Como fazer backup do template e dos posts e comentários do blog

em 4 de maio de 2011

backup do blogSe tem uma coisa da qual os usuários da plataforma Blogger não poderão jamais se queixar é de levar uma vida monótona. Ser usuário Blogger significa viver numa adrenalina constante.

De 27 de abril pra cá blogs começaram a ser deletados pelo Blogger. De novo. Isso já aconteceu no final do ano passado, e na ocasião eu falei sobre as precauções a serem tomadas para evitar que seu blog suma. Veja:

Acontece que a coisa vem se repetindo desde o dia 27 de abril. Muitos blogueiros relataram que seus blogs foram deletados sem aviso prévio. E como eu recebi desde então bem uns 30 emails desesperados resolvi voltar ao assunto porque não tenho condições de responder a todo mundo individualmente.

A primeira dica básica que sempre dou é: faça backup de seu blog. Assim, na eventualidade de uma exclusão, você tem tudo salvo, desde o template até os posts e comentários.

Veja como fazer:

Backup do template:

Estando logado clique em Design. Agora clique em Editar HTML. A seguir clique em Baixar modelo completo. Se você usa o Firefox o arquivo será salvo automáticamente na pasta Downloads. Se usa o IE basta seguir o que a tela disser e clicar em Salvar. Caso use o Chrome o salvamento também é imediato.

Se algum dia tiver problemas e precisar reinstalar o template clique em Selecionar arquivo, na mesma página Editar HTML onde clicou para salvar. Encontre o arquivo com seu template salvo anteriormente. Daí clique em Fazer upload e esére carregar o arquivo. Visualize. Se estiver tudo certo, salve.

Backup de postagens e comentários:

Clique em Configurações. Agora clique em Exportar blog. Pode clicar, confie em mim. Vai aparecer esta página:

image

Clique no botão laranja. Agora vá ler a saga Crepúsculo (acabei de ler, me surpreendi, gostei) porque dependendo  do número de posts e da quantidade de comentários que seu blog possua vai demorar… tá, mentira. Demora em torno de 1 hora, no meu caso.

Depois de ter feito isso ainda é possível salvar esses dados em um pendrive ou cd de dados. Caso precise reinserir as postagens e comentários clique em Importar blog, encontre o arquivo com as postagens e comentários salvos anteriromente e faça o upload de tudo.

Caso seu blog seja excluído por engano entre em contato com o Fórum de ajuda do Blogger. Lá, clique em Postar uma pergunta, veja as opções de direcionamento e dê os detalhes do acontecido com seu blog.Pode demorar um pouco quando o bug é muito grande mas em geral os blogs têm sido restaurados com êxito.

Blogger: enchendo nossa vida blogueira de adrenalina constante…

 

Aproveitando o assunto:

Talvez seja a hora de você pensar em ter um domínio próprio para seu blog. Isso não impede que ele seja excluído pois a menos que você pague hospedagem seu blog continua hospedado pelo Blogger e portanto sujeito aos bugs da plataforma.

Mas então para que serve um domínio?

Serve para você manter seus leitores, serve para não perder links, serve para ter controle sobre suas postagens. Serve para você ser dono do nome/endereço de seu blog.

Caso um blog que possua domínio próprio seja deletado o domínio não é afetado. Daí é só criar outro blog, direcionar para o domínio próprio e importar todas as postagens e comentários salvos no backup que ensinei acima.

Certo?

 

Importante: devido ao meu tempo escasso( e às vezes à minha falta de disposição e/ou outras coisas pra fazer, tipo ler e namorar rsrsrs) eu não tenho como responder a todos os comentários e emails com perguntas.

Sugiro também a leitura da seção Dicas para blogs. Nela eu falo de quase tudo. Se tiver dificuldades em encontrar o que procura use a caixa de pesquisa presente no topo do blog e pergunte ao tio Google (como diz a  Cíntia Mara) .

Caso tenha alguma sugestão para postagens futuras e/ou pedidos de algo que queira aprender para seu blog por favor deixe aqui nos comentários e eu tentarei postar quando for possível, caso saiba e já não o tenha feito. Certo, leitores queridos do meu coração?

Bora lá salvar seu blog e espalhar prazamigas? E aproveita pra participar do:

Clique sobre o selo do sorteio e arrisca um palpite… vai que você acerta? Já pensou que legal? Tô tisperando

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

35 comentários , comente também!

  1. Elaine,
    Adoro suas dicas para o blog. Como sou uma verdadeira analfabeta sobre blogs o que eu já fiz nele com suas dicas! Obrigada! Já fiz meu primeiro backup do meu blog. Não precisei ler a saga do crepusculo não. Meu blog é novinho, só tem 1 mês.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas sempre preciosas Elaine! Já passei por isso, me desesperei... Parti para ajuda do Blog... lá eu segui os passos e consegui recuperar! Foi um susto que eu não quero mais passar... Vou seguir suas dicas! Bjusss

    ResponderExcluir
  3. Oii, menina prestativa !!! hehehe

    Qdo vi que desapareceram com um montão de blogs logo lembrei de ti e dos teus posts e pensei o qto seria interessante vc falar novemanete s/ o assunto ...e eis que vc ...fez !!!

    Vou indicar para minha afilhadinha lusitana que passou maus momentos com o sumiço do blog dela.

    Posso fazer uma pergunta, se não for muito abuso (tô cheia de cerimonias, né:) mas sabe o que é: eu não consigo ver meus seguidores há dias... nem qdo abro o painel e tb não consigo ver os seguidores dos blogs amigos. Vc saberia ou poderia me dizer o que pode ser isso ??? Quem entra no meu blog vê e eu não !!! Oh raios!!! hehehe

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Elaine sou smepre grataa vc que mesmo com tempo escasso vem sempre ajudar a gente tentei fazer todos os passos que vc indicou, mas meu note é macintosh e to perdidinha tentei salvar mas apareceu erro, vou esperar marido chegar e perguntar pra ele o que deu errado...
    Obrigada flor por seu suporte sempre
    Beijooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine querida ...
    Fazer um back up do blog em si é algo em que venho pensando e sempre adiando, mas mais uma vez você me fez lembrar a importância disso.
    Vamos ver se eu me animo.
    Beijos meus.
    Angel.

    ResponderExcluir
  6. OI, Elaine querida !

    Obrigada por mais esta dica !! Semana passada passei novamente por maus bocados com meu blog...não sumiu, mas novamente ( pela segunda vez ) aparecia aquela mensagem de (Malware ) pra quem acessava o blog e as pessoas me avisando e eu não conseguindo...fiquei desesperada, mas graças a Deus consegui !!
    Quando vc puder, poderia fazer um post com esta dica de como proteger nossos blogs deste ataque de malwares? Comprando o domínio melhora ?
    Vc viu que coloquei suas dicas no post sobre os Malwares? Passa lá pra ver!!
    Um beijão cheio de carinho!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi menina generosa,
    Obrigada! Usarei sua dica!
    bj

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pelas dicas, segui direitinho o passo à passo que você ensinou e agora posso respirar aliviada, meu blog está seguro!! Dicas ótimas e valiosas. Ah, fuçando, fuçando, aprendi a mudar o template, dei uma mudada básica, nada que se compare ao que vc faz divinamente. Aos poucos estou aprendendo e mexendo. Com certeza vou ler as outras boas dicas que você posta no seu blog. Muito obrigada mesmo pela ajuda.
    Tenha um lindo dia, cheinho de bênçãos. Beijocas...

    ResponderExcluir
  9. Menina, você é demais. Tudo o que eu procuro acabo achando no seu blog. E de forma simples e passo-a-passo. Valeu, bjs

    Gys
    http://saladaideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Aprendi mais umas tantas coisas importantes.

    Obrigada.

    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi, Elaine!

    É humanamente impossível você estar em todos os lugares ao mesmo tempo. E como o tráfego em seu blog é muito grande não dá para dar atenção a todos. Os que gostam de ti compreendem isso.

    E sua vida pessoal deve vir em primeiro lugar. Quanto as dicas ainda não pensei em domínio próprio talvez por gostar do termo blogspot...

    Um beijo e como escreve com a alma sinto que o carinho chega aqui.

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine que boom ter encontrado seu blog. MARAVILHA. estou aprendendo muito.Vou logo fazer o
    backup do meu blog.parabéns. Se puder visite meu blog.www.expressodointerior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Realmente você é dez, dá toda as dicas que um blogueiro precisa.
    Ps.Estava sem computador por um período pois o mesmo deu pau e tive que re-construir outro.
    voltando devagar e colocando as coisas em ordem. Ah estou guardando suas dicas e sugestões em uma pasta particular do Dicas para blogs.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. ANJA EeLAINE! RSRS. OBRIGADO MAIS UMA VEZ. AGORA EU COLOQUEI A PARTE DAS DICAS NO MEUS FAVORITOS E POSSO CONSULTAR TODA VEZ QUE PRECISAR DE FAZER BACK UP. MEU BLOG NÃO É NADA PARA OS OUTROS MAS PARA MIM É VITAL.RSRS. ABRAÇO GRANDÃO. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior que a gente se apega ao nosso diario blog né. eu ainda não aprendi so fazer isso mais vou tentar

      Excluir
  16. Elaine!
    Estive uns dias afastada porque tive de acompanhar o maridão em uma cirurgia e aí foram dias no haspital, etc...
    Adoro todas as dicas que dá em relação ao blog, aproveito todas, muito obrigada!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  17. Olá Parabéns pelo blog
    muito bacana. Estou te seguindo.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar os nossos blogs
    Mensagem Edificante para Alma
    http://josiel-dias.blogspot.com
    Iec@a Blog
    http://iecaalcantara.blogspot.com
    Josiel Dias
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  18. ja sei o que vc vai sortear!
    uma das artes da vera lucia, uma caixinha!
    abraços
    lilly
    coisadelilly.wordpress.com
    e
    blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine!
    Já passei por aqui de manhã, mas nem deu tempo de deixar recado, por isso voltei.
    Aproveitei sua dica e fiz o backup do blog para garantir. Por hora, está salvo. Preciso me condicionar a fazê-lo com mais frequência.
    Tenha uma boa noite!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine, não sei se você recebeu o email, preciso que me oriente, abri o blog e não sei blogar. Você vai aceitar fazer o serviço?
    Como devo proceder para o pagamento?Obrigada abraços carinhosos de Maria Teresa

    ResponderExcluir
  21. Elaine, seu blogger já tá com o painel novo, super esquisito? um laranjão com cinza, não gostei não rs. o antigo é mais fácil pra usar.

    dai fui fazer um backup e deu trabalho pra achar os links certos...
    bjs e bom dia.

    ResponderExcluir
  22. @Alexandre Mauj Imamura GonzalezAinda não, mas vai mudar de todo mundo, né? É estranho demais? Ai meus sais rsrsrsrs
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  23. Oi Elaine!!

    Como sempre, ajudando!!!

    Obrigada, querida.

    Um beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  24. Essa dica eu já segui, aliás, uma vez vc ensinou um monte de truques para os medrosos de plantão, segui todas elas, tenho e-mail secreto, caixa secreta tudo onde guardo os conteúdos da minha caixa pública só por garantia que seguro morreu de veio e conselho se a gente segue não bate com a cara na parede néh!!!

    Chero Elaine e valeu pelas dicas, quando o assunto é blog, como mexer no blog e derivativos só confio em você!!!

    Vc sabe, morro de medo!!!

    ResponderExcluir
  25. Elaine obrigada por mais essa dica.
    Ja havia feito, mas me esqueci completamente.
    Como sempre suas dicas sao muito uteis.
    Abracos e bom final de semana
    Gra

    ResponderExcluir
  26. Salvei o meu blog...obrigada por compartilhar.....uma pergunta:meu blog não atualiza meu post no dos amigos....fica sempre como o primeiro que já esta lá mais de ano....tem como consertar ou é um problema do blog???agradeço se puder me dau uma luz.....obrigada e abraços

    ResponderExcluir
  27. Ih, Elaine, nesse negócio de Backup sou praticamente analfabeta. É bem capaz de eu ir tentar e acabar botando meu blog todo a perder, rs

    ResponderExcluir
  28. Olá Elaine, agradeço muito todas as dicas, fiz exatamente como você disse e até que não demorou nada, agora está tudo seguro no meu pc.
    Vou procurar manter meu backup sempre atualizado, acho que é o mais correto, né?!
    Bjuss e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consegui fazer isso . queria ajudar .

      Excluir
  29. Elaine, será que o fato de eu não conseguir colocar mais de um post na página principal, tem a ver com esse bug do final de semana?
    Obrigada por todas as dicas, não sabia nem que era possível fazer backup do blog, bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá brigada puxa, aprendi muito aqui!!! bgda, seguindo, bjoss

    ResponderExcluir
  31. Oi, boa noite, há dias as minhas atualizações recentes não aprecem no painel do blog e acho que meus seguidores tmb não a vêem, o que pode ser?

    Abrs

    Andreia

    deiafargnoli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. MENINA VOCE E UM TUFAO HEIN?PARABNS PELA DESENVOLTURA E DESEMBARAÇO
    NA MINHA IGNORANCIO SOBRE TE INVEJO,MAS UMA INVEJA SADIA POIS TO BATALHNDO PARA CHEGAR LA ,PARABENS NOVAMENTE, FELICIDADES PARA VOCE E SEU MARIDAO

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…