
  15. Este texto é maravilhoso, emocionante, intenso e nos mexe a alma...
    Ainda mais qdo de certa forma nos identificamos.
    Parabéns Iara...

    ResponderExcluir
  16. Pessoal to emocionada e muito feliz, o carinho de vocês, as palavras para mim me deixaram de coração leve e doce.
    Agradeço todo o carinho e só posso dizer que todos são muito especiais pra mim.
    Obrigado Elaine mais uma vez, por me proporcionar momentos tão lindos.

    ResponderExcluir
  17. Impossível não se emocionar com o texto da Iara, enquanto eu lia só conseguia pensar em minha mãe e no quanto eu não quero perdê-la sem dizer o quanto a amo.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  18. A Iara merece todo esse carinho! Ela é uma pessoa carinhosa, prestativa, meiga, um doce que me encanta a cada dia. Conhece-la foi um grande presente que esse mundo virtual me trouxe. Nossa amizade, é sincera e gostosa,quando não nos falamos sentimos falta uma da outra. E suas poesias enriquecem nossa alma.

    Parabéns Iara!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. De todos que li até agora, o da Iara foi um dos que mais me emocionou. Mas também não poderia esperar menos deesa linda sensível e tão íntima das palavras.

    beijos prás 2

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro a Iara e seu talento com as palavras! E a participação dela foi realmente belíssima e emocionante, amei! ;)
    Beijo, beijo nas duas!
    She

    ResponderExcluir
  21. Elaine,

    Não vejo a hora de abraçar apertado minha poeta no início do ano que vem, quando nos encontrarmos. O texto da Iara foi um dos que mais me emocionou, me marcou profundamente. De fato merecido estar entre os cinco.
    Grandes beijos as duas!

    ResponderExcluir
  22. Realmente quando li foi um dos posts que muito me emocionou .
    Já gostava de seus escritos, mas este nos fez conhecer a Iara mulher.

    Parabéns !

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…