O que é blog?

em 20 de outubro de 2010

1248963585_interrogacao1 Ao longo de mais ou menos 65 postagens eu tenho falado de gadgets, recursos para blog, templates e layouts… Mas já pensou que muita gente não sabe sequer como começar um blog? Não sabe como criar um, não sabe o que é blog… não sabe como é bom!

Pensando nisso eu decidi criar uma série de postagens sobre o básico em termos de blogs: o que é blog, como posso ter meu próprio blog, passo a passo da criação de um blog e mais alguns tópicos que desenvolverei ao longo da série.

Para começar:

Blog orange O que é blog?

A palavra blog é relativamente nova. É uma contração de web log= weblog=blog.

O termo se refere a uma página publicada na internet que se diferencia de um site basicamente pela facilidade de publicação e atualização regular.

Os primeiros blogs surgiram como uma espécie de diário virtual, e muitos seguem ainda esta linha editorial. Mas os blogs evoluíram rapidamente e hoje são, em minha opinião, o meio mas interativo e interessante de divulgar ideias, serviços, produtos e tudo o mais que sua imaginação mandar!

Agora veja as perguntas mais comuns acerca de como criar um blog:

1- Qualquer pessoa pode ter um blog e publicar conteúdo nele?

Sim, qualquer pessoa com acesso à internet pode (e em minha opinião deve) ter um blog. Se você for menor de idade seus pais ou responsáveis precisam autorizar. E se seu filho menor quer ter um blog você precisa ler tudo o que ele escrever antes de ser publicado. Não está nos termos de adesão ao serviço Blogger, mas é apenas um conselho de quem já viu de tudo na blogosfera*.

2- Posso publicar o que eu quiser?

Em princípio, sim. Mas há que se ter responsabilidade sobre o que postamos. Lembre-se que você pode ser  responsabilizado legalmente por cada palavra postada em seu blog, seja nos posts* seja nos comentários*.

3- Tenho que usar meu nome real?

Não. Pode ser um pseudônimo, ou um nickname. E aí está um dos equívocos que se comete. Muitas pessoas agem de má fé e pensam que por usarem pseudônimos podem postar qualquer coisa, de calúnia e difamação a mentiras e disseminação de racismo e pedofilia, por exemplo. Mas não é assim! Mesmo usuários que se ocultam são facilmente localizados quando suas páginas são denunciadas ao Blogger.

Isso acontece porque o site Google assinou com o Brasil um termo de responsabilidade pelo qual ele se compromete a identificar usuários que cometam esses e outros crimes via internet. E como todos sabem o Blogger foi incorporado ao Google em 2003. Portanto é bom saber que anonimato integral não existe para quem quer cometer crimes virtuais.

Agora veja o que significam alguns termos muito usados por blogueiros*:

*Blogosfera: a esfera dos blogs, o mundo onde gravitam os mais de 200 milhões de blogs (apenas contando os que utilizam o subdomínio blogspot.com) existentes.

*Posts: postagens, aquilo que se publica em um blog.

*Comentários: a opinião do leitor, aquilo que ele tem a dizer sobre o post que leu.

*Blogueiro: aquele que bloga. Aquele que cria, cuida, mantém e publica em um blog.

*Sim, as pessoas me perguntam isso. Eu também quis perguntar lá no comecinho, quando tudo era muito estranho…

Interessante, né?

Semana que vem vou mostrar o nascimento de um blog, da concepção ao parto.

Você se lembra do seu começo? Digo começo mesmo, criação da conta e tudo o mais…

Você vem? Convida os amigos  e traz a pipoca…

barrinha9

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

28 comentários , comente também!

  1. Adorei o post e ajuda a quem está iniciando.
    Gostei muito também no novo layout.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de meu começo... timido... desconfiadoooo... Adorei esse post, exclarecedor \o/ Qualquer dia essa sua brincadeira de falar de blog vira livro!!! rsrss

    ResponderExcluir
  3. Elaine

    Que bacana este post.
    Esta serie vai ajudar muito quem esta começando. Sabendo o caminho das pedras tudo fica mais facil.
    Parabens pela iniciativa.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Embora já tem mais de um ano que tenho meu blog, li o post detalhadamente, como se fosse fazer o blog hoje.

    Eu lembro do meu comecinho tímido. Como eu já comentava bastante em alguns blogs antes mesmo de fazer o meu, quando o fiz, fui tão bem recebida, graças a Deus.


    P.S
    As vezes se usa a expressão "editor do blog" correto?


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  5. Frô, masi uma mega iniciativa essa sua! É muito legal saber que tem alguém que se importa em ajudar aos que chegam, ou até mesmo aqueles que nem sabem por onde começar. Lembro que eu, há uns 8 anos atrás padeci horrores, mas fui encontrando gente boa pelo caminho que foi me ensinando aos poucos, assim como vc tem feito.
    Parabéns pela iniciativa!

    Mega xêro!
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Elaine, acho interessante, muita gente não sabe mesmo o que é um blog.
    E você explica muito didaticamente, fica fácil entender.
    "Apanhei" muito para aprender o básico e ainda não me arrisco a ir mais além. Bobagem, eu sei. Mas aos poucos vou aprendendo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Elaine,

    parabéns pelo post, mais uma vez mostrando o porque você é tão querida na blogosfera, sempre preocupada em ajudar, marca pessoal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Isso é que é um serviço de utilidade pública! kkkkkk
    Ahhh... como eu queria um blog assim, com dicas e de linguagem fácil (pq as dicas q vc vê por aí, irritam mais do que esclarecem... partem do pressuposto que vc SABE alguma coisa... e tem gente que realmente não sabe!)quando eu comecei!
    O que eu apanhei!! Aliás, apanho até hoje! kkkk
    bj

    ResponderExcluir
  9. Nos TERMOS DE SERVIÇO DO BLOGGER, diz que se deve ter no mínimo 13 anos de idade para usar o serviço, ou seja, então se a idade for menor, tem que estar no nome de alguém de maior. Há algo que li em seguida e não gostei nada: "O Google reserva o direito de recusar o serviço a qualquer pessoa, a qualquer momento, sem aviso prévio e por qualquer motivo." Doeu. Isso quer dizer que sem mais nem menos podem tirar meu blog do ar sem nenhum aviso e explicação? Poxa... Me sinto insegura sabe... Esse é o preço de estar numa plataforma de graça.
    Beijos na alma, Elaine.

    ResponderExcluir
  10. Ei danadinha, ensinando e aprendendo né?

    Elaine, li mais embaixo o projeto LINDO do me chama que eu vou, amei!!!!!!!!!
    Coisa boa de ideia boa menina.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito quando vc faz esses posts de ajuda com os blogs...facilita muito a nossa vida, são mais claras as suas explicações que as do blogger.
    Tenha um lindo dia.
    Beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  12. uhhh que chique! "euza" to de TOP Comentarista!

    ResponderExcluir
  13. Tanta gente precisa dessas informações...beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  14. Elaine,
    boas dicas,eu comprei o meu domínio é super fácil, quando você chegar no parto pode falar disso.
    É baratinho e te garante o nome.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  15. Mto bom Elaine!
    pq como a gente vai fazer um bom blog se nem conhecemos a essência dele, o que ele significa? blog há mto tempo já deixou de ser sinônimo de diarinho bobo de adolescente.
    E saber o que é um blog é o primeiro passo para fazer um blog legal. muitos ainda não sabem como funciona, tratam o blog como orkut ou mesmo um chat.

    e tanta gente lê os blogs e quer fazer um, mas não tem idéia de onde começar, não conseguem entender a dinâmica que envolve um blog.

    e aqui tudo completinho, sempre! eh isso ai!

    ResponderExcluir
  16. @Meri Pellens
    Eu sempre penso nisso... terrorismo puro com a gente rsrsrs
    Se desagradar ao tio gugol ele tira agente do ar e nunca mais ningué acha rsrsrs
    Beijos, querida

    ResponderExcluir
  17. Uau! entrei tímida, até com medo. Não sabia nada!!! Mas fui mexendo, fuçando, e um dia vi meu primeiro blog no ar. Que alegria!!! Como o assunto era muito específico, ele acabou. Hoje tenhos 2 que eu amo. Blog é sempre uma distração. E aprendemos muito também.
    Bjks. Neli

    ResponderExcluir
  18. Elaine
    MUito boa é sua iniciativa, como outras como vais ajudar a tanta gente que está inicinado e até aos novos blogueiros.

    Pode deixar que estou aqui na próxima aula.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Elaine

    Fiquei assustada com o que a Mer falou e que você confirmou.

    Geeente quer dizer que tudo que todos os postos que tenho podem sair do ar sem mais nem menos?

    E se eu hospedar num domínio?

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine!
    Muito obrigada pela visita e pela dica. Enão sabia o que era assinar por url,mas também acho que a blogueira não precisava ser tão radical. Sua iniciativa é sensacional! A gente quando começa fica louca para perguntar a alguma blogueira mais experiente um monte de coisas, de dúvidas e nem sempre consegue. Você e a Fer Reali são muito atenciosas! Já te sigo e não te perco um dia! Beijos, Renata

    ResponderExcluir
  21. Elaine,

    Muito bom você disponibilizar seu espaço para ensinar o básico, já vi muita gente escrevendo no twitter que gostaria de ter um blog e não sabia como fazer. Já me dispus a ajudar, mas elas acham que é um bicho de 7 cabeças. Sem contar as inúmeras que abandonam seus blog com até 3 meses de existência (Você já escreveu sobre isso? Sobre quem que para ter um blog precisa de paciência, pois as visitas e comentários não surgem de uma hora para outra...)

    O que eu mais gosto nesses seus post é que você mostra os termos e ferramentas necessários com uma linguagem simples, descomplicada.

    Devo só ressaltar algumas restrições de conteúdo(via Blogger):
    Incitação ao ódio ou à intolerância, Conteúdo grosseiro, Violência, Informações pessoais e confidenciais, Forjar a identidade de outros, Atividades ilegais, Spam e o mais importante - Direitos autorais (Além disso, não forneça links para sites onde os seus leitores possam fazer download ilegalmente do conteúdo de outras pessoas).

    Valeu!! ;)

    ResponderExcluir
  22. Oi, Elaine
    Vc tem uma atitude de ajuda incrível, parabéns!!
    Vou preparar a pipoca, tá?
    Bjs e muita paz.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom, Elaine. Esta série promete.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Elaine
    Quando criei meu blog não sabia nem por onde começar. Mas criei coragem e comecei e fui aprendendo.
    Mas li seu post como se estivesse criando o meu agora, pra ver se não errei em nada. rsrsrsrrs
    Vou acompanhar atentamente.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. ELAINE QUERIDA..
    como queria te ter quando do principio de tudo...kkk
    coisa boa essa de explicar nos detalhes a concepção do blog.
    teu gesto sempre é de carinho e doação para com os outros.
    eu comecei o meu quando conheci o blog de uma amiga que só conheço de telefone, pois ela é amiga da minha irmã de criação.
    ela posta sobre artistas, é uma pessoa inteligentissima e eu connheci o blog e adorei.
    na hora vi escrito criar um blog na barra de ferramentas e foi assim que eu fiz, já dei o nome que estava em minha mente pra umas cronicas que eu pensava em fazer...e tb por estar quase completando 40 anos.a idade da loba.
    a coisa foi assim fluindo, meio sem saber o que fazer , sem direcionamento e conhecendo outros blogs, o teu eu encontrei bem no comecinho do meu e tive a sorte de ter tua ajuda pra muitas coisas e conhecer muita gente legal.
    foi assim...
    vou esperar anciosa a continuação...
    bjuivos no seu coração.
    que a felicidade te acompanhe sempre.

    ResponderExcluir
  26. Adorei! Agora vou aprender mesmo, rs, tudo mastigadinho, somente vindo desta pessoa tão altruista que é você, sempre vou repetir: sabe ser gente de verdade e não caricatura , sabe dividir o que sabe e estimular quem quer aprender. Desde já agradeço por mim e por quem precisa. Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá Elaine, muito obrigada por esta série de esclarecimentos que está postando sobre BLOG, as pessoas que me cercam vivem perguntando porque não faço um Blog para mostrar as coisinhas que faço, como não tenho idéia de por onde começar não me animei muito, quem sabe agora com o seu PAP eu crie coragem e vá em frente, mas quero primeiro seguir as lições bem atentamente para fazer a coisa certa, mais uma vez obrigada, um grande abraço, Denise

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…