Porque o amor pode dar certo…

em 12 de junho de 2011


Esta semana a Vivo lançou o curta-metragem Eduardo e Mônica, para celebrar os 25 anos da canção e também para comemorar o Dia dos Namorados.

Quem tem perto dos 40 anos como eu certamente imaginou este "clipe" muitas e muitas vezes. E confesso que assisti em lágrimas, emocionada de um jeito estranho, inesperado. Aos primeiros acordes da música meu coração já dá uma aceleradinha… saudades de um tempo que jamais voltará.
Eu nem era tão fã do Legião assim. Sério, eu passei aqueles anos incríveis sem dar muita bola para eles. Mas Eduardo e Mônica… ah, não tem como ficar indiferente. Impossível não rolar uma identificação imediata.

Senta aí, que vou te contar uns segredos.
A música é de 1986, sempre gostei dela. E eu conheci meu marido em 1993. Na época ele tinha 17 anos, estudava em escola particular, comprava camisetas que custavam meio salário meu, viajava com amigos, frequentava danceterias(festa estranha com gente esquisita)  e jogava vídeo game.

Eu trabalhava desde os 11 anos, e em 1993 sustentava minha casa desde os 16 anos, quando meus pais se separaram. Tinha sob minha responsabilidade 2 irmãos menores e uma mãe que resolvera transferir todo o ressentimento pelo casamento fracassado para mim, e na falta do marido ela falava e agia comigo como se fosse com ele. Dá pra imaginar o contraste, né?

Ele era um menino bem nascido e bem criado, classe média total, enquanto eu era adulta demais para meus quase 20 anos. Tinha tudo pra dar errado: diferença de idade, de maturidade, de experiência de vida, de sofrimentos, de interesses, de amigos e de prioridades.
Mas deu certo. Em 1 ano de namoro ele começou a juntar dinheiro, coisa que jamais fizera. Comprou uma televisão, depois comprou uma mesinha de centro com vidro fumê. Em menos de 3 anos estávamos casados. Ele, ao contrário do Eduardo, jamais aprendeu a beber nem deixou o cabelo crescer, mas aprendeu a pagar conta de luz, e foi, ao longo dos anos, amadurendo incrivelmente.

E foi me ensinando a rir, na maioria das vezes de nós mesmos. Com ele deixei de ser tão adulta assim. Com ele construí uma famílinha de 2, como ele diz.
Se a adaptação  foi fácil? Que nada, foi uma luta. Brigamos juntos e também celebramos juntos muitas e muitas vezes…
Se faria diferente?
Mas nem um ponto. Nem uma vírgula.

Ele ainda gosta de novela, de BBB. E jamais leu um livro inteiro na vida. Eu leio filosofia, Simone de Beauvoir, li a Bíblia inteirinha mais de 1 vez e todos os clássicos que já me caíram nas mãos. Ele gosta de batata frita,não come verduras e até hoje gosta de uma baladinha.
Somos diferentes. Muito.
E aí está a graça da vida a dois.

Assista ao vídeo. Ele, de um modo doce e delicioso, faz a gente acreditar em amor pra vida toda.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

44 comentários , comente também!

  1. Que delicia de post e de estória!!! Parabéns xará pela vitoriosa estória de amor!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Que linda a sua história de amor! Acho que dificilmente alguém com mais de 30 não vai ver e ouvir esse vídeo e não se emocionar. Eu o assisti às lágrimas, também me identificando com toda a história. Acho que no final, todas as histórias de amor, trazem um pouco de Eduardo e Mônica em sua trajetória.
    Feliz dia dos namorados pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Que post mais lindo, Elaine! No final, meus olhos já estavam cheios de lágrimas. Espero, um dia, contar uma história assim também :)

    Eu nasci em 86, então não vivi essa época de Legião. Só conheço algumas poucas músicas. Mas esse clipe é uma graça, história mais fofa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eduardo e Mônica é a trilha sonora da minha história de amor também! Eu a Mônica e ele o Eduardo.
    Aprendemos juntos, crescemos juntos, criamos nosso filhos e vivemos felizes tendo a certeza de que a vida seria bem difícil sem o outro. É assim que se mantém uma união de 15 anos: compartilhando!
    Feliz dia dos namorados!

    ResponderExcluir
  5. Bela história!
    Adorei seu blog,
    estarei por aquii mais vezes...

    Bjoo!

    http://vinculomamaeebebe.blogspot.com/
    Lorena Viana,

    ResponderExcluir
  6. que demais esse post. acho que sua vida, a dele, o amor de vcs daria tb uma boa música, um bom filme. e nas diferenças a gente se acerta, aprende, pensa diferente. isso é o bacana da vida. ying yang que se completa e se torna uma esfera de amor.

    vc merece toda a felicidade do mundo, viva vc e o maridáo

    vou deixar pra vc um vídeo com carinho, que parece essa magnólia desse template bonito que vc colocou.

    http://youtu.be/fISZM4Jvp-Q

    bjs bom domingo

    ResponderExcluir
  7. Que legal!
    Tanto amor mesmo em meio as diferenças!
    Eu sempre gostei dessa música, achei o vídeo ótimo!
    Que vcs celebrem muitos dias dos namorados, pois vcs merecem, e que o amor de vcs cresça cada vez mais.
    xero grande!

    ResponderExcluir
  8. LInda história e é tão bom que o amor se impões. aparece e vence tidas as diferenças! Feliz dia dos namorados.beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Adorei a postagem! Bom domingo e namore bastante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Acho que a base de um relacionamento esta no respeito e admiração que temos pelo nosso parceiro. Acho que isso existe entre vocês. Que continue sempre assim!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Elaine que lindo!!!!!!!!que bom que nossos Eduardos..... são diferentes da gente......é isto que nos completa....bjos....

    ResponderExcluir
  12. Já li sua história de amor aqui em outros posts, sempre acho linda, essa mistura que teria tudo pra "solar" deu um bolo lindo!
    Feliz dia dos namorados pra vcs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine,

    Linda história, é no contraste que estão as maiores delícias da vida não é?

    beijo

    ResponderExcluir
  14. Bela postagem, Feliz dia dos Namorados!

    ResponderExcluir
  15. Oiii Elaine, ficou legal a cor rosa, mas ele vai voltar na cor antiga???
    Quando comecei a ler sua estória, me fez lembrar a minha, srsrs
    Mas graças a Deus, também superamos as dificuldades e as diferenças.
    Super beijo
    jpmulheresnainformatica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia...e com tua historia, lembre-me da minha, baladinha? Fomos ontem e chegamos as 3:00 da manha, fomos conhecer um lugar muito gostoso chamado "Radio Atual", comemos, dançamos e nos divertimos muito...Parecia uma festa junina gigante, muito grande este espaço e tinha ate um parque de diversão! Uma Capela charmosa e pessoas de todo tipo, varios estilos, familias inteiras...ate crianças...sem perder a graça, um grande "arrasta pe", lembrei-me da Lindalva, ela iria adorar estar la...rsrsrs...mas enfim, desculpe me empolguei, culpa de tua historia que me remeteu a minha historia...rsrs...bjin...linda historia e que seja eterno enquanto dure nossos amores...Bom Domingo pra ti e teu amor...fui

    ResponderExcluir
  17. Esse post foi EMOCIONANTE!!! Sempre que você fala de seu casamento é uma coisa linda, "marido" (como vc chama) é um fofo rsrsrs...

    Parabéns por sua família de dois Elaine.

    E sim, esse clipe ficou PERFEITO, fiquei com vontade de encontrar um Eduardo \O/

    Cheros Elaine e curta bastante esse dia do amor!!!

    ResponderExcluir
  18. Um brinde com sorriso escancarado a essa "familinha" encantadora! História de amor, de troca, de respeito, de espaço na relação a dois! Girassóis todos os dias para os dois!

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Nem falei do vídeo...o vídeo é ficçao! A sua história de amor é infinitamente mais bela! Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine,

    Esse vídeo ficou fantástico, assisti ontem e fiquei encantada. Realmente, não tem como não se identificar com Eduardo e Mônica, estão espalhados por todo Brasil e mundo, cada um com suas particularidades. ;oD

    Já tinha lido algo a respeito do seu romance em postagens passadas, e adoro sempre vir aqui e ler, pois é um exemplo de que se relacionar com grandes diferenças é sim possível, a partir do momento que tenha muito respeito, e principalmente, muito amor.

    Feliz Dia dos Namorados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Linda a roupinha rosa nova e linda sua história de amor. Beijos Deus lhes abençoe

    ResponderExcluir
  22. Conheci este vídeo no Blog da Vanessa Anacleto e amei! Achei a ideia da VIVO genial, pois ela transformou as belas palavras de Renato Russo em lindas imagens. Toda uma geração anos 80 era apaixonada por "Eduardo e Mônica", se não toda, uma boa parte dela. E agora nos apaixonamos de novo olhando essas imagens tocantes e emocionantes. Muito bom! Tudo a ver com o clima do dia! ;)
    Feliz Dia dos Namorados para vc minha querida!
    Bjbj
    She

    ResponderExcluir
  23. Muito emocionante mesmo .... tudo!
    Eu sempre amei Legião, cantava todas as música dele com meu filho tocando violão! Ai, saudades .....
    Husband e eu estamos casados tem uns 200 anos como costumamos falar rsrs Não somos tão iguais, mas temos algumas coisas em comum e outras bem diferentes, mas .... a vida é assim, nós temos que nos adaptar pois ninguém é igual ou diferente demais que não possa conviver.Basta querer dividir a vida e ser feliz. Entender o dia a dia, ser paciente e ter personalidade ao mesmo tempo.
    Não é fácil, mas conseguimos.
    Feliz dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. A música é mágica mesmo. Não dá pra ouvir e ficar indiferente. Que bom que vc teve sorte. Eu me casei com um diferente e não deu! Acabou em 7 anos e foi um desastre, que deixou sequelas horrorosas. Mas sobrevivi.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá Elaine,boa tarde!
    Bela história,adorei.

    Que saudade estava daqui!
    Andei adoentada e nem conseguia postar ou visitar meus queridos blogs preferidos.
    Um beijo querida e boa semana.
    Ah, o blog está lindo demais viu.Voce faz as vezes mudanças quase imperceptíveis mas nota-se logo que está lindo.
    Bj
    Teca

    ResponderExcluir
  26. Elaine,sua história de amor é linda. Eu ouço muitos relatos de pessoas que não acreditam no amor e sempre penso que é por não terem encontrado a pessoa certa.
    Deu vontade de contar a minha história no blog, mas eu sou terrivelmente tímida para isso.
    O amor pode dar certo sim. E como pode. Sua história de amor é encantadora.
    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  27. Elaine...

    Histórias como a sua, da Ana Paula, e até do meu irmão com a noiva (é, pq tenho q admitir. mesmo eu não gostando muito dela que, ele cresceu bastante depois q a conheceu) me devolvem a esperança. Depois dessas e poucas outras só de ficção mesmo rsrsrsr. Meus pais tb não entram no time que me levam a acreditar, sabe? E as minhas "histórias" até aqui então, muito menos...

    Feliz dia dos namorados, adorei o lay romantico...

    Beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  28. Ah, e o vídeo ficou lindo, né? Adoro muitas músicas do Legião, e no vídeo quase chorei com a mensagem mais ou menos assim:
    "Pai, coração se escreve com ç ou s"

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  29. Linda história,lindo blog,parabéns.
    Deixo o blog Belas Artes Médicas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Eu vi o video é simplesmente lindoo... o meu namorido é tudo pra mim, e a metade que faltava na minha alma... beijooooos =D

    ResponderExcluir
  31. O video é lindo mesmo, qdo vi postei no meu blog na hora para não esquecer mais dele. E você com seu marido é um dos casais homenageados no filme publicitário. É um dos Eduardos e Mônicas que existem por aí. Claro que pode dar certo, uai!

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Eu adorava Legião Urbana e sou fa do Renato Russo. Uma grande perda....
    Eu ja tive uma paixonite por um Jose Eduardo nos anos 90. O engraçado é que ele tinha 16 anos e sempre me lembrava da música.

    ResponderExcluir
  33. Wow!! E tem gente que não acredita em príncipe encantado ou histórias de amor que dão certo!! Para cada casal, uma receita exclusiva que não se aplica a nenhum outro casal, porque amor nunca é igual, até mesmo o que a gente sente! Amor mutante, cada dia sentido de um jeito - um dia mais, um dia menos - em alguns dias pode até virar do avesso para retornar com mais entendimento.
    Não vou mentir, nunca gostei do Legião Urbana. Sempre achei que eles copiavam The Smith. Estes sim, eu gostava!
    A música Eduardo e Mônica sempre associei a um casal em que um dos dois fosse hippie, só porque tinha uma vizinha hippie que vivia cantarolando essa música ;)
    Para não dizer que não apreciei música nenhuma deles, gostei de "Vento no Litoral" na voz de Cássia Eller.
    Garota, a sua história de amor é que dava um filme!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  34. Elaine, eu me emocionei de verdade com o vídeo, eu tenho 31 anos, nunca curti Legião, mas Eduardo e Mônica é uma coisa diferente de tudo.

    Emocionei com sua história, e o título do post diz tudo:o amor pode dar certo!

    Obrigada pela linda mensagem e por dividir sua história.
    Um beijo!


    Hoje no Apenas um Ponto
    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/

    Vôlei de Praia - agora é Alison e Emanuel
    e
    Feliz Dia dos namorados!

    Rafaela

    ResponderExcluir
  35. Elaine, a sua é uma linda hstória de amor.
    Tenho certeza de que seu domingo foi para celebrar o amor.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  36. Muito bom ler seu POST! Tb acredito no amor, e nas (pequenas) diferencas!
    Tb amei i VIDEO-FILME-PROPAGANDA e tb o publiquei la' no Blog na semana passada!
    Adorei o "rosinha" da cara nova... e tb tenho dado minhas "alteradas by myself" la' no Esposa... kkkk! Ficou mais leve e mais rapido para navegarf! Obrigada pelas dicas, sempre!

    ResponderExcluir
  37. O blog está lindo todo rosinha,o clipe tb,sempre gostei da música.
    Legal a sua história.Nem todos os amores da adolescência terminam assim,mas não podemos desistir de ir atrás do nosso amor.Eu o encontrei aos 47 e há cinco estou vivendo um grande amor.
    O Domingo foi maravilhoso.
    Uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Elaine, eu tinha visto semana passada o vídeo, amei, porque curti muito Legião, na minha adolescência, e o clip é lindo, agora sua estória de amor..é show hein, parabéns, tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  39. Gostei de sua história... é parecida com a minha!
    Sabe? eu e o marido somos diferentes, brigamos mto...
    Mas não faria diferente nem uma virgula, quanto mais um ponto!
    Eu o amo do fundo do meu coração...
    Mas nunca gostei da música eduardo e monica... Eu amo Legião, mas essa música é chata pra caramba!

    bjão

    ResponderExcluir
  40. "Quem um dia irá dizer
    Que existe razão
    Nas coisas feitas pelo coração?
    E quem irá dizer
    Que não existe razão?"

    Perfeito a música, o vídeo e esse post lindo.

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  41. Olá, querida
    E por falar em casal apaixonado...

    Venho convidar-lhe para o meu post do dia 15 onde participamos um número considerável na BCFV em que debateremos a JUVENTUDE...
    Participe vc também!!!
    Seja sempre muito bem vindo(a)!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  42. Vi o vídeo algumas vezes e é uma difrença que faz dar certo.
    O que importa que apesar se gostarem de coisas diferentes eles se respeitam e um aceita o outro da forma que é.
    O amor é lindo e fica melhor depois de uma briguinha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Lindo! É isso tudo que eu disse no comentário aí emcima. E viva a diferença!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  44. É tão bom reler textos antigos, né? E alimentar o romantismo nos momentos mais duros! Bjoooo

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…