Como lidar com o plágio?

em 14 de setembro de 2011

Em meus trabalhos com personalização de blogs, um dos ítens mais pedidos é o bloqueio da seleção de textos do blog e o travamento do botão direito do mouse. E isso se justifica porque existe uma praga disseminada blogosfera afora chamada plágio. Mas…

O que é plagiar?

Em linguagem bem simples, plagiar é copiar o texto de alguém e postar em seu próprio blog, dizendo ou não que o texto é seu, ou não dizendo nada, ou dando a entender que o texto é seu. Também é plágio copiar e colar um texto, postar em seu blog e ao final dizer "Pertence ao blog fulano de tal". Sem muita enrolação: copiar algo que não seja de domínio público e postar em seu blog sem a devida autorização expressa do autor, dando ou não os créditos, é plágio.

Claro que, vez ou outra, muitos blogueiros (eu inclusive) postam poesias e fragmentos de textos de autores conhecidos. Neste caso, certifique-se que a obra não esteja protegida por direitos autorais, senão o problema pode ser imenso! E sempre que possível peça autorização ao autor.
Mas não é exatamente disso que quero falar. Quero falar do plágio descarado, de blogueiros que passeaim de blog em blog e roubam fotos, roubam postagens, roubam ideias e roubam vidas. Pra te dar uma ideia eu já tive tantos posts roubados que se juntasse tudo daria um blog. Até foto da minha Menininha uma pessoa levou, dizendo que era foto do cachorro dela. Ninguém merece…

Mas a pergunta é: como agir em caso de plágio? Como se proteger? E como agir se o acusado for você?
Vamos por partes, tá?
Uma vez descoberto o plágio (alguém avisa, você dá de cara com o roubo, ou seja lá como for) é preciso pensar e decidir. Você tem basicamente 2 opções:

1- Deixar pra lá

Sim, tem gente que prefere deixar pra lá, não se estressar. Nesse caso, se resolveu deixar pra lá, então desapega, nêga, porque se vai deixar prá lá então não adianta ficar de #mimimi em post, nem no twitter, não adianta chorar. Desapega. E não adianta ir reclamar com quem te plagiou porque muitas vezes o ladrão de posts alheios ainda pode ser grosseiro/irritante/debochado/sarcástico e você vai se irritar ainda mais. Se resolver não denunciar, desapega e segue a vida.

Nota da Elaine: eu não recomendo deixar pra lá. Acho que essa praga chamada plágio jamais acabará. Mas barata também jamais acabará e nem por isso a gente deixa elas procriarem à vontade. A gente combate, certo?

2- Denunciar e ir atrás dos seus direitos.

Ficou indignado e quer denunciar, quer botar a boca no mundo? Então façamos do modo certo.
Para começar tenha a prova que o post é seu e que ele foi copiado. Para provar que o post é seu tenha os feeds do blog sempre ativados e registre seus posts no site MyFreeCopyright
Mas se você ainda não fez isso, não se desespere pois o Blogger tem como saber quem postou determinado artigo primeiro. E aqui está o caminho a seguir:

Denuncie ao Blogger

Então você teve seu blog plagiado e quer denunciar mas não sabe como? Seus problemas siacabaram! Clique Denunciar plágio ao Blogger. Você será encaminhado a uma página com explicações detalhadas sobre o que fazer.
Vou explicar parte por parte:
  • Nome: preencha com seu nome completo;
  • Nome da empresa: preencha com o nome do seu blog;
  • Nome completo do detentor de direitos autorais representado. Por exemplo, se você é um agente juridicamente reconhecido, etc. : deixe em branco pois é um campo para ser usado por advogados, por exemplo;
  • Endereço de e-mail para contato: digite um email válido;
  • País de residência: selecione Brasil (se estiver aqui, claro);
  • Onde podemos ver um exemplo autorizado do trabalho?: coloque o endereço completo de seu blog;
  • Identifique e descreva o trabalho protegido por direitos autorais: cole o endereço de seu post plagiado;
  • Localização do material que possivelmente representa violação: preencha com o endereço do post do plagiador. Se for mais de um post clique em Adicionar novo campo. Lembre-se de inserir apenas um endereço por linha;
  • Marque as caixinhas abaixo de Declarações juramentadas.
  • Assinatura: selecione a data da denúncia e escreva seu nome completo, exatamente igual fez no começo do formulário.
Tudo pronto? Clique no botão azul Enviar. Se funciona? Sim, funciona. Eu mesma já denunciei várias vezes e os posts sempre foram retirados do ar. Em caso de reincidência a conta do plagiador pode ser cancelada.
E mais coisas podem ser feitas: bote a boca no mundo, fale no blog, fale no facebook, fale no twitter, mate o ladrão no ninho. Pode não resolver, mas os plagiadores serão conhecidos e reconhecidos como aquilo que são.

Mas…
E se o acusado for você? Como se defender de acusações de plágio?
Uma das formas é fazer o que sugeri acima e registrar seus posts no site MyFreeCopyright. Toda vez que você postar eles enviam um email com o registro do artigo; assim, se alguém acusar você injustamente, o registro é parte de sua defesa. Se você posta imagens suas, de pap's por exemplo, sempre coloque marca d'água em suas fotos. Aprenda como fazer:
E não se cale se você for acusado injustamente. Quem cala, consente.

Agora, para encerrar, vou ensinar uns truques para proteger suas imagens, além de colocar marca d'água.
Leia esta postagem:
Aprenda a bloquear o blog contra cópias

Dica extra:
Faça o seguinte: ao elaborar uma postagem que tenha fotos suas insira a foto e a seguir, com ela selecionada, clique em Link, no alto do seu editor de postagens. Vai abrir uma janelinha.  Assim:
image
Escreva o texto que deseja exibir abaixo da foto. e onde está escrito Este link deve direcionar para que URL? Digite o endereço de seu blog. Clique em Ok.
Isso não impede que sua foto vá parar no Google Imagens, mas copiar direto de seu blog (como a imensa maioria dos ladrões fazem) será quase impossível.
Quer fazer um teste? Clique aqui e veja um blog de testes meu. Veja como é difícil copiar a foto. Claro que tem jeito, mas um plagiador não gosta de gastar os neurônios, né?
Certo?
Espero ter ajudado você. Semana que vem eu retomo a série sobre o novo painel do Blogger, tá?

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

41 comentários , comente também!

  1. O plágio do tipo "copia e cola" o texto como ele está, é algo que realmente não me incomoda. Quem faz isso é tão pequeno, tão sem imaginação, sem inspiração, sem noção, que nem vale a pena eu ficar me preocupando com a criatura.

    Agora tem um tipo de plágio que me incomoda, que é o "plágio inteligente". Aquele que a pessoa pega a sua idéia ou suas opiniões, dá uma boa maquiada para parecer que é dela e manda o texto como a grande sacada. Já fizeram isso comigo e te digo que acho bem desagradável. Porque não é algo que você possa acusar a pessoa, porque periga tu sair como a vilã na história... rs.

    Por isso que normalmente quando vou tocar num assunto que alguém do círculo de blogs que visito já tocou, eu cito o post da pessoa como meu inspirador.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Elaine, ótimo post esse, plágio é terrível. Já passei por isso com artigos científicos. Uma faculdade (de esquina) copiou um curso que dei num evento e fez um curso de especialização a distância (vendido). Dei 8 horas para que o curso fosse retirado do ar... e foi. Terrível, terrível.
    Mudando de assunto, não consegui ainda fazer funcionar esses botoes de compartilhar no meu blog, aparece uma tarja amarela!!! "mi ajuda por favor?" essa fala é sua né? beijos, Ro

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as dicas Elaine, obrigada. Vou testar agora mesmo.Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Elaine te confesso que posto coisas de decoração que gosto no meu blog por não saber por a via,vou salvando e depois não sei de onde é,mas sempre que são fotos minhas comento e falo que é da minha casa,si todo mundo sabe. Quando tiver um tempinho me mande um e-mail me ensinando preciso pegar o endereço na hora, pois as vezes posto aquela imagem meses depois, bjo e obrigada, passa la no ateliê para ver minhas coisinhas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine, muuuito boas as sua dicas, valeu por compartilhar seus conhecimentos...bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá interessante teu post... plagiar é crime mesmo, mas se alguém copiar algo de mim, acho que não me importo.
    eu uso muito blogs pra me inspirar, mas quando estou construindo minhas peças tem mesmo um toque muito pessoal meu. Mas eu não me importo se pegarem algo meu, porque na internet tudo pode acontecer, mas roubar imagens daí já é demas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga, adoro seu lado "bombril"!
    Eu confesso que quando busco imagens eu coloco no google, e ao achar o que quero, copio e colo, nem vejo de onde vem... rsrsrs Textos já é bem diferente! Lembro da história de plágio com a Tati, até o "marido e o Bê" levaram...rsrsr Aff!!! Não se dão nem ao trabalho de ler tudo!! Putz, cara de pau é pouco!!! =/ Eu digo de onde copiei quando levo alguma coisa, mas caramba, nunca pedi... Lembra quando copiei o início de um post seu? rsrs E vc até estranhou quando leu no seu painel do blog? Ai amiga, desculpe! É que as vezes o que a gente lê nos "inspira" a escrever... e a gente escreve... e publica! Chato ter que escrever pra pessoa, pedir, esperar a pessoa responder... sei lá... não custa, claro! É o certo, claro também! rsrs
    Mas e aquela vontade de publicar logo...é incontrolável as vezes! =/ É exatamente o que vc quer dizer... e vc usa como "inspiração", lógico, citando a fonte...
    Aff!! As vezes eu fico confusa com essa história de plágio. Claro que não é legal ver uma coisa que a gente escreveu num outro lugar, sem crédito algum... e tem que denunciar mesmo... Tenho que aprender a me controlar na hora da publicação, e se for usar qualquer frase ou trecho de postagem do blog de alguém, pedir e esperar... "paciência é uma virtude", que as vezes me falta!!! kkkkkkkkk
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Elaine, obrigada por mais essa dica do Link, eu não sabia dessa, é amiga mais uma vez tem pap meu sendo hospedado em blog por ai, acho que a pessoa poderia pedir antes é tão simples. Bj.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa as dicas e eu mesma já denunciei gente e quando não deu, coloquei a boca no trombone pra ajudar amigos plagiados.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Elaine, que ótima dica.
    Já tinha visto no seu post, mas não tinha entendido nada. Acho que agora deu certo. Só fiquei um pouco "embananada" com o Blogcopy.
    Mas já está tarde e amanhã eu vejo com mais calma....
    Obrigada, beijossss
    Já copiei o copyright lá no meu blog.
    Chique!

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine!!!
    Primeira vez aqui, comentando... cheguei a partir da indicação da Fernanda Reali! E já coloquei várias de suas dicas lá no meu blog!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!!! Tem muita coisa ainda que quero fazer, mas estou fazendo aos poucos...
    eu já fui plagiada, e não foi virtualmente! Foi na vida real!
    Uma pessoa plagiou o meu trabalho de graduação e apresentou como se fosse dela na faculdade que ela fazia... só descobri depois! Fiquei com muita raiva, mas não tinha ideia do que fazer na época.
    Vou hoje mesmo colocar essas dicas em prática lá no meu bloguito!
    Mais uma vez, obrigada!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Linda, vim te agradecer o carinho de nos ensinar essas maravilhas, já fui no site e já fiz o que precisava, não me importo quando pegam alguma foto minha, uma vez que deem os devidos créditos, as vezes no início da vida "bloguistica" cometemos alguns erros, eu mesma já o fiz por fazer várias vezes a mesma peça que uma amiga criou e já ter sido citada antes a autora, achei que não precisava mais dar créditos naquela postagem, mas enfim, alguém me alertou, eu procurei a pessoa e pedi muitas desculpas porque não tinha sido minha intenção roubar a sena, mas enfim foi erro que me fez crescer e tomar muito cuidado com o que escrevo, faço e vejo.
    Mas existem pessoas que não erram sem querer, roubam mesmo e isso é muito feio.
    Antes que eu me esqueça, ameiii o que vc ensinou para organizar os marcadores e deixar de forma mais fácil de encontrar as coisas no blog, eu fiz e deu certo, obrigada mais uma vez.
    Bjos fofos.

    ResponderExcluir
  13. Sempre dicas maravilhosa.Obrigado ! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  14. Acho que a questão do plágio depende muito do tipo de blog e seu objetivo. Como o meu blog é voltado para animais, adorarei se algum post meu for divulgado, mesmo sem reconhecimento da autoria: o que importa é a divulgação da causa animal. Muitos blogs sobre animais citam outros até como forma de homenagem e muitas vezes ilustram com imagens tiradas deles. Já aconteceu comigo e adorei!
    Já cometi um plágio involuntário: coloquei a foto de uma gatinha minha com o título "Espelho, espelho meu" e, após a foto: "haverá gatinha mais charmosa do que eu?"
    Algum tempo depois passei por um blog (que ainda não conhecia) com post idêntico, só mudando a foto para a gatinha da blogueira. Verifiquei e o post dela era anterior ao meu. E eu achando haver sido original... Claro que postei um comentário pedindo desculpas pelo acontecido, mas não tive retorno. Beijos mil

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine! entao...eu ja comeit plagio sem saber...quando comecei o blog postava musicas, poesias, textos de autores que eu admiro peguei um texto do Paulo Coelho que eu gosto, publiquei no blog que peguei o texto na coluna do Paulo Coelho no G1, disse que o texto era da Paulo Coelho...mesmo assim uma pessoa escreveu nos comentarios...Plagio, que feio... aiiiii que fui pesquisar para saber se podia ou nao colocar o texto la, achei que dando os creditos tava tudo bem, mas agora que vc escreveu que tem que pedir autorizacao e tal, vi que ainda que sem saber,estava errando e agora prefiro nao postar mais, ainda posto musicas,alguns textos, mas sei la eh complicado, as vezes a gente pensa que esta soh compartilhando algo que a gente gosta muito e na verdade esta plagiando sem saber...Beijo flor

    ResponderExcluir
  16. Amiga Ealine do meu coração....
    Lembra que comentei com vc que tinham mudado sem mais nem menos o geito de mexer no meu blog né? depois voltei em outro post, disse que apanhei mas já tava crac.... MENTIRAAAAA! acredita que não acho como editar o código fonte? então, onde se esconde esse bicho? agora não consigo mais ver o dito para colocar o código que vc falou....Aff 40 vezes...

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Aprendi mais algumas coisas importantes, embora creia nunca ter sido plagiada.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Elaine, quantas dicas maravilhosas, eu já fui plagiada, uma gorota colocou minhas imagens na elo7 vendendo um produto que não era dela, enganando os clientes, achei tão feio, mandei um e-mail para ela querendo comprar o produto, acredita que ela me respondeu, ai coloquei a boca no trombone.
    Não posso impedir ninguem de vender um produto igual ao meu, mas posso impedir dela usar as minhas imagens, não respeitar é feio, ela deletou o blog e a loja.

    Um super beijo obrigada pelas ótimas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está acontecendo comigo!!!Tem dois produtos(fotos) meus expostos em outra loja,com o mesmo preço e tudo mais!!!Comuniquei ao Elo7,tô esperando resposta,mas estou indignada,se a pessoa não tem criatividade não seja artesã não é?

      Excluir
    2. E o que dizer de uma pessoa que compra suas peças na fan page e tira outras fotos do seus produtos e posta para vender como se ela tivesse feito? Sim, isso aconteceu comigo...ilustra bem sua frase: " Se não tem criatividade não seja artesã "

      Excluir
  19. Sobre isso de desativar o botão direito, não sei se adianta, porque quando quero uma imagem para guardar eu printo. E muitas vezes, como hj mesmo aconteceu, eu quero divulgar algo da pessoa no meu blog e quando vou rangear o que ela escreveu e não consigo, não divulgo, pois não vou ficar digitando... Tudo tem lado bom e ruim.

    beijossss

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine muito legal abordar esse assunto, principalmente sobre a possibilidade de podermos ser acusadas de plágio também, é muito bom saber que há como se prevenir sobre isso. Você arrasou como sempre. beijos

    ResponderExcluir
  21. Elaine comentei em blog esses dias pedindo ajuda mas nao recebi uma resposta, entao olha eu aqui novamente eu gostaria de mudar o look do meu blog e umas amigas me disseram que vc é muito boa nisso entao eu gostaria de saber o que vc poderia fazer pra mim???
    Te aguardo, Ate mais
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Elaine mto bom esse seu alerta, pois tem quem faça por má fé e tem quem faça por inexperiência e ingenuidade.
    Tenho visto que mtas blogueiras tem sofrido na pele o plágio mal intencionado, como foi o caso da Cibele Leite.
    Elaine, quero te agradecer pelo post sobre fotos/picnik, menina, como eu já te disse sou quase analfabeta sobre esses assuntos e qdo peço ajuda pra algum amigo todos dizem que é simples, eu tentei usar o Picasa, mas encontrei dificuldades, ai, perdia tanto tempo que desisti. Segui seu conselho, fui no Picnik e deu tudo certo...valeu mais essa.
    Sobre minha postagem, fiquei bem aliviada ao ver que tantas blogueiras passam pelos mesmos dilemas que eu, principalmente c/ relação aos amigos que desdenham nossa vida bloguística. Mas, por outro lado temos tantas alegrias que os pros superam os contra.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  23. Oi Elaine! Eu adoro seu blog! Sempre o indico lá no meu e para meus amigos também. Esse post está de parabéns mesmo. Obrigada por compartilhar todas essas informações.
    Eu linkei seu post de hoje como indicação de leitura lá no blog. Até então não sabia que isso também é plágio, pois coloquei os devidos créditos. Se você preferir, eu retiro a indicação do ar. Meu e-mail é gastrosushicocada@gmail.com
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  24. Ajudou muito,amiga.Essa praga ,hoje tão disseminada,bolas,nenhum escritor está livre dela.
    Copia-se com um descaramento ilimitado.
    Abç

    ResponderExcluir
  25. sou seguidora de alguns blogs e confesso que já vi muitas matérias iguais, realmente não sei quem postou primeiro mas que é muito ruim, é. Mesmo que alguém queira aproveitar o assunto de outro blog, peça permissão, fale de quem é a matéria, pesquisa alguma coisa a acrescentar no assunto!!!

    ResponderExcluir
  26. A semana passada descobri sem querer que eu havia sido plagiada num blog chamado:mylifepalavrassmagicasparte1
    quando eu entrei lá,fiquei abismada,a moça copiou até meus textos,além das fotos é claro.
    Além das minhas postagens,havia também ,postagens e fotos de amigas minhas.
    Fiquei com muita raiva,escrevi para a tal Erica camillo e soltei todos os cachorros,como a Ana Braga diz,na descarada.Ameacei de processá-la e ela acabou retirando as minhas postagens e fotos.
    Só que ela fez o contrário,tirou o meu texto,tirou minhas fotos e colocou fotos da cidade que eu havia feito a postagem,Pomerode,e fez uma cópia do que eu escrevi,acrescentando algumas palavras a mais para me confundir.
    Essa viagem que fiz ´Pomerode no início desse ano,estava inteirinha lá no blog dela,como se ela tivesse feito a viagem.
    De um blog de uma amiga:Gosto caipira,ela colou até a música,acredita?
    Domingo passado,resolvi checar as postagens dela,e descobri que ela tem varios blogs,usa o perfil de outras pessoas e faz comentários,como se fosse outra pessoa,mas é ela mesma.Descobri muitas coisas,formamos um bloco de amigos,que agora nos comunicamos via e-mail,cada um que sabe de outro blog plagiado,vamos avisando,assim vamos desmacarando-a.
    Gentinha que não tem o que fazer,pessoas sem caráter,ervas daninhas mesmo.
    A sua postagem vai me ajudar muito.
    Ah! outra coisa,já morei na sua cidade e frequento-a até hoje,adoro os piracicabanos.
    Um grande abraço e obrigada,pelas dicas valiosas.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Elaine!

    Em primeiro lugar te parabenizo, por este blog, que além de aconchegante, é lindo, e por sua iniciativa em esclarecer as pessoas.
    Elaine, desde que aqui visitei, consegui encontrar tudo o que precisei, e deu certo. Mas, estou com uma dúvida:
    Registrei o blog de uma amiga poetisa no Site My Free Copyright, porém, no registro só consta o ano de 2011. Como faço para acrescentar os anos anteriores?
    Obrigada por este espaço maravilhoso!
    Que Jesus abençoe você, e toda sua família!

    Um abraço,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  28. Elaine, anos atrás, um blogueiro famosso, advogado, acobertou os pla´gios da esposa dele..Foi uma luta, estressante mas ele deletou o blog do ar...ela, idem..
    Mas, dois meses atrás, meu blog saiu do ar, depois o provedor, site5, descobriu que uma pessoa entrava lá, a hora que queria...trocamos a senha e eu bloqueei 346 posts com fotos.

    EU COMECEI A ESCREVER EM INGLÊS PARA VENCER UM PROBLEMA DE SAUDE...EU AINDA ESTOU EM TRATAMENTO, E A PESSOA, PROVAVELEMNTE, SABIA DISSO POR QUE, ERA ASSIM:

    Eu escrevia uma frase correta e minutos depois, Elaine, a frase mudava..os tempos verbais, etc...E quando um amigo descobriu me mandou ...foi terrivel...
    Ainda estou a me recuperar disso..

    A outra coisa que vive recentemente e fui á Justica foi que eu concorri a uma vaga de Mestrado de Acoes Humanitarias Internacionais...baseadas num livro catálogo da propria universidade...Fui aprovada, a faculdade mandou uma carta com tudo escrito, depois, ela se baseou pelo que publicava na internet...

    LARGUEI O CURSO E VOLTEI PARA CASA...FUI Á JUSTICA...
    BJS E DIAS FELZIES

    ResponderExcluir
  29. Caso interessante de plágio de grande porte (internacional) envolvendo muito dinheiro (público) detalhado em mínimos detalhes e sendo discutido abertamente online:

    http://cienciabrasil.blogspot.com/search/label/Unesp%20-%20plágio

    Veja os comentários dos infratores e acusantes, as matérias de jornal, os arquivos...

    ResponderExcluir
  30. Plágio é pra quem não tem criatividade...adorei suas dicas.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  31. Eu fiquei indignada porque tinha uma pessoa que eu conheço e plágio meu conteúdo. aí eu mim estressei e fui logo reclamar com a pessoa ( na qual eu já sabia quem era) e eu esqueci que para denunciar precisava de provas tipo o link do plágio, aí eu pedi para ela apagar o conteudo. Ela apagou todos, eu ia denunciar mas ñ consegui por falta de conteúdo. E estou com medo dessa pessoa plágiar novamente. Por isso desde ontem eu estou maluca atraz de como proteger de plágio, e aqui eu encontrei. Agora eu vou ficar ligada. Obg amiga. Bjs ;)

    ResponderExcluir
  32. Nossa, adorei a dica de proteger as fotos. Muito boa mesmo! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  33. O seu blog é excelente, Elaine! Estou aprendendo muito por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Oi Elaine! descobri hoje que um espertinho literalmente COPIOU 2 artigos meus(texto, imagens, sequencia dos assuntos)sem a minima consideração e postou no blog dele sem nem ao menos fazer referência ao meu blog. Só que os links para o myfreecopyright não estão funcionando nem no seu blog nem em outros. o que aconteceu? se eu denunciar sem registar eu tenho chances de ganhar?

    Outa dúvida! o espertinho usa o WordPress e eu o blogger, se eu denunciar ao blogger vai dar certo?

    Por favor Elaine me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leucionio, você pode denunciar mesmo sem o registro.
      Como o blog infrator está hospedado no Wordpress precisa fazer a denúncia lá.
      Veja aqui como fazer isso:
      http://www.dicasparablogs.com.br/2011/01/como-denunciar-plagio-no-wordpress.html

      Tente também este artigo:
      http://www.ferramentasblog.com/2011/05/como-denunciar-plagio-de-blogs-no-wordpress-com.html
      Espero que ajude.
      beijos

      Excluir
  35. O problema é quando vem um desgramento e coloca marca d'água em um desenho que eu fiz.
    Tenho muita birra de blogueiros e de posts deles porque eles parecem se importar apenas com o próprio texto, e no entanto, roubam desenhos, fotos e screenshots sem sentir culpa ou sequer se preocupar com os verdadeiros autores deles.

    ResponderExcluir
  36. Elaine, e como fazemos para proteger o nome do blog contra cópias quando eles pertencem ao mesmo nicho, possuem o mesmo nome mais links diferentes ?

    ResponderExcluir
  37. Parabéns e muito obrigada por todas as orientações e dicas. Caso queira conhecer meu blog :
    http://www.talentservice.com.br/

    beijokas e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…