Ideias para seus livros queridos já lidos

em 26 de abril de 2011

Ontem passei parte do dia arrumando meus livros. Meus queridos, amigos desde muito antes de eu aprender a me expressar. Amigos fiéis, sábios e que me salvaram muitas vezes. Meus livros….
O que você faz com seus livros lidos? Deixa eu te contar umas coisas?

Eu entrei em uma Ciranda literária. A Ana Paula, do blog Inventando casa, se inspirou em uma ideia da Fernanda Reali e formou uma ciranda, com 9 amigas de diferentes ligares do Brasil. Cada uma disponibilizou um livro, e uma lista foi montada. Assim, a primeira da lista envia o seu livro para a segunda da lista, e assim sucessivamente, fazendo a ciranda girar. Ao final todas terão lido todos os livros. Já pensou que legal? Vamos nos conhecendo, descobrindo os gostos umas das outras e assim os laços vão se fortalecendo…

Estou contando isso como sugestão. Todo mundo pode fazer, já pensou? Uma Ciranda literária!
Daí você pensa: “Legal, mas fica caro mandar livro pelo correio…”. Não, caro leitor, caro não fica. Vou te contar uma coisa muito boa, o pulo do gato para enviar livros!

Existe nos Correios uma modalidade de envio chamada Registro módico. Ela se aplica a materiais impressos, de até 1 quilo de peso e pode ser usada por qualquer pessoa, sem restrição.
È uma modalidade pouco usada, e aqui em São Joaquim da Barra eu custei para fazer os funcionários aceitarem. Sério, eles nunca haviam feito! Agora já se acostumaram comigo, mas ainda dizem que quase ninguém usa.

Funciona assim: coloque o livro a ser enviado dentro de um envelope e deixe aberto para que o funcionário possa confirmar que é mesmo material impresso.
Escreva no envelope, abaixo de onde você coloca o destinatário: Impresso- Registro módico. Só isso. Você pagará menos da metade de uma encomenda normal, e ainda tem direito ao registro do envio para rastrear seu livro até o destino.
Enviei recentemente um livro para Minas, de cerca de 700 gramas e paguei apenas 4 reais.
Sim, e olha que o livro era pesadinho e grandinho…
Para saber tudo sobre a modalidade leia: Registro módico e clique em Mostrar tudo.
E esteja com este link em mãos para o caso de algum funcionário se recusar a efetuar o envio.

Então deixo a dica: forme uma ciranda entre seus amigos, compartilhe seus livros! Deixe que eles circulem por aí. E se sentir vontade dê de presente livros lidos. Pra mim não existe presente mais significativo…

Acredito sinceramente em espalhar amor aos livros.

E se você quiser me alegrar já sabe, né?
Livros, libros, books, livres, βιβλία,書籍,  書籍, كتب, kitaplar, Bücher, libri, boeken… (um charme by Google tradutor)

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

37 comentários , comente também!

  1. Olá Elaine,

    Como você também AMO ler e amo meus livros. Recentimente entrei em um clube do livro, como o que a Fernanda Reali criou, já estamos nos primeiros livros e em dez meses iremos ler dez livros, muito bom! Fora as amizades que fazemos, que isso não tem preço!

    Vou visitar o blog indicado!

    Beijão para você e tenha uma LINDA semana!

    ResponderExcluir
  2. Xi, Elaine, sou muito apegadinha aos meus livros. De tempos em tempos- qdo não cabe mais nada na estante- baixa um desapego momentâneo e eu faço doações para bibliotecas e trocas. Mas tenho alguns bons livros que não dou, não vendo, não empresto. É que eu fico pensando se meu filho não vai precisar ler ( claro que até lá, ele, se precisar vai ler num aparelho eletrônico , mas a desculpa é boa , né?) Enfim :-) . Eu já vi essa chamada no blog da Karenina mas não fui ver o que era, vou lá agorinha.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. A idéia da ciranda é bem legal. Mas posso dar mais uma sugestão? Eu participo do site trocandolivros.com.br, cadastramos os livros que temos disponiveis para troca, quando alguem escolhe nosso livro, ganhamos um ponto, e com esse ponto escolhemos outro livro no site... Já troquei muitos livros assim, e recebi todos em ótimo estado. Muito bom! a diferença é que não tem a mesma intereção entre os leitores como na ciranda... Adorei! bjo grande!

    ResponderExcluir
  4. Elaine, você sempre nos dando essas dicas maravilhosas. Amanhã mesmo vou conversar com o gerente dos correios daqui!

    ResponderExcluir
  5. Será que esse registro módico só vale pra território nacional? Já fiz uso dele aí no Brasil há muitos anos atrás. Nem lembrava mais. Tenho alguns livros que deixei ai que as vezes sinto falta dele aqui onde vivo, Espanha. Seria muito bom poder traze-los assim, de vez em quando um.
    Valeu a dica!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Elaie também sou apaixonada por livros, meu marido tem até ciume do amor que tenho pelos livros mas, confesso tenho um pecado, sou super ciumenta dos meus livors, mas vou aprender a dividi-los pode deixar.
    Beijos
    e uma otima semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Elaine,
    Mas que ideia maravilhosa a de vocês! Como bibliotecária eu só posso endoçar essa ideia e fazer a divulgação. E, claro, participar também pois o que não me falta são livros que sempre ganho ou compro.
    Parabéns!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Caraca! Vc é mt esperta!! TEm sempre uma novidade!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Elaine, como sempre vc nos surpreende com dicas incríveis!!
    Nunca ouvi falar dessa modalidade de envio, acho q devido ao preço ser reduzido o Correios não divulga. Hssss
    Valeu!!
    Q Deus te ilumine e guie sempre.. ;D
    Bjs e excelente semana para tds nós.

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh, acabei não dizendo q o novo visual do bloguito ficou bárbaro.
    Adorei as cores. Meu quarto é dessa cor... azul hortênsia. Hssss
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post!
    Dá pra se tirar muitas ideias para por em pratica.
    È interessante pensar numa forma de colocar os blogs na divulgação da cultura, sempre.
    Vou dar uma olhadinha com calma por ai, ver onde vou participar e tambem pensar em alguma promoção.
    Gostei muito destas ideias.

    bjo

    ResponderExcluir
  12. ELAINE,
    VAI AÍ UMA SUGESTÃO MINHA! PQ VC NÃO INICIA UMA CIRANDA ASSIM?
    DAÍ EU ME ANIMO EM PARTICIPAR E VAMOS CONHECER MAIS E MAIS GENTE!
    E AINDA, PODÍAMOS FAZER ASSIM, DENTRO DO LIVRO VAI UM PEQUENO BILHETE DE COMO A PESSOA QUE LEU O LIVRO SE INTERAGIU COM ELE, TIPO SE GOSTOU OU NÃO... ESSAS COISAS...
    QUE TAL?
    SE VC INTERESSAR PELA SUGESTÃO, ME AVISA, QUE VOU ENTRAR NESSA!

    BJO

    ResponderExcluir
  13. Ah eu quero participar da ciranda! So nao sei se vou ter coragem de passar meu amado livrinho pra frente....
    Adorei a idéia!

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine, também amo ler. somente este mes já 4 livros. Para dar conta de tudo isso, utilizo o site http://www.trocandolivros.com.br. Gosto porque vc troca 1 livro por 1 livro e escolhe o livro que vc quer. Quem manda o livro paga o correio. Também utilizo o pagamento Registro Módico dos Correios. Fica muito acessível, e as condições dos livros são excelentes, sem cheiro de sebo. Quem gosta de ler procura conservar seu livro! beijos,

    ResponderExcluir
  15. Adoreia a idéia, você sabe que eu aproveito quando tem promoções em grandes livrarias a (9,90) e compro vários livros, leio e dou muitos livros de presente, também acredito no livro como o "melhor" de todos os presentes. E livro foi feito para ser lido, várias vezes e por diversas pessoas.
    Obrigada pelas dicas estou correndo para conferir todas
    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Elaine!
    Brigada pelo carinho mais uma vez, e estamos ansiosas pra começar, né? Hum, acho que vc me deu uma idéia!!!
    A idéia da ciranda é tão boa, mas tão boa, que até meus filhos estão em cirandas infantis. Um com 2 anos, e o outro de 6. E olha que legal, na ciranda do gui tambem estão os filhos de mais 3 blogeuiras e tuitteriras amigas!! Legal, né?
    Vou lá conferir os links que vc passou, porque se vc indica é pq é BOM!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Elaine, legal a dica. Amo livros e leio tudo o que cai na mão. Só preciso aprender a me desapegar deles, rs. Na próxima ciranda me convide, assim vou praticando a deixá-los ir. Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  18. Elaine, uma ideia interessante.
    A Fabiana participou de um site assim, recebeu vários livros, enviou outros tantos, mas começou a receber livros velhos e desinteressantes e desistiu. No começo ela se empolgou, enviou livros ótimos que tinha. Espero que na Ciranda tudo corra bem, já que é entre amigos e conhecidos.
    Adoro ler, mas estou totalmente sem tempo. Comecei um, Operação cavalo de Tróia, famosíssimo mas que nunca tinha lido e não tenho tempo de acabar a leitura.
    Se não tirarmos uns momentos e nos obrigarmos a parar para ler, o resto dos afazeres não deixam brecha mesmo...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Oi, peço desculpas, ainda estou aprendendo a mexer nisso aqui, então, postei um comentário para uma prima, achando que era para ela e foi para você. De qualquer forma, o seu Blog é também muito leve e bonito. Gostei muito. Peço desculpas pelo engano e se quiser deletar, porque está dirigido a minha prima, fique à vontade. Se quiser postar este comentário, também fique à vontade. Aliás, obrigada pelas dicas que deu sobre monitoramento e moderação dos comentários. Foram valiosas pra mim. Boa noite.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Elaine. Já tinha lido em posts anteriores sobre a sua ciranda de livros, gostei bastante. E estou tentando fazer aqui no meu bairro, com as crianças da minha catequese, aqui não se tem muito costume de ler, por isso vai dar um pouco de trabalho. Mas não desistirei, e se alguém quiser fazer uma ciranda e me convidar eu topo. Vou lá ver o site que você indicou. bjs

    ResponderExcluir
  21. Ando precisando de uma arrumação na estante!
    Adoro ler, sério! Vício mesmo, tenho um livro sempre a mão e essa idéia de botar os bichinhos para circularem é fantástica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  22. Agora quero dizer que esse movimento de colocar os livros para circular, acho ótimo!
    Faço parte de uma comunidade no orkut = RESENHAS LITERÁRIAS = http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=36063717
    e lá tem um tópico que é PASSE UM LIVRO ADIANTE, bem legal! Reapssamos os livros e é bem movimentado. Do ano passado para cá já foram mais de 600 livros repassados.
    Bem legal sua iniciativa, viu?

    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  23. Olá!!! Bom dia!!!
    Excelente idéia...adoro ler e essa ciranda garante boas leituras e ainda se gasta pouco.
    Eu participo do clube do livro espírita...menina cada livro bom, com material de primeira e nunca sai por mais que 15 reais...esse mês paguei 6,50...pode? Se eles conseguem porque outros segmentos vendem tão caro?
    Idéia para um post.
    Vou entrar em alguma ciranda...vai ser legal.
    Tenha um ótimo dia.
    Beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia flor do meu dia!
    Ah dar uma peninha se desfazer de livro, mas isso é egoísmo né?
    Registro módico, só você mesmo para descobrir e informar dessa maravilha rs

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine!
    Adoro ler! E gosto de ler o mesmo livro mais de uma vez. Tenho alguns que já li 5 ou 6 vezes. Também tenho ciúme de alguns, não gosto muito de emprestar pois já perdi vários desse jeito. Essa idéia da ciranda de livros é boa, mas será que tem livros do meu gosto?
    Vou dar uma olhada...
    Obrigado pela dica do preço módico, bem legal!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  26. Oi Elaine!
    Adoro ler! E gosto de ler o mesmo livro mais de uma vez. Tenho alguns que já li 5 ou 6 vezes. Também tenho ciúme de alguns, não gosto muito de emprestar pois já perdi vários desse jeito. Essa idéia da ciranda de livros é boa, mas será que tem livros do meu gosto?
    Vou dar uma olhada...
    Obrigado pela dica do preço módico, bem legal!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  27. oi, acabei de conhecer seu blog, e amei seu post...
    amo livros... e no meu blog esses dias fiz até um post TROCA-SE, propus doar meu livro em troca de outro... as pessoas comentaram os livros que tinham, escolhi um que não havia lido ainda... enviei pra pessoa e até hoje não recebi o meu... fiquei chateada... não pelo valor do livro, mas pela atitude...
    daí, recebi a dica do trocando livros, fiz minha inscrição, mas até agora ninguém quis o meu hehe...
    eu postei aqui no meu correio por esse valor que vc comentou mesmo... mas eu já sabia e se desse algum problema, já fui sabendo que existia essa modalidade de entrega...
    bjks
    Paty
    oblogenchante@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Flor.
    Nossa, dicas muito bem vindas.
    Estou ansiosa para a ciranda, e com endereço em mãos rsrs.
    Vou favoritar o link do registro, para ler com mais calma depois.

    Beijos cheio de pressa e saudade!

    ResponderExcluir
  29. Oiii Elaine, navegando encontrei seu blog, adorei os post em geral. Bisbilhotei tudo, rsrsrr. Estou iniciando nesse mundo dos blogs a pouco tempo. E estou amando, por que amo ler e adoro o meu conteúdo. Gostaria de fazer parceria com você mas não sei como. O meu blog é jpmulheresnainformática.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. @Sueli Pinheiro Acho que pode ser usado para o exterior sim, sem problema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. @Mylla GalvãoQuerida, infelizmente meu tempo me limita muito e eu não conseguiria dar conta de organizar e participar de mais uma ciranda.... Mas a ideia sua é boa. Por que você mesma não começa?
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Elaine!!!

    Tô tão feliz: consegui colocar o gadget de tradução do meu blog, graças a você!!!! Fiquei meio com medo de colocar sem te consultar, mas achei no seu próprio blog uma dica e... me aventurei e deu certo!! Adorei ver meu blog em inglês, rsrsrsrsrs (que besta,rs)
    Obrigada!
    Ah, e valeu pela dica do livro!!!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  33. Oi Elaine

    Muito interessante essa ideia da ciranda, eu já tinha visto o book tour que é um repasse de um único livro pra uma lista de pessoas, mas nessa modalidade uma pessoa deve ler, resenhar e depois enviar pro próximo da lista que deve fazer o mesmo.

    Eu participaria de uma ciranda numa boa se eu soubesse de alguma, mas que eu não fosse obrigada a resenhar o livro e nem que tivesse limite determinado pra ler o livro.

    Agradeço por ter citado minha campanha como uma ideia positiva pra fazer os livros circularem, já fui uma pessoa muito apegada, mas ando numa fase de desapego porque meu apartamento é pequeno e guardar coisas que não vou usar mais não faz bem porque assim como guadamos objetos que não nos servem acabamos guardando outros sentimentos ruins, que se guarde por lembbrança, amor ou afinidade, mas jamais por apego ao material exagerado, isso não faz bem.

    Bom saber que você apoia estas iniciativas de livro é pra circular, se quiser posso disponibilizar um livro pra sortear no seu blog, já adquiri novos livros essa semana e pretendo aceitar novos pedidos de doação em breve.

    Um Abraço
    @anakint

    ResponderExcluir
  34. Muito interessante. Cheguei a ler esse post por email e vou me organizar em termos de livros para pensar em aderir.


    Beijos

    ResponderExcluir
  35. 500 milhões de anos depois vou enfim fazer uso dessa informação Elaine, e agora vamos nós!!!! Ah, sem contar que estou no fogo de fazer uma ciranda dessas \o/ Cruze os dedos por mim Elaine pra ideia da pé!!!

    Cheros!!!

    ResponderExcluir
  36. Amei a ideia da ciranda de livros!sou uma tracinha, mas, este ano só consegui ler 19 livros...Sou seguidora do seu blog e participei da blogagem coletiva, mas, não consegui ver meu comentário, nem os resultados da mesma, você recebeu meu texto?Um abraço!!!Rosângela Oliveira

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito desse post assim como de muitos outros que venho acompanhando em seu blog.Sou um fanatico por livros amo e seu post esta perfeito!
    Parabens por um blog de alta categoria!Resumindo em uma palavra "excelente"!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…