Sobre os comentários em um blog

em 25 de abril de 2011

Como você administra os comentários em seu blog? Modera? Não modera? Tem captcha (letrinhas tortinhas de verificação)? Todo mundo pode comentar, inclusive anônimos? Como é que você faz?

Normalmente quando  eu falo de dicas para blogs são coisas como códigos e ferramentas, mas hoje quero voltar a este tema. Motivos? Muitos.

Sábado passado eu e mais algumas meninas comentamos, via twitter, sobre uma imensa grosseria que foi vomitada em forma de comentário anônimo no blog Fernanda Reali. Uma coisa baixa, grosseira e espumando inveja que me deixou muito triste. E nem era comigo. E eu fiquei pensando…

Fiquei pensando nos motivos que levam uma pessoa se sentar diante do computador, abrir um blog e despejar sua frustração e “mal-amadisse” em cima dos outros. Gente desocupada e invejosa, sempre perseguindo seus alvos. É assim que eu vejo, e desejo a máxima distância de pessoas assim.

Mas tudo o que acontece serve para pensar, não é? Eu e muitos outros amigos já fomos alvos de comentários maldosos, quase sempre anônimos. E quando a ofensa é dirigida a outra pessoa, aí a coisa é ainda mais séria.

Somos responsáveis por tudo o que postamos em nosso blog. E isso se aplica a comentários. Caso algum dia alguém se sinta ofendido por um comentário que você tenha autorizado em seu blog e resolver acionar a justiça o responsável será você e não o autor do comentário em questão. Sabia disso? E já houve casos em que o blogueiro foi condenado por ter publicado comentários ofensivos. Veja: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,blogueiro-tera-que-pagar-indenizacao-por-post-de-leitor,471496,0.htm e também aqui: http://www.curiosando.com.br/blogueiro-e-condenado-a-pagar-r16-mil-o-que-voce-acha-disso/

É um caso de 2009, mas de lá pra cá a coisa ficou ainda mais dura. Portanto todo zelo pelo que permitimos postarem em nosso blog é pouco. Afinal nosso blog não é esgoto pra aceitarmos lixo, não é?

 

Agora quero dar algumas dicas sobre como simplificar o nosso sistema de comentários. Veja bem: o nome da seção é dicas para blogs, e não regras para blog, certo? São sugestões que podem ou não servir para você. Mas eu uso e tenho me dado bem com elas. Vamos?

1- Moderar ou não?

Eu modero. Tudo. Costumo publicar tudo, desde que não seja agressão a algum amigo. Também recuso spam (e o Blogger tem um bom filtro contra isso) e comentários tipo: “legal seu blog, visite o meu”. Então porque moderar se vou publicar? Porque quero saber de antemão o que vai ao ar. Às vezes demoro 24 horas para abrir o blog, e nesse tempo muita coisa pode acontecer. Já reclamaram comigo que o comentário demora a aparecer, mas é melhor assim.

2- Libere um endereço de email para receber respostas aos seus comentários:

Sim, faça isso! Além de poupar tempo também facilita e muito a interação. Imagine que você visita um blog e deixa uma pergunta ao blogueiro. Seria muito mais fácil se ele, ao ler seu comentário, tivesse um email para onde enviar a resposta, não é? Eu tenho meu email liberado e quando eu comento em um blog fica muito mais fácil eu obter resposta. E ao contrário do que se pensa isso não diminui as visitas ao seu blog, mas faz as relações ficarem mais fortes.

Para fazer isso vá ao seu painel do blog e clique em Editar perfil. Vai abrir uma página como esta:

imageMarque as  caixinhas onde diz Exibir meu email e Compartilhar meu perfil. Sério, tem muita gente com o perfil bloqueado, daí jamais recebem visitas em seu blog porque dá sempre Perfil indisponível. Salve as alterações. Agora toda vez que você comentar em um blog seu email estará visível. Sei que muita gente fica com medo, mas não precisa. E se preferir crie um email só para o blog, diferente do seu pessoal.

 

A última dica é: para escolher se quer moderar ou não, qual tipo de formulário deseja usar, e como se livrar das letrinhas chatas clique na aba Configurações. A seguir clique na sub-aba Comentários. Veja que está tudo lá:

  • Comentários: Mostrar  ou Ocultar → geralmente a gente mostra, né?
  • Quem pode comentar?
    Qualquer um - inclui usuários anônimos → não requer registro, e aumenta muito a incidência de gente maldosa e covarde
    Usuários registrados - inclui OpenID
    Usuários com Contas do Google → é legal, mas lembre-se que existem desocupados que criam contas fakes só pra perseguir.
    Somente membros deste blog
    • Posição do formulário de comentários: Página inteira, janela pop-up e Postagem abaixo incorporada; → eu uso janela pop up
    • Mensagem do formulário de comentário; → aqui você pode escrever uma mensagem para seus leitores, que eles verão quando forem comentar. Serve também para alertar sobre as boas maneiras ao comentar.
    • Moderação de comentários: Sempre, Somente postagens anteriores 14 a dias e Nunca; → eu modero sempre pois os posts antigos também são lidos.
    • Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Sim ou Não: →  por favor escolha não. Afinal os anônimos não são robozinhos; eles digitam essas letrinhas e fazem maldade com ou sem elas rsrsr
       

Certo? Espero ter ajudado, embora saiba que são coisas que todo mundo sabe. Nas sempre tem uma amiga nova chegando, né? E em breve vou ensinar umas coisinhas sobre personalizar a área dos comentários.Mispera

 

Falando em gente nova:

imageMuito obrigada aos novos leitores que se inscreveram para acompanhar Um pouco de mim, tanto via painel de seguidores e assinates de feed quanto via email. Obrigada mesmo! Sejam muito bem vindos!

Boa semana pra todos!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

56 comentários , comente também!

  1. Oi Eliane

    Eu não modero meus comentários porque não recebbo muitos e quase nunca recebo spam ou ofensivos.

    Acho que quem modera não precisa usar as letrinhas de verificação, desnecessário.

    Eu não disponibilizo meu e-mail assim em púbico pra evitar spam, prefiro usar o formulário de contato, pois receberemos a mensagem da mesma forma no seu e-mail, chega a ser até mais fácil pra pessoa que não precisará entrar no e-mail pra mandar e-mail pra você, ela faz logo ali no blog mesmo.

    Acho que moderar ou não depende muito dos comentários que a pessoa recebe, mas se liberar é melhor mesmo ficar atento com as ofensas pra não sofrer punições como você bem colocou.

    Um Abraço
    @anakint

    ResponderExcluir
  2. Vou publicar amanhã um post sobre comentários também, mas sobre uma outra questão que me atormenta.

    Suas dicas são boas! Eu passei a moderar comentários exatamente porque pessoas escreviam besteira e quando ia ver aquilo tinha virado uma bola de neve. Mas confesso que depois que tirei a opção de anônimos a paz voltou, um ou outro que faz um perfil e vai lá encher o saco. Acho que essa opção de anônimos serve mais pra frustrados nos atormentar, do que alguém realmente escrever algo legal.

    Agora aproveitei a moderação para fazer algumas filtragens, ofensas, spam e gente catando visita com comentários que a gente sabe que ela colou aquilo num monte de blog, eu não publico.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Respeito quem modera comentários, está no seu direito.

    Mas eu, particularmente, não modero! Costumo deixar lá. Dependendo eu apago, mas até me xingando ou criticando, nem ligo. Ás vezes, até respondo com deboche!

    ResponderExcluir
  4. Elaine,

    Mais uma vez vai ouvir: suas dicas são presentes valiosos!

    Estou chegando e vou precisar da sua ajuda. Enviarei um e-mail pra conversarmos.

    Boa noite de Páscoa! Saúde e girassóis sempre!

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine, eu não uso o moderador de comentários e por sorte, nenhum desocupado decidiu ainda implicar comigo ou com algum seguidor.
    Acho que estou esperando a porta ser arrombada para tomar providencias rsrsrs.
    Um grande beijo e um ótimo ínicio de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas, eu já modero há tempos quando recebi um comentário maldoso.
    De lá pra cá eu modero!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Elaine,

    Eu já tive um problema com postagem anônima. Fiquei chateada, apaguei, mas não foi nada sério. Depois da sua dica sobre ser responsável, acho que vou rever meus conceitos rss. Por enquanto não fiz isso por não ter me sentido invadida.

    Sobre a questão de liberar ou não anônimos, tenho alguns amigos que não são blogueiros e que sofrem de Bios, se é que vc me entende rss. Ou seja, sempre comentam como anônimos e assinam ao final !

    Para não perder este tipo de leitor, o que vc me recomenda?

    Bjs carinhosos,

    ResponderExcluir
  8. @Malu Machadoboa noite
    Tudo bem?
    Acho que criar uma conta google é fácil, então peça a eles para fazerem isso.
    Mas se não der mantenha os anônimos permitidos e modere. Eu acho que moderar é mais prudente. Mas como disse a escolha é de cada um, e varia conforme o tipo de comentário que você recebe. Mas prevenir nunca é demais, né?
    Beijosss e boa semana

    ResponderExcluir
  9. Adoro suas dicas! Obrigada!!! Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Dicas excelentes.
    Eu tirei as "letrinhas" do meu e nunca tive problemas.
    Qualquer um comenta.
    Nunca tive ofensas nem nada que me desagradasse.
    Mas se tiver, jogo para Spam.
    Não modero, mas se precisar retiro o que achar inconveniente.
    Mas, graças a Deus, nunca precisei.
    Tenho email do blog, basta clicar e ver.
    Dia 26 faço 1 ano de Blog e estou muito satisfeita com tudo.
    Não me incomodo de deixarem endereço para visitação, vou lá, se não gostar, não sigo, nem volto.
    Boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Nao sabia sobre a responsabilidade do blogueiro.... mas ainda prefiro deixar a casa aberta e se acontecer algo desagradavel, apago.
    Mas é um caso a pensar. Obrigada por essas dicas

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine!

    Entre outras coisas, me chamaram hoje de balzaquiana. Puxa, que honra ter leitores cultos que leem Balzac, né? kkkk... Duvido, afinal a pessoa me chamou assim num xingamento, demonstrando total ignorância acerca do que seria a tal Mulher de Trinta. No meu caso, 37.

    Meu blog é mulherzinha, besteirol, ou sei lá mais o que, mas é meu, quem manda sou eu! Amigos são bem vindos, anônimos de hoje em diante são vetados. Se essa baboseira continuar, vou moderar total.

    E esse tipo de gente vai continuar existindo no mundo real e virtual, e temos que aprender mesmo a nos defender emocional e juridicamente, como vc mesma explicou.

    Bacio.

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
  13. Malu,

    como sempre as dicas são muito boas, principalmente a das letrinhas super chatas. Tem hora que da preguiça comentar se digito alguma errado e pede pra digitar novamente.

    Eu não modero os comentarios, pois sempre que estou disponivel eu respondo, pois acho que aumenta a interação.Eu entro no blog varias vezes ao dia, mesmo no trabalho. Muitas vezes não tenho tempo de retribuir os comentarios mas sempre dá tempo de le-los e se houver algum incoveniente, eu simplesmente deleto.Ele não fica muito tempo no ar.
    è mais seguro moderar, mas no meu caso, varios comentaristas ja me disseram que gostam de ver seus comentarios de imediato. Sendo assim, ainda me arrisco.

    bjo

    ResponderExcluir
  14. Nossa Elaine! Dá até medo....

    O meu comentário é liberado, sem essa moderação, como sou nova na freguesia, nunca ninguém me ofendeu etc. Só um vez que entrou no seguir um site pornográfico e no comentário, na época pedi SOS para Meri Pellens, hoje já me viro...

    boa a dica do e-mail, vou tentar, quando tiver mais tempo.

    Não sabia deste comentário na Fernanda Reali, uma das coisas que admiro nela é sua autenticidade, as vezes qualidades incômoda os cretinos, é melhor ignorar...

    Uma semana luz para vc.

    Beijoooooo (Ah! sobre o "apagão" da Vitrine expliquei num post, e sua pergunta respondi lá nos comentários).

    ResponderExcluir
  15. Oi, Elaine!

    O jeitinho como você fala nos tutoriais me deixa alegre por acreditar que ainda existe vida nos metablogs. A vida que eu vejo aqui, sinceramente só encontrei no El Escaparate de Rosa. É mais uma forma humana de interagir, mostrando que o ambiente dos metablogs não precisa ser tão gelado como é por aí.

    Quando a moderação acho que você tem razão. Eu deixo os anônimos (ainda não houve problemas, meu blog tem seis meses de reativação) porque o blogger ainda não tem a opção nome e email(não publicável). Minhas colegas também não sabem como comentar e por mais que eu explique elas tem medo de se registrar(tem muito tímido que tem medo de aparecer em público) na internet.

    No fim todos nós vamos ter que moderar comentários extamente para evitar problemas.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Eu modero TUDO também e já percebi que isso é muito aliviante quando vc recebe um comentário que pode ferir ou incomodar terceiros ou até vc mesmo... Lembro de alguém que me chamou de "metralhadora sarcática" nos comentários do blog, o fato de que isso virou uma brincadeira aqui em casa não reduzia minha tristeza quando abri a pagina de moderação...

    E sim, essa coisa de ter um e-mail só para coisas da net, é ótimo, foi a primeira coisa que aprendi quando comecei a navegar... tenho milhares de coisas com elfpandora, tanto que isso nem serve mais como forma de anônimato, pq o que tem de gente que encontra algo com Pandora no meio e pergunta se sou néh brincadeira, obviu que nem tudo é...

    Enfim, cheiro Elaine!

    ResponderExcluir
  17. Eu passei a moderar há pouco tempo, quando mudei pro Disqus. Tenho uma "whitelist" onde ficam aquelas pessoas mais próximas, esses não passam pela moderação. Facilita pra mim e pra eles.

    Acho um absurdo o blogueiro ser responsável pelo que os outros escreveram. Há sites de grandes jornais e empresas que aceitam comentários. Será que com eles é assim também? Se eu postar um comentário ofensivo no globo.com eles é que vão pagar o pato? Mas, ok, já que é assim, sejamos precavidos.

    Ah, acho que ainda não tinha visto que você mudou o cabeçalho do blog. Na correria, tenho acompanhado mais pelo reader mesmo. Amei a imagem. Amo flores e borboletas :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, amiga! Eu sou suuupercontra moderar os comentários, pois tira a graça, a espontaneidade, a emoção. Gosto de tudo aberto, com um comentarista lendo o outro na hora, gente concordando e discordando (lembrando que as polêmicas aumentam muito o movimento no blog e enriqeucem o debate).

    Fui obrigada a excluir um comentário pela segunda vez em 2 anos, ambos com conteúdo ofensivo.

    Fui obrigada a pôr a moderação pela primeira vez em 2 anos. Tudo isso para não ver uma amiga ser ofendida por gente que não tem vida própria e quer viver a vida alheia.

    Agora, lendo tua argumentação, acho que pode sim ser bom, vamos ver.

    um beijoooo

    ResponderExcluir
  19. Oi, td b? Encontrei seu blog em um blog amigo e resolvi passar por aqui. Gostei dos seus textos. Fiz um balanço geral das férias que tive. Se puder, confira. Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  20. Dicas para blog no domingo? hoje nem é quarta... brincadeirinha rs
    Eu modero, acho mais seguro, evita algumas chateações.
    Achei chique aí no final: "falando em gente nova", só você mesmo sempre tão criativa.

    Boa semana minha linda.
    Fique com Deus

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  21. Eu modero por conta da responsabilidade de cuidar de tudo que está ali no blog , de evitar uma eventual chateação com alguém que gosto . Até hoje só vetei um comentário pois era maldoso de carteirinha e tinha inscrição antiga no inferno de tão maldoso que era, rssss. Gosto de comentar naqueles que são moderados por que de alguma forma sei que haverá uma interação nem que seja apenas da aceitação da mensagem. Gosto mais .
    Palavras de verificação , acho chato.
    Eliane vou colhendo as dicas preciosas que você deixa aqui a espera de outras . Valeu!( agradecimento juvenil,rs)
    Por último, só posso dizer que chateia saber que alguém quer encher o saco de alguém tão gentil como a Fernanda ...puxa!!!! é não ter o que fazer

    ResponderExcluir
  22. Elaine adorei essa dica, ja alterei td. Antes da casa arrombada.
    Como a coisa anda feia nos blogs não quero chorar depois do leite derramado.

    Bjos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom esse post, Elaine.

    Eu deixava tudo em aberto, mas não deu mais... tive que moderar.
    Num ponto moderar é bom, pq facilita pra acompanhar os comentários.

    Agressões, sinceramente não ligo (é ibope ao contrário, quem agride no fundo é um grande frustrado ou tem invejona mesmo. e se tem um perfil já toma uma patada de vez e bye)...mas moderei pq começou uma guerra religiosa mto chata no blog. Gente que vinha pregar, atacando outros comentaristas, ai não deu.

    tem gente que persegue, não segue, como vc diz.

    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Elaine, bom dia! Mais uma dica da maior relevância. Eu não tenho grandes problemas (a não ser spams). De qualquer forma essa de colocar o e-mail para retorno rápido valeu demaisssss! Obrigado mais uma vez e uma ótima semana. paz e bem.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. É, Elaine... eu SEMPRE moderei meus comentários pelo mesmo motivo q vc: saber de antemão o que vai pra lá! Mtas vezes a pessoa q comentou recebe minha resposta antes do comentário ir pro ar, rs...
    Ultimamente tenho recebido comentários anônimos e, claro, eles não vão ao ar. Apesar de às vezes a gente querer ver logo o nosso comentário no ar, temos q pensar em quem administra o blog tbm. Eu apoio!
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Oi Elaine!
    Dicas preciosas mesmo! Eu não costumo moderar comentários, mesmo porque ainda não recebi nenhum ofensivo ou de mal gosto, mas acho super válido que o faz!

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pelas dicas... segui todas elas, só espero não me atrapalhar....hehehehehe. Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  29. Elaine, eu só modero os comentários no meu blog por uma razão: Se eu não moderar corro o risco de não ler todos. Tenho muitas atividades durante o dia ( como todo mundo ) e , sou enrolada :-), se eu não receber os alertas pode acontecer de não ler um por um e isso não estaria certo. Em todos esses anos de blog não tive grandes problemas com isso e espero continuar assim. Mas, acho, apenas acho, que esse tipo de perseguição acomete mais os blogs pessoais e como o meu segue outro caminho, por enqto pareço a salvo.
    Bem, deixo aqui registrado que concordo com a Iza inteiramente, eu nunca participei tanto de um metablog. Mas talvez seja porque Um pouco não se resuma a ser metablog mas um blog completo.

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  30. Olá... Após uns dias de descanso estou voltando ao blog.
    Li sobre os contos....Fico feliz que tantas pessoas estejam participando.

    Eu não modero os comentários, pois prefiro que só comentem que tem conta no google. Assim a pessoa tem que aparecer querendo ou não!

    Mas as suas dicas são ótimas!

    Tenha uma ótima semana!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  31. Oi Laine,
    Tomara que sua Páscoa tenha sido ótima!
    Que Deus ilumine vc e traga a sua fé de volta...
    Vc levou o bolo de chocolate para a vizinha? E como ela reagiu?
    Será que ela gostou?
    Eu já tentei moderar meus comentários, mas dá trabalho...
    Então deixei para lá...

    boa semana para ti tb!

    bjo

    ResponderExcluir
  32. Seu blog é embativel em dicas para blog! Parabens sempre!

    ResponderExcluir
  33. Postagem muito útil, Elaine! Aprendi um pouco mais sobre comentários. E seu blog é muito bonito! Parabéns! Beijão!

    ResponderExcluir
  34. Olá, Profê! Adorei a aula de hoje...rsrs Eu não sabia como fazia (que vergonha...rsrs)Mas como o meu está direcionado direto para o celular, todo comentário vejo no cel logo que a pessoa faz, (se necessário posso acessar a internet e apagar)por isso acho que não será necessário por enquanto, pois sou romântica. Quando comento, sempre levo em consideração ao boa educação que mamãe me deu: "se não tem algo bom para falar, mantenha o silêncio".
    Obrigada mesmo pela aula vou ficar com essa carta na manga para quando precisar...
    Me conta você melhorou bem? Como foi de coelhinho?
    Tenha uma ótima semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Adoro suas dicas, Elaine. São sempre muito prática e úteis. No meu blog, depois da tentativa de um dos comentaristas e ofender uma amiga minha, instalei a moderação de comentários. Assim nada se publica sem a minha permissão!

    ResponderExcluir
  36. Obrigada, sua dica foi muito válida.
    Já alterei o meu.
    Grande abraço, Daniele

    ResponderExcluir
  37. Oi Elaine!!
    Muito bom este seu post.!!
    Eu não moderava, apesar de já ter tido algumas grosserias. Mas ..desculpa a palavra...me "emputece", estes anonimos que gastam o tempo, net e neurônios, para desrespeitar o próximo e o blogueiro.
    Quando leio posts como este, fico imaginando a cena deste " povinho", espezinhando em blog alheio, sem considerar o tempo que voce gastou pra pensar, escrever, o amor que voce usou para "textualizar" a sua opinião ou criar um texto bacana, ou um artesanato qu voce fez com carinho para ser mostrado.
    Estou chegando a dura conclusão que a moderação acaba sendo uma forma de educadamente dizermos " me respeitem e sejam educados".
    Valeu pela dica e partilha
    bjs

    Edna Santos

    ResponderExcluir
  38. Obrigada por toda explicação e pelas dicas valiosas.
    Eu não sabia q poderíamos ser ajuizadas em processos. muito bom saber.
    Bjs e mts abs. ;D

    ResponderExcluir
  39. Realmente as precaucoes que vc destacou sao tomadas por mim, e eu aceito anonimos, desde que tenham o nome e eu os conheeca (algumas leitoras minhas nao tem Blog e ficam com medo de colocar email e senha... eu entendo...).
    Mas, qto as grosserias que acontecem por ai, eu nao consigo tb entender... logo com a Fernanda? Ela nao e' a FOFA DA BLOGOSFERA?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  40. Eliane querida!
    Você nem sabe o quanto suas dicas para os blogs são importntes para mim, principalmente porque o meu está bem no início e tenho muito que aprender.
    Também tenho umas dicas ótimas ofertadas pela Lucy, aos poucos vou tentando implantar no meu bloguinho.
    Obrigada!
    cheiirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  41. Oi Elaine!
    Eu modero meus comentários desde sempre!
    Primeiro como forma de organização para retribuição de visitas e outra por medo de algo ofensivo, tanto a minha pessoa quanto as amigas. Já recebi alguns comentários ofensivos - destinadas a mim mesmo, que me deixaram bastante chateada, claro, mas moderei e pronto.
    Esse tipo de comentário é de gente que não tem o que fazer e morre de inveja do que fazemos com o coração, então num segundo momento mesmo sem conhecer essa pessoa acabo ficando com dó porque é uma pessoa mal-amada e infeliz.
    Suas dicas são ótimas. Quem dera se todas as blogueiras lessem para saber como blogar melhor e com qualidade.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  42. Oi Eliane, antes de mais nada quero te agradecer e me desculpar pela demora em voltar, afinal uma ajuda do tipo que vc me deu merecia um MUITO OBRIGADA ,no mesmo instante, mas estou com alguns problemas sérios a resolver desde o início da semana, tanto que nem postei desde domingo. Mas, enfim, o quero dizer é que vc é simplesmente o máximo, já ouvia mta gente falar super bem de vc, e já te seguia, mas não comentava porque não visitava com frequência, acho que tirando o comentário que deixei no fim de semana a respeito da assinatura na postagem, só deixei comentário lá atrás no seu niver. Mas estou hoe aqui pra te dizer que a ajuda que vc me deu foi extraordinária. Aquela coisa do título do blog não aparecer vc matou a charada... era mesmo por conta do banner e como ficava ridículo aparecer o nome do blog escrito 2 vezes e não podia deixar o título do cabeçalho em branco, coloquei um pontinho, kkkkkk. Assim ninguém quase nem notava ele encostadinho na primeira letra,rs. Mas aí com a sua dica...os meus problemas acabaram. Fiquei feliz demais com seu carinho, atenção ao visitar e ainda me deixar uma dica tão valiosa, um grande beijo e uma ótima semana.
    http://casadaanita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Amiga, adorei a dica. Já estou moderando comentários !

    Bjo

    ResponderExcluir
  44. Eu instalei o Intense Debate e não me preocupo mais com comentários. Além de não receber spam ele tem uma lista de palavras proibidas, que coibe os engraçadinhos. Achei melhor fazer isso, pois até eu conseguir configurar os comentários do meu template, ia demorar muito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Ótimas dicas!
    Gostaria de saber tambémn se tu sabes onde eu posso encontrar algo sobre impedir que copiem as postagens.
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  46. Oi Elaine, olha vc esta de Parabens, seu blog é lindo e muito util, segui essa postagem que fez passo a passo, aprendi muito, olha precisava muito da sua ajuda, estou com um problema e não sei como resolver, montei um blog a pouco tempo, nele aparentemente esta tudo ok, o problema é quando vou ver o blog de outras pessoas,no lugar das imagens delas aparecem imgens porno, mas isso só pra mim, não sei o que fazer, me ajude por favor... mil bjs

    ResponderExcluir
  47. Ola, conheci seu blog fuçando na net, e achei otimo os seus comentarios e dicas sobre blogs. Desde que abri meu blog eu modero os comentarios, pois concordo com vc, eu gosto de saber o que vai ao ar... acho que evita-se muitos aborrecimentos, nunca tive problemas com comentarios, mas nunca se sabe ne? adorei seu blog, parabens, ja to te seguindo pra nao perder nenhuma diquinha. abraços e que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  48. Estou adorando seu blog, jah ateh te sigo no meu, suas dicas de blog são fantásticas...sou novata no ramo e estou em busca de dicas.
    Um abração Elaine

    ResponderExcluir
  49. Oi Elaine, vim te conhecer através do Blog da Fernanda Reali, mas também já vi muita gente falando "bem" de vc por aí. Obrigadinha pelas dicas! Menina, vc sabe mesmo tudo sobre blog hein. Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  50. Oi Elaine, eu sou nova na blogosfera e estou aprendendo muito com vocês, ainda estou me familiarizando com muitas coisas por aqui, mas infelizmente, com apenas uns 2 meses de blog e apesar de não ter muitos comentários, eu venho recebendo e-mails diria deselegantes pra não dizer outra palavra e confesso que estou um pouco assustada com tudo isso. Mas não vou desistir e seguir todas as dicas boas, obrigada!!!
    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  51. Ola
    adorei seu blog muitas coisas uteis, comecei a fazer um blog de variedades por causa de blogs assim como o seu é tanta coisa linda que empolga agente a fazer um tbm...
    http://claudinhacralmeida.blogspot.com/
    o meu ainda ta no comecinho mais vou caprichar mais nele, se vc poder e quiser me seguir eu agradeço muito.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  52. Olá adorei seu blog!
    mas ainda estou com muitas duvidas nao consigo receber comentários de que nao tem conta. me ajude por favor.
    Luciana Campos
    visite o meu blog....

    ResponderExcluir
  53. Olá Eliane!
    Adorei essa postagem, pois estou começando agora nesse universo dos blogs e não quero fazer feio de jeito nenhum! Os comentários das minhas postagens não são moderados ainda pois acho que isso pode "espantar" os leitores, mas estou enxergando agora a necessidade de controlar melhor os comentários publicados. Vc me ajudou muito e vou continuar lendo as outras dicas que já percebi que são valiosas.
    Ainda quero melhorar muito meu blog e tenho certeza que o "elainegaspareto.com" vai ser meu aliado!
    Abraços,
    Camila.

    ResponderExcluir
  54. Muito Bom o Blog queria saber como colocar tipo eu to escrevendo um comentario e deixar que ele seja visivel so se o dono do blog autoriza como se faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer isso você precisa moderar seus comentários.
      Clique em Configurações/Postagens e comentários e marque a opção sempre no item Moderação de comentários. A seguir salve.

      Excluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…