Há dias…

em 13 de setembro de 2010

agradecimento Em dias normais, quando tudo está calmo e sossegado, eu não sinto falta da fé.

Mas há dias…

Há dias em que me faz uma falta imensa não saber mais orar como orava. Me faz uma falta gigantesca ter perdido a intimidade que eu tinha, ou achava que tinha, com Deus.

Sabe, eu não chego a sentir falta da rotina da igreja, nem mesmo do grupo de oração eu sinto falta sempre. Das pessoas com as quais vivi por mais de 20 anos eu raramente me lembro. Claro que algumas pessoas moram em meu coração mas são poucas…

Eu sinto falta mesmo é de Deus. Vou te confessar uma coisa: há mais de 1 ano e meio que não pego em minha Bíblia. Outro dia estava arrumando meus livros e ela estava lá, no cantinho dela, exatamente onde a deixei em julho do ano passado. Sentei e chorei. Onde foi que me perdi?

Não aconteceu nada, não me fizeram nada, eu simplesmente me perdi. Eu me perdi de Deus, larguei Sua mão e me perdi Dele…

Porque me faz falta saber, ou acreditar, que há Alguém no controle de tudo; eu simplesmente não sei viver assim.

borboletinhas 2

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

42 comentários , comente também!

  1. Eu também não sei viver assim, por isso escolho todos os dias continuar tendo fé, continuar vivendo junto com minha comunidade, eles são minha família, aos trancos e barrancos!!!

    Também ando deixando minha BIBLIA um pouco para lá... Deus me socorra, Deus nos socorra...

    Ah, acredite-mos que Ele sempre está no controle de tudo, que Ele sabe todas as coisas...

    ResponderExcluir
  2. Elaine
    Acho que o que sentes acontece com uma grande maioria que só procura na hora que precisa, mas não quer dizer que não tenha fé. É que nos envolvemos nas tarefas do dia a dia e esquecemos de criar uma hora, um momento em que é seu e Dele.
    Senti o mesmo que você e às vezes volto a me questionar, mas hoje criei o meu momento em que sou eu e Ele. Momento que converso, que oro e as suas respostas vem sempre de formas variadas. Fé é estar aqui podendo transmitir e dividir isso com tanta gente, dividir publicamente. Quantos tem vergonha de rezar na frente do outro, tem vergonha de dizer que acredita em Deus?

    Como HOD dizia "Compartilhe Bênçãos."


    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elaine

    Por vezes nos distanciamos do que nos ensinaram, das coisas nas quais sempre acreditamos e que sempre nos fortaleceram.
    A Igreja e tudo o que dela faz parte é uma delas. Mas, nem por isso, nossa fé estará abalada e teu coração ficou adormecido apenas.
    Deus esteve e estará contigo sempre. E, você estar sentindo essa falta agora é a maior prova disto, pode ter certeza.
    Fica em paz!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Eliane, basta você querer voltar. Se é isso que o seu coração pede, volte. Ele está de braços abertos à sua espera, para lhe dar todo o amor do mundo. E se o seu coração está pedindo a presença Dele, é porque esse é o seu momento. Abençoada seja! E que a paz Dele esteja contigo!

    ResponderExcluir
  5. Mas tenha certeza que Deus não se afastou de você!

    Sabe, tem épocas que me afasto do Centro, simplesmente porque quero dar um tempo, mas nunca sinto me afastar de Deus, porque converso com ele diariamente. É como se fosse uma oração permanente! Acho que isso me dá forças, me liga a ele sem que precise de algo externo para isso!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. O que está longe de ti é apenas a bíblia...

    ELE está em ti sempre,bem pertinho!beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  7. Elaine
    Eu tenho um sentimento que sempre me diz que quando me afasto de Deus fico confusa... é só notar e batata, é verdade. Enfim... tento aprender a máxima e não repetir nunca mais, mas às vezes escapa...
    Espero que vc reencontre... de coração!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  8. Eliane,
    Tbem estou a 01 ano sem frequentar um grupo (e olha que estive presente no meio por mais de 15anos)...Sinto parecido com vc...
    Quero voltar por que sinto falta da Palavra e do Louvor, engraçado das pessoas nem tanto...Mais serei apenas visitante, ñ quero + vínculo como membro.
    Mais fica tranquilaa tudo vai dar certo...No momento certo voltamos.
    =)


    Parabéns pela sinceridade, nem todos tem essa qualidade.

    Beijo e um dia abençoado.
    Fabiana Antunes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Elaine, será que perdeu Deus mesmo? Ou será que está apenas num processo de redescoberta, de perceber que Deus não está na Igreja e sim em você? Deus não está na Bíblia, está nos gestos; Deus não está no grupo de orações, está nos bons pensamentos. A oração trás grande alento, mas pode ser feita mentalmente, sozinha, desde que com fé. POde ser apenas uma conversa entre você e Deus, de maneira descontraída. Veio do coração, falou de amor? É oração!
    Você é uma mulher de muita fé, grata à vida, isso transparece em seus textos. Deixe a vida te mostrar isso. Esteja aberta. Seu amor por Deus só pode estar em você, a Igreja é apenas um ponto de encontro, uma muleta, para nos assegurarmos de que a estamos praticando, nada mais! E isso é opinião pessoal minha, ok? Mas espero que possa te trazer alento. Fique bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Elaine ainda ontem estava pensando nisso, meu filho fez o seguinte comentário enquanto passavamos em frente a uma igreja.
    - Mãe eu nunca fui na igreja.
    Eu respondi que ela já havia ido muitas vezes mas não se lembrava porque era muito pequeno.
    O assunto acabou esquecido, mas ontem a noite voltei a lembrar e me perguntei o porque de ter me afastado da igreja, mesmo ensinando os meus filhos a orar todas as noites e agradecer ao Papai do Céu pelo dia maravilhoso , mesmo eu conversando com Ele todos os dias e noites, e cheguei a conclusão que dei esse tempo porque me desgostei da igreja, me desgostei com as algumas pessoas que ali frequentam, mas sei que não me desgostei de Deus, se é pecado esse meu modo de pensar e agir eu não sei, o que sei é que continuo tendo FÈ em Deus do mesmo jeito, tenho que me apegar a Ele senão afundo, mas não sinto mais vontade de frequentar as missas, gosto de entrar na igreja quando ela está vazia e silenciosa, é nesse momento que desabafo, que fico sentada apenas olhando, divagando, mas a minha fé não perco nunca, só preciso desse tempo longe.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Talvez você tenha mudado, e não creia mais nas coisas de antes. Não falo de Deus, mas de regras e dogmas de religiões, que são humanas.
    O importante é lembrar que Deus não esta em nenhum templo, livro ou ritual. Ele esta ao nosso lado, em nossa vida. No momento em que quiser falar com ele fale. Sua fé voltará ao que era antes pq a conversa com Deus não precisa de intermediários

    ResponderExcluir
  12. Talvez você tenha mudado, e não creia mais nas coisas de antes. Não falo de Deus, mas de regras e dogmas de religiões, que são humanas.
    O importante é lembrar que Deus não esta em nenhum templo, livro ou ritual. Ele esta ao nosso lado, em nossa vida. No momento em que quiser falar com ele fale. Sua fé voltará ao que era antes pq a conversa com Deus não precisa de intermediários

    ResponderExcluir
  13. Eu não frequento igreja, mas converso com Deus "meu pai e meu amigo" todos os dias e sinto que ele esta perto de mim e dentro de mim da mesma forma que senti que ele esta perto de você dentro de você, você só precisa achar ele aí no meio do dia a dia corrido no meio das desilusões da vida porque você pode tê-lo deixado de lado mas ele jamais saiu do posto que é dele por direito, por amor procure mais fundo que você vai achar essa fé que eu sinto que você tem em cada palavra que vc escreceu e minha conversa de hoje será por você e pra você.bjus

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Eliane,

    Você pode ter se afastado momentaneamente dele, mas tenha certeza que Ele jamais se afastou de ti...

    Beijos e boa semana,

    ResponderExcluir
  15. A melhor coisa a fazer é relaxar. E não se cobrar. Nem se culpar por isso, Elaine.
    A fé, como muitos sentimentos que temos, não são controláveis. E também não devemos temer quando nos sentimos mais afastados de alguma força maior, o temor de ser punido ou que algo ruim vai acontecer.

    Veja bem se vc não está afastada de Deus apenas no sentido da adoração. Pq em seus atos no dia a dia vc talvez está muito mais unida a Deus do que imagina. E com certeza o vivencia em profundidade.
    O Deus de verdade, no sentido de ajudar ao próximo, ser generosa, ser boa pessoa. Acho que é o que Deus quer. Rituais de puxa-saquismo, bajulação? Eu sinto que Ele dispensa! E se vc está se sentindo mais afastada de um ser que parece viver longe e ao mesmo tempo está mais próxima de si mesma, do mundo que a rodeia e dos que estão a sua volta, então vc tá mais ligada a Deus que nunca.

    Vai por mim!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa amiga, eu tbém ando enfraquecida...mas sempre leio livros que mencionam versículos bíblicos, e sendo assim, sempre abro a bíblia pra conferir a veracidade, mas começe lendo o SALMOS 23 amiga, recomeçe a intimidade com Deus e eu vou Orar por vc.

    Bjs e fique na Paz

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  17. O papai me deu uma Biblia com uma dedicatoria.
    Eu esqueci.
    Depois eu te conto.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  18. Com certeza amiga tem vezes que a gente se perde mesmo e quando vamos ver ja se faz um mês, um ano... Acho que por conta da correria do dia a dia, das lutas diárias... Lógico que não poderia ser assim mas é...Mas eu penso que quando a gente acorda e reflete sobre isso, sobre essa falta que Deus é pra gente ,ELE se agrada da gente e muitoooo!!!

    Muito expressivo esse texto seu... Vc buscou la na alma!!!

    Mas ele está sempre por perto esperando a hora da gente chamá-lo.

    Um ótimo início de semana

    ResponderExcluir
  19. Olá Elaine.
    Você largou a mão mas ELE nunca te soltou. Só de estarmos aqui nessa terra é uma bênção. Não precisamos orar o tempo todo ou ler a Bíblia diariamente, nem ir à igreja com frequência. O importante é não
    fazer o mal, não ser prejudicial. Deus está sempre presente, nas pequenas coisas, num sorriso, numa palavra amiga, num aperto de mão, num abraço. É tudo aquilo que nos faz seguir em frente. Força amiga,a qualquer momento você sentirá Seu olhar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Elaine,
    Entendo bem como deve estar se sentindo pois já passei por essa crise algumas vezes. No entanto, com o passar dos anos e até mesmo das experiências vividas, hoje percebo que ele está o tempo todo dentro de mim. Basta eu me conectar com ele. A igreja é importante veículo para cuidarmos do social afinal, lá encontramos nossos semelhantes e afins e isso nos dá uma sensação de aconchego. No entanto, quando quero falar com Deus, basta eu estar sozinha e mentalizá-lo. Imediatamente sou acolhida por ele. Procure fazer disso um exercício constante e verá que jamais se distanciará dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Elaine, Deus simplesmente, como diz a música Te Ama e te aguarda ansiosamente voltar, nem que seja à rezar, a conversar com ele.
    Por que te digo amiga, quando a gente deixa as atividades na Igreja fica mais difícil caminhar e até mesmo rezar, falar com Deus.
    Se eu não estivesse lá tenho certeza que me perderia daquele que me Ama incondicionalmente.
    Por que sou fraca e minha fraqueza muitas vezes não me deixa caminhar, REZAR....
    Vc já ouviu a Música da Celina Borges " ORAÇÃO DE PADRE PIO" do Cd Diamante Lapidado?
    É como sou sem a Presença de Deus.
    Mas que bom que sempre é tempo de recomeçar!!!
    Que Deus continue a te abençoar e Amar***
    BJKS DE KARLA**

    ResponderExcluir
  22. Olá Elaine,

    Nunca esqueça que o amor de Deus por nós é imenso, Ele sempre está a olhar por todos nós.

    Ele te ama muito e tenho certeza que não quer te ver sofrer!

    O que realmente importa é todo esse amor que você carrega por Ele e por todos em seu coração!

    Fique em paz... Beijos!

    ResponderExcluir
  23. "Eu me perdi de Deus, larguei Sua mão e me perdi Dele…"

    Só tu sabes o que tu sentes, mas vendo daqui eu me permito discordar.

    Tudo o que tu escreves aqui é a palavra de deus, traduzida para o nosso dia a dia, simplificada para a nossa compreensão, sem a roupa de domingo que as palavras da igreja têm.

    Impossível tu te perderes de quem está dentro de ti!

    Podes estar distanciada dos dogmas da igreja, aí concordo, mas de Deus, jamais.

    Basta ver como tu tocas a todos nós, cada um que vem aqui, tão diferentes em tudo e iguais nos benefícios que temos encontrado na tua palavra.

    ResponderExcluir
  24. "As misericordias do SENHOR, se renovam a cada manhã... com certeza Deus está com voce a todo momento, nunca é tarde prá recomeçar começe lendo um pequeno trecho, deixe Deus falar com voce através da palavra, ouça ou assista a missa na tv, vá a uma paróquia que não seja a de sempre! eu sempre que posso fico assistindo a missa ouvindo a palavra de Deus, ouvindo canticos ou hinos pelo rádio! com certeza isso lhe fará bem! um abraço sissi

    ResponderExcluir
  25. Ei, Elaine! É muito estranho isso de fé... a gente tem sempre. Às vezes fica escondidinho lá dentro e outras vezes ela vem com uma necessidade imensa de gritar!
    Eu passei mto tempo assim, meio perdida... Hoje volto-me para Deus conversando, como com um amigo.
    Copiei a idéia da Elizabeth Gilbert em Comer, Amar e Rezar: tenho um caderno pra Ele, onde anoto conversas com ele. Assim me sinto próxima sempre. Uma forma de oração bem particular.
    Falar nisso faz um tempo considerável que eu não converso com Ele. Tenho que agradecer por uma graça concedida, algo que eu vinha pedindo ajuda há tempo...
    Volte-se pra Ele, do seu jeitinho e sem obrigações.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  26. Interessante esse seu encontro com a Bíblia bem no mês dedicado à ela!
    Não foram poucas as vezes que me afastei da leitura orante da Palavra de Deus, e eu me sentia assim como você também... Não é fácil retomar as mãos do Pai, no entanto é o que Ele mais deseja, só depende de nós.
    Beijos na alma, querida!

    ResponderExcluir
  27. Elaine,

    É tão bom quando a gente sente essa falta, essa saudade, aposto que Ele também está sentindo a sua falta, apesar de estar do seu lado, sempre. Ele também aprecia aquela proximidade e cumplicidade, que é peculiar entre quem se ama, não é?
    Olha, Ele está bem pertinho de você, e com certeza você logo estará segurando sua mão de novo, pois, ambos estão se buscando.

    Desejo que esse reencontro seja breve.

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  28. Interessante esse seu encontro com a Bíblia bem no mês dedicado à ela!
    Não foram poucas as vezes que me afastei da leitura orante da Palavra de Deus, e eu me sentia assim como você também... Não é fácil retomar as mãos do Pai, no entanto é o que Ele mais deseja, só depende de nós.
    Beijos na alma, querida!

    PS: Desculpe se for mais de um comentário, está dando erro e não sei se foi.

    ResponderExcluir
  29. Interessante esse seu encontro com a Bíblia bem no mês dedicado à ela!
    Não foram poucas as vezes que me afastei da leitura orante da Palavra de Deus, e eu me sentia assim como você também... Não é fácil retomar as mãos do Pai, no entanto é o que Ele mais deseja, só depende de nós.
    Beijos na alma, querida!

    PS: Desculpe se for mais de um comentário, está dando erro e não sei se foi.

    ResponderExcluir
  30. Oi,Eliana.
    Fico feliz por vc perceber que precisa se reaproximar de Deus. Isso é excelente para um recomeço.
    E se vc está se sentindo assim, é pq Ele, em Sua graça, está te chamando de volta.
    Ah, que maravilha! Percebe como vc é especial e amada por Ele???
    E a comunhão só depende de vc agora. Basta orar e se "reconciliar" com o Pai amoroso. Tenha certeza que Ele está de braços abertos te esperando!
    Quebre essa barreira (seja preguiça, esquecimento, falta de tempo).
    Eu tb não consigo viver bem se eu não estiver debaixo da graça do Senhor. É essa graça que me abastece diarimente, que me dá forças pra continuar, pra estender as mãos a quem precisa de uma palavra, de colo...
    A paz e a verdadeira fé só são alcançadas por meio da comunhão com o Senhor.
    Ânimo e segue em frente!
    Estou aqui pra te ajudar sempre.
    Beijoka

    ResponderExcluir
  31. Ei Elaine!
    Também estou um pouco assim. Mas acho que é um período no qual precisamos nos afastar para ver as coisas sobre um outro ângulo. Mas tenho certeza, Deus está aí com você, registrado na sua alma, todas as pregações que fez ou ouviu, todas as celebrações, todos os encontros, estão aí com você.
    É Ele que te fez chegar até aí.
    Quando sentir que é a hora, você volta, talvez não como participava antes, mas voltará PARA OS BRAÇOS DO PAI.
    Boa semana.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  32. Elaine querida, você precisa de uma religião ou de Deus? Do que você sente falta? Da parte social que a igreja te proporcionava com reuniões e etc. ou um vazio por ter se afastado de Deus.
    Deus não está somente dentro da igreja, você o encontra ai dentro do seu coração é só procurar!
    beijos

    ResponderExcluir
  33. Honestamente, pela primeira vez, não sei o que escrever...
    Me perdi faz tempo.

    ResponderExcluir
  34. Nos envolvemos com tantas coisas, nos ocupamos, são tantas as preocupações e esquecemos da Sua Palavra, mas nossa alma clama, nos inquieta, daí sentimos saudade. É importante cultuar, congregar, ir à casa do Senhor sim. O salmista Davi dizia: "alegrei-me quando me disseram, vamos a casa do Senhor".
    Eu vou sempre, é de extrema importância para mim. Se alguém me olha com indiferença, pelo meu jeito de ser, vestir...tô nem aí, a casa é do MEU PAI.


    Que sua fé te leve de volta ao Primeiro Amor e nunca mais deixe seu coração se esfriar.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  35. Não tem sensação pior do que se sentir longe de Deus, não é? Sei como se sente. Pode não parecer, mas sei.

    Eu leio a Bíblia sempre, todos os dias quando entro no ônibus é a primeira coisa que faço. Mas tenho muita dificuldade pra orar. Minha mente vagueia e, quando percebo, deixei Deus lá "no vácuo" e já estou planejando alguma coisa.

    O bom é que Ele sempre vai estar no mesmo lugar, nos esperando com os braços abertos. Não importa se nosso afastamento durou uma hora ou uma década.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Tb não sei viver assim.

    Sem Deus ao nosso lado, sem a fé não tem como superarmos os obstáculos da vida(que não são poucos).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  37. Tb não sei viver assim.

    Sem Deus ao nosso lado, sem a fé não tem como superarmos os obstáculos da vida(que não são poucos).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  38. Ai, Elaine... te chamei de Eliana e vc não me diz nada - huahuahuahauhauhau.
    Bom, desculpas a parte, quero dizer que o seu texto me inspirou a preparar o texto de hj do meu blog. Se quiser passar lá pra conferir...
    Beijokas

    ResponderExcluir
  39. Elaine,

    A gente jamais se perde de DEUS!
    Ele está sempre ao nosso lado...
    Sempre podemos nos virar e agradecer a Ele...
    Não é preciso uma oração formada para agradecer... Basta abrir seu coração para Ele, as melhores preces vêm de dentro do coração...
    A bíblia é um santo remédio... mas qdo nos distanciamos dela, as preces ajudam a superar a distãncia de DEUs!
    Tente!
    Não custa nada!

    bjão

    ResponderExcluir
  40. ELAINE QUERIDA..
    não vc não largou da mão dele, vc acha que largou.
    vc tem Deus mais dentro de sí do que a maioria das pessoas que vive enfiada dentro da igreja e com uma biblia na mão.
    vc tem ELE dentro de si e demosntra isso com gestos e atitudes sempre, fazendo o bem, praticando a caridade e o amor ao proximo.
    e vc ainda me diz que largou sua mão??
    saiba que ELE te tem nos braços .
    logo vc achará seu norte e voltará a ler a bíblia ou frequentar algum lugar que vc se sinta bem.
    até lá saiba que DEUS É CONTIGO, SEMPRE.
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  41. Nossa Elaine, sabe que anteontem passando em frente a igreja vlha de Nossa Senhora da Penha aqui pertinho de casa comentei com meu marido "Tenho sentido tanta falta de ir a uma missa",tenho mesmo sentido vontade de ouvir as palavras de um Padre de sentir por alguns instantes a fé ali palpável pois acho que tbm larguei a mão de Deus e me perdi D'Ele. Que bom que ainda temos tempo de encontra novamente Sua mão.

    Beijos ♥ Edi

    ResponderExcluir
  42. Elaine querida, compartilho da mesma frustração, pois acho que tem mais ou menos esse tempo que nem pego na minha, e isso me deixa desesperada, pois quando eu vejo minha trajetória e algumas funções que tive na igreja eu me pergunto quando foi que joguei tudo para o alto e me tornei essa rebelde!!rsrsrs Mais de qualquer forma, temos que continuar buscando e vivendo e segurando na mão do Único que pode nos sustentar, nos confortar e ajudar. Lindo dia para vc!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…