Como proteger suas fotos e seu limite Picasa

em 19 de julho de 2011

Existem 2 coisas que afligem blogueiros que postam fotos em seus blogs: o limite de uploads do Picasa e o roubo/pirataria de fotos pessoais. E hoje vamos descobrir como driblar ambos os problemas. Vem comigo!

Conforme eu já disse, o Google liberou o Picasa e agora não há mais limites para suas imagens. Mas… isso só vale se suas fotos tiverem até 800px de "peso". E a maioria das fotos digitais pesa muito mais que isso, em torno de 1600px! Então como fazer para resolver? Simples: você precisa de um editor de imagens.

Existem diversos no mercado, a maioria composta de programas que necessitam serem baixados no seu pc e descompactados. Depois precisam ser instalados e… muito complicado pra quem não domina essas coisas. Muito bons, como o PhotoFiltre e o Photoshop, mas se você quer algo mais simples e que não precise baixar nada em seu pc a dica é Picnik.

Sim, o editor de imagens by Google. Ele é em português, tem recursos básicos e vai servir aos nossos propósitos: redimensionar as imagens e inserir marca d'água. Vamos aprender?

Para começar eu sugiro que você crie uma conta no Picnik. Acesse a página e clique em Comece já! Espere a página carregar e a seguir clique em Inscrever-se. Se preferir não abrir sua conta pode pular esta parte pois o cadastro é opcional.

Feito (ou não) o cadastro, vamos fazer um teste. Veja esta página,a inicial do site:

image

Clique em Fazer upload de uma foto. Encontre em seu pc a foto que deseja trabalhar. Clique em Abrir e a foto aparecerá na página de edição do Picnik.

Você verá esta página (claro que com sua foto):

 

image

 

Esta foto que escolhi tem 1024px de tamanho. Quero reduzir para 400px. Então clico em Redimensionar e escolho o tamanho. Ficará assim:

image

 

Lembre-se de deixar marcada a caixinha Manter proporções. Se estiver do tamanho que você deseja clique em Ok.

Se não quiser colocar marca d'água, clique em Salvar. Mas já que estamos aqui, vamos proteger nossas fotos? Então clique em Criar, e espere esta página abrir:image

 

Agora você pode se divertir. Dá para colocar moldura, retocar a foto, inserir adesivos, etc. Muitos recursos são pagos e portanto acessíveis a quem tem conta paga. Mas o básico é grátis, e dá pra fazer o básico, conforme eu disse.

Se desejar inserir a marca d'água clique em Texto. Vai abrir a opção com as fontes e o local para digitar o que quiser.Escolha a fonte, a cor, o tamanho, etc... Note a janelinha com as opções de cores e tamanhos de fonte que vai abrir. Mexa à vontade. Posicione sua marca sobre a foto. Depois que estiver conforme seu gosto clique em Salvar.

Vai abrir a página para salvar em seu pc. Esta:

image

Caso deseje, renomeie sua foto. Escolha se deseja salvar sua foto em formato jpg, png, gif, etc. Para fotos o melhor é jpg. Escolha também a qualidade de compressão do arquivo. Em geral o próprio Picnik já deixa do melhor modo.

Depois disso você ainda pode escolher se deseja salvar a foto em seu pc, enviar para o Flickr, Picasa, Twitter, Imprimir… muitas opções, né? Caso queira enviar a sua foto para o Twitter ou outra rede social será preciso conectar-se, ok? Caso queira salver em seu pc para usar em uma postagem, clique em Salvar.

Para você ter uma ideia: antes de redimensionar minha imagem ela tinha 94kb de peso. Depois de editada ela passou a ter 29kb. de peso. Isso significa que a postagem carregará muito mais rápido.

E antes que alguém diga que redimensiona a foto ao elaborar o post:

Na verdade o Blogger apenas "finge" que diminui o tamanho da foto. Faça o teste: carregue uma foto normal, sem tratamento, e diga ao Blogger que quer o tamanho pequeno. Ele diminuirá o tamanho da foto, mas se clicar sobre ela depois do post publicado verá que aparece em tamanho normal. E o pior: ela vai para sua conta do Picasa no tamanho e pesos originais…

Recomendo que você leia este post: O melhor editor de texto para seu blog. Ele ensina como configurar e usar o Windows Live Writer em seu blog. Isso é bem oportuno pois o WLW permite inserir marca d'água, borda, moldura, etc… em suas imagens.

Para encerrar: caso queira fazer um banner de divulgação de sorteio, um selinho para o blog ou algo assim o Picnik é ideal pois você pode escrever sobre qualquer imagem que quiser!

Legal, né?

Se fizer, diz pra mim?

Ah, em tempo: este artigo foi uma sugestão da Cissa Branco. Caso você tenha alguma sugstão ou pedido, diz aí nos comentários e eu tento realizar.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

33 comentários , comente também!

  1. Vc é sensacionalsabia a diva das divas
    Quando crescer quero ser igual a vc
    Musa inspiradora dos blogs!!!
    Seu blog é sem dúvida o mais esclarecedor da net!!!
    Vc é generosa, inteligente, admiro muito vc
    Adorei mais esse post, como todos os outros...
    Sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  2. Elaine, creio que haja como impedir que as pessoas tenham acesso às imagens lá no Picasa, não é? Mas isso se elas não tiverem links. Uma solução paliativa seria inserir o script que impede que o botão direito do mouse funcione e o outro que não torna a imagem clicável. Não sei se já disse sobre isso aqui no blog, mas seria algo interessante.

    ResponderExcluir
  3. Olá, rô!
    mais um passo a passo de peso por aqui. Adoro quando vc vem cheia de boa vontade e ajuda a quem não sabe a ter mais segurança e uma navegabilidade maior! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elaine, boa noite!
    Excelente teu post e já estou baixando aqui no meu novo PC este site. obrigada.
    Passei também para algumas amigas que não estão sabendo desse detalhe do tamanho e peso das imagens.
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine,
    excelente post como sempre...
    Recentemente fiz um dando dicas de como inserir marcad´água nas fotos, mas pelo editor do blogger mesmo. Vou linkar o seu post: o melhor editor para seu blog nele, posso?

    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Olá Elaine!

    Sempre que o tempo permiti visito seu blog e curto muito suas dicas, texto.

    Apesar de ter a 01 anos meu blog não domino bem, mas qdo o tempo permiti faço as atualizações. Hoje é um dia desse, estou de ferias.

    Não precisa publicar este comentário.

    Quando tiver dúvidas escreverei para ter sua ajuda.
    Tudo de bom.

    Parabéns,
    Maria Sidérya
    Cantinho pra relaxar.

    ResponderExcluir
  7. OI,Elaine querida !

    Muitooooooo obrigada! Mais um post pra guardar ! Aprendo muito com vc, amiga ! Obrigada por nos ensinar !
    Um beijo!
    Helena
    http://www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai, já te disse que te adoro menina!!
    é incrivel como vc faz tudo ficar tão simples!!!
    Obrigada, bjks.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, queria ter lido esse post antes, a She te contou q aconteceu comigo né? Fiquei mto chatiada, mto mesmo, 4 anos de blog, e as imagens toda perdida!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Elaine!
    Adorei as dicas! Já tem um tempinho que eu queria saber como fazer a marca dágua nas fotos...acho que você já havia explicado há um tempo atrás, mas esqueci de anotar. Aliás, procuro anotar em um caderno, pelo menos o dia de seu post, senão me "embanano" toda!
    Essa das fotos do Picasa acho que também falei sobre isso em algum comentário...será que consigo?
    Obrigada mais uma vez!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  11. Passando para desejar feliz dia do amigo,adorei o post, muito boa dica, beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine
    Adorei, Tenho muitas dificuldades e vc me mostrou um caminho simples.
    bjs Grata
    Vc entende do wordpress

    ResponderExcluir
  13. Elaine!

    Eu amo o seu blog e quase tudo que aprendi a fazer foi aqui. Já me cadastrei no Picnik e vou começar a usar minhas fotos trabalhadas por lá.
    Vc é o máximo.
    Beijokas e um lindo e feliz dia do amigo
    Com carinho
    Daca

    ResponderExcluir
  14. Otimas dicas, muito obrigada como sempre, por dividir e compartilhar informações.

    Feliz dia do amigo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine...
    puxa vida, nem imaginava viu...
    quando punha alguma fotinha, nossa
    usava o paint e não ficava muito bom.
    agora entendi a tar marca.
    rs

    querida, passei pra desejar um bom dia pra você.
    Vc que é sempre tão amiga e gentil com todos não é?!

    Ah eu estou torcendo muito por você sobre aquela questão de uma nova fonte de rendas,rs


    beijo.
    Paz no coração

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu uso o photoscape e o photbuket, mas vou testar esse que vc indicou.
    Seus familiares melhoraram? Sua mãe está bem?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Mulher,

    Você vale ouro, fui lá e aprendi, claro que preciso ainda de um intensivão, mas vou ficar craque, vc vai ver, terá orgulho de mim, kkk, só preciso aprender a bater foto, meu pai como sou velha, sou da época que se dizia bater foto.
    Grandes beijos e obrigada pelo post super valioso

    ResponderExcluir
  18. Elaine, adorei a postagem!
    Eu achava que o Blogger mandava as fotos redimensionadas para o álbum do Picasa. Aff! Tenho que tomar cuidado agora.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos!
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  19. EBAAAAA!!! minha bonequinha de volta!!
    ^^
    Adorei a dica pra editar a foto e vou usar em breve.
    Beijas, querida.

    ResponderExcluir
  20. Elaine querida você se supera a cada ensinamento, estava querendo aprender como fazer um selinho para meus outros blogs e encontro aqui tudo mastigadinho. Deus te abençoe! Beijos.

    ResponderExcluir
  21. @Bauru, já postei algo sobre esses scripts, veja: http://www.elainegaspareto.com/2011/03/como-impedir-que-roubem-conteudo-de-seu.html

    Não resolve, mas ajuda bastante.
    Beijo, obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  22. Que post bom demais!!! Já separei e vou tentar fazer uns banners.

    Adorei as dicas e sempre bom aprender coisas novas.

    Obrigadoooo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Elaine... eu te amo cada vez mais... rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Ah, e amo a Cissa também que postou essa dica no twitter... kkkkkk
    Eu sempre ouvia falar no tal "picnic" mas nunca soube mexer nele... agora sei!!!!!
    Fiquei maravilhada com tantos recursos... fiquei apaixonada... pareço boba, né... hahahaha
    bjão pro cêeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  24. Elaine , conheci seu blog hoje, que dicas preciosas você tem aqui!!
    Gostei muito !!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Elaine estou adorando vir aqui aprender por que ainda sei muito pouco mas estou querendo muito aprender mais obrigada pelas aulas que estão bem explicadas uma linda semana Leila

    ResponderExcluir
  26. Puxa, aprendí um montão com vc, obrigada por colocar a disposição seus conhecimentos, isso é uma benção, brigadão.

    ResponderExcluir
  27. Oi Eliane
    nunca entro no seu blog, mas recebo suas postagens por email, leio todas
    pois os assuntos são bem explicados... e eu sou meia sonsa, meus neuronios não conseguem chegar em um acordo, aprendi a mexer no computer sózinha,aos 59
    para mim era um bicho de 7 cabeças!!!
    ma só sei o básico, confesso que tenho medo de mecher, mas estou engatinhando.
    esses dias me avisaram que roubaram minha postagem ,fiquei sem saber o que fazer, visitei o blog e deixei recado para a pessoa retirar, 4 minutos depois foi retirado.
    agora já sei como fazer a marca d´agua, já conhecia o picnic.
    Tu é uma pessoa muito inteligente, e bondosa...
    obrigada por passar tantos conhecimentos a muitas de nós sem noção!!!
    prometo que vou entrar mais no seu cantinho!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  28. Elaine esse limite tb é válido para mim que tem dominio? Minhas imagens estão sendo publicadas no Picasa? Agradeço seu retorno. Bjus!

    ResponderExcluir
  29. Olá Elaine, quero entrar no pcnik, mas não consigo traduzir.

    Alguma sugestão?

    Obrigada, bjssssssss.

    ResponderExcluir
  30. Como sempre muito bom! Cada dia que entro em seu blog é um tantao de coisas que aprendo
    Valeu mesmo!!!!!!!!!

    http://ikerapresentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…