Design: o desenho de seu blog como você nunca viu!

em 24 de novembro de 2010

Conforme eu prometi semana passada, e promessa é dívida e dívida eu pago quando posso, eis-me aqui para pagar o que devo…

Hoje vamos conhecer intimamente (ui!) a aba Design de seu blog!

Para começar quero explicar uma coisa importante: antes de disponibilizar o recurso Design de modelo o Blogger denominava a aba Design como Layout. Alguns tutoriais mais antigos trazem Layout, mas agora o chique é dizer Design, para significar exatamente a mesma coisa… e nós somos chiques, benhê

E o que é Design, em termos blogueiros?

Design é o ‘desenho’ do blog, a forma como ele é distribuído em seus elementos de página e disposição das colunas, tanto coluna do post (wrapper), quanto a sidebar.

Agora vamos mexer no Design?

Para começar clique, lá no painel de acesso do seu blog, na aba Design.

Veja como é meu Design do blog de testes:

image Neste blog de testes a sidebar está à esquerda. Eu tenho feito alguns blogs mais leves com sidebar à esquerda, mas quando o blog é mais pesado o ideal é que a sidebar seja à direita sempre. Sabe por quê?

Porque os códigos html (linguagem que o computador entende) que fazem seu blog existir são lidos de cima prá baixo  e da esquerda para a direita. Isso quer dizer que a página começa a carregar do topo sempre à esquerda. Então, se sua coluna dos posts está, assim como o meu Um pouco de mim, à esquerda, quando alguém abrir seu blog a primeira parte dele que vai aparecer serão os posts. Daí, mesmo que existam muitos gadgets na sidebar o leitor não fica esperando demais para ler… ele vai lendo enquanto o resto dos blog, à direita, carrega. Mas se seu blog é levinho isso é irrelevante.

*Para saber o tempo que seu blog leva para carregar leia este post: Como ser um blogueiro legal em 14 passos.

Agora vamos olhar a aba Design:

Para começar você vê a navbar nativa do Blogger. Atualmente existe a opção de escolher uma navbar transparente, tanto claro quanto escuro. Como a Meri disse uma vez já não é mais consenso entre os metablogs que a navbar seja obrigatória. Mas prudência nunca é demais, e o Blogger oscila muito de postura. Eu tenho 2 dicas sobre a navbar: uma para ocultar definitivamente e outra para brincar de esconde-esconde. Se houver interesse eu posto o PAP qualquer dia. Por enquanto, para mudar a cor da navbar clique em Editar.imageDepois de escolher clique em Salvar.

Continuando:

Agora veja os Elementos de página, ou Adicionar um gadget.

*Gadget é o nome que é dado aos recursos, nativos ou não do Blogger, que podemos adicionar ao nosso blog sem necessitar mexer no código-fonte do mesmo.

Então… aí está um dos maiores problemas de muitos blogs: excesso de gadgets.

Quando digo excesso eu me refiro a coisas pesadas, que travam a página e a sobrecarregam. Exemplo? Animações em flash, contadores, relógios, calendários, players, slides. E dezenas de selos…

Se você não vive sem esses acessórios eu recomendo que eles sejam sempre colocados ao final da sidebar, jamais no topo da coluna do post e jamais no começo da sidebar. Se um deles travar, estando no começo do blog, todo o resto trava e não abre. E lá se foi um leitor… E cuidado onde pega os contadores de acesso ao blog: eles são os campeões em se tratando de vírus.

Assim como há coisas dispensáveis  na sidebar dos nossos blogs, há coisas que não podem faltar! Veja a lista:

  1. Caixa de pesquisa: para adicionar (este ou qualquer outro gadget nativo do Blogger) clique em Adicionar um gadget, role a janela que abrir e encontre Caixa de pesquisa. Configure a seu gosto e insira no blog.
  2. Arquivo do blog: vai por mim, facilita a vida do leitor.
  3. Marcadores: se um leitor entra em seu blog e gosta de certo assunto ele pode ficar mais tempo lendo e se envolvendo com seu blog se encontrar o assunto que o cativou bem à mão. Insira marcadores em seu blog, relacione seus posts por assunto. Exemplo? Se você quiser ler todos os meus artigos sobre Dicas para blogs basta clicar no item de marcador Dicas para blogs. Facilita, né?
  4. Opção de contato: pode ser um formulário,  pode ser seu email, ou o email do blog. Eu sugiro um formulário, pois deixar um email exposto assim é arriscado.
  5. Tradutor: sim, a blogosfera é internacional! E sem tradução eu não teria comentários em russo… sim, eu tenho um leitor russo mesmo… e certamente você também tem leitores que não falam português.

  Estranhou a falta do desejado Seguidores? Ele é importante, mas não é indispensável. No Wordpress não tem, e há blogs muito bons vivendo sem…

Para terminar:

Há gadgets que não são nativos do Blogger. Normalmente esses gadgets são inseridos em forma de código HTML/JAVASCRIPT. Para inserir qualquer código externo ao Blogger basta escolher esta opção HTML/JAVASCRIPT e colar o código do gadget desejado na janela que abrir. Simples e sem dor…

Dentre os nativos do Blogger os gadgets mais comuns são:

  • Imagens - é assim que colocamos imagens em nossa sidebar;
  • Texto -  quando queremos deixar algumas palavras na sidebar, como boas-vindas por exemplo;
  • Lista de blogs, ou blogoll - os blogs que gostamos, que seguimos ou não. Todos podem ser colocados em nosso blogroll. Basta adicionar o gadget e ir seguindo as indicações na tela.
  • Lista de links -  tanto pode ser na sidebar quanto em forma de Linkbar, ou barra de links sob o cabeçalho. Não é menu, é LinkBar. Está no meu palnejamento ensinar o PAP de uma LinkBar…

Certo?

Com este artigo nós encerramos a primeira parte da série Criar um blog.

Semana que vem vamos falar sobre Como escrever e postar em um blog.

Será bão… vamos nos divertir muito…

 

Este artigo faz parte de uma série: Criar um blog.

Veja os artigos anteriores:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

*E para complementar o assunto Gadgets essenciais para seu blog siga o link e leia mais do assunto, de um outro ponto de vista, desta vez pela visão das Doces verdades.

linezl0

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

40 comentários , comente também!

  1. Tem tudo a ver com o post da @docesverdades sobre gadgets! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. ELAINE QUERIDA.
    VC ME COMOVE.
    OBRIGADA SEMPRE POR SER QUEM VC É E DO JEITINHO EXATO QUE É.
    SEMPRE ESTAREI AQUI.
    BJUIVOS NO SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Eu só posso cada vez mais aplaudir esse despreendimento todo.Muito legal isso!beijois,tuuuuuuuuudo de bom e SEMPRE!!!chica

    ResponderExcluir
  4. Bom, conheci vc pela Fer Realli, e daí que colei aqui, rsrsrsrs vivo pegando suas dicas e pensei -" Vai lá agradecer né ??" Daí que cá estou, agradecendo por sua boa vontade em ensinar tantas coisas boas e úteis.

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  5. Nossa, tudo tão claro! E eu demorei um pouco para aprender tudo sozinha! rs
    Sobre o carregamento da página foi uma ótima informação, eu não tinha ideia.

    Bjinhos,
    Ale

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine.
    Suas dicas são ótimas e claras, até eu estou conseguindo melhorar o blog sem muitas dificuldades, estava pensando e pedir ajuda pra algumas coisas, mas estou chegando lá, não consegui direito ainda são as páginas. Mas sou teimosa e em ultimo caso peço socorro.Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elaine!
    obrigada por você trazer tudo tão explicadinho pra gente!
    No meu último comentário eu disse que nem sabia como apagar um comentário...fui até lá, escarafunchei um pouquinho e consegui! Também aproveitei e coloquei moderação e janela pop up. Tô me sentindo!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  8. Elaine
    Aprendi mais uma com você hoje, quer dizer, o meu blog já é assim, os posts do lado esquerdo, mas não sabia que isso era melhor para o carregamento do blog.
    Outro dia perguntei a uma pessoa com quantos DPIs ela colocava as fotos e ela me respondeu que simplesmente passava da máquina para o computador e postava.
    Expliquei então que ela deveria baixar os DPIs para as fotos não ficarem muito pesadas e mais demorado para carregar.
    Mas acho que aqui todo mundo faz isso não?
    Olha, legal mesmo essas suas aulas.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Elaine,
    Eu estou sempre aprendendo por aqui. Nunca tinha me tocado desta questão da forma de carregamento das páginas (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

    Sabe com relação ao contador de acessos, antigamente eu usava o Sitemeter, mas depois que o Blogger disponibilizou o gadget de "Estatísticas do Blog", eu passei a usar este, apesar de não ter tantas opções de configuração.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Flôr,entendi o recado,vou correndo lá no cafofo fazer uma limpeza, mais uma vez obrigada
    bjos mil

    ResponderExcluir
  11. Eu já revirei esse código do Blogger do avesso e já fiz coisas muito legais em termos de alteração gráfica, principalmente. Hoje eu tenho preguiça, embora eu me garanta ainda. Mas um tutorial bem claro e explicadinho como o seu sempre cai bem.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Oi, Elaine!

    Acabei de conhecer o seu blog. Entrei para procurar uma determinada dica e fui capturada por várias. Maravilhoso!
    O que mais me chamou a atenção, além das dicas interessantes, foi o tom que você imprime aos posts: leveza, simplicidade. Muito bom.

    Abrç!

    ResponderExcluir
  13. Acho bárbara essa tua iniciativa de ensinar a galera a mexer no blog!
    Eu levei muita surra até aprender,e até hoje mexo de curiosa que sou...
    Vc esta de parabéns,Elaine!
    Um beijo
    Afrodite

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine, eu já consegui fazer o sidebar ficar centralizado ... o Fabiano me mandou por e-mail o que eu deveria fazer ... ficou bárbaro.
    Agora só falta fazer o selinho para que minhas queridonas "me levem" ... rssss, eu chego lá !!!
    Beijokas e obrigada
    meumundocordeabóbora

    ResponderExcluir
  15. Elaine
    Adorei o post... quando eu descobri esta aba de design me senti o máximo!!! rsss. Eu ainda estou explorando, mexendo no meu blog, mas tive que parar porque estou sem o note... Tem várias coisas que preciso aprender e fuçar...
    Sabe o que ia te perguntar? Você conhece o windows live writer. Eu uso para blogar... porque funciona como um word para blogs... fica a dica! Ele é facil de mexer e configurar. Para blogueiros que tem mtos problemas de queda de conexão, é fantástico, porque vc pode escrever tudo no computador, ir salvando nele e só no final "postar no blog".
    Beijos
    lelê

    PS> só não faço um post sobre ele, porque não é mto assunto do meu blog, mas fica pra vc a sugestão... eu e as minhas sugestões!
    PS2> obrigada pelo carinho ontem... vou em recuperar. A minha terapeuta quer que eu tire 2 dias do trabalho, me chamou de louca de ter ido trabalhar... porque estou sob calmantes... mas vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  16. Hoje não vou comentar. Só elogiar.
    Vim fazer minha primeira visita.
    Vim por uma amiga e aqui encontrei outros.

    ResponderExcluir
  17. eu amo mexer e sonho com um desing para o meu blog que farei quanto tiver dinheiro pois não sei mexer nele

    grande abraços e obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga.
    Tô melhorzinha sim,afinal não tenho outra saída.
    A morte é um treco estranho né,pega a gente desprevinido e aí é complicado.
    Mas tenho vcs,que me ajudam tanto,aí vou ficando em pé de novo.
    Um beijão e muito obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine!
    Conheci seu blog através da indicação da Fernanda Reali e do Alexandre do Lost in Japan, já aprendi muito com suas dicas.
    Adoro esse seu jeito divertido e descontraído de ser.
    Bjs, Rosa.

    ResponderExcluir
  20. Hummm foi ótimo pq fucei, fucei e consegui arrumar algumas coisas que estavam me incomodando. Questões de organização mesmo, tava achando o sapato do gato uma zona! kkkkkk
    Mas não consegui encontrar o tradutor nem inserir os marcadores. Ele está la na sidebar mas não sei como criar as "etiquetinhas"

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas, acabei de esclarecer uma dúvida.

    BJS!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a aula, eu as tenho acompanhado, e eu que sou quase "virgem" em termos de blog...com estas aulas estou tento mais tempo para atualizar meu blog....e já vi que falta colocar os marcadores ..esse eu achava que não era interessante...rsrs. coloquei tudo de forma intuitiva...agora poderei fazer de forma racional...
    Obrigada!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  23. Elaine,
    Passa lá no Confissões e pega o seu selo de natal!
    E dá uma olhada na postagem...
    Presentinho pra quem eu linkei!
    Não precisa repassar!
    É só pegar e colar,tá?
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Saudações Literárias...
    Passei por aqui e achei bem interessante seu espaço. Parabéns!
    Mas não me atrevo a modificar meu blog, está arriscado d'eu perder tudo que tenho lá. kkkkk... Sempre que eu puder voltarei.
    Abraços de Luz.

    ResponderExcluir
  25. Estou pegando varias dicas com você.
    Como não sei HTML. apanho muito e fiz o meu blog na marra, tentando, errando e acertando as vezes.....rs
    Agora esta dando pra consertar muita coisa e eu só tenho a agradecer a sua gentileza e generosidade em compartilhar.
    Parabens pela serie de posts.

    bjos

    ResponderExcluir
  26. Elaine

    Como coloco um tradutor?

    Abs

    Gilson

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho que voltar cá com tempo e calma para absorver toda a informação...
    Inté

    ResponderExcluir
  28. Olá Elaine

    Mas que blogue fabuloso!

    Quanta coisa interessante há por aqui!

    Estou espantada...

    Pela parte que me toca, Obrigada.

    Olhe, amiga

    Informo-a que há lá no meu cantinho um desafio para si.

    Quero que se sinta completamente á vontade de o aceitar ou não.

    Já tinha saudades suas

    Um abraço

    viviana

    ResponderExcluir
  29. Eaine
    Minha amiga isso é mais do que uma aula. Tem coisas que você explica em detalhes que levei séculos quebrando a cabeça.

    Espero que chegue logo na parte de compartilhamento, pois estou quebrando a cabeça para que o meu aceite, pois já tentei várias opções de HTML e nada. Quando consigo sai no inicio da postagem e não no rodapé.

    Beijos e uma linda e abençoada noite

    ResponderExcluir
  30. Olá Elaine.

    Apesar de esta ser minha primeira participação direta, sou tua leitora já há algum tempo. Teu blog é uma perfeição!!

    Bom, hoje vim trazer um presentinho pra você. Espero que gostes...

    http://ojuararidan.wordpress.com/2010/11/24/o-premio-dardo-acertou-meu-blog/


    Abração!

    ResponderExcluir
  31. Oi lindinha

    Quem dera eu tivesse a sorte de ver uma matéria destas quando queria abrir um Blog...pasei quase uma eternidade para entender,e mais uma para saber postar,ainda não sei bem.
    No meu caso a Leila me ajudou e foi fundamental pr mim,e uma sorte ter alguém como você que prioriza o próximo,ajuda se dedica...você tem um coração lindo...Deus te dê em dobro...
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  32. Suas dicas são sempre muito boas e fáceis de entender.
    Obrigada sempre Elaine.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  33. Muito boas as dicas! Até já fiz um novo layout, ops!, um novo design!
    Passei calendário p baixo, subi os seguidores, etc, etc!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Elaine, você é um amor mesmo, um doce de pessoa! Ensina de forma fácil, delicada e inteligente! Que Deus te dê muita luz, sempre!

    beijos

    ResponderExcluir
  35. Elaine,

    Eu adoro a forma como você dá dicas e ajuda a todos nós, blogueiros e leitores, a melhorarmos nosso espaço e ter uma conduta correta na blogosfera.
    Eu me inspiro em você para sempre 'evoluir' e melhorar nessas questões.
    Escrevi sobre o mesmo assunto, e como você disse com um ponto de vista um pouco diferente, mas o principal nós concordamos --> disponibilizar essas dicas é uma troca boa para todos, inclusive nós que escrevemos o post.

    Acessei seu blog algumas vezes durante a viagem, só para ler seus posts. Você pode ver nas estatísticas depois. rsrs Só não deu para comentar...
    Como sempre, excelentes textos!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  36. Mas que diaxo de mulé danada é essa gente do céu??!!!!!! Faz tudo e saca de tudo e tem tempo pra tudo e.. tá doido!

    E ainda passa pra nóis,oxenti, que num é besta nem nada e vamos que vamos levando pros brogs da gente o que acha bacana :=)
    sabe que eu tava mesmo pensando nesse negócio de tradutor? já tinha visto em outros cantos Elaine, aqui eu acho que preciso mesmo, porque sempre tem alemao querendo entender o que escrevo, vamos lá entao ...

    Um bj e parabéns pelos lindos layouts que anda criando, vou já lá ver a queridona da Ivana de casa nova.

    ResponderExcluir
  37. Acho tão lionda a forma que vc ensina,
    tão bem humorada, uma linguagem tão simples, eu ganho horas aqui lendenro, relento, tentando, acertando...
    você é linda, generosa, doadora.
    tudibão!

    ResponderExcluir
  38. Oi, Elaine...

    Obrigada pela sua generosidade em repassar o que sabe, isto com certeza faz toda diferença. Conheci seu blog pelo blog daCarla que foi homenageada no blog Buteco do Lufe..são os caminhos a blogesfera. Já adotei algumas dicas sua para meu blog e repassei seu link para mais duas amigas. Parabéns e sucesso sempre, para vc. Com Deus, beijo e carinho

    ResponderExcluir
  39. oi flor obrigada pelas dicas seu blog e muito fofo
    como faço pra deixar a lateral do meu blog bonito

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…