Deus e o diabo na terra das eleições

em 19 de outubro de 2010

image Tenho assistido, pasma, à fogueira santa na qual se transformou uma eleição aparentemente fácil para o PT. E também tenho sentido muita vergonha alheia.

Depois da derrota (sim, Dilma foi “derrotada”) sofrida no 1º turno, acendeu-se a luz amarela no comitê de campanha petista. A pergunta era: Como recuperar os votos perdidos para Marina Silva? Claro, os 20 milhões de votos não vieram (totalmente) de preocupados eleitores interessados em salvar o planeta mas sim de cristãos evangélicos e católicos menos relaxados que viram na evangélica Marina Silva uma esperança. Sei de igrejas evangélicas e sei de padres católicos que se posicionaram à favor dela.  E se os fiéis escolhem seguir a orientação de seus pastores estão certos, do meu ponto de vista.O voto deve ser dado a quem melhor nos represente.

E eis que isso gerou um dos mais divertidos episódios eleitorais dos quais me recordo!

Agora a candidata Dilma precisa provar que é crente desde criancinha. Num espantoso tiro no pé o PT erra feio ao tentar mostrar uma Dilma que não existe, a Dilma católica cristã feminina. Que volta atrás em suas posições pessoais sobre aborto, por exemplo, que tem que se dobrar e assinar carta aberta aos evangélicos. O programa dela na tv usa palavras chave que não apareciam durante a campanha antes do 1º turno: família, fé, “presidenta”. Até terço pendurado em espelho retrovisor aparece… Agora o PT quer salvar a família. Daqui a pouco vão adotar o lema “Com Deus, pela família e pela propriedade”…

A meu ver o PT erra feio ao voltar atrás e tentar mudar aos 45 do segundo tempo. Vai perder votos dos eleitores que votaram na Dilma justamente pelas posições favoráveis a aborto e outros temas polêmicos, sobre os quais ela se compromete, agora, a não legislar. Perdeu a chance de marcar posição e peitar as igrejas.

Mas pode também ganhar votos pois o povo gosta de ser enganado e compra fácil uma versão mais light de políticos duas caras. Muitas caras, neste caso.

image

Em contrapartida vemos um José Serra com aura de santo. Que vai à casa de eleitores e lê a Bíblia com eles; um Serra coroinha desde criancinha. Parece que ele se candidatou à Bispo… um santo ele. Como diz o slogan da campanha: “Serra é do bem”. Vergonha alheia, é o que sinto. Tenho boa memória e bem lembro das mentiras dele, lembro dele assinando compromisso público afirmando que cumpriria mandato integral e voltando atrás 2 anos depois…lembro da truculência com que o PSDB trata oposicionistas. Mas agora ele é do bem… sei…

Dilma é tão católica (ou cristã) quanto a imensa maioria dos brasileiros: entra na igreja para ir a casamento (e olhe lá), batiza filhos e netos porque senão “fica pagão”, não sabe ao certo o que a Igreja diz sobre este ou aquele assunto e desconhece que sinal da cruz tem um jeito certo de ser feito. E as pessoas se preocupam com isso como se fosse fator decisivo para medir a (in)competência dela… O debate político virou rixa religiosa… como se apenas por ser ou não cristá ela fosse mais ou menos qualificada…

Serra? Idem. Sem tirar nem pôr.image

E ambos são o que todo político é: oportunistas. A chance caiu no colo de Serra. E Dilma, ao invés de ficar firme com suas convicções (certas ou erradas) deu, volto a dizer, um tiro no pé. Qual é a Dilma real? A do 1º ou a do 2º turno?

Nenhum dos dois é crente. Nenhum dos dois serve a Deus. Igual Tuma falando em Jesus no plenário e usando a imagem na campanha para o Senado. Falam porque acham que é isso que o povo quer ouvir. E estão certos: o povo acha bonito falar da Bíblia, dizer que tem fé. O povo pede pra ser enganado.

Então, amigo leitor, pode dormir sossegado: são ambos santos, ambos vão cuidar do Brasil, vão cuidar de você.

Ai, que medo…

 

image

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

59 comentários , comente também!

  1. Não suporto nenhum. deles. Concordo quando tu dizes que se perdem em discursos fajutos.

    Sou a favor da descriminalização do aborto, mas não da banalização da prática, não vou à nenhuma igreja, nem em casamentos, não batizei filhos, mas me sinto muito próxima de deus com a dedicação que tenho às causas que abraço. Me sinto leve por não precisar nada a ninguém, somente à mim mesma. Acredito honestamente que eles se vendem barato ao abrir mão de suas crenças em troca de um cargo.

    Tapando o nariz, me obrigo a votar em Dilma agora, pois acho a trupe do Serra ainda pior.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Adoreii o post!

    Eu nem perco meu tempo votando!

    Vim desejar uma ótima e light semana!

    Fique com Deus!

    Beijoss e força ai!

    ResponderExcluir
  3. Sabe Elaine, sou fã inveterada de horário eleitoral... gosto de ver essas coisas, também sinto vergonha alheia e me contorso com esse jingo "Serra é do bem" e de uma Dilma do primeiro e do segundo turmo pousando de mãe dos pobres. Isso é tentar nos fazer de molambo e eu não sou um bom pedaço de pano para se costurar mentiras, mas não sou mesmo!!! Ninguém é!!!

    Ah, e sobre esse negocio de invocar o nome de Deus (esse povo que se diz cristão sem ser devia ao menos ler Exodo e descobrir que invocar o nome de Deus em vão é pecado)um dos meus colegas estudou o discurso politico dos candidatos a presidente da Republica nas ultimas décadas, ele descobriu que para ser eleito no Brasil é preciso invocar no nome de Deus, senão o povo não confia, o proprio Lula na campanha em que foi eleito apareceu frequentando igrejas e dando uma de homem de fé... Tenho me lembrado muito desse amigo nos ultimos dias, com pesar persebo que no Brasil as coisas não vão bem...

    ResponderExcluir
  4. Elaine,

    Que esta eleição é uma baixaria isso ninguém duvida, mas o que os diferencia são justamente seus atos: Votei na Marina e neste segundo turno voto em Serra, tenho meus motivos, o estado de São Paulo bem os tem.

    E meus parabéns, este é um dos poucos posts neste período de eleições que deixou de lado os termos "esquerda" e "direita", afinal, hoje em dia, ão exatamente a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei do seu post. Eu não aguento mais receber msg falando de um e de outro. Socorro!!!
    Recebi um texto ótimo por email, vou colocar no blog e partilhar, fala bem disso que você falou.

    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
    http://apenasumponto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É a velha história: Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come
    Imagina com que vontade a gente vai ter que ir votar nesse par de santos né? pior que vamos ter que fazer isso e eu acho lamentável...
    Beijos e uma ótima noite pra você!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post.

    Comentário mais imparcial e incisivo que encontrei, neste segundo turno, em toda a blogosfera. No primeiro turno não votei em nenhum dos dois, mas agora devo votar no Serra. Apesar dos pesares acho que ele ainda é o mais bem preparado. Já que não dá para se avaliar nenhum dos dois pelo caráter, vou pelo quesito preparo administrativo.

    ResponderExcluir
  8. Putz, Elaine, impressionante como consegues ser certeira no que escreves! Mulé, que post perfeito!
    Penso exatamente isso, Elaine!
    Eu já tinha a idéia, desde o primeiro turno, de que os dois são iguais, de que os dois estavam falando somente o que achavam que queríamos ouvir, que os dois, ao chegarem lá, vão agir em prol de seus interesses e de seu partido, etc, etc. Por isso não discuto a favor de um ou de outro, simplesmente porque os dois NÃO PRESTAM! e Agora vem essa campanha do segundo turno provando e comprovando isso!
    Mas que merda de políticos são esses capazes de qualquer coisa pra ganhar uma eleição? Tudo isso pra transformar o Brasil nesse "país perfeito" que cada um promete? Hum, acho que não! E será que o povo não vê isso?
    Essa cara do Serra, de bispo episcopal, me dá NOJO!
    Esse discurso da Dilma, de menina de internato religioso me causa ARREPIOS!
    Por isso não transfiro meu título e não voto. Apenas justifico. Pra quê votar, se não temos opção?
    Beijos e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  9. Elaine querida,

    Você escreveu muito bem. Acho que resume o que todos estamos sentindo. Campanha eleitoral parece que serve para que desconheçamos os candidatos, ao invés de reconhecê-los. Ambos estão irreconhecíveis!

    Adoro seu blog e tudo o que escreve. Ah, e gostei muitíssimo do post "Me chama que eu vou"

    Beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  10. Elaine,

    Esse texto "casou" também com meu último post, apesar de nem todos terem entendido. Pois só coloquei duas linhas e uma imagem.

    Você expressou em palavras, o que só digo em casa e não perco meu tempo com um blabla sem fim no twitter ou lendo os maiores absurdos por e-mail.

    Provavelmente o Mauj vai comentar aqui, mas ele fez um comentário perfeito no meu blog:
    "fora que essa eleição parece eleição pra papa! só se fala de religião, o que um acredita, o outro que é católico desde que era espermatozóide, etc. enche o saco, pq ninguém discute política e sim igreja e crença"

    Pela primeira vez em muitos anos estou preocupada de verdade, não consigo achar nada de bom em nenhum dos candidatos. Ninguém discute propostas, ninguém apresenta o que vai fazer para melhorar o país, a educação, a saúde, a segurança... (Quando falam, sinto que são discursos vazios)
    É só um atacando o outro, e cuspindo religião como se acreditassem no que dizem, e com sorrisos que não me convencem.

    Só desejo que nos próximos 4 anos "Deus nos Proteja!"

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  11. ola elaine, desculpe nao ter respondido ao seu comentario em meu post, quando o vi ja tinha passado... ai ja viu neh... a vergonha sempre fala mais alto, a timidez entao grita!!! mas um dia apareço sim, tenho saudades!!! Voce me fez crescer muito na vida... Muito obrigado! Agradeço a Deus todos os dias por te-la me apresentado... abçsssssssssssss bjssssssssss... e se precisar sabe onde me achar... blogandooooooooooorsrsrs

    ResponderExcluir
  12. ótimo post Elaine.. estamos diante de um impasse que creio, deixou todo mundo meio perdido..realmente uma vergonha.. bem a calhar tudo o que vc escreveu.. beijão

    ResponderExcluir
  13. Hum... como eu não acredito em pesquisa... quem eu vi ganhar no primeiro turno foi a Dilma... Serra ficou em segundo e Marina ficou em terceiro.

    Mas eu até vi a Globo dizendo que quem ganhou foi a Marina... mas isso foi uma estratégia do PSDB/DEM pra minimizar a vitória da Dilma, oras...

    Se alguém ainda acredita na Globo, acho que deveria ver esse vídeo... http://www.youtube.com/watch?v=jVWftM-2PRM

    eles mentem, enganam...

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Elaine, você disse tudo. Eu sei que durante toda a minha vida nunca tive saco pra propaganda eleitoral... agora tenho visto só pra poder rir. Só me restou isso.
    Por isso que não voto PONTO
    E podem me chamar de ignorante pra baixo... eu num tô nem aí.

    BeijoZZz

    ResponderExcluir
  15. Olá, Elaine
    Um vai ganhar... que seja o melhor para a Nação...
    Abaixo o egoísmo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olha que bacana!
    Pensamos a mesma coisa, fiz um post no Portal Nippon (um portal dos brasileiros no Japão) sobre esse tema!
    http://www.portalnippon.com/blogs/pn/eleicoes-para-o-papa-brasileiro-2010.html

    Pq a eleição é pra papa e não para presidente! Que saco isso, que democracia infantilizada!

    assino embaixo o seu post, perfeito!

    bom dia!

    ResponderExcluir
  17. A mesma praça, o mesmo banco, um meio fio pintado de branco...
    Ai, meu saco! Quando é que a gente vai ter um debate verdadeiramente interessante e pertinente na política brasileira? :(
    Nessas horas até acho bom não ter votado nessas eleições (não tive escolha).

    Uma boa terça pra você!


    http://jungleworldcitizen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Pior que você está coberta de razão. Mas temos que decidir, né? E entre os dois eu vou de Serra, afinal ele parece que não foi tão volúvel como a Dilma. Mesmo assim também tenho medo... aff...
    Beijos na alma, Elaine!

    ResponderExcluir
  19. Só você para me fazer ler um post sobre política, gostar e ainda querer comentar... rs

    Sim, essa virada no final ficou absolutamente ridícula. São atores, os dois, representando um papel da pior forma possível. Gente é de sentir vergonha alheia mesmo. E em pensar que um desses dois é que será o novo presidente.

    Essa foi a pior eleição em termos qualidade de candidatos, dos últimos tempos...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. Elaine, ontem não consegui assistir a entrevista da Dilma na rede Globo, e digo o mesmo do Serra. Essa campanha se tornou uma briga tão feia, tão suja que dá horror. O pior é que um dos dois estará nos representando. Pânico total.

    ResponderExcluir
  21. É amiga... é pior do que a escolha de Sophia...rs

    Não sei o que será de nós...

    bj

    ResponderExcluir
  22. Elaine,
    Concordo com você em tudo. Nunca vi uma campanha política tão sem ética, tão sem escrúpulos em minha vida. Sabemos que ninguém presta mas poxa, poderiam pelo menos ter a decência de fingir um pouco né? Da minha parte PT nunca mais na vida. Pena que sei que a maioria dos brasileiros que não se preocupam em se informar melhor vão votar nesse partido e nessa candidata. Pobre de nós!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Elaine, adorei seu post, também tenho sentido uma grande vergolha alheia, não vamos nunca conseguir ver a verdade e a verdadeira personalidade, pois ambos contam com excelentes marketeiros especializados em vender o que o povo quer comprar e infelizamente ( ou não ) democracia é a vontade da maioria, mesmo que esta maioria seja facilmente enganada, se bem que pelo desespero que temos visto no horário eleitoral, não foram tão eficientes assim...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Pra mim é um pouco pior. Os políticos perceberam que evangélico elege e elege bem, infelizmente.
    Esta sauceira toda é para atrair a atenção dos evangélicos (e o voto, obvio). "Porque quem conhece a palavra de Deus, é sempre melhor" Eu discordo veemente disso. Conhecer a palavra é muito fácil, basta estudar a bíblia. Mas CONHECER não me FAZ melhor. O que me faz melhor é PENSAR E SENTIR como Deus manda. Não é segredo pra nenhuma pessoa mentalmente sã e de bom senso que há mto lider espiritual (pastor, padre, rabino, pai de santo....)usando a bíblia para se dar bem! Eles conhecem a biblia? Como ninguem! São melhores do que eu, você ou o ateu? Não sei, mas com certeza tenho minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine, é a coisa tá fêia, não temos saída! O Brasil falta muito para se libertar ainda! uma pena!

    Jpa pensei em anular o voto, mas para governador de Goias eu quero votar.
    Vamos pedir direção á Deus!

    beijos querida!

    ResponderExcluir
  26. Elaine tem selinho pra voc~e lá no blog.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. oi Elaine!
    Bacana seu post!
    E confesso q tô cansada disso, pq toda eleição é a msm coisa e todo mundo se esquece...
    Acredito q o q foi feito tem q ser mto analisado, o q foi bom e ruim e mais ou menos...
    E arriscar!
    É o jeito!!!!!
    Bj
    da Li

    ResponderExcluir
  28. Nem tenho assistido mais, no começo realmente achei a campanha de Dilma mais "inteligente", mas em s tratando de governo, nenhum leva meu voto. Mas bem engraçada essas figuras que vc achou, beijos.

    ResponderExcluir
  29. Otimo post.
    Você disse tudo.
    Duas campanhas montadas em cima de mentiras e não de projetos.
    Estamos num impasse...

    bjo

    ResponderExcluir
  30. OLA
    ADOREI SEU BLOG E ESTOU TE SEGUINDO.
    TE CONVIDO A ME FAZE RUMA VISITA:
    WWW.FLORDELOTUS29.BLOGSPOT.COM
    ME SIGA. VOU ADORAR QUE SEJAMOS AMIGAS
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  31. Elaine
    Que pena isso não? as pessoas vão votar em um ou em outro por falta de opção, mas não está havendo aquela coisa bonita de defender essa ou aquela pessoa. Não é triste?
    Em todo caso eu resolvi ganhar dinheiro com isso e vou passar a vender auréolas; já que todo mundo virou santo. Você não acha que vou me dar bem?
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Elaine,
    o que dizer deste post a não ser que é perfeito?
    Votei em branco no primeiro turno e pretendo manter minha posição.
    Simplesmente não consigo acreditar na política brasileira.
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Ai amiga...dá pra fugir dessa celeuma? hahahaha Mas vou tomar uma posição aqui: moro em São Paulo a mais de 25 anos e, ao contrário do que alguns afirmam, o governo Tucano por aqui fez coisas muito boas sim! Um ex-cunhado meu tem AIDS e só sobrevive com qualidade de vida até hoje por causa dos programas do Serra quando ele foi Ministro da Saúde. Em São Paulo, muita coisa ainda tem que melhorar, mas fico indignada quando alguém fala mal das privatizações das rodovias e estradas. Basta saír dos limites do estado de SP pra ver o quanto é bom pagar um pouco a mais pelo pedágio sim! Estradas ótimas, asfalto sempre recuperado, sinalização excelente e serviços de SOS e polícia eficientes. Vai andar por aí, de carro, em rodovias federais pra perceber o quanto a privatização das coisas pode ser algo bom! Só vejo um problema no Serra; ele é centralizador! Tudo tem que passar pelo crivo dele e isso pode atrasar algumas coisas mesmo para o crescimento do país. Quanto a Dilma, votar nela é votar no José Dirceu. Falo isso com a boca cheia porque tenho contato com alguns sindicatos que já afirmam isso sim! Quanto a campanha, ambos jogam sujo, mas o PT, me desculpem, joga muito mais! Essa história de dossiê, fuçar em contas correntes alheias e o vazamento de informações da RF é algo sujo demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Ai meus sais! Estou louca para acabar essa campanha. Nada de concreto, nada real. Mentiras e mais mentiras e o povo escolhe... nem sempre quem é menos pior! Será que tem? Detesto discutir política, futebol e religião, mas não posso ficar "em cima do muro" quando escuto tantas barbaridades. Que difícil meu Deus! Bjks. Neli Alves

    ResponderExcluir
  35. Faz muito tempo que não
    leio uma coisa tão sã e
    bem escrita como essa.
    Gostaria de autorização
    para publicar no meu blog
    colocando os créditos,
    é claro.

    bloguedesmusica

    Sinceros Parabéns,

    Abraço,
    Guedes

    ResponderExcluir
  36. Oi Elaine!
    Muito bom o seu post! Agora são todos bonzinhos, bonitinhos e santinhos...já em janeiro depois que colocarem a faixa...outra pessoas vai assumir! Normalmente eu anulo voto, não confio e nem acredito que eles podem resolver alguma coisa. Mas acho que acredito menos na Dilma(com Zé Dirceu, Zé Genoino e Pallocci) do que no Serra. Então, acho que vou de Serra, isso se na hora não me der a louca e resolver anular... aliás, não acho voto nulo voto jogado fora. Acho que quem anula só está querendo dizer que não gosta do que lhe está sendo apresentado. Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  37. Esse post vai para a minha sala de aula Elaine... Mto bem escrito! Parabéns!
    Tb não sou a favor de nenhum deles, pois minha candidata era a Marina!

    Portanto meu voto será BRANCO ou NULO!

    PARA UM PAÍS QUE QUER MUDAR SEMPRE, O BRASIL ESTÁ POBRE DE CANDIDATOS!
    UMA PENA!!!
    PODERÍAMOS ELEGER ALGUÉM MELHOR!!!

    BJO

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente é isso mesmo, minha amiga. E salve-se quem puder.
    Como votar consciente, certo, se não temos opções?
    Sempre estive com o pé atrás com relação a esses dois, não me inspiram confiança.

    Ótima reflexão.

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  39. Elaine, é com horror e pesar que tenho acompanhado essas eleições, até ontem, concordava em tudo com seu post, mas uma entrevista da Dilma e um ato público dela no Rio, me fizeram ter alguma esperança.
    Pela primeira vez, comecei a ver a candidata com propostas, posições e não apenas uma sombra atrás de voto.
    Mas, é inegavel que essas eleições e particularmente este segundo turno fizeram acender uma luz vermelha na nossa democracia.
    Pois, por mais que seja religiosa, é inadimissível que o Estado seja governado pelos mesmos principios que regem essa ou qualquer religião.
    Uma democracia não pode se ver ameaçada seja por principios religiosos, partidários ou coisa que o valha.
    Me deu medo, e espero, do fundo do coração que nunca mais tenhamos que nos deparar com um espetáculo de tão baixo nível como nessas eleições.

    ResponderExcluir
  40. Vc divulgou meu post no twitter. Mas se eu pudesse, copiava o seu post inteiro e trocava pelo meu no portal hahaha.
    Tá excelente! Na verdade? é um dos poucos posts que abordam o tema eleição de maneira proveitosa. Sem fazer a guerra santa, sem ataque, sem fofoca.

    eh isso ai Elaine. Eu adoro esse seu lado analítico! vc é uma mulher sabida e sábia!

    bom dia

    ResponderExcluir
  41. ELAINE QUERIDA...
    estava mesmo pensando em postar algo a esse respeito, mas vc disse tudo o que eu queria dizer e um pouco mais.
    eu to mais confusa agora do que estava no primeiro turno...
    é tanta cara de pau por parte desses politicos que realmente me sinto com as mãos e o cerebro atados.
    não queria nenhum dos dois, detesto gente duas caras e que não tem uma posição consolidada sobre que assunto seja.não precisamos de nenhum padre, bispo, pastor , pai de santo, guru ou que for , precisamos sim é de gente boa, seria que tenha diretrizes e queira fazer realmente do Brasil um país crescente, independente de fé...pois da fé do povo que cuide seus respectivos ....é triste essa jogada ainda mais quando se usa a fé das pessoas.
    eu sinceramente amiga não sei em quem votar.

    bjuivos no seu coração.
    ah! fiz hoje a minha contribuição para os foçinhos...rsr
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo Post!!!
    =D
    seu blog ta lindo
    estou seguindo e levando um pouco do seu cantinho comigo rs
    vlw bjinhos
    quando puder...

    http://ladybug-lady.blogspot.com/
    está no começo

    ResponderExcluir
  43. Genial!!! Ai que medo, é uma pena ver nosso pais nas mão de pessoas assim. Pior que ñ temos muito a fazer
    só rezar e pedir que Deus tenha piedade de nós. Bjus.

    ResponderExcluir
  44. Não suporto mais propaganda política!!! E os debates então??? Não vejo a hora de passar tudo isso, não nos sobra mais opção mesmo, penso seriamente em votar em branco!
    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Elaine

    Falastes o que realmente vejo e sinto nesta campanha.
    Estou entre a cruz e a espada e por mim não votavam em nenhum deles.

    Não tem jeito agora é relaxar e ver quem consegue se eleger.

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Gostei muito da forma como vc abordou esse embate. Os dois querendo se fazer de santos e todos sabemos o quão longe do céus eles estão.
    Meu voto é 99, não quero compactuar com essa vergonha alheia.
    :*

    ResponderExcluir
  47. Ei Elaine!
    Hoje justamente estava pensando nisso. Porque será que ninguém na blogosfera ainda não se manifestou sobre o segundo turno?
    Parece que ninguém queria colocar a mão no vespeiro!
    Mas você, minha musa virtual, foi perfeita na sua colocação.
    Concordo com tudo o que disse!
    O país está assistindo a uma cena nojenta de duas pessoas sem escrúpulos, sem palavra e sem coragem se degladiando!
    Estão num verdadeiro mata a mata, e em nome do poder fazem qualquer negócio, mentem, voltam atrás no que dizem, falam mal um do outro!
    É de dar nojo!

    ResponderExcluir
  48. Na real como o programa dos dois têm suas semelhanças,eles não têm mais por onde atacar,então acabam apelando para a descontrução um do outro. Lamentável...

    bjos

    ResponderExcluir
  49. Coisa mais ridícula esse segundo turno, viu! Ambos os candidatos com propostas vagas e declarações que mudam de acordo com o público alvo. Não gosto nem de pensar como ficaremos com um desses dois governando o país pelos próximos quatro anos. E, considerando alguns dos senadores e deputados que já foram eleitos, a situação fica ainda mais triste. Só Deus mesmo pra dar um jeito nesse país, já que nós, eleitores, somos incompetentes demais pra escolher nossos representantes.

    ResponderExcluir
  50. Perfeito seu post Elaine.
    Não vejo a hora de acabar tudo isso. É muita falta de respeito.
    E como você diz, o povo gosta.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  51. Oi Elaine,

    Eleição é mesmo um jogo. Baseado em pesquisas e estratégia de marketing, cada um tenta mostrar o pior do outro. Um jogo de números onde ninguém que é totalmente integro consegue chegar a lugar algum.

    Mas vou votar porque acredito que é importante participarmos do processo.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  52. É muito ruim está assim, sem opção. Votarei em Serra, não por achar ele o melhor, mais por acreditar que ele seje o menos ruim... espero.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  53. Tudo pelo poder, Laine.

    Vale tudo, é incrível como se abusa em nome de Deus.

    Um bjao

    ResponderExcluir
  54. Olha Elaine, também estou sem opção de voto, pois na minha concepção nenhum dos dois deveriam ser presidente. Eles não nos dão opção e todos os anos são as mesmas pessoas, mas acabarei fazendo como a Mahria: votarei no Serra, pois ele é o menos ruim e a Dilma nem deveria estar na política, ridícula!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Oi Elaine Gaspareto

    Fiz um comentário sobre este post
    que achei maravilhoso. Entretanto
    voce não respondeu se posso
    publicar (com os creditos)no meu
    http://bloguedesmusica.blogspot.com/,
    bem como aquela foto do cachorrinho
    que vi no blog da dona perfeitinha,
    só que a imagem é sua.

    Muito grato,

    Abraço,

    Guedes

    ResponderExcluir
  56. Elaine
    Sinto vergonha alheia e uma imensa decepção com o rumo que a campanha tomou.
    Se houvesse a possibilidade de irem 3 candidatos pro segundo turno, e se o terceiro candidato fosse o Tiririca, não seria pior do que está sendo.
    Pensa nisso: Se a Dilma ganhar a eleição e adoecer de novo, o vice Michel Temer assume. Será que ele vai obedecer ao Lula como parece que é o que a Dilma combinou? Será que se ele não obedecer, será que é o melhor para o Brasil? Se ele obedecer, é o que realmente queremos? Quem é Michel Temer?
    Odete

    ResponderExcluir
  57. Elaine vc foi feliz em seu post, penso que é esse o sentimento de todo o povo brasileiro, o segundo turno virou um jogo de acusações. E a proposta deles para o nosso País??
    Olha vou votar em Serra, por que desde o 1º turno já havia decidido não votar em Dilma e agora é que não voto nele mesmo!!!!
    BJKS DE KARLA****

    ResponderExcluir
  58. Noooossa, pensei duas vezes antes de comentar, porque são muitos comentários e achei que o meu seria só mais um, talvez até sem importancia em meio a um monte de opiniões e palavras bem elaboradas, mas não pude resistir, você fez um post perfeito, já nem sei mais em quem votar, e seja o que Deus quizer, bjks

    ResponderExcluir
  59. Noooossa, pensei duas vezes antes de comentar, porque são muitos comentários e achei que o meu seria só mais um, talvez até sem importancia em meio a um monte de opiniões e palavras bem elaboradas, mas não pude resistir, você fez um post perfeito, já nem sei mais em quem votar, e seja o que Deus quizer, bjks

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…