Como conquistar seu leitor e fazê-lo ganhar tempo

em 5 de janeiro de 2011

Desde o distante ano de 2010 que eu prometo continuar a série de posts sobre Como administrar um blog. Então hoje é dia de cumprir a promessa. Vamos?

Na 1ª postagem sobre este tema eu te ensinei Como driblar os problemas e proteger seu blog. Agora, na 2ª parte do tópico eu vou dar umas dicas sobre como atrair e manter seu visitante/ leitor cativado e feliz. E sobretudo sem se estressar por perder tempo.

Sim, fazer o leitor se sentir feliz é parte da nossa meta como editor de um blog. Um blog, para ter sucesso, precisa estar antenado com o que o leitor quer. E hoje em dia todo mundo quer poupar tempo.

Agora imagine eu, que tenho 15 blogs. Sim, eu tenho 15 blogs que uso para testes e amostras do Me chama que eu vou!. Imagine que eu vou ao seu blog, comento e você quer me visitar. Clica no meu perfil e quando ele abre você vê 15 blogs. Em qual clicar? Em qual comentar? Qual está atualizado, supondo que não fossem de testes?

Então a dica é: se você tem mais de 1 blog faça com que apenas o blog “principal” apareça em seu perfil. A Dama de Cinzas me ensinou isso sem saber: ela deixa visível apenas o Confissões ácidas e colocou o banner do seu outro blog bem no começo do blog principal. Facilita e poupa tempo, né? Mas se você tem mais de 1 blog e quer deixá-los todos à vista  eu sugiro que crie um blogroll com todos os seus outros blogs linkados. Assim o leitor acessa este blog e escolhe qual quer comentar. Alguns blogueiros fazem assim, e facilita muito!

Ainda sobre o tempo: as pessoas estão habituadas à rapidez da televisão: ligou, viu. Ninguém espera mais de40 segundos para uma página carregar. Na verdade, segundo o próprio Google o internauta espera no máximo 6 segundos. Se não abrir ele se manda. E pode jamais voltar.

Para saber se seu blog está pesado acesse este site: Web Wait. Ele mede o tempo de carregamento de um blog. E dá diagnóstico daquilo que está travando a página. É em inglês, mas muito simples e intuitivo. Vale a pena pois perder um leitor porque seu blog não carrega pode ainda gerar punições do Google, que não indexa bem blogs pesados. Tire a prova acessando também este: Pigdom, e mais este: Rapid. Os resultados podem variar um pouco, certo?

Estas medidas não são 100% precisas, podendo haver diferenças de tempo quando você ou seus visitantes acessam seu blog  devido a localização geográfica em que se encontram, a conexão da Internet, o desempenho do computador local e até mesmo as condições do servidor onde está hospedado o blog no momento da pesquisa. Cada uma destas ferramentas apresentam uma diferença de tempo.

E comofaz para fazer o blog carregar mais ligeiro? Algumas dicas são simples:

  • diminua o tamanho do cabeçalho: 250px é o limite. Mais que isso gera uma coisa que webdesigners chamam de dobra de página, ou seja, é preciso rolar a página para chegar ao post. E isso pesa. Basta ver os bons metablogs: cabeçalho de menos de 100px.
  • evite animações em flash: relógios, contadores, coisinhas que brilham e se movem travam a página. Especialmente contadores de acesso, que têm sido responsáveis também por scripts maliciosos que danificam o pc e travam o blog.
  • evite imagens acima da coluna do post. Selos em excesso impedem a página de abrir.
  • lembre-se que 3 colunas carregam mais lentamente que 2, e se possível coloque sua sidebar à direita.

Agora o pulo do gato

A coisa mais importante em um blog são as postagens. O leitor chega ao blog para ler e ver as novidades. Coloque suas postagens sempre no começo, fáceis de serem vistas. Ficar procurando a postagem consome tempo. E tempo é tudo que o leitor quer economizar.

Outra coisa: vi hoje no Twitter a Luci comentando que é ruim colocar os comentários abaixo do título do post. Ela tem razão pois é preciso voltar para encontrar o lugar para comentar. E as pessoas estão pouco familiarizadas com isso. E lá se foi um comentário perdido…

Falando em comentários: pelo amor dos blogueiros mortosdepressa: tire a verificação de palavras, o tal de captcha. Eu e todo mundo odiamos aquilo dicunforça!

Então é isso. Ser blogueiro é mais do que saber escrever e postar fotos lindas.Administrar umm blog é o passo fundamental para vê-lo crescer forte, saudável e cheio de amor pra dar.

Importante: todas as considerações aqui feitas se baseiam em:

  • minha opinião pessoal;
  • sugestões de amigos/leitores muito mais experientes como a Luma Rosa que sugeriu a pauta sobre vários blogs expostos no perfil;
  • minhas observações de altos papos do twitter e minha observação das reclamações que ali surgem;

E são apenas dicas. Comigo funcionam.

Semana que vem vamos aprender um pouco sobre técnicas de S.E.O para melhorar a posição de seu blog em mecanismos de busca tipo Google, Bing, Yahoo, etc.

Ao final desta série seu blog estará ainda mais legal! Pode apostar!

 

Falando em apostar: está terminando o prazo para você ganhar uma casinha nova para seu blog, com endereço pessoal e tudo. Clique aqui e participe! O sorteio é amanhã, pela Loteria Federal!

 

Este artigo faz parte de uma nova série; veja o 1º artigo:

Administrar o blog- Parte 1

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

52 comentários , comente também!

  1. Essa série é muito boooooa! Acompanho como se fosse uma novela folhetim, hehe

    Elaine, eu não entendi este trecho:

    diminua o tamanho do cabeçalho: 250px é o limite. Mais que isso gera uma coisa que webdesigners chamam de dobra de página, ou seja, é preciso rolar a página para chegar ao post.


    Como se faz, como se mede o tamanho e como se descobre isso?


    beijooooo

    ResponderExcluir
  2. Eliane, por favor, inclua nos indesejáveis as músicas dos blogs ou no mínimo colocar a caixa de midi bem no comecinho para a gente desligar! rsrs

    ótimas dicas

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas, obrigada!
    Bj, Isa
    http://a-vida-de-isa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Querida, excelente post!

    Meu blog está abrindo em média em 3min... bom, né?

    O Pinto ficou mais leve depois que tirei o background anterior, que era de um site e passei a usar o fundo do próprio blogger.

    E ainda, passei a editar as fotos no picasa deixando elas mais leves.

    E as pintetes perceberam a diferença e comentaram comigo lá no twitter.

    Também não acho legal quando colocam os comentários láááá em cima, embaixo do título... só pra dar mais trabalho pra gente... rsrs...quando o post é grande então? q droga! rsrs

    Beijo, beijo, beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  5. @Fernanda Realifaz assim: clique sobre a imagem de seu cabeçalho com o botão direito do mouse. Escolha Exibir imagem. Agora clique de novo com o botão direito do mouse e escolha Prppriedades da imagem. Você verá que seu cabeçalho mede 978×210 pixels
    Muito bom, perfeito rsrs
    Ah, atualizei o post com mais 2 sites para medir o carregamento.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  6. @Valerie Robertomuito bem lembrado. Aff, que coisa chata! E os sustos que a gente leva?
    Vou falar disso sim, dias desses!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Elaine excelente dica. Você não imagina o quanto já me ajudou.

    BJS!

    ResponderExcluir
  8. Adoro essas séries, altas dicas!!!! Medi o meu tempo, deu 2,5 segundos, tá bom, quando comecei a fazer o blog minha net era discada então não podia fazer estripulias visuais e tinha que esperar muitooo para visualizar as coisas... Lembro que eu deixava o Jogo de Paciência aberto para poder conferir certos blogs, ninguém merece isso e nem todo mundo tem paciência para isso!!!
    Amo, amo de paixão quando vc aconselha as blogueiras a pensar na alma das pessoas que usam uma net não tão boa, me sinto incluida \o/!

    E sim, gosto muito das suas dicas, mas adoro quando vc diz: "todas as considerações aqui feitas se baseiam em: minha opinião pessoal" rsrsrs...

    Beijos Elaine e vamos que vamos... quero aprender sempre mais com você!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho horrível a verificação de palavras, a gente perde um tempinho neles... Que coisa mais chata!

    ResponderExcluir
  10. Elaine
    Muito bom e aco que já melhorei bastante o meu blog depois que comecei a ler as suas dicas amiga.

    Vicê falou dos comentários e fui logo verificar se oos meus estavam pedindo a confirmaçao de palavras e um deles estava. Foi muito bom lembrar.

    Eu ia perguntar o mesmo que a Fernanda, pois não entendi essa parte no tocante a dobra de página o que fico no aguardo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei as suas dicas Elaine! Nem imaginava que os contadores de visitas tinha "vírus" e tal! Aprendi mais uma contigo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Menina eu estou aprendendo muito aqui, nossa!!!
    Eu resolvi organizar o meu, pela dificuldade que sentia nos que visito e uma das coisas que tirei logo foi o captcha, captchata, né?rsrs

    A dica do peso da página foi um toque precioso, eu não tinha noção disso.

    Outra coisa, meninas, eu pus várias listas de blogs, de acordo com o assunto que trata, pq eu mesma me perdia procurando algum específico rsrsrs, mas será que isso é funcional pra quem tá chegando?
    Bj e valeu demais as dicas, viu?

    ResponderExcluir
  13. Eliane adorei suas dicas, sempre úteis e facilitando nossa vida...Obrigada por nos informar, nos ajudar a fazer melhor.

    ResponderExcluir
  14. Que bom isso tudo Elaine!
    Vou tentando deixar meu blog sempre mais legal com suas dicas, mas pra mim é tãããão difícil mudar, não sou desapegada.... Me apego até ao template, às cores... Mas uma hora eu mudo um monte de coisa no blog! ah, se mudo!
    Quem sabe amanhã ele não ganha uma casinha nova? Hein!!!
    rsrsrs =]
    Olha, valeu mesmo pelas dicas! vc é 10!
    Ah, e Feliz 2010!
    Bjão =]

    ResponderExcluir
  15. Elaine, como sempre suas dicas são preciosíssimas!
    Lá vou eu acessar os sites que vc recomendou para ver como anda o carregamento da minha página.
    E hoje tb estou postando mais um da série Blog retrô.
    Agradeço tb. seu comentário. Sei que sua vida é super corrida e é sempre muito bom ver uma palavra sua lá no balanço. Mesmo!! :)
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  16. Parabéns e obrigada pelas dicas, Elaine,são sempre muito importantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. ELAINE,
    GOSTARIA DE LHE DIZER QUE SOU SUA SEGUIDORA E QUE APRENDO MUITO QUANDO VISITO O SEU BLOG.
    GRATA PELOS ENSINAMENTOS E POR SUA GENEROSIDADE.
    Um bj
    SONIA DE SÁ do blog:
    quartosdebebebysoniadesa.blogspot.
    com

    ResponderExcluir
  18. Eu leio aqui tudo como a bíblia da Blogueira hehehe... salvo muito post seu pra eu seguir como um apostila hehehe....mas estou esperançosa de ganhar uma roupagem nova pro meu cafofo ebaaaaaaa...estou mega ansiosa bjks

    ResponderExcluir
  19. Elaine, suas dicas são tão ótimas e eu tão "analfa" em blog que ultimamente o primeiro que visito no meu dia é o seu para ver novidades. Sempre muito úteis. OBRIGADO SEMPRE! Bom dia! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  20. Dicas de ouro as suas... rs...

    Que bom que você percebeu o que fiz e repassou, na verdade deixei somente um blog no meu perfil, porque acho angustiante entrar num perfil e ter cinco blogs, sendo que a gente nunca sabe qual deles a pessoa atualiza mais, ou tem preferência de visita. Eu sempre digo que meu blog principal é o Confissões Ácidas, o outro fica pra todas as outras coisinhas que quero dizer.

    Obrigada por ter repassado a idéia, porque sendo você mega visitada e lida, muitas pessoas entenderão o motivo disso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Boas dicas... Já acompanhado todas!

    Realmente Elaine, aquelas letras para acesso é muito chata, pior é que não ajuda em nada...

    Bom dia p/ Você,

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Elaine, já postei duas vezes na blogagem retrô, .....adorei fazer isso. Beijokas abóboras

    ResponderExcluir
  23. Eu tb odeio a verificação das palavras!

    Ah! As músicas... Eu levo cada susto menina e demora mto para carregar mesmo!

    Para mim, todos os blogs são importantes, daí todos aparecem em meu perfil... E o leitor escolhe qual vai ler e comentar. Qdo há uma postagem interessante q gosto de compartilhar, deixo o link para a pessoa!

    bjo

    ResponderExcluir
  24. Olá amiga, viim te agradecer pelas palavras. Obrigada pelo carinho, realmente sou uma pessoa abençoada por Deus que me deu de presente um marido tão tudo de bom e um filho maravilhoso, enfim minha FAMILIA maravilhosa. Vamos rezar e pedir a Deus que conforte essas meninas e que as deixe esquecer essa história tão triste. A raiva que você sente também é a minha.
    Mas sobre esse post tudo de muito bom de hoje, já fui lá ver quanto tempo o meu blog demora pra carregar leva em torno de 3.4 s, tá bom né??? rs
    Agora tbm fiquei com a mesma duvida de Fê Reali mas como você é rapida já respondeu. hehehe
    Bom diante do comentário da Valerie e do seu tô indo tirar a música do meu blog... rs

    Beijos e obrigada por mais essas dicas preciosas.

    Beijos EDI

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine,

    Quanto assunto! Vamos por partes?

    Sempre tive dificuldade de encontrar o blog ou site em alguns perfis pela quantidade de endereços que a pessoa disponibiliza. Meus blogs testes mesmo eu deixo oculto, e só disponibilizo meus 2 blogs principais.
    Quando a pessoa tem muitos blogs, eu busco para ver se ela colocou em Contatos - logo abaixo da foto do perfil - o seu endereço de blog principal (E-mail / Minha página da Web). Eu disponibilizo, você tb...

    Quanto ao carregamento do site:
    Testei os 3 site, e o meu deu em média 5s para o Doces Verdades e 3s para o Noiva Blogando.
    Só que ontem a Fernanda Reali me indicou o Web Wait e eu estava no Ipad, e a média foi mais de 15s. Sei que a qtde de pessoas com tables e celulares que acessam a internet ainda não é tão grande, mas já li em alguns metabloggers que é possível fornecermos uma versão mobile do nosso blog. Ela é mais simples e carrega muito mais rápido.

    Quanto ao layout e outros itens, bem como o post ser mais visível, você sabe que também sempre toco nesse assunto. Além do mais queria pedir que as pessoas não colocassem Seguidores logo abaixo do cabeçalho. Já vi muito blog assim, que logo abaixo do título e acima da postagem vem o gadget de Seguidores com 500 ou mais pessoas!

    Por fim, eu não vi meu nome entre os que participam da Blogagem Coletiva Retrô. Pensei que meu comentário tinha dado erro... mas ufa, está lá! Eu comentei logo após a Renata - Expatriada!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  26. Novamente étimas dicas, mas qdo clico sobre o cabeçalho não aprece a palavra image, mas sei que está pesado.
    Estou indo no me chama que eu vou te chamar que chegou a hora e estou de convidando para madrinha do meu blog, junto com a Fernanda Reali, pois vcs não imaginan o quanto me ajudam, e todod blog merece uma dinha, afinal é como um filho.Bjos.
    A casa nova que vou ganhar, pensamento positivo, fica para o outro blog ou vou doar depende das nossas ideias.

    ResponderExcluir
  27. Elaine,

    Muito bom suas dicas, adoro! É tanto conhecimento partilhado, que cabe a nós apenas colocar em prática.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Elaine adoro suas dicas bloguísticas! Nos facilitam mto! Está me tirando mtas duvidas!
    Realmente eu detesto qdo o link pra postar comentário está ao lado do título do post, ter que voltar tudo e ficar procurando é um saco...
    Ahhh e bem lembrado a Valerie Roberto, já entrei em blog que começava a tocar a maldita musiquinha, nem consegui ler o post e como não achei onde desligar fugi correndo...kkkk
    Bjos com carinho,
    Karina

    ResponderExcluir
  29. Elaine,

    Ótimas dicas, você virou uma especialista no assunto, fiz o teste e acho que meu blog está abrindo rapidinho até, mas deixa eu falar sobre outro assunto, minha blogagem retrô está publicada, espero não ter fugido da idéia.
    Abraços
    http://sobreviveremsinop.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro essa parte do seu blog, aliás adoro ele inteiro rsrs, meu blog carregou com 2.78!!!!
    Preciso indicar seu blog para uma amiga, o blog dela tem tanto cabeçalho que é duro de encontrar a postagem, toda vez que vou lá é uma luta!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá amiga, gostei destas dicas, também tenho um blog ( digital-infor ) e sei como é dificil arranjar leitores, seguidores e comentários.
    Este meu blog tem quase um ano e seguidores e comentários tenho muito poucos, agora visitas aumentei e muito no mês de Dezembro e agora ando entre os 500e 700 por dia, tudo isso pelas minhas últimas postagens.
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigada pelas informações e dicas maravilhosas.
    Dei um pulo para verificar quantos seg abria meu blog e fiquei apavorada.
    fui a té ele e dei aquela faxina. agora sim tá ótimo.
    Semana que vem estarei de volta para mais aprender.
    Que Deus te abençoe por ser tão maravilhosa e compartilhar seus conhecimentos conosco.
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  33. Olá,

    Possuo vários blogs de receitas e ando à procura de parceiros para eles e troca de links.
    Se estiver interessado, basta adicionar os nossos links e responder a este email (wservir@gmail.com) com os seus links para que possamos adicionar também.


    http://receitas-afrodisiacas.blogspot.com/
    http://entradas-receitas.blogspot.com/
    http://receitas-diabeticos-dieteticas.blogspot.com/
    http://receitas-sem-gluten.blogspot.com/
    http://receitasnatal.blogspot.com/
    http://receitasfimdeano.blogspot.com/
    http://receitas-cocktails.blogspot.com/
    http://receitas-pascoa.blogspot.com/

    E ainda o site http://pt.petitchef.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Elaine

    Eu também sou uma que adoro essa série, mas agora ando até com medo de mexer no meu de tão lindo que está.
    Elaine, fica muito carregado o blogue quando temos muitos blogues na lista?
    O que será que está carregado demais no meu? A Isa disse que demorou muito pra abrir, mas aqui abre bem ligeirinho.
    Ah, estou esperando o selinho. Pensei em uma Blogagem Coletiva e sorteios. O que vc acha? Mas não posso convidar ninguém sem o selo.

    Obrigada sempre.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  35. Ah Elaine, esqueci de falar do blogue da Joana. Ficou espetacular e bem mais limpo.
    Lindo demais menina. Você é um must.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  36. Frô, essa série é um expetáculo e fico muito feliz com ela e mais honrada ainda em divulgá-la! ;oD

    Xêros!
    Paty

    ResponderExcluir
  37. Elaine, vc já me ajudou muito com suas dicas. Lembro que a primeira vez que entrei no seu blog foi para ver dicas para os blogueiros. São valiosas. Ah, meu blog já tá fazendo 1 aninho, e tem festa! Bjuss

    ResponderExcluir
  38. ELAINE QUERIDA...
    não li o post de hoje, voltarei amanha com mais calma para faze-lo,apenas vim agradecer seus presentes lindos...
    vc fez da minha manha ontem a coisa mais doce e feliz.
    obrigada..
    amei tudo até a caixinha de abelhinha...rsr

    obrigada de coração, bhasinha ficou um charme com a faixinha, depois vou fazer uma fotinha e te mandar....e o que é aquela bolsinha lilas????....quase peguei pra mim...rsr
    vou fazer ali a necessaire dela.pra levar pra todos os lugares.lindissima.
    amamos mesmo.
    ontem foi um dia tão especial como ha muito não acontecia em minha vida e ele começou com o correio e vc....
    bjuivos no seu coração.
    tenha uma noite e estrelas...

    ResponderExcluir
  39. Uhuuuuuuuuuuuuuuu!! Tudo para facilitar a nossa vida blogueira que anda tão corrida e qualquer parcela de tempo, somada, ocupa por demais o nosso precioso tempo.

    Elaine, acho que muitos blogueiros não sabem "ocultar" os blogues expostos no perfil e indo mais além, muitos até não gostam dos seus blogues expostos, principalmente os de testes e seria interessante fazer um "tutorial" para simplificar a vida deste pessoal.

    Muitos não sabem que basta acessar no painel -> Editar perfil -> Selecionar blogs para exibição.

    Aqueles que querem manter todos os blogues expostos, dou a sugestão de colocar na sidebar do perfil, o blogue principal, aquele que é atualizado com maior constância. O caminho é até mais curto, basta acessar "Editar Perfil" e na opção "URL da página inicial" colocar seu estimado bloguinho.

    Quero te dar uma opção a mais de ferramenta que mede o carregamento do blogue, mas por favor, não pire!! A ferramenta, bastante detalhista, vai no osso do blogue. Você poderá navegar pelas opções na vertical e nas abas da horizontal, podendo também comparar o carregamento do blogue com outro.

    http://gtmetrix.com

    Elaine, outra sugestão que faço à você que faz template, é estar atenta para o carregamento do blogue, colocando em primeiro lugar o carregamento da sessão de post e deixando para depois o carregamento da sidebar. Alguns blogues carregam em primeiro lugar a sidebar e isto desanima, já o carregamento em primeiro lugar do post, te dá a opção de ir lendo enquanto o blogue é carregado.

    Ufa!! Desculpe o comentário extenso e, só queria te perguntar se ainda dá tempo de participar da blogagem retrô.

    Parabéns!! O seu trabalho e disposição é excepcional!!

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  40. Olá de novo amiga, gostei tanto destas dicas que voltei de novo só para perguntar onde posso arranjar esse código para colocar o Top comentaristas?
    Eu tenho um no meu blog mas achei este aqui no seu blog muito mais limpo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  41. Ah, no meu caso do meu blog, que tento trazer a confiança das leitoras NO INTUITO SEMRPE DE AJUDÁ-LAS E DEIXANDO CLARO O OBJETIVO E AS INFORMAÇÕES

    ResponderExcluir
  42. Li, vc esqueceu de uma coisa muito importante: as assinaturas de feed. Tava querendo até postar sobre isso, quer ser minha escritora nesse assunto?
    Seguinte: os blogueiros precisam colocar aquele feed onde cadastramos nosso e-mail, os outros modos são difíceis e chatinhos, assim recebemos o e-mail e ficamos ligados em quem seguirmos.
    Meu exemplo: não tenho muito tempo, nem posso ficar navegando por aí, então leio os posts, guardo e assim que consigo passo para comentar. Acho muito melhor assim. E olha que muitas pessoas que sigo não tem feed assim, aí o que acontece? passo uma vida sem ir nestes blogs... por falta de tempo de ficar vendo as atualizações no blogger.
    bj

    ResponderExcluir
  43. A Beta falou um coisa legal mesmo: feed.
    Como facilita a vida gente do seu, ponham isso já!!!
    BJ

    ResponderExcluir
  44. Oi Elaine, adoro esses posts, muita informação boa e importante, mas como faz para deixar só um blog no perfil ??? ensina ai vai ... eu até imprimo e estou fazendo um carderninho "um pouco de mim - dicas p/ blogs", como tenho TOC kkkkk gosto de ter tudo a mão .... affff
    Beijokas abóboras

    ResponderExcluir
  45. Elaine, suas dica são sempre muito úteis e fáceis de seguir.
    Eu, como não tenho muitas coisas no blog, acho o meu bem fácil de acessar.
    Os que demoram a abrir, realemnte desanimam. Falei sobre isso com uma blogueira cujo blog aparece primeiro todo escuro e leva vários minutos para abrir, com fundo claro e legível. Ela disse que ninguém tinha lhe falado sobre isso e o blog continua como é. Como gosto de ir lá, vou e fico esperando...Já aconteceu de esperar 12 minutos!
    Bj

    ResponderExcluir
  46. @Silvana Fabbri, faz assim: vá em seu painel do blog e clique em Editar Perfil. Agora clique em Selecione os blogs a serem exibidos e escolha qual blog quer que apareça. Salve. Tá feito.
    Simples e nem dói rsrsrs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  47. adoro tuas dicas... e como confio em você de olhos fechados... sigo todas!! rsrsr

    beijinhos

    ResponderExcluir
  48. Oi, Elaine!

    Excelentes dicas, como sempre :)

    Eu tenho vários blogs, mas apenas um é exibido no perfil. Depois que fiz isso, passei a receber mais comentários no blog principal, pois os outros são específicos e quem vinha pra retribuir minhas visitas, nem sempre queria se manifestar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Quem me falou de vc foi a Fernanda Reali que me ajudou pra caramba! Uma delicia o jeito que vc explica as coisas! Bjo e superobrigada!

    ResponderExcluir
  50. Gostei muito. Fui ver o tempo e o meu blog tem coisinhas demais que vou tirar agorinha,Elaine.


    Parabéns pelo blog.

    Coloquei-o em favoritos.

    Beijinhos


    Dryka

    http://www.suasenossas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  51. Elaine.Muito bom seu blog e dicas e já a sigo.

    Coloquei o link de seu espaço no meu blogol,para receber suas atualizações.


    Parabéns pelo excelente espaço que esclarece muito a todos.


    Beijos e ótimo fim de semana


    Donetzka


    http://magiadedonetzka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Olá Eliane! Adoro seu blog e suas dicas, desde que retomei o blog visito constantemente seu blog. Segui todos os seus tutoriais, fiz tudo com você escreveu, o que mais posso fazer para aumentar o número de visitas diárias no meu blog? Sua página de dicas virou favorito no meu navegador.

    http://dicasde-maquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…