Dicas de segurança para você e seu blog

em 25 de maio de 2011

Há cerca de 2 meses atrás eu fechei o blog para comentários anônimos. Claro que não queria fazer isso pois tenho leitores que não possuem conta google, nem outra conta qualquer, e são leitores cujos comentários são importantes pra mim. Mas fechei por causa do que vou te contar agora.

Antes, porém, eu quero dizer que relutei muito em tocar no assunto. Não por minha causa, pois meu problema foi resolvido. Mas fiquei com receio de dar ideia pra gente desocupada e/ou maldosa. Lendo você vai entender. Então falei com 2 pessoas sensatas e decidi falar, até para servir de alerta.

 

Eu tenho uma leitora aqui do blog que é de muito tempo, desde o começo (cujo nome vou preservar), visitante assídua e sempre nos demos bem. Ela sempre foi gentil, e os comentários dela sempre foram muito educados, como aliás é a imensa maioria. Mas um dia eu recebi “dela” uma baita grosseria, com ofensa pessoal, palavrão e tudo. Fiquei chateada, chorei pelo inesperado do caso mas ainda estava na fase de não responder.

Então, no dia seguinte, ela comentou em outro post, com a mesma gentileza de sempre. Achei estranho, mas… resolvi perguntar. Ela disse que não havia enviado o comentário maldoso, e eu fui investigar. Rolou um stress, ela ficou chateada, eu também, ainda mais. Mas investigando e prestando mais atenção eu descobri. Aí vem o susto!

Nos comentários normais o email dela, assim como o meu, é visível. No comentário fake o email não aparecia. Nos comentários reais o perfil dela tem imagem, no comentário fake não.

Então o que houve?

Simples, amigo leitor. Algum desocupado achou um modo ainda mais perigoso de ser fake: comentar usando nome e link de outro perfil.

Pausa para refletir:

Sério, vivo 100 anos e não vejo de tudo… ainda me espanta a capacidade que algumas pessoas têm em serem más. Sério, tem dias que dá um baita desânimo… não consigo atinar com o motivo que leva alguém a agir assim… E tem horas que dá uma vontade ir brincar de outra coisa…

Mas voltando ao assunto:

Como isso é possível? Como proteger o seu blog de algo assim? E como proteger a si mesmo de ser “hackeado” assim?

Calma, vamos por partes. Por favor, entenda que não quero espalhar pânico. E muito menos ditar regras. Mas achei que seria legal partilhar, pois eu realmente sofri com o caso. Até chorei, veja só…e quero evitar, se puder, que pessoas inocentes sintam o que senti.

Antes de mais nada isso só me aconteceu porque eu tinha a opção de permitir comentários anônimos. E esta opção tem algo nela que nem todo mundo sabe o que é. Veja:

image

Onde você lê Nome/URL. Aí está o problema. Se alguém comentar em um blog que permite comentários anônimos e clicar em Nome/URL surge a opção de digitar qualquer nome no campo Nome e de colocar qualquer endereço da web no campo URL. Daí uma pessoa mal intencionada pode copiar o link do meu perfil e comentar em seu blog usando meu nome. Ou vice-versa. E o estrago tá feito!

Domingo de tarde fiz o teste em 2 blogs, do Viny e da Patrícia Pirota (eles toparam me ajudar, hein? Sou pobre mas sou moça honesta rsrsrs). E batata! Eu comentei, coloquei um nome qualquer e o link do perfil da minha sobrinha. Poderia ser qualquer um. Poderia ser o seu, e eu poderia ser um maluco querendo semear a discórdia. Ou sabe-se lá o que…

Então a 1ª dica é: cuidado ao permitir comentários anônimos no blog. Veja bem que isso é uma dica, e pode não servir de modo algum a você. Sei que muita gente diz que há leitores sem conta alguma para logar e poder comentar. Mas criar uma conta no Google, no Twitter ou Yahoo não demora nada. E protege um bocado.

A 2ª dica, e esta é para se proteger: libere seu email. Assim, cada vez que você deixar um comentário o dono do blog onde você comentou saberá com certeza que é você pois não é possível fraudar isso. Pelo menos por enquanto… pelo menos que eu saiba. Para saber como fazer isso leia:

Também é legal você ter uma imagem de perfil. E veja se seu blog tem a opção de mostrar essas imagens de perfil nos comentários. Não resolve, mas ajuda. Veja como fazer:

Clique em Configurações. Agora clique em Comentários. Role a página e encontre isso:

Salve. Pronto, agora os comentaristas de seu blog terão os perfis mostrados. Atente apenas para o fato de que alguns templates não mostram os avatares se a opção de formulário de comentários for Postagem abaixo incorporada. Mas este problema se resolve mudando para janela pop up ou página inteira.

Outra coisa: cuidado com contadores e outros gadgtes externos ao Blogger que adicionamos aos nossos blogs. Eu tinha um aqui no blog, que listava sites de referência e tirei depois de um alerta da Luma, do Luz de Luma, yes party! Ela percebeu que o site direcionava para uma página nada a ver, spam. E isso é muito perigos. Portanto, cuidado!

Certo? Espero ter ajudado. Bem queria ter sacado isso antes…

 

Outra dica que quero deixar aqui é sobre o Blogger. Alguns blogueiros reportaram no dia de hoje dificuldades para comentar em blogs e realizar postagens. Subir imagens é impossível, e este post só está sendo postado normalmente porque eu uso o Windows Live Writer; quem posta por ele não tem esses problemas! Quer aprender como instalar e usar, deixando seu blog ainda melhor? Clique:

Em relação aos erros BX que aparecem quando tentamos comentar a dica é: escreva seu comentário normalmente e antes de clicar em Publicar copie tudo o que escreveu. Se der erro basta colar e reenviar. Evita o stress de perder comentários feitos, né?

E não esqueça: qualquer dúvida que tiver sobre o Blogger nesses dias de mudanças acesse Fórum de ajuda do Blogger.

 

Agora, para encerrar: eu recebi outro dia um email de uma menina dizendo que estava magoada comigo porque sempre que eu postava algo novo e divulgava no Twitter ela me dizia oi e eu não respondia.

Acontece que meu blog, o Blog solidário e o Concurso Conto Vidas possuem uma configuração de feed que envia automáticamente para o Twitter as postagens quando são publicadas. Assim sendo, raramente calha de eu estar online, especialmente no Twitter. Não é descaso, é que tudo vai pra lá automáticamente.

Para saber como fazer isso em seu blog leia:

 

 

Espero realmente ter ajudado. Ah, não esqueça de fazer backup de seu blog, conteúdo e template. Com as alterações na plataforma Blogger prevenir sempre é bom…

Certo, querido leitor?

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

72 comentários , comente também!

  1. Oi Elaine!

    Como sempre, dicas especiais e muito importantes, você é fantástica!
    Tá difícil comentar mesmo hoje, inclusive na maioria dos blogs que fui. Consegui comentar justamente da forma como você mencionou, colocando o nome e a url do meu blog.
    Deixa eu ver se entendi... Se eu alterar o meu blog e não permitir comentários anônimos, não os receberei, certo? Mas, e, por exemplo, se alguém quiser usar o meu nome e a minha url para comentar vai poder usar, é isso? Porque, veja bem, pra mim, o problema maior é alguém receber um comentário desagradável como se EU tivesse feito, entende?
    Detalhe de toda essa confusão: eu hoje só consegui comentar em 90% dos blogs usando a opção Nome/URL, como eu disse.

    As pessoas são capazes de coisas que nem imaginamos... Isso me deixa muito triste, aliás, faz com que eu deixe de acreditar na Humanidade cada vez mais.

    (desculpe o comentário longo)

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Ola querida pena vc ter chorado....mas enteendo bem o que vc passou eu tinha tudo liberado para comentarios, e recebi um que me caiu os butia""" agora eu mudei lá no blog, tem que ter continha para comentar prefiro assim, é melhor selecionar do que passar por isso é muito desagradavel, eu não chorei mas fiquei bem chateada quase parei com o blog, bem é isso bjs

    ResponderExcluir
  3. O que a dona Elaine não descobre né? Rs. Dica otima, vou seguir. Bjs

    ResponderExcluir
  4. O que a dona Elaine não descobre né? Rs. Dica otima, vou seguir. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine,continuo deixando a porta aberta, mas antes de ser arrombada foi tomar algumas providências, principalmente em relação aos comentários anônimos e receber os comentários por email.
    Depois volto com mais calma para reler a postagem do backup, o blogger tem ficado sinistro!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nao sou loira, mas não entendi. Vou ler de novo depois.

    Falei hoje para a @coisasdelily que a escova progressiva está atacando nossos neurônios e nos deixando "loiras", burrinhas, ahaha

    Sério, depois eu venho ler de novo, pois estou burrinha, mas continuo esforçada.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei até assutada agora! Espero nã passar por isso! É realmente muito chato e constrangedor pra pessoa que está sendo vítima disso.
    Obrigada pelas dicas preciosas!
    Tenha uma linda noite.
    Beijocas...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elaine! nossa, ontem não esperava vc me responder. É muita gente para vc atender, não sei como dá conta.
    Só queria te agradecer pelo carinho e atenção. Já passou, mas ontem chorei muito ainda, de verdade. E sua resposta chegou num momento muito bom. Cheguei em casa à noite e li seu email. Obrigada, Elaine, de todo o meu coração!
    Estava entrando agora em alguns sites que vc indica e achei alguns maravilhosos! Luz de Luma é fantástico. Ri muito com ela. Sempre estou procurando bons blogs para linkar, mas não encontrei muitos. Me parece que vc também escolhe a dedo. Muito bom! obrigada, novamente, pelo seu carinho e atenção!
    Um beijo, com todo carinho!

    obs.: não precisa publicar este coment. Era só para te agradecer mesmo. bjs

    www.comoascerejasdaminhajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre tem um estraga felicidade....bom aprender como evitar...valeu e boa sorte para todas nós.obrigada pela dica....boa noite

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Eliane!
    Muito obrigada por divulgar suas idéias. Bom, no meu blog os comentários desde o primeiro dia em que o fiz, já deixei de forma que tenho que autorizar antes de publicar. Assim evito esses mal intencionados e desocupados. Mas valeu mesmo suas dicas, tem umas outras no decorrer do texto que adorei. Mas amanhã entro com calma e vejo novamente. Big beijo da Bia! Bençãos de Deus para vc! :)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Elaine. Tem gente pra tudo nesse mundo, credo!
    Pessoas assim têm que ser desmascaradas. Mais dia, menos dia, acaba acontecendo.
    Da minha parte, não mando recado nem uso de subterfúgios. O que quiser falar, falo direto com a pessoa.Ou por vias indiretas, mas me fazendo entender.
    Nunca saberia enganar alguém. Acredito piamente que mentira tem perna curta.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas dicas (sempre preciosas)!
    Esta sou eu mesma. hehehe
    Roberta Fraga

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine,

    como sempre dicas ótimas.

    Vamos ver se o comentário vai rs.

    beijo

    ResponderExcluir
  14. Caramba Elaine, estou chocada! Marido costuma brincar que eu "acredito em tudo e em todos... em papai noel, coelho de páscoa...rsrs" Bem, é que sinceramente, não entra na minha cabeça, o porque uma pessoa faz coisas desse tipo?!?!?! Falta de tempo, inveja, o quê????? Porque caramba, quisera eu que o meu tempo rendesse para comentar mais nos blogs que eu gosto... e as vezes tenho que me virar entre a escola das crianças, o almoço, a casa, o marido... e etc, etc, etc... Como uma pessoa entra, comenta, pesquisa dados alheios????? Meu Deus!!! Não consigo entender...os motivos, entende? O porque fazem isso???? Gente estranha!!! Eu hein!?! rs
    Caramba, eu tb gosto dos comentários "anônimos", pq as vezes as pessoas não tem um perfil e tal... e adoro a janela abaixo incorporada (acho mais bonitinha...rs). Poxa, eu te disse num outro post (dos comentários numerados), que enfim eu consegui colocar no cantinho, que lamentava não aparecer os avatares nos comentários como antes aparecia... Mas acho que vc ainda vai descobrir!!!
    E ó, não chora mais não... quando aparecer esses "engraçadinhos desocupados" por aqui, manda resolver comigo!!! kkkkkkkkkkkkkkk
    Ao menos eu choro junto...rsrs =/
    Bjão, amiga!
    Obrigada pelas dicas, sempre!!!
    Vc é um "bombril" e tanto!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Oi Eliane!
    Bem, desde que cheguei aqui já fiz tantas coisas no meu blog... fiz back up, mudei configurações... estou adorando, hehehehe.
    Obrigada pelas dicas, super importantes mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Elaine, eu assim como vc, fui vítima disso... semana passada foi deixado um comentário imenso e ofensivo no blog de uma pessoa que conheço, como tratava-se de um blog que estava praticamente desativado e que essa pessoa não usava muito, o comentário entrou automaticamente e ficou lá por uns dias, aberto, em meu nome, linkado pro meu blog... recebi um email anônimo me avisando à respeito, entrei em contato com a dona do blog que retirou prontamente e me pediu desculpas, na verdade eu sabia que ela não tinha moderado pq era extremamente ofensivo à ela e muito constragedor e cheio de maledicências. Enfim, meu nome ficou exposto por uns dias e espero que ninguém tenha associado isso à mim... mas esse post é muito válido. Isso me deixou muito chateada e não foi a primeira vez que aconteceu, já fizeram isso no meu blog também. Por isso eu também coloquei imagem de exibição, embora alguns templates não exibam mesmo assim, acho que teria que mexer em algo na estrutura interna, dos códigos do blog. E coincidentemente ou não nesse mesmo dia, no gamil recebi um alerta de atividade incomum na minha conta #tenso Troquei todas as senhas e estou em alerta. Obrigada pelos seus posts sempre úteis ;o) Beijos ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi, Elaine

    Infelizmente o ser humano sempre nos decepciona....mas, ainda tem muitaaaaaa gente boa nesse mundo e vc é uma delas! Obrigada, querida, por nos dar tantas dicas preciosas ! Já mudei lá no blog!

    Um beijão cheio de carinho e saudade!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. @Tays Rocha, boa noite
    Que coisa triste, meu Deus...
    Até então eu, na minha ignorância, achava que só eu tinha passado por isso.
    Menina, eu chorei, perdi o sono, quis acabar com o blog. sério, me abateu muito. Que raiva!
    Por que fazem isso? Eu tento ser legal, sou educada, trato tod mundo bem... mas sempre tem alguém pra fazer isso. Se você soubesse o tipo de coisa que já recebi... tem horas que dá uma tristeza enorme.
    Lamento muito que você também tenha passado por isso. É ruim demais, né?
    Obrigada por partilhar comigo. Me sinto menos sozinha rsrsrsrs
    Beijossss, querida, e boa noite

    ResponderExcluir
  19. Elaine realmente temos que cuidar todo e qualquer hábito estranho na web. Andar na web como se andássemos nas ruas de nossa cidade.
    Infelizmente devemos considerar que estamos em um mundo que quanto mais nos expormos mais seremos observados sem sabermos.

    Olha só para contar uma coisa a você. Na minha escola uma aluna contava pelo twitter tudo o que acontecia em casa com a família. E a família era reservada e tudo, mas não sabiam que inocente a filha revelava os segredos íntimos da casa pelo twitter. Foram alertados e ficaram apavorados com a situação....

    Quanto aos comentários uma coisa que via muito era o comentário com "open identidade" que leva direto para a url do blog, mas não tenho mais visto isso. Era o mais seguro que havia, na minha opinião.

    Uma coisa que se deve cuidar é não acessar o blogger por lan house. A pessoa esquecer de sair e limpar cookies e quem chega depois faz a festa com o nome da pessoa.

    Acho válido este seu alerta, principalmente quanto ao gadgtes pois só assim poderemos nos unir e ir nos prevenindo quanto a esses ataques isolados.

    Você como sempre dando dicas de sabedoria e eu não me contendo em fazer comentário-carta... rs

    Beijos! Até mais

    ResponderExcluir
  20. Muito legal! Eu tbem nao entendo essas picuinhas virtuais absolutamente gratuitas, mas atras de um avatar sempre ha alguem real e aí é que a coisa compica! Quem dera todo mundo fosse mais "personagem e menos humano

    ResponderExcluir
  21. Cá estou para mais um muitoobrigado, Elaine! Ótimas dicas sempre! Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  22. Elaine, eu não permito anônimos há muito, muito tempo. E acho que foi um alerta da Luma na Época, minha primeira conselheira em segurança no blog. Vc é a segunda. :-D Mas eu gosto qdo acho blogs que abrem anonimos pq qdo estou lendo no telefone não quero autenticar por causa da bendita segurança. É uma faca de dois legumes. Enfim, a vida é complicada.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Suas dicas são preciosas!!!
    _________________________

    Você faz parte da alegria que eu estou sentindo... Por essa razão conto com a sua presença em meu blog, participando do sorteio que será realizado!
    Sinta-se carinhosamente abraçada.

    ResponderExcluir
  24. Puxa, isso é preocupante! Boas dicas sempre aqui.Obrigadão!beijos,chica

    ResponderExcluir
  25. Pois é, Elaine, percebi que quando tirei a minha opção de comentários anônimos, sumiu a tal nome/URL junto.

    Sinceramente foi bom saber disso, porque é mais um motivo para eu deixar esse opção de anônimo de fora, porque se para você trouxe alegrias, para mim trouxe 99% de problema. Uma ou outra pessoa, de vez em quando usava o anônimo para para fazer um comentário legal.

    Acho que valeu perder o comentário dessas pessoas e deixar de me aborrecer tanto com pessoas que entravam para me agredir.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. Elaine,
    quando a gente pensa que já viu muita maldade, sempre aparece mais uma, né?
    Eu já não aceito anônimos a muito tempo, mas essa era nova pra mim!
    Brigada por mais esta dica. Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pela dica!
    E, aproveitando o seu desabafo, faço coro com vc(s): Como é que uma pessoa tem disposição, ideia, coragem de ser tão ruim assim?
    De qual planeta terá vindo essa criatura???

    Mas vamos insistir em semear a bondade, a beleza e o perdão.

    Abraço solidário :)

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Como sempre saio daqui com o coração na mão...rs...Quanta maldade por aí,né?!

    Hoje passei boa parte da manhã tentando fazer comentários nos blogs das amigas de sempre e cadê que meus commets apareceram...Aff!

    Olha,uma loucura, mesmo estando logada,não era aceito e ainda entrava como anônimo!! Que se passa?? Vamos ver se este aqui vai aparecer, acho que sim pois vi o nome do meu blog aí em bx,mas nos delas nem aparece, e estou logada!

    UÉ?! Será que tem a ver com tais mudanças no Blogger citadas por vc?

    Se puder me dar uma"luz",volto mais tarde pra saber ou se puder enviar-me um e-mail,agrageço!

    Vou ver como está a configuração dos meus comentários agora mesmo!

    Obrigada por tudo amiga...rs

    ResponderExcluir
  29. Elaine!
    Como sempre você arrasa!
    Obrigadaaa por ser tão gentil conosco e compartilhar dicas preciosas para leigas como eu!

    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine! Eu tenho sempre "um pé atrás" com a Internet! Tudo é possível, assim como na vida real, como vemos nos jornais. Portanto temos que ficar sempre atentas a tudo e avisar sim às outras sôbre essas loucuras. Não coloco foto minha, é um dos cuidados que tenho.
    Graças a Deus, nunca me aconteceu nada estranho.
    Obrigada pelas dicas, algumas eu já sei e outras aprendo, obrigada.
    PS: um recadinho para minha amiga virtual Fernanda Reali: eu sou loura e entendi tudo rsrs todas as mulheres são inteligentes ........
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Como sempre vc nos livrando das enrascadas!
    Obigada pela disponibilidade!
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Realmente é uma boa entrar aqui, sempre encontramos dicas e informações muito úteis, e essa é uma delas. Espero que todos os seus amigos e seguidores arrebentem com os seus ensinamentos.
    Muito bom mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  33. Elaine
    eu tive um problema semelhante mas minhas irmãs arrumaram pra mim nem sei como mas fiquei um tempão morrendo de vergonha pois não sabia aonde os comentarios pavorosos tinham ido ainda bem que acho que entenderam que não era eu.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  34. Elaine,

    Obrigada mais uma vez pela generosidade!

    Seu dia seja proveitoso e feliz!

    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Oiii Elaine, realmente seu blog pra mim é como um manual de blogs, rsrsr
    Visito todo dia e vou fuçando, fuçando, já mudei muita coisa no meu depois que te conheci, ontem mesmo eu estava vendo uma postagem sua de 2009.

    E eu como técnica de informática sempre dou dicas de seguranças para meus clientes, pois na internet TUDO É POSSÍVEL. E com a acessibilidade de comprar pc e a banda larga, muitos estão acreditando em tudo que se le.

    Ah, não fique triste não, infelismente existe pessoas boas e más, assim como existe o branco e o preto.
    Um super beijo pra você.


    Brigadinha

    Vlw
    (nossa é a primeira vez que meu post fica enorme, rsrsrs, mas digitei tudo que estava pensando)

    ResponderExcluir
  36. Ola Elaine,
    Eu sempre leio o seu blog, mas não comento muito.
    Fico abismada com a falta do que fazer das pessoas... É triste que isso aconteça. Hoje mesmo comentei em vários lugares usando o nome e a url do meu blog... Muito assustador pensar que alguém possa usar nosso nome para fazer maldades.
    Obrigada pelas dicas de sempre.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  37. Elaine... que absurdo, que gente mais desocupada. Imagino o stress para vc e para a leitora do seu blog, realmente muito chato.
    Vc descobriu quem foi o maledetto?
    bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  38. Oi Elaine!
    Suas dicas sempre precisas e preciosas!
    Mas que sacanagem, que coisa de gente maldosa! Super chato, porque sua comentarista/amiga também deve ter ficado chateada...
    Ai, sou uma analfabeta virtual, e tem dias que não entendo nem as coisas mais obvias! Não sei se uso o windows live writer, acho que sim... e não tenho idéia do que seja BX...só sei que tenho conseguido comentar. Não dá pra saber muito bem porque não tenho feito muitas visitas.
    Obrigado pelas dicas!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  39. Oi Elaine,

    Sou eu, o Viny do blog http://imthisway.blogspot.com

    Adorei esse post (como sempre) e queria aproveitar pra dizer que vc é incrível! como pode uma pessoa saber de tanta coisa assim como vc?!?! ahahaa

    Muito sucesso a vc e quando precisar e só me gritar! aahhaha

    Bjão do Viny

    ResponderExcluir
  40. olá, nao sei se lerás esse coment pq não consegui comentar no da uci nem em outro blog.. lendo o post da Luci senti vontade de lhe pedir desculpas por indicar seu blog pra qq pessoa qom problemas de blog .. e eu indico no twitter mas não sabia q causaria transtornos p vc .. foi na melhor das intenções .. eu procuro ler direitinho suas dicas pra não ficar te incomodando á toa mas nem todo mundo faz isso .. sorry .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  41. Estou adorando seu Blog e Fazendo o Meu ficar mto melhor! Obrigada por compartilhar tantas dicas!

    ResponderExcluir
  42. Elaine, mesmo estando logada nao consigo comentar nos blogs com a conta do google...sera o que esta acontecendo....
    Bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo blog, são pessoas como você que fazem da blogsfera esse mundo tão mágico.

    www.atelierartedecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Elaine

    Eu fico besta comotu aprendeu tanto! Menina quando eu te conhecia tu sabia sóum pouquinho...Mas o melhor mesmo é que se propoe a dividir com a gente e em linguagem de gente rsrsrs
    HTML nao é linguagem de gente... rs

    Adorei esse post. Tirei a opçao anonimos porque uma pessoa me insultou muitissimo anonimamente.Achei chato.

    Acho que todo mundo tem direito de gostar ou nao de um post meu ou do blog inteiro. Afinal láno Reticencias eu falo o que eu quero, sobre o que quero e do jeito que quero. Quem fala o que quer...

    Mas o que me irritou foi o anonimato! Acho que a pessoa tem que ser corajosa nao só pra mostrar as ideias, mas a cara também!Por isso tirei a opçao anonimo.

    Sei que ja faz umtempinho que ando numa fase romantica por lá *Suspiro*, mas paciencia. rsrsrs

    Adoro teus posts e quase sempre venho,leio, aprendo, tento colocar em prática! rs Mas confesso que nem sempre comento. (Desculpa eu?)

    OBs: O Reticencias faz aniversario em Junho,queria encomendar trabalho pra ti. rsrsrs (coisas de blog tipo banner, essas coisas) Como faz pra gente se falar?

    Obs 2: Tambem quando eu comento eu exagero!Olha o tamanho #Jesus
    Milhoes de beijos

    ResponderExcluir
  45. Obrigada,pelas dicas, estou a pouco tempo tempo com um blog e estou ainda atrapalhada, vou seguir suas dicas,bjos.........

    ResponderExcluir
  46. Ótimas dicas. Eu tive minha senha do twitter trocado, nao sei como, nao conseguia mais entrar, refiz novamente, depois nao tive mais problemas, mas é complicado, sempre fico ligada agora nessas coisas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  47. Que coisa ein!!!
    Cada um que o povo faz!!

    Suas dicas são MARAVILHOSAS!!

    bjkas

    ResponderExcluir
  48. Elaine
    Fiquei impressionada com tudo que contastes. Eu mesma algumas vezes deixei comentário em promoções usando o meu nome e URL porque não conseguia me logar. Como estava no trabalho é lá tudo acontece quis facilitar o meu lado.
    Tem boas dicas aqui e vou vendo aos poucos.
    O que vou fazer agora é atualizar o meu backup. Muito bem lembrado e só vc para nos lembrar.

    Fico feliz que pelo menos esse acontecimento com sua amiga tenha sido esclarecido e tudo voltou ao normal.

    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  49. Ei Elaine!
    Você é realmente um amor, queria mesmo te pedir isso, mas estava com vergonha, tive receio de te incomodar.
    Mas como você está nos enganando, e na verdade não é gente, é anjo, percebeu minha situação.
    Então, se não for te incomodar muito, eu aceito a imagem do cabeçalho sim!
    Beijos floridos na sua alma de anjo!

    ResponderExcluir
  50. Boa dica...boa não otimaaaaa...eu desde do inicio do meu Blog tenho este cuidado...afinal que hoje não tem essas contas por aí? Eu tenho todas...rsrsrsrs...parabéns Elaine, mais uma vez seu blog foi 1000...bjks

    ResponderExcluir
  51. Olá Elaine, tudo bem? Recebo suas postagens por e-mail. Agradeço muito pelas suas dicas. A última postagem que recebi sobre Dicas de segurança para você e seu blog. Gostei muito das dicas. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Oi Elaine! Venho agradecer os "parabéns" lá no meu blog, muito obrigada mesmo.
    Gostou da fatia do bolo rsrs?
    Fez o pedido?
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  53. Eu simplesmente amei as dicas! Usualmente gosto de moderar os comentários. Sempre que recebo algo anonimo eu desconfio e deleto tudo. Tem muitos comentários em inglês q de cara dá pra ver que é estrando. Vou ficar e olho neste editor de texto, Não conhecia enfim amei as dicas

    ResponderExcluir
  54. Incrivelmente aqui no seu blog eu consigo comentar...Aff...Hoje fiz um post avisando as amigas que não estou comentando porque não consigo de jeito nenhum!
    Acabei de reler seu post e vou fazer backup do blog,posts e comentários como vc ensinou no link,estou com medo mais acredito em vc e vou fazer...rs...Seja o que Deus quiser!

    Por que será que quando entro aqui no seu blog,aparece o nome do meu blog,tudo certinho e no dos outros, ele fica dizendo qe preciso me logar,hein?Que loucura!!!

    Bom, não vou mais te perturbar com meus comentários longos e vou lá nas configuraçãoes para tentar manter meu bloguito são e salvo...rs

    Obrigada por compartilhar tudo que sabes...Smack

    Paulinha

    ResponderExcluir
  55. Beleza Elaine, passei por tudo isto por isso tive que refazer no ano passado o Blog, fui ajudada pela equipe do Blogger e tive que retirar quase todos os gadgets estranhos bem como atualizar a página de comentários , era direcionada sempre para sites pornográicos, foi um horror para mim , quase desisti de tudo.Beijos.

    ResponderExcluir
  56. Eu já tive medo disso acontecer, mas graças a Deus nunca tive problemas (que eu saiba. Espero que não tenha ninguém usando meu nome por aí).

    Também já passei por isso de me responderem no Twitter e eu não ver. Principalmente porque os posts que leio e compartilho no Reader vão pra lá, e eu só fico logada na conta do blog à noite.

    Bjs

    ResponderExcluir
  57. Amiga Elaine,eu li mais não entendi..Me esforço para aprender,mas as vezes fico burrinha..rs Preciso melhorar meu blog mexendo nessas coisas.
    Depois eu volto e leio novamente.

    Beijos e fique com Deus!

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  58. Eliane, por favor me ajude! vc poderia me explicar por que meus seguidores sumiram? Estou desesperada!!!Fico aguardando sua resposta!
    Beijinhos,
    Adalgisa.

    adalgisa.cruz@ig.com.br

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Elaine, tudo bem?
    Eu fico muito tempo por aqui, vou para todos os lugares que você sugere.
    Sou um póuco (ou muito) apavorada, mas este, em especial, me encorajou a ir ao meu blog para seguir os passos para me precaver.
    Ao chegar lá, já estava marcado (você fez isso?). Amei.
    Mais ainda, porque descobri o passo para ver os comentários.Obrigada, que Deus esteja sempre iluminando e abençoando seu caminho, abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  60. Tive problema com anônimo por causa do linguajar. Eu, na minha inocência e inexperiência na blogosfera, achava que em certos blogs a pessoa não falava palavrão. Ledo engano. Tive que, mesmo relutante, moderar comentários.

    Beijos

    ResponderExcluir
  61. Noooosssa!!
    Meu atual mundinho blog rosa, caiu!!!
    Tava tão feliz, com o novo mundo!!!
    Obrigada pelo alerta!!!

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Elaine!
    Cheguei aqui por indicação da Chica.
    Adorei as dicas.
    Estou te seguindo.
    abração

    ResponderExcluir
  63. Oi Elaine,
    Gostei muito daqui, sou iniciante nesse universo blogueiro e já estou ficando vesga de tanto ler, para dizer a verdade nem sei como vim parar aqui...o importante é que cheguei, vou adicionar aos meus favoritos e tentar te seguir, nem sempre consigo, sou iniciante com letra maiúscula, agora nem tanto, aprendi um bocado com você, valeu!
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  64. Olá,
    Gostei muito da sua postagem pois também passei por algo semelhante ..
    Já te sigo ..

    Abraços !
    RioSul

    ResponderExcluir
  65. obrigada pela dicas amei da writer acabei de baixar
    parabens pelo site bjs

    ResponderExcluir
  66. estou parecendo um a doida lendo tudo que tem por aqui, mas vou ser sincera ainda não consegui criar uma nova senha.........pensa sou tapada em
    bj

    ResponderExcluir
  67. Olá Elaine,adorei suas dicas!Sou blogueira nova e não entendo quase nada.Mas já consegui personalizar graças as suas dicas. Muito obrigada.
    Desejo sucesso.
    Bjo

    ResponderExcluir
  68. Muito obrigado pelas dicas é muito bom saber que quando a coisa aperta temos para onde correr, rsrsrs aprendi muito vendo as suas dicas obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia!
    realmente da uma raiva mesmo ver q existe tantas pessoas desocupadas e más por ai...
    tenho uma duvida... vc tirou os comentários anônimos neh mas permitiu qual tipo de comentários? open Id?

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…