Tudo sobre feeds em um só lugar: aqui!

no dia 13 de outubro de 2010

feed33
Quando escrevi este post aqui não me ocorreram muitas coisas. E uma delas foi: Nem todo mundo sabe o que é feed, para que serve e como ter no blog.
Vou tentar falar de um modo fácil de entender, até porque metalinguagem nem sempre é acessível para todo mundo…
Vamos por partes, então?

1- O que é feed?
O termo Feed vem do inglês, e no sentido bloguístico, quer dizer alimentador.
Imagine que você gosta de revistas de decoração, e existem muitas que você gosta. Mas, para ler cada uma você precisa ir até a banca, comprar, levar pra casa e selecionar o que quer ler.

Agora imagine se o dono da banca, toda vez que chegasse revista nova, viesse até sua casa com uma banca-móvel, entrasse em sua garagem e abrisse a porta da van para que você escolhesse o que quer ler sem sair do seu sofá? Seria bom, né? Pois os feeds são isso: tudo o que você gosta de ler em termos de blogs entregues pra você, sem precisar ir de blog em blog conferindo se tem ou não post novo.

Resumindo: Feeds são um jeito de facilitar a leitura de seus blogs preferidos, vendo em apenas uma página o que há de novo em cada um deles.

2- Para que serve?
Serve para poupar tempo. Serve para ler mais blogs. Serve para ficar por dentro de novidades postadas nos blogs sem precisar ir até ele. Muitas vezes um blog que gostamos tem página pesada e demora para abrir. Outras vezes acessamos os blogs do trabalho, e hoje em dia muitas empresas bloqueiam o acesso aos blogs. Mas dá para ler tudo via agregador de feeds.

3- O que é agregador de feeds?
Existem alguns, mas vou falar o Google Reader, que é o que eu uso.
Para começar você precisa estar logado com sua conta Google, a mesma do seu blog. Agora clique em Minha conta, no painel do blog.
 Vai abrir uma página assim, mais ou menos:

image
Em azul são os produtos Google aos quais eu aderi. Em seu perfil você verá os seus.
Agora clique em Reader. Pronto. Só isso. Em uma única página aparecem as atualizações de todos os blogs cujo Feed você assina. Ou segue via Google Friend. A diferença do Reader para as atualizações que aparecem em seu perfil do blog referentes aos blogs que você segue é que no Reader o texto é integral, como ele foi postado no blog que você quer ler.

Observação:
Alguns blogueiros (poucos) optam por disponibilizar apenas o resumo do post quando oferecem feed ao seus leitores. Alegam que isso inibe os kibadores e “incentiva” o leitor a visitar o blog. Eu discordo totalmente.
Oferecer feed incompleto irrita o leitor, que ao invés de ganhar tempo acaba perdendo. Então, sempre ofereça feed completo aos seus leitores.
E para ferrar com os kibadores faça o que a Juliana Sardinha ensina.

Continuando:

4- Como ter a opção dos feeds em meu blog?
Simples. Agora você vai aprender como configurar o Feed do seu blog! Leia com atenção!
Antes de mais nada você precisa criar sua conta no   FeedBurner. Se você estiver logado com sua conta do Blogger o direcionamento é automático. Aparecerá esta página:

image Digite o endereço (http://seublog.blogspot.com) do seu blog. Clique em Próximo. Na janela que abrir escolha um dos dois tipos de feed: Atom. ou RSS; não faz tanta diferença assim mas eu escolhi Rss por ser mais moderno e completo. Vai abrir uma nova janela assim:
image Daí clique em Próximo novamente. Vai abrir outra janela assim: image Em azul será o endereço do seu feed. Caso você queira colocar uma imagem em sua sidebar direcionando para que as pessoas assinem seu feed é este endereço em azul que deve ser o link da imagem, assim como eu tenho aí do ladinho.


A propósito: Você já assinou meu feed? Será que agora não seria uma boa hora, só para ver como é fácil e não dói?

Continuando… Clique em Próximo. Se abrir mais uma janela clique em Próximo outra vez. Pronto! Seu feed está pronto para o mundo! Agora você verá esta barra de ferramentas:
image
Clique em Publicar. Do lado esquerdo da sua tela aparecerá o menu de opções.

Se você quer:
1- Disponibilizar as suas postagens via e-mail  clique em E-mail Subscriptions.
Vá seguindo as orientações que forem surgindo na tela. Vá com calma que é mais fácil do que parece. Se você quiser que seu formulário oferecendo a opção Receber postagens por e-mail apareça em sua sidebar basta escolher a opção Blogger e clicar em Go! Vai abrir uma página interna do Blogger e daí é só seguir as instruções. Bem simples mesmo!

2- Enviar suas postagens com a url já encurtada para o Twitter(me segue aí!) clique em Socialize, sempre do lado esquerdo da sua tela. Clique no botão image e na página que abrir clique em Allow. Agora as opções que aparecem na tela são de customização do serviço mas eu nem vou explicar pois ao ir mexendo você se familiariza. Eu nem mexi. Basta clicar em Ativar, no final da página.Não esqueça pois é essa ação que fará o serviço funcionar. Em seguida clique em Salvar. Tá feito. A partir de agora suas postagens serão encaminhadas ao Twitter assim que forem postadas.

Legal, né?
Agora você já sabe o que é feed, para que serve e como ter em seu blog a ferramenta mais moderna em termos de blogar. E ainda aprendeu como enviar as postagens para o twitter!
Gostou?
 Posso ir dormir tranquila?
image
http://www.tupperwarecia.com.br/

44 comentários:

  1. Elaine
    Juro que volto depois de ler to o seu post, mas antes que esqueça adorei seu novo layout.
    Amo essa cor!!!

    Agora vou ler com calma e depois volto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Elaine, eu conhecia esta ferramenta. Mas sabe que eu não gosto? É que adoro ir em cada blog que sigo. Assim, além de lê-lo, vejo se mudou layout, se tem algum ítem novo, etc. Já experimentei o reader e, pra mim, não teve graça!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado. Acho que vou colocar um link pra esse post seu ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Elaine

    Adorei saber e principalmente do Twitter. Já assinei o feed e agora também vou dar um time e arrumar as coisitas que amanhã é dia de trabalhar.

    Beijos e bons sonhos

    ResponderExcluir
  5. Explicação perfeita. Me lembro que quando criei meu primeiro Feed, fiquei mais perdido que cego no meio de um tiroteio hehehehe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. não tenho vergonha de dizer que eu não sabia ao certo o que era feed. embora eu tenha colocado la pra assinarem, mas fiz copiando de outros blogs, rsrsrsrsrsr. valeu!



    :::FER:::

    ResponderExcluir
  7. Oiê, avabei de chegar do feriadão na roça, e to passando rapidinho....Gostei por demais da mudança por aqui,,,,e ja li sobre os feedes antes...bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  8. Poxa eu queria muito saber fazer todas essas coisas mas não consigo acertar, acho legal saber criar selos, link, mas nao entendo NADA, eu tentei fazer os feeds, mas nada, tô burrona mesmo. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. ELAINE QUERIDA..
    nossa adorei a sua explicação, foi fácil, simples e não doeu..
    vou aplicar no uivo certamente..
    hoje ainda estou em fase de adaptação, benzuco foi hoje e a bhasinha tá meio gripadinha e com tersol...ela ainda não assimilou direito, então darei este tempinho pra ficar com ela...
    amanha voltarei a postar e comentar nos amigos..
    obrigada por mais essas dicas que nem sempre são fáceis de se entender da maneira que o blogger explica.
    vc é o máximo.
    bjuivos no seu coração e uma linda noite .

    ResponderExcluir
  10. Mas bah tchê! Até eu que sabia o que era feeds gostei de ler esse post, metalinguistico. Hehehe. Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei seu post bem explicativo
    seja muito bem vinda em meu espaço tbm
    http://percapeso-ganhefelicidade.blogspot.com/
    bjs...
    ah tem sorteio lá na minha página
    boa semana ...

    ResponderExcluir
  12. Meu ex-marido me mostrou o Google Reader e gostei de cara! Uso direto! Mas conheço algumas pessoas que não se adaptaram a ele! Tudo é uma questão de preferência mesmo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Bom... Vou abrir o feed completo de novo. Se é para irritar, que se irritem os plagiadores e não os leitores, hã?
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine,
    Adorei as dicas! Acabei de melhorar um pouco mais o meu blog com a sua preciosa ajuda.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  15. O pior kibador que eu já peguei:
    um rapaz que pegava minhas fotos e textos e postava contando "sua viagem de férias pelo Japão". Detalhe: o copiador era tão burro q nem viu o meu nome nas fotos. hahaha Claro que um leitor do tal viajante entrou em contato comigo. Denunciado, o blog saiu do ar.

    O blogger, vc viu, tem agora uma política melhor pra lidar com kibadores né, tira as páginas do ar, é muito bom.
    Mto bom esse toque para dar uma maneirada nos kibadores, não facilitar tanto rs.

    O feed, qse nenhum blog tem configurado! foi muito importante esse tutorial.

    eu sempre passo seu link com o marcador "dicas para blog" pro pessoal, pq aqui sempre é tudo mto bem explicado e de fácil compreensão.
    bjs! bom dia

    ResponderExcluir
  16. Amei as tulipas ao fundo...
    Ficou clássico, romântico e de muito bom gosto!
    Faz tempo que vc colocou??
    Afff... minha vida tá um rolo só... tô por fora de tudo =(
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  17. Elaine
    Eu adorei
    Mas vou perguntar pra minhas irmãs. se eu tenho feed.
    Se não tiver vou pedir para instalarem
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  18. também gostei muito do novo layout

    ResponderExcluir
  19. Eliane, eu não vivo mais se feed. Nem sempre tenho tempo de entrar no blog, mas fico ligada nos blogs que sigo e que tem feeds através do meu e-mail, aí guardo o feed para nao esquecer e quando dá, passo na postagem em questão.
    Mas vou te falar, para mim a melhor modalidade de feed é aquela em que precisamos apenas colocar nosso e-mail, as que tem só um link me deixam perdida na página...rs


    bj

    ResponderExcluir
  20. Muito úteis e interessantes as dicas por aquí.
    E o mais importante, são bem explicativas sem aquela coisa de ficar 'enchendo linguiça'.

    Muito bom, gostei, sim!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Elaine,
    que surpresa boa você estar me seguindo.
    Confesso que depois que me tornei sua seguidora, sempre vinha aqui ler seus posts, mas não tinha coragem de comentar.
    Acabei ficando intimidada com sua quantidade de seguidores e pensava: Minha NOSSA, mais um comentário para ela ler!!!
    Nem sei como você consegue administrar tanta gente, mas agora decidi aparecer.
    Eu não tenho entendo nada das ferramentas do blog e o meu é bem simples, sem recurso algum.
    Estou super interessada nas suas dicas.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi linda amei seu blog ta lindo já estou seguindo viu, já te adicionei ate nos meus favoritos, faz uma visitinha no meu acho que vc vai gostar todo dia tem novidade ai se você gostar me segue também ta, beijão simara te aguardo lá .
    http://plantaodabeleza.blogspot.com/
    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  23. Elaine,

    Como sempre você dando dicas importantes e com uma linguagem super simples.
    Também acho o Feed essencial ao blog, só que sei que muita gente ainda não sabe o que é.
    Eu disponibilizo no Doces Verdades via e-mail e prefiro receber as atualizações dos blogs por ele também.
    Já os blogs que eu sempre acesso não assino, mas estou repensando o assunto.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine

    Preciso urgente dar uma mexida boa no meu blog.
    Fico impressionada com tanta coisa. Mais um link guardado. Acho que vou ter que tirar férias. hehe
    Obrigada sempre.
    Ah, consegui colocar um video, mas eu tinha no meu computador. Logo vou tentar direto e te aviso.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  25. Elaine, muito bem explicado o tutorial. Também uso o Google Reader.
    E a analogia com o homem da banca foi muito legal :)

    Obrigada por compartilhar.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  26. Eu tinha colocado um comentário aqui e sumiu?
    Assim que conseguir colocar um video direto do Youtube te aviso, tá? O que coloquei já tinha no meu comp.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  27. Parabens Elaine pela super explicação!! Eu uso o google reader tambem, mas engraçado, nao peguei o habito. Nao sei torque as vezes nao consigo comentar, sera porque alguns nao colocam essa opção?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Vou fazer, vou fazer, vou fazeeer, mas ainda não foz!

    Quando o leitor te lê no google reader ele não está deixando de visitar teu blog? De comentar? Google reader é só para o leitor te ler ou ele pode comentar?

    Passei 6 dias fora e tem tanta coisa boa aqui para ler, ufa! Volto amanhã de novo.

    Obrigada pelo carinho e por dizer que sentir a minha falta. Me fez um bem ler aquilo!!!

    estava numa conexão 3G péssima, não conseguia abrir os blogs, nem o meu próprio!

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Elaine,

    Já fiz o meu!
    Eu já tinha tentado "queimar" o feed, mas nunca conseguia. Com suas dicas ficou bem fácil!

    Beijos,


    Louise

    ResponderExcluir
  30. Ai Elaine bem que eu tentei, mas sabe que eu não consigo botar esse "troço" no meu blog...rs Tem horas que dou uma travada e não consigo de jeito nenhum me entender com essas ferramentas! rs...

    Bjos com carinho,
    Karina

    http://cheirinhoartesanal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Bom dia querida! Tudo bem? Estou aqui tentando dar uma melhorada nos blogs e aoler esse post fui lá a Juliana ler o post que indicou. Porém não consigo fazer o que ela ensina, dá esse erro : Seu HTML não pode ser aceito: Empty tag is not self-closing: HR
    Sabe o que está errado?

    beijos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  32. Oi Elaine,
    Já tinha ouvido falar nesse tal de "Google Reader", daí que hoje resolvi fazer uns testes.

    E não é que é super prático? Gostei bastante, porque durante a semana, uso o meu celular como modem para acessar a internet. É super lento, e às vezes eu acabava desistindo de acessar alguns blogs com layout mais pesado. Agora o meu problema é comentar nestes blogs.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  33. Oi Elaine depois deste passo a passo do feed,não tinha como errar, consegui colocar lá no blog.
    Valeu mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  34. Elaine, existe um número máximo de blogs que posso seguir no blogger???? E o que você me aconselha, seguir blogs ou receber feeds?
    Obrigada
    Adri

    ResponderExcluir
  35. Elaine ,suua foofa *-* .
    amoo as tuas dicas,e de fato..me ajudam poor demais .

    esse "troço" aêe me mordeu que só moss,neem consegui colocar . Mas,tá valeendo .
    bjoos .

    http://karyncooisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Pronto. Acabei de colocar no meu bloguinho. Muito obrigada por mais essa dica, mais fácil só se vc vir aqui em casa e fazer prá mim! rsrss

    ResponderExcluir
  37. Oi Elaine, menina que bom que encontrei teu blog,
    fiz um blog pra mim, mas não sei quase nada de como mexer nele.rsrsrs
    Vi que aqui voce compartilha algumas dicas! eu até já coloquei
    as estrelinhas saindo do mouse, obrigada por ensinar!Vou aproveitar
    pra aprender muito mais.
    bjosss

    ResponderExcluir
  38. Tenho uma dúvida, como entro no site do Google Reader?

    ResponderExcluir
  39. Outra dúvida, quando clico no link do FeedBurner aparece que eu não tenho permissão para visualizar esta página. Como assim?

    ResponderExcluir
  40. mais uma dica que dá certo .
    bjim,Núbia Rangel

    ResponderExcluir
  41. Adorei tudo, mas infelizmente mesmo minah conta do twitter estando conectada na hora do "add conta do twitter" dava erro, já exclui a conta e coloquei de novo e nada... mas valeu a dica

    ResponderExcluir
  42. Elaine, seguí o seu PAP sobre feed, quando eu abro p/ verificar estatísticas e informações aparece lá em meus feeds duas opções sendo que tenho um blog. Aparece "pintura em tecido" e outro "pintura em tecido e artesanato". Não entendi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, é que em algum momento você deve ter criado o outro feed.
      Pra ver as estatísticas que deseja clique no feed que criou.
      Se quiser pode deletar o outro, ou manter, não faz muita diferença....

      Excluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.


Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…