Como exportar e importar seguidores de um blog para outro

em 22 de fevereiro de 2011

E mais! Como fazer link oculto dentro de um post? E como deixar de seguir um blog?

Quando começamos um blog e vamos nos envolvendo com ele surgem questões que a gente não previu quando começou. Por exemplo o nome do blog, ou o endereço http dele, e mais algumas coisas.

Então o tempo passa e percebemos que o nome não nos agrada mais, que o endereço é complicado ou soa esquisito, entre outras coisas.

Daí surge a questão: como mudar o endereço de um blog sem perder tudo? Será possível?

Sim, é possível. Acompanhe:

Para mudar o endereço http de seu blog vá em Configurações. Agora clique em Publicação. Verá esta página:

 4 Onde está escrito Endereço do Blog’Spot digite o endereço que deseja passar a usar. Se ele estiver disponível basta digitar as letras de confirmação e pronto!

Mas atenção!

Se fizer isso seu endereço antigo constará como blog inexistente. Você não perde os comentários que possui, nem os posts e seguidores, mas perde os links. Portanto pense bem.

 

Mas de repente você não quer mudar o endereço e sim apenas o nome do blog? Meu blog teve 2 outros nomes antes de me decidir por Um pouco de mim e para trocar é muito simples. Vá em Configurações. Clique em Básico e em seguida, na caixinha escrito Título digite o novo nome que deseja usar. Salve e pronto: seu blog foi rebatizado.

 

Mas…

Vamos supor que você criou um blog novo, com endereço e nome novos. E lá se foram os seguidores do blog antigo… perdidos para sempre…

Não!

Vou mostrar como importar seguidores de um blog antigo seu para seu blog novo. Veja:

No alto da página do painel do seu blog clique em Minha Conta. Agora você verá o cardápio Google com os serviços aos quais você aderiu. Escolha Google Friend Connect. Agora, na página que abrir, veja que aparece no navegador o endereço da página seguido de um número bem extenso. Esse número extenso é seu ID  do Google Friend Connect. Isso é importante poque vamos usar daqui a pouco. Copie este número e reserve (oi?é receita?). Agora cole o código neste link: http://www.google.com/friendconnect/admin/site/advancedsettings?id=CÓDIGO

Depois de acrescentar o código que pedi a você para reservar copie o endereço inteiro e cole em seu navegador. Vai abrir uma página nova. Role a página até achar isso:

image Em Endereços alternativos digite a url completa (endereço que aparece no navegador) do blog para onde deseja “levar” os seguidores. Salve.

Agora o último passo:

Ainda na mesma página clique sobre Gadgets. image

Será mostrado um mosaico com os seguidores que você está exportando. Role um pouco a página:

image Gere o código, copie e cole em seu blog.

Peraí… cola onde? Calma, eu explico:

Vá em Design. Agora clique em Adicionar um gadget. Na janela de opções clique em HTML/JAVASCRIPT. Cole nesta janela o código copiado. Pronto. Seus seguidores estão aí, e mesmo que você exclua o blog antigo eles permanecerão com você.

Porém os seguidores só receberão atualizações de seu novo blog se, e somente se o gadget Seguidores tiver sido criado via Google Friend Connect. Se você tiver apenas inserido o gadget via painel do blog você até consegue importar, mas os seguidores não receberão as atualizações.

Eu recomendo cuidado ao fazer esse procedimento. Já me vi cadastrada como seguidora de um blog ao qual jamais fui, pois o dono do blog me levou quando trocou de blog. Gostei não… Então antes de fazer pense bem, e se possível pergunte aos seus leitores se gostariam de seguir seu novo blog.

 

Para encerrar vou ensinar 3 coisas simples, mas que recebo email todo dia perguntando comofaz. Prestenção

1- Como linkar um endereço dentro de uma palavra?

Custei a entender o que essa pergunta queria perguntar… Até que entendi. Isso se chama link oculto. Para fazer é muito simples. Quando estiver escrevendo seu texto e quiser linkar algum blog faça assim:

Selecione a palavra que servirá para “ocultar” o link. Faz de conta que você quer linkar meu blog. Escreve em seu texto assim: “Eu aprendi a fazer link oculto no blog da Elaine”. Selecione a palavra Elaine como se fosse copiar. Com a palavra selecionada clique em Link, no alto do seu editor de texto do blog. Vai abrir uma caixinha. Dentro dela digite o endereço que deseja, no caso de nosso exemplo digite www.elainegaspareto.com. Caso queira teste o link. Se estiver ok clique em ok rsrsrs.

Pronto. Só isso.

2- Como linkar um post dentro de outro?

Eu escrevo muitos posts e de vez em quando quero relembrar um assunto para explicar outro, ou ainda fazer referência a um post que fale sobre o mesmo tema. Então eu digo, por exemplo: “ Veja este post sobre como criar um blog legal em 7 dicas imperdíveis!”

Para linkar um post copie o endereço http do post que deseja linkar e na palavra ou frase selecionada digite o endereço do post em questão. O endereço você copia do seu navegador, certo?

3- Como deixar de seguir um blog que não me interessa mais?

Então um belo dia está você navegando pela net e se depara com um blog legal, lê um post legal e decide seguir o blog. Daí volta outras vezes, até gosta mas percebe que o tal blog legal não te interessa mais. E agora? Ele te perseguirá para sempre?

Não! Para deixar de seguir um blog no qual tenha perdido o interesse tem 2 modos, vou explicar o mais simples. Estando logado, vá ao seu painel de acesso do seu blog/conta.

Agora role a página e encontre isso:

image Clique em Administrar. Abrirá uma página com todos os blogs que você segue. Encontre o blog que deseja deixar de seguir e clique em Configurações. Vai abrir uma janela assim:

image Clique em Parar de seguir. Confirme. Pronto.

Isso também pode ser feito visitando o blog que deseja deixar de seguir. Mas pelo seu painel é mais simples, né?

Agora, não vá fazer isso comigo, hein! Tô te vendo…

 

Sugestão: veja  este post: Quero criar um blog legal - 7 dicas para quem está começando. Muitas respostas estão lá.

Certo? Caso tenha alguma dúvida pergunte nos comentários e eu respondo em um próximo post. É assim que surgem as pautas sobre as dicas para blogs.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

53 comentários , comente também!

  1. Oi amiga , adoro passar por aqui, sempre tem muita coisa bonita, parabéns, beijokas...
    http://agulhaetricot.blogspot.com
    http://agulhaetricot.com
    http://titacarre.elo7.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha querida , ótimas dicas , adorei e sempre bom saber uma pouco mais do nosso blog
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Elaine,como vc nós ajuda!Dicas ótimas e importantes.
    Obrigada pela sua boa vontade de sempre.
    Um beijoooo

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine :))))
    Eu conseguiiiiiiiiiiiiii rsrsrs
    Faz tempo que eu queria mudar o endereço do meu blog mas não sabia como fazer, e achava que iria perder seguidores, comentários, essas coisas, mas se é assim, está feito.
    Graças as suas dicas consegui mudar o endereço, pois o nome eu também já havia trocado uma vez.
    Obrigada querida.
    Beijo na alma.
    Angel.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Linda!

    Saudades...

    Lendo suas super dicas, pensei: Elaine tem que escrever um livro...
    Vc é muito clara, muito boa com as palavras.

    Um dia iluminado para você.

    Beijos e carinhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Elaine
    Primeiro quero te agradecer pelo blog maravilhoso que vc tem e que tanto nos ajuda, mas tenho uma dúvida que espero poder contar com vc: Tenho recebido alguns e-mail's do windows live, informando que meu blog será excluído caso eu não migre para WordPress.com. Vc tb recebeu essa msg? Devo seguir o passo a passo para migrar? Um beijão, Miriam Albuquerque.

    ResponderExcluir
  7. Taí, gosto bastante de suas dicas, as explicações são simples porém dinâmicas e objetivas. Para quem ainda não está ligado em definições e por dentro de como criar e manter um blog você fica em primeiro lugar nas dicas e informações.
    Parabéns
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine!
    Como sempre suas dicas são preciosas! Eu precisava entender como fazia para linkar o endereço e também um post...muito obrigada por atender e esclarecer minhas dúvidas!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post, linda!

    Sabe o que eu queria saber, com faço pra ter temas diferentes no blog...

    Tipo assim, ter uma imagem que não tenha nas imagens do blogspot...

    É que elas sempre ficam tão pequenininhas, ainda que seja enoooorme quando eu a encontro!!! =[

    Espero num ser uma dúvida muito boba!!!

    Bjinhos... Bom dia pra vc ^-^•

    ResponderExcluir
  10. um showzaço esse post! perfeito, muitíssimo bem explicado, deu pra entender tudo. quem segue esta série com certeza hj domina sem medo o blogger. eu mesmo, qta coisa boa aprendi aqui e aprendo sempre.

    é bom isso, usar suas palavras, seu espaço para veicular informação, conhecimento. se as pessoas lêem com atenção o que vc escreve elas crescem em campos diversos. blogam melhor, pensam melhor. e a idéia se espalha, a qualidade como padrão.

    muito bom Elaine, adorei demais
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Elaine
    voce é uma excelente orientadora
    Nada disto eu sabia

    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, muito útil, mas tem umas coisinhas que achei mais complicadas. Eu sou um tipo de pessoa que não entende na teoria. Preciso fazer, errar, acertar para aprender. A prática me ensina, mas a teoria me confunde. Depois que eu testar, te digo se deu certo.

    Sobre inserir links, já postei e te linkei.

    http://fernandareali.blogspot.com/2011/01/dicas-para-blogs-inserir-links.html

    Acho essencial saber fazer isso, pois o post fica menor e, quem quiser mais detalhes, visita os links e aprofunda.


    beijooooo

    ResponderExcluir
  13. Ué, por que não apreço ali nas carinhas de visitantes recentes? Precisa clicar em algo?

    beijooooo

    ResponderExcluir
  14. Maravilha, Elaine.
    É sempre bom aprender.
    Um beijo afetuoso.
    (*_*)

    ResponderExcluir
  15. Uma coisa é certa: apesar de blogueira sempre que entro aqui aprendo algo novo. Sempre !!! E eu adoro isso.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  16. Uma coisa é certa: apesar de blogueira sempre que entro aqui aprendo algo novo. Sempre !!! E eu adoro isso.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  17. Elaine, tenho uma leve desconfiança que fiz o coments no post errado, será?

    ResponderExcluir
  18. Como sempre...AMEI as dicas!
    E que bom te ver de volta!

    Beeijo flor =*

    ResponderExcluir
  19. Este post está maravilhoso! Digno de ser impresso e virar manual para blogueiros! Já está entre meus favoritos, para que possa consultá-lo sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog. Me ajudou bastante.
    Bjao

    ResponderExcluir
  21. E mais uma vez a super Elaine salva a minha vida!

    Saudades!

    Te amo!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Post muito útil e bem explicado. Foi bem útil no meu blog. Vlw, obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada querida. Seu blog é um sucesso! Ajudou bastante!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Elaine, muito obrigada por sua generosidade.
    Não vou me cansar de te agradecer.
    beijus.

    ResponderExcluir
  25. estou começandu agora a postar em blog , e essas suas dicas estão me ajudandu , brigadinhuuu

    ResponderExcluir
  26. O meu blog não aparece na lista do google friend connect.... tenho mais de 10 blogs cadastrados e o único que queria pegar os seguidores não aparece na lista... Pode me ajudar?!
    martas-bgfs@hotmail.com
    blog:http://www.vaidosasempre.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa...muito obrigado pela dica

    Até que enfim conseguir transferir meus seguidores para o novo site

    de uma olhada, falando nisso :D

    www.tgagospel.com

    ResponderExcluir
  28. Adorei sei site já estou te seguindo.
    Tem muitas dicas que vou usar com certeza.
    Linda noite para vc.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Há semanas procuro por explicações sobre esse tema e nada! Muito bom. Quando quero seguir, continua aparecendo meu blog antigo mas de posse dessas informações atualizarei meu novo blog. Muito obrigada, valeu muito! Abração.

    ResponderExcluir
  30. Quero lhe agradecer suas importantes dicas visto eu ter seguido suas orientações passo a passo e tudo ficou certinho dentro dos conformes, valeu mesmo, ok!

    ResponderExcluir
  31. Elaine,adorei esta dica estou levando.
    Tenho dois blogs (ambos hospedados no Uolhost)mas vou excluir um.
    Obrigada,valeu,bjus

    ResponderExcluir
  32. Elaine eu faço desse modo para deixar de seguir um blog mas agora não está dando certo e nem os novos blogs que estou seguindo não estão aparecendo.

    Já estou a ficar com raiva...

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Muitoooo obrigada.
    Seu post foi de grande ajuda.
    Valeu =D

    Bjs
    Livros Ao Quadrado

    ResponderExcluir
  34. Oi Elaine, adorei as dicas do seu blog. Simples e objetivo.
    Mas estou com um problema no processo de mudança do endereço do meu blog.
    É que quero levar meus seguidores e o link que aparece em vermelho na sua postagem pra colar o endereço do ID do Google Friends Connect não esta funcionando.
    Se puder me passar novamente o link pra eu poder finalizar o processo de alterar meu blog, eu ficaria imensamente grata.
    Bjuus e sucesso.
    Meg Stoco

    ResponderExcluir
  35. @Meg M Stoco, o código em vermelho não é um link. você deve copia-lo e colar no navegador, completando com o seu código do Google Friends Connect.Apague a palavra código e coloque em seu lugar seu código, certo?
    bjssss

    ResponderExcluir
  36. Ahhhh por isso não dava certo. Muuuito obrigada Elaine. Obrigada mesmo.
    Bjuuus
    Meg Stoco

    ResponderExcluir
  37. Oi querida, gostei muito de seu blog, muito legal mesmo, tem dicas importantissimas aqui!
    Eu tenho 2 blogs e um deles tem bastante seguidores e no outro não tem nada; gostaria de saber se tem como eu colocar os mesmos seguidores de um blog no outro? tipo: usar os seguidores em 2 blogs?
    Aguardo sua resposta! beijinhos

    ResponderExcluir
  38. @Falando de Feminices, eu não recomendaria que fizesse isso.
    A pessoa que se inscreveu para seguir um blog o fez por motivos vários, pessoais. Daí ela se vê seguindo um outro, que talvez nem conheça, ou que não a interessa...
    Então, eu não recomendo. Mas você é que sabe, claro.
    E na verdade nem sei se é possível manter o mesmo gadget em 2 lugares diferentes. Acho que é, mas não tenho certeza.
    Certo?
    beijossss

    ResponderExcluir
  39. Olá. Eu tenho uma dúvida, nem sei se estou no post certo mais vai.
    Quandop acho um blog legal e coloco pra seguir, sempre aparece a conta de outra pessoa e mesmo eu colocando pra tirar eu não consigo. Existe outra maneira de eu seguir um blog, sem ser na pagina do mesmo.?

    ResponderExcluir
  40. #Amei salvou minha vida rsrs estava procurando como fazer isso faz tempo :P

    seguindo e linkei vc lá no blog

    Bjkas

    http://jackiemsmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. oii floor :(
    Miim auda poor favooooooor
    olha toda vez que eu tento não da certo eu acho que é o ID que eu não to sabendo achar onde que ta ou sei lá so sei que quando eu copio o link e colocoo ID so aparece:
    Desculpe...
    Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde.
    E eu já tentei a 3 dias seguidos não sei mais oque fazer :(
    Mim ajuda !
    http://charmosinha-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. @Kah Rodrigues, este procedimento não é mais possível pois o Google desativou o Google frined Connect.
    bjssss

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito da post, tive um bom proveito. Eu gostei muito daqui. Estou te seguindo, quando você tiver um tempinho, você podia seguir o meu também?'
    http://jpbigblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Espero q vc possa me ajudar, acabei de fazer um novo blog enao consigo exportar, mudou a forma?!
    Obg!

    ResponderExcluir
  45. @Janaína Bentinho!, bom dia
    Sim, mudou.
    Com o fim do Google Friend Connect esse procedimento não é mais possível.Mantive o post apenas para fins de arquivo, e também em função das outras informações úteis que ele agrega.
    beijos

    ResponderExcluir
  46. O google friend conect foi desativado. Tem como fazer isso ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, infelizmente com a desativação a operação deixou de ser possível.

      Excluir
  47. Olá Eliane, excelentes dicas. Eu estou tentando realizar a transferência dos seguidores de um blog do blogger para outro no próprio blogger.Mas este pagina do google freinds não abre para mim.Aparece uma mensagem informando que o conteúdo não está disponível. Não sei o que fazer? Pode dar mas algumas dicas?
    Eu tinha muitos blogs, mas agora resolvi unir 4 blogs em um,deu super certo o processo de exportação e importação dos conteúdos e dos comentários.Agora seria a vez dos seguidores.Aguardo, sua ajuda. abraços.

    ResponderExcluir
  48. Muito boa suas dicas!

    http://seguidoresnotwitter.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Elaine querida , me perdoe pela ignorância minha, agora com esse novo modelo de blog , já não conseguimos fazer isto, né? Ou ainda pode?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, isso não é mais possível desde 2012 pois o Google descontinuou o GCF.
      beijossss

      Excluir
  50. Amei as dicas, me ajudou bastante. ;)

    Visita quando puder: http://perolasebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…