Eu, blogueira sob tensão…

em 15 de novembro de 2010

sob tensão

Quando eu criei o blog minha intenção era escrever. Só isso. Eu amo colocar as ideias em palavras, e isso me alivia, me acalma, me faz ver as coisas mais claramente. Escrevia quando ninguém lia, eu nem sabia que era possível alguém ler. Mas com o tempo a coisa aconteceu, e eu comecei a ser lida. Que legal!

Mas daí a coisa cresceu de verdade, e os 10 leitores do começo viraram 1000. E eu pirei.

Comecei a não dar conta. Não de escrever, pois isso é natural pra mim como respirar. Mas toda a parte “social” de ter um blog: responder comentários (nunca dou conta), retribuir visitas (nunca consigo), responder emails dentro do prazo (eu tento, mas não consigo) e todas as outras coisas que foram surgindo. E daí perco o sono, a pressão me faz sentir dor de cabeça. Dor no corpo.

Para você entender o quanto é difícil pra mim vou descrever minha rotina em um dia comum:

  • Acordo às 6 horas da manhã;
  • Dou uma geral em mim;
  • Dou uma geral na casa, aquelas coisas que temos que fazer todos os dia;
  • Cuido das minhas meninas;
  • Planejo o almoço;
  • Começo o meu trabalho às 7 e meia.
  • Trabalho direto até 10 e meia, daí faço o almoço;
  • Almoçamos e se der eu leio os emails.Entre comentários e outras coisas… mais de 100 e respondo quando dá. Quase nunca…
  • Volto para o trabalho e vou direto até 8,9 da noite. Sim, você não leu errado.
  • Paro a máquina, tomo banho e daí vou ver os assuntos mais urgentes do blog e de outras coisas online. Nesta casa não há janta.
  • Vou dormir na cama, pois em cima do teclado eu já estou dormindo faz tempo…

E isso todo dia, de segunda a sábado. Faxina? No sábado quando eu faço #alocka e largo tudo para socorrer minha casinha. Senão é tudo no domingo: faxinar, lavar e passar… ah, não, passar eu nem passo mais. Sem feriado este ano, desde abril.

Essa é a rotina em um dia comum. Em dias complicados, de entrega de pedido ou de coisa urgente que precisa ser despachada pela fábrica o turno vai até 10, 11 horas.

Eu amo meu trabalho, então sem reclamação. é só uma partilha, ok? Dou graças a Deus por ele.

E quando eu consigo um tempo para estar na net eu gosto de ler outros blogs, gosto de ler sites de notícias, gosto de ler resenhas. Gosto de escrever para relaxar e desestressar.

Então…

Em vez de pirar e deletar o blog eu resolvi relaxar. Respondo quando dá, visito quando dá, comento quando dá. Senão eu enlouqueço com a pressão.

Se não me der prazer eu desisto de blogar.

E tem outra coisa: não vou mais aceitar comentários assim: “Estou te seguindo, vê se me segue também”, ou ainda: “Vê se me faz uma visitinha, tô te esperando faz tempo e você nem me dá bola”. Cara, daí é que não rola mesmo! Citando a querida Tati Pastorello: sou turrona! Não faça isso comigo. Na verdade não faça com ninguém.

E se eu receber outro comentário ou email mal educado, sobre este ou sobre qualquer outro post meu, dizendo que sou sem educação ou me agredindo de graça vou postar aqui com link para o agressor. Anônimos nem serão lidos, eu deleto na hora. Aliás estou tirando esta opção dos comentários.

Citando um post da Patrícia Daltro: o X vermelhão é cortesia da casa. Não vou mais ser boba e engolir grosseria porque quem tem contato mais pessoal comigo sabe que não sou grossa nem mal educada, mas minha paciência acabou.

 

Infelizmente este post tinha que sair de mim, essa pressão estava me consumindo.

Estava com medo de escrever o que me ia na alma, vê se pode? Medo de escrever em meu blog!!!  Se for assim, pra quê ter blog???

E ando farta de grosseria. De antemão peço perdão aos leitores do blog que nada tem a ver com meu #mimimi de hoje.

Graças a Deus são a imensa maioria…

Agora voltamos à nossa programação normal…

image

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

80 comentários , comente também!

  1. Sem cobranças, vim aqui é prazeroso pra mim. Adoro ler seus contos. bjs e desabafa mesmo que faz bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que mais me atrai ao seu espaço...sua sempre autenticidade...boa semana!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai! Desabafe, afinal, o blog é seu, rsrsrrs....eu não tenho um blog (ainda), mas visito vários e fico indignada com a grosseria de certas pessoas q entram só pra deixar comentário maldoso...se não curtiu..vaza! sei bem como é difícil administrar casa, filhos, carreira e vida pessoal e ainda se manter (um pouco) sã!
    adoro seus posts, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Desabafar aquieta a alma e aquece o coração.

    Sempre é muito ler seus posts.

    bjkas

    ResponderExcluir
  5. Elaine, é isso aí! Xiszão vermelho pra esse povo que parece que visita e comenta no blog dos outros, só pra ofender e procurar confusão! Vão trabalhar, seus vagabundos!
    Beijos e cuide-se!

    ResponderExcluir
  6. Que triste quando a coisa funciona assim e toma este rumo!
    Claro que me sinto honrada com sua visita, mas independente de vc ir ou não eu sempre venho aqui e aprendo com vc.
    A troca acontece de uma forma ou outra.
    Falta compreensão do povo, afinal a vida não se resume na Blogosfera!
    Te desejo uma semana abençoada e que pese o carinho daqueles que te querem bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Elaine, minha querida, concordo com absolutamente tudo que vc disse, isso aqui tem que ser prazer pra gente e zero amolação. Isso mesmo, tem o meu apoio, aliás, um dia desses, me revoltei e fiz um post mais ou menos assim, tem uma hora que a gente precisa jogar pra fora mesmo... ;) Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  8. ELAINE QUERIDA..
    nossa amiga, eu não me conformo com essas barbaridades que acontecem.
    como pode alguém se achar no direito de cobrar alguém, querer impor suas vontades..criticas são válidas sim , mas desde que essas sejam construtivas e não criticas que só vem depreciar e causar constrangimento.
    quem te conhece um pouco sabe da sua vida, do teu labor, virtudes e generosidade, e jamais em tempo algum vai te cobrar qualquer coisa, mesmo que seja uma visita ou a rsposta de um email.
    deixa rolar querida, não se amofine por tão pouco e por pessoas que não sabem ter paciencia e esperar.
    entendo que muitas vezes é um pouco de anciedade, querer se sentir querido, eu até entendo, mas as pessoas tem que entender que cada um tem seu tempo e seu viver, que exige as vezes mais do que podemos dar.
    escreva, desabafe sempre, tenha prazer em tudo o que faz , pois sem prazer não vale a pena.
    eu mesma ando em dividas com muitos blogs, mas minha vida está conturbada, a bhasinha ficou doente, reforma, cansaço, corre-corre e a casa que acaba consumindo todo o tempo disponivel...fora minhas responsabilidade externas...não é fácil não, pra mim nem pra nehuma mulher que acumule funções, caso da grande maioria.
    adorei seu texto e sempre, sempre que precisar grite ...
    tenha uma semana de luz e paz.
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  9. Elaine, ter mimimimimi e dai?! Nós podemos ter o que quizermos não é mesmo?
    Vc foi uma das minhas primeiras descobertas na tal blogesfera e através de vc fui conhecendo outras blogueiras em suas indicações.
    Eu já fiquei tb preocupada com meu blog, quando passo dias sem postar por conta dos dias super dificeis pós quimio mas, resolvi que isso não pode me atormentar.
    Estou ainda fazendo a lista para o me chama que eu vou (please). Cada hora penso numa coisa mas devo finalizar ainda nesta semana.
    Beijos e mimimimimimimi!

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, vc tá certíssima,é isso aí!

    ResponderExcluir
  11. Minha querida,
    Não se preocupe com isso , eu antes esquentava minha cabeça , mas aprendi com voce rsrs
    Quando comecei meu blog, voce sempre ia e de repende voce sumiu ,fiquei triste, eu achei que eu tinha feito alguma coisa errada , então vim e falei como voce(que vergonha rsrs) e voce me explicou que esta correndo rsr
    Nossa morro de vergonha de lembrar que eu fiz isso rsrs
    Hoje sei muito bem que isso não se faz , não foi por maldade foi por falta de experiência
    Hoje entendo, hoje odeio ser cobrada , por isso dou ate um desconto quando noto que a pessoa e nova na blogsfera
    Sei também que para voce e muito mais pressão , pq adoramos voce tudo que vc faz somos suas Fãs
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Chiii
    o que esta mulher faz
    será que posso ajudar
    pode enviar alguma roupa para eu passar
    enfeita-la eu não enfeito
    voçê não deixaria
    e eu não tenho jeito

    (deixe de stressar
    por não aparecer
    quem não sabia
    ficou a saber
    que mulher assim
    em roda viva
    não tem tempo
    para se coçar
    postar
    comentar
    e
    ainda
    se
    lamentar...)

    Beijo e gracejo

    ResponderExcluir
  13. Sabe que te entendo completamente. Também acordo as seis da manhã, trabalho, tenho um monte de problemas pra resolver, e outras coisas que quero ver quando estou em casa. Não dá pra me dedicar ao blog do jeito que gostaria. Então criei métodos de lidar com o blog, e quando não dá eu largo pra lá e volto no outro dia.

    Blog tem que ser por prazer, não pode virar obrigação. E detesto que me cobrem comentários e visitas. De cobranças já bastam as do meu chefe diariamente... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Ah querida que coincidência, eu estava justamente aqui me deliciando nos seus posts e vi seu comentário lá. Por acaso também vi hoje o novo template da minha amiga Lidi e não imaginava que foi você. Ficou lindo acabei de deixar um comentário lá pra ela. Pois é, somo amigas de longas datas, éramos vizinhas, unha e carne, estudamos juntas... A distância separou nossos corpos, nosso dia-a-dia, mas não nosso querer bem, nosso carinho mútuo. Ela lá na minha amada Bahia, eu aqui no Rio.

    Ah que bom o adesivo chegou e está tudo certinho. Fico aliviada.

    Estava lendo os posts anteriores que não estive aqui, então quando eu venho fico muuuito tempo aqui lendo tudo. Adorei a idéia do selinho para homenagear os comentaristas, um tempo atrás eu lancei algo assim, era um cartãozinho para homenagear as amigas, uma por vez e cada cartão era feito exclusivamente para elas.
    Pena eu não continuado, nem sei porque, mas uma coisa é certa: Detesto selinhos e principalmente as regras!
    Por isso criei os cartões e expliquei o motivo. Gosto de ser lembrada, homenageada, mas estes tais selinhos que rolam por aí pra mim não dá!

    Faz o pavê de maracujá, você vai gostar.
    Sabe que a a minha rotina é bem parecida com a sua?

    Adorei esta sua iniciativa sobre os coments e não engolir sapo. Outro dia recebi um comentário me chamando de porca, relaxada e por aí vai. Claro que deletei e deleto qualquer outro que venha denegrir minha imagem e eu "pessoa". Se quiser criticar algo que fiz, dizer que não gostou da cor que pintei a parede, ou da decoração que fiz, ou seja, criticar meu trabalho, ótimo, é uma opinião e será sempre bem vinda, mas criticar a mim nem pensar! Ninguém convive comigo, não me conhece então vem um safado(a) de um anônimo e fala um monte de baboseiras sobre a minha pessoa. Isto não aceito. Aliás, depois de ler isto acho que vou rejeitar comentário anônimos também. A moderação pra mim é super nescessária, pois como disse critique o meu trabalho, mas não a minha pessoa. E se houver algum comentário que me ridicularize, vai ser deletado com certeza. O blog é meu, e eu faço o que eu quero. Como você disse: Se não gostar, aperta o X e se manda.

    Querida, ótima semana!
    BjO!

    ResponderExcluir
  15. Escrevi pra caraca e acho que não foi...

    ResponderExcluir
  16. Oi Elaine,
    Esse tipo de pressão não condiz mesmo com a proposta de escrever um blog, que é para ser algo prazeroso. Acho que todos os blogueiros de bom senso entendem a questão do tempo, pois visitar, comentar e responder todo mundo é humanamente impossível.

    Comentários ruins podem até aparecer, mas sempre estará no meio de muitos comentários bons. Acredito que os bons são os que importam, os que devem prevalecer.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  17. Assino embaixo do seu post,por que eu também já passei por isso, é um saco.
    Tem que ter alegria e prazer, e escrevo quando quero, também não fico neurada com atualização diária não, e visitas quando posso e assim vai.
    Sigamos com a programação normal.
    Beijos e ótima semana! =)

    ResponderExcluir
  18. Oi Elaine!

    A blogosfera é reflexo do mundo não virtual, só que aqui temos o benefício do anonimato.

    E como tem gente carente, né? Dia desses um cara apareceu no meu blog, nem leu o que escrevi, convidou a segui-lo. Detalhe, assim como não me leu, ele não me seguiu. Eu acabei indo lá ver o blog dele, e vi que ele tinha milhões de seguidores e não seguia ninguém, e acho que nem lia nada nos blogs alheios, só queria que os outros dessem ibope para ele...rs... eu me dei ao direito de ignorar. Eu não ligo com números de seguidores, acho que isso é consequência, mas não dou ibope prá quem vem só querendo visita.

    Eu acho que aqui é espaço para interação, prazer, leveza... se não for assim melhor desistir mesmo. Eu DETESTO que me cobrem, seja lá o que for. Já nos bastam as obrigações diárias com a vida prática, concorda?

    Meu blog existe com o único objetivo de ser livre, leve e solto. Se ficar apimentado um pouco, será quando EU reclamar de alguma coisa, e ninguém mais!!!

    Grande beijo procê!

    Clau.

    Credo, fiz um post... sorry!

    ResponderExcluir
  19. Elaine, concordo com vc. Tem gente que comenta dizendo que adorou o blog e q é pra vc ir visitá-la tbm, mas daí percebe q a pessoa nem leu seu comentário...
    Mas é isso msm: vc não tem que aceitar certas coisas! Aliás, ngm tem, ne?
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  20. É o que eu chamo de crise, e vida de blogueiro não é fácil.

    O maior desafio penso que seja interagir com nosso leitores, e mais do que isso, verdadeiros amigos e companheiros virtuais.

    Parabéns por este seu blog, é massa ( mas não engorda ). Rsrs.

    Te desejo um ótimo feriado, muita paz, saúde, alegria e sucesso.

    http://cogumex.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Desabafar faz muito bem...E s
    vezes é preciso né?
    Não podemos agradar a todos...

    Um abraço;
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  22. Olha, sem querer tirar o foco do post - e já tirando - eu não vi hora para namorar neste teu dia!

    Ahahaha, que leitora abusada, hein? Não estou falando de sexo, estou falando de namoro mesmo.

    Sentar junto, fazer uma massagem nos pés, tomar um vinhozinho, conversa vai, conversa vem... E não pode ser o tempo que sobra, não! Tem que ser um tempo planejado, esperado.

    Como disse O Pequeno Príncipe:
    Se tu vens, por exemplo, às 4 da tarde, desde as 3 começarei a ser feliz".

    obs. esse post de hoje foi combinado com @patriciadaltro? As duas tratando quase do mesmo tema, gostei!

    Beijooooo

    ResponderExcluir
  23. Ei, querida!
    Escreve quando puder e mais importante quando lhe der prazer.
    E se for pra desabafar? Que seja é seu espaço e é autê4ntico e a gente adora!
    Nada se se estressar por causa de blog, hein?

    Um xero!

    ResponderExcluir
  24. Elaine, gosto daqui! Muito,muito mesmo.
    Tem um versículo bíblico q diz q nem só de pão vive o homem mais de toda palavra que sai da boca de Deus. It´s true. É verdade! Palavras alimentam, incentivam, encorajam, aliviam, desestressam, dividem, enriquecem. Principalmente as do Pai! Mais Deus é tão bondoso que concedeu esse dom "da palavra escrita" para algumas pessoas. E vc é uma delas.
    Deus olhou pra vc ao nascer e disse. Essa minha filha terá o dom da palavra escrita. Que presente bonito vc recebeu. Confesso q eu não tenho esse dom (recebi outros.. rs), então o que posso fazer é admirar "pessoas especiais" que as possuem. E porque não, me "alimentar" desses bons textos. É assim q me sinto, quase todas as vezes que visito "seu cantinho", "seu blog". Me sinto "alimentada", com suas palavras, suas frases, seus textos. Você é importante pra mim!! Obrigada por carinhosamente, inteligentemente, educadamente, sutilmente nos proporcionar, nos doar, nos alimentar!! rs
    Com carinho, respeito e admiração
    Fabi Antunes.

    ResponderExcluir
  25. Elaine,sou fã do teu blog. Sempre que recebo suas atualizações por e-mail, faço questão de ler, mesmo com dias de atraso, porque não tenho conseguido vencer o tempo, assim como você...
    Admiro sua disposição, menina! Você consegue fazer maravilhas. Entendo teu desabafo, pois o blog é um espaço que você conquistou com muita dedicação e o resultado é o reconhecimento daqueles que te acompanham... Isso é o que importa!
    Uma ótima semana para você!
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  26. Elaine,

    Acho que a maioria dos blogueiros concordam plenamente com o seu desabafo.
    O blog é seu, o espaço é seu, aqui é a extenção da sua casa e você recebe quem você quer.
    Não se pode admitir falta de educação na nossa casa, ninguem tem o direito de cobrar visitas de ninguem
    Se quer ser visitado, escreva coisas interessantes.
    Alguem se interessara e passará a visitá-lo.
    Escreva coisas do interesse das pessoas que o visitam, assim você mantera seus leitores.
    Falta de educação, grosserias, cobranças, anonimos,são agressões para serem deletadas.
    Parabéns por ter dito o que muita gente gostaria de dizer.
    Tem hora que enche mesmo!
    Se ter um blog não for uma fonte de prazer, é melhor não te-lo, mas ninguem tem o direito de tira-lo de você ou de nenhum outro blogueiro.
    Não estou falando de opiniões contrarias discutidas civilizadamente, estas são muito importantes para o nosso crescimento pessoal.
    Se não tiver contraponto em um tema que gera polemica, inclusive perde a graça.
    Porque vaquinha de presepio tambem é muito chata.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  27. Ô gente sem noção dos infernos!!!!
    Meu,não gosta do post,não gosta do blog,vai se catar.
    Odeio pressão.
    É por isso que nunca pensei em vender as coisas que eu faço.
    Se virar uma obrigação,perde a magia da coisa,entendeu?
    Desabafa mesmo,relaxa e continua.
    Eu não vivo sem vc!!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Ai, mulher!! Onde eu assino, hein, hein hein?

    Agradeço a Deus, por não ter metade dos seus seguidores, consequentemente, nenhuma cobrança.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. boa reflexão, Elaine.
    E quer saber, relaxe mesmo.
    Faça do jeito que dá, não do jeito que deve ser. senão vira obrigação e não prazer.

    Todo mundo (com cérebro e coração) sabe que vc comenta qdo pode, que visita os blogs qdo te sobra tempo. Que qdo vc tá ausente não é pq vc quer, mas é pq vc precisa. seu blog é grande, qse mil e quinhentas pessoas acompanham o blog aqui ou no mail... seria humanamente impossível dar atenção a cada um, todos os dias, nos mínimos detalhes. quem dera vc pudesse fazer isso, ficar de boa o dia todo, só coçando e escrevendo, não é?
    eu passei por um perrengue desses semana passada. Uma senhora portuguesa, começou a me xingar...detalhe: no blog dos outros hahaha, falando mal mesmo, pq eu nunca fui ao blog dela, nunca deixei comentário lá e quero massificar leitores. Detalhe: a senhora port. nunca visitou meu blog, não segue o blog e sequer deixou comentário uma única vez hahaha. o que quero dizer? a net é maravilhosa, mas tá cheia de maluco egocêntrico tb.

    que isso sirva de lição pra gente, aprender a não se estressar com quem o o quê não vale a pena. um espinho, mil rosas, é isso ai!
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine, eu entendo perfeitamente!
    Estou só começando como blogueira e já levei uns puxões de orelha, se puder leia a mensagem que postei de um dos meus mentores, fala exatamente sobre isso que vc, eu e tantos outros estão passando.
    Beijos no coração e fique bem!

    ResponderExcluir
  31. Não tem sentido ter um blog onde não possamos falar o que queremos e blogar tem que da prazer mesmo!!!

    Ah, e francamente, cobrar visita é o fim da picada mesmo... cada um tem que ler o que quer, quando der e se quer e ponto.

    E como disse a Ana Paula: "Sem cobranças, vim aqui é prazeroso pra mim. Adoro ler seus contos. bjs e desabafa mesmo que faz bem!!!"

    Cheros, até os próximos encontros!

    ResponderExcluir
  32. Oi Elaine!
    Naõ liga pra esse povo que só quer saber e puxar os outros prá baixo! Mas tem mais é que falar mesmo, o blog é seu espaço, ninguém tem direito de invadí-lo para te ofender ou te chatear. Adoro seus posts, gosto do que você escreve e venho aqui porque gosto. Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  33. Oi, Elaine
    Teu blog deve ser somente motivo de alegria para ti, uma válvula de escape para as neuras e problemas do dia a dia.
    De que adianta estar com as visitas em dia, ir em cada blog que recomendam se no final do dia voce está tensa, cansada e chateada porque não dá conta de outros afazeres que (sei lá) poderiam render mais paz de espírito para ti.
    Conecei meu blog porque crio muito, escrevo poesias desde os 28, 19 anos. E mais de 2, 3 por dia. Queria postar, ler outros blogs, visitar quem me visitava...acabava meu dia e eu nem me dava conta.
    Fiz um exame de consciencia de que não podia culpar o blog e deletá-lo. A culpa era minha por querer fazer sempre mais, dar atenção a todos, postar uma, duas poesias por dia, como me cobravam.

    Bem, hoje em dia posto uma por semana, e olhe lá. O numero de visitas caiu? caiu. Eu me importo com isso? Não. Sei que quem gosta do que eu escrevo vai lá quando dá e se dá.

    Eu to mais feliz assim S2

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  34. Oi Elaine, sinto exatamente a mesma coisa, embora meu blog seja relativamente novo e não tenha muitos seguidores, todos são muito preciosos pra mim. Minha rotina também é bem apertada pois trabalho fora e dentro e não tenho muito tempo pro blog, somente à noite quando estou em casa.
    Gosto de ler os blogs, e nem todos eu comento todas as vezes. Sigo muitos blogs que não me seguem, mas não fico triste não, porque ninguém é obrigado a fazer o que não quer né? Às vezes recebo comentários de pessoas que não me seguem, e fico muito feliz.
    Como você diz, o blog é pra ser prazeroso, senão não tem sentido.
    Se ficarmos nos cobrando e cobrando os outros, pra que blog né? A rotina diária já é estressante o suficiente, não precisamos de mais estress virtual.

    Beijo, e bom final de feriado,
    Marta

    ResponderExcluir
  35. Oi Elaine, eu te entendo perfeitamente. Também ando um pouco farta de tudo isso. Minha rotina não é tão diferente, muda um pouco que trabalho menos no trabalho e mais com filho, mas dá no mesmo no fim das contas. Esta pressão não pode existir. O blog tem que ser agradável, desestressante. Foi essa a proposta da maioria ao criá-lo. Eu atualmente uso e abuso da ferramenta spam. Pediu visita é considerado spamer para mim e não tenho medo de indicá-lo ao prêmio. Quer ser respeitado? Respeite!
    Um grande beijo e leveza, é tudo o que precisamos! A vida já tem pressões demais para fazermos uploads para cá.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Nossa, que dias loucos vc tem Elaine!
    Mas vc tá coberta de razao, blog é prazer, se nao for desse jeito, faco a mesma pergunta que vc fez: pra que ter??
    Apoiada menina!
    e desestressa mesmo, viu?

    ResponderExcluir
  37. Acho que escrever tem que ser por prazer... e ler os blogs de Amigos tem que ser por amor, por necessidade de saber como esse Amigo "Virtual" está. Nem sempre consigo ler, nem sempre estou afim de escrever mas você está sempre em minhas orações e pensamentos. Beijos, fique com Deus

    ResponderExcluir
  38. Há algum tempo eu venho percebendo que o egocentrismo das pessoas tem chegado a níveis estratosféricos. A minha impressão é de que alguns leem os blogs alheios querendo que cada um deles fale o que ele quer ler e não o contrário.
    É tudo muito louco.
    Eu ultimamente tenho tido dificuldades de visitar todos os blogs que gosto, e olha que não tenho nem metade do fluxo de comentários, visitas e cobranças que você, frô.
    Se eu te visito é porque quero ler o que VOCÊ tem a dizer, se nesse interim rolar uma troca, é lucro, cobrança, em qualquer setor da vida, é uma porcaria, porque nada que é feito por obrigação é legal.

    Acho mega justo o seu desabafo, e mais aidna, providencial, porque nesse mundo bloguístico, cobrança é a última palavra que deveria ser escrita. Muitas coisas eu já ignoro pra não ter que me estressar.

    Se cuida, bonitona, porque a vida é longa e a gente acaba encurtando quando se estressa!

    Xerinhos
    Paty, a comentarista excelente!!! kkkkkkkk #tômeachando!!

    ResponderExcluir
  39. hehehe, rodar a baiana faz bem!!!
    Bj
    Ah, e o paninho que entrou na sua promoção? Quando sai o sorteio? Será que perdi alguma coisa :/

    ResponderExcluir
  40. OI Elaine, imagino a pressão de ter um blog com muuuuuitos seguidores e a barra que deve ser retribuir tanta admiração. No meu comentário sobre o seu post comentarista excelente, que eu nem tenho certeza de ter sido enviado, escrevi sobre a importância da reciprocidade entre blogs e não sei se foi isso que despertou seu desabafo.
    Quero dizer que NÃO estava de forma alguma me referindo a você, pois pelo pouco tempo que te sigo já deu para perceber que você não é do tipo de blogueira que não esta nem aí para os blogs alheios e sim faz o melhor que pode para equilibrar um dia a dia corrido e atender milhares de seguidores que no seu caso, não linguagem figurativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Elaine!!
    lendo seu post, acho que toda blogueira responsável passa por isto.
    Eu, com o blog ainda novo, já recebi comentários que meu blog era fraquinho...etc e q se fosse eu deletaria o blog. Me abati, mas depois raciocinei com mais clareza e tá lá meu bloguinho.
    Como disse a Clau Finotti, livre leve e solto, pois vou postando quando dá, não consigo visitar os blogs que gosto todo dia, mas na medida do possível passo pra dizer um oi.
    Acho que este " povinho" da cobrança tem que ser desconsiderado, desconectado e ponto.
    O blog deve ser algo de prazer mesmo, se virou obrigação...não deve continuar, temos inúmeras cobranças diariamente, inclusive as mais pesadas, que são as nossas cobranças internas!!
    Relaxa mesmo Elaine!!!!!!!
    Continue assim, porque esta é a sua essência!!
    bjs
    Edna Santos

    ResponderExcluir
  42. Oi Elaine!
    Olha, eu tenho bem poucos seguidores no blog e jah sinto certa pressão para postar algo, imagina vc com mais de mil. Mas a maioria aq tem blog e entende perfeitamente a dificuldade de conciliar vida virtual e real, ainda mais qd elas se cruzam. Tds seguimos vc pq gostamos e mt do seu espaço e do modo cm vc o conduz, com seu jeitinho divertido e reflexivo, que ultrapassa as barreiras do monitor. Aliás, sabemos bem tb q vc faz o q pode e da melhor maneira possível. Os q ñ sabem e/ou ñ entendem ñ merecem crédito algum da sua parte. Continue sendo vc msm e ñ deixe q eles t atinjam. Vc eh mt maior q td isso. Pelo q pude perceber, boa parte do país está aq representada por um e por outro, nos comentários, t apoiando.
    Sua felicidade e paz são mais importantes.
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  43. Oi Elaine... faz bem desabafar mesmo. Em um dos meus blogs já tive que tirar os comentários anonimos, eu que não vou ficar aguentando ofensa de criancinha(sim, porque pelo jeito de falar já dá pra saber). Uma coisa que eu gosto no seu blog é que você é sincera... sempre me sinto bem vindo aqui!

    ResponderExcluir
  44. Eu te entendo, Elaine! Esse ritmo é bem pesado mesmo, o tempo nunca é suficiente.

    Faça o que for melhor pra você, postar por obrigação acaba tirando o prazer :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Oi Elaine...eu tbm estou assim. Me preocupando demais com o blog e o prazer de blogar indo embora. Tá cheio de gente mal educada e sem noção por aí, achando que blogueiro é um bando de desocupado e que passa o dia na frente do computador sem fazer mais nada.
    Hoje não sinto o mesmo prazer com o blog de quando tinha poucos seguidores. Mas...qdo me encher de verdade paro com tudo. rsrs
    Adorei seu desabafo, vc é sempre muito sincera.
    BJs

    ResponderExcluir
  46. Vc esta certíssima!
    Não tem que engolir desaforo,não!
    E essa roubada de 'me segue!tô te seguindo' é o ô!
    Imagino a loucura e correria que seja tua vida!
    Sei que me visita qd tem tempo!Não se amole!
    Continue escrevendo,eu virei te ler toda vez que atualizar!
    Um beijo e boa semana!
    Afrodite

    ResponderExcluir
  47. Adoreiiii, é isso ai, estou com você,Blog não é escravidão e comentários grosseiros não temos que aceitar.
    Amiga eu tb adotei isso faz tempo, quase não consigo respirar de tanta coisa pra fazer, então meu blog tem que ter o meu ritmo.Esse dias mesmo fizeram um comentário no meu blog de forma muito agressiva.Mandei o recado na hora rsrs.
    Querida sucesso ai e tudo de bom para vc.Bjos

    ResponderExcluir
  48. Cara amiga um blog serve para descontrair, quando tiveres tempo para ele tudo bem , não vale a pena stressar, quem não gosta paciençia, voçe é que comanda a sua vida mais ninguem. Continua com o bom trabalho, cá estaremos para ler seus desabafos e muito mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  49. Esse tema merecia uma campanha, assim como fiz aquela contra as letrinhas chatas de conferência nos comentários.
    Eu te entendo perfeitamente, e só respondo aos coments quando posso, post mais ou menos uma vez por semana quando possso tb
    e tem gente que fala que eu tô sumida simplesmente pq não posto todo dia e não corro pro blogs delas todo dia tb.
    Simplesmente pq a minha vida pessoal (real) minhas atividades fora Net, são importantes tb e tomam o meu tempo.
    O blog é para distrair, pra fazer amigos, pra divulgar trabalhos de quem quer...
    quem vive na net e não tem outra coisa pra fazer, tudo bem que aproveite!
    mas não cobre o mesmo das outras pessoas...
    assim como vc eu tb tenho casa, marido, filha, gato, cachorro, sogra,sogro, trabalho em dois empregos e tenho que dar conta de um site ajudando o meu marido.
    Pois é,
    quem gosta de você por você , vai continuar vindo aqui, lendo você e te entendendo. O resto faz o seguinte, não liga.Relaxa!
    Eu faço exatamante isso.
    Bom feriado!
    Beijos
    :*

    ResponderExcluir
  50. Olá amiga, um desabafo faz bem, uma semana abençoada para ti também, beijocas

    ResponderExcluir
  51. Elaine
    Se você ficar um tempão sem passar pelo meu blog, mesmo assim eu vou vir aqui. Porquê? Porque gosto das coisas que escreve, me interesso por elas, aprendo, discuto com outras pessoas, então, não se sinta culpada por não poder ir a todos os blogs. Mesmo que você tivesse o dia todo só pra fazer isso, seria loucura.
    Vou contar uma coisa: Tem um blog que eu sigo, e gosto muito, que a garota quase que não comenta em nenhum outro blog. Ela trabalha o dia todo, é casada, dona de casa, cozinha (super bem), então, só dá tempo para preparar os posts, coisa que ela não deixa de fazer diariamente. E são muito bons. Então, eu a visito sempre mas nunca espero nem fico brava por ela não vir ao meu. Eu gosto e pronto.
    Eu acho que deve ser assim.
    Então, de minha parte, eu sempre estarei por aqui, ok?
    beijos

    ResponderExcluir
  52. Vixe! me cansei so de ler!

    Como assim não tem jantar? pizza? sanduiche? espetinho? ui?

    Beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  53. Elaine, ótimo o seu desabafo. Vi em outros blogs que são tão excelentes quanto o seu as pessoas com essa mesma angústia. Quando entrei no seu blog e deixei um comentário pela primeira vez você foi gentil, retornou a visita. Mas mesmo se não tivesse retornado eu continuaria (como continuo) passando sempre por aqui. Cuide de você querida, invista energia no que for bom. Não carregue junto com vc essas coisas negativas que pessoas em qualquer contexto podem tentar espalhar. Escolha apenas o que serve para você. Isso não é egoísmo, nem falta de educação. É autoconhecimento. Demorei bons anos e fazendo psicoterapia para aprender sobre isso. Beijão e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  54. Oi elaine,
    Eu tenho pouco tempo de blog, e já tive algumas situações desagradáveis,mas penso o seguinte:aquilo que não me faz bem,não me faz falta.é vc esta correta,tem que ter prazer no que faz,caso contrário vira obrigaçaõ.
    Que Deus continue te abençoando hoje e sempre!
    com muito carinho,lidiane.

    ResponderExcluir
  55. Ah, Elaine, se virar escravidão não tem graça. Então relaxa e deixa a vida de levar ( ah, como falar é fácil...) Bem, seja o que Deus quiser. Boa sorte para todos nós.

    Beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  56. você mal educada, bah, nem pensar, olha que fiquei muito feliz quando você me respondeu por email, um post seu que tinha uns 50 ou mais comentários, fiquei pensando, nunca que iria me responder, porque é um blog daqueles de ler com a boca aberta, de passar horas do seu dia a ler e reler, com muiiiiitos seguidores, sabia que não daria nem tempo para que respondesse cada um deles, era loucura imaginei, até falei isso no meu blog, que tem gente com meia duzia de gatos pingados seguindo e se sentem superiores, e o blog que eu citei lá foi o seu, que com, muitos leitores, muita gente comentando, mesmo assim teve um tempinho do seu dia a dia agitado para mim, detesto esse tipo de coisa, me segue lá, dá uma passadinha no meu blog, as vezes nem é o que queremos ler, segue quem quer e lemos o que nos dá prazer, e o seu blog minha querida, você pode até não me responder, nem me seguir, só basta escrever, e continuar a escrever, que sempre terei o maior prazer em ler, bjk

    ResponderExcluir
  57. Elaine, posso soltar um sonoro UFAAA?
    Em muito menor escala, é claro, mas como eu me identifiquei com tudo que vc falou!!!
    O blog começa mesmo com a gente achando (doce ilusão) que basta escrever alguma coisa, de vez em quando, e ponto.
    Mas aí vem todo o relacionamento decorrente, a atenção que se quer retribuir, oferecer...
    Também gosto de ler com calma os posts dos amigos. Não tenho jeito de comentar só pra dizer "to passando por aqui, ok?"
    E nem sempre dá tempo, imagina então com o blog do tamanho do seu...
    Tem outra coisa que me identifiquei demais! Sou totalmente avessa a cobranças. Elas costumam ter o efeito inverso sobre mim. Sei que é um defeito, mas sou assim.
    Olha, seu desabafo serviu para me aliviar também, e muito!! Tenha certeza disso. :)
    Obrigada de coração!!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  58. Amigaaaaaaaaaaaa, que barra!!!
    Caraca, quando li seu comentário no meu post da "ostra", pensei: "Elaine???? Duvido que "precise" desse texto." Porque vc é uma das pessoas que conseguem envolver qualquer "grão de areia" com amor, com brilho, envolvendo sem mágoas... sei lá... caraca, não dá pra acreditar que alguém passe por aqui ou mande e-mails para dizer à vc qualquer desaforo que seja!!! Não fique mesmo chateada com nada disso! Vc é suuuuper atenciosa, messssssssmo! Disponibiliza ajuda sempre! Eu com meus pouco mais de 100 já estou sem dar conta de responder e visitar... kkkkkkkkkkk Amiga, não deixe de escrever mesmo! Adoramos te ler! E entendemos perfeitamente que embora sua presença seja constante aqui, vc tem uma vida normal além da tela!!! Deixa esse pessoal "bobo" pra lá!!!! (na verdade eu queria dizer baba K!!!! rsrsrsrs)
    Beijos giga pra vc!!! Que Deus a abençoe e a preserve essa pessoa maravilhosa que vc é!!!

    ResponderExcluir
  59. Esta explicado o sucesso do blog por que apesar de você ser uma pessoa super ocupado você consegue achar um tempinho para se dedicar ao blog.

    ResponderExcluir
  60. Esta explicado o sucesso do blog por que apesar de você ser uma pessoa super ocupado você consegue achar um tempinho para se dedicar ao blog.

    ResponderExcluir
  61. Todas nós passamos por isso né??

    O mais curioso é que, quando vc aparece sempre, alguns tb aparecem, mas se vc some, por algum motivo, eles vem reclamando, ou somem também...
    Por aqui a compreensão é rara...rs

    bj

    ResponderExcluir
  62. KKKKKKK
    Adorei, sinto exatamente a mesma coisa. Sinto que sou bem parecida com você. Gosto muito de escrever, me sinto bem, apesar de ser infinitamente menos experiente que você. Estava pensando em fazer um poste sobre bullying. Porém ao ler o seu, que por sinal tá ótimo, vou apenas linkar no meu blog e pegar o selinho, ok?
    Grande abraço e seja sempre você mesma, isso já te faz uma vencedora, te admiro e aprendo muito...

    ResponderExcluir
  63. É muito chato este tipo de cobrança, também tento responder a todos, mas sei que é difícil, mas não estresso, vou lendo e respondendo, acho que o mais importante é que respondo com carinho e respeito. Gostei do seu blog desde a 1° visita e vou voltar sempre que puder. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  64. É muita correria né? Nossa vida não se resume só em blogar. E se um dia você deixar de blogar, por causa de cobranças abusadas, vão se entender comigo rs
    Eu só quero continuar te lendo e tendo o prazer de te ver aqui.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  65. Muito booom!!
    Gosto daqui pq encontro sempre sinceridade e autenticidade!
    Pra mim estes adjetivos são sinônimos de "ela é uma pessoa em que se pode confiar".
    Continue assim, garota!
    E mantenha o "botãozinho" em mode ON. Rsrsrsrsss...

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  66. Elaine,

    Que post perfeito! Digo isso por ler seu desabafo e sentir afinidade de cara.

    Criar um blog, ao menos para a maioria de nós, é como sempre digo: é para relaxar, distrair, conhecer e estabelecer elos, fazer amizades, aprender, descobrir. Mas nada que vincule à obrigação.

    Mesmo quando se trata de um blog pequeno, assim como o meu (=D), não tem como conseguir conciliar diariamente as obrigações da vida real com a virtual. Já me peguei deixando de fazer coisas prioritárias na vida real para dar conta da virtual, mas me toquei que as coisas estavam invertidas. E estou tentando ficar mais "zen" quanto a isso.

    Não visito um blog para que este se sinta na obrigação de me visitar, gostar do meu conteúdo, comentar e interagir. O que vem depois da visita é lucro.

    Não suporto cobranças na vida real, quem dirá na virtual. Creio que tudo depende da reciprocidade mais o tempo que se tem para dedicar a isso tudo aqui. Como você disse, a partir do momento que blogar não nos trazer prazer, perde-se o real motivo pra estarmos nesse mundo.

    Eu te visito porque gosto do seu blog, do conteúdo, amo vir aqui e refletir, mas jamais cobrar. Nada de infrigir o livre arbítrio e querer impor uma situação.

    Apoiadíssima em cada palavra desabafada neste post. =]

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  67. oi Elaine- nossa- eu queria este post pra mim- posso levar-
    eu tb estou passando por isto, sabe que as vezes de madrugada acordo pensando que tal pessoa me fez tal pergunta, que eu não respondi.. que eu desabafei no twitter - sobre coments - e que gosto de comnets grandes e não aquele velho -
    -que lindo!
    -oi to te seguindo , me segue tb-
    bem que me falaram que quando o blog cresce , ia chover coments assim, emails então - tem uns que eu abro e nem respondo - uns me massacrando, me deixando triste, uns legais, me elogiando que eu nem sabia o b em que eu tinha feito pra ela...
    e sobre o bulyng - é venho aqui e leio tudo -
    eu sofri muito quando pequena e ninguem imagina...nem minha mãe sabe disto- e naquele post que fiz sobre o mehor de mim, recebi tantos coments , tantos emails maldosos e ainda continuo recebendo - falanado que eu me acho, quem eu penso que sou...
    ora eu sei quem eu sou..e o melhor de mim, a parte externa pra mim tem importancia porque só na maturidade me descobri bonita, apesar de meus defeitos geneticos - dai que eu apaguei este post - num momento de raiva , de emoção , porque estas pessoas nem me conhecem , nem sabem da vida da gente e vem falar um monte de merda e mexe com algo que estava lá escondido- e chego aqui e leio sobre isto= no meu tempo nem tinha nome - tinha que aguentar calada-era frescura...
    e voltando aossunto de postar - o que tu quer falar- te invejo por isto - porque eu não consigo, expor tão fácilassim, e as unicas vezes que tentei falar o que sinto me dei mal..
    muito bem colocado -
    porque eu simplesmente estou com trezentos post para responder - e sei que não vou dar conta - ainda mais agora final do ano - artesão trabalha pra ganhar um pouquinho mais
    é isto aí elaine - mulher corajosa-
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  68. Amiga

    Nesse post não vou falar muito porque vc já disse tudo e mais alguma coisa que lavou a sua alma e a de muita gente tb inclusive a minha.
    Se quer paparico vai procurar a sua turma.
    Quem te conhece nas leituras diárias sabe que aqui no que você escreve respondes sem sentir ao que gostariamos de ouvir.

    Desabafou, tirou a tensão ... então chuta o balde e não liga para eles não... faça o que podes e dá para fazer e pronto.

    Beijos e uma linda e abençoada semana para vc tb.

    ResponderExcluir
  69. eLAINE, COMO ASSIM? fARTA DE GRSSERIAS? cOMO É QUE ALGUEM SE OCUPA DE USAR O tEMPO (TAO PRECIOSO tEMPO) PARA ESPALHAR GROSSERIAS! DELTTA, EMSO! bJS!

    ResponderExcluir
  70. Bem-vinda ao clube!!
    Depois de tantos anos na blogosfera, reconheço de longe quem será o próximo a se sentir sob tensão e o mais que pior, se sentir usado e abusado até o sabugo! Porque os leitores jamais estarão satisfeitos e não importa se você faça por prazer. O último post sempre terá que ser o melhor que o anterior, senão você passa a ser questionado, principalmente pelos assinantes de feeds. E se você não posta durante dois dias? Vem logo alguém perguntar "Cadê você?" "Espero que esteja tudo bem". Gosto muito que se preocupem comigo, mas sempre antecipo o pensamento antes mesmo dele ser veiculado. Podem dizer nos comentários "Você escreve super bem" ou qualquer elogio similar a isto, no entanto, se você resolver fechar o blogue, vão bater o pé, não te deixarão e pior, se você fechar, uma semana depois param de acessar o seu blogue - Porque para ser lembrado você precisa "circular".
    Elaine, cansei disso a muito tempo e adotei o "Slow Blog" - um movimento adotado por aqueles que querem viver bem no mundo blogueiro sem estresse. Vem com a gente!!
    Se não blogo, nego! Posto quando dá!
    Qualidade de vida, sempre!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  71. Bom dia Elaine!
    Acho que você falou o que muitos tem vontade.
    Além de desabafar, você disse verdades que incomodam.
    Também passei um tempo deixando de postar o que realmente queria para não ser indelicada com ninguém ou que os outros achariam.
    O blog é meu e boca no trombone sem ofender ninguém.
    Valeu!
    Xeros

    ResponderExcluir
  72. agora imagina para você nos que somos poetas, que gostamos de ter a alma livre e solta, a sair pelas ruas a passar temporadas ausentes, eu já perdi muitos leitores devido a isso
    mas abstraio ^^

    é muito bom ter um blog

    a pesar de as vezes acabar ficando sob essa pressão

    abraços

    te pressiono a conhecer huahuahuahua

    ah e te seguindo

    http://tallesazigon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  73. Elaine, sabia que já fiquei uma semana sem blogar justamente por causa dessa pressão?
    Me sentia muito mal com o fato de postar alguma coisa que tinha vontade, mas ao mesmo tempo não ter condições para retribuir as visitas e responder a todos os comentários.
    Por tempos fiquei com a pergunta: "A vida já é uma pressão, para que ser pressionada com o blog também?"
    Agora estou fazendo o que posso e quando posso. Tá, confesso que não é tão simples assim, mas estou tentando.

    Bjinhos,
    Ale

    ResponderExcluir
  74. Ah, vc tá certa, querida! Relaxa... não adianta ficar se matando pra conseguir visitar todo mundo. Nunca dá, de fato. Quando eu acho uma brechinha de tempo, eu aproveito pra visitar o povo, me atualizando nos posts e td o mais. Mas se não deu, não deu, fazer o que, né? E eu também não cobro visita, se muitas vezes nem eu mesma tenho tido como visitar os outros...

    E quanto aos mal educados, nem comento! Ninguém merece, né? :S

    Bjs!

    ResponderExcluir
  75. Elaine,

    O Que dizer, além de que compartilho todo este sentimento.
    A euforia do blog estar sendo lido, de eu estar sendo lida. E hoje não tenho mil seguidores, mas cem, o que para mim já foi um espanto ! E como manter esta rede social com filhos pequenos, casa e trabalho?? Bom, vamos relaxar e curtir. Porque se não, não vale a pena.

    Deixo a você um abraço de pura solidariedade.

    ResponderExcluir
  76. Oi Elaine!

    Sábias palavras... Relaxe e curta seu blog, afinal ele é "seu", foi criado para te trazer felicidade... Um super beijo Paty!

    ResponderExcluir
  77. Elaine,

    Adorei, saio daqui com a alma lavada. Bravo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  78. Primeira vez que venho aqui e já amei, ameeeei este post, sabe pq??? pq eu penso exatamente a mesma coisa. Tbem ando super sem tempo de retribuir as visitas e se não for com prazer prefiro nem fazer. Não vou mais ficar me torturando.

    Quanto a comentários do tipo "estou te seguindo, me segue tbem" eu nem dou "ouvido". só sigo, só comento qdo me identifico, não tenho obrigações com outros. Jamais sigo um blog ou comento nele pq me pedem... afff. E olha que meu blog é novinho e não tem a metade dos teus seguidores hehehe, imagino como é para vc.

    Beijos

    ResponderExcluir
  79. Oi Laine, te entendo e sei como é isso.
    No comeco eu nao sabia muito bem o que fazer e como agir.

    Fui achando o o meu caminho.
    Se gosto do que a pessoa escreve vou voltar independente da pessoa me visitar. Isso nem entra em questao ao menos na minha cabeca nao.

    Eu tb tenho um dia tumultuado que comeca às 6 e 10 da manha e só paro à noite. Nao tenho empregada e nem diarista tb faco tudo por aqui e visitar os blogs diariamente nem dá pra mim.

    Bom desabafo.

    Boa terca prá vc.

    Bjao

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…