Eu leio sim. E é assim:

em 30 de setembro de 2011

O que você mais gosta de fazer em seus momentos de relax? Passear? Cozinhar? Internetar? Tuitar? Blogar? Eu gosto de ler.

Já contei algumas vezs que gosto tanto de ler que quando era menina lia até bula de remédio (tá, ainda leio); lia jornal que vinha embrulhando a carne do açougue, lia revistas velhas, lia tudo o que me caía nas mãos. Quando inauguraram a primeira biblioteca na escola em que eu estudava (E.E.P.G.Professora Elza Miguel Francisco) em menos de 6 meses eu li o acervo todo. A bibliotecária me expulsou.

Um dia descobri um sebo na cidade. Na verdade nem era um sebo; era o restara da única livraria da cidade, o dono endoidou e a loja virou um lugar sombrio. Conheci Júlia, Sabrina e Bianca nessa loja. Um dia ele, o dono, morreu. E não havia livraria na cidade. Aí conheci a Biblioteca Municipal.

Os anos passaram, e alguém inventou a internet; todas as livrarias do mundo ao alcance de um clique, com promoções que fazem a gente enlouquecer. Pra te dar uma ideia: contei há alguns dias 124 livros na fila para serem lidos. Sim, 124. Alguém me detenha… parem as promoções!!!

E pra ler acho que todo mundo tem um ritual, não é? Eu não dou conta de ler sentada, calminha e comportada. Leio deitada, cabeça alta em um monte de travesseiros, bem confortável. Curiosamente, mesmo quando saía de casa pra trabalhar fora, não levava livro pra ler em ônibus. Cidade pequena, 15 minutos e estamos no destino.

Mas ler deitadinha, mergulhar em um livro bom… ah… não há nada melhor. Ter blog, por um tempo, me fez diminuir a leitura de livros. Mas daí eu percebi que, embora haja muita coisa interessante na internet, eu gosto e preciso mesmo é de sentir o livro nas mãos, sentir o cheirinho dele, tocar suas páginas… coisa de quem ama, né?

E é assim que eu leio: com amor, com profundo respeito pela palavra. Agora vou ali tentar diminuir minha fila de leitura…eita delícia!!!

Esta postagem faz parte do Meme Literário proposto pela Vanessa do blog Fio de Ariadne em comemoração pelos 6 anos do blog. Parabéns, Fio de Ariadne, parabéns, Vanessa!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

46 comentários , comente também!

  1. Elaine, bom dia! Eu publico uma série todas as segundas (LER NÃO CAUSA L.E.R.) e gostaria de saber se você me cederia este texto para que eu possa publicá-lo. Se sim, pode me enviá-lo por e-mail? Gostei demais! Abração. paz e bem.

    E parabéns mais uma vez à Vanessa pelo Fio de Ariadne e pela contribuição tão preciosa para a literatura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, que bom ler sua participacao na festa da Vanessa.
    Que voce e' uma roedora de livros, eu ja sabia, agora ter uma lista enorme dessa, eu nem sonhava. Boa sorte ai na leitura, fico aguardando as dicas, para escolher so alguns!
    Abracos e otimo final de semana
    Gra
    * usei sua imagem para colocar la no meu post, pq nao consegui achar o selinho do Meme la no blog da Vanessa, espero que nao se importe, qualquer coisa e' so me avisar que eu tiro ta?

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm amo ler! Mas diminuí consideravelmente por causa da internet... Tive tempos de ler uns 3 livros por mês, 4... dependia do tamanho do livro!
    E eu lia no ônibus tbm, pq era 1hr pra chegar ao destino... e eu lia no trabalho, antes de ter internet lá. Mas concordo q o melhor jeito de ler é deitada confortavelmente!
    Mas 124 livros na espera é MTO!!!! hueheuheueh
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Vou correndo dizer aos meus filhos que os amo.
    Lola

    ResponderExcluir
  5. Elaine, eu tb leio deitada, ninguém me entende! Ainda bem que achei uma companheira de hábito!
    kkkkkkkkkk Quando eu estudo, tem que ser deitada tb, sentada eu não consigo me concentrar.
    Um beijo e deixa eu correr ali para levar os pequenos pra cortar a juba. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine!!!
    Fiquei feliz em ver que eu não sou a única doida por livros...Aqui em casa costumam dizer que "quando estou com um livro diante do nariz, esqueço até de respirar".Mergulho de tal maneira na leitura que algumas vezes, quando tive que interromper a leitura, me senti como assistindo a um filme em que eu iria perder uma parte interessante...Depois me dava conta de que era um livro e poderia continuar "o filme na minha cabeça".Você também é assim?

    Beijos (e boa leitura!)
    Tânia Schoenfelder

    ResponderExcluir
  7. Olá Elaine,

    Também gosto muito de ler e sempre leio no caminho para meu trabalho e tenho a sorte de ter um biblioteca muito boa aqui no meu local de trabalho.

    Eu acabo de ler "A ULTIMA MUSICA de Nicholas Sparks é muito lindo se você não leu deixo a dica.

    Bom tenha um ótimo dia.

    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
  8. Bm dia Elaine!!!
    Vim agradecer a sua visita e atenção.Fiz o que vc ensinou e parece que o blog voltou ao normal,mas acho chato não poder colocar a lista dos blogs que sigo.Mas,observei e realmente o problema estava ali....Valeu!!
    Um fim de semana de muita luz.
    Um abraço
    Emilinha

    ResponderExcluir
  9. Elaine , descobrimos a chave de tanta lucidez. Sempre foi ratinho de biblioteca, né? Dá nisso... :-)

    Estou prorrogando a postagem até domingo porque teve gente que não consegui postar ainda. E entre eles, eu! :-P

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Vamos lá:
    Eu gosto de LER, desenhar, escrever, ver tv, caminhar, ir ao cinema...

    Não gosto de ler deitada, leio tb em pé, no carro, prefiro sentada, no sofá, em uma rede, no meio de um monte de almofadas, numa varanda, perto de uma janela, pra meu pensamento ter espaço pra viajar sabe...rsrs

    Eu tenho mania de ler coisas tipo bula, sem brincadeira...rsrs...qd trabalhei na secretaria da Faculdade de medicina, lia as apostilas como literatura...rsrs...uma traça.

    Gosto de livros novinhos, bem cuidados, tento conservar os meus ao máximo, gosto de comprar livros, ganhar, dar de presente...

    Gosto de poesia, de contos, de histórias reais, inventadas, históricas, de td um pouco, para mim o livro é a casa onde descanso do mundo e aumento ele tb.

    :)
    Beijo literário
    http://blogdtina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!

    Passei pra te dizer oi e saber das novidades, tive alguns probleminhas com o PC, acabei não escrevendo nada, mas parabéns seu blog está demais.

    Eu também amo ler...

    bjus

    http://espacocativar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!

    vc como sempre tão carinhosa com todos!! Vou lá dar um beijo na Vanessa!
    Senti sua falta na minha blogagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Querida
    Graças a Deus que vc nos informa de coisas lindas e estou participando à tardinha...
    Obrigada por divulgar...
    Bjm de paz
    P.S. Ainda estou na leitura dos posts da sua maravilhosa festa... Legal demais!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Elaine, estou conhecendo seu blog, através do blog da Dan Nunes (por causa dos problemas do malware)e já estou seguindo, eu achei que era a única louca de ler bulas, rótulos de embalagens, etc.Simplesmente amo ler, aprendi com 4 anos e nunca parei, cheguei a ganhar 2 concursos de leitura quando era menina.Atualmente estou lendo "A menina que roubava livros" (tb estava numa pilha de livros que preciso ler).Graças a Deus, meus filhos estão seguindo meus passos, verdadeiros ratos de livraria!Enfim...parabéns pelo seu blog e sucesso!
    claudiadomonte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. eu também tinha minhas manias de leitora na infância.. lia o rotulo dos alimentos que vinham para a mesa do café da manhã (achocolatado, margarina...) bula também leio até hoje e os efeitos adversos leio em voz alta (mas dai vem outra mania hipocondríaca, hahaha).. tem livros do coração que já li muitas vezes, e as pessoas me olham com espanto "como assim já leu o tempo e o vento 4 vezes?" e respondo "olha, não tem gente que vê o mesmo filme várias vezes pois é um clássico? para mim o tempo e o vento é assim!".
    Com certeza com a internet a gente acaba lendo menos, mas os livros tem um espaço especial no meu coração e sempre estarão presentes!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Obaaaaa! Ler é bom demaaaaaaais! Tb cultivei esse hábito desde pequena, mas vc me barrou querida, pois ler bula de remédio não dá não... kkk :P

    Adorei o post! Tb participei!
    Beijo, beijoooo!

    She

    ResponderExcluir
  17. Oi Elaine, ri das histórias das bibliotecas rsrsr
    Eu tenho uma boa também:
    meu marido trabalhava numa grande empresa que tinha biblioteca, então ele fez uma ficha para ele (mas os livros eram para eu ler, eu indicava os nomes). Então, um dia ele foi elogiado pela biblioteca por ser um dos que mais liam ahahahhaah
    E ele disse que não era ele, era eu. E o pessoal de lá quis me conhecer.
    Foi muito legal.
    E ainda hoje sou assim e leio deitada nas almofadas também, é uma delícia, não é?
    Ontem à noite, li três livrinhos que vou levar para minha neta de 8 meses, (como assim?), ela mora no exterior e já estamos formando uma biblio para ela ler em português também.
    E viva os livros de papel !!!!!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Entre tantas coisas boas para se fazer na vida ler é uma das que eu mais gosto, leio rótulo de shampoos, bula de remédios, informativos, artigos científicos e tudo que aparecer. Até então achava que a minha fila de espera com pouco mais de 50 livros estava grande, mas atua tá maior. Leio na fila do banco, deitada na cama, no sofá, na varanda, no metrô e só não leio no ônibus pq me dá tontura. Aliás, com a demora que é o trânsito de São Paulo dá para ler um llivro a cada dois dias se a pessoa souber otimizar o tempo. Beijos e boa leituras!

    ResponderExcluir
  19. Elaine
    Eu leio também muito. Tem tres anos de aposentada e tres anos que reli todos os livros de nossa casa, mas dei tudo pra biblioteca municipal e agora estou lendo mais devagarinho.
    um abraço de sua amiga Monica
    OBS Recebi seu email. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Tenho que confessar depois deste post bonito, mas não gosto de ler, mas ensinei a minha filha a ler e hj é professora de literatura, doutora( defendeu a tese semana passada) e é cupim de biblioteca.
    Então estou aliviada!!k


    Ótima sexta
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  21. Meninas,

    Eu então às vezes acho que é um caso patológico.... Não lembro de um dia na minha vida em que não estivesse lendo pelo menos um livro.

    Não só livro, leio até catálogo telefônico e manual de instruções, tá? Será que tem cura??


    Bjs
    Gys

    ResponderExcluir
  22. A cada leitura um aprendizado, isso é muito bom é a melhor forma de conhecer lugares, pessoas, e muito bom.
    abraços querida

    ResponderExcluir
  23. ELAINE QUERIDA,
    LENDO SEU TEXTO TIVE A SENSAÇÃO DE ESTAR CONVERSANDO COM MINHA FILHA FERNANDA. ELA É TAL E QUAL VC ESCREVEU... ADORA LER E LER TUDO QUE APARECE... NAS LIVRARIAS, QUANDO NANDA ENTRA, OS FUNCIONÁRIOS JÁ SABEM QUE A VENDA É CERTA.
    BEIJOS E FIQUE COM DEUS!!!

    ResponderExcluir
  24. Nossa,uma coisa temos em comum,adoramos ler,meu pai diz que eu não leio livros,eu os devoro.
    tenha um bom final de semana

    ResponderExcluir
  25. Olá Elaine... navegando de blog em blog e cheguei até aqui nesse catinho lindo e recheadinho de coisas interessantes então cliquei em te seguir e virei sua seguidora de numero 3000, achei legal é um numero onde finaliza um ciclo e começara outro novinho...que venham muitas outras seguidoras e que elas aproveitem tanto qnto eu as coisas 'tri legais' que vc escreve e posta em seu cantinho lindo.
    Super beijo e se quiser me dar a honrra de visitar meu blog e se tornar seguidora o endreço é esse http://girodaarte.blogspot.com/ Super beijo e tudbomsempre!!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Elaine!

    Esse post dá vontade de ler, sabia?rs

    Acho que vou estender a rede na minha mini sacada e viajar, ler na rede é tudo de ótimo, já tentou?

    Beijos.

    Clau

    ResponderExcluir
  27. Olá Elaine.
    Cheguei aqui através do blog. da Fifia.
    Já no primeiro post, fiquei interessada, pois também gosto de ler, não tanto quanto voce, mas curto um livro sim.
    E como voce é tão "lida", poderia passar umas dicas. É bom quando temos um feedback de alguma leitura, pois facilita quando estamos perdidas na livraria escolhendo o que ler.
    E obrigada pelas dicas de como resolver esses malwares.
    Ah! Como se faz um backup do blog?
    Acho que sendo a primeira visita estou pedindo demais...
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  28. Oi, Elaine !

    Eu AMO ler também, me sinto mais feliz quando estou lendo algum livro. Como o tempo é curto (de quem não é, né ?) tenho minhas metas, do tipo ler no minimo 20-25 paginas por dia. Aproveito o tempo entre a casa e o trabalho para ler. Se não colocar estas metas, acabo me enrolando e não termino a leitura. Gostaria de ler mais em casa, but...

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  29. A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
    abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
    ano 2011. As inscrições vão até o dia 21 de outubro de 2011.
    Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
    a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
    ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!

    OBS: O VALOR DA INSCRIÇÃO ( 2 REAIS) PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE COM AS 6 CÓPIAS DA SUA POESIA.

    ResponderExcluir
  30. Elaine, vc me lembrou um filme que conta a história de uma menininha chamada 'Matilda'(da Disney)...ela devorava livros e livros, aprendeu a ler bem bebezinha(uma fofa!). Uma graça de filme, e seu relato me direcionou, as cenas em que ela ainda bem pequena, vinha da biblioteca municipal trazendo em um carrinho, livros e mais livros...e os pais totalmente indiferentes ao talento da filha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  31. Conheci a pouco tempo o http://fio-de-ariadne.blogspot.com/ e me apaixonei.
    Lola
    Eu tb leio até bula de remédio. Mas minha questão é: Vale ler qualquer coisa? Ou ler qualitativamente é o que tá valendo? Acrescenta algo ler qq coisa? Ou é arrogância literaria não ler soemnete os 10 mais vendidos da Veja?
    Bj
    Lola

    ResponderExcluir
  32. Eu tb respondi a esse meme da Vanessa, ele está logo abaixo de sua blogagem, Elaine...
    Eu leio em qq lugar... Até em pé esperando ônibus para ir ao trabalho, dentro dele, em fila de banco...
    Tb tenho uma fila enorme me esperando na estante!
    E compro quase todos nas revistinhas da avon... Tem pormoções bem legais lá!

    bjão

    ResponderExcluir
  33. Oi Elaine!
    Eu amo ler, mas ando em falta...o último livro que li, se não me engano, foi aquele que ganhei de você, no sorteio do blog. Lindo, por sinal. Tinha umas 600 páginas, mas li em um dia e meio. Não tenho exatamente um ritual, mas sento no meu canto do sofá e esqueço da vida. Quando o livro me laça mesmo não tenho vontade de comer nem de dormir. Eu viajo mesmo.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  34. Eu adoro ler, sou completamente viciada. Eu leio em qualquer lugar, acho que em onibus e metro são os locais que não podem faltar um livro. Tenho uma amiga que diz que eu não dirijo pq gosto de ficar lendo durante minha locomoção, mas é um tempo perdido que eu aproveito da melhor forma possivel. Então na bolsa não pode faltar um livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Elaine
    Gosto de ler e sentir esse amor pela leitira. Eta menina danada que corria atrás de um livro para ler.
    Olha que você bateu o recor... 124 livros para ler... bem que a Luci me falou!!!

    Boa leitura amiga e vamos que vamos que os livros nos esperam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Você falando do jornal que vinha embrulhando a carne e lembrei q eu fazia o mesmo... mais ando lendo tão pouco, os meninos, o tempo, o facebook, o blog não deixam rs


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  37. Elaine,

    Primeiro quero te pedir desculpas, acho que me meti onde não devia no meu último comentário, na realidade vc não pediu conselho algum e fui indelicada ao dar minha opinião. Não fique brava comigo, por favor, entendo agora que vc deve ter seus motivos e não precisa de ninguém te dizendo isso ou aquilo.
    sobre a leitura também leio deitada, sempre, mas de lado e no note, meu note está sempre ligado ao lado da cama para eu colocar minhas leituras em dia, hoje tenho mais de 350 livros armazenados no note aguardando a sua hora. Adoro romances melosos, e quando vou viajar levo o note e alguns livros, caso contrário entro em surto, rs, em qualquer lugar estou com um livro, adoro demais.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  38. Sou apaixonada por leitura desde pequena. Meu pai lia "Seleções" para mim, minha mãe lia histórias. Eu era a bibliotecária da minha classe na 1a séria, com a ajuda da minha mãe, fizemos fichários e compramos livros da coleção vaga-lume, para empréstimo. foi uma campanha de iniciativa da minha professora, Tânia, com a minha mãe. A iniciativa deu tão certo que foi adotada pelas outras classes, do colégio público que estudei. Excelente colégio, aliás, os públicos eram os melhores, né. Lembro que o primeiro livrinho que li dessa biblioteca foi o "Cachorrinho samba" - ou algo assim, da coleção vaga-lume. Nunca mais parei. Sou leitora voraz e gosto de vários estilos. Sou igual a vc: só leio deitada, com travesseiros altos, um monte de travesseiros. Não consigo ler livros sentada. Sentada só revistas e palavras cruzadas rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Elaine,que bela sua participação!Tb gosto de deitar prá ler, bem confortável...rss...nada como uma boa leitura e recordar esses momentos da infancia!bjs,

    ResponderExcluir
  40. Sabe porque esse blog tem recorde de audiencia? Porque ele fala do que está em nosso intimo.
    Ah, Elaine, tambem fui fã das Julias, Sabrinas e Biancas. Recebi muita reclamação, qdo lia até altas horas sob a luz do candeeiro, e as narinas no outro dia cheias de fumaça...kkk
    Coisa boa, ler,não é?
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  41. Eu também adoro ler e principalmente ler livro, virar as páginas, sentir o toque do papel... Eu gosto de colocar uma almofada no colo e o livro sobre a almofada, sentada em uma poltrona bem confortável. Quando começo a ler entro em uma outra dimensão e desligo do mundo! Beijos, Sandra

    ResponderExcluir
  42. Olá Elaine, tenho lido tanto sobre você nos blogs que visito, que tive q vir aqui e conhecer seu espaço.
    Muita coisa interessante por aqui, não é a toa que escrevem sobre você com muito carinho.

    ResponderExcluir
  43. QSeu jeito de ler é o jeito mais confortável de fazer isso, muito bom ler deitada, não é???
    Uma pena que eu não consegui fazer meu post Há Amor em Mim, a blogagem coletiva foi um sucesso, queria muito ter o meu post no seu mosaico tb...
    Fica pro próximo ano...
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  44. hã??! como assim 124 livros q vc quer ler?? nossa, q deliciaa. eu queria ser assim. punf... confeso que se o livro não me agrada, não consigo terminar de ler, msm q eu me esforce, não vai. aconteceu isso com o Marley (ok, pode me xingar, pois a história e fofa e tal, mas não me prendeu e não consegui finalizar).
    parabens pelo gosto, não são mts pessoas q são assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  45. Oiee.. gostei do seu blog =)

    Bom, eu tenho um blog que queria divulgar pra quem gostasse de ler e escrever historias e etc.. Não sei se vc gosta desse tipo de historias, são contos, mas não contos de fadas. Na verdade se aproxima muito da realidade. Espero que goste, dá uma passadinha lá quando puder ou quiser, sei lá.

    http://contoteumconto.blogspot.com/

    Feliz Ano Novo!! Tudo de bom em 2012 =)

    ResponderExcluir
  46. Também adoro esse romances de banca. Fazem a gente ver a vida com um pouco mais de romantismo.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…