Sobre o concurso de contos Conto vidas

em 21 de abril de 2011

Já aconteceu de você ser surpreendido/a além do que imaginava ser possível com seu blog? Comigo já, um monte de vezes. E felizmente a maioria dos “surpreendimentos” foi muito positiva. E com o Concurso de contos Conto vidas aconteceu.

Eu, quando lancei a ideia, esperava uns 15 ou 20 trabalhos inscritos. Afinal, o tempo era curto, e a maioria das pessoas não gosta muito de competição e julgamento. Além do mais, eu optei por não enviar newsletter aos leitores do blog, não convidei expressamente ninguém e nem aos seguidores eu enviei email de convite. Até ia fazer tudo isso, mas daí tive pneumonia e a coisa ficou complicada. Então a divulgação foi apenas via post no blog mesmo. E aí reside parte da minha surpresa.

Muita gente ajudou na divulgação. E leitores nem tão habituais assim, o que muito me alegrou. E  foi um enorme sucesso. Tivemos muitos, mas muitos mais inscritos do que eu esperava a princípio. E o mais delicioso de tudo: conheci gente nova, que acho eu, nunca havia comentado em meu blog, nem era meu leitor. Delícia!

Agora vamos à parte prática do concurso? Quero então apresentar meu corpo. Epa, corpo de jurados, que sou moça tímida… Veja:
Alexandre Mauj: esse querido é meu parceiro desde muito tempo. Autor de um dos melhores blogs que há, o Alexandre se tornou referência recentemente por conta dos sucedidos no Japão, onde ele vive há mais de uma década. Inteligente e perspicaz, ele tem um olhar muito aprofundado sobre os temas e sobre as pessoas. O que??? Ainda não conhece? Então não sabe o que está perdendo! Clique Lost in Japan e veja que além de mestre no manejo das palavras ele também é talentoso com uma câmera na mão: suas fotos são o que há de mais belo e delicado!

Macá: quando eu convidei a Macá para compor o júri do concurso pensei  comigo mesma “Elaine, ela será uma ajuda perfeita”. Se acertei? Não. Ela é melhor que uma ajuda. Concisa e com uma forma clara e inteligente de se expressar, ela tem pontos de vista bem definidos, aliados a um modo doce de expor os pensamentos. Sem contar que a moça tem o dom das palavras…Visite Agenda Ilustrada e veja de perto o que digo…

Dama de Cinzas: sabe aquela pessoa que escreve tudo o que muitas vezes você quereria ter escrito mas não achou as palavras? Então, essa é ela pra mim. Ácida no ponto certo, direta e franca, ela tem um estilo que pode, à primeira vista, intimidar. Mas não se engane: essa Dama possui uma das sensibilidades mais apuradas que já vi. Ela percebe as pessoas. Sei lá comofaz, mas faz. E é o tempero perfeito para compor o meu júri para este concurso. Além de dominar a arte de transpor para o mundo das palavras aquilo que habita o mundo do pensamento… Quer conferir? Visite Confissões Ácidas.

Agora que já apresentei os jurados, deixe eu explicar como será o processo de seleção:
Cada um dos 3 seleciona, dentre todos os inscritos, seus 10 textos preferidos, seguindo cada qual critérios pessoais para realizar esta escolha. A seguir cruzamos as escolhas e vemos quantas coincidências existem entre os 3 jurados. A seguir vemos quais coincidências existem entre ao menos 2 dos jurados.
As escolhas coincidentes são os finalistas que irão a júri popular, em votação a ser realizada aqui neste meu blog por meio de comentários. Não usarei enquete, nem formulário, apenas comentários com perfil aberto e disponível. Caso o número de coincidências ultrapasse 10 não tem problema, afinal 1 texto a mais não vai matar ninguém.


Agora os ajustes:
Alguns inscritos entraram em contato comigo solicitando a oportunidade de corrigir erros de digitação, pontuação e ortografia em seus trabalhos já enviados.  Para ser justa com todos eu tomei algumas decisões, amparada na opinião dos meus jurados. Vamos a elas:

1- Certifique-se que seu trabalho é mesmo um conto:
Sim, às vezes a gente acha que é conto, quando na verdade é uma crônica. Não se desespere, pois mesmo grandes autores encontram dificuldade em definir com clareza o que é conto. Mas para resumir:
CONTO – História completa e fechada como um ovo. É uma célula dramática, um só conflito, uma só ação. Poucas são as personagens em decorrência das unidades de ação, tempo e lugar. Ainda em consequência das unidades que governam a estrutura do conto, as personagens tendem a ser estáticas, porque as surpreende no instante climático de sua existência. O contista as imobiliza no tempo, no espaço e na personalidade (apenas uma faceta de seu caráter).
O conto se assemelha a uma tela em que se fixasse o ápice de uma situação humana.
Fonte de pesquisa: A.S.E.S
 
Leia também: Como escrever um conto em 10 dicas _ Recanto das letras. Este texto é muito esclarecedor e vai ajudar muito na melhor compreensão do que é um conto. Se tiver dúvidas se seu trabalho é ou não um conto, pergunte aos jurados.

2- Peça dicas aos jurados:
Sim, peça aos jurados que deem dicas a você sobre como melhorar a apresentação de seu conto. Eles estão dispostos a dar preciosas sugestões que com certeza vão facilitar e otimizar a apresentação de seu conto. Detalhes como  divisão de parágrafos, por exemplo, podem influenciar diretamente na hora do julgamento pelos leitores. Envie um email com suas perguntas para um-pouco-de-amor@hotmail.com e eu encaminho a eles. Certo? E caso você perceba que o trabalho que você enviou não é um conto eu autorizo o envio de outro, que cumpra o requisito básico de ser um conto, seja qual for o estilo.

3- Todos os inscritos listados na página podem realizar correções em seus textos enviados.
Todos os participantes inscritos podem e devem corrigir erros graves de pontuação, ortografia e concordância. Faremos a revisão definitiva, mas devido ao grande número de trabalhos esta primeira correção ficará a cargo de cada autor.

Lembre-se: é seu nome que estará vinculado à obra, portanto tenho certeza que todos desejarão realizar o melhor possível. Caso encontre dificuldade em realizar esta primeira correção digite seu texto no Word e faça a verificação. O Blogger também oferece esse recurso, e se você ua o Windows Writer tem à sua disposição um dos melhores corretores ortográficos que há.
Ou peça ajuda a um amigo bom com as letras.  Não deixe de aproveitar a chance e corrigir eventuais deslizes.

Importante: Os trabalhos corrigidos devem ser enviados para mim até o dia 30 de abril de 2011.

Finalizando:
Assim que todos os inscritos realizarem a correção de seus textos começaremos a seleção dos 10 finalistas. A seguir divulgarei os contos selecionados aqui no blog e começaremos a votação. Depois de tudo revisado, corrigido e acertado daremos seguimento à publicação do nosso livro coletivo de contos. Ainda vamos escolher, por votação, a capa definitiva. Portanto, sem pressa, com calma para ficar digno e apresentável. Certo?
 
Para encerrar eu quero dizer da minha admiração por cada um dos que corajosamente enviaram seus trabalhos. Recebi emails de gente dizendo que foi seu primeiro conto, e imagino o tantão de coragem que é preciso para se expor ao escrutínio de desconhecidos… Sei, por experiência, que um texto é como um filho e que ficamos mesmo muito ansiosos em relação a ele… Desde já meu muito obrigada a todos pela participação e pela paciência com minhas demoras.
Qualquer dúvida diga aí nos comentários ou envie um email para um-pouco-de-amor@hotmail.com

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

31 comentários , comente também!

  1. vc não disse se há prazo para que as correções sejam feitas, Elaine.

    ResponderExcluir
  2. Elaine, fiquei muito feliz quando vi meu conto ali junto ao de tantos amigos bons de pena. Independente do resultado do concurso , sei que este livro ficará danado de bom.

    Um abraço e boa páscoa

    ResponderExcluir
  3. ELAINE QUERIDA..
    eu bem estava em duvida se o que eu escrevi era de fato um conto..
    acredito que sim após ler sua explicação...
    eu revisei o meu...acredito que esteja quase sem erros...
    apenas o escrevi em letras maisculas, há algum problema quanto a isso????
    no mais melhoras pra vc querida.
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elaine
    Sempre atenta, já me manifestei. Ando meio insegura...acho que é a crise dos 50.
    Adoro tuas dicas e atenção conosco.
    Muito obrigada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Elaine,

    Boa noite.
    Já havia passado pelo crivo de julgamento de trabalhos técnicos. Mas aí é tranquilo.

    Só ver o meu nome na lista de participantes do concurso deu um frio na barriga.

    O que mais impede a gente, penso eu, de expor o que escrevemos, fora do âmbito técnico, é a vaidade. rs

    Gostei muito quando vi o anúncio do seu concurso. Foi uma descoberta no momento certo. Nao estou minimamente preocupada em ser classificada. Eu precisava de um motivo pra escrever e que alguém lesse. Como sei que você e o júri vao ler, meu objetivo está alcançado. Se ficar entre os 10 é lucro.rs

    Pelas carcterísticas do conto, acredito que meu texto se enquadre. Já fiz algumas alterações de parágrafos e enxuguei uma ou outra expressao... Entretanto, caso não se enquadre em conto, é só me avisar.

    É claro que gostaria de pedir a você e aos jurados sugestao para melhorar o texto. Mas fico inibida. Todos vocês sao muito ocupados! Sao muitos trabalhos pra orientarem, caso todos peçam dicas!

    Agradeço, de coraçao, sua iniciativa.

    Desejo que esteja completamente curadinha... cuide-se.

    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Elaine vc acredita que deu um frio na barriga terrivel agora, só em pensar que outras pessoas vão ler esse conto? Tremi de verdade!!!

    Ao mesmo tempo vendo o tanto de pessoas conhecidas que se escreveram fico cheia de curiosidade para ver os trabalhos todos eles, vou devorar tudo!!!

    Beijos ansiosos e temerosos... rsrs

    ResponderExcluir
  7. OI Elaine!
    Essa sua iniciativa foi...porreta! Infelizmente não deu para participar. Preciso exercitar minha mente de novo, aguçar a criatividade adormecida...
    O corpo de jurados é nota 10!
    Estarei aguardando para poder ler os contos vencedores.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  8. Linda Elaine!!
    Bom dia!

    Que bom em saber de tantos participantes e quanta gente nova para conhecer.

    Fiquei muito feliz com a escolha dos jurados e vou lá conhecer a Dama de Cinzas que não conheço pessoalmente.

    Apesar de ter revisado o meu conto vou fazê-lo com mais atenção para saber se está tudo ok. O meu fraco é na pontuação ... Se deixar saio em disparada.

    Esse feriadão é compromisso família fora e em casa, mas aquele tempeinho sempre achamos.

    Beijos e uma linda páscoa.

    ResponderExcluir
  9. Você já deve ter uns duzentos, mas não cusa ganhar mais um não é? Selo Blog Pop esperando você em meu blog! Obrigada por tudo! Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  10. Ai que bom que meu conto é conto mesmo rs...

    Querida, só peço por gentileza trocar o link do SPA para http://soporagora.wordpress.com/ pois o domínio está direcionando para o blog de trabalhos (Dicas e Encomendas).

    Bom, eu nem espero estar entre os finalistas porque bem sei as feras que tenho como concorrência. Nem mesmo me julgo escritora. Mas confesso que não resisti a ideia de ter um texto publicado em um livro rs...

    Beijo na alma e FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir
  11. Elaine, quero sinceramente parabenizá-la por sua praticidade e organização! Vou correndo lá corrigir ...kkkk bj.

    ResponderExcluir
  12. Obaaaaaaa! Amei este post sobre os nossos contos, quero pegar carona nas suas últimas palavras e também parabenizar a todos que participam. É um prazer enorme estar nessa com todos vcs! Sei que teremos por aqui belos textos e que os jurados terão um trabalhão... hehe E por falar em jurados, belo time vc tem minha querida, adoro os 3!
    Beijo, beijo em todos e vamos que vamos que isso tá bom à beça! ;)
    She

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Elaine! Ai, ai, agora estou na maior dúvida rsrs tenho a maior dificuldade em distinguir o conto. Eu ando estudando muito para escrever melhor, mas sabe cabeça dura kkk Amo escrever mais sei que tenho muiiito a aprender. Meu Deus vou pediar ajuda sim aos jurados, tá até parecendo o programa do "Silvio Santos". Mas gostei muito da solução que vocês acharam, voes são mesmo maravilhoso. O que mais amei ao fazer meu blog, que era só uma forma de falar o que sinto, foi conhecer pesoas tão especiais.
    Aproveito para desejar uma Páscoa abençoada com sabor não só de chocolates, mas de Deus! Bjs e bom feriado.

    ResponderExcluir
  14. Elaine querida, realmente está sendo um sucesso, quanta gente isncrita, que bom estar junto desse pessoal todo. Os jurados, conheço o Alê e a Maca,adoro os dois, mas tenho certeza que os três são espetaculares.
    Iniciei nos contos há pouco tempo, sempre me detive mais nas poesias, acredito que meu texto até fuja um pouco do conto, porque sei que ele contém algumas rimas, mas é um vício que tenho tentado curar. Estou conseguindo aos poucos.
    Vou esperar a avaliação dos jurados, enviei este, mesmo tendo consciência que talvez as rimas o desclassifiquem como tal, porque realmente sou apaixonada por ele desde o dia que o escrevi.
    Estou muito feliz por estar participando, e minha admiração por você e seu trabalho aumenta a cada dia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá Elaine,

    Fiquei MUITO nervosa agora, quanta gente participando desse consurso! Um grande sucesso, parabéns!
    E só tem fera!!

    Beijão para você e uma ÓTIMA PÁSCOA!

    ResponderExcluir
  16. quase não participei,mas criei coragem e enviei....fiquei emocionada ao ver o titulo do meu conto junto aos demais.Estou feliz por ter tido coragem e de estar participando de algo cultural e que trará para todos nós participantes,uma chance de mostrar nosso trabalho e de snos sentirmos estimulados a continuar......Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Elaine,

    Eu revisei meu conto antes de mandar a vc...
    E acredito sim se tratar de um conto pq há poucos personagens, mas agradeço asdicas valiosas...
    Independente do resultado, eu quero mto que tudo dê certo!
    Só de ver meu conto publicado em um livro, fico feliz demais da conta!

    bjo

    ResponderExcluir
  18. Puxa, Elaine, mais de 60 isncritos. Que legal! Eu tô participando e parabenizo-a por esta iniciativa que é um grande apoio e estímulo a todos nós que estamos engatinhando nesta arte da escrita. Só de ser lido já está bom demais. Abraços grande e boa sorte para todos. paz e bem.

    ResponderExcluir
  19. Elaine
    espero de verdade que você esteja bem, se recuperando cada dia mais.
    Puxa, que sucesso danado!
    Quanta gente "fera" neste concurso.
    Confesso, que tive dificuldades para fazer o meu continho, não sabia identificar este gênero.
    Mas o que me trouxe alegria foi participar.

    Especialmente, porque consegui fazer o trabalho em homenagem a uma pessoinha muito querida pra mim.
    Muito obrigada pela oportunidade.
    E concordo com a She, os jurados vão ter muito trabalho, rs


    Parabéns pela escolha dos jurados.
    Parabéns pelo concurso, pela iniciativa.
    Parabéns a tantos talentos não é mesmo?
    Querida
    boa Páscoa "procê", muita luz e transformação.
    um abraço com muito carinho

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine!!

    Fiquei muito feliz com a receptividade do pessoal, muito feliz mesmo! Parabéns pela ideia, pela iniciativa, uma coisa realmente muito bacana. Eu vou acompanhar de perto o concurso e com certeza vou votar sim! Pelo que vi na lista dos inscritos, tem muita gente ótima participando. Isso é fantástico!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  21. Ah! Antes que eu me esqueça, parabéns pela escolha dos jurados!
    Só gente boa!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Menina! Você é uma pessoa corajosa e audaciosa, heim! Um grande projeto como esse (sim, é um grande projeto, sem dúvida) tocado assim com todas as outras coisas que tens de tocar no cotidiano! Caramba!!! Fico na torcida pelo meu continho e passo a acompanhar esse canto aqui com muita admiração. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  23. Elaine!
    Sua iniciativa é tão louvável. É bem difícil vermos concursos de contos criteriosos e com um juri ilibado como esse.

    Fiquei tão feliz em ver meu conto na lista de participantes (e olha que sei ter bons escritores por lá, na concorrência), fiquei me achando...kkkkkk

    Sou uma dessas que não conhecia o blog e vim para participar do concurso, mas virei fã... o Blog é fantástico!

    Desejo que se recupere totalmente da pneumonia!

    Vou ver meu texto e ver a revisão.

    Agradeço do fundo do coração pela oportunidade!

    Sucesso e boa sorte para todos os concorrentes!

    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  24. Elaine como ja te disse por email, obrigada pela oportunidade.
    Confesso que nao achei que meu conto estaria por ai (vai pode dizer: baixa auto-estima, negativa, bla bla, bla), mas ele esta e fiquei feliz a beca.
    Claro que com um frio na barriga enorme, ja que os outros escritos sao muito bons, mas vamos que vamos.
    Para mim o mais importante eu fiz, enviei o texto, agora e' esperar.
    Abracos e obrigada pela oportunidade.
    Gra

    ResponderExcluir
  25. Que pena que eu cheguei tarde...

    Bom, quando vai ser o próximo? Vou ficar de olho! Como me incluo na sua newsletter?

    Abraço,

    -aurelio

    ResponderExcluir
  26. Oi, Elaine!

    Ainda não tive a oportunidade de conversar com Macá e Alexandre.

    Só conheço daí a Cris e já vi que ela terá habilidade na escolha dos textos.

    Bom você sabe que não participo, mas quero saber o resultado para ler depois...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  27. Menina! Mas mesmo que eu não ganhe nada, só de ver meu nomezinho aí já me encheu por demais sô!!! Chega até a dar uma esperançazinha de vencer!!! Aliás, só de estar aí todos nós já somos vencedores não acha? Valeu amiga! Adorei! Bjs mil!

    ResponderExcluir
  28. Confesso que stou curiosa para ler os contos inscritos, Elaine!

    ResponderExcluir
  29. Buá, me passei no prazo... além de não entregar a declaração do IR tb não enviei o conto! Não tem mais jeito não, né? Que pena...

    Bjo, flor, e sucesso aí!

    ResponderExcluir
  30. quando vamos saber quais são os 10 contos finalistas?

    ResponderExcluir
  31. @JulianaBom dia!
    Esta semana a lista com os 10 escolhidos será divulgada. Atrasamos porque os contos estavam sendo revisados pelos autores que escolheram fazê-lo. Certo, querida?
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…