Blog: para mudar uma vida!

em 12 de dezembro de 2011

É possível que um blog “salve” uma vida?
Estive pensando nisso ultimamente…

Por conta do trabalho de personalização dos blogs eu ando muito por aí, pesquisando, lendo, aprendendo. Vejo e leio muitos blogs, de todo tipo. E aprendo muito mais do que você imagina!
Vejo blogs que surgiram em momentos ruins da vida de alguém, momentos de dor e de solidão. Blogs que nasceram e ajudaram seu criador a sair de crises de depressão.

Vejo blogs que nasceram de alegrias, blogs sobre filhos, sobre casamentos, sobre amores. Vejo blogs de esperança, os blogs das tentantes/gestantes/amamentantes…

Vejo pessoas, mulheres em especial, que mudaram muito depois de blogar. Cozinham mais e melhor, se cuidam mais, cuidam do cabelo, das unhas.
Aliás a inspiração para este post foram as unhas. Não as minhas pois por conta do trabalho não pinto as unhas (mas pintarei quando desempregada estiver) mas as unhas alheias.

Vendo por aí a blogagem semanal sobre esmaltes eu pensei: “Que sacada boa”. Sim, pois ao pintar as unhas eu vi mulheres se redescobrindo, se cuidando, se olhando. Coisas que um blog faz por você…
Vejo também pessoas que escrevem para libertar a alma, libertar as palavras. O blog faz isso, de abrir a mente, de alargar os espaços.

Sou blogueira, e sei que ao meu redor, na vida real, as pessoas não sabem o que é ser blogueira, o que é blog. Estão aprendendo a ouvir o termo agora, muito em função de personagens de novela e da televisão em geral. Mas as pessoas ainda vão ouvir falar muito de nós, os blogueiros! Pode apostar!

Penso eu que o blog é a mídia do futuro. Do presente, na verdade.
Sem exagero: estamos fazendo história, estamos na vanguarda de uma forma maravilhosa de mexer com a vida das pessoas! Basta olhar para si mesmo: veja o quanto sua vida se modificou depois do blog! Os amigos, os assuntos, os interesses, o aprendizado!

E viva o blog, tanto o meu quanto o seu!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

122 comentários , comente também!

  1. Verdade, verdade. A gente faz uma pequena revolução na vida da gente quando tem um blog e fazemos todos juntos uma revolução na mídia.

    Afirmo que sou uma pessoa mais feliz depois do blog e todos os amigos que realmente me conhecem atestam isso.

    Se eu pudesse publicar os e-mails com depoimentos que recebo, de pessoas que se beneficiaram de alguma forma com um post, nossa, daria um livro! Da mesma forma como eu me beneficio demais com certos posts que leio na blogosfera. Me manda hoje teu endereço, não o estou encontrando!

    beijooooooo

    ResponderExcluir
  2. Acredito sim que um blog pode salvar uma vida, sei bem o que isso segnifica. Um simples elogio que bem no momento certo...
    Um bom tema onde revela uma comunicação e alegria de viver.
    Jinhos e fique bem.

    ResponderExcluir
  3. Eu tive alguns blogs e cada um foi criado por um motivo diferente. Mas acho que em todos o que tinha em comum era a vontade de expressar algo que não tinha espaço de ser dito no meu cotidiano, com a frequência que podemos fazer aqui.

    A minha vida de blogueira ainda é bem separada da minha vida no trabalho e tal. Muita gente do meu dia-a-dia não sabe que tenho um blog, outras sabem mas não tem o endereço. Por enquanto está bom assim. Quem sabe num futuro a coisa se misture mais... rs

    Mas os blogs nos trazem pessoas fantásticas, que não conheceríamos de outras formas. Isso eu gosto muito.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Viva o Blog amiga Elaine VIVA mesmo com todas as forças!!!!

    O blog é isso tudo que você disse e vai ser muito m ais.

    Um beijo e uma linda semana para você também,

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine!!!
    Depois de ler seu post fiquei pensando...é verdade né? Quantas histórias escondidas por trás de um blog...acho realmente que sim - muitas vidas se modificaram por causa deles...a minha inclusive...estou cuidando mais de mim...estou fazendo minhas coisinhas... o blog mudou muita coisa em mim.
    Tenha uma linda e produtiva semana.
    Lindo restinho de domingo..beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  6. Viva !!
    Encontrei na blogosfera, uma maneira de interagir, sem me expor.
    De falar o que tenho vontade e descobrir tantas coisas legais.
    O seu blog foi uma delas.

    Parabéns !!!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Elaine,

    Gostei tanto de vir aqui nesse finzinho de domingo e ler esse post!

    Realmente, um blog muda vidas, participo dessa blogagem coletiva de esmaltes e acho o máximo, cada dia é mais blogueiras e até não blogueiras compartilhando suas unhas lindas e cuidadas.

    Para o próximo mês eu e mais algumas blogueiras já estamos programando uma blogagem que incentiva a reeducação alimentar e exercícios físicos, já que estamos precisando..haha

    De uma forma direta ou indireta, blogar nos traz muitas alegrias, aprendizados, partilhas, e isso faz com que o dia a dia se torne mais suave, mais leve.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine,
    O blog foi uma das minhas melhores decisões desse ano. Não fazia idéia de quantas alegrias ele me traria. Entenda-se por alegrias, as amizades.

    Conheci muitas histórias, tristes e felizes; e vou acompanhando de longe. Penso bastante em vários blogueiros, pessoas dos mais diversos perfis e que me conquistaram com suas palavras.

    Eu também posso dizer que o blog mudou a minha vida.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. O que você disse é fato. Eu sou uma dessas "vidas salvas" pelo blog!

    E seria tão bom que a "Academia" olhasse os blogs com outros olhos... Recentemente ouvi da minha orientadora de mestrado que "blog é coisa de mulherzinha, dondoca que não tem o que fazer". Como ela estava enganada! E quanto ela (e os seus semelhantes Doutores) perdem, ao ignorar esta nova realidade!

    Bom, essa, perdeu a orientanda. Corri pros braços de outro que enxerga a internet como campo de pesquisa numa boa! \o/

    Bjooo

    ResponderExcluir
  10. Elaine, comecei meu blog para relaxar e já saiu até um livro. Dizem que os blogs estão com dias contados pois a tendencia é o microblog e o uso de cada vez menos palavras. Mas eu prefiro acreditar que continuaremos postando por muito tempo.
    beijo e bom fim de domingo

    ResponderExcluir
  11. O Blog pra mim, é uma maneira de desabafar sentimentos que poucas pessoas teria a paciência de ouvir. E o que acho o máximo, é a oportunidade que temos, de conhecer pessoas e poder compartilhar estes sentimentos!
    Beijinhos
    Li

    ResponderExcluir
  12. O Blog pra mim, é uma maneira de desabafar sentimentos que poucas pessoas teria a paciência de ouvir. E o que acho o máximo, é a oportunidade que temos, de conhecer pessoas e poder compartilhar estes sentimentos!
    Beijinhos
    Li

    ResponderExcluir
  13. Eu queria que os blogs fossem parar na sala de aula...
    Pq daí, as aulas seriam mais enriquecidas! Quem sabe um dia?

    bjo

    ResponderExcluir
  14. O Blog pra mim, é uma maneira de desabafar sentimentos que poucas pessoas teria a paciência de ouvir. E o que acho o máximo, é a oportunidade que temos, de conhecer pessoas e poder compartilhar estes sentimentos!
    Beijinhos
    Li

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine!!!!

    Quando li o título pensei que era mudar a vida de outras pessoas - o que tem sentido com o seu texto - mas gostei de ver que era a mudança na nossa vida, na vida de cada blogueiro e blogueira...

    Tive um blog em 2001/2002, naquela época era comum os diários virtuais, era muito iniciante esse assunto blog, blogar - e só acessavam as pessoas que eu conhecia e uma ou outra desconhecida.
    Não havia tanto laços e tanta troca de informações como hoje.

    Já com o Doces Verdades eu comecei meia tímida escrevendo sobre o que me desse na telha e somente seguindo os blogs que eu já lia normalmente.
    Até conhecer a Fernanda Reali, que foi divulgando links e me apresentando pessoas.
    E de repente eu comecei a acompanhar blogs que nunca foram do meu interesse, e junto veio a vontade de me arriscar mais na cozinha, de cuidar mais de mim, de gostar de decorar e mudar coisas na casa, de ler mais livros e assistir mais filmes para comentar com outras pessoas, de conhecer outra culturas, outras visões de vidas, opiniões contrárias...
    E de fazer muitos amigos!

    Eu sempre gostei de escrever, e me sentia frustrada de não fazer no meu dia a dia uma coisa que sempre me deu enorme prazer.
    E dou graças a tudo que tenho conquistado desde que criei o Doces Verdades!

    Em 2001, quando comecei, jamais pensei na força do blog e hoje também não imagino o tamanho que eles terão daqui a 10 anos. Mas quero viver isso, com certeza!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  16. Vc resumiu o pensamento de toda blogueira. Quem tá de fora não sabe o que é um blog e se sabe, mas não tem, acha que só é blogueiro quem tem tempo sobrando.
    Mudei meu jeito de ver mtas coisas depois que criei meu blog, até o jeito de fotograr mudou,rsrs.
    Ganhei novos amigos. Conheci mais o meu País, pesquiso mais onde ficam determinadas cidades, que antes, nem sabia que existiam,rsrs.
    Já abordei esse assunto qdo fui convidada p/ fazer um post no blog de uma amiga (virtual), falei sobre todo esse universo paralelo que é a blogsfera e que poucos conhecem...mas ainda vão conhecer.
    Bjs♥
    www.caprichosbyneli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Verdade, sim, que um blog pode modificar uma vida.
    De 2 semanas para cá, voltei a pintar as unhas, depois de meses sem fazê-lo.
    De tanto ver fotos de mãos segurando o vidro de esmalte, com unhas perfeitamente feitas, resolvi pintá-las de novo.
    Como sou alérgica, fico sempre meio "cabreira" em usar esmalte, mesmo o hipoalergênico.
    Tirava minhas cutículas, as unhas estavam sempre limpas, bem arrumadas, mas sem esmaltar.
    Agora resolvi e é um avanço. Já paro em prateleiras de supermercado, farmácias, em busca de novidades.
    Engraçado: hoje mesmo comentei, em casa de minha mãe, que uma das minhas metas para o ano que vem é voltar a querer cozinhar, de tanto ler blogs sobre culinária.
    Dois tópicos que você abordou e que foram de encontro às modificações que quero fazer.
    Interessante, não?
    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Sempre passo aqui e raras vezes comento...acho que hoje é o momento. Fazem seis meses que comecei meu blog. Minha vida mudou completamente. Estou redescobrindo uma Cê que sempre existiu mas que se fechou num mundo isolado. Estou feliz. Adoro ler você.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho o maior orgulho de ser blogueira, eu era viciada em msn, sala de bate papo, orkut e olha isso me fez muito mal, me fiz muito mal. Depois que me tornei blogueira eu melhorei e muito como pessoa. Aprendi demais, conheci pessoas maravilhosas e você é uma delas.

    Viva nosso blogs.

    PS.
    Quando pinto as unhas, me sinto vestindo uma roupa nova. Bom demais.

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine boa noite,
    Nossa realmente vc tocou no assunto q eu estive a pensar durante este fim de semana todo !!!
    Sou uma leitora de alguns blogs e sempre comento qdo posso, e hj faço questão de deixar registrado aqui que vcs blogueiras sem querer realmente me ajudaram muito...diversos assuntos no qual eu me interesso, e tbm numa solidão silenciosa q me consumia mto,apesar de estar sempre com várias pessoas diariamente,mas tenho uma certa tendência a me isolar por espontânea vontade...e depois fica mto difícil de voltar a "normalidade", e aqui na blogosfera encontrei um jeito de não ficar tão fora da vida,do mundo !!!
    Tenho muito q agradecer a muitas blogueiras e a vc tbm,q muitas das vezes não comento mas "estou presente".
    O título deste post realmente é VERDADE !!!
    Obrigada a todas e a vc.
    Linda e maravilhosa semana.
    beijo.

    ResponderExcluir
  21. Sou um exemplo vivo disso. Não sei se salvou minha vida, mas ter um blog, ajudou a reconstruir a mesma. Desde que comecei a blogar, vejo nitidamente minha transformação e amadurecimento como um todo.
    Sem contar, que graças a net, tive a sorte de conhecer pessoas maravilhosas, que se transformaram em grandes amigas. (e, outras, que já estão se transformando) rs

    ResponderExcluir
  22. Elaine,

    Você disse uma verdade absoluta.
    Ter um blog modifica a vida das pessoas e certamente tambem de quem os lê e acompanha.
    Resgate de auto estima, aprimoramento na escrita, na criatividade, na forma de interagir com as pessoas e muitas outras coisas mais. Tem blogs para todos os gostos e de todas as qualidades, e todos tem os seus leitores e comentaristas fieis.
    A competencia e o publico alvo os mantem vivos.
    A vida nos blogs é cada dia mais real. Ainda tem muita gente que preza o anonimato, mas cada vez mais as pessoas se mostram como verdadeiramente elas são. É claramente uma revolução de costumes,

    bjo

    ResponderExcluir
  23. Sim pode !!!! Atesto isso de várias maneiras! Não só psicologicamente mas como sobrevivência mesmo. Já encontrei blogs que ajudam crianças como o meu filho, doando o leite hidrolisado. Gente que salva vidas! Parabéns pelo post Elaine, eu também concordo com a Fernanda: sou muuuuito mais feliz depois do blog e com a Dama de cinzas sobre a incerteza de misturar o mundo real com a blogosfera, me sinto meio incompreendida, acho mesmo que as pessoas ao nosso redor não entendem o que esse fantástico mundo nos proporciona.
    BJS E BOA SEMANA PRA TODAS!

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine

    Disse tudo.
    Comigo aconteceu uma mudança total de vida. Tenho, mesmo aqui quase só fechada, contato com o mundo e a vida de muita gente.
    Lições que me ajudam, conheci pessoas com problemas iguais aos meus, gente que sabe viver, que faz graça e que me encanta.
    Agradeço muito aos amigos que me fazem mais feliz todo dia.

    Bjs no coração!

    Nilce

    PS: Recebeu meu e-mail?

    ResponderExcluir
  25. Elaine, vou usar uns comentários de amigos mais chegados. Por favor, não fique chateada. Depois eu devolvo, passado e engomadinho, hehe

    ResponderExcluir
  26. Concordo com você, Elaine. Os blogs são uma forma de expressão.

    Eu sempre tive mais facilidade de comunicação escrita que oral. Desde criança, trocava cartas com amigos do Brasil e de outros países também.

    Pra mim, é uma espécie de escape. Onde eu mostro minhas idéias e minhas crenças.

    Parabéns pelo seu blog, está cada dia mais interessante.

    E viva os blogs!

    ResponderExcluir
  27. é verdade, e a gente lendo, nos ajudamos, aprendemos, renovamos...
    Fazendo comentários ajudamos, alegramos e solidificamos as amizades!
    bj

    ResponderExcluir
  28. Oi Elaine,fiquei emocionada lendo teu texto, sou prova desta mudança,e com tão pouco tempo. Realmente tenho melhorado muito como pessôa,como amiga, sentimento que sempre tive medo de compartilhar devido as decepções que sofri na vida,mas tenho recebido tanto carinho das blogueiras que compartilho, que só tenho a dizer ser blogueira é uma experiência única.
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Sim! Blogs podem salvar vidas, tanto quanto a gente cria um ou quando lê o de alguém em determinada época de nossas vidas.
    Sim, já mudou a minha e continua mudando!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  30. Com toda a certeza o blog é um grande poder, como todas as ferramentas para o bem e para o mal. Hoje já vemos empresas enviando produtos à blogueiras para testar e fazer resenha, propondo parcerias....
    Portanto quando uma blogueira que conheço, pensou em desistir por uma conhecida ou amiga real, que na contra mão da história considerou o blog falta do que fazer, achei que merecia ser mandada passear.

    ResponderExcluir
  31. Elaine esta é uma grande verdade, o blog muda sim e muito a vida da gente, como encontramos por aqui amigos maravilhosos, como construímos amizades sólidas, a ponto de contarmos e termos a nós revelados segredos que não contamos a mais ninguém. Aqui reaprendemos o que a vida vai fazendo a gente esquecer aos poucos, somos seres vivos, maravilhosos, e cheios de vida. Mudei muito depois de meu blog, e comecei ele há pouco (setembro), na verdade não mudei, voltei a ser EU, um EU que eu havia esquecido, deixado adormecido num passado distante, mas um EU que eu amava tanto, me fazia tanta falta, sua ausência me deixava em solidão. E agora depois de muito tempo achei meu EU novamente, e fui pega de surpresa ao lembrar o quanto o amo, que às vezes ao lembrar desse tempo que permiti que meu EU se afastasse tanto de mim não consigo entender como continuei vivendo com esse outro eu que não era EU. Enfim que bom que meu EU de verdade a cada dia vem chegando mais para perto de mim.
    É incrivel mas na sexta-feira iniciei um texto sobre isso para postar no meu blog, só não está la ainda, por falta de tempo de termina-lo, pois apesar das idéias que fazem de nós as blogueiras trabalham sim e muito, e não tenho mais horas de sono para diminuir em mim. Assim que postar lá te aviso aqui. OK?
    Um garnde abraço.

    ResponderExcluir
  32. Ai amiga, faço tantas declarações de amor ao meu bloguito, que mais uma aqui, seria redundante!

    Então Viva o bloguêeeeeeeeeeee!

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Olá, querida
    Até agora, para mim, tudo foi para melhor... graças ao Bom Deus!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  34. Blogar é se sentir útil, é compartilhar, é um mundo a parte do cotidiano que nos aproxima de pessoas que nunca vimos, mas que se tornam parte da nossa vida. Vibramos com suas vitórias, nos entristecemos quando passam por algum problema, influenciamos e nos deixamos influenciar. Acredito nessa
    troca positiva de experiências e sentimentos que possibilita estreitar laços de amizade e fazer novas descobertas.

    ResponderExcluir
  35. Elaine o que falar sobre este post?
    NADA! ELE É PERFEITO! UMA VERDADE TÃO ESPECIAL E REALMENTE DESCONHECIDA POR MUITOS...
    MEU BLOGUINHO É UM TANTÃO DA MINHA FORÇA...
    OBRIGADA
    PARABÉNS
    BEIJOS DA JUJU

    ResponderExcluir
  36. Poxa, Elaine...

    Esse post me emocionou muito. Muito mesmo... Estamos fazendo história, estamos modificando nossas vidas. Estamos nos relacionando e construindo amigos... Estamos fazendo coisas diferentes. Coisas bacanas nesse enorme mundo virtual. Estamos colocando nossas ideias, nossos sonhos, nossas opiniões e versões por escrito! E isso é bem legal, e é bonito. É bonito demais visitar um blog - como o seu, por exemplo - e ver o cuidado que a pessoa tem com aquele seu espaço, o carinho que tem com a gente que comenta, a atenção com os posts. Putz. É sensacional!!

    Beijos!!! Um blog inteiro pra se guardar, esse seu...

    Carla

    ResponderExcluir
  37. Poxa, Elaine...

    Esse post me emocionou muito. Muito mesmo... Estamos fazendo história, estamos modificando nossas vidas. Estamos nos relacionando e construindo amigos... Estamos fazendo coisas diferentes. Coisas bacanas nesse enorme mundo virtual. Estamos colocando nossas ideias, nossos sonhos, nossas opiniões e versões por escrito! E isso é bem legal, e é bonito. É bonito demais visitar um blog - como o seu, por exemplo - e ver o cuidado que a pessoa tem com aquele seu espaço, o carinho que tem com a gente que comenta, a atenção com os posts. Putz. É sensacional!!

    Beijos!!! Um blog inteiro pra se guardar, esse seu...

    Carla

    ResponderExcluir
  38. Elaine,

    A mais pura verdade, adoro ser da vanguarda, rs. A blogosfera tem vida própria, minhas amigas me criticam muitas vezes por não entender porque dedico tanto tempo ao blog, mal sabem elas que prefiro a companhia das minhas amigas virtuais, muito mais fiéis e carinhosas, do que de algumas outras pessoas reais.
    Amanhã estarei postando teu doce de caju, demorou, eu sei, mas a coisa está corrida por aqui.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  39. Sabe Elaine, eu gosto de observar os ambientes virtuais que frequento, entrei na net para observar e entender em primeiro lugar, por causa de um aluno que vivia na lan, comecei no mundo dos adolescentes que são os jogos on line e passei por vários mundos virtuais, só falta o twiter, até chegar ao blog, que as vezes eu brinco dizendo que é o mundo da classe média que é quem mais reina nos blogs... Mas, também vejo isso, o blog é algo que salva vidas, que desafoga as magoas, que amplia os horizontes... nos ensina, nos educa para perseber um mundo que vai além do nosso circuito diario casa-trabalho... propõe debater, expandir, viajar!!!
    É bom, eu gosto, é um dos mundos virtuais que eu mais gosto... quase tanto quanto gosto dos "jogos on line" e "Yahoo Perguntas e Respostas", o blogo vira um tipo de casa virtual, um local onde assentamos nosso coração!!!

    ResponderExcluir
  40. Vivaaaaaaaaaaaaaa
    Lindo texto amiga , realmente tudo que voce disse e verdade e pensar que o Google pode acabar com nosso blog num piscar de olhos
    bjs

    ResponderExcluir
  41. Sim, acho mesmo que um blog pode mudar uma vida, especialmente se esta for estampada pela depressão, pois funciona como uma espécie de terapia, onde se pode desabafar, trocar idéias e ouvir experiências alheias. Quanto aos esmaltes, são um luxo acessível e quanto mais exótica a cor mas agrada: aqui na Europa não é tão difundida essa onda de cores diferentes, os tons não fogem muito do tradicional, talvez porque a crise econômica tenha começado somente agora e ainda se tenha acesso a outros "luxos". Acredito que , em um futuro próximo, será um must aqui também.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  42. bobo quem não percebe o quanto ter um blog é bom.
    porque saímos de meros consumidores e nos tornamos produtores de conteúdo.
    nos blogs existimos, somos, sentimos, falamos, pensamos, reclamamos e até brigamos hahaha. É um virtual menos "virtual", já que imperam nos blogs impressões, sentimentos e pensamentos.

    quanto conhecimento, novidade, arte, nos chega através dos blogs? coisas que sequer imaginávamos estão ali, na nossa frente.

    histórias de vida, histórias, memórias, lembranças e até mesmo puro remoimento de mágoas, tudo ali, representando VIDA, EXISTIR, SER, SENTIR, FAZER, AMAR, REFLETIR.
    O mundo todo está na blogosfera, falando de um jeito que a gente entende.

    na blogosfera encontramos poetas, pintores, esteticistas, artistas nas mais diferentes áreas. encontramos gente que vale ouro. encontramos amor, muito amor.

    E mesmo que o blog seja simplezinho, de assuntos do cotidiano, o que tem isso demais? é o gostoso arroz com feijão de todo dia, que não enjoa.

    besta quem não gosta de blogs! não sabe o que é bom.
    bjs e bom dia!

    ResponderExcluir
  43. O blog mudou minha vida
    Conheçi o blog num momento da minha vida em que tudo tava de cabeça pra baixo
    Meu filho tinha ido embora e se metido em coisas ruins"entenderam"
    com o blog me tornei mas forte e fui atrás,meti a cara lá no fundo do poço e resgatei meu filho
    Hoje sou mais feliz,tenho amigos virtuais que adoro,amigos que viraram reais tbm
    Tirei uma neura que me acompanhava a anos tbm
    estou mais bonita rsrssrsrs
    estou mais forte e sou mais eu
    bjinhus

    ResponderExcluir
  44. Oi Elaine!
    Concordo com você, acho que ele "salva" muitas vidas! No meu caso o blog me fez ver que há muita gente interessante fazendo coisas interessantes. Tem me ajudado a sair um pouco do meu mundinho. É bom você perceber que pode ajudar alguém, ainda que seja só uma dica sobre uma receita, sobre um produto, uma loja...é reconfortante você se sentir útil! Mas o melhor mesmo são as demonstrações de carinho dos outros para você e de você para os outros. Eu ainda me sinto um pouco presa, às vezes tenho vontade de "falar" mais, de expressar melhor minhas opiniões, mas aí acho que já é a "deixa" para um outro blog...
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  45. Assim como vc usou a blogagem coletiva de esmaltes como inspiração, vou começar falando disso: sempre via meninas falando das suas belas unhas e tal, mas tinha uns 2 a 3 meses q não cuidava de mim. Agora toda semana eu me cuido! Culpa da Fernanda Reali, rs.
    Por culpa da Beta Bernardo e da Lelê (@casadecatarina) eu ando me cuidando com protetor solar! Todos os dias passo nos braços e rosto, onde fica exposto!
    Fora isso... quero aprender a cozinhar delícias, a costurar... tudo isso por conta dos blogs que conheci! AMO essa vida, viu?!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  46. Realmente, viva os blogs!
    Eu sou um caso de vida mudada depois de ter um blog e de participar do twitter com as pessoas que acompanho.
    São amizades virtuais muito boas, que me fazem muita companhia, pois moro sozinha e quando estou em casa o computador é meu link com o mundo e com pessoas reais da rede.
    Poucos entendem isso, poucos entendem o prazer que temos em conhecer pessoalmente aquelas que só conhecemos virtualmente.
    Parece loucura, mas como diz uma colega minha, a blogosfera é 'uma nova forma de vizinhança'.
    ;)

    ResponderExcluir
  47. Mtas vezes amigos do blog, me levantam qdo eu caio, viva mesmo!

    ResponderExcluir
  48. Oi Elaine!

    Nooossa, que post oportuno!

    Eu andava meio descrente, sem tempo para as vaidades, e com o incentivo das amigas acabei por virar uma consumidora compulsiva (é baratinho) de esmaltes, e desfilo uns dois ou três por semana. Eu mesma faço as unhas, daí a coisa se torna mais viável.

    O bom da BC de esmaltes é que todas podem participar, pq é coisa que não custa muito financeiramente. Não excluímos ninguém, qualquer uma, mesmo que não tenha blog, pode participar mandando as fotinhas no Twitter ou e-mail.


    Um dia fiz uma postagem sobre tamanhos GG, coloquei alguns modelitos e a mulherada amou, e teve uma em especial que já está ameaçando tirar a burka (palavras dela), e dar uma repaginada. Tem coisa melhor? Vc conseguir despertar uma coisa boa que tava meio escondidinha numa pessoa?

    Até meu marido, vendo meu presente de amigo secreto craft, disse: "Nossa, muito legal isso, vcs são amigas mesmo, né?" Eu disse que sim, é como se morássemos vizinhas, nos visitássemos todos os dias, só que estamos em cantos do mundo muuuuito diferentes. Ele só não curte qdo dou mais atenção ao blog do que a ele, por motivos óbvios...kkkkk



    E agora, como vem disse a Giuliana, vamos numa nova empreitada: a reeducação alimentar, a partir de 03 de janeiro. Essa será mais difícil, mas umas incentivando as outras, vamos conseguir!

    Ah, não sei se falei, mas as fotos da entrega de brinquedos das Fadas Madrinhas já estão no blog. Apareça qdo puder.


    Bjocas.

    Clau Finotti

    acreditodemfadasmadrinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Oi Elaine!

    Eu sou uma viva testemunha disso tudo, porque quando criei o meu blog, estava passando por um momento horrível na minha vida pessoal e ele me serviu para desestressar, criar novos vínculos, desabafar e manter minha sanidade! hehehehe

    Vc tem toda razão ao escrever sobre as vantagens de se ter um blog! rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  50. Elaine querida, que post lindo!!!
    Você leu minha reflexão bloguística e sabe como o blog mudou minha vida, como cresci, amadureci e fiz amizades incríveis, e verdadeiras!!!
    Acredito que quando entramos de corpo e alma em uma viagem, temos muito a aprender, e é isto que acontece com quem faz seu blog e se entrega!!!
    Beijossssssssssss e uma linda semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  51. Oi Eliane!Parabéns pelo post,eu comecei um blog esse fim de semana com o desejo de transformar a mim mesma , descobri o prazer de escrever, de compartilhar,ter blog é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  52. Elaine, minha querida...

    Sabe, antes de criar o meu lado contido, criei um ou dois blogs em outra plataforma sem nem mesmo saber pra que servia. Será que passei a saber? rsrsrs

    Mas, falando sério.
    Se eu tivesse ideia do que era blogs há uns quatro anos atrás, talvez tivesse sido mais fácil lidar com as emoções negativas que vivi durante a gravidez, e tudo que ela acarretou.
    O fato e, que o que me levou a criar um blog foi quando li que uma pessoa curou um cancer blogando. Olha que maravilha, pensei. Já que na época, um caroço que tenho nos seios desde os 17 anos, cresceu e virou dois... (mas não era nada grave, amém)...
    Morri de medo, meu filho tinha tres meses ainda, passavam as piores coisas em minha cabeça. E daí surgiu meu blog... Onde quase nem mencionei o assunto, queria mesmo era esquecer. E felizmente, meu filho está beirando quatro anos e estou aqui VIVA...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  53. Elaine, que texto ótimo. O blog fez e faz muita diferença em minha vida. COnheci pessoas e histórias, culturas novas, novas visões de mundo. Perdi o medo de falar sobre meus sentimentos, e tenho companhia para os dias inteiros solitária, em casa. O blog, muitas vezes, foi tábua de salvação para mim. É um momento de alegria e prazer.
    Este post está até parecendo tema de blogagem coletiva, hehehe
    Muito bem pensado, falar sobre isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  54. VIVA!!!!!
    Viva eu,viva vc querida.
    Eu amo meu blog,acho ele lindo.
    Fiz amigas incríveis,jogo as palavras no vento,sempre recebo muita força.
    Ah,sem dúvida eu sou mais feliz depois que iniciei meu blog.
    Beijão pra vc.
    Amei o post.

    ResponderExcluir
  55. Elaine,
    mais uma vez, parece que vc ente o que estamos sentindo e faz um lindo post, realmente depois do blog mudamos muito, amadurecemos, temos mais respeito com o que as pessoa escrevem, acabamos percebendo qto cada um coloca de si em cada palavra.
    Criei o Seu Lar faz algum tempo só para colocar meus trabalhos mas a vida foi acontecendo, precisava de algo mais eu, surgiu o Sonhando com a vida, qdo os sonhos parecia que tinham acabado e agora surgiu o Saúde e Alegria sem Gluten por causa da intolerância, e na mistura dos três o que acabou sendo o mais diario possivel é o 1º. E vivas aos blogs de cada um.Bjos.

    ResponderExcluir
  56. Viva os blogueiros famosos ou não, otimos escritores, e os que escrevem apenas para botarem pra fora o que esta engasgado.

    Bjos

    ResponderExcluir
  57. oi Elaine!! Comigo tbm foi exatamente assim... comecei o blog num momento de solidão... sabe aqueles momentos em que vc está rodeada de pessoas, mas se sente sozinha?? Num momento em que eu me sentia triste, sozinha e achava que tinha perdido a graça.
    O meu blog (Moça de família) começou de um jeito singelo e fui me descobrindo aos poucos... Renasceu em mim o lado extrorvetido que havia adormecido, renasceu em mim uma força que eu achava que tinha perdido.
    A blogosfera tem sido uma excelente companhia.
    Hoje voltei a ter a força que tinha antes, me sinto poderosa de novo!!!
    E com certeza absoluta... 70% dessa força veio do blog, dos elogios, comentários, das amizades,... Veio de eu saber que podia escrever, ser divertida, extrovertida e forte.
    Aprendi uma centena de coisas que nem imaginava que poderia aprender!!
    Só tenho a agradecer!!!

    beijinhos e parabéns pela linda postagem!!!

    ResponderExcluir
  58. Elaine,

    Concordo com tudo o que vc escreveu, eu por experiência propria, posso dizer que o blog tem ampliado meus horizontes, hoje penso e reflito com os posts dos blogs "amigos"...
    Sempre fui muito fechadapara novas amizades, mas com o blog, conheci novas amigas, virtuais e reais, hoje algumas virtuais são mais presentes até do que algumas reais, com elas tenho compartilhado emoções, sentimentos e coisas do dia a dia.
    Não sei mais se conseguiria viver sem blogar, acho que virou uma troca necessária.

    Bjão

    ResponderExcluir
  59. Nunca tinha olhado por este ângulo Elaine, mas você tem toda a razão, fiz um blog porque me sentia triste, estava com depressão, indo ao psiquiatra, tomando muitos remédios, no começo contava como eram as sessões de terapia, e fui mais além, hoje me sinto outra pessoa, na realidade meu blog é minha terapia, e meus leitores e amigos fazem mais por mim que meu psiquiatra, bjks

    ResponderExcluir
  60. ELAINE QUERIDA..
    eu concordo que o blog muda a vida e pra melhor, pois, por mais problemas que possam ocorrer com algumas pessoas estes fatos desagradavéis são infímos frente ao prazer e alegria que nos dá escrever, ler , comentar e fazer amigos virtureais(como vc diz)e conhecer e participar das histórias da vida das pessoas..
    meu blog é minha terapia...sinto falta como senti estes dias tristes que fiquei sem postar por conta da doença do benzuco...foi dificil e me senti só, não tive tempo pra dividir com meus amigos tudo o que estava acontecendo comigo..
    hoje expus tudo e me senti melhor, fiquei mais calma pois sei que sempre vem algo positivo que me impulsiona do lado de lá do teclado e isso é bom demais....
    eu concordo com vc que o blog é a ferramenta de comunicação do presente e futuro e discordo de alguns que anunciam que os blogs estão ficando obsoletos..
    eu acredito que pra quem gosta de conteúdo, escrever, ler, informar e aprender o blog é o must entre todas as ferramentas de comunicação.
    viva os blogs e seus blogueiros maravilhosos por partilharem com o mundo seus conhecimentos e se exporem sem medo de ser feliz.
    bjuivos no coração amiga querida...
    ah! estou no aguardo do presente...obrigada.
    eu ainda não mandei seu presente, mas essa semana tentarei colocar no correio, tá???
    tenha dias lindos na sua vida.

    ResponderExcluir
  61. Olá Elaine,

    Como sempre você foi brilhante em suas palavras. Parabéns!
    O meu blog mudou muito a minha vida também, conheci tantas pessoas bacanas, aprendo tanto a cada cantinho que visito e me sinto MUITO feliz sempre que recebo algum comentário do tipo: "Acabei de colocar meus filhos para dormir lendo mais uma das suas histórias!"
    Nossa, fico muito FELIZ com esses comentários tão carinhosos!

    É realmente... Triste de quem não possui um blog ainda, não sabe o que está perdendo!

    Beijão para você!!

    ResponderExcluir
  62. Mas que post fenomenal é bem isto mesmo,salva vidas, e faz sim uma revolução saudável em nossas vidas.
    Eu comecei o meu blog só pra ter alguma coisa a mais para ocupar meu tempo, hoje tenho o blog e ñ tenho mais o mesmo tempo disponível, mas ainda assim encontro tempo para ele, pois ñ vivo mais sem ele, rsrsrsr, sem falar das inumeras surpresas que tive, um blog ñ existe só para matar o tempo, fui aprendendo com ele. Um blog tem vida, tem alma tem coração. Este mundo virtual, faz parte do nosso mundo real.Amigos,carinho, emoção e muito mais...!!! Bjão.

    ResponderExcluir
  63. Oi Elaine, vim aqui aprender como fazer o backup do blog, já aprendi e agora li esse seu post! É a mais pura verdade! Sou uma dessas mulheres que o blog transformou. Hoje sou outra, redescobri meu prazer e minha arte: escrever! Somos sim à frente de nosso tempo, pois a maioria das mulheres da minha idade não sabem sequer o que são blogs...abrem seus emails, quando muito ficam no msn...e só! Os blogs chegaram para revolucionar a net. Eu sou blogueira e sou feliz! Parabéns Elaine, sua ajuda aos blogueiros é generoso e vc, uma pessoa especial. Obrigada, de coração, Beijos,

    ResponderExcluir
  64. Oi Elaine :)

    Adorei a sua postagem de hoje, porque realmente o meu Blog funciona como uma terapia, muito embora eu não fale só de mim.

    O meu Blog é a forma que encontrei de fazer o que sei fazer de melhor, espalhar amor :) então, eu me realizo escrevendo textos transbordantes de esperança, mensagens de todo tipo, para as mais diferentes situações, e ao fazer isso para os outros, eu faço bem a mim mesma, você entende? Porque é bom dividir e compartilhar o Bem que a gente traz no coração e ajudar a fazer do mundo um lugar melhor.

    E ... de vez em quando tem aquelas postagens que são puros desabafos mesmo. O bem que me faz, não tenho palavras para descrever.

    Bem, obrigada por esse lindo e interessante post. Adorei.

    Beijo na sua alma.

    Angel.

    ResponderExcluir
  65. Ah, se tiver um tempinho, visite por favor meu blog de ilustrações. brigadãooo e parabens novamente :)

    http://andrebdois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  66. Parabéns Elaine pelo post!
    Acho que o blog funciona como um diario, um diario moderno..pq os antigos, aqueles de caderninho, eram escritos só p/ nós, guardados a 7 chaves, este não é mais moderno, aberto, onde as pessoas lêem nossos textos, opinam, aconselham , trocam ideias, muito + democrático!
    Eu adorooo! bjuus!

    ResponderExcluir
  67. Oi Eliane,
    cheguei aqui pela indicação da Tati do Perguntas em Resposta e adorei. Adorei o post.
    Eu fiquei mais presente, mais atenta ao meu dia a dia, mais observadora das minhas filhas com o blog. Observo mais pois qualquer coisa opde ser legal para se tornar uma postage, Ah, sabe que também estou cozinhando melhor.
    Simplesmente amei o post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  68. Oi Elaine,
    No meu caso o blog funciona como uma terapia: e onde me escrevo, me leio e me planto com mais vontade do que nunca de continuar mundo que estou agora (e comecei o blog sem pretensão nenhuma..rs). E quem sabe vir a ajudar pessoas que tem o mesmo problema que o meu.
    Sem contar que encontramos pessoas queridas, como tenho certeza ser teu caso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  69. Prá mim é aprendizado, é uma terapia onde desestresso e esqueço as coisas ruins ao longo do meu dia. Já tinha tido blog há anos atrás e desistido, voltei trazida pelas mãos de um grande amigo que me incentivou a reconstruir. Acho maravilhoso esse mundo de trocas, de amizades, de conhecimentos, de sentimentos, de vida. Aprendo diariamente muita coisa, fiz amigos excelentes, conheci tantos outros modos de ver as mesmas coisas, aprendi a respeitar ainda mais pontos de vista diferentes dos meus, sobretudo aprendi a dividir e compartilhar, que dividir, multiplica sempre.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  70. Olá querida!
    Li o post da Fe e vim ver... ando com uma dificuldade imensa para ler e comentar os posts neste período de natal, mas achei o assunto tão interessante que não tive como fugir! rsss.
    Eu discuti muito com a minha terapeuta sobre os blogs... o meu específico é o foco... discuto isso, porque é parte da minha vida, é algo que é meu dia a dia, por isso, merece ser discutido lá também. Quando escrevemos, nos organizamos... começamos a pontuar coisas importantes para nós, sejam boas ou ruins... por isso que eles representam tamanha mudança. Não preciso falar em primeira pessoa ou descrever uma situação pessoal para "colocar" para fora um sentimento. Já vi várias postagens escritas de forma impessoal, projetada, etc... isso nos faz refletir... e também colocamos muita gente pra pensar sobre aquilo que escrevemos.
    Sim, estamos numa vanguarda... algo que ainda muitas pessoas não tem consciência... talvez até nós mesmos.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  71. Bom dia Elaine! Faz um tempo que sigo o seu Blog e acompanho os seus textos que são o máximo e somente agora tive tempo de deixar um comentario e aproveito para convidá-la a visitar o meu canto qualquer hora dessas. Desde já parabens pelo seu Blog q se tornou super necessario pra mim desde então. Um beijão e Boas Festas pra vc e toda sua família!

    ResponderExcluir
  72. Vou dar o meu testemunho! Brincadeirinha tá parecendo coisa de igreja1 Gostei do post para mim ele foi super importante e me ajudou a sair de uma crise de depressão causada por trabalho e militância sindical! Adorei seu blog seu trabalho e seus escritos vou vir muito por aqui! Vim via MIX CULTURAL pela matéria sobre como proteger o blog e adorei o conteúdo e as dicas! Felicidade sempre menina!

    ResponderExcluir
  73. Elaine
    Voce resumiu tudo.
    Voce tem uma grande sensibilidade. E tenho certeza que o blo será a continuidade das cartas e o continuo das amizades
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  74. Elaine
    Acho que sim. Um blog pode salvar uma vida sim. Não comecei o meu dessa forma, comecei por começar, e num instante percebi o quanto isso foi bom. Mas já li muitos blogs onde foi dito que começaram por um motivo muito forte, a solidão, outros porque iam se casar e foram postando tudo que iam vendo, aprendendo e assim passaram conhecimento a inúmeras pessoas; outros pra trocar idéias sobre filhos e assim quem sai ganhando somos nós, blogueiras, porque estamos sempre passeando por aqui, para uma leitura, um comentário, e assim vamos conhecendo pessoas maravilhosas, aprendendo, compartilhando.
    E não adianta querer ignorar. A internet é a realidade e uma coisa sem volta, e querer ficar fora dela é um passo pra andar pra trás.
    E vou dizer uma coisa: Hoje eu converso mais com amigos daqui dos blogs do que com meus amigos anteriores, porque eles nunca teem tempo.
    Um beijo
    saudades

    ResponderExcluir
  75. elaine, através do seu blog temos aprendido muito, principalmente como ser uma blogueira ética.
    é verdade, fazemos blog para aplacar um sentimento, uma vontade, ou para preencher uma lacuna.
    e aprendemos, conehcemos gente bacana, incorporamos gostos diferentes.
    mudamos.
    mas o que é importante: o que aprendemos ali, em nossos blogs, levamos para o resto das nossas vidas.
    bjs
    Lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com
    http://blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  76. CARLA ME FALOU SOBRE SEU BLOG E CHEGUEI AGORA E ESSE POST É REALMENTE VERDADE MESMO,,,TINHA UM BLOG ATE ESSES DIAS ATRAS CHAMADO DEMÃE PRA MÃE...E LEVAVA TÃO A SÉRIO TÃO COM O CORAÇÃO TUDO QUE POSTAVA LA ERA DE CORAÇÃO E OS COMENTS NOS OUTROS BLOGS IDEM.NO COMEÇO ERAM MUITOS E FUI ME AFEIÇOANDO NOS BLOGS E CLARO QUE UNS FALAM MAIS A GENTE QUE OUTROS..RESOLVI PARAR DE POSTAR EM UM BLOG QUE ATÉ ENTÃO POSTAVA MAS DE UM TEMPO PRA CA SE TORNOU CTRL V E NÃO GOSTAVA DAS COISAS QUE FALAVA DOS SENTIMENTOS ..POIS BEM ESSE BLOG ME FERIU DISSE COISAS A MEU RESPIETO QUE NÃO EXISTEM QUE SO EXISTEM NUMA CABEÇA DOENTE...COMO DESSA PESSOA QUE INFELISMENTE CONHEÇO HA 15 ANOS PESSOALEMTE E SEI QUE É DOENTE..POIS BEM DEPOIS DE VER UM COMNETARIO DE UMA PESSOA QUE NUNCA ME VIU NUNCA NEM CHEGOU A SABER QUEM SOU EU ME CHAM,ANDO DE INCEDIARIA SRSRSRS SRSRSR EU DESANIMEI DE DELETEI...POIS EU LEVO O BLOG NO CORAÇÃO E ISSO ME MARCOU DEMAIS...AGORA ESTOU POR AQUI NOS COMENTES E ADOREI O SEU COMO AMO O PIB DA CARLA FARINAZZI ENTRE OUTROS QUE MOSTRAM SETIMENTOS....REAIS GOSTO DE BLOGS ASSIM REAIS...BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  77. Lendo um post da Tati Pastorello, cheguei aqui e fiquei muito feliz com tudo que vi. Quanto aos blogs existem inúmeros benefícios. A interação com outras pessoas com um nível de segurança muito bom, a alegria de escrevermos o que sentimos e lermos o que os outros escrevem ...
    Creio que o blog foi uma das melhores coisas que surgiram ultimamente.
    Como gostei vou passar a segui-la a partir de agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  78. Frô adoro vir aqui porque vc sempre tem sacadas ótimas do que falar e qdo falar.
    Eu tenho blog há mais de 8 anos, e uma coisa que eu aprendi é que ele é uma ponte, que pode ser bem linda, porque nos aproxima de tanta gente boa, mas também me mostrou que devemos ser cuidadosos ao utilizá-la, pois muitas vezes pode nos colocar em situações complicadas. rs

    Escrever pra mim é uma tábua de salvação e mais uma vez o blog tem sido a minha ponte, pois tenho recebido nesse caminho muito mais alegria, carinho e energias boas do que o que se supõe negativo!

    Xerinhos, querida.
    Paty

    ResponderExcluir
  79. Querida Elaine,
    Oportuno é pouco, necessário diria, há 4 meses, iniciei essa jornada virtual, e muitas vezes me deparei pensando...O que faço aqui? Sim, auto estima é algo que tenho pouco, aliás estou resgatando, mas ainda falta muito, descobri após algumas indas e vindas achando que tinha uma doença cardiaca ou neurológica, que tenho sindrome do panico, tenho medo mesmo, medo da vida, de andar nas ruas, de expor meus sentimentos, de decepcionar quem amo, que meus filhos sofram violencias, que meus cães sejam envenenados por algum cretino, enfim, tenho uma doença criada por mim, mas alimentada pela nossa sociedade, que infelizmente nos dá armas pra justificar todos nossos medos...Mas graças a Deus, existe sim uma sociedade fiel,que é capaz, de dar amor, e confidencias aos seus semelhantes, existem pessoas que se amam, acreditam no ser humano, e por ironia do destino, comecei a acreditar mais nisso em um mundo virtual, quando comecei o blog, queria apenas mostrar meus artesanatos, minhas decorações em casa, já que não tenho muita platéia pra isso, pelo motivo de estar escondida no meu refugio domiciliar, e as pessoas que convivo, não entenderiam pra que serve um blog(a maioria), por tanto fiquei sendo uma espécie de mulher gato, miando bem baixinho, no meu mundo virtual, mas o tempo foi passando, e hoje, mulheres e homens, param tudo pra ler, pra comentar, criticar ou elogiar(que seja), mas falam minha lingua e isso me dá prazer, são 23 hs e estou aqui, tentando mostrar através do seu blog, que realmente AGRADEÇO muito por ter sido bem recebida e compreendida, dentro do mundo blog, e cada dia fico mais realizada, hj, sei que posso contar com amigos REAIS...e Tambem aprendi a conviver com as pessoas que me cercam, respeitando mais os limites culturais e particulares de cada....

    Elaine obrigada pela oportunidade...

    Um beijo apertado no seu coração

    Fernanda Santos

    ResponderExcluir
  80. Querida Elaine,
    Oportuno é pouco, necessário diria, há 4 meses, iniciei essa jornada virtual, e muitas vezes me deparei pensando...O que faço aqui? Sim, auto estima é algo que tenho pouco, aliás estou resgatando, mas ainda falta muito, descobri após algumas indas e vindas achando que tinha uma doença cardiaca ou neurológica, que tenho sindrome do panico, tenho medo mesmo, medo da vida, de andar nas ruas, de expor meus sentimentos, de decepcionar quem amo, que meus filhos sofram violencias, que meus cães sejam envenenados por algum cretino, enfim, tenho uma doença criada por mim, mas alimentada pela nossa sociedade, que infelizmente nos dá armas pra justificar todos nossos medos...Mas graças a Deus, existe sim uma sociedade fiel,que é capaz, de dar amor, e confidencias aos seus semelhantes, existem pessoas que se amam, acreditam no ser humano, e por ironia do destino, comecei a acreditar mais nisso em um mundo virtual, quando comecei o blog, queria apenas mostrar meus artesanatos, minhas decorações em casa, já que não tenho muita platéia pra isso, pelo motivo de estar escondida no meu refugio domiciliar, e as pessoas que convivo, não entenderiam pra que serve um blog(a maioria), por tanto fiquei sendo uma espécie de mulher gato, miando bem baixinho, no meu mundo virtual, mas o tempo foi passando, e hoje, mulheres e homens, param tudo pra ler, pra comentar, criticar ou elogiar(que seja), mas falam minha lingua e isso me dá prazer, são 23 hs e estou aqui, tentando mostrar através do seu blog, que realmente AGRADEÇO muito por ter sido bem recebida e compreendida, dentro do mundo blog, e cada dia fico mais realizada, hj, sei que posso contar com amigos REAIS...e Tambem aprendi a conviver com as pessoas que me cercam, respeitando mais os limites culturais e particulares de cada....

    Elaine obrigada pela oportunidade...

    Um beijo apertado no seu coração

    Fernanda Santos

    ResponderExcluir
  81. Querida Elaine,
    Oportuno é pouco, necessário diria, há 4 meses, iniciei essa jornada virtual, e muitas vezes me deparei pensando...O que faço aqui? Sim, auto estima é algo que tenho pouco, aliás estou resgatando, mas ainda falta muito, descobri após algumas indas e vindas achando que tinha uma doença cardiaca ou neurológica, que tenho sindrome do panico, tenho medo mesmo, medo da vida, de andar nas ruas, de expor meus sentimentos, de decepcionar quem amo, que meus filhos sofram violencias, que meus cães sejam envenenados por algum cretino, enfim, tenho uma doença criada por mim, mas alimentada pela nossa sociedade, que infelizmente nos dá armas pra justificar todos nossos medos...Mas graças a Deus, existe sim uma sociedade fiel,que é capaz, de dar amor, e confidencias aos seus semelhantes, existem pessoas que se amam, acreditam no ser humano, e por ironia do destino, comecei a acreditar mais nisso em um mundo virtual, quando comecei o blog, queria apenas mostrar meus artesanatos, minhas decorações em casa, já que não tenho muita platéia pra isso, pelo motivo de estar escondida no meu refugio domiciliar, e as pessoas que convivo, não entenderiam pra que serve um blog(a maioria), por tanto fiquei sendo uma espécie de mulher gato, miando bem baixinho, no meu mundo virtual, mas o tempo foi passando, e hoje, mulheres e homens, param tudo pra ler, pra comentar, criticar ou elogiar(que seja), mas falam minha lingua e isso me dá prazer, são 23 hs e estou aqui, tentando mostrar através do seu blog, que realmente AGRADEÇO muito por ter sido bem recebida e compreendida, dentro do mundo blog, e cada dia fico mais realizada, hj, sei que posso contar com amigos REAIS...e Tambem aprendi a conviver com as pessoas que me cercam, respeitando mais os limites culturais e particulares de cada....

    Elaine obrigada pela oportunidade...

    Um beijo apertado no seu coração

    Fernanda Santos

    ResponderExcluir
  82. Excelente interpretação do que ser um blogueiro.

    Concordo consigo.

    Abço. e ótima semana.

    ResponderExcluir
  83. Sim, um blog pode salvar uma vida! Também tenho visto blogs lindos, de bom conteúdo. Tem muita gente boa compartilhando coiss boas!
    Fiquei super feliz com sua visita. É tão bom poder encontrar velhos amigos...
    beijos

    ResponderExcluir
  84. Elaine
    Já havia respondido a este post mas como Vitrine de Promoções.

    Sim o blog vai ser isso tudo e muito mais.


    Beijos

    ResponderExcluir
  85. É menina você acertou na veia com esse post. Comecei um blog a pouquíssimo tempo para postar um regime para emagrecer...Fiquei tão empolgada com o que andei vendo/lendo por aqui , que já pintei minha cozinha ...Estou feliz demais com essa mudança que está acontecendo em mim. Hoje vou pintar meu banheiro. Com isso a auto estima que andava debaixo da sola do pé , só vai aumentando... Um abraço e um Feliz Ano para todos nós...

    ResponderExcluir
  86. Só quem está nesse mundo virtual sabe o qto blogar faz bem.
    Já estive com um pezinho na depressão e o que me distraia era o blog.
    Ver tantas histórias emocionantes, de superação. Ver pessoas simples, que as vezes, tem menos do que eu e deixam suas casas como se fosse casa de boneca, digna de revista de decoração.
    Ontem tivemos nosso encontro de blogueiras, aqui da nossa região, e andávamos no shopping "vendo" coisas que ninguém via: um lustre diferente, um laço numa embalagem e por ai vai. Qdo nos tornamos blogueiras passamos a ter um olhar diferente. Além de coisas que antes seriam impossíveis e absurdas como receber num mesmo dia mimos vindo do Pará e outro do Rio Gde do Sul e eu aqui no interior de S. Paulo.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  87. Eliane achei injusto usar suas informações e sair sem agradecer,estava tendo um problema...minhas postagens não atualizavam nos blogs de amigos,eu ja te segui,mas pessoa super gentil(turquezza)reforçou a indicação,ai vim aqui encontrei um post sobre o assunto e consegui resolver.Mas tenho outros problemas,eu exclui algumas postagens depois que eu mudei a url do meu blog,agora ñ consigo mais usar o linkwithin no blog,fica aparecendo os posts antigos ate os que eu exclui,ai clica neles e fala pagina ñ encontrada,eu ja tentei editar uma por uma ,reverter pra rascunhos e publicar novamente e nada de dar certo,vc sabe porque a continua aparecendo no painel blogs que eu ja deixei de seguir,recebo ate atualizaçaos deles mas eu ja exclui.

    nossa desculpa era pra agradecer e acabei te fazendo um monte de perguntas,desculpa é o desespero,como vc disse no blogr ñ tem rotina cada dia é uma novidade ou um problema né.Eliane muito obrigada,uma semana maravilhosa pra você e sua familia!

    ResponderExcluir
  88. você tem razão eu comecei meu primeiro blog num momento muito dificil da minha vida,depressão,vida financeira em frangalhos,o blog era meu refugio,la eu abria meu coração(ainda abro né) em forma de poesia me libertava da prisão que é ter uma depressão,de ser abandonada por todos da minha familia,de ter que lutar sozinha com 2 filhos e gravida do terceiro,mas eu ñ entendia muito de blog ai me senti mais sozinha ainda ninguem comentava,ai fiz uma amizade linda a Carolina ela me deu dicas me fez companhia no mundo da blogosfera,meu blog ñ implacou mas melhorei minha escrita e sou ainda mais apaixonada por escrever,e agora que estou bem melhor criei outro blog pra me libertar do medo das opiniões,na hora de me vestir,de ter coragem e ousar na hora de me vestir,sabe Eliane fui crida com tão pouco amor que mal sei dar,criada aos trancos e barrancos,onde tudo era exagero que peguei medo de tudo,e meu blog tem me ajudado tanto nisso,os dois,as vezes escrevo poesias,as vezes quero inventar uma roupa,ai vejo um esmalte novo,e assim estou mergulhando no mundo da blogosfera,superando meus medos,minha carência extrema,estou mais feliz!Adorei seu post ta vendo eu tava mal hoje até ja melhorei!!!!!

    ResponderExcluir
  89. O blog realmente veio para mudar minha vida.
    Num momento de profunda depressão
    minha filha me fez um blog .
    È bem verdade não fiquei curada da dor mais foi um letivo para meu sofrimento.
    Sou grata a todos que carinhosamente aceitou e aceitam minha amizade.
    Um beijo linda semana.
    Evanir

    ResponderExcluir
  90. acredito que salva mtas e tb soterra algumas. Mtas pessoas descobrem coisas e se redescobrem, crescem, isso é ótimo.

    Mas qdo nego sobe na vassoura da vaidade e sai voando...dai acha que é o rei da cocada blogger...ou então passa a fazer aquelas novelas q a gente já conhece (doença q não existe, amor impossível, tudo pra ter uma vida de heroína de novela)

    enfim, blog acho que é igual faca: bem usado não tem coisa mais útil, mau usado é dor de cabeça. Graças a Deus mta gente usa da melhor maneira, isso é.

    bjs e bom dia Elaine

    bom dia Elaine!

    ResponderExcluir
  91. Viva mesmo. Gostei da sua maneira de encarar a cada um de nós como pioneiros numa nova forma de comunicação social. No fundo é isso mesmo!

    ResponderExcluir
  92. Olá Elaine! Tudo bem?

    Pois é...

    Acho que um blog mexe muito com a gente, pois nos torna mais reflexivos. Saímos um pouco do nosso piloto automático e paramos para refletir, pensar numa história bacana para um post, criar algo diferente...enfim. É um incentivo para que prestemos mais atenção aos detalhes do dia a dia, que em outras situações passariam despercebidos.

    Elaine! Talvez vc não lembre, mas esses dias te pedi ajuda por email e vc prontamente me ajudou com um probleminha no meu blog (slidbar estava aparecendo embaixo dos posts). Na época te agradeci por email! Ma hoje, ao passar para uma visitinha, resolvi te agradecer novamente. Obrigada pela sua delicadeza e gentileza em responder. Obrigada mesmo!

    Gosto de passar por aqui, e ler as tuas dicas! Vc é muito bacana!

    Grande beijo Elaine!
    E tudo de bom pra vc :)

    ResponderExcluir
  93. Muito bom, Parabéns.
    Bom, aproveitando que estou aqui,vou agradecer por aquele post dos favicons, funcionou mesmo, estava tentando a um bom tempo e só consegui devido a sua ajuda, aproveitei que aprendi e fiz um pra mim(no blog http://vidadecao-bruno.blogspot.com) e um pra minha mãe também (no blog http://rerossini.blogspot.com)
    Vlw :D

    ResponderExcluir
  94. o/ Eu, Elaine!!!

    Fui uma das que melhoraram muito depois que comecei a escrever em blog.
    Primeiro comecei a ler, depois comentar em blog, depois o incentivo de um amigo a abrir um e aqui estou, viajando em minha imaginação e, de certa forma, desabafando um pouco.
    Qdo conseguimos colocar pra fora o que nos atormenta, uma mágoa, um tropeço, já é meio caminho pra cura.
    Blog é mágico...
    E tantos amigos que fazemos,tanto carinho, tanta atenção...
    Estou encantada com esse mundo...
    Só quem tem e convive nesse meio, sabe do que estou falando... mágico!

    beijossss

    ResponderExcluir
  95. Amiga Elaine, penso que posso lhe chamar assim "AMIGA".
    Com certeza seu post de hoje é a mais pura verdade, tanto que tenho em ti uma amiga.
    Aprendi muito depois que fiz um blog, conheci pessoas maravilhosas, pessoas que jamais imaginei bater um papo como se estivéssemos frente a frente mesmo morando em locais tão distantes.
    Por isso tudo esse post também é feito para mim,eu sei o quanto isso mudou minha vida.
    Te admiro muito e sempre que posso tento melhor o meu blog através das dicas que encontro aqui.
    Um grande abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  96. Que post gostoso e quanta verdade amiga Elaine!
    Faço minhas as tuas palavras, pois mudei e para melhor e isso aqui faz parte da minhavida!
    Que bom voltar depois de um tempo afastada e matar as saudades com um assunto que tantos fazem tão pouco.

    Aqueles que aham bobeira não sabem oque estão perdendo !!

    Agora vou correndo colocar em dia a minha leitura e tentar voltar a minha posição de top comentarista.

    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  97. Olá Elaine, é verdade o blog nos ajuda a encontrar novas energias e nos tornamos pessoas melhores. Pesquisamos, aprendemos e convivemos com pessoas das mais variadas aptidões e isso nos enriquece e nos desenvolve. Muito bem lembrado esse fato. Parabéns por ter colocado o tema de uma maneira tão legal. bj

    ResponderExcluir
  98. Nossa Elaine, realmente o blog é um grande companheiro, pra mim é assim, o companheiro que me ouve, permite dizer as coisas do meu jeito e ainda é instrumento pra abrir minha janela para o mundo, muito bom.
    Obrigada por fazer parte deste espaço.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  99. Muito bom o post, eu me sinto assim e sei que a maioria das blogueiras também! Quando entrei nesse mundo dos blogs eu não imaginava quanto benefício que iria trazer para minha vida, como enche minha vida de entusiasmo, encontro dicas maravilhosas, posts cheios de emoção, amigas que compartilham das minhas experiências e torcem de verdade por mim, valorizam meu trabalho, o que eu escrevo, aproveitam as minhas dicas, me agradecem por tornar as vezes o dia ou a vida delas um pouquinho mais alegre e diferente e isso é gratificante, nunca tive esse apoio essa amizade "na vida real" onde as pessoas que te conhecem te julgam e criticam tudo o que vc faz, mesmo sem nem dar oportunidade de te conhecer. Obrigado pelo seu blog que faz parte dessa minha alegria.
    www.patyiva.blogspot.com
    www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com

    Bjos

    ResponderExcluir
  100. Elaine queirda
    Me socorre:

    Sua conta foi bloqueada
    Por que você está vendo isso?
    Alguém pode ter usado sua conta para enviar uma grande quantidade de lixo eletrônico (ou outro item que viole os Termos de Serviço do Windows Live).
    Estamos aqui para ajudá-lo a reaver a sua conta.
    O que você precisa fazer?
    Você será orientado em algumas etapas para verificar a propriedade da conta e alterar a senha, caso outra pessoa também esteja acessando a sua conta. Bastam alguns minutos e você será desbloqueado.
    Limpamos as configurações da sua conta
    Em geral, os clientes chegam aqui porque outra pessoa obteve acesso à conta deles e ela está sendo usada, sem que saibam, para enviar spam. Para que você e seus contatos sejam protegidos, removemos todas as respostas automáticas ou contas vinculadas que você já teve.

    Não posso acessar meu hotmail e criei outro... me ajude, por favor:
    orvalhodoceu3@hotmaial.com
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  101. Oi Elaine.
    Você está certíssima. Realmente minha vida mudou depois do blog. E olha q sou nova na blogosfera, mas já vejo quanta diferença está fazendo na minha vida. E pensar que tudo começou por causa de uma caixinha que resolvi fazer, e decidi fotografar o passo-a-passo, e disso nasceu a idéia de fazer um blog. E olha que isto me assustou, sabe? Pq sou bem leiga nesses assuntos de internet e fiquei pensando se eu daria conta.
    E o seu blog me ajudou muitooo nesse comecinho. Peguei varias dicas aqui com vc. Hoje eu ainda apanho (olha só: pra adicionar fotos nas postagens, fico uma eternidade, e deve ter um jeito mais fácil, q ano sei ainda, kkkk. É q tenho pouco tempo pra ficar pesquisando, então pego um dia q estou com mais paciência, faço primeiro o texto no Word, deixo espaço pra adicionar as fotos, colo o texto no blogger, depois adiciono as fotos. Hehe, acho q deve ter sim, um jeito mais simples, né?) . Mas tirando isso, estou vendo que o blog está me trazendo muitas coisas boas msm! É tanta coisa bonita que vejo nessa blogosfera que dá vontade de fazer tudooo, muita coisa pra nos inspirarmos, muitas paisagens e decorações lindas, fotos que fazem com que a gente queria entrar dentro delas, rsrs...
    E sem falar nos comentários, né? Adoro todos, me ilumina o dia cada pessoinha fofa que vem falar comigo, msm q seja pra desejar boa semana, hihi.
    E cm vc disse: viva tds os blogs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  102. parabéns Elaine você errou a profissão , corrigindo, acertou em cheio é uma excelente Blogueira enquanto Psicóloga nata! é por aí você detalhou extamente o que passa pela cabeça e coração de quem é realmente blogueiro ou blogueira, a gente se redime, extravasa, cresce e sofre quando alguém da rede parte para o outro lado da vida, incrível , como uma reação em cadeia ficamos solidários e nos confortamos. Enquanto alguns alimentam a idéia de que Blogar "já era", você posta este artigo e dismistifica os incrédulos. Te enviei um e-mail através do seu Blog, recebeu? beijos.
    Claudete

    ResponderExcluir
  103. Viva, viva viva !!
    E o que mais gosto desse mundo "blogal" é descobrir pessoas maravilhosas, aprender com outras meninas... ah, adoro essa vida internética, rsrrsrs

    Lá pro fim de dezembro vc estará mais "livrinha " ?? É que vou querer umas mudancinhas lá em casa rsrsr!!!

    Bjus 1000 queridona

    ResponderExcluir
  104. Oiê Elaine!
    De repente me vi blogueira... Pintou a vontade ou a coragem , sei lá, de começar a coisa e encontrei intruções do com fazer aqui no seu blog. Acho que até me saí bem na montagem inicial.Depois, pra melhorar a coisa pedi socorro e uma fada com sua varinha mágica deu um jeito especial na Cerca, né? Postagens de quem engatinha no começo e depois resolvi que não era bem aquilo que estava com vontade de postar. Falo que nem matraca, então virei matraca no blog ( a família agradece, pois enquanto escrevo e visito muitos blogs, dou descanso aos ouvidos deles,rsrsrsr). No início meu marido dizia que eu era doida em escrever minhas histórias, depois passou a ser leitor assíduo e ri muito, porém sabe que é coadjuvante faz tempo de minhas peripécias e logo adverte: pelo amor de Deus, manera. Olha lá o que vai escrever aí... kkkkkkkk
    Bjks
    Renata

    ResponderExcluir
  105. Me identifiquei muito com o seu post, não sou blogueira, mas sigo vários e já aprendi muito e mudei por dentro e por fora através das palavras de outras pessoas, acho esse mundo da blogosfera maravilhoso.E saiba que adoro suas crônicas e seu trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir
  106. OI, amiga
    Não tenho a menor dúvida de que é gerar amigos e tenho tido prova concreta de que são mais reais dos os não virtuais...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  107. Viva!!!
    A minha vida realmente mudou depois que conheci este universo de blogs!!
    Estou gostando muitíssimo!!!
    Aliás, quero te agradcer por me apresentar ao feed, pois agora ficou mamão com açúcar comentar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  108. Nossa, Elaine! Muito bom seu post!! Realmente os blogs mudam não só a vida dos blogueiros, como também a vida dos leitores. eu falo por mim mesmo. Eu passei a valorizar mais os sentimentos e as coisas da vida depois que criei meu blog e passei a refletir mais sobre as coisas que eu lia.

    Já tô quase completando 1 ano de blog (dia 15 de janeiro) e só tenho coisas boas a contar sobre sobre os frutos do meu blog. Certamente, foi ele que me deu forças pra seguir adiante e ver a vida de uma maneira mais colorida neste ano que só teve espaço pra sofrimento.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  109. é verdade.
    quando fiz meu primeiro blog (coisadelilly.wordpress.com) eu pensei que ali seria apenas um arquivo das minhas ideias.
    não tinha um modleo de blog a seguir, nem sabia blogar.
    quando fiz o segundo ( blogdareforma.wordpress.com) eu já era velha no assunto.
    perdi a conta de quantas boas amizades fiz atraves de blogs.
    cada momento da minha vida em que sofri ou me alegrei foi compartilhado com pessoas que sao amigas.
    é claro que existem pessoas que acessam apenas para trollar e eu tenho hj uma perseguidora implacavel chmada adriana.
    o cinismo e a maldade com a qual ela me bombardeia sao revoltantes.
    mas compensa a amizade que recebo de outra spessoas.
    hj nao imagino que um dia eu fique sem meus blogs.
    e como vc diz...ha blogs de todos os tipos.
    e todos eles sao otimos em levar informacao.
    aprendemos ali.
    bjs
    lilian

    ResponderExcluir
  110. To nesse mundo a pouco tempo, e realmente aprendo muita, mas muita coisa mesmo....

    ResponderExcluir
  111. Sim, Elaine! Meu blog fará aniversário dia 15 de janeiro com direito a caça ao tesouro online e serão dois vencedores. O prêmio será um livro para cada um. Você está convidada, viu?! rs

    Ah, Elaine, ele só fez um ano por causa dos códigos HTML, dicas e conselhos que você me deu através do seu blog, viu?! Não tenho nem palavras pra te agradecer por isto!

    Obrigado meeeesmo!

    ah, muito obrigado pelas suas palavras de ânimo! tenho certeza que elas são sinceras e que vc já viveu isso na prática. Assim espero, porque olhaa... Não tá fácil, viu?! [Mas pra quem gosta de viver, nada é fácil mesmo, né?! rs]

    Beeeeijo!

    ResponderExcluir
  112. Puxa, adorei o texto! É isso mesmo, o blog mexe com nossa vida, amplia horizontes, abre outros caminhos, movimenta a vida da gente, traz conhecimentos diferentes, traz novas amizades... Nossa, tanta coisa! Adorei, adorei o que escreveu. Que seu Natal seja abençoado, assim como o novo ano!
    Bjs e um lindo dia pra vc.

    ResponderExcluir
  113. É isso aí... muda muito, muda tudo! =) E isso é maravilhoso!!! =)
    Bjks!

    ResponderExcluir
  114. É isso aí... muda muito, muda tudo! =) E isso é maravilhoso!!! =)
    Bjks!

    ResponderExcluir
  115. Oiii Elaine, por motivos pessoais me afastei do mundo virtual. Mas aos poucos tudo vai voltando ao normal, fazia tempo que não te visitava, seu visual ficou lindo (eu particularmente adoro to de azul).
    E posso te dizer com certeza que depois da criação do meu blog tudo mudou em minha vida!!!
    Super beijo

    Ps. prometo te visitar mais vezes, rsrsrs

    Lembrando: jpmulheresnainformatica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  116. Blogs já fazem parte do coração de cada blogueiro.e como o antigo diário, onde anotávamos tudo que nos agradava ou desagradava, o que chamava nossa atenção ou de alguma forma nos marcava. Assim, o blog faz parte de cada um e ainda abre portas para que façamos amizades virtuais ou reais. Vai de cada um!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…