A área de postagem do blog: tudo o que você precisa saber!

em 8 de dezembro de 2010

Dando seguimento às postagens da série Como criar um blog hoje nós vamos falar das postagens no blog.

Quando um blog é criado, em geral o blogueiro já tem em mente o assunto que quer tratar. Ou, se for alguém como eu, ele cria o blog antes e depois vai descobrindo o que quer escrever…
De todo modo, chega uma hora que é preciso postar algo. E aí a coisa complica. Como escrever? O que escrever? Que assunto postar? Onde escrevo? Como publico? Alguém me acuda!!!
Vamos por partes, então?

1- O título da postagem:

Há quem deixe o título por último. Aqui vamos começar por ele, certo?
Uma das fontes que direcionam visitantes ao nosso blog são os mecanismos de busca, tipo Google. E um dos critérios dos robozinhos do Google e afins é o título do post.
Se você quer falar, por exemplo, sobre Receita de bolo de laranja com calda cremosa de chocolate este seria o título ideal. Assim, se alguém quer achar uma receita de bolo de laranja com calda cremosa de chocolate e digita isso na caixa de pesquisa as chances de seu blog aparecer aumentam muito se o título for específico.
Agora, se você coloca um título pouco interessante ou que não fala do tema do post suas chances de atrair visitantes diminuem.

A dica é: títulos de acordo com o post, atraentes e instigantes.
Exemplo? Digite na pesquisa Google: como fazer geleia de acerola.Entre sites especializados minha receitinha aparece nos primeiros resultados em função do título adequado.


2- A postagem:

Agora vamos conhecer a área da postagem. Veja:
image
Você já se perguntou o que são cada um dos símbolos deste painel? Vamos conhecer, sempre da esquerda para a direita.
  1. As setas são para desfazer ou refazer algo que tenha escrito.
  2. O F é para escolher a fonte do texto. Se não escolher o Blogger entende que deve usar a fonte padrão de seu template, definida no código-fonte.
  3. Os Tt são os tamanhos da fonte. Aplica-se aqui o mesmo critério de escolha da cor da fonte.
  4. Os 4 símbolos seguintes determinam se a palavra selecionada será grafada em Negrito (B), Itálico (I), Sublinhado (U) ou Tachado (abc).
  5. Em seguida você escolhe a cor da palavra selecionada. Muito legal para destacar algo do restante do post.
  6. Para dar ainda mais destaque o Blogger dá a opção de colocar uma cor de fundo sobre o texto ou palavra selecionada. Use o símbolo image
  7. Onde está escrito Link serve para linkar à palavra ou texto selecionado um endereço da web. Assim, se você quiser, por exemplo, linkar meu blog em um post seu faça assim: escreva Um pouco de mim, selecione a sentença, clique em Link e digite o endereço do blog na caixinha que aparecerá. Assim:
  8. image
  9. E ainda tem a opção de verificar o link para ver se está certinho!
  10. O símbolo seguinte é para inserir uma imagem ao post. Sempre me perguntam comofaz para inserir imagens em várias partes do post, sem que elas “fujam” todas para o topo do post. É simples: pare o mouse onde deseja inserir a imagem e ela será colocada exatamente aí! Veja a janela:image
  11. Você pode inserir imagens de seu blog, de sua conta Picasa ou de um endereço da web, tipo sua conta de hospedagem de imagem
  12. O símbolo seguinte serve para inserir um vídeo no blog. Para fazer isso encontre o vídeo que deseja. Veja bem, estou falando de um vídeo que esteja em seus arquivos do seu computador. Para inserir vídeos do YouTube o procedimento é outro.
  13. Os símbolos seguintes servem para, respectivamente, inserir jump break, alinhar o texto, inserir lista numerada, inserir lista com marcadores e verificar ortografia. Não esqueça de verificar palavra por palavra que o Blogger destacar pois senão seu texto ficará cheio de marquinhas amarelas…



3- Marcadores:

Tudo que postamos em nosso blog é arquivado. Se você inseriu em seu blog o gadget Marcadores (e se não inseriu eu recomendo que o faça) tudo o que postar será classificado nesses marcadores. Há blogs com marcadores demais, pois as pessoas esquecem ou não sabem para que serve o marcador.
Sabe pra que serve? Para facilitar a vida. Do leitor, principalmente. Aqui no blog eu tenho alguns marcadores mais importantes. Por exemplo, se você quer ler tudo o que postei sobre meus cachorros basta clicar no artigo de marcador meus cachorros, lá nos Marcadores.

image
Assim, toda vez que eu posto algo que se encaixa nesse assunto eu coloco na caixinha Marcadores da área de postagem meus cachorros. E assim com tudo o que post; vou classificando por categorias, entende? É para isso que servem os Marcadores.


4-Opções de postagem:

Você pode definir se será automático ou se será postagem programada. Para programar digite dia e hora depois de clicar na opção Programada.
Os demais itens definem se a postagem terá ou não comentários, etc.
Ufa! Mas ainda falta uma coisa:



Como inserir vídeos do YouTube?


Assim:
Encontre o vídeo que deseja. Clique, abaixo dele, em Incorporar. Selecione tamanho e moldura. Copie o código fornecido pelo serviço. Agora, na área de postagem de seu blog, clique em Editar HTML. Cole todo o código copiado do YouTube. Tá feito.
Agora é com você!

Faça posts originais, evite o Ctrl/c + Ctrl/v. Dê ao leitor algo que valha a pena ser lido e que ele não lerá em outro lugar, só em seu blog. Mesmo se postar vídeos, ou fotos de decoração, ou receitas, ou poesias, sempre deixe algo seu, original e único ao final do post. Dê seu palpite, seu pitaco. Deixe sua opinião, seja original. Claro que é válido se inspirar em outros blogs e em outros blogueiros, mas inspirar-se é diferente de copiar e colar…
Vai por mim… seu blog só tem a ganhar…

Este artigo faz parte de uma série. Veja os posts anteriores:
x1pc_jqddVOWRlRPZoRDmphynkHfJCVIr5LfbGJkRkxIhDq-2-_WdlpASpyL6DeeOAnmAikWkiySR4Qce4MNb6xlfIkWkXm0UFEU27e1x5ILWqOPoZLFJMzHFDxwxnAOUaIZaUSXppVmOA

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

32 comentários , comente também!

  1. Frô, é maravilhoso como vc esmiuça e e faz o tutorial muito bem explicadinho! ;oD
    Parabéns, linda!

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Muito boa a postagem e bem clara. Parabéns!!!
    Abraços fraternos e e bjs de paz.

    ResponderExcluir
  3. Ai ai e eu que ainda não aprendi a postar videos do YouTube. Mas agora juro que vou tentar. rsrs
    Muito bom Elaine, você sempre generosa e explicando tudo com calma.
    Meu blogue tem mudado de letra constantemente mesmo eu usando uma só.
    E outras vezes fica tudo amontoado, letra em cima de letra, que me dá vontade de chorar.

    Logo, tudo vai mudar. hehe

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine!!!

    Puxa vida, mais um post pra tirar o chapéu!! É incrível como você explica certinho os procedimentos!!!!! Olha, detesto o copiar e colar, mas vou fazer isso com o item 7, pode ser? Onde residia minha maior dúvida. E você esclareceu. Se permitir eu vou guardar no arquivo do word, porque sempre queria saber para poder usar.

    Quanto ao resto, minha querida, sigo te admirando muito! Minha filha vai se formar na quinta e na sexta, eu sei que é no Ensino Fundamental - mas estou emocionada assim mesmo.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  5. Oi queridaaaaaaaaaa!
    Tô morrendo de saudade =)
    Este final de ano está me consumindo vorazmente e eu tenho trabalhado feito louca... devo ficar rica com s horas extras! huahuahua!!
    Hã... o que é um jump break mesmo???
    Bj
    Alê

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, Elaine!
    tá tudo muito bem explicado.
    gostei que vc valorizou a questão de ser original, não só manter o blog no texto copiado... senão nem tem muita função como blog, não é?

    muito bom!
    bjs e bom dia Aki-tchan

    ResponderExcluir
  7. Elaine suas dicas são sempre muito bem vindas.
    Não sei se você já postou algo a respeito de como impedir que copiem e colem nossos escritos e fotos. Se já, por favor me indique pois me interessa..

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Como sempre a visita ao seu Blog se torna necessária várias vezes ao dia! Aqui aprendo sempre! Olha a hora que estou por aqui rss... admiro muito o seu trabalho... tb amoo animais tenho 3 gatinhas de rua que cuido como minhas filhinhas... e tento conscientizar meus alunos, associações e o que for que eu participe sobre a posse e conscientização de que animal não é um brinquedo que quando vc não quer mais vc joga fora...a luta é grande mas vale a pena!
    bjks

    ResponderExcluir
  9. Tô adorando essa sua série de posts e faz a gente repensar no que está fazendo certo ou errado nas blogagens.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  10. Sempre dedicada e querida!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine!
    Suas dicas são sempre ótimas, especialmente para quem está começando! eu por exemplo não conhecia aquela ferramenta de dar cor ao fundo e não sabia direito como linkar. Agora já sei, obrigado!
    O lance dos títulos é sempre um problema...não tem jeito! Mas vou aprendendo.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  12. Muito legal essa dica, gostei muito de saber sobre o titulo das postagens.

    BJS!

    ResponderExcluir
  13. Elaine,

    muito bom como sempre.
    Eu na minha analfabetice digital não sabia como clocar um link no interior da postagem....Aprendi.
    Não me canso de agradecer a sua gentileza e generosidade em compartilhar.

    bjo

    ResponderExcluir
  14. Elaine
    Descobri um jeito fácil de entrar nos blogs

    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Amei as dicas! Sou novata em blogs e o meu está bagunçado..vou te seguir para aprender com vc.
    Apareça no meu cantinho .
    bjsss

    ResponderExcluir
  16. Socorro ... Elaine, acho que tem alguma coisa errada com meu blog ...kkkk, a minha área de postagem não tem nada disso, nem como inserir link, quando eu faço isso é com um código super complicado .... para inserir imagens é toralmente diferente .... socorro, será que estou com um modelo antigo ?????
    Silvana

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Eliane,

    Passando para te avisar que lá no meu blog tem sorteio de Natal e seria uma honra para mim se você participasse...

    Um beijão,

    ResponderExcluir
  18. Como sempre, excelentes dicas Elaine!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Arrasou no tutorial, tudo muito bem explicadinho, parabéns, beijos

    ResponderExcluir
  20. Este parece daqueles posts que eu guardo e releio mil vezes, porque é util demais. EStou viajando ainda e a conexão não ajuda, então vou ler depois. Volto no sábado. Me espera com um cafezinho?

    beijoooo

    ResponderExcluir
  21. Elaine,

    Se eu conhecesse seu blog antes de começar, evitaria alguns erros.
    Mas criei o blog sem grandes pretensões e hoje até dicas eu dou.
    Fui aprendendo com o tempo, como foi o caso dos títulos.
    O marcador é um problema, pois no início colocava várias palavras e ele ficou gigantesco.
    Hoje em dia eu apenas coloco as palavras chaves, normalmente uma.

    Acho seu blog um guia para quem quer criar e melhorar seus blogs.

    Beijos querida ;)

    ResponderExcluir
  22. Elaine...
    Mais uma alegria q vc me traz. Há mt queria saber cm postar vídeo do youtube e cá está vc com suas aulas.
    Fui no meu blog de testes (q aprendi com vc q era necessário) e deu certo \o/
    Amei!!!!!!
    Vc eh o máximo, vlw!
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  23. Adorei, e veio bem a tempo, eu tenho visto muitos blog´s onde comentam que programaram a postagem....eu eu nunca tinha tempo para perguntar ou pesquisar.... e hoje visitando vc já aprendi....viva!!! agora já poderei colocar em prática....
    Adorei a aula....
    Obrigada, profê...rsrs.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá Elaine!! Seja bem vinda à nossa primeira blogagem coletiva, tô te esperando amanhã, hein! Ah, tenho acompanhado as dicas sobre blog, tem sido preciosas!!bjus

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine muito interessante e util esse post,apenas me tire uma duvida(primaria e infantil ) mas como tenho pouco tempo para fuçar no blog,ainda naum encontrei como faz Ex,se quero escrever algo e dizer ah essa foto encontrei AQUI e esse aqui me encaminha para outro lugar certo?
    Então como faço para fazer tipo Aqui encaminhar para outra pagina,link...
    Sei que é uma duvida boba afinal todos os blogs tem mas ainda naum aprendi e tenho a humildade de te perguntar e tentar aprender
    Obrigada Beijo flor
    Parabens pelo post!!!!

    ResponderExcluir
  26. Como sempre amiga vopcê arrasa nessas aulas e mesmo que saiba sempre saio aprendendo algo novo.

    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  27. Adorei seu Blog!!! Já apliquei a dica do vídeo do Youtube no meu! ;)
    Obrigada! Bjinhos, Ju

    ResponderExcluir
  28. ELAINE QUERIDA...
    SAUDADES...
    adorei o post, aprendi como inserir link..
    valeu.
    vc é o máximo.
    bjuivos no core.

    ResponderExcluir
  29. Awesome post. Do you mind if I ask what your source is for this information?

    ResponderExcluir
  30. Oi Eliane, tudo bem? Como sempre ótimas dicas somados ao seu modo carinho de passar as informações. Gostaria de deixar uma sugestão. Nem sei se você vai ler, pois é bem antigo, mas gostaria de sugerir um tuto sobre como criar layout em formato revista. Fiquei pensando onde colocar este pedido e encontrei este post com tema semelhante. Espero que dê pra um dia fazer este tutorial. Um grande beijo e obrigada!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…