Como organizar um blog?

no dia 2 de fevereiro de 2011

Uma das perguntas que mais me fazem a respeito de blogs é:

Como organizar meu blog para ele ser navegável?

Conforme prometo aos leitores que perguntam vou dar a minha opinião. E contar um pouco como trabalho quando sou contratada para organizar e “limpar” um blog.

Antes de mais nada tenha em mente algo muito importante: tempo é artigo de luxo, e ninguém quer perder tempo procurando as coisas. Imagine-se no lugar de seu leitor: ele acessa seu blog para quê? Para ler a postagem do dia, certo?

Se a sua sidebar é bonitinha e organizada, se tem enfeites adequados o leitor até pode dar uma espiada, mas o foco é o post. Especialmente se o leitor está acessando seu blog do trabalho, ou de noite depois de um dia exaustivo.

Então, sempre o post tem que aparecer primeiro. Sempre. Senão o leitor vai embora porque a menos que seja um amigo muito próximo ele não vai ficar esperando  até a coluna do post carregar. E não vai ficar procurando.

A dica é: evite templates com a sidebar à esquerda. Saiba que os códigos que geram seu blog são lidos da esquerda para a direita. Isso significa que tudo que estiver à esquerda será carregado antes. Assim, enquanto seu leitor lê o post a sidebar carrega. Agora imagine se ele vai ficar olhando para a sidebar esperando o post carregar? Até pode ser, se for um amigo próximo, com tempo e paciente. Um leitor comum não espera.

Ainda sobre a coluna do post: ela serve para… o post. Evite ao máximo inserir imagens, gadgets e o que quer que seja acima da coluna do post. Selos? Banners? Outdoors? Previsão do tempo? Slides? Deixe isso para o fim da sidebar. Ou faça melhor: desapegue-se.

Há blogs que optam por 3 colunas. É bom, ajuda a organizar embora tire espaço do post. Mas observe que a coluna do post sempre carregará após a coluna da esquerda, então se seu blog tem 3 colunas deixe a primeira delas o mais leve possível, sem relógios, sem calendários e sem nada com animação em flash.

Sobre a sidebar:

Sidebar é o nome da coluna dos gadgets. E como uma sidebar eficiente pode ser organizada?

Minha sugestão é essa:

  1. Cabeçalho→ com o nome do blog. Sério, tem blog sem cabeçalho. Evite imagens muito extensas para não travar a página.
  2. Pesquisa→ sempre! E não adiante colocar a caixa de pesquisa no fim da sidebar. Facilite a vida do leitor e deixe à vista. E seria bom se nós todos usássemos mais esse recurso pois ele facilita muito achar as coisas em um blog.
  3. Perfil→ deixe as pessoas saberem com quem estão falando. Eu optei por colocar esta parte no meu menu, antes mesmo de começar o blog. Mas reconheço que o ideal é no começo da sidebar pois o leitor imediatamente sabe quem é você. E foto ajuda. Nisso eu fico devendo… mas meu avatar já é relativamente conhecido. Uso desde o promeiro momento como blogueira e sou avessa a fotos… Caipira rsrsr.
  4. Tradutor→ pode não parecer, mas é importante. Nem que seja pra roubarem seus posts e publicá-los em turco. (né Verônica Kramer?. Sim, ela teve trabalhos postados em turco rsrsrs).
  5. Marcadores→ toda a organização de um blog em termos de postagens depende dos marcadores, ou categorias. Se você clicar em Mapa do blog ali no meu menu verá como é fácil achar as coisas aqui pois tenho Arquivo e Marcadores bem definidos. E também tenho esses itens na sidebar. Se clicar no marcador dicas para blogs todas as postagens estão lá. Organize seus marcadores e prenda seu leitor por mais tempo!
  6. Feed→ seja para assinar, seja para receber o post por email. Disponibilizar o feed completo do blog dá uma aparência mais profissa, sabe? Para saber tudo sobre como ativar o feed de seu blog clique: Tudo sobre feeds em um só lugar.
  • Aliás, sabia que quem recebe meus posts por email pode comentar por este mesmo email? Olha que beleza, economiza um tempão! Assina aí… em breve terei sorteio exclusivo para os assinantes via email.

Basicamente é isso. Mas eu poderia acrescentar: links para Orkut, Facebook e Twitter caso seja usuário destas redes. Também um blogroll é legal pois ajudar a divulgar blogs que gostamos é uma delicadeza. Quem possui uma forma de contato também é interessante deixar à vista.

Claro que existem os demais opcionais tais como contadores em geral (cuidado com eles pois são porta de entrada para vírus e bactérias), relógios, que aliás eu não gosto assim como calendários, slide de selos, etc.

Aliás sidebar cheia de selos tem alguns inconvenientes: foco de vírus, pesa no visual do blog e sobrecarrega a página deixando-a pesada. Minha sugestão é uma página só para selos caso não consiga se desapegar deles.

Certo? Caso tenha alguma pergunta deixe nos comentários.  Prometo responder em um próximo post.

Semana que vem vou começar uma série sobre Como gerenciar os seguidores do blog. Teremos de tudo: como se comunicar com os seguidores, como conquistar mais seguidores, como se livrar dos indesejados, como tornar seu blog interessante para que mais pessoas desejem segui-lo.

Semana que vem. Você vem?

Se quiser uma faxina completa, e uma renovação para deixar seu blog leve, funcional e fácil de ser lido:

Me chama que eu vou!

E faço a faxina pra você!

Me contrata

http://www.tupperwarecia.com.br/

55 comentários:

  1. OLá!
    Adoro suas dicas, são muito uteis, procuro seguir...mais estou com um problema que não sei resolver, não consigo ver meu blog no explorer, o que pode ser?
    Já tirei várias coisas e nada....me ajuda?
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas é duro mesmo visitar alguns blogs, acabei deixando de seguir dois essa semana,, e tenho outro que está na lista, tem um milhão de coisas antes da postagem nunca acho, e outra coisa é a cor do fundo do post com a cor da letra isso judia!!!

    bj

    ResponderExcluir
  3. Menina! mais um post excelente e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  4. Menina, como sempre aprendendo aqui.
    Vou rever meu cabeçalho. Achei muito inbteressante chamar a atenção pra isso. Agora eu me estresso muito com blogs onde acho tudo menos o post. Vou descendo, aí vem uma mensagem, ai eu penso cheguei no post, começo a ler e vejo que não é, desço mais e me canso da ladeira rsrsrsrs. Oh, coisa mais horrorosa, as vezes fecho sem ler... mesmosefordealguémquerido.



    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. E eu vou acompanhar todas as suas dicas!
    Tô ansiosa pra ver o meu modelo novo do blog, todo dia procuro um email seu de tão ansiosa que eu tô, parecendo criança! hauahuh

    Beeeijo flor =*

    ResponderExcluir
  6. Acabei de receber seu post por e-mail e quero dizer que eu adorei. Eu concordo plenamente com tudo o que você falou e sempre tentei manter meus blogs bem "levinhos". rsrs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elaine, eu ainda vou te pedir esta faxina! Rsrs, mas enquanto este dia não chega já fico feliz em aprender por aqui. Sabe que não tinha me dado conta desta coisa do carregamento do blog começar pela direita, pelo menos isso eu já vou mudar! Obrigada, mais uma vez. Você é um espécime de "utilidade pública" rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Pra variar...adorei! Aliás, estou doidinha pelo próximo post da série. Quero aprender muito a gerenciar seguidores, estou meio perdida neste quesito. Acho até que o painel deveria ter uma caixa de pesquisa pra seguidores, né? Tipo o de pesquisar amigos do Orkut.
    Beijocas e boa quarta pra tu!!!

    ResponderExcluir
  9. Desse jeito eu não aguento rsrs..
    Amada, vc sempre nos informando e formando. Agradeço por tds as dicas que sempre são fantásticas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Elaine :)
    Adorei as suas dicas, como sempre.
    Obrigada por tudo.
    Beijo da Angel.

    ResponderExcluir
  11. Oiii Elaine, com certeza eu já estou kk e vou esperar esse tal de blogroll. Bjs e boa noite! Cris.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da dica, vou agora mesmo tirar os contadores! Boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine
    Fiquei super feliz com a sua visita no meu cantinho.
    O blog já deixou de ser RN, mas ainda é um bebê. Desde que ele "nasceu" eu conheci o seu blog e ele me ajuda muito.
    Nossa, imagino como deve ser complicado administrar tantos seguidores! Não sei se eu teria competência para tanto.
    O grande lance é que, além de ajudar muitos blogueiros por aí, você ainda escreve muitíssimo bem. É gostoso ler os seus posts!
    Sua humildade também é um exemplo a ser seguido. É por isso que considero você " Minha Professorinha".
    Eu sou professora também (de criancinhas), sei o que significa ter reconhecimento.
    Você merece reconhecimento e, de minha parte, já tem.
    Um grande beijo,
    Lola Flor.

    ResponderExcluir
  15. Elaine.
    Perfeito este artigo.
    Organizar o blog facilita a vida do leitor e da gente também, né
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Elaine

    Notei que meu blog ficou um pouquinho mais lento com os selinhos de aniversário.
    Vou colocá-los no blog de selos.
    Obrigada sempre querida.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  17. Elaine vc sempre util e necessaria
    Aprendo muito com voce
    Acho super inteligentes seus detalhamentos a respeito de coisas que as vezes nos passam despercebido
    parabens pelo otimo trabalho que você presta

    ResponderExcluir
  18. É muita coisa... Mas sempre preso por ter um blog leve e sem neuras... entre nós as vezes parece que ter um blog simples da mais trabalho que ter um complicado kkk

    Enfim, a única coisa que ainda não consigo enfrentar é essa coisa de feed para assinar, até recebo um ou outro blog, mas sei lá... Nunca me animo a disponibilizar o meu, acho que não vai fazer muita diferença :-).

    Enfim, valeu pela dica "Tia do blog"!

    ResponderExcluir
  19. o meu tá precisando de balanceamento, trocar farol, alinhamento, colocar óleo, trocar velas, lavar, polir, aspirar estofados hahah

    (deixaram um recado anonimo no meu blog perguntando se tem Big Brother no Japão. Mas pediram pra responder aqui no seu blog, na última postagem q vc fizesse rs. Então, não tem, não passa BB na tv japonesa. - Se vc achar fora de contexto a resposta, qualquer coisa delete. E não sei quem perguntou, pq postou como anônimo hahaha)
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Elaíne! Você está lascada! Não vai se ver livre de mim tão cedo. hahahaha! Obrigado mais uma vez por sua gentileza, presteza, delicadeza e aulas que são uma beleza. Semana que vem tô aqui, amanhá, depois, depois..., hahaha! Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  21. Elaine, vc tem razao! Claro!
    Eu estou tentanso "enxugar" a pagina principal.... Ai! Mas eh dureza nao? Adoro a bonequinha inquieta mexendo as Perninhas Esperando o leitor voltar... E os Meuse relogios... Bem, sei que nao gostas, mas para quem esta do outro Lado do Planeta nao eh importante restacar a diferenca do Fuso???
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Adoro essas aulas, tem algumas coisas que leio aqui e preciso colocar ou mudar no blog, espero que em breve eu consiga sentar e organizá-lo. =]

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá amiga, tenho achado interessante seus temas. Esss dias li sobre o SAO, e queria saber se pode alterar isso para mim, como funciona seu trabalho. Esses tem sidos ótimos temas por aqui. Bjks

    ResponderExcluir
  24. Oi, Elaine:
    Dicas importantes. Neste ano vou lhe chamar e lhe contratar, pois lido com meu blog intuitivamente...hehe!! Uma ótima semana, bom dia, beijos :)

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine!
    Você é um doce mesmo! Suas dicas estão sempre nos ajudando! Até já tentei dar uma reduzida nos marcadores, mas não consegui muito resultado.rsrsrs
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  26. Oi Eliane, estou lendo tudo e aproveitando para mexer no meu blog. Ví o email que vc mandou, mas ainda estou aqui decidindo sobre o outro blog, já criando um terceiro, pena que ainda não ganho dinheiro com blog, pq é uma diversão, tem até me ajudado com a dieta.
    Vou acompanhar seu inter curso bloguistico de perto.

    Bjão

    ResponderExcluir
  27. Semana que vem?
    Tá, então eu venho! KKKK
    Mas posso passar por aqui antes? rsrsrs

    Beijos.

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  28. Venho, sim Senhora!

    Dicas perfeitas Elaine!

    Já salvando para minha pasta...

    Hoje se tiveres tempo dá um pulo na Jubiart, estou falando um pouco sobre o meu ofício e a "Amiga da Moda", reativou o "Espaço p/ Artes" em seu blog (todas as quartas-feiras)...

    E como vai pulso?

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  29. Oii, Elaine !!!

    Belo post e tenho certeza que é de utilidade para todas as blogueiras.

    Para quem conhece bem, ele reforça que está no caminho certo.:) Para as novatas serve como dica essencial para aperfeiçoar.Legal isso.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine, seguindo suas dicas já mxi no layout do blog! Acho que ficou melhor mesmo! Você é 10. Vou continuar acompanhando. Esta parte de gerenciar seguidores me interessa, quero dar atenção a todos e me enrolo com frequência! rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oi Elaine, que bom que foi ver. Obrigada! E jamais te mandarei cuidar da sua vida, até por que sei que você faz isso direitinho e ainda arruma tempo para ajudar todo mundo! Eu tentei centralizar o cabeçalho, mas sei como fazer não... Vou deixar para quando eu te chamar e você for! kkk
    Deixa só eu voltar a trabalhar, que agora não é mesmo o melhor momento.
    O Alê é mesmo sem igual, nem sei como ele consegue. É dom, só pode ser. Ele sai do seu centro e olha o outro como é. Não lê apenas as palavras, mas o que elas querem dizer. Não à toa tem tantos fãs, não é? Rsrs
    Beijos querida. Obrigada pelo carinho e apoio.

    ResponderExcluir
  32. Muito legal minha querida , adorei as dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Já descobri muita coisa que não conhecia por aqui, confesso que no dia que comecei a ler as dicas de blogs fiquei até assustada com os vacilos que a gente comete sem perceber, me identifiquei bastante com o que você escreve, pelo visto tenho muito mais o que aprender...
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Com toda certeza eu volto fiquei muito interessada na parte sobre seguidores, tenho vontade de gerenciar todos mas infelismente quando vejo aquele tanto de carinha fico perdidinha. E me sinto em divida com eles.

    ResponderExcluir
  35. Elaine, dicas preciosas. Tem um blog de uma linda portuguesa que não consigo comentar, não abre os comentários de jeito nenhum! Nem pra avisá-la consigo. E tem outros que é "um parto" entrar. primeiro ficam com a tela escura e custam a abrir a verdadeira cor. É uma pena, pois gosto de ir neles mas não está dando!
    O tema das semana que vem é bom! Eu venho!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  36. Sempre é muito bom ler suas dicas. Bjs, rose:D

    ResponderExcluir
  37. Nossa Elaine,
    Lendo parece ser tudo tão simples. Vc fala como se se estivesse declamando uma poesia. Nunca vi coisa igual. Parabéns! Mas aí quando a gente vai lá o que vc diz, aliás, quando eu vou lá, né! A coisa não anda. A minha filha diz que eu tenho medo de clicar. E é mesmo, acho que num clic posso perder tudo, entende? Ainda bem que coloquei meu blog nas mãos perfeitas.

    Beijos

    Iram

    ResponderExcluir
  38. Olá!!!
    Amei essas dicas e vou usa-las no meu blog e ficarei atenta as proximas dicas que vc publicar
    parabéns pelo seu blog me consquistou
    bjsss Drika

    ResponderExcluir
  39. Elaine querida, deu certo!! Obrigada mil vezes, e você acha que eu te mandaria cuidar da sua vida? kkkk
    Adorei! Ficou lindo demais. Em breve meu bloguinho tão amado estará em suas mãos. Aguarde!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. É possível vc me ensinar como colocar relógio e marcador em meu blog,
    maysa81@bol.com.br
    grata

    ResponderExcluir
  41. Perfeito.Tudo bem explicadinho.
    Só mesmo voce para fazer tão bem feito Elaine.
    Beijos
    Teca

    ResponderExcluir
  42. Perfeito e fácil! Este é mais um dos teus posts que vou linka rnos meus, porque ajuda, explica, esclarece.

    Elaine, muitas vezes quero responde rum comentário por e-mail, clico e respondo, mas em outras vezes aparece do lado do nome da pessoa NON REPLY BLOGGER.

    1. como saber se no meu aparece isso?
    2. como deixar a opção de resposta fácil em um clique?
    3. como avisar o blogueiro que ele está com essa barreira?

    Não sei ainda usar Feeds, não sei se o meu blog pessoal funciona com isso, não sei os que assinei, tenho dúvidas mesmo após o teu post explicativo. Para mim, precisava que fosse mais mastigadinho ainda.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  43. Olá!!!Maravilha estas dicas.Aproveitei para adotar algumas rapidinho!!!Obrigada.Bjkssssssssssss

    ResponderExcluir
  44. Elaine
    Mais didática, impossível.
    Parabéns!
    Bj
    Deborah

    ResponderExcluir
  45. Lendo aqui sobre o nosso perfil no blog lembrei que quando cheguei aqui pela primeira vez, o que primeiro me chamou a atenção e me cativou foi seu perfil. Era lindo, sincero, comovente...uma pena que você deletou e eu nem dei Ctrl + C nele rs.
    Vixe vai ter sorteio para os assinantes via email é? Agora eu ativo esse tal de Feed rs

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  46. Já segui todas as dicas, liberei o side bar esquerdo e coloquei um tradutor.
    Estou mesmo tendo problemas com o número de seguidores, que parece que é limitado, como já lhe disse, então vou esperar ansiosamente pelo seu post.
    Ah, mencionei você novamente no meu post de hoje, deu para ver que sou sua fã, não é?
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  47. Adorei as dicas. Pra falar a verdade sou quase um zero a esquerda em relacao a isso... vou ficar aguardando novas dicas anciosamente!
    bjO

    ResponderExcluir
  48. Eliane, OBRIGADÍSSIMA pelas preciosas dicas.
    É sempre muito bom aprender 'regrinhas de ouro' para melhorar nossos cantinhos. ;D
    Bjs 1000.

    ResponderExcluir
  49. Suas dicas são otimas,principalmente
    para alguem como eu principiante
    gostei demais!!!

    ResponderExcluir
  50. Estou amando seu blog. Qta dica legal.
    Não consegui organizar os feeds.
    No meu não aparece reader.
    Como faço?
    bjim.
    Simone.

    ResponderExcluir
  51. Adorei suas dicas..

    http://sweet-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Elaine, Eu criei um blog para ver como ele funcionava, e acabei gostando, mas me perdi todo, se poder me ajudar ficarei muito grato, meus gadget estão muito desorganizados até por que eu estou tentando aprender, tem uma pagina cheia de codigos html nao sei pra que serve, me ajuda a contruir eu confio no seu trabalho claro se voce puder. vou deixar o o meu blog para ver a bagunça que deixei. e meu e-mail pra contato. Desde já muito obrigado. chicoty63@gmail.com ------------ http://anjoazul2012.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  53. Ola Elaine,
    Há anos tento ter um blog, mas me considero incompetente para administrar. Adorei suas dicas, vamos ver se me animo e consigo finalmente realizar este sonho. Bjs e boa sorte!
    Inês

    ResponderExcluir
  54. Obrigado mesmo pelas dicas!
    Apesar que a maioria já tenho feito da maneira que você ensinou .
    Deus abençoe!
    Conheça: http://palavradiariadevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.


Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…