Quanto vale uma informação?

em 1 de março de 2011



Quando começaram os protestos no Egito, que culminaram na queda do ditador Mubarak, a primeira providência do então presidente foi bloquear o acesso à internet no país. E incutir no imaginário coletivo a ideia de que forças estrangeiras, ancoradas na imprensa, queriam dominar o Egito. Você já se perguntou por quê?

Quando eu era adolescente (uns 2 anos atrás) tive um professor de geografia que dizia algo muito interessante sobre poder: todo poder emana da informação. Ter informação é ter poder.
Para quebrar as pernas de uma nação basta retirar dela o direito de saber.
E uma ditadura faz isso, retira do povo muito mais do que o direito de votar, retira o direito de saber, e de dizer caso saiba.
Por isso a educação, e a leitura, são essenciais para a liberdade.
Uma pessoa só é livre de fato se reconhece quando querem tirar dela essa liberdade.

Eu vi, pela televisão, a Líbia em chamas. Mais um ditador que cai? E qual a primeira providência de Kadafi? Bloquear o acesso à informação. E com tantos anos fazendo lavagem cerebral no povo não é difícil convencer as pessoas que a imprensa estrangeira é do demônio.

Isso é outra coisa que governos ditatoriais fazem: invadem a mente de seu povo. Isso é a maior volência. Coisa pra gente pensar. E dar graças a Deus pelo país que temos hoje, sem ditadura. Podemos não ter os melhores governantes, mas ninguém quer botar fogo na gente quando dizemos que os que nos governam não prestam…
Um mundo novo está surgindo no Oriente Médio.
E olha só que coisa: nós estamos vendo a história que os bebês de hoje estudarão no futuro.
Seus netos lerão que no século 21 ditaduras caíram pela mão do povo. Está acontecendo agora!

História não é o máximo???
E ver a história ser escrita não tem preço!
Sim, eu leio jornais e sou apaixonada por História.
Sim, gosto de política externa e acho que uma mulher moderna tem que saber de tudo um pouco: a receita gostosa, as unhas bonitas, a cor da moda e o nome dos ditadores que aprisionam o mundo em garras de ferro…
Afinal, somos ou não somos mulheres do século 21?


Nota:
Estou recebendo dúzias de emails desesperados por conta da invasão de sapos nos blogs. Calma…
Isso se deve a um problema no host de imagem Imageshack. Conforme eu tiver tempo e possibilidade atendo todo mundo.
Para resolver e dar sumiço nos sapinhos feios é preciso retirar todas as imagens que estejam neste host.
Certo? Não é problema no seu blog, nem no Blogger. Seu blog não vai sumir, nem ser deletado, nem nada de ruim. É um problema no host de imagens, apenas isso. Recentemente tivemos o mesmo problema no TinyPic, portanto tenhamos calma que aos poucos tudo se resolve.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

30 comentários , comente também!

  1. Ah, Elaine, até os egipcios derrubarem o seu ditador, eu dizia que o século XX era o século que não acabou, hoje vejo nascer no meu Horizonte o século XXI e sim, vibro, vibro com o material que deixamos para que os históriadores se deleitem e pensem e problematizem e busquem entenderem as neuroticas que somos todas nós, mulheres \o/ Enquanto me debruço sobre minhas mulheres do século XIX, seus medos, demandas e sonhos, a forma como lutavam para vencer o desafio da sobrevivencia me pergunto o que as mulheres do século XXII falarão de mim e de todas nós!

    Vamos, construir um século XXI melhor do que foi todos os outros, nós somos os autores reais da História!

    ResponderExcluir
  2. Querida!!!!
    Amo história, e pensava justamente nisto hoje.
    Estamos vivendo-a intensamente e acho fascinante.
    A minha formação é jornalística e percebo que é impossível calar a imprensa.
    As pessoas que sairam da Líbia estão com imagens nos celulares, hoje temos milhares de reporteres que são a própria população.
    Acredito que tudo acontecerá mais rápido, justamente pela velocidade das informações que chegam ao mundo.
    Um grande beijo e sou sua fã.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Impossível não estar conectada com tudo que acontece no mundo. Viver já é em si um ato político. Gostamos de coisas bonitinhas,flores, receitinhas, artesanato, filmes, livros... mas história,ciência, economia e politica NUNCA podem estar de fora. A INFORMAÇÃO faz a nossa formação.
    Bjs
    Renata http//cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A liberdade de expressarmos o que sentimos, o que não gostamos, a liberdade de ler, de nos informarmos, é simplesmente MARAVILHOSA. É muito emocionante ver a história acontecer e principalmente ver a ditadura cair.


    P.S
    Quando fiz magistério na adolescência (uns dois anos atrás rs) sonhava dar aula de história, sempre fui apaixonada.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  5. Ah, gostei deste post! Fico triste quando tento entabular uma conversa e escuto: "Ah, vc é tão bem informada! Eu não me interesso por essas coisas..." Por " essas coisas" entenda-se política ( interna ou externa), futebol, economia, ou qualquer outro assunto que mexa com o nosso cotidiano. Sim, é importante saber o que se passa no mundo em que se vive. E informação, cara Elaine, é a riqueza de nosso tempo.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. hehehe somos mulheres do seculo XX1 sim

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Elaine.
    Adorei o post, com este final as unhas bonitas... somos ou ñ mulheres do séc. XXI??? Eu ñ consigui ainnnnda ser assim tão informada, mas vamos tentando. Quanto as sapo tbm encontrei no meu blog, só que vou logo tentar resolver. Então cliquei em cima com o botão direito apareceu bloquer imagem, bloqueei e desapareceu. Não sei por quanto tempo vamos ver. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. É claro que temos que ficar atentas ao que acontece ao redor!
    bjus e boa noite

    ResponderExcluir
  9. Liberdade e democracia, duas palavras que exprimem a evolução de uma sociedade. Boa postagem, amiga.

    Quanto às imagens, parece-me que está tudo de volta em seu lugar. Para isso, somente fiz o login no imagesshake e, depois disso, as imagens voltaram a aparecer. Então, pelo que vivenciei, deve ser doravante obrigatória o registro, para que as imagens fiquem separadas por pastas(arquivos individuais), e não mais upload somente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Estar informadas é necessário pra acompanharmos tudo isso...

    E quanto aso sapos, eles estão em todos,rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Bom dia querida!!! Adorei a postagem!!! Sou professora de história e concordo plenamente com vc!!! Eu me lembro quando estudei normal (tem 1 ano kkkkkkkk) entre 1998 e 2000, estavam acontecendo fatos históricos também no Oriente Médio, mas os protagonistas eram Yasser Arafat (não sei se esta correto!!!), Sadam Hussain, entre outros que já nem estão vivos. e era igualmente sensacional ver a história sendo escrita enquanto estudávamos aqueles fatos durante o seu ocorrido!!! Não tem preço!! Bjus

    ResponderExcluir
  12. História é uma das minhas matérias preferidas. é um dos assuntos que mais gosto tb.

    aqui na Ásia tb precisamos de um novo mundo: fim das ditaduras na Coréia do Norte e China...quem sabe veremos isso?

    Nunca esqueço a emoção de ver pela tv o fim da URSS e a queda do muro de Berlim, tava lá o Bial (quem diria) de repórter, lembra?

    informação é chave para mudança, é poder. por mais simples que seja levada a vida, informação é sempre necessária, devidamente acompanhada de reflexão e análise.
    bom dia.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elaine... li seu texto maravilhoso: concordo com vc - a imprensa é considerada o 4º poder não é a toa, né.
    E de quebra, ao final, vc me tirou uma dúvida sobre a "invasão dos sapos congelados". Mto obrigada, vc é ótima =DDD
    bjs
    http://larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não é a toa que sou sua fã.
    Fala direito, fala querendo e fala sabendo.
    Quis fazer jornalismo para falar, expor, espalhar notícias aos quatro cantos do mundo. Não deu. Mas tenho uma pequena aqui em casa que promete arrasar nesse ramo. Quer ser correspondente internacional. Preparação e base pra isso estou dando. Vamos ver no que vai dar.
    Um texto simplesmente inteligente.

    Fique com Deus!



    Um beijo amiga

    ResponderExcluir
  15. Elaine, minha dica de livro essa semana também é sobre esse assunto, como você gosta de história vale a pena ler o livro:
    O Americano Tranquilo de Graham Greene.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  16. OI, Elaine !
    Primeiramente, venho te agradecer por sempre nos salvar quando estamos com problemas nos blogs...sim, vc é a nossa salvadora da pátira ( ou melhor, dos blogs! )....
    Me desculpe, se te incomodo com meus pedidos de ajuda, mas não tenho pra quem recorrer e no fim, sei que acabamos te sobrecarregando....

    Quanto ao seu post de hoje...como sempre, seus textos são pra quem gosta de pensar, de viver com consciência da sua vida e da sua cidadania!
    Com certeza, o saber é o nosso maior poder...sempre digo isso aos filhos...posso não deixar a eles nenhuma herança, mas o estudo que tentamos dar a eles condições de ter, isso ninguem tira deles!

    Um beijo grande cheio de carinho e gratidão!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Elaine, ficar "antenada" é a razão pela qual a mulher conquista o que quer, desde os primeiros tempos.
    A nossa percepção é diferente, só não podemos mais porque a humanidade é machista e o fato da mulher parir também limita um pouco.
    (essa frase parece preconceituosa mas não é, só que daria um post falar sobre isso...).
    Fico feliz em poder assistir a história acontecendo, embora seja "uma simples mortal", não fazendo parte dela, mas sou espectadora feliz.
    Chega de ditadores, chega de gente submissa, que aceita tudo, chega de opressor e oprimido, viva a liberdade e...paz na terra! rsr
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha sapos enormes...
    tirei todos, excluindo as bandeiras que coloquei para traduzir o blog.
    bjus

    ResponderExcluir
  19. Elaine
    Hoje os recursos para se estudar História e fazer parte dela ´muito facil.
    O computador é uma ferramenta muito util.
    Grças a Deus somos mulheres do seculo XXI
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  20. Pois é...

    Mais um ditador que se vai pela mão do povo... Mas esse mesmo povo, oculta o Osama Bin Laden...
    Então deveriam indicar o lugar onde ele está para ser preso e julgado por seus crimes né?

    Ah... Tem um sapinho no meu blog... Mas venha qdo houver tempo!

    bjo

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkk'

    Ai amore, eu racho sempre que vc coloca:

    SEU BLOG NÃO VAI SUMIR...

    heheheh

    é engraçado como fica uma coisa PARTE DE NÓS que só de imaginar que possa sumir... nossa... PâNiCoO...

    hehehe


    Gostei do post... Tem razão quando diz q as mulheres tem de ser completas, afinal, nem todas tem vocação pra "vomito" de informações da boca do MARIDO... nem pra marido...heheh

    Beijinhos linda ♥

    ResponderExcluir
  22. Elaine.
    A primeira provedencia na Libia foi restringir a internet.
    Em cuba, liberaram os computadores mas nã a internet.
    Restrição de informação ocorre na Venezuela.
    No ano passado o nosso governo quis lançar uma lei que restringia a nossa net e criava medidas de restrição.
    Isso de restringir a livre expressão e suprimir a informação é tipico de governos ditatoriais.
    Com o avanço da tecnologia, em pouco tempo isso se tornara impossivel, pois seremos capazes de driblar os provedores, que podem ser fechados como ocorreu na Libia.
    Ainda bem

    bjo

    ResponderExcluir
  23. Elaine
    Na época em que estudava (há uns 2 anos atrás) tínhamos que fazer pesquisas e ler o que já havia acontecido.
    Hoje a história acontece e a gente acompanha no mesmo minuto - com unhas pintadas e salto alto.
    um beijo
    PS: Adorei o post sobre os anônimos (nem tão anônimos assim).

    ResponderExcluir
  24. Estou entrando nos blogs morrendo de medo!!!Tenho pavor de sapos....

    ResponderExcluir
  25. A informação VALE MUITO SE BEM EMPREGADA.
    No caso do meu blog RESOLVI INFORMAR A TODOS SOBRE VIOLÊNCIA VERBAL, FÍSICA E MORAL CONTRA A MULHER DE UMA FORMA "NARRATIVA".
    VER TEXTOS É UMA COISA, AGORA "LER HISTÓRIA É OUTRA".
    QURO CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DO MAL QUE ELA SE PERMITEM À ELAS MESMAS.
    DIA.
    VALENTINA
    Blog Mulheres Fortes Longe de Chupins Violentos
    http://pravocemulheratual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. a informação VALE MUITO SE BEM EMPREGADA.
    No caso do meu blog RESOLVI INFORMAR A TODOS SOBRE VIOLÊNCIA VERBAL, FÍSICA E MORAL CONTRA A MULHER DE UMA FORMA "NARRATIVA".
    VER TEXTOS É UMA COISA, AGORA "LER HISTÓRIA É OUTRA".
    QURO CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DO MAL QUE ELA SE PERMITEM À ELAS MESMAS.
    DIA.
    VALENTINA
    Blog Mulheres Fortes Longe de Chupins Violentos
    http://pravocemulheratual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Comentando atrasada, também sou apaixonada por história e realmente é bom ver como vejo hoje comentários, sobre fatos importantes de nossa história que vivi em minha adolescência e juventude, muitas vezes vc houve o comentário e pensa esse está opinando de fora, não viveu e não foi atrás para ter conhecimento de causa.Bjs.

    ResponderExcluir
  28. Quando era adolescente, amava história e lia tudo sobre o assunto. Um dos livros que marcaram minha adolescência foi As veias abertas da America LAtina. Assianva Veja, depois Isto é, depois época, lia tudo de política e trabalhava de graça no PT.

    Depois que a velhice chegou, hehe, não quero mais saber de nada denso. Gosto de construir uma vida mais leve, oca como uma bolhinha de sabão.

    beijooo

    ResponderExcluir
  29. Oi Elaine vc não recebeu email meu solicitando orçamento para blog escrevi tanta coisa q não lembro tudo queria q vc fizesse para mim
    obrigada
    marildabassomedina@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…