Como realizar sorteios no blog

em 6 de maio de 2011

No final de semana passado  foram definidas as finais do Campeonato Paulista de futebol. Mas antes disso houve um “incidente” que servirá de mote para o que eu quero falar.
Na terça-feira foi realizado o sorteio dos árbitros que apitariam as partidas entre Santos e São Paulo e Palmeiras e Corinthians. Foi sorteio ao vivo, pela tevê da Comissão Paulista de Arbitragem e haviam 8 juízes no páreo.

Para apitar Palmeiras e Corinthians foi sorteado Paulo César de Oliveira. Tudo bem, tudo certo. Se o Jornal da Tarde não tivesse anunciado quem seria o sorteado algumas horas antes… Estava armada a confusão. E o “sorteio” foi, claro, inteiramente posto sob suspeita.

Por que estou falando disso? Primeiro porque gosto e sigo futebol. Tá, agora espantei você, né? Mas o motivo principal é que quero falar sobre sorteios em blogs e deixar minha opinião pessoal sobre o assunto.

Para começar eu quero dizer que cada um deve fazer aquilo que acha melhor. Eu sempre digo que aqui em meu blog prevalece a minha opinião. E acho que no seu deve prevalecer a sua.

Uma coisa que comigo não rola é aquele blogueiro que copia e cola o mesmo comentário-convite em 1547 blogs, na tentativa de divulgar rápido o sorteio e/ou promoção que esteja fazendo.
Daí a gente vai ao blog conferir o sorteio (afinal, mesmo copy and past ele te convidou, vamos ser educadas, né?) e a primeira regra é: tem que seguir o blog.
Sempre me sinto enganada.

Então o convite não foi pra sorteio e/ou promoção, mas sim pra seguir o blog!
É como se eu te convidasse pra almoçar em minha casa e ao chegar eu dissesse que antes você precisa faxinar a casa se quiser almoçar.
Guardadas as devidas proporções, é assim que eu me sinto.
E a coisa piora quando ainda vem me cobrar porque não entrei no sorteio. Faz isso comigo não…

Eu não gosto, não faço e não participo de sorteios que mais parecem maratonas de tantas regras a cumprir. Mas respeito quem faça assim.
Acho que tudo depende. Por exemplo: muitos blogs colocam como regra para participar de sorteios que o participante seja seguidor do blog.
Se vale a pena?
Depende de qual seja seu foco.
Se for “bombar” o número de seguidores para facilitar acesso à parcerias, vai fundo.
Se o foco for aumentar o tráfego ao seu blog, arrisque.
Se você acredita que isso fará seu blog ser mais lido,tente.
Eu duvido pois a pessoa se inscreve como seguidor porque a regra pede, mas será que ela volta e se torna um leitor?  
Mas a decisão é sua!

Mas tem outra coisa: embora eu evite sorteios cheios de exigências, eu participo sim em alguns casos: quando já sou leitora/seguidora  do blog (caso dos blogs literários, que sempre têm regras que eu sigo porque já sou seguidora de muitos); se o prêmio me atrair eu topo as regras e as sigo completamente. Danço até lambada na webcam (mentira, mas você entendeu, né?). Mas o prêmio tem que me atrair mesmo, senão não rola.

Agora que já expus minha opinião, vou falar de outro aspecto dos sorteios em blog: a forma como podem ser feitos.

Recentemente a Luci Cardinelli fez um sorteio no Artes da Luci e na ocasião ela disse algo com o qual concordo inteiramente: se eu faço um sorteio e estou presenteando um leitor  ainda tenho que provar que sou honesta? Quem colocar minha honestidade em resultados de sorteio em xeque por favor não participe.

Eu concordo com ela, e digo mais: seja lá qual método for o escolhido para realizar o sorteio ele sempre poderá ser burlado. Se for pelo site Random ele pode ser rodado tantas vezes quantas o dono do sorteio quiser.
Se for filmado, quem pode atestar quantos filmes foram feitos?
Papeizinhos? Dá pra marcar, dá pra colocar só os nomes que quisermos.
Pelo número dos comentários, como eu faço? O dono do blog pode apagar um comentário, pode recusar um comentário caso seja blog moderado.
Claro que é diferente quando envolve parcerias. E quando envolve dinheiro, como foi o caso da Rifa para ajudar aos desabrigados da região serrana do Rio (veja Blog Solidário) o ideal, é que seja pela Loteria Federal.
O que quero dizer com isso? Que ninguém é de confiança e que sorteio é uma furada?
Claro que não! Ao contrário!
É aqui que volto ao começo do post, onde falei da “coincidência” no sorteio do árbitro: todos os tipos de sorteios podem ser manipulados ou postos sob suspeita, até os oficiais.
Acho que cabe a cada um fazer como achar melhor.

E vamos ser felizes e nos divertirmos que é pra isso que servem (ou deveriam servir) os sorteios.
E também  os blogs, porque francamente: o dia que o blog me trouxer mais motivos de chateação do que de diversão eu fecho tudo e vou brincar de outra coisa. Eu quero é ser feliz e viver bem! Né?

Para encerrar eu quero falar algo sobre os Top comentaristas que alguns blogs premiam.
Sábado vou premiar os meus.
De vez em quando faço isso e já fui bastante criticada por fazê-lo.
Me disseram que é injusto com quem sempre lê meu blog mas por falta de tempo não comenta. Entendo, afinal eu sou a rainha da falta de tempo e jamais serei top comentarista de ninguém.
Por isso faço outros tipos de sorteio.

Mas eu gosto de premiar quem está sempre comigo em forma de comentários. São pessoas que me acompanham de fato, amigos queridos que leem tudo o que escrevo e gastam um tempinho comentando meus posts.
Tenho profunda gratidão por todos que me leem, e tenho gratidão especial aos meus comentaristas mais frequentes.
Aqui no blog eu uso um gadget que conta com base nos últimos 1000 comentários para premiar justamente os mais frequentes atualmente.

Existem muitos scripts diferentes, e em um mesmo blog a ordem dos top comentaristas pode variar de acordo com o script que estiver sendo usado.
Vou deixar aqui uma lista de excelentes contadores. Siga o que cada tutorial ensina e instale em seu blog aquele que você mais gostar. Testei os 2 primeiros, tá? Veja:
Certo?  Para ler mais sobre o assunto sob um outro ponto de vista (mas com alguma coisa em comum) veja este excelente post da Fernanda Reali: Sorteio assim ou assado?

E não esqueça:
O mais importante é se divertir com o blog. Se gerar stress não vale a pena.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

65 comentários , comente também!

  1. Elaine, vc disse tudo, acabei concordando do princípio ao fim. Eu tb até participo de sorteios cheios de regras qdo eu já sou leitora de um blog e sei que vou participar ainda muito dele. Mas entrar pra uma lista de blog só pelo sorteio eu não paço, pq é deslealdade com o blog tb.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine,

    Concordo com tudo que você escreveu, acho que uma pessoa deve seguir um blog por ter gostado dele e não por obrigação!!
    Simples assim...

    Beijinhos no coração!!!

    ResponderExcluir
  3. NÃO CONCORDO com a parte de dançar lambada na webcam. Poderia ser funk, mais na moda, né? Repense, por favor.










    ahahaha
    brigada por me citar, amo.
    Vou linkar lá!

    ResponderExcluir
  4. É Elaine a polêmica dos sorteios...
    Bem vamos do inicio
    Concordo com vc, a chatice das "regrinhas", segue esse blog, divulga esse blog, segue o blog parceiro(que eu nem tenho idéia do que é) segue no twitter, segue no facebook (!?!?)
    Quando acaba eu já to me perguntando Quéqueutofazendoaqui!!!
    Não serei hipócrita e dizer que muitas vezes não me interessei pelo prêmio, óbvio que sim...
    Mas com tantas exigências já sai do blog faz tempo...
    Outra coisa que não chega a me chatear, não é um incomodo, mas acho uma sacanagem quando você fica que nem boba divulgando, esperando o resultado e quando vai ver a vencedora é...a amiga que sempre é sorteada, deixei de participar de uns 3 blogs justamente por isso, credibilidade? confiança? a gente conquista, se adquire
    Concordo com a Luci ninguém é obrigada a confiar no sorteio, mas que muitas vezes a coincidência é muita isso é, já tive comentários em meu blog em que a pessoa se referia em fazer parte da panelinha dos blogs, não acredito em panelinha e sim em identificação,tem textos que eu me vejo mais que em outros
    Não sei se existe essa proteção,se realmente é coincidencia a mesma pessoa ser sorteada tantas vezes....sei lá...
    Top comentarista não acho injusto não, ao contrário, eu sou totalmente indisciplinada, vou a inumeros blogs, leio e nem sempre comento, a maior parte das vezes esqueço mesmo,e como você mesmo disse o blog é da gente e a gente faz como achar melhor
    Concordo com você!
    Seu blog é informativo,esclarecedor já te disse várias vezes que está entre os 10 mais, na minha humilde opinião
    Parabéns pelo belo post!!!
    E viva os sorteios descomplicados

    ResponderExcluir
  5. É... acho q vai dar pra contar nos dedos quem não vai concordar. Mas ainda tem uns sorteios que, msm gostando pra caramba do prêmio, não entro por conta das regras... Tanta regra chata de vez em qndo...
    Sob o Top Comentaristas, eu acho esse gadget bacana, mas acho que não consigo fazer funcionar lá no blog! huehuehuehu
    Beijoo

    ResponderExcluir
  6. Elaine mais uma vez concordo com você. Quase não participo de sorteios por vários motivos. mas um deles certamente é esse papo de seguir o blog. Sem chance afinal, em primeiro lugar precisa haver uma identificação. Se não existe, nem passo perto. Obrigada pelas inúmeras dicas que dá por aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Elaine,

    Cada um com seu cada um! Sou seguidora e leitora dos blogs que eu gosto. Mesmo nesses blogs não me sinto bem participando de sorteios. Assim, não participo.

    Não critico quem sorteia e nem quem participa, apenas ajo da forma mais confortável pra mim.

    Fique bem. Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Sigo quase 100 blogs que gosto.
    Comento em todos.
    Tenho o TOP COMMENTS no meu: é o My Series (o 2º que você citou). Mas dá trabalho, pois ele sai do ar assim sem mais nem menos e tenho que instalar tudo de novo.
    Ele tem uma vantagem: podemos excluir vários nomes de pessoas antigas que não nos seguem mais e nem comentam, são bem antigas mesmo. Então não é justo concorrer com as seguidoras de sempre e que estão no dia a dia conosco.
    Fiz um Sorteio no aniversário do meu blog e por mera coincidência (porque sou honesta comigo mesma) quem ganhou foi a que estava em primeiro lugar no TOP!
    Quanto a participar de sorteios, só vou no blog que sempre sigo e que exige que seja somente Seguidora e não aquele blá blá blá todo rsrsr
    Nossa! Escrevi um livro aqui, não é? ahahahah
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Elaine, outro dia alguém me convidou e depois de várias insistências, fui ao blog dela. Que tem parceria com outro.
    Pra participar, tinha que ser seguidora dos 2! Como a que me convidou se colocou como minha seguidora, gentilmente me coloquei como sendo dela, mas falei no comentário que não achava graça nisso. E para a outra, enviei email, falando da minha restrição quando a seguir um blog só pra paticipar do sorteio. Resultado: nunca mais voltaram pra me convidar, a do email não me respondeu e pronto.
    Como não sei como me retirar de um blog em que já me inscrevi como seguidora, estou lá, seguindo uma pessoa com a qual não tenho afinidade nenhuma. A propósito, há um meio de retirar minha foto de um blog (como seguidor?) Ou de retirar da minha lista um seguidor meu? "Minsina"? rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Tiro meu chapeu pra suas opnioes sobre sorteio,tbem me sinto enganada quando as regras sao infinitas.

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito da forma como faz os seus sorteios.
    Se eu vejo um concurso e o pre requisito é ser leitor do blog, se já sou participo, se tiver que me cadastrar para participar....estou fora!
    O seu post só faltou lugar para a gente assinar em baixo.....fica a sugestão.....rsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá amada,
    concordo com vc, e penso que sobre esse assunto: que é polêmico - deveria ser como a vida, sabe. Livre arbitrio. Simples e . Pra que que a gente compçica tanto não é mesmo?!.
    Bjs e uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  13. Eu como sou um Gastão às avessas (se tiver um sorteio com o meu bilhte o único, algo acontece na hora do sorteio que eu perco) mooooorro de preguiça de sorteios complicados. E pra provar a minha sorte (oi?) eu estive entre os Tops por muito tempo buaaaaaa
    Mas como diz muito bem uma professora minha "o humano" é todo estranho e bobagens sao motivos pra briga, rivaliddes e confusões. Vejo cada coisa pela net afora....

    ResponderExcluir
  14. Discordo da Fernanda, preferiria que vc dançasse algo bem refinado tipo ela tá de saia de bicicletinha...ASHUASHUAS. Ok parei. Obrigada por retribuir a visita. Conheci seu blog ontem e amei. Qto a sorteios nunca participei, pensa numa guria pé frio, então sou eu, rs. Vou te acompanhar sempre. Parabéns por seu blog, ele é show. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Elaine,
    suas dicas são super valiosas!
    Acho que sempre que comentei foi isso, mas é verdade!
    Nem sei oq seria do meu bloguinho sem passar pelos seus textos!
    Só não capricho mais lá por falta de tempo mesmo...
    Sobre os sorteios apoio tudo oq vc falou... Regras demais espantam, por melhor que seja o presente!
    Um grande beijo!
    ^^

    ResponderExcluir
  16. Elaine,

    Muito bom, e concordo em muito com o que a Luci falou, puxa, além de tudo vão duvidar?
    Mas sei lá, isso é tão complexo, porque querendo ou não, algumas pessoas podem se sentir prejudicadas.
    Não sei!!!
    O lance de top comentarias também acho que não levo, se bem que dias atrás a Monica MOrris me premiou como to de 2010, achei chique, mas creio que foi a primeira e a última,rs.
    Acho importante valorizar quem está sempre conosco, reconhecimento é bom, não fico grilada com esse tipo de coisa, como também não fico com sorteios onde o blogueiro escolhe o melhor comentário, acho tranquilo, natural.
    Falando nisso e até por conta disso, li seu post no blog da Ana Paula, Inventando Casa, lindo, emocionante, e merecia o prêmio, principalmente porque vi, antes de qualquer coisa, verdade nele.
    Você melhorou?
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Elaine:
    - eu tava doida pra tu ensinar a fazer sorteio (olha minha sede de aprender!). eh porque to pensando em fazer um sorteio no meu blog e nao sei fazer e tenho medo de esculhambar tudo e ser injusta.
    - muito importante voce falar sobre o sorteio. adorei o post.
    beijo e aguardo voce :-)

    ResponderExcluir
  18. Super interessante sua colocação sobre sorteios, principalmente em blogs. Eu particularmente não participo, mas por falta de tempo de ficar lendo regras...(rsrs).
    Um super abraço pra vc

    ResponderExcluir
  19. Elaine você tem um jeito todo especial de escrever e de ser.

    Sente-se livre e nos deixa livres. Me surpreendeu com o futebol. Não pensei que gostasse. Eu não gosto de sorteios mas é uma coisa que trago da minha vida pessoal. Não jogo nada nem em loteria...

    E quanto aos comentários penso como você e coloquei a lista de leitores participativos apenas para homenagear aos que comentam com mais frequência, mas me sinto livre para comentar onde quiser ou até para não comentar nada.

    Mas não resisto quando leio no reader alguém falando algo da qual me identifique... aí venho correndo dar palpite.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Elaine,
    Encontrei o seu blog ontem e já virei fã!
    Já estou te seguindo, obrigada por compartilhar tantas coisas e opiniões, adoro gente de atitude!!!
    Beijos e muito sucesso
    Majô

    ResponderExcluir
  21. Elaine!!!!!
    Voltei para dizer que o script que eu estava usando era um que se baseava nos últimos "5000 comentários"

    Eu tinha dois e não dei por conta que havia colocado o de 5000. Deu uma baita diferença... (risos)

    O código que eu tenho peguei aqui e se baseia nos últimos 500
    http://elescaparatederosa.blogspot.com/2009/02/top-comentaristas-ganando-enlaces.html

    E não precisa responder a esse comentário e nem publicá-lo se você não quiser.

    Vim mais é para te contar mesmo.

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine!
    Concordo com você, e acho que ninguém tem que provar honestidade em sorteio. Afinal, a pessoa que está realizando o sorteio está arcando com despesas do presente e do envio, e ainda tem que provar algo??? É o fim da picada!
    E quanto as regras, acredito que cada um sabe o que realmente espera de retorno, por isso a imposição de regras.
    Aí cabe ao bom senso em não exagerar, senão ao invés de atrair leitores poderá é espantar,rsrs.
    E falando em sorteios, alguém já acertou o que você irá sortear???
    Hum...acho que acertei né, hihi.
    Beijinhos e lindo dia.

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca fiz isso, nem quero que você se sinta obrigado , por isso coloquei o link para você ler e caso queira ajuda, por favor sinta-se a vontade de não publicar esse comentário
    bjs
    Preciso da sua ajuda (leia a postagem ) , http://corderosachoque22.blogspot.com/2011/05/master-door-desrepeito-descaso.html

    ResponderExcluir
  24. Elaine, adorei!
    Penso da mesma forma que vc. Nos sorteios que já realizei em meu blog nunca exigi que fossem seguidores pra participar, fica "parecendo chantagem" rsss. Mas, sempre digo que estou torcendo para que o vencedor seja seguidor, pois me parece mais justo que o sorteado seja alguém que esteja sempre acompanhando o blog. O engraçado é que até agora os sorteados não eram seguidores e depois passaram a ser visitantes assíduos. rsss.

    ResponderExcluir
  25. Eu lhe fiz uma proposta para um sorteio descomplicado. Você viu no seu e-mail? Veja lá e me diz se topas.
    Abração e obrigado sempre.meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  26. oi Elaine, conheci seu blog há pouco, mas adoro seus textos...
    sobre sorteio é complicado falar ... sempre há várias opiniões não???
    Jà realizei 3 sorteios no meu blog... faço isso para presentear mesmo minhas seguidoras... e sempre encontro parceiras para isso... quem gosta do blog e segue geralmente participa... eu mesmo qdo há sorteios, de quem sigo, eu participo... só não gosto qdo tem que postar no blog... eu sempre dou a opção... se postar, melhor, ganha uma chancinha a mais... mas não é obrigatório... pois eu sempre esqueço mesmo de postar... eu sou muito atrapalhada.. quero fazer tudo ao mesmo tempo e me enrolo... até selinhos sou rainha de esquecer de postar qdo recebo...
    qto à honestidade... eu confio...sempre vou achar que as pessoas serão honestas como eu sou! tanto que ganhei 2 já... ano passado da Cláudia, da tudo em caixas, que mal a conhecia... só tinha deixado alguns comentários (portanto não era amiga dela) e a partir daí nos tornamos amigas....e agora, ganhei um sorteio internacional... acabei de receber 3 ilustraçoes dos EUA... como confio nos outros, quero que os outros tbm confiem em mim...
    meu último sorteio fiz pelo rei das planilhas, acho que esse não tem como rolar várias vezes como random, só se vc montar a planilha várias vezes (trabalhoso pra caramba)... mas esse método só funciona para até 100 pessoas...
    bom... acho que é isso...
    bjks

    ResponderExcluir
  27. ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ


    Muito bem colocado tudo aqui e proncipalmente o fato de ter um blog é pra se divertir e não nos apurrinhar...

    No dia que isso não der mais, fechamos a baiúca,né?

    Com leveza, educação e alegria vamos seguindo nos blogs, que adooooooooro blogar!

    beijos,lindo fds!chica


    ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ ฺ❤ฺ

    ResponderExcluir
  28. ESTOU COM A FERNANDA REALI... NÃO CONCORDO... Vc bem que podia dançar lambada, forró e funk na webcam sim!!!
    Acho que vc é uma boa dançarina!
    Se a gente pedir, isso como regra de um sorteio, nos nossos blog vc faz?

    Voltando ao post... Eu concordo com vc. Não vale ter que ser seguidora do blog para entrar no sorteio. Tem alguns que nem participo por causa disso!
    Por isso concordo com vc!

    bjinhos e bom fds!

    ResponderExcluir
  29. Oi Elaine!
    Suas dicas e comentários, como sempre, são ótimos! Isso me fez pensar nesse último sorteio que fiz. Lembro que comentei nas "regrinhas" que quem colocasse na barra teria direito a mais um número, até aí tudo bem, mas teve participante que disse que divulgou no twitter, só que como é que eu confiro? eu não tenho twitter! Fiquei sem saber se eu colocava ou não outro número para ela participar e se ela ganhasse, seria justo ou não? Fiquei super sem graça comigo mesmo por não ter atitude. Sempre faço pelo ramdon,mas nada é infaliível não é mesmo?
    Esse negócio de participar só se for seguidor só entro se o blog tiver a ver comigo, senão passo batido.
    Beijos, Renata
    palpitandemtudo

    ResponderExcluir
  30. Olá Elaine boa noite e Feliz Páscoa ( nunca é tarde, pra mim é como Dia das Mães, são todos os dias).Gostei do post, sou sincera e só visito quando posso comentar, é princípio meu mesmo, embora respeite quem age de outra forma,cada um tem suas razões...Mas como você ja comentou em postagens anteriores quem posta é porque gostaria de ler o que acharam do conteúdo ,mas como você mesmo coloca, Blog não deve ser motivo de stress ...Diversão e aprendizado acima de tudo , rs,nem que seja da performance alheia é muito bom nos refletirmos ou não em determinados "espelhos". Gosto muito da sua maneira direta e objetiva de se colocar , continue assim pois esta é você mesma. Quero esclarecer que já participei de 04 sorteios e fui premiada e recebi os premios e pelo menos até agora só encontrei lisura. Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Ah, vc é massa Elaine, gosto muito de pessoas que dão sua opinião claramente, sem medo de serem felizes ou não no processo... Gostei do que vc disse sobre sorteios, fiz alguns no meu blog e no futuro, em dias melhores, farei muitos mais (Se Deus quizer, Deus queira rsrsrs)!!! Para mim oferecer coisas as pessoas tem que ser prazeirosos, regras demais, condições demais tiram o prazer do processo... Acho que vc entente o prazer de oferta algo a alguém, com milhões de chove não molha não há prazer.

    Cheros e inté!

    ResponderExcluir
  32. @Fernanda RealiA Reali é sempre divertida: adoro!! Mas funk não é mais tão na moda: ataca logo de dança do ventre q voltou c/ td c/ Vale a Pena de ver de novo O Clone! rsrs

    ResponderExcluir
  33. Como sempre,adorei. Já estou abrindo os links q indicou.

    Desculpem, mas eu acho engraçado a pessoa reclamar q é injusto premiar top comentarista: ué, no seu blog vc premia o q acha legal e se vc acha legal top comentarista, o q é q tem?
    Tem gente q é mt ocupada e ñ tem tempo de comentar, tá certo; mas tem gente q doa seu tempo p/ ter este carinho de comentar... Eu, hein! É cada coisa q não entendo...

    Tem uns sorteios q são mt atraentes e até entro na dança; mas como disse no Twitter, é m mais legal alguém te seguir pq gosta ou pq quer devolver uma gentiliza do q seguir pq é regra do blog: tb ñ entendo este critério (a ñ ser q seja p/ ter parceria).

    Agora, regra de seguir n oface, me recuso! O face é MEU, ñ é do meu blog! É pessoal, tem minhas fts, desabafos, família, maridão... Fala sério, né... rs

    Bjinhos
    Eu, como sempre, falando mt...

    Dani
    www.versosetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Elaine
    Eu fiz um sorteio só mas a mamae adorou pois eu imprimi quem tinha passado pelos blogs numa determinada data e fiz o sorteio tirando foto. Mamae adorou me ajudar!
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  35. Olá ELAINE,olha eu só à cerca de dois anos entrei nisto de blogagens, para mim foi uma descoberta,não tenho muitos seguidores mas os que tenho são importantes para mim, depois através desses seguidores fui conhecendo outros, que nem me seguem mas que eu visito e que os tenho como favoritos,nos teus sorteios já tenho participado mas mais pelo prazer pois sou Portuguesa, isso das regras também não concordo, pois ter seguidores para numero não interessa,eu tenho andado um pouco fugida mas é sempre assim no final do ano lectivo sou muito requesitada para trabalhos na escola onde faço voluntariado, agora até coletes vou ter que costurar, vamos lá a ver como me saio.Eu já fiz um sorteio mas fiz papelinhos com os nomes de todos os que tinham comentado, coloquei numa jarra opaca e a minha filhota tirou um papel abriu e o nome que estava foi o que saiu, curiosamente a uma pessoa que eu seguia e fazia muitos comentários, mas através da minha 1 seguidora seguiu o meu blog e deve ter visto que havia sorteio e comentou teve tanta sorte que ganhou, qualquer dia vou voltar a fazer quem tiver confiança participa, quem não tiver paciência eu sei da minha seriedade e estou como tu fiquem os bons,beijinhos

    ResponderExcluir
  36. Este seu blogue é de uma utilidade
    imensa. Sempre disponível para
    ensinar. Fantástico.
    Gostaria de saber se já ensinou
    a colocar música em vídeos para
    depois os inserir no Youtube,
    uma coisa que eu gostava de
    aprender.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Elaine

    Amiga que assunto super importante e interessante. Fui na Fernanda e redigi um testamento sobre inscrições em promoções e sorteios, mas deu ero no final e não sei se foi ou sumiu.
    Nessas horas me dá vontade de chorar.

    Depois volto lá para escrever tudo de novo.

    Eu sou uma participante assídua pelo Vitrine de Promoções e o que tem de regrinhas nos blogs é de deixar a gente de cabelo branco.

    Tem muitos que até pedem para você se cadastrar na loja virtual de que é parceira. A boba vai lá e o cadastro pede todos os seus dados e parece até que estou abrindo uma conta em banco. Ninguém merece e caio fora. Não conheço a loja, nunca vi e acha que vou confiar?
    Pior é que a maioria vai lá e se cadastra.

    Temos feitos alguns sorteios através de parceria com blog de artesanato e caímos nas mesmas regras e formas de sorteio. Queremos simplificar, mas temos entrar num acordo com o blog parceiro.

    Mostrei teu post para a Vivian que é a minha parceira que cuida das promoções e parcerias e já assinamos o feed para que ela tome conhecimento dos seus posts , sobre ferramentas que podem ser usadas como o TOP Comentarista, newsletter, etc.

    O que queria falar que não foi citado aqui é sobre o " CONTEXT MACHINE " uma ferramenta que é muita usada em alguns blogs, principalmente o literário, para sorteios que é super fácil e me parece bem confiável.

    É uma ferramenta paga e talvez com o aumento de sorteios seria interessante de ser usada. Você conhece? Se sim o que acha? É segura?

    Beijos e um lindo dia

    ResponderExcluir
  38. Oi Elaine,

    Gostei muito do seu post... acho bacana você mostrar que as regras devem ser pesadas de acordo com o que se espera do blog...
    Quanto a honestidade, acho que foi muito bem colocado... quem não acredita em nossa honestidade, não deveria nem participar...
    Bem, nunca vou ganhar qualquer premio por ser top comentarista, pois leio tudo pelo reader e nem sempre dá pra comentar em todos os blogs...
    Você, como sempre, está de parabéns pelo assunto e forma de abordagem...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  39. Elaine...

    acho você a ponderação em pessoa sabia.

    e penso também que os sorteios servem pra gente brincar, descontrair, dar risada....

    As vezes as pessoas acabam copiando o jeito do outro fazer por pura inexperiência, mas sempre é tempo da gente fazer adaptações e escolher o melhor.

    beijoquinhas procê.

    ResponderExcluir
  40. Elaine...

    acho você a ponderação em pessoa sabia.

    e penso também que os sorteios servem pra gente brincar, descontrair, dar risada....

    As vezes as pessoas acabam copiando o jeito do outro fazer por pura inexperiência, mas sempre é tempo da gente fazer adaptações e escolher o melhor.

    beijoquinhas procê.

    ResponderExcluir
  41. Oi elaine. São excelentes suas dicas para sorteios, mas há de se convir que você de boa vontade faz um sorteio e ainda achar de aparecer alguem pra duvidar de sua honestidade é de amargar. No mínimo falta de gentileza com você, não é?
    as repito, suas dicas são excelentes pra quem, como eu, está iniciando, ainda tentando pegar o jeito nessa coisa de blog. Obrigada por dividir seu conhecimento com todos nós!

    ResponderExcluir
  42. Olá Elaine!!!
    Tudo bem? Sempre estou por aqui, mas raramente eu comento, acredite, por vergonha devido ao tamanho e qualidade do blog que intimidam. Sou tímida. rs

    Mas como sempre venho aqui pra pegar dicas pro meu blog achei justo hoje eu compartilhar com você o quanto seu blog tem me ajudado. Hoje mesmo mudei várias coisinhas lá no blog seguindo suas dicas... e amei as mudanças. É muito bom para nós, blogueiras iniciantes, ter um lugar para recorrer, para descobrir coisas que parecem, realmente, um bicho de sete cabeças.

    Sobre os sorteios, hoje eu concordo com você. O meu primeiro sorteio, tinha a regrinha de seguir o blog... assim como todos os sorteios que eu via, nunca parei para pensar, então, como era meu primeiro sorteio, me inspirei em um blog e fiz... com a infeliz regrinha, fiquei com vergonha quando percebi que aquilo não era agradável e hoje anseio em fazer um novo sorteio sem esta regrinha.

    Nós, iniciantes, as vezes nos inspiramos em blogs errados...
    Beijinhos e obrigado por toda ajuda!

    ResponderExcluir
  43. Muito interessante essa sua postagem, foi o maior comentario sobre o sorteio dos juizes. Mais uma vez vc foi super feliz em esclarecer sobre os sorteios em blog.
    Bjão

    ResponderExcluir
  44. Olá Elaine,

    Depois de seguir suas dicas legais, está rolando no meu blog, um mega sorteio para o dia dos Namorados, que agradará a todos.
    Passem por lá e confiram, é imperdível!

    Isa Oliveira
    www.paginasdodia.com

    ResponderExcluir
  45. Nossa, procurei pelo google como fazer sorteio, só para entender mais sobre assunto de blog, e me surpreendii com seu post!!!
    Realmente, vc foi sincera, ter de fazer o sorteio e ainda provar que não foi armação...rs
    adorei muito suas dicas e vou colocar em pratica...
    Resolvi criar meu blog, e faz apenas dias que o fiz, e com certeza, vou adorar entrar aqui e pegar suas dicas...
    muito obrigada, pois fico muito grata a quem coloca o que sabe ,a disposição de outros também aprender...
    bjokas
    http://aprendendosobrecabelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Olá, Elaine
    Concordo que sorteio cheio de regras é o ó! Detesto, embora já tenha participado por me interessar pelo prêmio. Concordo tb com o que a Luci diz sobre confiança em sorteios. E concordo com a Claudia a respeito de ter sorteadas que parecem que foram escolhidas, muita coincidência ser a melhor amiga, mas nesses casos, prefiro fazer vista grossa e por gostar do blog, continuo. Afinal, continuo me divertindo e enquanto isso acontecer, tudo bem!
    Não me importo com o top comentarista. Não conseguirei ser uma, nem tenho pretensão, pois tenho dificuldade com horários, com frequencia, com o pc que pifa, etc, além de eu ser muuuito indisciplinada. Mas acho que as tops merecem um agrado, pois dão o maior incentivo para continuarmos a blogar, não é? E geralmente, são realmente umas fofas e amigas.
    Beijinhos, querida e um lindo fim de semana.
    Com carinho
    Joana (Jô)

    ResponderExcluir
  47. @http://claudiaaoextremo.blogspot.com/
    Elaine, concordo plenamente com tudo que vc. fala sobre sorteio, desisto logo de inicio são tantas exigencia, que cansa minha beleza...rssss.
    E quanto passar pelos blogs e deixar um comentário, kara sou kabeçuda quanto a isso, muitas das vezes leio ( e leio muitos) mas, nunca lembro de deixar algum tipo de comentários.
    O seu blog é um caso...rssss. adoooooro ler tudo que vc. escreve sabia????
    Recebo sempre no meu e-mail seus comentarios e leio assim que recebo.
    Quanto ao top comentarista ja aderi a ideia e amei. Valeu mais uma vez.
    E quanto ler seus e-mails tb. conta ponto???....kkkkkkk.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  48. Já fiz vários sorteios no meu blog e me recuso a colocar como condição ser seguidor.
    Excesso de regras, inventar coisas complicadas para participar, isso não rola...
    Particularmente, não gosto do gadget Top comentarista.
    Concordo com você quando diz que o blog é um prazer e deve continuar a sê-lo, caso contrário, perde a finalidade.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  49. OI! Elaine
    Vim aqui para conhecer um pouco sobre sorteio, pois pretendo fazer um já que meu blog completará 1 ano. Mas estava querendo algo interessante, concordo com sua explanação sobre o assunto e verei os sites que vc indicou. Aproveitei e li alguns post e adorei. Bjos
    Vou segui-la.

    ResponderExcluir
  50. Oi Elaine, faz tempo que não passo aqui, o tempo anda curto!
    Menina, sofri pra instalar um Top comentarista, mas nada como ler suas dicas né? O único que deu certo foi esse que vc sugeriu! Obrigada por dar essa ajuda!
    Mandei um e-mail sobre isso, então desconsidera!
    bj
    Si

    ResponderExcluir
  51. Elaine,

    Já tentei colocar no meu Blog o top comentarista, mas eu tenho uma dúvida e agradeceria muito se você soubesse responder.
    Como eu faço parte do Dihitt, alguns amigos possuem um serviço de comentário automático. Quando comentam na notícia do Dihitt, vai diretamente para o meu Blog.
    E isso faz com que dê erro no top comentários do meu Blog.
    Você sabe dizer como poderia resolver isso?

    Abraços,

    Isa Oliveira

    ResponderExcluir
  52. @Isa Oliveira,bom dia
    Olha, eu usei durante um tempo os comentários do Dihitt e o meu top comentaristas nunca deu problema. Ele não conta os comentarários feitos e enviados via Dihitt, mas não trava.
    Sugiro você tentar usar o script do SemNome, é o mais completo em minha opinião.
    De toda forma, se não der certo, eu não sei o que poderia resolver. Mas acho que pode funcionar pois comigo funcionava quando eu usava no blog.
    Certo?
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  53. Obrigada Elaine pelo retorno!
    O script que eu estava usando, acho que ele tentou levar os comentários do Dihitt, e por isso deu erro. Ficou cheio de códigos.
    Vou tentar usar esse sript, espero que dê certo!

    Depois das suas dicas, eu agora recebo os comentários no meu e-mail.:)
    Adorei isso!

    Obrigada flor pela atenção!

    Abraços

    Isa Oliveira

    ResponderExcluir
  54. Oi a todos vocês , eu gostei deste trabalho neste site , você está escrevendo para baixo com uma boa informação ! Esta página web é muito esclarecedor!
    Estou Rosie , eu vivo em Chicago, e eu serei um fã deste site, meus interesses você pode não querer conhecê-los , mas vou dizer-lhes qualquer forma eu adoro futebol, bem como programas de tv , e eu também ouvir um monte Shakira no meu quarto, eu estou sem namorado no momento, então cuidado com os meninos para mim .... Apenas flertando com vocês lol :) ! Eu tentei uma vez namoro on-line Não funcionou muito bem ....
    Eu fiz este comentário porque como eu já mencionei que eu realmente gosto deste site Eu também tenho uma placa assim como você , mas o meu é vey diferente deste , que é sobre nenhum depósito poker bonus ....:)
    Além disso, vou pedir desculpas por minha língua é a única maneira de eu conseguir falar com vocês ....Bom dia a todos , See ya

    ResponderExcluir
  55. Olá, acabei de descobrir www.elainegaspareto.com no Yahoo, e descobriu que ele é realmente incrível. Eu vou prestar atenção para fora para bruxelas. Eu apreciaria se você continuar a escrever sobre este assunto no futuro. Muitas pessoas se beneficiarão de sua escrita. Cheers!

    ResponderExcluir
  56. Oi Meninas, concordo com os comentarios sobre as formas dos Sorteios. Pelo fato de DAR algo aos Fãns vejo justica em contribuir com a minha parte como por exemplo um CURTIR ou algo do genero, mas tb so faco se a pagina ou blog for algo interessante!
    Outro ponto fundamental é o bom gosto do produto oferecido. Ou faz algo bem Legal ou entao nao faz!
    Hoje vi este Sorteio e achei o MÁXIMO...super bom gosto e regras mínimas!!! Deem uma olhada...bjinhos!!!

    http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=33651

    ResponderExcluir
  57. Olá querida! Eu estou aqui querendo bolr um sorteio no meu blog e concordo com tudo que apontou aqui. Outro dia no /youtube estava sendo sorteada makes. A exigência era gravar um vídeo dizendo; Eu quero ganhar Porra! Juro que é verdade!Achei um absurdo ! Eu quero presentear as comentaristas. bj

    ResponderExcluir
  58. Muito Bom o seu blog, aprende bastantes coisas que não sabia...Assim podendo arrumar o meu. Obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Obrigada pelas informações, montei meu blog agora e achei excelente o seu comentário.Parabéns!!! Acredito tb que essa maneira de sortear tem muito a desejar. Não concordo da forma que fazem. Como o meu blog é de consultora independente, fica ai pra vc o meu blog www.lucreganhebelcorp.blogspot.com.br e passa lá no meu tb. Obrigada e valeu a dica. Estarei sempre de olho no seu, pois preciso aprender muito ainda. bjusssss

    ResponderExcluir
  60. OLÁ MINHA AMIGA! ANDO NAVEGANDO POR TEUS ARTIGOS (E POSTANDO ALGUNS EM MEU BLOG, COM LINK PARA O TEU) E CADA VEZ MAIS FICO ADMIRADO COM TUA "MAESTRIA" NO ASSUNTO! PARABÉNS POR TEU SUCESSO NAQUILO QUE TE DISPUSESTE A FAZER! ESTE ARTIGO SOBRE SORTEIO É SHOW. ACABEI PARANDO NELE PORQUE ESTOU PENSANDO EM FAZER ALGO DO TIPO NO MEU BLOG, PARA DIVULGÁ-LO E TAMBÉM INCENTIVAR OS LEITORES. ADOREI A IDÉIA DOS "TOP COMENTARISTAS".... ATÉ O PRÓXIMO COMENTÁRIO!!!! ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  61. Estou planejando fazer meu primeiro sorteio no meu blog. Sua dicas foram muito importante. Mas uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  62. Concordo com você! Parabéns! Simpatizei-me com o seu blog! Sou nova nisso e estou pensando em realizar um sorteio! Vamos ver no que vai dar! Abração!

    ResponderExcluir
  63. Oi, Eliane
    Estava justamente procurando gadgets de top comentaristas e achei seu post, pois é assim que quero presentear os amigos q comentam no meu blog no aniversario dele em Junho. Não quero ficar colocando regras no dia do sorteio, farei desse jeito sempre com comentarista e seguidores sorteios surpresas , como fiz o ano passado. Não concordo com várias regras de sorteio e mesmo q me convidem só por interesse, tudo tem q ser feito por livre espontânea vontade.Só participo mesmo se me interessa e muito e se o blogueiro já super conhecido meu . Deve ser por isso que minha página do meu Face nova tem poucas curtidas, pq só pedi pra poucos amigos o restante foi normalmente e tbm jamais farei o que o Face propos compra curtidas, acho um absurdo e caro.
    Agora que lembrei do seu nome, pq vc q fez o layout do www.cafeentreamigos.com eu que fiz a ilustra. Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  64. ola Elaine,entao,eu concordo com vc a respeito das regras do sorteio,mais se estou precisando de seguidores,qual e a solucao para isso,vc sabe que as pessoas sao muito dificeis de seguirem um blog ne,mais eu sou iniciante ainda,e nem tenho 300 seguidores,ta muito dificil,estou ate pensando em fazer um sorteio,mais nem sei por onde comecar,vc poderia me dar uma dica,muito obrigada bjs

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…