A picada do escorpião

em 25 de fevereiro de 2011

véinha Mas sabe aqueles dias em que você precisa falar com alguém para não surtar e sair gritando pela rua? Então, hoje é dia assim, e a única janela que tenho é o blog. Vou te contar:

Minha mãe foi picada por um escorpião. Sério, foi mesmo. Ontem. E a véinha ficou bem quietinha, não contou pra ninguém com medo que a vigilância sanitária aparecesse na casinha dela. Explico:

A casa da minha mãe parece uma chácara de tanta coisa que tem. Ela acumula coisas. Tem árvores de 30 anos. Tem tijolo, tem pedra, tem madeira. Tem 13 gatos. Tem coisas.Todas as coisas. Ela tem 70 anos, ela é geniosa. Ela é teimosa. Ela mimata

Então que ela foi picada, ficou quieta, e hoje amanheceu com taquicardia, algo em torno dos 160 batimentos por minuto. Minha irmã foi com ela ao médico, arrastando a véinha. Um dia de cão. Cardiologista. Alerta. A idade não permite esses saltos dos batimentos. Ela se recusa a deixar limpar o imenso quintal, se recusa a ir ao médico. E quando eu ameacei mandar limpar e jogar tudo fora ela me ameaçou… mimata.

Quer saber? Se fosse um bebê a gente podia obrigar. Ela é adulta, não passa nem perto de ser senil. Quer levar a vida como acha que deve? Beleza, vai fundo. Mas não acho justo ligar pra minha irmã de madrugada, dizendo que tá passando mal. Fazendo minha irmã deixar tudo, filho pequeno inclusive, pra correr com ela, que podia ser mais responsável consigo mesma. Quer levar a vida como acha que deve? Mas na hora do aperto todo mundo tem que sair correndo com ela… sempre de madrugada.

Ela não me liga, fico sabendo porque minha irmã me liga. Um dia a minha irmã me ligou às 4 da manhã, achei que tinha morrido alguém. Não, era minha mãe que passou mal de dia mas resolveu ligar de madrugada. E minha irmã, muito melhor filha que eu, chora e pede pelo amor de Deus. Eu?

Dou bronca, falo grosso, digo que ela está agindo de modo egoísta, faço cara feia, marco consulta, chamo ambulância e obrigo ela a ir ao médico (que fica a 20 metros da casa dela, o posto de saúde é uma beleza). E me torço de preocupação aqui em casa.Mais não posso fazer, já juntei família e pedi que viesse morar comigo. Propus fazer 2 cômodos, pagar tudo pra ela, remédios e tudo… Ela diz que só sai da casa dela morta. Então tá.

Meu tempo é curto, ela é teimosa. E agora deixou de falar com a irmã dela, minha tia que voltou a morar perto dela. Que vou fazer com essa pessoa???

Um dia ainda me denunciam pro Estatuto do Idoso.

Mimata.

Imagem daqui.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

60 comentários , comente também!

  1. Mãe é tudo igual, só muda o endereço!!
    Vc até pensa que fica irada com as pobres, mas no fim acaba é morrendo!!! Aff
    Fazer o quê, a gente ama!!

    ResponderExcluir
  2. Olha so linda,igualzinho a mim...isso me estressa e me faz muito mal,pois embora eu SAIBA que estou certa,meu coração fica arrasado.
    Mas e um jeito de dizer te amo,toma cuidado,deixa eu te ajudar.
    Mas veja o lado dela...alias se brincar acho que você ja viu e ja tentou falar com ela com mais calma(se e que tem jeito),depois de uma certa idade,eles viram criança birrenta mesmo...kkkkk.
    Minha mãe tem pressão alta...pergunta o que ela come caladinha...pergunta....isso mesmo,tudo frito,torresminho...ate o frango assado ela frita...pode?
    Você esta certissima,tem mesmo que limpar o quintal,agora se for pra ela ficar doente.Veja se não consegue um tipo de veneno para cobras e escorpiões....se bem que tem outros animais...ta vendo...a gente fica sem saida.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  3. Elaine
    Sou seguidora do teu blog faz um tempo, adoro ler tuas postagens e dicas do blog, embora nunca tenha comentado, eu acho rsss.
    Hoje nao me contive, menina enquanto lia seu post fiquei imaginando o trabalho pq tenho um pai assim, e uma mae um pouco menos teimosa tb. Mas meu pai é caso serio, dá um trabalho que vc nao imagina e ainda trabalha comigo , o que é pior.
    Consegue ser aqueles homens machoes que nao respeitam mulher de jeito nenhum, grosso que só!!Tem um mau humor do cào ,e vc nào imagina as cosias que ele é capaz de fazer, eu passo uma vergonha !!!
    Passo um mau bocado o dia inteiro ao lado dele, e tenho que me conter pq se fosse só meu chefe já tinha ido embora ,mas é meu pai e precisa de mim embora nao aceite isso de jeito nenhum. Um saco.
    Espero que vcs consigam resolver o problema de sua mae de forma que seja bom para todos, estou solidária com vc .
    E agora que eu perdi a timidez e comentei no seu blog, vc é famosa sabia ??? hehhee, vou comentar mais tb hehhehe.

    Um beijo e obrigada sempre por suas dicas que sao otimas. desejo recuperaçao a sua mae e paciência amiga
    Bjs Leila

    ResponderExcluir
  4. Elaine
    Como diz uma amiga minha, respira azul e solta vermelho! Mães, sem elas eu não teria profissão: psicanalista! rs.
    Te mandei uma mensagem de socorro pedindo um orçamento! SOCORRO! MIMATA! RS
    BEIJOS
    JUJU

    ResponderExcluir
  5. Ai Jesus, vc me lembrou voinha!!! Agora que ela faleceu e nós estamos morrendo de saudades, cada dia mais, tendemos a esquecer as coisas que ela aprontava, mas ela também era paulera, teimosa ao estremo, só fazia as coisas do jeito dela, não comia direito, não tomava os remedios direito, era chantagista até o ultimo fio de cabeço, dominadora até de nossas consiencias, adoecia por imprudencia e lá ia todo mundo mover céus e terra, filha que mora em outra cidade aparecia(sabe Deus como ela conseguia chegar tão rapido) os meninos nem se fala(deviam trocar o sobrenome Rafael por Edipo), as noras eram convocadas e só Deus sabe os perrengues... todo mundo doido e os Edi... quer dizer Rafael não suportavam criticas a poderosa mãe não viu!!!

    Enfim, mainha, que era quem tinha mais paciencia pra voinha, sempre diz que idoso é pior que criança, que é preciso ir com cauma, levar como dar, não estressar e curtir eles, até as chatice, depois a gente vai lembrar e ri!

    Mas que estressa estressa, agora tenho Mãe(a mãe da minha mãe), na hora de fazer o que não deve ela não precisa de ninguém, mas na hora do perrengue sempre nos acha! Enfim, Deus nos ajude e lhe de muitos anos para nos aperrear mais rsrsrs, pq prudencia se ela não conseguil até aqui, daqui prá lá táh dificil rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. A impressão que tenho é que depois que a gente faz 30 anos, vamos nos tornando mãe dos nossos pais. Mas pior é que ele ficam muito mais mimados do que nós fomos como filhas, aí é duro de aguentar mesmo... rs

    Beijocas e boa sorte!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Mãe é assim mesmo! Depois de certa idade fica teimosa e vira criança malcriada.
    Haja paciência, mas tens que desabafar mesmo porque não tem como sair por aí arrancando os cabelos ou pegando a sua mama e dando umas boas palmadas.

    Eu aqui com meu velhote de 73 anos que por sinal muito bem conservado e super lúcido, mas também teimoso que nem uma porca.

    Ano passado quase que morre com a mania de esconder o que sente e lá fui eu ter que sair de madrgada para o Hospital. Bem nã vou contaroda a história, mas a realidade é que depois de 34 anos chegando a 35 de casada deixei de ter só um marido passei a ter um filho e daqueles bem malcriados.

    Agora a mamãe já está bem não é? Então vamos rezar para que nada mais aconteça.

    Beijs no eu coração

    ResponderExcluir
  8. Elaine,

    Vamos trocar de "mimata". Você pelo menos é mais convincente do que eu, quem sabe você não coloca a minha teimosa mãe no eixo.

    Linda, na vida só mudam os personagens, os roteiros são muito parecidos, o que muda é a forma como cada um enfrenta sua história...

    Beijos e bons sonhos...

    ResponderExcluir
  9. Ai, frô, que coisa hem... Espero que ela esteja melhor agora.
    Mas há dias em que tudo o que a gente tem mesmo que fazer é berrar e socar, mas socar muuuito o travesseiro...

    Xêros
    Paty

    ResponderExcluir
  10. Sou uma péssima filha e não tenho boas lembranças dos meus pais. Já deletei esses dois arquivos. Uma pena, mas são escolhas que a gente tem que fazer para viver melhor.

    Um dia, quando eu acordei e percebi quem e o que me fazima muito mal, deltei, excluí, virei a página. E a vida foi difícil no começo, mas depois foi ficando boa e leve.

    Não carregue pedras, amiga. Passeie pela vida com a menor quantidade possível de peso na tua "mochila".

    beijoooo

    ResponderExcluir
  11. Minha querida , eu tenho uma tia igualzinha , pior que meus primos não estão nem ai com ela , e sobra tudo para o resto da familia , agora quanto a sua mãe tenho uma coisa para te dizer ,vai piorar com a idade rsrs desculpe
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Elaine minha amada, mãe é assim mesmo. Acham que podem se mandar!
    A minha tem 77 e tbm é teimosa. Minha irmã mora ao lado, bem grudadinha,parede com parede. Ela obedece? Não. Minha irmã me liga, me conta e eu vou lá resolver...e sou a caçula!
    Até no meu irmão mais velho eu mando de vez em quando...
    Rezarei pela saúde da tua manzinha.
    A gente tem de ficar de olho nestas menininhas...
    bjo e boa noite.

    ResponderExcluir
  13. Tenho dois "veinhos" em casa que são assim, teimosos, e como só podem contar comigo (minha irmã é deficiente e não anda), quando dão sinal de que algo não está bem eu me faço logo de doida e levo nem que seja amarrado pra uma emergência, não dou essa moleza de piorarem pra de madrugada me porem da cama. Ainda mais diabéticos e hipertensos os dois, imagina não.
    Sua mãe é fogo hein, kkkkk.

    ResponderExcluir
  14. Elaine,é complicada a situação,e quando elas são teimosas,nem se fala!Respire fundo quantas vezes forem necessário,e não se desespere,pois não adianta.Melhoras prá ela,e força prá vc!
    Beijoooo

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  15. Elaine "do céu", menina, picada de escorpião é coisa séria!
    Sua mãe é como a maioria dos idosos.
    A minha, 85 anos, nem se fala, é um poço de teimosia. Também sou a que acode mais, mas agora me dei um tempo e passei o bastão pra irmã mais nova, que morava fora de BH e está mais descansada.
    Enfim, seremos velhinhas mais dia menos dia, então o jeito é conformar com as esquisitices delas e ajudar.
    Mas a limpeza do quintal, agora já viu, tem que ter urgência.
    Beijo e que ela fique bem.

    (olha lá no meu blog, please, o que é aquilo???)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Meu pai é assim também, tem a suas manias e não adianta contrariá-lo, as coisas acabam saindo do jeito que ele quer. Acho que não há nada a fazer senão respeitar a vontade deles, mesmo que prejudique a saúde, afinal pode ser que eles não desejem as medidas preventivas ou saudáveis e, infelizmente, esse também é um direito deles, que deve ser respeitado. Lembremos que os médicos apenas sugerem terapias, o paciente as segue ou não, ninguém é obrigado a nada. É difícil quando se trata de alguém que amamos como nosso pais, mas é a realidade. O meu tem uma indicação de um exame há mais de um ano e não fez ainda, "está bem"...
    beijo e boa sorte
    Adri

    ResponderExcluir
  17. (to te seguindo com duas contas de blogger... pq tá meio doido o blogger... não recebo mtas atualizações, na segunda conta visualizo melhor).

    não é fácil lidar com gente de idade. eles se sentem muito inseguros: sentem a velhice, mas ao mesmo tempo não querer dar o braço a torcer, voltar a ser crianças. então oscilam entre a postura de mais velho (que manda e teima)e de criança (qdo bate o medo, a insegurança).

    tudo isso que ela acumula e não deixa jogar fora, é projeção, sabia? a pessoa se enxerga nas coisas, tudo aquilo é a história dela. se jogar fora, é como se a jogassem fora tb, ela não existisse mais no mundo.... é como se fosse, bem de leve, a síndrome de diógenes, lembra q eu falei no blog?

    não é fácil não rs, é preciso mta paciência...
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Pois é amiga como eu compreendo o
    que escrever relacionado com sua mãe. Espero e isso é o mais importante é o seu rápido restabelecimento.
    Um grande beijinho
    Irene

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine, bom dia !!!
    Pelo visto, mãe só muda de endereço mesmo...quer saber?
    Isso me estressa e muito, me chateia e me deprime...me consome bastante!!
    Por um mal entendido,por parte da minha mãe,ela está sem falar comigo desde o dia 4 de fevereiro...meu coração está em frangalhos...!!!
    Posso dar um palpite...manda limpar este quintalzão... na marra mesmo,pelo bem estar dela e sua tranquilidade !!!
    Qto ao morar "juntas"...amiga...não adianta,teimosia é fogo mesmo,por enquanto pelo seu bem estar...esqueça...e jamais esqueça q um dia será vc a "teimosa" !!
    Desculpe pelo tamanho do comentário.
    beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  20. Vixe, e eu achei que ia chegar aqui e ser a única a dizer: sou solidária, pois tenho uma igual (ou ´pior)... mas deixa pra lá, como disse a Alessandra... mãe é tudo igual. Será que eu tb vou ficar chata e "toda errada" assim???? Dessa vc escapa, né, amiga???

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Vendo você falar fico lembrando de uma colega que tem uma mãezinha teimosa que nem a sua. Quando a vejo pergunto pela mãe e lá vem assunto.

    Quanto mais velhinhas as nossas mães ficam e se já são meio birrentas, mais birrentas vão ficando e somos nós a tratá-las como filhas nossas.

    Minha mãezinha tem um gênio forte e fica furiosa se alguém quer mandar nela. Ela é viúva há mais de trinta anos e diz que nunca casou de novo porque não quer que homem nenhum mande nela.

    Elaine você não está só. vou contar a minha colega da escola que você passa pela mesma situação dela.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  22. E a gente ainda vai sentir saudades dessas "mulheres maravilhosamente mal criadas".

    ResponderExcluir
  23. Oxi, mulé! Que bizarro.
    Eu já avisei pra minha mãe: que ela não se engane, mas quem vai acabar cuidando dela e de papai serei eu, pq os outros filhos pouco se importam. E que é bom ela rever os conceitos dela de só fazer o que quer, quando acha que quer, pq não vou ter paciência pra aturar, assim como ela não teve comigo qnd eu era criança. E tenho dito. rsrs
    Mas família é aquela coisa, né.. por mais que nos irritem, também nos deixam preocupados. Faz parte.
    Espero que ela fique bem.

    Beijas

    ResponderExcluir
  24. Coisas de velho, minha amiga! Eles tem mania de juntar lixo, usam as piores roupas com outras com etiqueta no armário, nao saem da casa deles por nada nesse mundo e gostam de dar uma de autosuficiente (como se alguem fosse!).....Sabe o que faço?Ignoro. Ja briguei, fiz chantagem, negociei e desisti..... As vezes eu esqueço e falo alguma coisa depois lembro que nao é da minha conta. Quer juntar lixo? Junta. (So nao deixo acusar o vizinhos qdo aparecem ratos e baratas) Nao quer se tratar? Nao se trata. Nao é criança, nao é uma pessoa desinformada (lê 2 jornais todos os dias e a-ma!), ta senil mas como a maioria dos senis não acredita que esta. Eu vou fazer o que? Mandar interditar judicialmente? Ja pensei em fazer isso qdo sisma que tem condiçoes de gerenciar seu dinheiro mas não vai ser muito pior faze-la passar por isso?
    Sua mae extrapolou porque picada de escorpião é seríssima pra idosos e ela poderia ter morrido! E no caso dela, a atitude envolveu outras pessoas, sua irma que teve de acudir no meio da madrugada, vc que se preocupou e se tivesse morrido seria pior ainda pq encheria todos de culpas que não tem!
    Nesses casos vc deve brigar sim! Mas nas maluquices de velho pense que é com ela, com a casa dela, com as coisas dela que esta fazendo.
    Nai adianta q vc nao vai fazer sua mae mudar. Como eles são adultos nao adimiterm que nao saibam o que fazerm ou que ñao fazem as melhores escolhas, ainda mais se os filhos é quem questionam. Quem esse(a) moleque(a) pensa que é?
    Faz parte e eu ja tenho meus planos pra velhice sem amolar ninguem

    ResponderExcluir
  25. Coisas de velho, minha amiga! Eles tem mania de juntar lixo, usam as piores roupas com outras com etiqueta no armário, nao saem da casa deles por nada nesse mundo e gostam de dar uma de autosuficiente (como se alguem fosse!).....Sabe o que faço?Ignoro. Ja briguei, fiz chantagem, negociei e desisti..... As vezes eu esqueço e falo alguma coisa depois lembro que nao é da minha conta. Quer juntar lixo? Junta. (So nao deixo acusar o vizinhos qdo aparecem ratos e baratas) Nao quer se tratar? Nao se trata. Nao é criança, nao é uma pessoa desinformada (lê 2 jornais todos os dias e a-ma!), ta senil mas como a maioria dos senis não acredita que esta. Eu vou fazer o que? Mandar interditar judicialmente? Ja pensei em fazer isso qdo sisma que tem condiçoes de gerenciar seu dinheiro mas não vai ser muito pior faze-la passar por isso?
    Sua mae extrapolou porque picada de escorpião é seríssima pra idosos e ela poderia ter morrido! E no caso dela, a atitude envolveu outras pessoas, sua irma que teve de acudir no meio da madrugada, vc que se preocupou e se tivesse morrido seria pior ainda pq encheria todos de culpas que não tem!
    Nesses casos vc deve brigar sim! Mas nas maluquices de velho pense que é com ela, com a casa dela, com as coisas dela que esta fazendo.
    Nai adianta q vc nao vai fazer sua mae mudar. Como eles são adultos nao adimiterm que nao saibam o que fazerm ou que ñao fazem as melhores escolhas, ainda mais se os filhos é quem questionam. Quem esse(a) moleque(a) pensa que é?
    Faz parte e eu ja tenho meus planos pra velhice sem amolar ninguem

    ResponderExcluir
  26. Elaine de Deus, pensei que você tava falando de minha mãe, que ainda por cima tem a atenuante de morar a 2.500km de mim. Quanto ela faz as c...dele me liga as 3hs da manhã como se eu num passe de mágica pudesse estar ao lado dela, por exemplo;

    Minha mãe é diabética, e come rapadura o tempo todo, diz que rapadura não é açúcar.


    Minha mãe tem colesterol alto, come 1kg de músculo por dia, diz que músculo não é carne vermelha, é carne roxa!

    Minha mãe empresta o dinheirinho dela a juros, o povo não paga, e ela me liga falando: "Você tem que vir aqui para pegar meu dinheiro de volta, o fulano não pagou, o beltrano não pagou...você precisa dar um jeito nisso".

    Eu tenho um amigo de infância na Bahia, sou madrinha dos dois filhos dele para você ter idéia do tamanho da amizade, outro dia ela me ligou as três da manhã e depois de perguntar o que eu estava fazendo, disse: Você não vai nunca mais na sua vida falar com seu compadre e nem com a esposa dele e muito menos com seus afilhados, quando eu perguntei o porque ela respondeu:

    "O pai dele não me paga nunca dinheiro que me pegou emprestado, e
    isso será um castigo pra eles...

    O pior é que quando eu preciso dela, ela nunca pode me ajudar, se ela me pergunta se está tudo bem, e eu faço ao menos uma reclamação ela desliga o telefone na minha cara na hora.

    Eu não acho que mães são todas iguais, eu não quero ser assim meu Deus.

    Como eu entendo o que você fala, só nós resta pedir a Deus paciência, paciência e paciência....

    Me prolonguei demais, desculpa. Falei, agora tô mais leve.

    beijopratú

    ResponderExcluir
  27. Sabe, amiga,
    Sei muito bem o que vc está passando... eu vivi num turbilhão desses por muito tempo com minha avó... morei com ela muito tempo até mesmo depois de casada e com filhos... ela adorava fazer isso... fazia arte, adoecia e depois que tinha que carregar as consequências era eu, além de tornar minha vida quase um "inferno"... depois de muitas coisas e de já não aguentar mais, financiei um apartamento e fui morar com meu filho... apesar de ficar mesmo assim dando assistência de quase tudo... só não fui chamada de santa por isso... por ter abandonado a "pobre velhinha" sozinha como ela mesma queria... mas, acabei me acostumando com a realidade que ninguém consegue mudar ninguém... se vc tenta de todas as formas e não consegue... siga em frente com a sua vida da melhor maneira... porque fala sério, já é estressante viver hoje com a correria que nos é imposta, ainda mais ficar aguentando coisa de quem nem de longe está fora dos sentidos, se é que me entende... na hora, todo mundo olha pra você e te julga, mas ninguém toma o problema pra si, ou diz: deixa que essa semana eu te dou uma ajudinha com a sua avó, ou mãe, como queira...
    Enfim... É preciso muita paciência, querida!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  28. Oi Elaine!
    Adoro as coisas que você conta...
    Já vi amiga minha passando por isso. Mãe idosa e teimosa! Eu mesma nunca passei pois minha mãe faleceu já tem uns 26 anos. Meu pai que durou mais, viveu até os 83 anos firme e forte, faleceu há 6, nunca deu trabalho e nunca havia ficado doente, quando ficou foi o câncer que o levou também. Mas fui abençoada, eles foram ótimos. Ficou foi uma tia de 77anos que é um barato, joga volei e basquete, e gosta de trabalhar de "boy" para o filho, só para andar na rua! E me pede ajuda só no último minuto. Mes passado ela descobriu um tumor, marcou cirurgia e foi fazer. Ficou aqui em casa só um dia e eu fiquei com ela no hospital que é aqui perto, um dia e pronto. Semana passada foi tirar outro carocinho, lá fomos nós ao hospital, na boa ela nunca reclama! Só me chamou porque eles não deixam ficar sozinha. Entrou de manhã e saiu à tarde Ficou aqui uns dois dias e estava louca para ir para a casa dela. Quero ser como ela quando ficar mais velhinha!
    Ih! Me empolguei!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  29. Elaine,
    Te entendo perfeitamente. Não é mole não. Rezar e ter paciência! Que ela fique boa logo. As sequelas da picada passam, mas espero e fico na torcida que a capacidade dela de ser mais compreensiva aumente.Seu desabafo foi perfeitamente normal; temos que ter um canal para nos livrarmos das "picadas da insensatez". A gente não perde o amor por nossos pais idosos, mas há momentos críticos que necessitamos de ajuda. Bjs e que tudo se normalize na medida do possível!
    Seu blog continua um "must". Parabéns, amiga!

    ResponderExcluir
  30. Liga não, depois piora... Levei 18 anos pra conseguir trazer meus pais aqui pra cidade onde moro. Era uma loucura dar assistência a eles, cuidar de filhas pequenas, trabalhar fora... um hospício! Se não fosse a ajuda e paciência do marido, sei não...
    Então tá, consegui que viessem pra mesma cidade pelo menos. Aí, depois de cinco anos aqui, meu pai teve problemas sérios (agora está bem) de saúde... sabe o que aconteceu? Eu é que tive que levantar acampamento e ir morar perto deles. Sorte que marido e filhas concordaram...
    Teimosia mora lá naquela casa, mas sei que antes morava na casa de meus avós... um dia quem sabe, vem morar aqui na minha. Não tem jeito, somos assim.
    Bjs
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Meu pai tem a mesma teimosia, é lúcido, inquieto e só faz o que quer,não sai do sítio onde mora nem deixa que a gente traga minha mãe (que tem Ausheimer) para morar com a gente. Ele tem 89 e ela 85 anos. Vive dando palpite até na cozinha.Não é a toa que minha mãe o chama de "coronel".

    ResponderExcluir
  32. É duro lidar com elas. Não tenhop mais a minha,mas já passei por essa experiência. Deixa a gente pra baixo, como se tivesse culpa. Mas quando se chega à minha idade, ficamos sabendo que essa teimosia é coisa da idade. Eu já estou caminhando para isso. Coitadas das minhas filhas...
    Bjks.

    ResponderExcluir
  33. Ai ai ai....

    Sei como é isso... Teimosia é ruim demais de lidar. Mães são todas iguais e nós que passamos por vilâs.
    A minnha ainda tem só 48 anos, mas, age como uma velhinha, reclama disso e daquilo, mas, não se cuida. E se aborrece por nada.. Aff...

    Melhoras e muito juízo para sua mãe, paciência, vai precisar muito pq sei bem como é.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. KKKKK rí mesmo amiga, posso né? como não rir lendo isso?

    Minha mãe tem 72 anos, e tem as mesmas neuras...

    Beijokas

    ResponderExcluir
  35. Ai esses véinhos, parecem que voltam a ser crianças...
    Acho que todos são assim!
    Você está fazendo a sua parte da melhor maneira possível!
    Temos que ter paciência...tem gente que nem tem idade (não é idosa(o) nem nada e é mais teimoso que não sei o que)!
    Bjus

    ResponderExcluir
  36. Elaine...

    Nossa, de verdade, faz tempo que não recebo tanto carinho. Já disse vou ficar muito mal acostumada. Impossível não rolar uma lágrima, mas, é de felicidade, tá? Agora não sei se seria uma boa filha kkkk.

    Que Deus te ouça, e que essa seja mesmo a porta aberta para outros trabalhos, estou precisando, e amo fazer isso. Algo é bom quando nos dá frio na barriga, né?

    Te adoro demais, minha amiga do coração. Você e a Ana Paula, são dois "presentão" na minha vida, levo vocês no coração, que fica tbm fora da blogosfera, na verdade eu não separo muito minha vida daqui. Pessoas são pessoas, em todo lugar, né? E vcs são especiais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. oi Elaine

    Vim do blog da ANNA RAQUEL.
    li a postagem e agor aque vi que era da Elaine G. famosa por ajudar as amigas blogueiras...outro dia li sua ajuda pra Ise( heloise) e já vi outras ajudas por aí..hehe
    Vou virar sua seguidora, com certeza és especial!!!
    adorei a postagem da sua mãe, como as mamis e papis podem dar preocupação pr agente né!! tomara que não deixe meus filhos assum preocupados!!!

    ResponderExcluir
  38. Que pena essa teimosia dela,não?Espero que tudo se ajeite do melhor modo! um beijo,(estou fora de casa,volto 2feira(chica

    ResponderExcluir
  39. Ai Elaine, eu sempre digo que os pais da gente envelhecem e em vez de ficar mais maduros... empacam. Meu pai tb é assim, dá um trabalhão, mimata tb, e olha que moro a 1500km de distância!!!
    Ela tá melhor? Espero que sim!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  40. Nossa! Que complicado hein...
    As pessoas vão ficando mais velhas e vão meio que perdendo a sina das coisas. Mas ela ainda vai dar valor à sua preocupação. ;)

    http://maira-souza.blogspot.com/
    BjO

    ResponderExcluir
  41. Me desculpe amiga, mas morri de rir no final do post...
    Mãe é tudo igual! Se sua mãe é teimosa? Imagine a minha se não era? Só saiu daqui de casa para o hospital pq não mais fazia acordo de si... Tadinha! Ela odiava hospital e morreu em um!

    Ela é seu carma (se vc acredita nisso!) mas não liga não, todos passamos por isso!

    bjo

    ResponderExcluir
  42. Gente idosa é muito pior do que criança em sua teimosia, e como vc mesma disse, é muito mais difícila de lidar, já que cça a gente obriga fazer, com eles não tem jeito...
    bjs e melhoras para ela e força para vcs, filhas..

    ResponderExcluir
  43. Elaine... estamos com a avó do meu marido na mesmíssima situação, mas olha... acho que a tia dele que anda à beira de um stress e ataque de nervos (e bem logo vai acontecer isso) poderia ter escrito isso tudo. ela é teimosa, não se cuida, espera as coisas chegarem a um limite prá pedir ajuda e sempre de madrugada, age de modo egoísta, dificulta quando poderia facilitar a vida de todos, agora deixou a situação se agravar tanto que está internada e a família toda numa correria prá lá e prá cá. E concordo com vc, não é pq é mãe que tem o direito né? Elas abusam, são egoístas às vezes e não percebem como machucam as pessoas que estão ao redor ;o( Lembro da minha avó que tbm era assim muito teimosa... Beijos e força aí!

    ResponderExcluir
  44. Tenho pena dos meus filhos....Já retardo a visita ao médico desde agora, na flor dos meus 45 anos!!!
    ai, ai, ai....kkkkkkk

    Minha mãe tem alzheimer, imagina? Uma pessoa que já não sabe para que serve uma escova de dentes, tentando mandar no que faz. Só rezando mesmo..hehehe...
    beijos!

    ResponderExcluir
  45. Elaine, tem um grande amigo que me falou uma vez:
    -Quando envelhecemos nossas qualidades triplicam.............e os defeitos também.
    Quanto a mãe é bom a gente olhar e aprender a não agirmos assim. Em minha família sou chamada de "sargento" eu e o comandante Nascimento do tropa de elite, somos iguais no que se refere a autoridade, se é para o bem da pessoa que amo, eu tomo as rédeas da situação e faço mesmo que doa, mas no futuro sei que ira reconhecer. Minha mãe é um pouco assim, ela nunca tem roupa....o guarda-roupa está lotado, não tem lugar para guardar uma calcinha nova, mas se vc sai com ela a compra que ela fará...é roupa, eu toda vez que passo um dia inteiro com ela, converso e "arrumo" uma parte do guarda-roupa, e falo coisa acumulada é energia estagnada se transformando em coisas ruins, saio dela com um monte de roupas que faço doação depois, se deixar na casa dela volta para o armario.....rsrs. Por isso amiga, quando envolve saúde, física ou mental, não dá para pedir para sair....temos que resolver.
    Veja esse momento de sua mãe, como um exercicio de paciência e tolerância para você. Desejo que Deus te ilumine e guarde com muito amor. Creia, você vai precisar...rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  46. Oi, Elaine, boa noite!

    Olha, pelos comentários das amigas todas aqui, vejo que o rolo é mais comum do que eu pensava.
    Minha mãe vai fazer 85 anos, depois de vários AVCs e senilidade crescente, meu Deus, dá uma tristeza danada saber que muitos dos problemas que ela hoje suporta poderiam ter sido evitados se tivesse aprendido a ser mais flexível, menos turrona e mandona.
    Pior que a gente não tem como resolver isto, só Deus, sei lá.
    Acho que depois de certa idade, ninguém muda mais, infelizmente.

    Que tudo melhore na sua família!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  47. Realmente, mãe é tudo igual e só muda de endereço.
    Mas picada de escorpião não é brincadeira, já imaginou?
    Graças que está tudo bem.
    Elaine, tenhas uma ótima semana.
    Xeros

    ResponderExcluir
  48. Bom dia Elaine!!! Olha menina a minha mãe tem 81 anos, teimosa que só ela, mas graças a Deus quanto a médicos, ela não pertuba ninguém, ela mesmo procura os especialista, se ela sentir uma dorzinha de cabeça pode contar que vai atrás de médico, ness campo não temos trablaho com ela. Mas em compensação ela mora em uma casa enorme com 8 comodos, um quintal que dá até preguiça de olhar para limpar...rs, já falei com ela pra colocar a casa pra alugar e mudar para uma casa menor, mas ela não aceita ela mora sozinha, apesar do meu irmão morar em uma casa no final do quintal, mas se acontecer algo nem ele fica sabendo, mas tem uma coisa ela não pode ficar no sol ela tem cancer de pele, mas fala isso com ela, ela fala que usa o protetor solar, o chapeuzinho, mas eu sei que o chapéu ela não usa....rs, mas sabe amiga nós aqui não a contrariamos, deixamos ela fazer o que bem entende, o que não estamo deixando mais é ela sair a noite, apesar de ser uma cidade pequena, mas na cidade está tendo muita rivalidade com os traficantes, de vez enquando sai troca de tiros.
    Mas que elas são teimosas isso são mesmo, a minha sogra aqui é pior, sente as coisas fala que tá com dor, mas a véia não procura médico só quando a coisa fica preta aí a gente tem que sair correndo com ela para internar, ela tem muitos problemas, e mais nova que sua mãe e a minha, mas olha parece uma criança de tão teimosa.

    Quanto ao seu post sobre anonimo eu concordo com vc menina, já aconteceu isso comigo no meu outro blog, quando postava sobre política, entrou uma pessoa anonima se ele pudesse me matava via net, pois a opinião do anonimo era contrária a minha, pois se não gosta do que lê, não acessa o blog, ou fica de bico calado, pois ainda somos um país democrático.

    beios e tenha uma bela semana

    ResponderExcluir
  49. Nossa Elaine me identifiquei com seu post em gênero, número e grau! Também sou assim " a fila egoísta" e filha que fala o que está certo e o que está errado, conseqüentemente a filha "ruim", agora minha irmã não, é a filha boazinha! Haja paciência!
    Beijos Paty!

    ResponderExcluir
  50. Que perigo ein Eliane!!
    Mas as mães e os pais idosos são teimosos demais mesmo!
    Você ta fazendo o certo. Marca o médico e arrasta!
    Mamis às vezes tem umas manias assim tb, mas eu corto logo...rs

    bj

    ResponderExcluir
  51. Elaine Querida, acho q chega um momento na vida em q nossos pais (pai e mãe) se tornam nossos bebês e fica para nós a tarefa 'ingrata' de re-educá-los. Não é fácil, mas...
    Meus pais tb são assim. Estão com 60 anos, mas às vezes parecem ter 5. Minha mãe é diabética e se recusa a tomar remédios de controle, além de atacar constantemente as compotas de doces. Meu pai, tem pressão alta e... vai no mesmo caminho de minha mãe. É uma loucura.
    Mas q bom q vcs descobriram e sua mãe já está medicada.
    Fico fez por td terminar, digamos, bem. ;D
    Bjs em seu coração.

    ResponderExcluir
  52. Oi Elaine, a gente vê que vc é do tipo que ama e cuida, mas do seu jeito. Tem pessoas que gostam e outras não. Entendo vc, pois eu também quando amo alguém falo o que penso para ver se essa pessoa muda algo que esta fazendo mal a ela. Quanto a sua mãezinha, me parece que vc herdou esse genio dela né!? Acho que vc também não aceitaria ir morar na casa de alguém e deixar suas coisas, ia? Bjs de quem não te conhece bem ainda, mas já te adimira. Claudet

    ResponderExcluir
  53. Oi Elaine, a gente vê que vc é do tipo que ama e cuida, mas do seu jeito. Tem pessoas que gostam e outras não. Entendo vc, pois eu também quando amo alguém falo o que penso para ver se essa pessoa muda algo que esta fazendo mal a ela. Quanto a sua mãezinha, me parece que vc herdou esse genio dela né!? Acho que vc também não aceitaria ir morar na casa de alguém e deixar suas coisas, ia? Bjs de quem não te conhece bem ainda, mas já te adimira. Claudet

    ResponderExcluir
  54. OI Elaine,
    Sou filha unica e pensei que era unica filha ruim, como minha mãe dizia. Ela faceceu faltando 2 meses para completar 91 anos e só ia no médico qdo quebrava alguma parte do corpo, isso depois que meu pai faleceu e ela veio morar comigo por falta de opção de lugar, porque tinha medo de morar sozinha.
    Para os outros e inclusive a fisioterapeuta que vinha em casa ela dizia que fazia ou ia fazer, era virar as costas e quem disse que fazia.
    Criança agente cata e leva adulto e velho tem vontade própria e mãe é complicado vc assumir o papel de mãe dela por responsabilidade, fica o respeito de uma vida inteira martelando na consciência.
    é difícil, não pede para Deus te dar paciência, pede que te conduza, e a tarefa fica mais fácil com Ele nos conduzindo, qdo pedimos paciência muitas vezes fazemos do jeito mais difícil, porque também somos teimosas, afinal somos filhas e filha de peixe peixinho é rsrsr.Bjs. e te cuida menina.

    ResponderExcluir
  55. Elaine
    Escorpião? e ela fica quietinha?
    Mas acho que isso não tem muito jeito não, não vão mudar agora.
    É como criança, fica um pouco molinha durante o dia, você cuida, eles dormem e acordam de madrugada com o maior febrão. Daí é correr para o hospital.
    Acho que acontece o mesmo com os mais velhos. Eles, não querendo incomodar, acham que não é nada, que vai melhorar, mas no silêncio e escuro da noite, o medão toma conta e eles acabam nos chamando.
    Meus pais já se foram, mas acontecia muito isso. E o pior: quando eles se vão, dá uma saudade........
    beijos

    ResponderExcluir
  56. Aiii flor!!!


    kkkkkkkkkkkkkkk''

    Rio pq não é comigo!!!

    Mas posso imaginar, já que minha avó é igualzinha!!!

    Quer sempre ir pegar o onibus, sai dizendo que AIII EU NÃO QUERO INCOMODAR VOCÊS QUE ESTÃO TÃÃÃO CANSADOS... NUM TEM CHUVA NADA, EU VOU DE ONIBUS!

    E tem que ser na hora, pq se vc pede: Espera um minutinho, só vou ir ao banheiro...

    PRONTOO se vc olhar de novo, ela num tah mais, sai na chuva, com guarda-chuva, pq num pode esperar um minutinho, vai de onibus!!!

    eu sempre pego ela na esquina!!! kkkkkkkkkkk''

    Me enlouquece!!!
    :P


    Beijinhos linda *-*

    Boa sorte com a mamãe!!! hehehehe

    ^_^•

    ResponderExcluir
  57. Sou a filha que restou por perto. Também sou a que tem coragem de dizer que não concordo, quando não concordo com ela, de "ralhar" e ela não admite que filho não concorde e ralhe, é simplesmente a Dona da Razão. Mas mãe não é uma cruz pesada que carregamos, e toda paciência e cuidado que tive e terei com ela, ainda é pouco diante de tudo o que ela nos fez (mesmo que ela tivesse apenas nos parido, e só) ainda assim seria digna de todo esse cuidado.


    "São crianças como você
    O que você vai ser
    Quando você crescer?"


    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  58. Pois é, só que não devemos esquecer todas as pessoas tem o seu tempo o seu modo de viver a vida e acha que tem que ser tudo do mesmo jeito.
    Ñós, que somo filhos temos que respeitar e entender que o jeito de nossa mães vem formado pela educação que tiveram, da liberdade que tiverem quer queiram quer não devemos amar e respeitar da forma como elas querem afinal mãe é mãe e não podemos obriga-las a viver em um tempo onde tudo é muito rapido corriqueiro.
    mais proximos estamos tambem de passar pelo mesmo processo, ( se não nos colocarem antes no asilo)
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  59. Elaine do céu, eu pensando que estava a beira de um strees, com meus dois velhinhos morando comigo. Depois de ler sua história e os comentários devo ficar é muito feliz com meu teimosinho. Pois ele me obedece, sou firme com ele. Mas muito carinhosa também, e minha veinha tardinha é acamada, levo uns beliscões e tapas , mas é a forma como se defende das dores que sente quando tem que ser trocada. Nossa missão amiga.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…