Gerenciar os seguidores do blog

em 17 de fevereiro de 2011

Conforme eu disse nesse post aqui na semana passada vou falar um pouco mais sobre os seguidores do blog.

Para começar vou falar de uma coisa que aprendi mexendo, e que achei muito legal pois sempre me incomodou a palavra Seguir no botão do gadget Seguidores.

Explico: sempre me pareceu coisa de seita, implicância boba minha. Então, um dia, mexendo para descobrir como importar seguidores de um blog para outro descobri como mudar a palavra, trocá-la por uma frase como eu fiz e muito mais. Veja como é simples:

Faça login no painel do seu blog. Agora clique em Minha conta. Agora, no cardápio Google escolha Google Friend Connect. Caso você possua mais de um blog eles aparecerão na tela, do lado esquerdo. Clique sobre o blog que deseja personalizar o gadget. Vai abrir uma página assim:

image Clique em Configurações, à esquerda. Agora vai abrir esta página:

image

Clique em Avançados. Você verá esta página:

 

image Digite o que deseja que apareça em seu gadget dentro da caixa de texto abaixo de Prompts de login. Role a página até o fim e salve. Só isso. Veja lá em seu blog. Fica mais simpático do que o Seguir tradicional, né?

 

Falando em simpatia e seguidores, eu quero reproduzir aqui um comentário extremamente enriquecedor que a Luma, do Luz de Luma, deixou no post passado:

“Elaine, o assunto vem a calhar e acredito que muitos blogueiros não sabem para que serve a widget de seguidores, que nada mais é do que a inscrição para uma comunidade, deste modo os blogues se aproximam do formato das redes sociais, como o facebook. Por exemplo, se você não quiser escrever um texto no blogue mas quer fazer um comunicado para toda a "Comunidade Um Pouco de Mim", poderá enviar uma "newsletter" para toda a Comunidade do seu blogue em apenas um clique.
Dentro das configurações, você também pode manter uma outra widget de "recados" tipo mural e deixar na sidebar, assim os participantes da sua comunidade poderão te deixar recados.
Nas configurações, você também pode "Agendar Eventos" com confirmação de convites em anexo - além de outra widget de "Enquetes".
Quando recebi o convite para testar o Google Friends, instalei no "Luz" e depois retirei, porque pesava muito a página. Logo depois o Blogger entrou em acordo com o
Chris Lang para reformular uma widget para o blogger. Isto justifica o meu uso de duas widget. Uma é agregada ao blogger e a outra posso carregá-la para onde quiser!
Uma outra coisa interessante é que você pode ler quem você segue pelo Google Reader ou ter um release pelo painel do blogger. Também através da lista de quem você segue, não precisará fazer lista de feeds manualmente para colocar no seu blogue - Já deve ter reparado que quando vamos fazer a lista de feeds para colocar no blogue, existe a alternativa de colocar os links de alguma pasta do Reader - Assim não se perde lista de links.
Uso muito o meu painel e sigo quem eu realmente gosto de ler. Comento somente quando acho que posso acrescentar algo ou me sinto motivada para isso. No mundo dos blogues, não temos obrigações!
Boa semana! Beijus,”

Com propriedade ela deu várias dicas sobre as múltiplas utilidades que o gadget possui. Vá mexendo e descobrindo quanta coisa mais dá pra fazer!

Quero destacar 2:

1- Enviar newsletter: já ensinei  aqui como criar e enviar uma newsletter aos seus leitores. Mas cuidado! Tudo que é demais é sobra, já diz o ditado. Não entupir a caixa de email alheia é a regra, ok? Só use quando for indispensável, senão irrita ao invés de agradar.

2- Comentários: não se trata aqui dos comentários do blog, aqueles aos quais estamos acostumados. Aqui trata-se de algo semelhante a um chat, ou caixa de mensagens. O visitante que for também seguidor do blog, estando logado, pode deixar mensagens para você. Veja um exemplo ali na minha sidebar.

Para ter um em seu blog vá na página Google Friend Connect e clique em Gadgets, na coluna à esquerda. Daí escolha Comentários e configure a seu gosto. Em seguida gere o código, copie e cole como gadget em seu blog. Escolha a opção HTML/JAVASCRIPT, cole o código gerado e salve. Agora seu blog tem mais um canal de comunicação com os leitores :)

Agora, para encerrar:

Para se comunicar rapidamente com um novo leitor que se inscreve para acompanhar seu blog clique sobre o avatar dele; se o perfil de seu novo leitor/seguidor estiver disponível você pode enviar uma mensagem de boas vindas a ela, imediatamente! Basta clicar em Enviar mensagem, escrever o que deseja e pronto! O Blogger envia em seu nome! Simples e legal…

Semana que vem vou encerrar a série sobre Seguidores com mais umas dicas legais para facilitar a interação e aumentar a proximidade entre nós e nossos leitores.

Neste mesmo blog, neste mesmo local.

Tispero, tá?

Notinha:

Sentiu minha falta por esses dias? Nem notou que estive off? Sim, minha região está com problemas de conexão. Já ameacei chamar a imprensa (oi?), já pedi, já implorei, mas a CTBC simplesmente não resolve o problema. São algumas ruas com problema, e a minha entre elas… Se eu sumir e não responder seu email/comentário/sinal de fumaça não desista de mim! A culpa é da CTBC!

Não me abandone com conechão conexão ruim… miama?

f_Flor5562217m_73e98fd

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

60 comentários , comente também!

  1. Adoro suas dicas, sempre mexe no meu blog seguindo as suas indicações, muito obrigada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fiz um blog, mas aprender a usarsó com dicas interessantes como a sua...
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Querida Elaine, você se faz presente mesmo quando não tem post novo no blog. Adorei as novas dicas, beijos

    ResponderExcluir
  4. Elaine a dica foi valorosa! Ainda estou meio perdida, mais vou lê-la com calma!!!!

    Um beijo forte na boxexaa!

    ResponderExcluir
  5. Aaaah senti sua falta sim, e tenho certeza que não foi só eu! =D
    Não faz mais isso não viu? huahauah

    Espero que esse problema da conexão não volte a aparecer!

    Beeeijo flor

    ResponderExcluir
  6. CREDO!!!Quanta coisa que a burra véia aqui não sabia...Vou testar com calma( isso é a parte difícil,rsrs) assim que der! beijos,obrigado.Hoje indiquei o teu blog e o da Meri pra Sandra Botelho que está com dúvidas por lá! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Vou tentar!

    Por favor, ensine as pessoas a pararem de seguir blogs que não lhes interessem mais. Como fazer a operação e como perceber quais são estes blogs.

    beijooo

    ResponderExcluir
  8. Mais uma coisa que aprendi contigo! Valeu Elaine!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. tiamo só um pouquinho!!! rsrsrs... Ai, Tia do blog tem muita coisa nesse brinquedo virtual que a gente nem sonha que existe, mas relaxo, pq sei que cedo ou tarde vc ensina (tou mal acostumada \o/ rsrrsrs)!!!

    Chero Elaine, melhoras a sua conexão!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, quanta coisa legal!
    Gostei da dica sobre enviar mensagem para o novo "seguidor" através do painel. Não sabia e achei muito prático.
    Sabe que esta semana estou irritadíssima com a internet daqui, nem tenho conseguido comentar nos blogues. Cada página demora um século para abrir. Agora acho q sei o motivo. Aqui tb é CTBC!!!

    Bjinhos,
    Ale

    ResponderExcluir
  11. Ai aiga é mta informação rpa uma cabecinha só.rsrsr
    mas quem sabe um dia eu aprendo.;
    bjokas e amei as dicas.

    ResponderExcluir
  12. Não aguenmtei...Larguei tudo e fui num dos meus e CONSEGUI!!! Legal! obrigado!beijos,chica

    ResponderExcluir
  13. Elaine, mais um excelente post. Cheio de dicas ótimas.

    ResponderExcluir
  14. claro que senti tua falta!
    e obrigado pelas dicas.
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito das suas dicas, sempre que vejo algua coisa nova, vou correndo pra atualizar meu blog. A cada dia que passa ele fica melhor!

    Beijos...
    Karla Laura

    ResponderExcluir
  16. Que dic as marAVILHOSASSSS!! EU NÃO SAbia de nenhuma das informações!!!
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br
    ahh tá rolando sorteio no meu blog, passa lá para particpar quando puder tá!!

    ResponderExcluir
  17. Querida, amo passar por aqui e ter dicas bacanas como estas para melhorar a performance de meu bloguito.
    Vc é um encanto!
    Bjs 1000.

    ResponderExcluir
  18. Minha querida sempre aprendo contigo obrigada sempre!beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine,
    Obrigada pela dica, coloquei no meu.
    Sempre generosa, adorei!

    beijopratú

    ResponderExcluir
  20. Minha Flor , adoro suas dicas
    bjs

    te abandonar ? Jamais minha querida

    ResponderExcluir
  21. Tambem tenho esse pé atrás com a palavra "seguir" no blog acho que por que vejo a coisa como caminhar junto. Seu blog é o melhor em dicas para blog tudo é explicado de forma simples até para os completamente leigos no asunto.
    Parabens vou caminhar mais um pouco por aqui...

    ResponderExcluir
  22. Nunca iremos abandonar você, seu blog é um dos melhores que circulam por aí!
    Depois que decobri o google reader mudou para melhor a forma que acompanho os blogs, posso dividi-los em categorias e isso me foi muito útil.
    Obrigada pelas dicas!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  23. Hoje andei xeretando um pouco e já fiz algumas modificações no blog, muito obrigada e vou xeretar um pouco mais, tá?
    bjokos

    ResponderExcluir
  24. hahaha me divirto com a Chica!!

    Elaine, tem razão: Tudo que é demais sobra! Mas penso que a newsletter - uma mensagem padrão enviada para todos os participantes da comunidade é essencial, no caso, por exemplo, da chamada para uma blogagem coletiva ou como um acontecimento eventual, como a "Rifa Solidária". Não acho legal, mandar sempre! Mas nem todos da comunidade estão inscritos para receber emails e até existe uma widget padrão para a inscrição de recebimento da newsletter.
    Sinto no ar que o Blogger ao mudar o sistema de comentários, o fará integrado ao Google Friend Connect.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  25. Minha querida, cá estou de volta ao maravilhoso mundo dos blogs!!
    Adorei sua dica e já acertei lá!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Encantada de encontrarte ...y de la explicacion ...muy importante ..Me quedo visitando tu blog y te invito a visitar el mio .BESOS MARIMI

    ResponderExcluir
  27. Nossa espero com essas dicas, resolver um probleminha meu, que ganhei com o srteio, um monte de seguidores novos, que não linka o blog ao perfil....aff...quando clico lá aparece um monte de blog dos quais participam....

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Elaine, pq vc não escreveu este post semana passada? Eu tive um problema com um novo seguidor que não fala português e que tinha como avatar uma foto de um pênis. Isso mesmo, fofo não? Perdi uma boa meia hora até descobrir um meio de me livrar daquele infeliz. Agora vc dá o caminho das pedras , mas só agora? :-(

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Opa, deu certinho ... devagar vou aprendendo a mexer nesse negócio todo kkk.
    Obrigada e beijokas abóboras

    ResponderExcluir
  30. Oba! dicas em dose dupla - você e Luma - assim meu blog vai ficar corretíssimo.
    Sabe porque não senti sua falta? Não é porque não gosto mais de você não, é que eu também estive ausente. Não viajei, não sai daqui, estive apenas ausente de mim mesma. Não gosto de ficar assim, mas fazer o que não é? De vez em quando acontece.
    Um beijo com carinho

    ResponderExcluir
  31. Olá, Elaine!

    Primeiro quis aderir, depois não quis mais.

    Como parte de meu tratamento para ser sociável resolvi aderir ao sistema.

    E você é uma pessoa tão gentil que dá vontade de ser mais sociável.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  32. uma amiga minha me perguntou se tem jeito de transferir os seguidores. Por exemplo, vc tem esse endereço .com
    dai vc, se fizer um novo endereço no blogger, se tem jeito de transferir os seguidores que vc já tem no blogger. isso tem a ver?
    ou é algo impossível (eu acho que sim, mas como não entendo direito disso, pergunto pra vc que sabe rs)

    bjs e não esquenta em responder, fala um dia que der na telha, se pintar o assunto... não se preocupa comigo!
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Muito útil!! hehe

    Vou fazer algumas alterações no meu tbm!!!

    Bjs e ótimo dia pra vc!!!

    ^_^•

    ResponderExcluir
  34. Que dica espetacular!!!!!
    Já segui tuas dicas e modifiquei a palavra "seguir"! Ficou muiro mais pessoal! Amei!

    ResponderExcluir
  35. Oi Elaine, olha eu aqui :)
    De repente começou a funcionar tudo. O hotmail e também os comentários nos blogs. Enfim, coisas da Internet, e por falar nisso, sempre tentando aprender com as suas dicas.
    Vou tentar essa nova, tá? rsrs
    Você é fera mesmo, parabéns por estar sempre disposta a nos ajudar.
    Beijos muitos.
    Angel.

    ResponderExcluir
  36. Elaine,

    Já coloquei em prática, agora é só fuçar para conhecer melhor a ferramenta.

    Agora, me dê uma luz? Para que a gente receba o comentário no e-mail, e quando vamos responder tenha o e-mail da pessoa, é só ela habilitar no perfil?

    Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Elaine

    É muita informação, mas tenho tentar e seguir passo a passo. Prefiro tentar num blog de teste.
    Ainda bem que tenho seus posts e já cataloguei para consultar com tempo disponível.

    Fiquei interessada na resposta a pergunta do Alexandre Mauj.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Suas dicas são ótimas...
    Mas ainda estou engatinhando...
    Queria "enfeitar meu Blog" de forma
    que ficasse mais "legal" mas nem sempre consigo colocar as dicas em pratica...Acha que consigo?

    ResponderExcluir
  39. Oi Elaine!
    Suas dicas são sempre valiosas!
    Adorei o seu comentário sobre os "seguidores", de que parece de uma seita.rsrsrs agora vou ficar com isso na cabeça!rsrsrs
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  40. Amiga, realmente é uma mão na roda.
    No ínicio que entrei no Blogger, de cara detestei o seguir e relutei muito em adicionar isso no blog, parecia coisa de seita mesmo rs...
    Descobri via pesquisa há pouco tempo como mudar o texto.
    Já a importar, só dá certo 100% com o widget criado no Friend Connect mesmo, mantendo o endereço original. Isso afirmo com segurança pois o que já mudei de blog não é mole.
    Por que o widget nativo do blog tem um código numerado no final que é o mesmo do blog, e quando mudamos de blog, mesmo transferindo os seguidores eles perdem as atualizações pois esse código numerado do blog vai mudar e do widget não.
    Já quando criamos o widget direto no Friend Connect o código numerado sempre acompanhará o endereço original, no meu caso www.meripellens.com. Bom, não sei se entendeu, mas é por isso que a Luma tem dois widgets de seguidores, mas somente um ela leva para onde quiser. Eu também poderia ter os dois widgets, contudo preferi ter só o que posso levar para onde quiser mesmo.
    Quanto a newletter, Deus que me perdoe, mas o que tem de blogueiro sem noção rs... Graças a Deus dá para filtrar marcando tudo como lido. Quem sai perdendo é o blogueiro, né? Um ou dois newletter por dia já cansa, meia dúzia ou mais, já nem leio, como está filtrado, não leio mais nenhum desses blogs.

    Beijo na alma, querida.

    ResponderExcluir
  41. Elaine
    Muitas coisas que sei foi voce que me ensinou .
    Painel foi voce. eu nem sabia que existia.
    Tive um problema com seguidor falando bobagem e então as minhas irmãs tiraram meus seguidores e eu não aprendi a selecionar.
    Outra coisa
    Voce sabe acabar com orkut? tem um virus lá que fala que eu coiloquei uma fotografia e só fica escrevendo bobagem.
    quero acabr mas não sei acabr com ele.
    então não abro mais.
    Se souber me avise.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  42. Olá Elaine

    Achei muito interessante!
    Adorei seu blog e já estou ACOMPANHANDO. Vou aguardar a sua visita lá no meu bloguito. Ficarei feliz se me ACOMPANHAR também...
    Está rolando um SORTEIO lá e gostaria muito que vc participasse.

    Bjoooooooooooooooo..................

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. "miama?" foi lindo :-)
    quem é que resiste a um pedido de desculpa assim?

    Elaine tu tá mt fera,cara!
    Fico lendo e babando e olha a Luma, gente de céi, que meninas espertas!!!!

    ResponderExcluir
  44. Adorei as dicas!!! Elaine, tenho uma outra dúvida, não sei se póde me ajudar, pois já pesquisei em vários lugares e não achei a resposta, talvez vc saiba, é o seguite:
    Endereço do blog afetado: http://flavissimaempalavras.blogspot.com/Descrição do Problema: gostaria de saber porque que na lista de leitura dos blogs que estou seguinho, só o meu não aparece a imagem. Olha como fica:
    Quando termina . . .
    postado por noreply@blogger.com (Flávia Peruci) em Flávissima em palavras . . . - 29 minutos atrás
    Porque isso acontece? Queria que aparecesse a imagem como os outros, se puder me ajudar ficarei grata...bj,bjssssssss

    ResponderExcluir
  45. Amei, já fazia tempo que tinha o desejo de saber se havia como motificar esse nome, SEGUIR!
    Já mudei nos dois blogs que tenho, muito bem explicado!!!

    Obrigada!!!
    Lindo Fim de Semana!!!
    Muita LUZ!!!

    ResponderExcluir
  46. Oi querida Elaine

    Ia te mandar um e-mail mas aproveitei para te ler.
    Queria te agradecer o carinho, minha amiga.

    Você notou que sumiram minhas listas que estão em cima dos posts. A de postagens anteriores e a de assuntos.
    Não sei o que aconteceu. rsrs

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  47. Querida Elaine

    Mas que forma bonita de nos receber no seu blogue, amiga.

    O meu dia foi bom sim, graças a Deus.
    Espero que o seu também tenha sido.

    E...tanta coisa que eu precisava de aprender...

    Um grande abraço

    viviana

    ResponderExcluir
  48. Olá Elaine, te abandonar ? Nunca! rsrssrsrsrsrs, é muita areia pro meu caminhãozinho, mas as informações vão se acumulando ao mesmo tempo que vão estimulando a curiosidade em aprender algo mais. Beijos.

    ResponderExcluir
  49. Oi Elaine! tudo bem? conheci seu blog pelo blog da Fe e adorei, eu sou meio leica nessa parte tecnica da net e suas dicas valem muito a pena! meu muito obrigada, tentarei aplicar algumas delas no meu cantinho.bjs

    ResponderExcluir
  50. OI amiga, fiz meu primeiro selinho e estou distribuindo para os melhores amigos. Passa lá e pega o seu ok. Beijos da Bia!!!

    ResponderExcluir
  51. Bom dia espectacular assunto , gostei bastante, penso que poderiamos fcar blog palls :) lol!
    Tirando as piadas sou o Marco, e como tu publico na internet embora o tema do meu blog é bastante diferente deste....
    Eu escrevo blogs de poker sobre dinheiro grátis para jogar poker sem arriscares do teu bolso......
    Adorei bastante aquilo li aqui!

    ResponderExcluir
  52. Oi, Elaine
    Voltei pra ver suas novidades e para buscar ajuda. Na verdade, 1/2 ajuda eu já achei aqui.
    Mas gostaria de mudar a cor do botão do 'Seguir' (do Google friend).
    Tem jeito?

    Bj
    Deborah

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…