A voz do Brasil?

em 9 de setembro de 2010

image
Há alguns meses aconteceu a convenção nacional do PT, onde o partido confirmou a candidatura de Dilma Roussef à presidência da república.

Nada muito inusitado, pois a candidatura vinha sendo alinhavada há muito tempo pelo governo Lula. Mas nem é disso que quero falar, e sim de uma fala do presidente do Brasil ao comentar a candidatura de Dilma.
Não sei se mais alguém viu, ou sequer se lembrará, mas lá pelas tantas Lula disse mais ou menos isso:

“Vai ser a primeira eleição,desde que voltou as eleições diretas para presidente,que meu nome não vai estar na cédula.Vai haver um vazio naquela cédula.E,para que esse vazio seja preenchido, eu mudei de nome e vou colocar Dilma lá na cédula.E aí as pessoas vão votar.”

Sim, é mesmo. E ele, apontando para Dilma, completou:
“Por isso, companheira,eu quero que Deus te abençoe e te dê força, cabeça fria,e saiba que você tem um companheiro para a hora que precisar”.

Parafraseando nosso popular presidente eu digo que nunca na história desse país eu vi tanta cara de pau na tentativa de iludir o povo. Gente! Dilma não é Lula! Nem para o bem, nem para o mal! E a sombra de um líder não é o líder!


Vou exemplificar: aqui em minha cidade o PT governa há 2 mandatos através da prefeita Maria Helena. Anteriormente o marido dela foi prefeito. Daí ele foi mandado à Brasília assessorar Antônio Palocci quando este foi ministro da fazenda. E todo mundo sabe como terminou.

Pois bem. Maria Helena era professora, e foi também diretora de escola, muito boa aliás. Com a saída do marido da cena política municipal abriu-se para ela a possibilidade. Nunca havia disputado eleição alguma, mas o povo acreditou numa falácia: ela sendo eleita quem governaria de fato seria o experiente marido. Não foi assim.

Não vou entrar no mérito da questão e dizer se ela é boa ou má prefeita. Digo apenas que foi a 1ª mulher a dirigir a cidade. Errou e acertou. Mas foi sobretudo ela, sem a interferência direta do marido.

Agora vejo Lula tentar esse golpe rasteiro de confundir o eleitor ao forçar a mão e tentar fazer de sua candidata algo que ela não é: popular, carismática, conhecida, simpática.

As pessoas mais simples já estão dizendo que se ela ganhar quem vai mandar é ele. Não é, mas para manter o partido no poder vão tentar mandar esse caô. Mas uma coisa você pode apostar: a turma do 1º mandato lulista estará de volta.

Não sou eleitora do PT, nem de ninguém aliás. E muito me entristece que a primeira mulher a disputar uma eleição para presidente do Brasil com chances reais seja Dilma Roussef pois não a considero nem capaz e nem preparada. E não suporto o populismo que cerca Lula e sua “equipe”.

Mas também não sou eleitora de Serra.
Penso que escolher entre um e outro significa que estamos f###os. Pobre Brasil…

Por isso eu vou dizer uma coisa:

O voto é meu. Não dou, não vendo e não empresto.

brasil1

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

40 comentários , comente também!

  1. O voto é meu. Não dou, não vendo e não empresto, concordo com vc Elaine.

    Tomara que esse texto faça algumas pessoas a pensarem mais antes de votar, tenho receio do que estará por vir caso ela venha a ganhar.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Assistimos é esta trágica comédia em nosso país. Vi os debates. Fico pensando o que será do nosso país nas mãos dessas pessoas. Me sinto assim, como num velho ditado popular: "Se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come." Beco sem saída. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mas acho que o Lula vai se meter sim, e não para melhor...

    ResponderExcluir
  4. Eliane, eu também estopu muito preocupada com o destino do nosso país. Agora a tarde recebi u7m vídeo de um amigo muito católico sobre o posicionamento dos católicos e dos evangélicos com relação às eleições e eu gostaria de te enviar esse vídeo pois sei que a sua preocupação é a minha também. Se puder me passar seu e-mail eu lhe mando o vídeo. Melhor, vou colar o endereço aqui...

    http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI&feature=player_embedded

    Beijos e tenha um bom restinho de semana,

    ResponderExcluir
  5. Olá Elaine,

    Concordo plenamente com você, já até tinha falado sobre isso aqui em casa. O povo está meio alucinado com Dilma, mas não vejo graça nenhuma nela.

    Vamos Acordar gente!!!!!

    Até mais, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim, parece que ele é candidato, pois está em todas!!! Ja encheu ver o Lula fazendo propaganda!

    bj

    ResponderExcluir
  7. Este ano está difícil encontrar candidato né??

    bj

    ResponderExcluir
  8. Acho dificílimo escolher.

    FUi petista filiada ha 20 anos, depois abandonei. Governaram Porto Alegre por 12 anos e fizeram ótimas coisas, mas o PT gaúcho é bem melhor do que o PT nacional. O nacinal desiludiu a todos.

    Não suporto a cara da Dilma, não engulo o Serra e tinha decidido votar na MArian pelo apelo ecológico e porque eu sou eleitora do Fernando Gabeira há 18 anos, e voto em todos os candidatos que ele indica.

    Só que dona MArina põe a religião acima de tudo, é evangélica e é contra o casamento gay. Eu não posso votar num candidato que vai contra os direitos de quem ama.

    Não posso compactuar com quem não reconhece o amor em todas as formas, segregando as pessoas pela orientação sexual.

    Aí fico obrigada a desperdiçar meu voto, votando nulo para presidente. E me dói fazer isso.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Concordo, e complemento que não temos nenhum candidato em que valha a pena votar...
    xero.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom e verdadeiro este post seu.
    Estamos realmente preocupados com o final de td isto, o que será de nós... E ao mesmo tempo eu particularmente me sinto impotente, a Dilma ñ leva meu voto, outros tbm tenho dúvidas mas se votar em branco ou nulo,estamos lavando as mãos e daí? O que fazer,é bem aquela história se correr o bicho pega...... Quem poderá nos salvar?
    bjus.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, estamos realmente f******, não há escolha!!!!!
    Sinto muito que a 1° mulher que possivelmente será eleita presidenta do país, seja eleita através da "popularidade" de um homem!

    Não tenho opção de voot, e a eleição ´ta chegando, socorro!!!!!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu, como Fernanda Reali, vou anular o voto pra presidente.

    Nesses não posso votar,não dá pra querer!

    Pena!!Beijos,chicva

    ResponderExcluir
  13. @Kelly
    você disse algo que não me havia ocorrido: ela será eleita não por si, mas por ele.
    Tanta luta pelo feminismo para acabar assim, mais escorada em homem do que nunca... que triste...
    Beijos e obrigada por passear pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Cada um é dono do seu voto e eu o faço há muitos anos na esperança de um Brasil melhor. O que digo que o povo brasieiro é de uma paciência a toda prova para não tecer mais comentários.

    Beijos e uma boa noite.

    ResponderExcluir
  15. Não voto no PT nem amarrada, nem sob ameaça de revólver. Quando Lula foi reeleito, chorei. Mas não conto o porquê, pq com certeza, iam me apedrejar.
    Mas acho q ela leva a eleição. Não por competência própria, mas por pegar o embalo da popularidade de Lula. Triste.

    ResponderExcluir
  16. Boa lição viu...
    eu não sei até agora em quem votar sabia, não vejo opções concretas.

    abraços
    de luz e paz

    Hugo

    ResponderExcluir
  17. Me fez lembrar de Paulo Maluf na eleição do Pitta.
    Beijinhos
    Li

    ResponderExcluir
  18. Concordo com você: entre Dilma e Serra estamos f... mas ainda assim, sou mais o Serra.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Eu voto em Marina, justamente pelos motivos que Fernanda Reali citou aqui, que repudia...E viva a liberdade de pensar e de expressão.

    Amei o post querida, perfeita em suas colocações.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  21. Elaine concordo plenamente com vc em cada palavra ... cada vírgula.
    Essa situação me preocupa.
    Li uma entrevista de Marília Gabriela em que ela diz ter medo de Dilma (exatamente como Regina Duarte disse a respeito do Lula).

    Olhando as pessoas que comentaram aqui ... ouvindo as pessoas da minha convivência fico pensando:

    Como essa mulher será eleita?

    Só escuto as pessoas dizerem que não votam nela.
    Minha caixa de e-mail todos os dias fica lotada de manifestações contra Dilma Russef.

    Sinceramente penso igual a vc ... muito me entristece que a primeira mulher a disputar uma eleição para presidente do Brasil com chances reais seja Dilma Roussef pois não a considero nem capaz e nem preparada. E não suporto o populismo que cerca Lula e sua “equipe”.

    Bjo

    ResponderExcluir
  22. Elaine, eu tb não pretendo dar meu voto a ninguém, já que não apareceu quem o mereça. Concordo com vc , muito me entristece ver essa Dilma a primeira mulher presidente. Mas, o que me deixa perplexa é , com o estado de coisas que estamos vivendo , que haja tanta gente disposta a participar ativamente das eleições , saindo para votar dia 03 de outubro, como se não estivessem sendo enganados.Como se nada houvesse acontecido nos ultimos 16 anos, como se não houvessemos aprendido nada. Muito estranho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  23. É, Elaine, a coisa tá feia e para o nosso lado.
    Uma chance de termos uma mulher, e pelo que tudo indica vamos ter, na Presidência e vem disfarçada. De popular, carismática, conhecida e simpática, ela não tem nada mesmo. Até cara de mandona ela tem.
    O voto também é meu e estou com ele a jogar no lixo. Votar em ex ou na coleguinha/companheira estou dispensando.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  24. A primeira mulher eleita no Brasil vai ganhar à sombra de um homem. Ou seja, o homem vai na frente e ele que será o eleito. A mulher só faz o "social" do papel.
    Afff

    E o povo tá comprado. Desde que não se perca a bolsa x e y, façam no governo o que quiserem que está ótimo.
    O Lula soube como amarrar o povão na mão dele.

    ResponderExcluir
  25. É um pena que a primera presidenta do Brasil (se ela ganhar e logico) não ganhe pelos seus proprios meritos mas sim por que tem por traz dela o presidente dando apoio.
    Tem um selinho para você no meu blog.

    ResponderExcluir
  26. Elaine,

    Lua é tão sedento pelo poder que parou no tempo nessas eleições... Usa a palavra cédula em vez de urna eletrônica.

    Ainda bem que não sou tb elitora de nenhum dos dois. Votarei em Marina Silva, única candidata preocupada com o meio ambiente...

    bjo

    ResponderExcluir
  27. Realmente "Dilma não é Lula"!!! E tenho dito.

    ResponderExcluir
  28. Olá Elaine.
    Acho o Lula muito soberbo. A Dilma quer o poder, não importa se a escalada é por suas próprias pernas ou pelas mãos de alguém que quer estar sempre no comando. Nenhum dos candidatos terá meu voto.

    ResponderExcluir
  29. Elaine, ando dizendo que estou apavaorada com essas eleições.
    Não acho que vai ser fácil se esa mulher entrar na presidência.
    Melhor votar em alguém, mas não anular nem votar em branco.
    Vão acabar computando os votos e dando a ela, escuta só!
    Votem no "menos pior", mas votem.
    Seu texto foi mais um que gostaria de ter escrito.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Tá osso!
    E que ótimo Elaine seu post e os comentários também.Melhor do que ver os candidatos se debaterem,no picadeiro, é debatermos sobre os candidatos.Sou de uma época de medo,onde a Lei 477 me deixou medroso, mas graças a Deus superei e cá estou comentando.Tomara que a net auxilie o Gigante Brasileiro a
    ficar de pé!
    Você deu um belo ponta pé e a bola está rolando. Não ligo para fute-
    bol e quiça o Brasil acorde !
    Beijos de mel com ♥

    ResponderExcluir
  31. Elaine, tu é mesmo massa, querida!!!
    Pensamos todos nós aqui em casa como vc, meu filho mais velho vai votar esse ano pela primeira vez e sempre diz, que Dilma não tem personalidade.
    Afinal de contas, quem Dilma Roussef??
    Pra se ter uma idéia do que vc disse, o programa político dela começa assim, "..Vem aí o Time de LULA E Dilma!!"...
    O Voto é meu e pra Dilma não vou dar!!!!!!!!
    Mas deixo um alerta! Veja em quem vc dará seu voto, por que senão vc estará dando seu voto para "ELA" A SOMBRA DE LULA.

    BJKS DE KARLA***

    ResponderExcluir
  32. Minha querida , concordo com voce , temos que mostrar nas urnas o que queremos , essa eleição esta uma palhaçada com tantos famosos fracassados, voce ja soube que o texto do Arnaldo Jabor foi censurado?o texto esta no meu blog quando tiver um tempinho da uma olhada
    bjs

    ResponderExcluir
  33. è Elaine, este ano esta tão difícil votar, o PT quer continuar no poder e para isso vão dizer tudo que o povo quer ouvir, os menos atentos e tabem infoprmados compram essa de Lula o pai e Dilma a mãe do Brasil, coitado de nós que seremos os filhos por 4 anos.
    Na verdade neste caso não estou nem ai pela luta do feminismo em ter uma mulher no poder, já que a mesma no meu ponto de vista não tem capacidade nem preparo para o mesmo, independente de ser mulher ou homem o Brasil precisa de um presidente de fato bom para o país o que parece estar em extinção..
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Amiga, acho que é a primeira vez que vou discordar de você. Quem vai mandar é ele. E depois ele vai voltar e continuar só Deus sabe até quando. Quem está votando nela é por ele sim, porque o que que ela já realizou?
    Não considero o Serra o ideal, aliás acho que o ideal não existe nesse país. Mas pelo menos ele realizou enquanto ministro e no governo de são paulo e para a Dilma não ganhar eu vou sim votar nele e faço campanha.
    Estou muito desgostosa...
    Quannto a Lula, me embrulha o estômago desde que era sindicalista.

    beijo procê

    ResponderExcluir
  35. Posso desabafar? Não suporto a Dilma, pra mim ela é um produto movido a marketing. Odeio politico TODOS pra mim tem sinonimo de imundice e olha, estamos Fu mesmo. Tenho dó do povo brasileiro que se ilude fácil. Esses dias eu fui ouvir a propaganda eleitoral no radio pra ver se eu escolho um candidato. FOi uma bosta, a propaganda da Dilma foi um lixo, só falando besteira, enchendo linguiça, nao vi UMA proposta concreta e objetiva. É só enganação...quero que todos morram..kkkk..prontofalei...rs. Brincadeira!

    ResponderExcluir
  36. Elaine
    Nós estamos mesmo num mato sem cachorro.
    Se não votar não recebo meu nisero ordenado, de professora primaria portanto...
    Com carinho Monica
    Vamos torcer, mas pra quem? e ter esperança.

    ResponderExcluir
  37. ELAINE...
    SNIF..
    ONTEM ESCREVI UM ROTEIRO E A POSTAGEM NÃO FOI,NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO TEM HORAS QUE VOU POSTAR E AI DÁ QUE VAI PASSAR PARA OUTRA PAG E A POSTAGEM NÃO APARECE..
    SERÁ PROBLEMAS COM MEU BLOG???
    BJUIVOS QUERIDA.

    ResponderExcluir
  38. AMADA...
    APAGA TUDO...KKK
    EU AINDA NÃO HAVIA LIDO O EMAIL..
    RESPONDEREI LÁ..
    MAS É OBVIO QUE VC PODE E TEM AUTORIZAÇÃO PRA FAZER O QUE QUISER.
    BJUIVOS NO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  39. Também não gosto desta idéia de votar em alguém por causa de outro. Quando voto, voto na pessoa unica e exclusivamente nela, assim se errar ou acertar foi ela e não a sombra de outro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  40. Nossa, é vdd, essa eleição tá braba, mesmo, viu...! Difícil saber em quem votar...

    Nem o povo que sempre votou na linha do Lula está satisfeito com a Dilma, assim como o povo que sempre votou na linha ideológica do Serra está satisfeito com ele... tá difícil, dessa vez! :/

    Bjs! :)

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…