Como ter um blog de destaque?

Existem centenas de milhares de blogs. Em todas as línguas, em todos os países. De todos os tipos, em todos os segmentos que você imaginar. Pense em um assunto, seja ele qual for, e pode apostar que existe blog falando sobre aquilo. Culinária, artesanato, educação, moda, beleza, cabelo, livros, sexo, blogs. Tem blog sobre tudo, e tem blog sobre nada.

Então eu me pergunto, e isso desde quando me dei conta da imensidão de blogs que existem: como ter um blog bom, que se destaque positivamente nesse mundo vasto e tão abrangente? Achei algumas respostas, que servem para mim, embora possam não servir para mais ninguém. Vamos falar sobre isso?

Para começar, o óbvio:

Fale sobre aquilo que gosta e entende

Parece simples, mas o que tem de blog por aí falando daquilo que não domina não está escrito! E "não está escrito" muitas vezes não é figura de linguagem, é fato! Apenas imagens copiadas e coladas de outros blogs ou sites. Sinto vergonha alheia quando vejo blogs de decoração, por exemplo, que colam fotos retiradas de sites russos dizendo que é a foto de casa… Ou então enchem o blog de imagens garimpadas net afora, sem uma palavra da blogueira, sem nada que aproxime a gente de quem edita o blog. Francamente, né?

Vou dar um exemplo extremamente positivo de blog que fala de decoração (entre muitas outras coisas, o blog é excelente), que usa algumas imagens garimpadas mas que tem personalidade, que mostra a blogueira em cada post: Espaço da Giu. Ela fala com o leitor acerca das imagens postadas, ela dá dicas e sugestões, ela aparece enfim. Veja lá como tenho razão.

 Então a dica é: fale do que gosta e procure entender cada vez mais sobre o que você quer postar. Aprenda, leia, pesquise. Não copie algo que viu ou leu e diga que é seu porque mais gente também viu, leu, e gostou.  Acredite, as pessoas sentem quando tem algo de falso no blog. Ah, sentem sim, e perder credibilidade é sentença de morte para um blog.

Encontre seu espaço

Mesmo com centenas de milhares de blogs existe espaço sobrando pra todo mundo. Sabe por que? Porque todo dia chega gente nova na blogosfera. Eu afirmo isso com toda a convicção pois toda semana recebo emails com perguntas que eu poderia ter feito quando comecei; perguntas básicas, feitas por quem está começando agora a blogar. Então, acredite: espaço tem.

Quando eu comecei a blogar tive este insight: falar de algo que ninguém mais falasse, de um jeito próprio e bem pessoal. E sabe qual meu assunto principal, que fez o blog se consolidar? Eu. Sim, eu sou o assunto. E um assunto que ninguém mais fala, diga-se de passagem rsrsrs

Claro que, com o tempo, eu desenvolvi outros assuntos (até porque sou muito comum, jamais sustentaria um blog só falando de mim) mas mantive o tom coloquial, pois senti falta disso quando comecei e lia grandes blogs.

Então, a dica é: tenha seu estilo, descubra-o e faça dele seu diferencial. Inspirar-se é legal, mas copiar o estilo dos outros pode ser uma furada. Vou citar um exemplo de estilo que destaca positivamente o blog: Joana Campos - De mim pra você e de você pra mim: a Joana tem um estilo todo dela, bem pessoal e que é o diferencial do blog. Isso faz o blog se destacar positivamente.

Escreva corretamente

E aqui começa a polêmica! Mas vou defender até o fim o capricho na escrita de um blog. Eu disse acima que tento manter em meu blog o tom coloquial, e isso é intencional pois quero manter a proximidade com você, querido leitor. Mas isso não significa que eu possa escrever de qualquer jeito, deixar passar erros graves de português e me recusar a melhorar. Blog cheio de erros está fadado ao fracasso. O conteúdo pode ser bom, mas se os erros forem demais os leitores se afastarão com certeza!

Alguém pode se justificar dizendo que pouco estudou, que não gosta de ler, que não acha que precise aprender e/ou melhorar… Eu digo o seguinte:

Eu pouco estudei, ou como diz o Alexandre: eu pouco fui à escola. Já falei disso algumas vezes, veja aqui por exemplo. Pois bem: isso não quer dizer que eu não possa aprender. E não há melhor maneira para aprender como escrever do que ler. Simples assim: "quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê."

E outra maneira de aprender é aceitar correções bem intencionadas. Eu cometo erros, claro. Seja de digitação, seja de concordância, seja de grafia. E sou corrigida por amigos. Uma vez a Fernanda Reali me corrigiu e ainda pediu que eu não ficasse brava… tinha graça ficar brava, né? Fico grata. Outra que já me corrigiu foi a Renata Peixoto, amiga querida. Como disse, aprender sempre, isso faz a gente ser melhor e ter um blog melhor.

Então a dica é: leia muito. Leia livros pois tem muita coisa escrita de modo sofrível na net. E busque aprender, busque melhorar. Vou indicar um blog muito bom, da Maria Lúcia, que pode ajudar, e muito, a quem deseja escrever melhor: Flor do Lácio. No blog ela dá dicas preciosas sobre "… a última flor do Lácio, inculta e bela…"

E nada de cair no extremo oposto e usar uma linguagem que o leitor médio não consiga assimilar. Seja natural. Escreva bem, mas sem exageros. Ah, por favor: não orkutize nem msntize seu blog.

Não engane

Sem muitas explicações, simplesmente não engane. Não diga que o texto é seu se não for. Não deixe que os leitores pensem que o texto é seu se não for. Não copie coisas sem autorização. Não minta dizendo que a foto é sua. Não copie a receita do livro Dona Benta e diga que é sua, as pessoas saberão.

 

Para encerrar, algumas dicas:

  1. Não use a técnica manjada e duvidosa do "estou te seguindo, me segue de volta"; isso queima seu filme com blogueiras sérias;
  2. não comente posts sem ler, só pra fazer média. Acredite, as pessoas percebem. Não assassine seu blog fazendo esse tipo de propaganda negativa.
  3. Não cole o mesmo comentário-padrão em 2458 blogs diferentes no intuito de conseguir visitas para seu blog: a gente sabe de cara quando um comentário é Ctrl+c/Ctrl+v. Imagine o constrangimento de ver o mesmo comentário em dezenas de blogs! Eu, hein…
  4. Gostou de um post e quer divulgar? Use as diversas redes sociais para isso.
  5. Não copie e cole em seu blog dizendo que está divulgando; não está, está apenas plagiando, com ou sem link.
  6. E sempre, sempre mesmo, peça autorização para citar partes de um texto escrito por outro blogueiro. As pessoas sabem, vai por mim.

E a credibilidade, nesses casos, é como virgindade: perdeu? Já era. Pode fazer plástica, mas sempre vai ter gente sabendo que é falsa…

Chegou até aqui? Parabéns pra você! Saiba que este é outro fator que ajuda um blogueiro se tornar relevante e ter sucesso com seu blog: ler de fato.

E você? Tem outras dicas sobre como ter um blog de destaque? Diz aí…

97 comentários:

  1. A minha pergunta: porque o pessoal quer um blog de destaque?

    Sempre fui da opinião que ter um blog é uma coisa que vc tem que fazer porque gosta e não visando autopromoção ou ser um problogger.

    Já tive blogs super visitados, com dezenas de comentários, mas sinceramente, sou mais feliz agora. Meu bloguinhos são básicos, pouquinhos seguidores e assim vou levando sem pressões.

    Eu acho que sucesso tem a ver com qualidade. Aqui eu encontro qualidade.

    Adorei a parte dos blogs de decoração. O que vc disse é pura realidade!

    Desculpe o tom limão azedo sem açúcar, viu? Vc sabe falar das coisas melhor do que eu.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de assuntos ligados a paranormalidade de fato me encaixa bem nesse item mais vendo seu blog o meu é uma criança aprendendo a passos muito curtos obrigado pela postagem mais não consegui inscrever meu blog mais tá otimo só em ouvir um expert vejo que tenho muito a aprender!

      Excluir
  2. Ah.....muito bom mesmo adorei as dicas, sempre melhoro meu blog com suas dicas (mas ainda não desisti de usar _ou melhor_ contratar a sua criatividade para melhorar o meu blog, mas eu acredito que tudo tem a sua hora, parabéns pelo texto, aprendi muito lendo-o, pois também sou nova nessa vida de blogueira....bjs e continue nessa linha mesmo, adoro vir aqui....bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine, gostei do texto.
    Eu fiz uma propagandinha do seu blog e serviços lá no meu. Tem pessoas que não sabem fazer muitas coisas no blog então eu sei que você faz e indiquei.Foi mal?
    Eu sempre fui assim: sei quem quer e sei quem faz, então faço o contato.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Cara Elaine,
    Gostei muito deste post, achei suas dicas ótimas.
    Passeei pelo seu blog e adorei seu portfólio, ainda não vi todos, mas os que vi me deixaram encantada, muito charmosos.
    Parabéns por tanta criatividade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Elaine, adorei o post. Me identifiquei com muita coisa e aprendi muito também. Meu blog as vezes fica um tempão sem post porque eu não me sinto inspirada. Sou um pouco tímida e não gosto muito de falar de mim, então escrevo pouco.
    Mas adorei todas as suas dicas e com certeza irei pensar mais ainda antes de escrever um post.
    Uma coisa que acho interessante é ler e reler o post antes de publicar. Todas as vezes faço isso e sempre acho um erro ou uma forma de melhorar o que estou dizendo. Pra mim é muito válido.
    Bjoka e obrigada por trazer sempre ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Olá Elaine, boa noite!Amei esse artigo,sou recém chegada no mundo dos blogueiros, mas, antes de querer envolver-me, analisei, li,e concordo plenamente, de plágio a net está cheia!Temos que ser autênticas!Aprendi muito, Deus te faça prosperar!!!Essa atitude de compartilhar conhecimentos não é vista em muita gente neste mundo de blogueiras!Um abraço.Rosângela Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Eu vim justamente aqui aprender mais e mais como ser uma blogueira melhor.
    Sei que ainda falta muitooo, mais estou melhorando, quando olho meus primeiros posts, percebo como melhorei e falar de si mesma, faz sucesso mesmo, meu Blog passou de um simples Blog que mostra meus desenhos, para um Blog pessoal, cheio de coisas que adoro falar e mostrar minha opinião.
    Acho que o que precisa é de Blogueiros mais serios, aqueles que gostam de ler... que se interesse por aquilo que está no seu Blog, cansei de ver blogueiros escrevendo: " Eu não li tudo, não gosto de ler textos grandes."
    Mais tem Blogueiro de todos os gostos, eu sempre visito quem estou seguindo, mesmo que nunca tenha ido ao meu Blog, pois se estou seguindo, não quero ser um seguidor fantasma, meu Blog está cheio deles, mais não me importo, lá tem pessoas super legais e que adoram meu jeito de bloggar.
    Mais preciso melhorar minha escrita... e estou fazendo por onde!! Bjs
    Adoro vir aqui e pegar altas dicas de como melhorar!! ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá Elaine, como vai...
    Nossa, o texto esta ótimo... Muito claro e objetivo.

    Posso por seu link lá no meu Flor, tem muita gente precisando ler isso rs.

    Eu queria ver uma coisa contigo, sobre o blogger, vou te mandar um e-mail, esta bem... se vc tiver um minutinho, ficarei agradecida.
    Obrigada

    Boa noite.
    Irma

    ResponderExcluir
  9. Você disse tudo. E eu sempre me procurando nas dicas rs

    Conferindo os links...

    Bjs querida
    Mah

    ResponderExcluir
  10. Eu percebo sim todas essas coisas... Não faz nem um ano que tenho blog e estou muito feliz. E nunca, NUNCA, entrei em nenhum lugar e deixei o link do meu blog lá. Comecei aos pouquinhos, e as pessoas descobriram que tenho blog e tbm contei com uma ajuda preciosíssima de Alexandre Mauj que de graça me deu um empurrão fantástico. Tbm uso o FB, mas nunca fiquei pedindo pra lerem o meu blog. E hj, pro meu espanto são mais de 200 visualizações por dia. Isso é um fenômeno pra mim, nunca imaginava.
    Eu falo por mim, eu sigo blogs, comento, gosto por livre e espontânea vontade. Não dependo de comentários dos outros blogs pra fazer isso com prazer. Se eu gostar e a pessoa ficar meses sem me visitar, tudo certo. Continuo indo lá porque gosto.
    E falar da gente, como eu faço, minhas opiniões, meu modo de ver a vida, coisas cotidianas, isso nem tem como copiar. As pessoas sabem como sou.
    Eu estou feliz e estou feliz tbm por descobrir tantos blogs maravilhosos e tanta gente interessante nesse mundo blogosfera.
    Escrevi uma redação, né?
    Mania de começar a escrever e não parar mais...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine!
    Você disse tudo. Para se ter destaque tem-se que ser verdadeiro.
    Suas dicas são sempre valiosas. Não tenho a pretensão assim de tanto destaque, sinto que aprendo a cada dia e gosto disso. Ainda tento me "encontrar", mas chego la!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  12. Post maravilhoso, cheio de dicas de NETiqueta. Não é porque me citou que estou elogiando, é pelo valor de cada conselho dado aqui.


    Eu acredito que uma coisa que valoriza um blog é citar e linkar outro, pois os leitores de um irão visitar o outro, haverá troca de conhecimento e ganho para todas as partes.

    Obrigada por me citar!

    Ah, eu sou fã do Espaço da Giu. Os posts dela sobre livros e filmes são os melhores!

    ResponderExcluir
  13. Nossa vc tem razão sobre tudo o que esta escrito aí, realmente plagiar não é minha praia, tudo o que eu escrevo no blog é meu, só as imagens que pego da net emprestadas, gosto muito de escrever, e adoro comentar nos blogs, fico feliz quando alguém deixa um recadinho, me dá forças para continuar a escrever, adorei as dicas, beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine! As suas dicas são sempre preciosas! Como eu recebo as postagens por email, eu acabo lendo lá e não comentando aqui... Adoro esse cantinho! Bjusss

    ResponderExcluir
  15. Amada
    Nossa qtas dicas legais, olha queria te pedir um favor enorme, queria que me ajudasse numa coisa, queria colocar aquela caixinha de pesquisa onde o leitor coloca o assunto e aí aparecem o posts relacionados ao assunto...
    Ai tomara que vc possa me ajudar nisso!
    Então obrigada mesmo pelas excelentes dicas, eu amo meu blog e tento melhorá~lo a cada dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Elaine, minha linda!

    Uma amiga já me corrigiu no blog umas vezes. Ela é professora e me adjudou nuito... Uso o corretor do WLW e confio nele, nem smepre reviso meus posts ( Erro)
    Digoto como falo, rápido.... e cometo alguns erros, mas procuro corrigir sempre que vejo...
    Já deixei de acompanhar blog pq a leitura doía... Mas, ainda apanho dessa nova ortografia, e pago uns micos com certeza.
    Se fpr pra relaxar abandonar o blog é melhor

    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  17. Oi Eliane!!Que boas dicas você nos dá!Sabe,quando comecei meu blog, foi na cara e na coragem.Acompanhava sempre a Ana Maria, do blog Jeito de casa e um outro blog que já saiu do ar...adorava ler o que elas escreviam, ver as fotos das casas delas...enfim...me apaixonei.Estou aprendendo a cada dia,mas confesso, não tenho muita habilidade com as ferramentas que o blog oferece.Sempre peço socorro aos filhos.Com 45 anos de idade, acho tão difícil me adaptar à esta nova,ou melhor, nem tão nova,vida virtual.Mesmo assim,não desisto, vou acertando aqui, errando acolá...Meu blog se tornou um bom passatempo para mim.Gosto de escrever corretamente,me preocupo muito, pois sou professora e cobro muito de meus alunos a ortografia,a concordância...Gostei da citação que você usou : "a pessoa que não lê, mal fala,mal ouve, mal vê".ela é de Malba Tahan.Obrigada pelas dicas!Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Um blog bom de se ler, seja qual assunto levante, é realmente um bem escrito. Acho que a maioria das pessoas gosta de assuntos pessoais. Não é preciso mostrar foto,mas é bom que falem da família, mesmo superficialmente. É bom que saibamos que atrás da telinha tem alguém como a gente.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Achei ótimo seu post concordo com vc, plagiar é feio, principalmente por que sabemos o trabalho que dá manter um blog. Gostei das dicas....bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine,adorei suas dicas , sempre estou por aqui lendo e tentando aprender som suas dicas que são ótimas. Obrigada por dividir e nos ajudar com sua experiência, aprovo tdo que falou sobre saber escrever, comentar, pedir seguidores etc.. etc..

    Um beijo
    Leila

    ResponderExcluir
  21. Oi Elaine!

    Sem querer ser chata, e copiando a Vero Kraemer, o que me manda embora de um blog é o chamado "blog trio elétrico", porque tem luzes piscando e som alto. Isso é poluente visualmente e desagradável para os ouvidos. Sem contar os sustos q a gente leva na madrugada qdo entra nessas páginas...rs

    Não curto também aquele mensageiro dos ventos tilintando enquanto eu tendo ler os posts.

    Outra coisa, receber um ou outro informativo importante do blog é bom, mesmo que não tenhamos assinado os feeds, mas fazer isso com todos os seguidores em todas as postagens não é legal, fica cansativo e a gente começa a não ler mais todos.

    Importantíssimo esse post, muita gente erra por pura falta de orientação.

    Beijos.

    Clau

    ResponderExcluir
  22. Achei muito bom teu post - os tópicos que selecionaste, certeiros! Aprendi, também. Abs.

    ResponderExcluir
  23. Amiga cada dia mais me surpreendo com as dicas que você dá aqui,isso é muito importante,principalmente pra quem tá começando,como eu.Obrigado!
    Cheiro!!!

    ResponderExcluir
  24. Elaine,
    Concordo com tudo o que você escreveu, porém faço uma ressalva.
    Tenho lido alguns blogs, que apesar de conterem apenas citações, conseguem ter um estilo próprio e exprimem o sentimento do blogueiro.
    São postagens bem escolhidas, frases ou poemas de grandes autores, enriquecidas com belas imagens, como é o caso de patriciacassimiro.blogspot.com (mas que não deixam de ser exceções)
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  25. Que post super interessante! Achei as dicas bem legais tanto para quem está começando agora quanto para quem já tem algum tempo de vida na blogosfera. Falar sobre o que gosta, ser autêntico, encontrar um nicho, escrever corretamente e ser ética é fundamental. Eu gosto muito quando alguém me corrige, não fico chateada por isso de jeito nenhum. Às vezes a gente desliza no português e nada melhor do que aprender e melhorar nossa maneira de escrever e de se expressar. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post! Boas dicas! Porque realmente tem uns comportamentos na blogosfera que incomodam e afastam as pessoas dos blogs.

    Muito bom o alerta!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  27. Bom Dia!
    Vc como sempre nos ajudando e nos proporcionando uma melhor qualidade em nossos blogs.Obrigada pelas dicas,são excelentes e fundamentais...
    Bjs!!!Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  28. Muito legais as dicas e acredito sobretudo no aArinho COM OS LEITORES, VISITAS, RETRIBUIÇÕES , GOSTAR DO QUE FAZEMOS.ISSO É O BÁSICO!

    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  29. Muito relevante e oportuna a postagem, mas o que mexeu comigo foi entrar no link sobre a sua história de vida. Fiquei comovida!
    Parabéns e que vc sirva de exemplo para muitas outras pessoas.
    Sigo seu blog sempre, nunca saí daqui sem aprender e sem divulgar no meu twitter.
    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  30. Nusssss, pensa numa mulher que tá quase indo embora pelo ralo?!
    """""EU"""""
    como qassim amiga? sou muito menos que isso que vc falou.... pára né?
    Fiquei rubra, me derreti toda, e se não me segurassem eu já tinha ido embora pelo ralo mesmo, de tão derretida que fiquei....

    Mas é isso mesmo!
    Mas sabe o que acontece? as vezes agente admira tanto uma pessoa que acaba falando igual a ela... quem nunca pegou uma expressão de uma amiga, que falava a tal expressão sem parar....???? Eu tento me policiar, mas já pequei muito nisso! Ôh!
    Agora copiar o texto é feio mesmo... as vezes tento falar que li o texto tal, no blog tal, que mexeu comigo de tal maneira etc... e aí cito o link, se a pessoa quiser ver na íntegra corre lá, não é? Assim não vejo como feio, pois vc tá dando oportunidade de outras pessoas, conhecer, voltar e quem sabe debater com vc, com conhecimento de causa não?

    Vixe falei demais...

    Mas Ó, tô tão feliz! Cê-num-sabe-não! hehehehe

    Beijos e brigadíssima!

    ResponderExcluir
  31. Obrigada.
    Acabei de atualizar um post, por causa das suas dicas.
    beijus.

    ResponderExcluir
  32. Ótimas dicas, Elaine! E vou te contar quando a pessoa chega com papinho to de seguindo me segue, nem abro pra conferir, coisa mais chata né? beijo querida

    ResponderExcluir
  33. Oi Elaine,

    Vim aqui buscar um post sobre como colocar a caixa de pesquisa no blog, para uma seguidora que pediu ajuda. De repente, avisto meu nome e aí acordei direito (vale ressaltar que tinha acabado de acordar, estava meio grogue..haha) e me sinto tão lisonjeada. Muito obrigada!

    Suas dicas são sempre valiosas, nos ajudando a melhorar sempre, como pessoa no mundo virtual e no real.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi Eliane querida..belas dicas..você escreveu tudo!!!Parabéns..vi a felicidade da Giu no tuí, mas ela merece..o blog dela é lindo e vou espiar alguns que vc citou e eu não começo..beijos!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Elaine!
    Dica mesmo eu não tenho, ainda estou tateando por aqui, mas ter uma certa etiqueta no tratar outros blogueiros, ah, isso é importante e eu tento. Erros de português vejo muitos e cometo outros tantos. Adoraria ter quem me pegasse na orelha neste aspecto.rss

    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Nossa, vi que já tem 35 comentários e lá vai mais um (chover no molhado). Elaine, como sabe sou nova no pedaço e depois que você arrumou meu blog vem gente de tanto canto me conhecer!!! sou gratíssima por isso, fico feliz com os elogios mas... sinceramente algumas pessoas já estão me aborrecendo com esse "me segue que estou te seguindo". Coisa chata isso, né? Aí é que não sigo mesmo, a não ser que o blog tem assunto que me interessa. Agora não entendo porque tantas blogueiras (blogueira antiga, experiente) fazem questão de responder o comentário em seus próprios blogs. E se quisermos ler a resposta temos que ir lá? lembrar em que post fizemos a pergunta ou comentário? Dificilmente volto e a respostinha fica lá, abandonada. Como funciona isso? É assim mesmo?
    Beijos,

    ResponderExcluir
  37. Elaine, eu morro e não vejo tudo, como tem blogueira colocando fotos de outros blogs e diz que é a sua casa, isso é o cumulo.

    Adorei as dicas, vc é o máximo.

    Um super beijo

    ResponderExcluir
  38. Elaine,
    Adorei o que a Clau falou, que tem certos blogs que cansam de tanta informação e música alta, com bichinhos andando na tela. Isso cansa. Gosto de andar em blogs claros e objetivos.
    E só comento quando realmente gostei do que estava escrito ou a foto me agradou.

    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  39. DICAS MUITO VALIOSAS...Eu tenho á pouco tempo meu blog,e a intençaõ foi somente "ARQUIVAR" o que realmente gosto.Quando falo ARQUIVAR, COM CERTEZA É DAR OS DEVIDOS créditos ao blog que ali postei...não passa um BATIDO.Quanto ao erro de portugês,devemos mesmo observar melhor...e esse negócio de ter QUANTIDADES de seguidoras..não sou obsecada por isso...segue-me quem achar que tem á haver com o blog.Por isso, agradeço muito sua postagem entiquecedora para todas nós.........Fica na paz.

    ResponderExcluir
  40. Oi Elaine, gostei muito das dicas. Eu comecei a blogar por curiosidade e fui ficando e fui gostando e agora já faz parte de minha rotina. O blog e os amigos conquistados já fazem parte de meu dia-a-dia. Errei e erro muito, estou sempre procurando me aprimorar e aprender com os mais experientes, ouço e tento absorver todas as boas informações. Concordo quando vc diz sobre as pessoas que te seguem que pedem para serem seguidos, acho isso muito desagradável, ou seja, o blog e seu dono tem que me conquistar pelo conteúdo e é claro pela pessoa que se mostra através dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns Elaine,como sempre trazendo temas polêmicos.
    Cabe cada um analisar-se.
    Abraços (não esqueci de você,quem espera sempre alcança rs)

    ResponderExcluir
  42. Tudo tão válido o que escreveu....deveria ter uma regra de blogueiros,assim como a dos escoteiros,(sempre alerta)dos mosquetieros(um por todos todos por um) ((acho)),que nos unisse de forma elegante.Não deixando que nada de fora interferisse no nosso trabalho...uns estão para os outro,desde que trabalhem com seriedade....daí teríamos muita força.Suas sujestões são ótimas para quem quer seriedade ......obrigada.......
    abraços

    ResponderExcluir
  43. Tabefes pra cá, tabefes pra lá... srsrsrsr gostei muuuuuuito. Sabes do que falas. Bjis

    ResponderExcluir
  44. eu gostei muito do seu texto,faz apenas três semanas q criei o meu então tenho muitas dúvidas e vc me ajudou muito...parabéns

    ResponderExcluir
  45. Olá! Boa tarde! Gostei muito desse post, bastante interessante. Concerteza foi muito útil pra mim, principalmente para o desenvolvimento do meu blog. Valeu! Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Olá! Boa tarde! Gostei muito desse post, bastante interessante. Concerteza foi muito útil pra mim, principalmente para o desenvolvimento do meu blog. Valeu! Beijos!

    ResponderExcluir
  47. OI.
    Quase sempre venho ler suas dicas, porque gosto de ler e aprender. Mas sinceramente acho bem complicado ter um blog correto, quanto mais de destaque,hehehe. Com medo de errar, prefiro ficar na minha. Desculpe a egnorância, mas o que é não orkutize nem msntize seu blog. Bj. Ieda.

    ResponderExcluir
  48. Oi Elaine!
    Mais uma vez, parabéns pelo post. Além de ser informativo, tem alma.
    E, além do post, li quase todos os comentários.
    Coisas que me incomodam e que muitas vezes me fazem abandonar um blog:
    - Música
    - Layout poluído e às vezes até meio antigo (acredite, não gosto)
    - Erros de português, de qualquer espécie (exceto os claros erros de digitação). Sou chata pra caramba com isso, não aceito nenhum, pois atrapalha a minha leitura tanto quanto uma música ou uma luz piscando.

    Tenho meus pecadinhos no blog também. Aliás, acho que um pecadinho só. Quando eu pego uma imagem na internet, normalmente genérica, muitas vezes esqueço de colocar a fonte. Até porque, quando uso, são bem genéricas mesmo, e muitas vezes as fontes onde eu peguei não são as donas da imagem também. Mas, obviamente, não digo que são minhas. E, basta ler dois posts meus com imagens, que dá pra perceber o meu estilo de fotos (forma totalmente leiga e objeto fotografado) pra saber que não é minha.
    Mas eu juro, juro que sempre tento lembrar de botar a fonte!

    Beijinhos!
    Beijo na Menininha!

    ResponderExcluir
  49. Oi, conheci teu blog a 15 dias e já sou leitora assídua. Além de ler tudo ainda fico um pouco mais com você porque seus posts são super interessantes para quem está iniciando na blogosfera como eu. Ele é um verdadeiro ACHADO. Obrigada por compartilhar seus conhecinentos. Deus te abençoe. Quando eu crescer quero ser como vc. Bjks.

    ResponderExcluir
  50. Há conheci teu blog procurando dicas para otimizar e melhorar blog. Fiz meu primeiro blog em dezembro de 2010 e me apaixonei pela blogosfera.

    ResponderExcluir
  51. Ler, de fato... eu diria que foi a mais preciosa dica do texto! =) Aliás, suas dicas são valiosíssimas, sempre!!! =) Vc continua sendo o meu "BOMBRIL PARA BLOG"!!! KKKKKKKKKK
    Grande beijo!
    Si

    ResponderExcluir
  52. Eu fiz meus blogs para aliviar a minha cabeça de tantas palavras que rondavam a minha cabeça...
    Não é para me promover não... prova disso que meu blog sobre futebol, não tem quase seguidor nenhum e mesmo assim tá lá!

    Eu gosto de escrever... Daí... criei os blog!

    As vezes vc até me inspira a criar algum post, Laine...

    O último mesmo que postei no Vidas Linha, foi vc que me inspirou...

    Mas não vou pedir para me visitar e ver, pode deixar...

    Era só para vc saber mesmo!

    Adorei o post!

    bjão

    ResponderExcluir
  53. Oi Elaine, eu nunca quis ter um blog de sucesso, mas gostei das dicas, até por que, elas são válidas mesmo para aqueles que não tem grandes aspirações na blogsefera rsrsrs.
    Educação, gentileza e caráter são regras indispensáveis seja no ambiente real ou virtual.
    Bjs

    ResponderExcluir
  54. Ô menina franca! Adorei seu perfil, bota sinceridade nisso! vou segui - la porque é disso que precisamos - sinceridade pura!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  55. Oiii! Elaine como sempre você arrasou. Eu também acho que tudo tem que ser verdadeiro, mesmo que isso tenha algum preço como uma exposição menor ou coisas desse tipo. só com sinceridade podemos construir algo duradouro. Bjinhos e boa noite.

    ResponderExcluir
  56. Olá Elaine, essa maneira clara e coloquial de se expressar, acredite, é a melhor forma e por isso mesmo você tem tantos seguidores e admiradores, sem falar das dicas que você nos dar de bandeja,né mesmo? Você está certíssima a net está mesmo cheia de blogs que não são nada interessantes.Eu acho que; se eu não sei muito é melhor passar o pouco que sei mas com o máximo de qualidade possível até por respeito ao seguidor.Isso amiga, você faz com excelência. Um grade bj.

    ResponderExcluir
  57. Concordo com tudo que você disse. E vai do objetivo da pessoa com o blog também. O meu não é ser famosa por ele, até porque não tenho tempo para me dedicar integralmente como algumas blogueiras fazem.
    Mas achei muito importante sua dica sobre escrever corretamente. É muito feio ler um blog com erros de português. E vamos mudar isso como? Se não somos um país que lê?

    Post muito bem escrito, ótimas dicas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  58. Menina dicas super importantes, eu sou um tanto burrinha para estas coisas, por explo.com tempo venho ver a postagem do FAVICON que até hoje não sei pra que serve, nem como utilizar, brigaduuuuuu beijos Luconi

    ResponderExcluir
  59. Oi Elaine, passo sempre por aqui, pois gosto muit das dicas do seu blog. Bjs Lê
    www.penachioarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Completo e irretocável, Elaine. Acrescento aplausos e gratidão. Abraços e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  61. Oi Elaine,
    Eu gosto muito da forma como vc escreve, me passa credibilidade. Sem contar a sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos. Já aprendi muita coisa seguindo suas dicas. Meu blog ainda está engatinhando mas, graças a vc, estou melhorando a cada dia.
    Algumas coisas não deram certo, acho que eu não soube fazer... mas um dia eu chego lá.
    Sou nova neste universo blogueiro, ainda não sei direito como a coisa funciona, mas pretendo aprender.
    Obrigada por ser tão generosa e paciente.
    Abraços,
    Dilti

    ResponderExcluir
  62. Oi, Elaine!
    Realmete, é crucial que um blog deixe transparecer a personalidade de quem escreve e, que o faz, deve sim, saber sobre o que está falando. Por isso os meus blogs falam sobre música e sobre mim mesma. Tenho conhecido muitos blogs legais e aprendido a melhorar os meus através de suas super dicas e, com o pouco tempo de vida na blogosfera, já notei a galera dando Ctrl+c/Ctrl+v, sem nem citar as devidas fontes. PLÁGIO É CRIME!!! Será que quem faz isso não sabe?
    Ah!!! Tem e-mail tá, fofa?!
    Rockiss!!!

    ResponderExcluir
  63. Sensacional Elaine! Assino embaixo, sem plágio, se me permite! Aliás, o mau português anda frequentando demais os blogs, mas isso, infelizmente, não tem solução. Grande abraço,

    ResponderExcluir
  64. Olá Elaine,

    Gostei demais de tudo que li, são dicas preciosíssimas para nós, blogueiras!
    E como você falou: "Devemos aprender sempre, isso faz a gente ser melhor e ter um blog melhor." Pura verdade... Mas não apenas em relação ao blog, mas também é importante para a vida estarmos sempre aprendendo!

    P.S.( Recebi no último dia 16 meu prêmio, o livro de Sydney Sheldon -O Ditador. Obrigada viu, amei!)

    Fica em paz e um ótimo fim de semana para você! =D

    ResponderExcluir
  65. Oiê mestra!
    Tenho passado, lido as postagens mas comentário que é bom nada... A saúde não estava deixando ficar muito tempo. Agora já quase inteirinha novamente, voltei pra comentar...
    Tenho um problema sério... não sei dizer oi e fui! Gosto de ler tudinho aí demooooro em cada cantinho que visito. Acho super estranho esse negócio de "tô te seguindo, me segue também?"... Cada um segue o que acha que deve seguir, ganhar seguidor forçando a barra é dose... recadinhos genéricos pra espalhar por aí, também não é o meu forte... Se depender dessas coisitas, meu blog nunca vai bombar,kkkkk
    Agora até lá no outro post falar do que me faz feliz aos cinquentinha...
    Bjks

    ResponderExcluir
  66. Elaine maravilhoso post, desejo que todos os blogueiros iniciantes ou não leiam! Se antes internet era terra de ninguém, hoje o negocio é super sério, o que você faz aqui fica aqui para a eternidade a não ser que você delete, lógico que todo mundo quer se destacar, mas quem disse que você tem que se destacar em tudo? Tem blog para tudo, legal ou não Deus colocou no mundo e eles se juntam, decoração x designer/ beleza x mulher/ comida x gourmet e por ai vai.Cada um na sua feliz escrevendo um blog para chamar de seu!

    ResponderExcluir
  67. Ola Eliane,eu como sempre por aqui,sabe por que??Porque adoro suas dicas e seus textos,isto pra mim e´ qualidade,agora vou parar de rasgar seda e falar de mim..
    Sou novata na blogosfera e ainda desapercebida,escrevo porque gosto,aprendo a cada dia mais, mas nunca tb pedi pra ninguem me seguir,escrevo de mim,do que gosto e de quem gosto,qdo leio algo que me agrada sempre escrevo algumas palavras minhas dizendo onde achei e claro o link..Enfim me considero novata mas com certeza sincera..
    Qto aos erros gramaticos,tenho apenas um probleminha com os acentos,pois escrevo em um teclado alemao e faltam muitos acentos essencias do nosso idioma,sei que tem programas para pc que ajudam mas ate hoje ainda nao corri atras pra mudar isso (ai ai),um dia ainda mudo isso,por enquanto estou adorando esse mundinho virtual,me faz bem e se me faz bem que mal tem??kk
    Bom beijocas e continue sempre assim,sempre maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  68. Elaine, é a primeira vez que chego até você e este post foi de muita valia para mim, sou blogueira já algum tempo. Sua forma de escrever é muito esclarecedora, gostei muito!
    Paz e Luz
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  69. Também me faço essa mesma pergunta. Acho que nós precisamos sempre nos renovar, buscar meios de melhorar o conteúdo, a interação, etc. Tempo é artigo de luxo, tenho que ser grata àqueles que dedicam um pouco do seu para ler o que escrevo. Por isso, tento fazer o melhor e nunca acho que está bom o suficiente.

    Concordo totalmente quando você diz que é bom manter um tom coloquial, mas é primordial escrever corretamente.

    Ah, e eu acrescento uma dica: Interagir com bons blogueiros. Você faz amizades, aprende e ainda recebe a divulgação "boca a boca"(ou "tweet a tweet") enquanto faz o mesmo pelo outro. Tem gente que não gosta de divulgar posts alheios, acha que vai perder leitores se os direcionar para outro blog. Acho isso o cúmulo! Fico tão feliz quando divulgo algo, e as pessoas gostam!

    Ótimo post, Elaine!

    Beijos

    ResponderExcluir
  70. Bom dia Elaine!

    Li o seu post fresquinho, mas só hoje tive time de vir "escrivinhar" aqui.

    Acho que esse "destaque" é um sonho de consumo de todo blogueiro, sou extremamente amadora, era para euzinha ter mais seguidores, porém não tenho Facebook, twitter etc... Os amigos é que divulgam para mim, vez em quando a Fernanda Reali, divulga no seu twitter entre outras amigas (os), e por este carinho e reconhecimento sou muito grata!

    Realmente o blog da Giu é super agil, informativo, gostoso de interagir com a dona. A atarefadíssima Joana, tem um modo extremamente particular de se comunicar, parece que estamos na sua cozinha (reformada) conversando com ela.

    Elaine, não te dei notícia da minha cadela porque fiz o teste e deu negativo, mandaram fazer a contra prova numa instituição do governo federal em Belo Horizonte e até hoje o resultado não chegou! Os filhotes estão imensos! Eles são eficiente p/ matar o animal, mas reparar os erros, ou solucionar o problema fica muito a desejar...

    Um excelente fim de semana p/ vc e família!

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  71. Post muito bom! Tomara que muitos blogueiros sigam suas dicas, pois são valiosas! :)
    Adorei seu cantinho, flor...
    Parabéns!

    Bjs.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  72. Gostei muito do texto e concordo com todas as dicas. Acho que quem tem blog quer ser lido e quer se destacar, fazer diferente dos demais. Essas dicas são um bom começo mesmo por esse caminho, principalmente a parte do "estilo". Alguns blogs tem um estilo tão parecido um com o outro que eu acabo confundindo todos eles rs.

    Enfim, cada dia como blogueira é uma aprendizado e eu continua aprendendo, lendo e me interessando por esse universo.

    ótimo texto.

    ResponderExcluir
  73. Eis uma data de verdades, mas essa parte dos erros é aleatória, é verdade que deveremos ter algum cuidado em não errar, mas muitas vezes vale mais o tema que a escrita em si, que me importa se o Pessoa escrevia sem danos para o Português se o nooso nóbel nem se importava muito com os acentos e virgulas...
    Emfim se é nosso é legitimo...

    ResponderExcluir
  74. Eu gosto quando me corrijam ou que discordam de mim, pois são nessas horas que mais aprendo. Beijus,

    ResponderExcluir
  75. Olá Elaine, esse post está na blogosfera, em dois blogs que entrei, havia indicação desse post, vim ler, eu não gostei do título, mas gostei do conteudo de ética, sinceridade e clareza, eu só não gostei do título porque dá outra impressão, ao menos para mim, pois tem blogueira que se destaca e não é tão ética assim, e o pessoal sabe disso, mas a pessoa tem poder então o silêncio é absoluto, claro que sempre quiz seguidores no meu blog, mas não posto para ter seguidores, não comento para ter seguidores e se deixar de me seguir, eu vou entender, eu comento porque gosto dos temas dos blogs e gosto dos vínculos que se formam, eu adoro o meu blog e muitas vezes não falo nada nas fotos de decoração, porque acho que a imagem fala mais alto, eu não sou expert em decoração eu apenas amo decoração. E mesmo parecendo que estou me justificando, quero dizer que concordo até certo ponto, que tem outros ângulos que um olhar só às vezes não enxerga. Com isso quero dizer que o melhor caminho é o respeito consigo mesmo e nesse caminho muitos semelhantes vão estar e isso é o que importa, sem sangrias e desesperos de ser o maior e sim fazer o que gosta. beijos, gostei do post, admiro você.

    ResponderExcluir
  76. Oi, Elaine..
    Muito bacana seu texto, gostei muito das dicas.
    Obrigada por compartilhar com a gente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  77. Elaine, suas dicas são certeiras e teu texto é ótimo de ler. Flui e interessa. E como você, valorizo os blogs que chamo de autorais, que mostram quem o realiza, seja pelo que faz, seja pelo que escreve.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  78. De forma simples e clara, abordou excelentes aspectos que devem ser observados nesse nosso mundo virtual.
    Parabéns!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  79. OLÁ,
    BOA TARDE
    SOU BEM NOVA NESTE MUNDO DO BLOG.QUE BOM QDO ENCONTRAMOS ALGUÉM QUE POSSA NOS DAR UMA DICA TÃO IMPORTANTE.PARABÉNS VIU.UM ABRAÇO.
    BRISA

    ResponderExcluir
  80. Quero muito te agradecer. As dicas que encontrei aqui muito me ajudarão a ser melhor. Pessoas como você são valiosíssimas! Não sentem medo de dividir o que sabem.Por isso se tornam vitoriosas! Parabéns e novamente obrigada.Que Papai do Céu cubra vc de bençãos!

    ResponderExcluir
  81. ESgtou lendo inúmeros posts seus . Afinal adoro todas as suas dicas beijo!

    ResponderExcluir
  82. Elaine eu queria saber,como vc fez para o seu blog ficar tão lindo.o titulo de borboleta.os botões me ensina por favor beijo

    ResponderExcluir
  83. Oi Elaine, bom dia!!! Já passei por aqui, mas hoje com mais tempo estou visitando e lendo tudo. Menina... dá vontade de ficar por aqui lendo lendo lendo todas as suas super dicas, vc é ótima Elaine. Me fez rir, pensar, analisar, e olhe eu também não fui muito de estudar não, também não curto muito ler livro, (achava que lendo aqui na net já bastava)mas realmente como vc mesma disse a internet não é exemplo para ninguém aprender a ler e escrever, tem muita coisa errada, mas também muita coisa que nos ensina como os blogs que vc mencionou e inclusive o seu. Confesso que tenho muitos erros, de concordância principalmente, mas dificilmente escrevo (palavras) erradas, procuro aprender sempre. Querida, muito obrigada por todos os seus posts, beijinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  84. Elaine, querida! Até certo ponto, suas dicas são úteis! Mas como já foi falado, cada caso é um caso e depende muito do objetivo do blogueiro. Existem blogueiros q escrevem so p si, por puro prazer de colocar a criatividade p funcionar, então não se importam de ter seguidores e não fazem questão de ter muitas visitas. Já outros não... procuram postar p agradar a si mesmos, claro, em primeiro lugar, e tbm para q as pessoas entrem, conheçam e muitas vezes, comprem seus artesanatos ou outras coisas... ou seja, um blog pode ter vários papeis, inclusive o de vitrine para a venda de serviços e produtos. De acordo c isso, cada pessoa divulga seu blog ou não, e se divulga, faz conforme acha melhor... Não existe nada q controle os passos de um blogueiro, existem apenas dicas, como vc está fazendo, e cabe a cada um concordar ou não, e encontrar o seu próprio jeito de fazer, sem se limitar a seguir “regras” prontinhas. Eu e as colegas das “Blogueiras Unidas” temos o hábito sim de nos visitar p divulgar os nossos blogs e deixamos sim aqueles recados padrões convidando p conhecer o nosso espaço... e sinceramente, não vejo nada de errado nisso! Eu sempre entro em todos, e já me surpreendi muito c a qualidade dos blogs, em todos os sentidos, tanto q continuo visitando e comentando... não é por causa de um “Ctrl+c/Ctrl+v” q um blog perde seu valor! Pra um blog perder a credibilidade, na minha opinião é preciso um conjunto de fatores, e as “blogueiras sérias”, as quais vc menciona, c certeza devem saber disso... Eu mesma já fiz muitas e muitas amizades, já tive o imenso prazer de ler muita coisa boa, conhecer incríveis talentos, e vendi muitas peças q produzo, por conta dos tais comentários padrões. Se eu e outras blogueiras agíssemos c esse preconceito bobo, teríamos perdido muitas oportunidades de enriquecimento.
    Qto a colocar coisas de outras pessoas nos blogs, eu sou completamente a favor, desde q se respeitem devidamente os créditos. O meu blog tbm serve como um ARQUIVO, como alguém aqui já comentou... Coloco la não so as peças q eu mesma produzo, mas os textos q gosto, os vídeos q gosto, etc... e pode acreditar q as pessoas visitam, leem, comentam e curtem bastante.
    Desculpe se me alonguei, mas falei tudo isso pq acho dicas importantes sim, no sentido de expressarem uma opinião, mas cada um tem o direito de ter suas próprias experiencias e fazer conforme acha correto. Só cabe a cada pessoa avaliar se está no caminho certo, se o blog está satisfazendo os seus objetivos e se precisa mudar em algum ponto... Isso é realmente algo muito pessoal e deve ser tratado como tal, pois tudo é questão de valores, de preferências, gostos e afinidades de ideias, nunca ninguem irá agradar a todos, isso é fato! O importante é saber o quer e ter personalidade.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  85. Elaine querida!!!Tudo bem?
    Hoje eu tive um tempinho organizei os marcadores,como sumiram muitas postagens aproveitei que estou com 326 posts,arrumei os marcadores...rsrs...Vou levar esta opção de sub menu,se eu não conseguir colocar te chamo,tá?
    Obrigada.
    Linda noite para vc,bjs

    ResponderExcluir
  86. Elaine. Você não me conhece ainda, mas virei sua fã. Tenho aprendido muito lendo o seu blog. Eu tenho um blog: http://www.coisasdaviviartesanato.blogspot.com.br . Os acessos têm aumentado, mas ninguém comenta. Quando resolvi dar uma modificada em tudo, encontrei você e me encantei com o que escreve. Estou aprendendo muito. Cada dia leio um pouco. Estou alterando, aos poucos, meu blog. Agradeço muito pelas dicas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane. Como vai?
      Também sou novata por aqui. Estou comentando porque achei que temos algo em comum: também tenho um blog que tem poucas visitas e muito menos comentários. E eu penso que o defeito deve ser meu porque não atraio leitores para os meus textos. Embora escreva sem erros de ortografia e tenha publicado dois livros, os quais vou divulgando no blog através de pequenos trechos, as visitas, comentários, vendas, são nulos. Mas também não é muito grave. o mais importante de tudo é ter saúde.
      Beijinho grande.

      Excluir
  87. Eu já tenho mais de um ano de blogosfera, mais ainda muita coisa a aprender.
    Uma coisa que também me atrai nos blogs e a aparência e as qualidade das fotos. O meu ainda não tem isso, me sinto insastifeita, mais estou procurando melhorar.
    Dicas que vão acrescentar muito nesse mundinho!
    bjusss

    ResponderExcluir
  88. OI ELAINE, AMEI ESSE POST.
    ESTOU TENTANDO MELHORAR O MEU BLOG E SUAS DICAS SÃO PRECIOSAS.
    PARABÉNS E MUITO OBRIGADA.
    BJOS...

    ResponderExcluir
  89. Caracas to bem atrasadinha com esta leitura visto a data publicada, mas fui ler o artigo sobre como otimizar as fotos e acabei lendo esse para ver se estou no caminho certo para ser uma blogueira de sucesso rsrs, Fora os erros de gramática e concordância que eu devo cometer involuntariamente, ja aprendi muito na blogosfera, principalmente em não colocar fotos sem dar os créditos assim como vc quem me policiou com isso foi a Fernanda Reali e assim eu venho colocando os devidos créditos merecidos e de direitos, mas uma coisa que eu faço mesmo antes de ler a respeito é nunca deixar um recado sem realmente ler o conteúdo do blog e tb deixar recadinhos vagos, como vc disse dar para saber, geralmente não sempre, mas quase que sempre, meus comentários são grandes, por isso estabeleço uma meta de visitar 30 blogs por dia, claro que as vezes não consigo, mas tento fazer assim e sempre prestigiar quem esta la no meu Blog.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  90. Olá Eleane comento várias vezes os seus post mas acho que nunca aparece o comentário, gostei do post, concordo, temos de escrever bem sem erros e encontrar o nosso lugar na blogsfera, e como encontrar o nosso cantinho este é mais um mas virtual e livro aberto.
    Beijinhos
    Alexandra Melo
    Blog wwww.reciclardecorar.net
    www.modaelist.com

    ResponderExcluir
  91. Elaine... criei o meu blog a pouco tempo (uns 2 meses) sempre volto a seu blog para encontrar dicas) graças a deus nunca fiz esse tipo de coisa... a questão é que quando se trata de parceria jamais e eu digo JAMAIS encontrei nenhum com um cunho igual ao meu (e olha que eu procurei muito).
    Tecnicamente ter um cunho TÃO diferente assim deveria trazer acessos, mas sinto muita dificuldade em encontrar parcerias que consigam trazer um pouco de cultura aos leitores e ainda assim ter alguma ligação com o blog.
    Estou perfeitamente ciente de que você é muito ocupada e tal, mas ou você ou qualquer pessoa que leu essa mensagem, conhecem algum blog parecido com o meu?
    http://www.umesobretudo.blogspot.com
    (não é por publicidade, é realmente pelo fato de para blogs pequenos parcerias serem úteis, mas para mim isso ser um problema)
    Boa Sorte aí pra você e para todos os blogueiros desesperados procurando dicas (assim como eu...)

    ResponderExcluir
  92. OLá Fofis, eu sempre leio sobre blogs, estudo, pesquiso, busco, amo vários blogs
    raramente comento, sentia vergonha de escrever, agora mais experiente vejo a necessidade dos blogs de receber comentários, vejo plágio horrendos, auto promoções dentro dos textos muito feio, gosto muito de te visitar tenho uma listinha de 15 blogs que visito TODOS OS DIAS, agora vou fazer uma visita aos que você citou acima, te agradeço muito pelas dicas beijocas de Pucca Pereira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal essa coisa de descobrir novas possibilidades na net.
      eu um dia sim um dia não mas acho que ando em de 30 blogs pra lá.
      Até porque fico entrando em um monte de site novo todo dia, isso te deixa sempre "ativo" com outros blogs.
      Infelizmente os blogs sem domínio próprio (geralmente mais tocáveis), costumam não ter muita qualidade.
      É muito difícil um blog tipo esse da Elaine que mesmo sem domínio próprio continua tocável.

      Excluir
  93. Oi Elaine. Como vai?
    Vejo que este artigo foi escrito em 2011 mas continua atual. Tenho visitado muitas vezes o seu blog e fiz até uma lista dos posts, que são mais do meu interesse e vou lendo quando tenho um tempinho.
    Deixe-me dar-lhe os parabéns. A Elaine escreve maravilhosamente bem. Tem um conteúdo muito bem extruturado, explícito e muito cativante.
    Quanto a mim, já não sou jovem - 1952 - mas também criei um blog, embora não compreenda quase nada de tutoriais, etc. Aliás, foi meu filho que fez todo o trabalho. A partir daí fiquei por minha conta e risco. Achei muita graça à sua maneira de dizer que criou um blog para falar de si. E isso é de louvar. E, por outro lado, ninguém saberia escrever melhor sobre o assunto! Né? Mas claro que foi evoluindo e digo-lhe que o seu blog cativa pela bonita aparência e pelo conteúdo.
    Eu já estou seguindo o seu blog embora ainda não me tenha inscrito. Quer dizer; penso que não. A minha foto só aparece nos "like".
    Quanto ao meu blog foi criado com a intenção de divulgar dois livros que publiquei. Um deles foi publicado aí no Brasil. Agora só estão à venda em formato e-book. São dois livros de autor, como são designados.
    Sabe que fiquei a pensar na sua sugestão - "falar de mim?" Mas, o mais provável, seria não ter seguidores como acontece até este momento. Porém, houve um episódio que me marcou profundamente e já pensei em falar sobre ele no blog. Algumas pessoas incentivaram-me mas eu não sei se faria bem ou mal. É o seguinte: o meu livro que foi publicado no Brasil foi copiado na íntegra, não sei por quem e esteve num site canadiano durante 20 meses, para ser lido publicamente, sem que eu soubesse de nada. Contactei a editora e a resposta do editor foi que não sabia de nada. Nessa altura o meu livro já não estava à venda porque mandei retirá-lo do site onde estava e da livraria cultura. Para além desse site, estava à venda em mais 6 sites. É claro que contactei logo esses sites. Alguns responderam que não tinha havido vendas mas outros nem se deram ao trabalho de responder, retirando-os do site. Nunca recebi um real e paguei para ser publicado. Por vezes penso neste episódio e tenho vontade de escrever sobre isso para que outras pessoas não sejam lesadas.
    Escrevi algumas histórias dos meus livros, fiz alguns pequenos resumos de outras mas não tenho vendido nada. Mas também não tenho espírito de comerciante e não me vejo, com esta idade, de porta em porta a "vender" os meus livros. Ah! Sou portuguesa. Sei que o tempo não chega para tudo. No entanto ficaria muito grata que desse apenas uma olhadinha no meu blog. Mas se não puder também não há problema.
    Tenho feito algumas mudanças mas nem eu tenho a certeza se o que modifiquei, ficou melhor ou pior.
    Desejo-lhe um bom final de tarde e um bom final de semana.
    Um grande abraço.
    O meu blog: http://www.o-cantinhodasletras.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.


Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…